SENNA, 50 (17)

SÃO PAULO (incrível) – Ayrton Senna fez 65 poles em sua carreira. Desde a primeira, em 1985, nunca mais passou uma temporada sem largar na frente. Mas em três campeonatos seu talento para voltas voadoras foi superado por carros bem melhores que os seus. Isso aconteceu em 1987, 1992 e 1993. Nesses anos, Ayrton marcou uma única pole.

O vídeo acima foi enviado pelo Pectrus Porcticus, extraído de um documentário da BBC sobre a temporada da McLaren em 1993, o último ano de Senna no time de Ron Dennis. Relata a pole única do brasileiro naquele campeonato, em Adelaide, na Austrália. Bem legal, passagem curiosa e pouco conhecida de sua carreira.

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
JMBNeto
JMBNeto
14 anos atrás

Senna tinha com ele e o Shumacher também teve e talvez continuará tendo, e o Rubinho jamais terá na F1. “Sorte” , Ô bichinho azarado, se esse episódio fosse com ele com certeza o pessoal da maclaren não estariam no desespero para avisá-lo, pois o mesmo já teria ficado sem gasolina. kkkkkkkkkkkkkkkk

Guzz
Guzz
14 anos atrás

Na corrida anterior, em Suzuka, ocorre algo parecido, na verdade Prost estava com a pole quando Berger, então com a Ferrari consegue bater o tempo do francês, a TV mostra Prost nos boxes da Willians rindo da pole da Ferrari e saindo pra pista para recuperar a primeira posição.
Senna também está na pista disputando a volta com Prost e vem fazendo as parciais sempre mais rápidas do que as do frances, quando após o hairpin eu creio, um pouco antes da spoon, a McLaren encosta do lado direito e ele abandona a volta. Poderia ser uma pane seca também.
Depois ainda dá pra ver o Senna por um telão bem atras dele, assistindo o final do treino debruçado no guard-rail.

Cassius Clay Regazzoni
Cassius Clay Regazzoni
14 anos atrás

Ron Dennis rindo… só o Senna para conseguir isso!!!

Fabio
Fabio
14 anos atrás

Para o rapaz que falou que o Senna fez a pole em Suzuka em 1993, o Senna largou em 2o e pulou para primeiro antes da primeira curva, a pole foi do Prost !!

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

Adelaide… isso é que era circuito de rua! Saudades…

Zé Alonso
Zé Alonso
14 anos atrás

Gente, falar pro Senna qualquer coisa como : “volta muito lenta” com o rádio pipocando kkk…O cara ia mais é sentar a bota!!! Arrojado!!!

Anônimo.
Anônimo.
14 anos atrás

Essa pole foi fantástica. Mas não foi a melhor dele, em minha opinião. Já vi ele meter pole com pista cheia de retardatários…

O mérito dessa pole está muito mais ligado ao equipamento. A McLaren era o 3° carro do grid. A Williams a melhor disparada, e a Benneton o segundo melhor carro(Tinha um chassi inovador e um motor com mais potência que a McLaren..).

Mas, essa temporada do Senna dispensa comentários. Nenhum outro piloto fez o que ele fez correndo contra uma equipe bem superior. Em minha opinião, Senna em 93 foi que posso chamar de ”piloto mais próximo da perfeição”.

Matheus
Matheus
14 anos atrás

Cara sei la, mas eu acho q quem compara pilotos, nao entende porra nenhuma de pilotagem e automobilismo.Se
tivessem noçao e soubessem adimirar a arte de pilotar nao comparariam esses gdes nomes do automobilismo. Acho q tem sim piloto de ponta,(sao pouquissimos) os intermediario( q sao maioria) e os coadjuvantes( os escudeiros)
Vc poderia selecionar alguns post Gomes qta babaquisse

kado
kado
14 anos atrás

sensacional !!! meio magico !!!
sorte acomanhada de muito talento !!!!
ele atraía esses momentos !!!!
e viva a evolucao tecnologica q nos da a chance de te-los para sempre ao nosso alcance !!!

