SENNA, 50 (14)

SÃO PAULO (no futuro, talvez?) – A contribuição é de Luis Antonio Mendes, para a série que marca a passagem do aniversário de 50 anos de Ayrton Senna, no próximo dia 21 de março. A foto é de 1986, quando Ayrton fez um teste com um Escort de rali. Creio, posso estar enganado, que foi fruto de uma reportagem de revista. É isso mesmo. Postei algo aqui nos primórdios do blog. E foi com vários carros diferentes. Os caras que escreveram falaram muito bem de suas habilidades pelos pisos acidentados onde a brincadeira foi realizada, no País de Gales. Esta foto, em particular, eu ainda não havia visto.

Falando em Senna, tem uma enquete interessante no Grande Prêmio sobre o piloto. Ele ainda é o maior ídolo esportivo brasileiro? Vote aqui.

Subscribe
Notify of
guest

74 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcog
14 anos atrás

A história desse teste (a foto vem do livro) é interessante. Ele deu uma “biaba” com a lateral do carro logo depois que começou a andar. Se sentil mal e pediu pra andar no lugar do navegador. Pegou o jeito, e sentou o pau depois.

Legal porque o piloto que “emprestou o carro” comenta que aproveitou pra observar uma das características de pilotagem dele, que era o lance de guiar “batucando” o acelerador.

mario
mario
14 anos atrás

como descrever um homem como senna,magnifico,fantastico,fui menino no seu tempo e sonhei como muitos brasileiros impulcionado por suas vitorias suas glorias que nos levaram ao delirio,tenho certeza de que ele esta agora em um lugar magico e nunca sera esquecido,abraço ao grande homem,menino senna.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  mario
14 anos atrás

É condição sine qua non ser anarfa de pai e mãe para elogiar Senna?

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  mario
14 anos atrás

Com certeza FG, hehehe, vou usar essa sua fraze como uma espécie de bandeira pra nós fãs do grande schumacher, porque esses fãs do Senna realmente só podem ser fãs dele se forem analfabetos, isso foi ótimo cara, mais uma vez asertou na veia meu irmão! Schumy pra sempre!

Anderson
Anderson
Reply to  mario
14 anos atrás

kkkkkkkk
O sujo falando do mal lavado.
Use sempre essa “Fraze”, Roberto, que vc vai “asertar” na veia.
kkkkkkkkkkkkk

Marcog
Reply to  mario
14 anos atrás

Realmente, e o Sr., pelo que se percebe, escreve MUITO BEM, não ? Hahahahahah….

Geovani
Geovani
14 anos atrás

digo,simpler the best , como disse Tina turner.

Paulo Franco
Paulo Franco
Reply to  Geovani
14 anos atrás

Tá dificir, né?
Que tal “simply the best”?

Geovani
Geovani
14 anos atrás

simpler de best . como diria tina tuner.

Léo Engelmann
14 anos atrás

É vero, FG. Senna-Tio foi garoto-propaganda da Ford aqui no Brasil. Tenho nas minhas coisas uma Óia com a propaganda do Escort. Com o Tio na foto.

Ricardo Sacco
Ricardo Sacco
14 anos atrás

Flavio, sei que é preciosismo, mas o carro é um Sierra, possivelmente RS500, e não um Escort. Confira o interior do Sierra:
http://www.classiccarfair.com/site/classiccar/images/originals/550×9999/1987_Ford_Sierra_RS500_02.jpg

Matheus
Matheus
14 anos atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa do Ruinzinho..merda é Nelsinho Piquet. Essa foi boa kkkkk

polga
polga
14 anos atrás

Tem um video no youtube acho que é desse teste ai…

http://www.youtube.com/watch?v=BHYt270aYE8

Tadeu
14 anos atrás

Ele era competitivo, um dos melhores, assim como foi Schumacher, Prost e Piquet.

