SENNA, 50 (6)
SÃO PAULO (não era feio, não) – A foto nem é tão rara, e acho que a blogaiada vai descobrir em qual pista foi tirada. O ano é 1984, claro, o único de Ayrton na Toleman. Mas como o Meianov vai ganhar umas faixas brancas e vermelhas também, não pude deixar de notar uma certa semelhança… Entre os carros. Entre os pilotos, mais ou menos.
esse motor não era sem cabeçote..e nem o tal vitçao falou certo……acontece,,,que a valvula Y..tinha que ser agregado ao difusor de gas..e por isso tinha torque sim srs..em baixa,,,…saia com mais de 1500rpm acima de qq manpe na epoca..e o Beco que de bobo tinha spo o jeito de andar..pindurava no pedal da direita e fazia a barata ir de lado…visto que as provas que sobre saiu são de baixa..media..afora brands hatch…other… o masi curioso..é que ele tinha sempre o peso acima da macacada..por isso ia pouco no box..e sabia dosar a penca de hp que pobre dele tinha…resumo…………existia sim cabelote só que com outra função..valeu pelo o tal vitao que leu mas não soube traduzir…ah..PS.brian hart tinha sim some fuck pounds…só que as taxas do governo britanico comia 37% por ano dele…….por isso que o team era very low budegt…but was fun…ask mr sena silva……….
baseado em quê ? aliás, que baseado;;;;;
Vai fazer a pintura nova, é? Agora tenho certeza, a batida foi proposital. Dolo! Dolo! Dolo!
Foto muito bacana. Curioso o carro sem parte da carenagem do motor.
Amigos saudosos: Nosso campeão está num lugar melhor que esse, eu acredito. Tem gente que vem pra esse mundo brilhar muito e sair de cena rápido. É melhor pensar que ele foi feliz e bem-sucedido no que se propôs a fazer. Coisa pra poucos, não é mesmo?
Eu vejo semelhança entre o Senna e vocÊ.
A diferença é que você Flavio, nunca pilotou uma Mclaren. Porque se tivesse pilotado, seria campeão do mundo também!
Se o Senna pilotasse o 69 não conseguiria tempo nem para alinhar o carro no grid! rs
Um abraço Flavio!!
Parece uma embalagem de bala.
Pista de Estoril em Portugal 1984!!
Foi a ultima corrida da temporada, e a famosa decisão por meio ponto em favor de Lauda!
Segue abaixo os três primeiros daquele GP!
1° Prost
2° Lauda
3° Senna
Abraço!!
O grande charme dos carros antigos da F1 eram os motores expostos.
Tudo bem, não era seguro, etc, etc. Mas seria interessante mesclar o estilo dos carros atuais com os motores expostos, ficaria ótimo.
Abraços
Não tenho certeza, mas acredito que seja em Portugal.
RAPIDO COMO COMO UM JATO , VELOZ FEITO UM TROVÃO….ESSE SIM É AYRTON SENNA , TENHO VARIAS MINIATURAS DE F-1 DO SENNA , E CADA VEZ QUE OLHA UMA MEU CORAÇÃO CAI EM RECORDACÇOES, COMO AQUELA AINDA UM MENINO VENDO UM CARRO PRETO (LOTUS 85) ..A PAIXÃO FOI REAL E IMEDIATA….
PS. CARA ESSE SITE É O MELHOR DO MUNDO
Eu estive em Jacarepaguá em 1984 para ver a estréia do Ayrton.
O TOLEMAN era um carro bem esquisito, com aquele duplo aerofólio, radiadores no bico e mais umas coisas diferentes.
Na época eu já entendia alguma coisa sobre motores e o motor tinha o bloco fundido junto com o cabeçote por razões de resistência.
A F1 ainda tinha os carros bem diferents, soluções diferentes… hoje parece um “McDonalds” com todas as “caixinhas” parecidas. Um horror.
Esse carro aí eu não me lembror.. mas da pancada violentíssima que o AYRTON deu no GP da Alemanha daquele ano não dá p/ esquecer.
Ele faria 50 anos. Puxa, me lembro daquele maldido 1º de maio de 1994… quando vi o acidente e ele ficou imóvel no carro.