Carlos
Carlos
14 anos atrás

Senna está na galeria dos melhores entre os melhores, está ao lado de Jim Clark, Ascari, Fangio, acompanho a F1 desde a época de Emerson, no começo sua carreira de F3 Inglesa, eu estava no autodromo de interlagos quando Emerson venceu essa prova de F3 que me lembro deve ter sido em 1970/72, no Brasil se acompanhava F1 e outras categorias atravéz da revista 4 Rodas, que trazia todo mes um suplemento só de corridas, quando o Senna começo´, já dava para perceber que era especial, eterno Herói brasileiro
muita paz ao nosso campeão

Diogo
Diogo
14 anos atrás

“Ele fez o milagre da gasolina.”

Conseguiu porque calcularam errado, e deu, oras.

Que coisa!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
14 anos atrás

Bem legal a história. Qual o problema de arriscar e ficar com pane seca? Rebocar o carro depois?
Foi uma corridaça dele.

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
14 anos atrás

Para aqueles que amavam o melhor ronco de todos os tempos da Ferrari V12… ouçam com atenção na marca de 1:24 enquanto Senna assisita no monitor… uma Ferrari passa e o ronco ao fundo.

RMTA
RMTA
Reply to  Ricardo Hilgenberg
14 anos atrás

Como eu tenho saudades desse ronco absurdo dos Ferrari V12…

Na verdade sinto falta de todos os V12 (Lamborghini, Honda, Yamaha, etc.).

Fabrício
Fabrício
14 anos atrás

O que o PIQUET fala não tem valor, ele é frustrado…
Shumi, realmente, ganhou tudo:
– 1994 alteração na bomba de combustível da Benneton;
– 1994 ganhou jogando o carro no HILL
ERA FERRARI:
– Irvine para para troca de pneus e abastecimento: APENAS 3 PNEUS;
– Rubinho não pode ganhar;
– Acidente forjado no treino de Mônaco;

Muito correto esse Shumi, essas são algumas das coisas que aconteceram na fórmula 1 com Shumi, apenas algumas citadas, apenas algumas das que vazaram, imaginem aquelas que nem imaginamos…

Dale SENNA

claudio
claudio
14 anos atrás

Flavio, o Senna fez duas poles em 1993. No Japão e na Austrália.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  claudio
14 anos atrás

Não fez, não.

ACILIO
ACILIO
14 anos atrás

me diz qual piloto que nao tremia quando via um carro vermelho e branco e um capacete amarelo pelo retrovisor se aproximando?

Osmar Teixeira
Osmar Teixeira
14 anos atrás

Falar de Senna é redundante, mas uma redundância das mais gostosas: simplesmente o melhor! E mordam-se os que não acham…

Antônio Costa
Antônio Costa
14 anos atrás

E Michael Schumacher fez 68 poles na sua carreira. 68 > 65

Leo Moura
Leo Moura
Reply to  Antônio Costa
14 anos atrás

Vai aprender um pouco de estatística, meu filho:

Shummy: 68 poles em 250 gps = 27%
Senna: 65 poles em 162 gps = 40%

Paulo Renato
Paulo Renato
Reply to  Antônio Costa
14 anos atrás

Leo Moura,

VAmos as vitórias..mas em 162 GPs, porque em todos é uma lavagem Geral…e sem esse papo de que o Senna correu contra Piquet, Prost e Mansell, porque o Schumacher correu e venceu GPs contra esses caras também.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Não entendo o porquê de tanta revolta. Eu apenas fiz um comentário. Schumacher foi melhor que Senna naquele ano, assim como já havia sido em 1992 e seria em 1994 e quanto mais fosse preciso. O Schumacher e o Senna tinham um motor idêntico, da FORD, mas o carro do Senna era mais avançado tecnologicamente. Senna venceu 5 corridas, mas quase todas no início do ano, levando sorte na chuva, porque tinha controle de tração, ou em mônaco, pq o schumy abandonou. já schumy, conseguiu uma vitória na raça em portugal, superando um por um, e na bélgica, passou o prost no seco, no braço, provando pq era melhor. senna venceu as últimas corridas por sorte no japão, pq o schumy teve problemas noc arro de novo, e essa aí na austrália, já tava tudo decidido, o prost aliviou. Canadá, França, Inglaterra e Alemanha, 4 seguidas, Schumy no pódio, e o Senna lá pra trás, abandonando ou 4º, 5º. Não tem o que discutir! E 1992, também, Schumacher foi muito melhor, o Senna ganhou mais corridas e fez pole? isso só porque o carro era melhor, porque Schumacher fez mais pontos, e levou até o final, na consistência, na raça, na genialidade.