Suelen
Suelen
14 anos atrás

Fala sério, alguém achar que SENNA foi bom por que a Globo estava ganhando em cima dele é f…, isso mostra que muitos não sabem e jamais irão saber o que é ser piloto, o que amor a pátria, o que é ser brasileiro, o que é ser bom naquilo que faz, o como é bom fazer as coisas com amor e dedicação, o que é ser honesto, humilde e ter carater, enfim pobre de vc achar que o cara não foi bom…

Harerton Dourado
Harerton Dourado
14 anos atrás

Flávio, esse carro aí não é um Ford Sierra RS Cosworth?

Diogo
Diogo
14 anos atrás

Esse menos ainda.

Samir Curi
Samir Curi
14 anos atrás

Senna foi e será o melhor e maior piloto de todos os tempos. Era arrojado, determinado e guiava na epóca em que os carros dependiam dos pitotos. Teria sido mais vezes campeão se não fosse por sua vontade de ultrapassar seu próprio limite.

Marco Aurélio do Amaral
Marco Aurélio do Amaral
14 anos atrás

Tem muita gente dizendo que gostou mais da F Indy do que da F 1. Mesmo a F 1 sendo monótona, sem ultrapassagens, a F Indy não chega nem aos pés da F 1.
Quer coisa mais nonótona do que aquela quantidade enorme de bandeira amarela, aqueles carros dando voltas e mais voltas lentamente? A organização do GP 300 SP foi péssima. Como pode a organização da Indy deixar aquela reta do sambodromo com aquela lombada? Depois que arrumaram, deixaram a poeira e causou aquele horrivel acidente na largada que poderia ocassional até a morte de um piloto. E a transmissão do Luciano do Valle. Foi horrivel. Quando aquele carro subiu em cima do outro, o Luciano ficou preocupado em dar apenas a notícia da posição dos brasileiros e esqueceu de comentar que algum piloto poderia estar machucado e até morto. A tecnologia da F 1é muito superior, os carros são mais bonitos, o ronco dos carros é mais forte e contagiante. Agora com as novas regras, a F 1 ficará bem mais competitiva.
E outra. Porque São Paulo tem que sediar a F Indy. O Brasil é cheio de ótimos autodromos.

Luiz G
Luiz G
14 anos atrás

Acho que Emerson foi muito maior que Senna.

Não se pode medir a qualidade de um piloto só pela quantidade de vitórias, mas pela história de seu trabalho.

Fittipaldi foi precursor do automobilismo. Tanto na F1 quanto na F-Indy.
Foi campeão nas duas categorias, com respeitável número de vitórias, além de vencer 2 vezes as 500 milhas de indianápolis.

Pilotou até os 48 anos, sendo competitivo e com uma forma física invejável. Não é para qualquer um.

Só não teve mais sucesso de público que Senna por ter feito sucesso numa época em que o marketing não era tão forte.

Mas o trabalho de Emerson como piloto, desde as categorias de base, foi muito maior do que o de Ayrton. Nem se compara.

Fui um grande fã de Senna, mas temos que ser honestos quanto a isso.

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
14 anos atrás

Eu me lembro deste post. Fui eu quem enviou a reportagem. Nem lembro mais onde achei isto.

Pode parecer bobagem para alguns, mas lembro que fiquei contente por ver algo que enviei publicado em seu blog. Admiro seu trabalho e o de toda a equipe do Grande Prêmio. Já era frequentador do site e deste espaço desde aquela época.

O detelhe é que não deixei comentário naquele post… vai entender…

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
14 anos atrás

A bordo de um Ford Sierra XR-4… poota maquina!

FERNANDO
FERNANDO
14 anos atrás

Parabéns Flávio e a todos os colaboradores dessa série por mostrar outras facetas do Senna ao volante.
Isso mostra que a paixão de todos deve ser pelo automobilismo em geral, desde a Classic Cup até a Fórmula 1.Todos que estão por trás do volante ou na equipe de apóio merecem ser respeitados.