Meus olhos se encheram de lágrimas (como agora!)… pq eu sabia o que tinha ocorrido, sabia que tinha perdido meu ídolo, o cara que tinha me ensinado a ser melhor hoje do que fui ontem… e tantas outras que não aprendi direito… pq não tive o tempo p/ ele poder me ensinar.
Malditas memórias… que martela doloridamente quando nos lembramos de coisas tão legais.
Abraços.
Forçou demais no final…..
“entre os pilotos, mais ou menos”? Nem mais, nem menos. Zero. kkkkk
Nossa! Esse carro sempre foi feio, mas com essa pintura é horrível. Agora já ouvi por ai que o chassi era bom, o que era ruim era o motor, fraquinho demais.
Vi um rapaz ai comentar da Segafredo, maquinas de café italianas. Nunca vi um comentário sobre a grande coicidencia, que ela estava na carenagem dos carros do Ayrton no primeiro e no ultimo ano dele na formula 1. Na Toleman e na Williams depois.
Bom, a pintura realmente chama a atenção, mas alguém sabe mesmo qual a explicação? É da Magirus da escada de caminhão de bombeiro? O esquema de cores vermelho/azul/branco era bem mais bonito. E parece que não tinha mais a Candy, nem no carro do Johansson: http://lh3.ggpht.com/_I-d821V5nZQ/SuTWC3Wr0QI/AAAAAAAABrM/tSgi7eOmmAY/s1600-h/84PT-B024%5B5%5D.jpg
Esta foto é do GP de Portugal em Estoril, no fim do campeonato e ao contrário do que nosso colega comentou a Toleman nunca foi amarela (ele pode estar confundindo com a Lotus Camel) A toleman em seu primeiros anos sempre teve as cores da GBR (Azul, vermelho e branca) Só mais tarde já com Teo Fabi e a beneton passou para a cor branca com as bandeirinhas de vários paises do mundo e mais tarde a cor verde com relativo sucesso nas mão de G. Berger um novato na época que depois se transformou no maior amigo de Senna na F1
Flavio, vc que costuma se referir a F1 como aberrações mecanicas o que me diz dessa nhonha aí..medonha !!!
Olá amigo do comentário aí de cima Toleman amarela só no seu sonho, vc deve estar confundindo com a Lotus Amarela patrocinada pela marca de cigarros CAMEL, todinha em amarelo, deixa prá lá.
Olá! Sei lá, palpite!!! Pela arquibancada e zebra e o carro com cara de fim de campeonato, acho que é Estoril, em Portugal!!!
JACAREPAGUÁ???
entre os pilotos mais ou menos….
kkkkkkkkkkkkkkkkk…
Oi Flávio! Este especial de 50 anos do Senna esta muito legal. Posso sugerir algo? Se nao me engano, pouco depois de mudar pra Europa, Senna fez um dia de teste com um carro de Rally e saiu maravilhado. Se vc tiver algo, seria um post legal! Valeu, abracao!
A foto é do Gp de Portugal no circuito do Estoril de 1984 e o saudoso Senna com sua Toleman Hart TG 184 após largar em 3º com o tempo de 1′ 23.183, acabou em 3º atrás das Mclaren MP4-2 de Prost e Lauda.
Aqui tem um vídeo do GP de Portugal. Focado, claro, em Lauda e Prost, que disputavam o campeonato.
http://www.youtube.com/watch?v=NDJdqVfhXMA
A julgar pela última corrida em Interlagos dá para dizer que esse da foto aí também fez suas pataquadas…
Po essa é das antigas ^^
mas isso ai foi no inicio ou no fim do campeonato?, pq achava que a toleman era amarela, com essa pintura ai eu nunca vi.
boa recordação!
Olá! Toleman amarela era a de 1981, a de 1984 era assim, tipo, cor sim, cor não, heheh, branca, vermelha, listadinha.
E na reta também.
Perdoe, Will, mas é ilusão de ótica. Reflexo da luz na dobra do pneu e na borda do aro. Um empenamento deste tamanho, em alta rotação provocaria uma vibração tal, que tiraria a roda traseira do chão em curvas para a direita. Abraço.
Então… já que os outros comentaram eu vou comentar tb… foi no grande prêmio de estoril em 1984… ele chegou em terceiro lugar… eu tinha 2 anos… eu lembro….
Galera! Olhem só o aro externo da roda trazeira do carro.
Notaram como ele está empenado?