Israel Pegado
Israel Pegado
Reply to  Roberto Andrade
14 anos atrás

Já tem viúva do Schummy (isso é de uma viadagem sem tamanho…rsrs) na parada!!! Relaxa velho, esquece os números e aproveita que ele voltou pra torcer bastante… Quem sabe um dia ele ganhe alguma enquete no Brasil, no Japão, na Alemanha, na Itália, enfim em algum lugar do mundo, um dia ele chega lá…kkkkkkkkkkkkkk

sergio
sergio
Reply to  Roberto Andrade
14 anos atrás

Gosto pra caráleo do Schumy, mas falar que ele foi melhor que o Senna em 93 é até piada

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Pura bobagem brigar ou discutir sobre Senna e Piquet, então eu fico com o Emerson. O Senna fazia a diferença quando o motor do seu carro não ia bem ou o carro todo estava ruim, debaixo de chuva ou em temperatruras altas, ele aparecia diferentemente dos outros pilotos na corrida.
Independente de qualquer outro assunto, ele soube tirar proveito da sua popularidade, mostrando sempre que era brasileiro. Isso não é demérito nenhum para os demais, pois acredito que pilotos brasileiros com um bam carro não faz feio em lugar algum do planeta. Mas que foi uma pena, isso foi.

Carlos Sato
14 anos atrás

Se fosse com o Rubinho, teria ancorado o carro ao passar pelos boxes e lamentaria a falta de sorte, a incompetência da equipe, o carro que não anda, aquela história de sempre…

Éramos felizes e sabíamos…

Ronald Wolff
Ronald Wolff
14 anos atrás

Com relacão aos motores Ford, fazendo uma analogia, o Senna pilotava um Ford Ka, com motor Endura-E e o Schmmy, um Fiesta 1.4, 16v, Zetec, com cabeçote de alumínio.

Ubaldo Oliveira
Ubaldo Oliveira
Reply to  Ronald Wolff
14 anos atrás

Ronald,

Ele pilotava uma geração anterior do motor Cosworth, que não significava nem 20 HP…o Vettel tem um motor cerca de 30 Hps a menos que a Ferrari (publicado na semana da prova em todos os sites do mundo) e voce viu que o Alonso, Massa e Hamilton só o passaram porque a diferença de potencia aumentou muito quando o escapamento quebrou. Em 93 o tesão do Senna já não era o mesmo e o Schumacher era o Vettel de hoje…menos…menos…

Ronald Wolff
Ronald Wolff
14 anos atrás

Como diz o Flavio Gomes: ele é o fodão do Bairro Peixoto!!!!!

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
14 anos atrás

E foi o caminho para a última vitória dele… SAUDADES ETERNAS!!

Brincadeira FG. Não bloqueie.

Um abraço.

hugo
hugo
Reply to  Ricardo Hilgenberg
14 anos atrás

hehehehe

Junior
Junior
14 anos atrás

Simplesmente o melhor de todos os tempos…qual o piloto q na 1º vez q entra em um carro de formula 1 bate o record da pista,qual piloto ao sair na pole o motor apaga, fica em último e ainda ganha a corrida, qual o piloto q ao bater, volta aos boxes arruma o bico do carro e ainda ganha a corrida, qual o piloto q larga em 5º e ainda na 1º volta fica em 1º e na corrida ainda passa todo mundo, só deixando Damon Hill sem tomar uma volta…SENNA no carro e VALENTINO ROSSI nas motos os melhores de todos os tempos…fui.

evandro garcia
evandro garcia
14 anos atrás

one coment : THE BEST!!!!!!!!!

Que esperneien todos aqueles que não gostan do Senna.não gostam e entran em posts relacionados ao assunto Senna para critica-lo,chamar de viuvas nós torcedores,as vezes eu acho que não tem nada a ver com o fato de gostarem mais do Piquet ou do Shumi,é inveja mesmo,inveja de um cara que conseguiu tudo na vida,foi e ainda é considerado o melhor de todos os tempos,o pior é que alguns ainda vem falar que o “Shumacher foi mais consistente”,arrumando sempre um pezinho para puxar no saco do alemão!