Kleber
Kleber
14 anos atrás

REALMENTE, ACREDITO QUE O “NOSSO” SENNA, FOI UM DOS MELHORES PILOTOS DA SUA ÉPOCA, APESAR DE TODAS AS CRÍTICAS , COM RELAÇÃO A MÍDIA, GLOBO E ETC, NUNCA VI A MORTE DE ALGUÉM COMOVER O MUNDO, FATO ESSE QUE ACONTECEU COM A FATALIDADE SOBRE A MORTE DE SENNA, OU SERÁ QUE A GLOBO INFLUENCIOU O MUNDO TB?

victor freire
victor freire
14 anos atrás

foi muito bom piloto. mas ficar endeusando ele é uma injustiça com piquet (que teve o mesmo número de mundiais) e com fittipaldi (que abriu o caminho e só teve um título a menos).

cesar bassan
cesar bassan
14 anos atrás

Carlos eu ja tinha ouvido muita besteira mas essa que esses pilotos citados foram igual ao Deus senna é a maior de todas!!
Mostra que vc só gosta de automobilismo mas não sabe nada!!

Aroldo Sgobin de sto andré.
14 anos atrás

Quem acha que senna foi feito pela tv globo,pergunta para o waltinho travalini por onde o senna vinha e passava todos no kartodromo de interlagos,e la não tinha globo não,ou quem se lembra das ultimas 3 voltas de monaco, quando o mansel tinha um carro 2 segundos mais rapido do que o do senna,quem não viu aquela disputa,jamais vai ver alguma coisa parecida jamais,e sabe quem ganhou a corrida? tãtãtã,alembra desta musica?abço a todos.

Rodrigo Gonçalves
Rodrigo Gonçalves
14 anos atrás

Pra quem viu Senna na pista ninguém nunca mais verá como ele foi. Sinceramente acho Senna como uns dos mais espetaculares piltos que a F1 já viu. Temos tbm claro Schumacher, Prost, Mansell. Mas ninguém será como ele foi.

Agora que Bruno e o sobrenome Senna de volta a F1, podemos matar as saudades deste nome tão real na F1 que nos deu muitas alegrias no passado.

Diogo
Diogo
14 anos atrás

Nunca foi o maior.

Luciano
Luciano
Reply to  Diogo
14 anos atrás

Nao, claro que nao foi… O maior foi NELSINHO Piquet. Vai passear…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Diogo
14 anos atrás

E´ isso ai, Luciano. Mandou muito bem!

Esse Diogo deve ser mais um dos afilhados do tal
´Homem mais velho´ que o Briatore tanto falava….

Vecci
Reply to  Diogo
14 anos atrás

Realmente, o maior foi Michael Mandracher.

Bronca
Bronca
Reply to  Diogo
14 anos atrás

Nao, claro que nao foi… O maior foi NELSINHO Piquet. Vai passear… (2)

Marcelo
Marcelo
Reply to  Diogo
14 anos atrás

O maior marketeiro com certeza absoluta…

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Senna sem dúvida alguma foi e sempre será o melhor piloto de todos os tempos. Vamos esperar que Bruno possa ter oportunidades na F-1 para mostrar seu potencial também.

ricardo - BH
ricardo - BH
Reply to  Marcelo
14 anos atrás

Marcelo. Há dúvidas até se ele foi o maior piloto brasileiro de todos os tempos, porque, além dele, também tivemos o Chico Landi, o Pace, o Émerson, o Luisinho e até o Piquet.
Dos pilotos internacionais, temos o Fangio, Jackie Stwart, Prost e o Schumacher, entre outros.
Se compararmos o número de vitórias, de pole positions, de liderança nas corridas, de pontuação, etc., o Senna não ganha em nenhum desses critérios. Nem em combatividade, pois melhor do que ele tivemos, por exemplo, o Villeneuve e o Lauda.
Não sei em que você se baseia para afirmar isso. Só pode ser conseqüência do ufanismo da Globo.

