SONHE. E REALIZE.
SÃO PAULO (inveja danada) – Fenomenal a história que o blogueiro Newton Guerra me mandou. É meio longa, está em inglês, e neste link aqui tem tudo — fotos, textos, vídeos. Mas, em resumo, é o seguinte.
Bill Caswell, um desempregado de Chicago, botou na cabeça que queria fazer rali. Comprou por 500 dólares uma BMW 1991 meio esbagaçada. Isso foi um ano atrás. Na primeira prova, arrebentou o carro cinco minutos depois da largada.
Mas não desistiu. E, algumas semanas atrás, aproveitou uma brecha no regulamento do WRC e inscreveu sua BMW caindo aos pedaços no Rali do México. Isso mesmo: numa etapa do Mundial! Correu com Loeb, Raikkonen, Solberg e todas as outras feras.
Mal comparando, seria algo como eu descobrir um jeito de inscrever o Meianov no WTCC, por exemplo. E ninguém me impedir de correr.
Ninguém impediu Bill de correr. Ele foi para a prova sem mecânicos e com um navegador que mal conhecia. Alugou os instrumentos de navegação. Chegou ao final. Em terceiro na sua categoria.
Esse Bill é o cara.
E o tal do Caswell não para!
http://www.wired.com/autopia/2010/11/at-sema-one-man-builds-a-bmw-for-baja/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+wired/index+(Wired:+Index+3+(Top+Stories+2))
Just do it!
A história é bem “diferente” do contado. O cara é foda, dirige MUITO bem, etc, mas vamos nos ater aos fatos.
Ele não estava correndo no WRC. Estava no Rally America, que tinha uma etapa junto ao WRC.
Ele não ficou em terceiro, ficou em quarto na categoria dele, que era a “Open Class” (convenientemente não contaram as penalidades adicionadas e nem a categoria).
O único carro da categoria dele que já correu no WRC foi um 206WRC, e que chegou mais de uma hora na frente dele. O primeiro colocado na “Open Class” estaria no 12 lugar do WRC (pelo tempo) e o cara da história em 23, mais de uma hora depois do Ken Block (vencedor do WRC).
Não estou desmerecendo o cara, tem braço pacaralho, fez uma coisa que acho que todos nos SONHAMOS em fazer um dia, e foi bem! Só quis tirar um pouco do sensacionalismo e falar dos fatos.
Aqui tem o write up do navegador dele: http://www.worldrallysport.com/content/pir…o-rally-america
A paixão é uma praga que se multiplica feito erva daninha em nossos corações. Corações como o de Nelson Piquet, que montava e desmontava motores e carros para seus projetos de corrida até alcançar o estrelato.
Que a estrela de Bill brilhe mais e ele conquiste tudo o que puder.
Flavio, galera,
saiu o post em português, praqueles que não manjam picas de ingles mas querem saber os detalhes dessa maravilhosa saga.
http://www.jalopnik.com.br/galeria/historia-do-carro-de-500-dolares-que-venceu-corredores-do-wrc
Dakar 2012, me aguarde!
Flavio, galera,
saiu o post em português, praqueles que não manjam picas de ingles mas querem saber os detalhes dessa maravilhosa saga.
Dakar 2012 me aguarde!
É por essa e outras coisas que eu amo esse esporte!
Alguém sabe qual o buraco no regulamento ele encontrou?
Tem WRC na Argentina em breve, quem sabe não aparece um brasileiro com um Chevette preparado…
MY HERO!!!
AVEMOS BILL!!! É um feito e tanto!!!
Com essa historia, se ve que, com vontade e perseverança, o cara chega aonde quer…………
Isso me lembra a época em que participava do Paulista de Cross Country com um Fusca. Foram só 2 corridas, a última de 2005 e a primeira de 2006, como chefe de equipe, mas foram 2 corridas que nunca vou me esquecer.
Ver um Fusca dando fumo numa Pajero TR4, como aconteceu em Pindamonhangaba, em 2006, foi uma das coisas que mais comemorei na vida. Pena que o carro não passou do km 7, a suspensão dianteira se desmanchou.
Esse Bill é meu herói, melhor que o Wolverine!
E em 2005 ficamos em quinto lugar na Categoria Protótipos. Tá certo que só sobraram 5 carros nessa categoria, mas o que importa é que o caneco veio p/ Santo André!!! hehehehehe
Snif… saudades…
E a TR4 terminou né…rally não é só velocidade não….