Ubaldo Oliveira
Ubaldo Oliveira
Reply to  evandro garcia
14 anos atrás

Evandro,

Fãs, todos os famosos em qualquer área têm, o problema das chamadas viúvas, advêm do fato do FANATISMO, pois sempre 99% destes não concordam que outros piloos foram espetaculares e na opinião destes, o Senna não foi o melhor, aí fica uma viad…em . Reparem que , ao contrário dos fãs do Senna, os outros não focam estéricos com alguém falar que tem outra preferencia. Os fãs do Alemão e do Piquet enchem o saco pra sacanear porque sabem que as ditas viúvas morrem de raiva.

O maior exemplo deste fanatismo é representado atualmente pelo Bruno Sobrinho. Repare que sempre falam que ele será campeão, etc, qdo foi entre os que estão lá o que menos mostrou. Que ele venha a ser campeão, mas sem babação de ovo só porque o cara é Senna…afinal e também Lalli.

Ubaldo Oliveira
Ubaldo Oliveira
Reply to  evandro garcia
14 anos atrás

Sobre o que acabei de escrever, leia o post abaixo…veja que nenhum fã do Emerson ou do Piquet escreve coisas do tipo … o melhor de sempre, eterno campeão, etc…

Rinaldo José Foresto
Rinaldo José Foresto
14 anos atrás

Certa vez, li um comentário que deve ser dos mais baixos, vis e nojentos que um “ser humano” pode escrever. Preciso escrevê-lo, para justificar o meu repúdio com a falta de respeito com que alguns blogueiros tratam Ayrton Senna. Foi escrito em 8 de Maio de 2007, no globoesporte.com, no Blog do Rafael Lopes. O Post perguntava “Qual a vitória mais marcante de Ayrton Senna”, e uma pessoa desqualificada, se auto-entitulando “Nelson P. Jr.”, fez um comentário totalmente absurdo e maldoso. Vamos a ele:

“8 maio, 2007 as 9:07 A melhor sem dúvida foi San Marino 1994. Acabou a palhaçada desse fresco. O maior enganador da história da Fórmula 1. Até a namorada era uma armação, pois todos sabiam o rapaz “alegre” que ele era. Viva Nelson Piquet !!!”

Deprimente, não?

Leandro
Leandro
Reply to  Rinaldo José Foresto
14 anos atrás

Não, cada um tem sua opinião.
Eu acho o Senna um baita piloto, ams sempre achei o Piquet melhor que ele…

Marco
Marco
Reply to  Rinaldo José Foresto
14 anos atrás

Tá e daí?????????????

evandro garcia
evandro garcia
Reply to  Rinaldo José Foresto
14 anos atrás

Rinaldo,para este tipo de pessoa não devemos dar credito,com eu disse acho que não tem nada a ver com o fato de gostarem mais do Piquet,isto na verdade é inveja,frustração e outras coisas mais,o sucesso do Ayrton incomodava muitos,sempre usavam o fato de o pai ser rico para chama-lo de playboy,sempre usavam o fato do Piquet e o Prost terem lançado boatos no padock para chama-lo de veado,tudo porque o seu talento e comprometimento incomodava certos individuos,é por isso que vejo comentários denegrindo a imagem do Senna ou questionando a sua superioridade em relação aos outros pilotos,e não perco muito tempo debatendo,é como enxugar gelo,a ignorância de alguns e a opinião de outros e coisa que não pode ser mudada!!!!

CarnivalFest
CarnivalFest
14 anos atrás

esse cara sim foi um herói brasileiro. Precisamos de mais “sennas”.

Barão
Barão
14 anos atrás

piloto como Senna, nunca mais, e o Felipe esta enrrolado novamente com a equipe, o maior sonho é ve-lo no podio e ser campeão, se a equipe não prejudica-lo novamente

Guerwin
Guerwin
14 anos atrás

A falha não estava no rádio. Estava no controle do combustível. A equipe se desesperou e a gasolina deu.

Vinicius Vianna
Vinicius Vianna
14 anos atrás

KKK…. se ele soubesse que o combustível não dava e arriscasse, não ia dar certo… rs!

Vinicius
Vinicius
14 anos atrás

O melhor é a cara meio desanimada do Senna. Aliás ele parece ter sido meio melancólico.

Maxwell Barbosa Medeiros
Maxwell Barbosa Medeiros
14 anos atrás

Sensacional é pouco, e não dá para não deixar de rir da cara do senna no final do vídeo. Acho que ele estava tentando digerir a história do vazamento do carro.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
14 anos atrás

O melhor da série. Alguém aí notou o “botão misterioso” no volante, que já foi tema de amplo debate neste blog??