Jacu do Mato
Jacu do Mato
14 anos atrás

Hmmmm… Veja bem… Teve um tal de Pelé, né não? Aí sim, depois dele, o Senna aparece como o maior ídolo de todos os tempos do esporte brasileiro, graças à mídia televisiva, e também pelo fato trágico de ter morrido em ação. Enfim, outros gênios existiram nos mais variados esportes, no Brasil, mas acho que só Pelé, por ser “unanimidade mundial” (tirando os argentinos), teve mais impacto que Senna, em termos de idolatria no Brasil.

Diego
Diego
Reply to  Jacu do Mato
14 anos atrás

Pelé, não disperta nos brasileiros nem 10% que o Senna nos dispertava.
Sem dúvida o Ayrton foi maior esportista brasileiro.

Felipe Santos
14 anos atrás

Nos dias de hoje não, ele não é mais considerado como ídolo mas sim como um mito no esporte(Um exemplo a ser seguido), porque você não vai admira uma pessoa morta e sim aquela que esta em movimento em continuidade no esporte, que esta fazendo ainda a diferença. Exemplo:Ronaldo, Cielo e entre outros atualmente.

Tanus Sanzionovisk
Tanus Sanzionovisk
14 anos atrás

Eu guiei ontem um Escortinho desses… Virtualmente, lógico. No jogo Dirt2, chega-se numa determinada parte que tem uma competição de carros que o Colin McRae guiou, e o Escort é um deles. Carro nervoso de motor, responde na lata a qualquer pisadinha (pra sair de traseira nas curvas não custa nada) e, ao contrário dos “voadores” daqui do Brasil, é bem estável em curvas de alta.
Visualmente o carro é muito parecido com o nosso, as únicas diferenças que percebí são tração trazeira e os paralamas mais abertos (talvez pelas rodas mais grossas).

mauricio
mauricio
14 anos atrás

E SO DAR TEMPO PARA VER COM NOSSOS OLHOS O QUE OS DEUSES DE CARROS DE CORRIDAS VAO MOSTRAR PARA NOS …A QUE DE SE SUPERAR..COM ESSE CARRO DIFICIL DE GUIAR E MOSTRAR QUE VALVULAS CABEÇOTES COMANDOS SUSPENÇOES VAO RENDER NA MAO DE B SENNA ABRAÇOS…FLAVIO GOMES

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Senna foi um excelente piloto. Mas como ele Piquet e Emerson, Lauda, Schumacher, Prost… tambem fora tão grandes quanto. A diferença é que a Rede Globo resolver ganhar dinheiro com o Senna.

Suelen
Suelen
Reply to  Carlos
14 anos atrás

Fala sério, alguém achar que SENNA foi bom por que a Globo estava ganhando em cima dele é f…, isso mostra que muitos não sabem e jamais irão saber o que é ser piloto, o que amor a pátria, o que é ser brasileiro, o que é ser bom naquilo que faz, o como é bom fazer as coisas com amor e dedicação, o que é ser honesto, humilde e ter carater, enfim pobre de vc achar que o cara não foi bom…

Galvão
Galvão
14 anos atrás

Eu acho que sim. Ele foi beatificado pelo senso comum aqui no Brasil.

Eric
Eric
14 anos atrás

E mais…o famoso Bell XFM-1….classico.

Eric
Eric
14 anos atrás

E guiou rapido como ninguem…..de mao trocada no cambio….poucos tem esse dom.