É uma longa história, o Fusca quebrou pq nem o piloto, nem o navegador, respeitaram uma valeta de 3 curecas. A suspensão dianteira ficou lá. Se não fosse isso, só Deus sabe o estrago que iríamos fazer…
bil meu heroi, vou escrever meu xr3 na categoria stock car…
Show de bola!!!
Esse cara é mestre mesmo.
E eu também quero comprar uma Bimer dessas por 500 dolares.
UAI ENTÃO EU TB QUERO, LÁ VOU COM MEU POIZÉ…RSRS
Quem disse que o automobilismo romântico acabou????
Sem falar que essas BM’s mais antigas são LINDAS!
Fantástico. E a BMW é linda! Mesmo que “esbagaçada”. Ah se 500 dolares me dessem alguma coisa aqui…
Parabéns, campeão! A BMW deveria te patrocinar.
Não entendi.
como ele correu sem ajuda, se o carro esta todo cheio de adesivos de patrocinios e ele inclusive usa um macacão da BMW?
Ele participou de uma competição paralela ao WRC o RALLY AMÉRICA.
Espetacular. Esse cara é um GÊNIO ou o sujeito mais sortudo do universo. Red Bull, leva o Raikkonen de volta a F-1 e dá o carro para este doido =D
E-30 rules !!!
Esse cara “é o cara” é muito pouco pra descrever…
Fiz uma coisa parecida, em menor esacala. Fiz o Rally dos Sertões em 2001 com nada de dinheiro e com zero de experiencia. Foi um sonho realizado que eu vou me lembrar pro resto da vida. Se tiver pensando em algo parecido comece logo a se mexer, as coisas sempre dão certo quando se faz com vontade…
Mito.
Superou Markus Winkelhock.
Caraio!! Esse cara não sabe o quanto é inspirador!!
E eu que tava com a idéia de fazer o Rally dos sertões de Fusca Baja…Agora ninguém me segura! Nem regulamento!
aventura ou desventura o prazer nao tem preço !!!
Rali é como jogo de futebol de rua. Ninguém se diverte jogando numa quadra de tacos lustrosos. O interessante – e do que todos sentem saudades – é de arrancar a tampa do dedão na guia e chutar a bola na lança.
Isto vai virar filme…
Envy. Me 2.
Por essas e outras que eu leio essa merdinha de blog!
Onde eu iria achar uma história dessas?
Pronto, já tenho um ídolo para torcer com fervor: Bill.
Primeiramente como sempre disse o Nelson Piquet o regulamento tem de ser o livro de cabeceira do piloto.
Depois só no EUA mesmo pra poder se comprar um carro que preste por 500 dólares.
Terceiro o cara é mesmo um herói
Quarto e viva a fábrica Bávara de Motores.
João, isso é verdade. Muita gente diz que o Piquet era trapaceiro mas ele sempre teve o regulamento ao seu lado, exceto se não me engano em Jacarepaguá 1982. Se podia trocar os retrovisores, ele colocava os menores para ter meno peso. Para ser campeão inteligência e habilidade tem que andar lado a lado.
Legal! Vou comprar um gol bolinha 1.0 e ver se consigo me inscrever nas 24 horas de Le Mans (endurance é o bicho!!!).
Muito bacana a história toda. Desistir dos sonhos? Jamais!
Esse ai merece matéria detalhada no limite, apesar da BMW não ser tão antiga assim.
Concordo!! Materia no Limite já!!!!
É o cara mesmo!
Que tenha sucesso nas outras etapas…
Bonito!
Historia excelente!
Mais uma prova que muitas vezes nos mesmos colocamos limites nos nossos sonhos.
Parabens a ele!
Por essas e por outras que o rali é o que há de mais roots em automobilismo!
Isso funciona com os BMW e Mercedes mais antigos, os novos não aguentam o tranco…
He,he…Do it yourself.
Parece a história do Burt Munro em Bonneville…
Sensacional. Esse cara é um herói.
Mesmo na categoria dele (dá pra ler os PDFs), todos os outros carros eram versões de rally, A6, A8, Mitubishis Evo 4wd com turbo e tal. Espetacular.
Caramba, chega a ser emocionante. show de bola, isso é que é querer um sonho acima de todos os obstáculos!!
Será que ele viu o documentário sobre o Piquet e teve essa idéia? hehehe
Gostei do cara, tem atitude.
ÍDOLO !!