Marcos Reis
Marcos Reis
Reply to  Ernesto Longhi
14 anos atrás

Notei não! O que era mesmo?

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
Reply to  Ernesto Longhi
14 anos atrás

Era do câmbio semi-automático. Quando o piloto (Schumacher tinha o mesmo sistema na Benetton, tem vídeos no Youtube) pressionava o botão, assumia o “comando” das trocas de marcha, para evitar que o sistema automático trocasse no meio da curva, tipo passasse de uma 2ª para uma 3ª, para não perder torque na saída da curva e tal. Mas vale a pena conferir o post e seus respectivos comentários: http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/05/27/botao-misterioso/comment-page-7/

Rinaldo José Foresto
Rinaldo José Foresto
14 anos atrás

Falar sobre Senna e suas “FLYING LAPS”, é “chover no molhado”! Uma das suas poles mais fantásticas foi obtida em Monza em 1990, assim como no Brasil em 1991, ou suas poles em Monte Carlo, onde não usava a sexta marcha (o câmbio era manual), sacrificando a velocidade final, mas ganhando torque na saída do túnel. O que me surpreende, é o número de mensagens que eu encontro pela Web, desdenhando as performances de Senna, assim como neste Post, como se Ayrton fosse apenas mais um piloto, ou um piloto qualquer. A inútil comparação com Schumacher, se tornou algo obsessivo para a crônica esportiva e para os torcedores, que por incrível que pareça, nutre maior respeito pelas performances de Senna fora do Brasil. Difícil estabelecer um parâmetro de comparação entre os maiores, mas sem dúvida, Senna deixou uma marca indelével em sua passagem pela F-1. Às vésperas do seu cinquentenário, em 21 de Março, esperasse um pouco mais de respeito por alguém que sempre representou com dignidade e amor o nosso país, independente das suas memoráveis corridas. Procurem pelas 10 corridas mais emocionantes da história, os maiores duelos, e verão pelo menos metade delas protagonizadas por Ayrton Senna. Schumacher? Schumacher who? Sou contra qualquer “patriotada”, mas “pagar pau” para o alemão, é exagero e comparar o incomparável. Eles não duelaram efetivamente e viveram momentos distintos na F-1. Não desmereço em hipótese alguma a competência e a extrema habilidade de Schumacher, mas algumas performances negativas marcaram demasiado sua brilhante carreira. Não que Senna seja um santo, mas possuía uma postura agressiva, mas muito mais leal, a despeito dos incidentes com Alain Pros em 1989 e 1990. Numa enquete entre os maiores de todos os tempos, eu destacaria Ayrton Senna, Juan Manuel Fangio, Jim Clark e somente depois Michael Schumacher, a frente de Alain Prost para fechar os cinco maiores. Sei que serei contestado, mas a avaliação requer não apenas paixão, e sim uma visão específica para cada época, e não apenas as considerações contemporâneas dos números imbatíveis do “Schumi”. Senna não fazia milagres, pois se os fizesse, jamais teria morrido na fatídica Curva Tamburello, em Ímola, no GP de San Marino de 1994. Senna imortalizou um estilo inaugurado por Jim Clark, conduzido posteriormente com maestria por Schumacher, mas sem o brilho da concorrência, salvo Mika Hakkinen e mais recentemente Fernando Alonso. Portanto, ser o maior, não significa apenas ser o maior nos números, mas trazer em sua história, momentos mágicos, encantadores e acima de tudo um enorme coração, que batia forte pelo seu país, o nosso Brasil! Emerson Fittipaldi foi o precursor, com valor inestimável pela abertura que proporcionou para tantos pilotos, entre eles Nélson Piquet, e posteriormente Ayrton Senna. Parabéns Ayrton, pelos seus 50 anos, onde quer que você esteja, quem sabe disputando a primeira fila com Fangio e Clark, em treinos celestiais.

Netinho
Netinho
14 anos atrás

Na F1 atual infelizmente quem manda é o camarada de dentro dos boxes, como a gente vê nas conversas de rádio com os pilotos: ” Acelera, desacelera, dá um sorriso, acena para mim, etc, etc ……” Imagina esses manés dos boxes falndo o que um Senna, Prost, Piquet o louco do Mansell, e muitos outros, como conduzir o carro. Infelizemente os tempos são outros, e os pilotos também.