Enquanto isso, Raikkonen vai deixando os ambientalistas de cabelo em pe…..hauahauahauahau

JackSpeed
JackSpeed
Reply to  Eric
14 anos atrás

sendo o senna canhoto o cambio nao seria dificuldade,o senna parece que nao perdia chance de pilotor nem rolimã,o Raikkonen nao esta testando e sim competindo,é bem diferente,piloto de F1 nenhum vai ganhar daquelas feras.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Não tem jeito. Quem nasce com feeling de piloto, e tem as oportunidades, dá no que deu. Engraçado como certas pessoas icônicas têm a tendência de passar para a história de forma trágica. Talvez seja uma forma do Grande Arquiteto do Universo perpetuá-las.

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Bom, pela matéria, está respondida a pergunta feita pelo FG no início das suas postagens sobre o Senna: o que ele estaria fazendo hoje?

Marcelo strada
Marcelo strada
14 anos atrás

Flávio sou novo nos comentarios mas diz ai,o que você acha do senna como piloto?Concordo com você que é piegas o endeusamento dele,você acha que o sobrinho dele tambem vai se render a globo?e ao “Chatão Bueno?

Fernando
14 anos atrás

pior de tudo eh o câmbio na esquerda….

ricardo - BH
ricardo - BH
14 anos atrás

Falando sobre a enquete, eu nem sabia que ele era o maior ídolo esportivo brasileiro. Desde quando? Pra mim, maiores que ele são Ademar Ferreira da Silva e Pelé. Mesmo no automobilismo, Émerson Fittipaldi, por tudo o que fez, é mais ídolo do que ele. Pelo menos essa é a minha opinião.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  ricardo - BH
14 anos atrás

Concordo.

Além de Emerson, Ademar e Pelé, dá pra citar: Garrincha, Hortência, Magic Paula, João do Pulo, Nelson Piquet, Ronaldo, Romário, Leônidas da Silva, Guga, Cesar Cielo, Gustavo Borges, Dayane dos Santos, Daniele Hypólito, Oscar, Wlamir Marques, Maurren Maggi, entre outros.

Hurricane81
Hurricane81
Reply to  ricardo - BH
14 anos atrás

Os esportistas Brazucas mais famosos fora do Brasil sao:

– Pele
– Ronaldo
– Senna

os outros so meia duzia conhece.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  ricardo - BH
14 anos atrás

Não estamos falando de gente mais conhecida ou menos, fato é que Senna está abaixod e todos os que citei, pelo que representa pro povo, ele ganhou roubado, e era marketeiro, os outros não.

Renato
Renato
14 anos atrás

Flávio, boa noite!!!
Gostaria apenas de uma informação. Existe no mercado ou em estudo para ir pro mercado, DVDs com todas as vitórias brasileiras na F-1?

Obrigado,

Renato Vasconcelos

JackSpeed
JackSpeed
14 anos atrás

olhando essa foto lembrei de como deve ser interessante pilotar desse lado!sou apenas eu ou mais alguem tem a maluquice de passar as marchas com a mão esquerda?

JackSpeed
JackSpeed
14 anos atrás

uma coisa, como é bonito o capacete do Senna!outra :independente de se gostar ou não do piloto-pessoa o cara aí era um apaixonado por carros como todos nos,e parece que toda vez que ele dirigia,melhor,pilotava,acontecia algo diferente.no livro o heroi revelado tem muitas histirias curiosas como as aventuras nos Escor xr3,uma vez em que ele levou os mecanicos de Kombi ao litoral levando a combosa no limite,imaginem cena e outras como dar pau em um porsche e checar depois a temperatura dos pneus!senna um maluco mesmo.

Daniel Bronzatti
Daniel Bronzatti
14 anos atrás

É Flávio, olha aí o “Escortinho” presente, um MK3 RS 1600i Turbo com mecânica CVH. Um capetinha na rua com seus 132hp, passava fácil dos 270hp na versão Rallye. Na mão do mestre só elogios… O que poucos sabem é que havia o desenvolvimento de uma versão 1700T com tração traseira, visando substituir o MK2 com o mesmo sucesso. Este ficou no estágio de protótipo, não foi pra frente.