Esses Caras eram os verdadeiros malucos da velocidade.
Imaginem se isso ai estoura a 300 por hora.
Como tudo está mudado. Bom ou ruim? Talvez sim, talvez não.
Will, olho de águia. Tem uma parte do aro “reta”, parece que tomou uma martelada… Põe na conta do borracheiro.
semelhança entre pilotos? você é chato, irritantemente perfeccionista e tem gastrite de tanta raiva que passa consigo mesmo?
O Meianov está precisando de um novo piloto. Vamos disputar essa aqui no RJ, no Kart. Quem ganhar pilota a lenda!!! Pena que vai ter que ser em Volta Redonda ou em Guapimirim, pois acabaram com os Kartódromos daqui. Um abraço.
Flávio, tenho uma outra foto do senna com a mesma pintura da toleman. Acho que foi na Itália. Como faço pra te enviar?
Abs.
O Senna nem correu na Itália em 1984 com a Toleman. Tomou gancho da equipe porque descobriram que ele havia assinado com a Lotus para 1985…
Estoril, Portugal. Última etapa de 1984, onde Lauda faturou o título em cima do anão por 0,5 pto. Além dos dois pilotos da McLaren no pódio, o 3° lugar foi desse muleke aí da foto.
cara, n sei a pista, mas parece q a Perdigão era a patrocinadora, olha as cores e o 1 perto do sto. antonio….
Talvez seja por isso que alguem enchergou uma caixa de lasanha na pintura do carro…
hauhauuahuahuahuuahua
Esta Segafredo é fabricante de maquinas de café expresso?? No último fim de semana estava num shopping aqui em Blumenau/SC quando percebi na máquina de café expresso um baita logo com a marca SEGAFREDO…..bela foto
Eles fazem máquinas e fazem o café em pó também.
Aliás Flavio, cairia bem uma máquina de café Segafredo na redação do Grande Prêmio, não?
Não sei se é por estar com fome mas essa pintura me lembrou uma caixa de lasanha à bolonhesa da perdigão.
FOi no EStoril onde ele terminou em terceiro lugar eo Niki Lauda levantou o braço dele no podium.
Por falar no Meianov, o irmão dele e o primo estão em post no “Garagem dos Carrinhos”!
Abraços
Boa noite, Parabens para toda a equipe pelo “projeto secreto”, revista Warm-up. Este GP foi o ultimo da temporada de 84 em Estoril, Portugal, Senna terminou em 3º lugar, conscistentemente, pois largou em3º tambem, Senna e o carro terminaram muito bem o ano. Abraços e até mais. Jopa
Ah, e outro detalhe. Chegar ao pódium com uma máquina dessas…..para poucos!
Acho que só o Vettel na chuva em Monza 2008 teve feito semelhante.
Não vamos nos esquecer que Lauda vindo de trás do pelotão ultrapassou Senna e garantiu o campeonato por meio ponto com o segundo lugar!
Tá longe Flavião !!!!! rsrsrs
Como ja disseram antes, foi no Estoril, 1984.
Não sabia que eles tinham usado essa pintura…achei bonita até…e acho q vai combinar com o meianov =D
Estoril 1984
A galera já matou a charada.
Eu proponho outro desafio.
Qual o tempo que Senna faria em interlagos com o Meianov ??
De acordo com o FG, faria 2:16….só levaria o blogueiro por 2 segundos.
Mas o FG no seco e ele na chuva….hehehehehe
Portugal 1984.
Se tivesse que trocar o bico do carro, o piloto ( no caso Senna) teria de encolher as pernas.
Estoril
pintura estranha, nem sei até hoje o que esses logos tipo trevo significam….só usaram no Estoril mesmo, no carro do Senna. O segundo carro, do Johansson correu com a pintura normal. Quanto ao motor, o próprio Senna falou na época que o Brian Hart era gênio de fazer esse motor, mas como não tinha $$ coma as montadoras, o motor era fraco. Mas conseguiu muito, pódios com Senna, pole com Teo Fabi no ano seguinte…andava bem, com projeto do chassi do Rory Byrne
RIO DE JANEIRO
Andei olhando fotos dessa época e realmente essa Toleman parece mais “curta” que os outro carros da mesma época…Tem sentido?Era isso mesmo?Ou ilusão de ótica?kkk