Um abraço a todos

Zez@o
Zez@o
14 anos atrás

Flavio, antes de tudo, gostaria de parabenizar pela idéia dessa série a respeito do Senna, é um post melhor que o outro. É muito bom rever e, em alguns casos, conhecer essas curiosidades sobre automobilismo. A única coisa que realmente lamento e essa pentelhação nos comentários, é impressionante como todo post vira essa briguinha entre Sennistas, Piquetistas e Schumachistas.

Matheus
Matheus
14 anos atrás

Acho q foi proposital, o cara era mala sabia o q tava fazendo. O R Dennis sabia mto bem c quem tava lidando
Valeu Ayrton.

JONAS
JONAS
14 anos atrás

…e pensar que, apesar de brasileiro, os (poucos) documentários sobre Senna e F1 por aqui não chegam nem perto dos da TV inglesa…

Nilton
Nilton
Reply to  JONAS
14 anos atrás

Claro que são melhores, a BBC não tem o GB narrando.

Fábio
Fábio
14 anos atrás

sensacional hein… mt legal msm, esse veio do fundo do baú.

ps: Não acho qodesempenho do Senna tenha sido inferior ao do Schumachernão,pleo contrário, o Senna andou demais em 93.

Luiz Marcelo Majauskis
14 anos atrás

Haha, excelente! Parece o Zezé Moreira, na copa de 62, falando pro Zito não subir ao ataque. “Fica, Zito, não sobe Zito, mas que coisa, Zito, fica, não sobe!!!!”. Aí o Zito faz o gol e o Zezé: “Boa, Zito!”
Abraços,
Maja

Marcello
Marcello
Reply to  Luiz Marcelo Majauskis
14 anos atrás

Conheço essa história com outros personagens. Seriam o Feola e o Nilton Santos no primeiro jogo da Copa de 58 (Brasil x Áustria).

Paulo Aidar
Paulo Aidar
14 anos atrás

E como era lento no S do final da reta…espanto!!!!.

Rodolfo I. Vieira F.º
Rodolfo I. Vieira F.º
14 anos atrás

Muito bom , Flávio parabéns , todos estes seus posts do Senna são ótimos , digno .

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
14 anos atrás

quero muito esse documentário!
o carro era muito bom, mas o motor era ruim. isso fazia que em condições adversas, quando os carros não podiam ser acelerados demais, Senna aparecia, como “gênio”.
Ou seja, se chovia, a diferença de motor se anulava, e o carro bom reaparecia.
A impressão que dava era que Senna fazia milagre com um chassis ruim.

Diogo
Diogo
14 anos atrás

Schumi fez várias dessas na Ferrari, Fangio fez, Prost fez, Piquet fez, NINGUÉM FAZ MILAGRE!

Se conseguiu é porque dava…

Cadê milagre em 1994?

Corneteiro
Corneteiro
Reply to  Diogo
14 anos atrás

Barbaridade!!!

Eric
Eric
Reply to  Diogo
14 anos atrás

Em 1994 enquanto estava vivo fez tres poles nas tres primeiras corridas ué?

Pablo
Pablo
Reply to  Diogo
14 anos atrás

Procure assistir alguns videos no youtube, sobre os treinos da F1 em 90,91…. faltando poucos minutos para encerrar o treino Senna iria para a pista e fazia a pole. Acho essa briguinha de “Piquetistas” e “Senistas” uma grande babaquice

Paulo
Paulo
Reply to  Diogo
14 anos atrás

Diogo, não sou viúva, inclusive não simpatizo com o Senna, mas daí a uma agressão gratuita somente pelo fato de o cara ter conseguido…. voce deve ser beeem humorado, hein?

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  Diogo
14 anos atrás

Uma pena que quando o assunto é A.Senna apareçam tantos xaropes…
Ou é alguma viúva chorando ou um chato como esse, criticando a toa.
Por favor vão lá pra algum blog de futebol.

Thiago
Thiago
Reply to  Diogo
14 anos atrás

Concordo com vc amigão, mas a sorte acompanha os competentes, e não é uma de querer dar um de fã do Senna ou brasileiro fanático mas o cara era foda mesmo desculpe o palavrão…….E até hoje não apareceu ninguem no mundo com o talento do cara, o cara é até hoje o maior idolo brasileiro reconhecido mundialmente, nenhum desses nomes que vc falou ai faz tanta falta pro mundo da F1 qnt faz esse zé mané ai um tal de Ayrton Senna.

