147

SÃO PAULO (demorei…) – Ele foi lançado no Brasil em 1976. Fabricado até 1986. Mais de um milhão de unidades produzidas em suas várias versões: hatch (L, GL, GLS, Rallye, Top, Racing, pode ser que eu tenha esquecido alguma), perua Panorama, picape, furgão Fiorino, sedã Oggi, frente Europa, frente Spazio e por aí vai…

Foi o primeiro carro brasileiro com motor transversal e, em 1979, o primeiro do mundo, em série, movido a álcool. O pessoal olhava meio desconfiado, parecia miudinho demais, mas a Fiat dizia, em suas peças publicitárias: enfim, um carrão pequeno.

O 147, exatamente esse azulzinho aí no alto, 1983, álcool, motor 1.3, gracinha do papai, vai para o “Limite” da ESPN Brasil na semana que vem. Passei a tarde gravando, e por isso só agora vou ter tempo para dar umas blogadas básicas.

A propósito, alguém sabe o nome e o sobrenome dessa cor?

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Diogo Ribeiro
Diogo Ribeiro
13 anos atrás

Tenha uma dessa cor e fui informado que seria azul netuno

Diogo
Diogo
13 anos atrás

Eu tinha que falar, tenho uma igual a da foto.Adoro esse carro. Chamada de trovão azul.. Vlw.

Niltão Amaral
13 anos atrás

Resposta para o post de 8/04/2010 às 21:01

O pára-choque dianteiro está correto, esta é a versão básica, o 147C, que continou vindo com pára-choque de ferro pintado.

As outras versões é que tinha um diferente, meio de plástico.

Niltão Amaral
13 anos atrás

A cor é azul apenino, lançada em 1981, tenho um igual! hehehe!

LucasAMD
13 anos atrás

Ao amantes do 147… Reforço a moral do Tiu Shadowpcs.. Convido a vocês se registrarem no http://www.147fiatclube.com.br.

olhe os tópicos de Garagem.. vocês vão se apaixonar.. tem muito 147 salvo da extinção.

shadowcps
13 anos atrás

Parabéns pela matéria (que pareceu mais um especial). Resgatou a imagem negativa desse injustiçado na época, que exigia ferramentas especiais e conhecimentos a mais do que os VW a ar, o que criou a má fama. Quanto aos exemplares exibiddos, belissimos, só uma ressalva quanto a uma falha comum, mesmo na época de produção: a plaquetinha na tampa do porta malas, contendo FIAT acima e abaixo, o modelo (147) / versão (L, C, CL, GL, GLS, Rallyee, Top. Racing) , ficava no lado direito. No lado esquerdo era posicionada pela concessionaria a plquetinha FIAT e embaixo, o nome da loja. Aproveitando, o clube está com evento marcado para o dia 02 de maio e maiores informações poderão ser obtidas jundo ao nosso site http://www.147fiatclube.com.br, na sala Eventos marcados.

sergio
sergio
13 anos atrás

E ai Flavio tudo bem, belo 147 sou mecanico e me tornei mecanico concertando o danado desse 147 e ate hoje ainda falo para meus clientes que esse carro foi uma revoluçâo para o Brasil . Eu tbm tenho um 147c ano86 que não vendo por dinheiro nenhum. tenho outros carros mas o 147 e meu xodo.

Renan
Renan
13 anos atrás

Lindo Europa, eu tenho um brio 78 que me acompanha a 3 anos e 7 meses… Tenho 18 anos e pra mim ele é da familia… e adora uma farra, Não tenho inveja de nenhum carro novo com meu 147 :)

Alberto
Alberto
13 anos atrás

E ai Flavio td bem …
Quando vc estava abastecendo a Fiolinha (5º feira) no posto da Moreira Guimarães ,fui eu que te deu um tchauzinho….
PÔ thauzinho nada!!!!!!!
Tava acenando para ver se queria dar o 147 na troca de uma Land Rover, pois trabalho lá…
Poxa vida, vc nem deu bola!!!!! Bom, tentei afinal nunca se sabe!!!!
Mas viu, eu ainda faço troca com troco !!!!!!! heheheheh
Parabens pelo trabalho…..admiro muito

Almeida C.
13 anos atrás

Flavinho, esta cor é Azul Pevinca ou Azul Itapema.