Outro que está aí nesta foto que tenho enorme respeito é o Sierra “Cossie” 4×4. Com o motor YB, passava dos 500bhp, autentica cadeira eletrica.

Abraços

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Aposto que não deve ter feito nada, deve ter passado vergonha. Se Schumacher corresse de rali, seria campeão mundial semrpe…

Luis Albertyn
Reply to  Roberto Andrade
14 anos atrás

Mais chatas que as viúvas só os “Mutleys”…

Será que é tão difícil comentar o assunto do post sem escorregar pra essa pentelhação de fulano é melhor que sicrano?

Danilo Candido
Danilo Candido
14 anos atrás

Escort ? Não seria um Sierra, Flávio ?

Luis Albertyn
Reply to  Danilo Candido
14 anos atrás

Ele testou um Ford Sierra Cosworth, um Vauxhall Nova Sport, um Golf GTi, um Escort Cosworth V6 e um MG Metro. Entre no link do post, há uma foto de todos eles.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
14 anos atrás

Fazia tempo que eu não levantava essa polêmica, mas lá vai: para mim Senna não morreu devido a uma quebra da barra de direção da sua Willians em Ímola. Ele teve um mal súbito, apagou, e não fez a curva.

Marcello
Marcello
Reply to  Eduardo Britto
14 anos atrás

E como explicar a redução de marchas apontada pela telemetria até bater?

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  Eduardo Britto
14 anos atrás

Falou mãe Dináh

Peixe
Peixe
14 anos atrás

Bom, a enquete está sendo feia num site de automobilismo, então imagono que quem entre no site gosta um pouco da coisa.
Acho que vai dar “Sim” com uma vantagem gigantesca.

Talvez, mais interessante e subjetivo seria fazer uma perguntando se, ele estivesse vivo, será que o pessoal ia idolatrar ele como idolatra hoje?

Essa eu não sei…

Bronca
Bronca
Reply to  Peixe
14 anos atrás

É provável que se estivesse vivo, mesmo tendo se tornado o maior campeão de todos os tempos (ocupando o posto que atualmente pertence a Schumacher), o Senna não fosse tão idolatrado como é.

É estranho, mas é assim.

Sempre fui fã do piloto Senna. Fodão que só ele e acompanhado de mto perto por Schumacher e Clark (na minha opinião).

Fora das pistas, não me interessa o que ele fazia. Por isso, não idolatro o Senna morto, apesar de ter mta saudade do piloto que era.

Tomara que um dia surja alguém tão rápido e com vitórias tão épicas como as dele. Dos atuais, para tal missão, aposto em Vettel.

Abraços.

Farelo
Farelo
14 anos atrás

Imagino não haver video desse teste, tal como os do NSX… ou estou errado?

Rodrigo Lombardi
Reply to  Farelo
14 anos atrás

Do NSX tem vídeo, sim.

Camera dentro do carro, mostrando volante, pés, camera fora…

Rodrigo Lombardi
Reply to  Farelo
14 anos atrás
Edson - Cambuquira/MG
Edson - Cambuquira/MG
14 anos atrás

Flávio, o Senna sempre aliou perfeição a uma certa “irresponsabilidade” ao volante.
Inversamente proporcional a “responsabilidade” do motorista Rubinho.
Deu no que deu.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Por sinal, foi através desse post, nos primórdios do site, que eu conheci esse blog, e não larguei mais. Também nunca tinha visto essa foto. Muito legal, para quem ainda não leu opost antigo, saiba que Senna se divertiu muito e decantou as maravilhas de pilotar um carro de rallye.

Luis
Luis
14 anos atrás

Olha, essa enquete não é lá muito esclarecedora sobre se o Senna ainda é o maior ídolo esportivo brasileiro. Talvez se for feita uma enquete perguntando entre vários esportistas qual deles é o mais lembrado, geraria uma resposta mais passível de comparação, embora não seja anti-trolls.