Dú
14 anos atrás

Essa foi novidade. E o Dennis deseperado.

Arnold
Arnold
14 anos atrás

Sem querer forçar, mas todas as vezes que vi o Ron Dennis dar risada era com alguma coisa relacionada ao Senna)…..de uns anos pra cá a cara sisuda do Ron domina as “parada”…. :)

Flávio Mendonça
Flávio Mendonça
14 anos atrás

Sensacional !
Será que existe filmagens como essa das temporadas mais recentes?

João Eduardo Zeggio
João Eduardo Zeggio
Reply to  Flávio Mendonça
14 anos atrás

É isso que falta na F1 de hoje, um pouco de videos e imagens “reais”, sem pose, sem frescura

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Melhores eram (somente) as Williams, e ele ficou bem atrás… Schumacher foi muito mais consistente naquele ano, realmente foi melhor que ele na maioria das pistas, só que iinfelizmente a Benetton não era tão avançada tecnologicamente, porém, o seu desempenho foi soberbo, o de Senna, mais fraco, e usavam o mesmo motor, mas o carro de senna era melhor…

Max
Max
Reply to  Roberto Andrade
14 anos atrás

Mesmo motor????? a versão do motor Ford da Benetton era mais avançada do que a da McLaren… a Benetton tinha por contrato privilégio em relação a usina da Ford, pois a McLaren só pegou os Ford quase no início de 93, após a saída da Honda da F1. Dizer que era o mesmo motor é o mesmo que dizer que a Portuguesa tem um elenco do mesmo nível do são paulo.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Roberto Andrade
14 anos atrás

Schumacher foi muito melhor em 1992… em 93 foi o Senna!!! Foram 5 vitorias do brasileiro contra 1 do alemão…

Isso num ano em que a Mclaren tinha um motor Ford inferior ao da Bennetton, que era uma equipe “de fábrica”!

Danilo
Danilo
Reply to  Roberto Andrade
14 anos atrás

Adoram falar dos fãs do Senna, mas esquecem muito dos porems … o motor era o mesmo? só na segunda parte da temporada, depois de muito pressão da Mclaren (leia-se Dennis e Senna) sobre a Ford … na primeira metade a Benneton usava o Zetec e a Mclaren usava os HB.
Quanto ao carro a Mclaren tinha mais recursos eletrônicos, mas o carro da Benneton em si era melhor, tanto que quando tiraram a eletrônica em 1994, acabou se tornando um carro a se rivalizar com a Williams … além disso a Benneton foi estreando alguns recursos eletrônicos durante o ano de 1993 também …

Hurricane81
Hurricane81
Reply to  Roberto Andrade
14 anos atrás

Roberto, a Beneton usava um motor melhor que a Mc laren.
Usava sempre uma versao mais atualizada. So nas ultimas duas corridas. A Mc laren teve o mesmo motor.

E quem ganhou??????

Renato Rolim
Renato Rolim
Reply to  Roberto Andrade
14 anos atrás

1993 o desempenho de Senna foi pior que o de Schumacher? Como, se 1993 foi considerada a melhor temporada do brasileiro, em sua passagem de quase 10 anos na F1?

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
Reply to  Roberto Andrade
14 anos atrás

Discordo. O carro de Senna não tinha a mesma desenvoltura da Benneton em termos aerodinâmicos. A mudança da Honda para a Ford prejudicou demais a McLaren, pois o carro não se adaptou ao novo motor. Schumacher tinha sim um carro melhor que Senna em 93.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Roberto Andrade
14 anos atrás

Schumacher foi mais consistente? Senna foi vice-campeão, Schumacher foi o 4º colocado no resultado final em 93. O Senna foi sem dúvida um talento mais brilhante. Schumacher é um dos grandes também, mais pegou a era mais chata da F1. Onde não existem circuitos rápidos e condições de ultrapassagem. A úica grande corrida que me lembro dele foi na Espanha 1996. Do Senna, lembro várias.
A Honda deixou a McLaren na mão, aí ficou mais fácil.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Roberto Andrade
14 anos atrás

Cara, certamente vimos campeonatos e corridas diferentes…