Marcelo Rezende
Marcelo Rezende
13 anos atrás

Quer ver dezenas de 147 e Spazios e Oggis? Vá pra Argentina, parece que todos osremanescentes foram levados para lá.
Beleza de cor.
Grande abraço!

geraldo nunes
geraldo nunes
13 anos atrás

Meu pai teve um, logo no início, era um “azul-bebê”. Aguentava levar pai, mãe, dois filhos parrudos e mala e cuia em todo lugar, nunca deu maiores problemas, e encarava o ladeirão onde ficava a nossa chácara, como se fosse um Land Rover, mas muito mais barulhento, rsrsrs…
Acredito que o maior problema na época – e o que queimou o filme da Fiat, até lançarem o Uno – era a rede de assistência técnica, tudo novo e aprendendo a lidar com motor e conjunto bem diferentes, em comparação com as GM, Ford, Volks e Chrysler da época.
E parabens, o carro está “novinho em folha”

sir del ville
sir del ville
13 anos atrás

woowow,,pelas informacoes que tenho atraves de um ex engenheiro da fiat la em BETIM….E Azul banana..um pouco peculiar ,,,porem,,,,fato
abracos
eu tive 4 fiats 147,,,,,aquela maledita correia dentada nao te avisa quando quebra ai,,sobra a conta pra pagar,,,,
mas otimo veiculo,,,,adoramos

Lio
Lio
Reply to  sir del ville
13 anos atrás

Ah deixa Eu falar só mais esta para o pessoal desinformado a correia quebrava IGUAL qualquer outro carro ATUAL a cada 30.000 kilometros tem que TROCAR …se trocar não quebra …
E SE QUEBRAVA NÃO ACONTECIA NADA …se fosse à gasolina…era só comprar a correia que custava $15 reais e colocar no lugar…
Agora carro atuais se quebrar correia atropelavam valvulas e o concerto sai carinho…no 147 apenas $16 para quem sabia…

Renato Campestrini
Renato Campestrini
13 anos atrás

FG,

Se você quisesse um original até demais, era só falar comigo.
Meu tio tem um 1978, que ele tirou zero quilometro e esta com ele até hoje, sem nenhum retoque e rodando com motor sem nenhuma retífica ou vazamento, é olhar e admirar.
O único senão diz respeito aos faróis. Como ele viajava para Bandeirantes no Paraná, e pegava muita neblina, tirou os originais e colocou um par com lentes amarelas.
O carro dele é show, e até causa um certo “frison” quando passa ao lado de amantes do bravo carrinho que insistem para que o venda.
Forte abraço,

RC.

Dilor Celso Pariz
Dilor Celso Pariz
13 anos atrás

Olha, conheço muita gente que fala mal dos 147, falam mal também de qualquer carro Fiat, mas é puro preconceito. Nunca tiveram ou dirigiram um. Entendo que a Fiat introduziu um novo conceito tecnológico para melhor aproveitamento de espaço, e para os mec(h)ânicos da época que não tinham o conhecimento e as ferramentas adequadas, o carrinho tornou-se uma dor de cabeça e nem sempre eles resolveram bem os problemas de manutenção ou consertos necessários. Creio que esta situação aconteceu pelo Brasil inteiro, daí pode ter nascido a rejeição aos 147. Eu não tive um 147, mas dirigí muito um azulzinho de meu irmão na cidade de Paranaguá, e lembro que quando ele não conseguia solucionar algum conserto na cidade, pedia socorra ao nosso pai em Curitiba. Meu pai, mecânico de mão cheia da época do carburador, descia a serra em direção ao litoral para botar em ordem o azulzinho. (Oh saudades).
Eta carrinho bom. Tô procurando um pra mim (minha esposa tem preconceito também). Quem sabe pra por na Classic de vez em quando.
Abraços para quem gosta de Fiat, Chevete, Variant, Simca, Gordinni, Opala, Maverick, DKW’s, JK’s…

Marcos
Marcos
13 anos atrás

Azul Pevinca, é seu nome completo

Gerson
13 anos atrás

o nome da cor é azul. tive um Spazio desta cor, apelidei ele de Getulio.

Rogerio Gonçalves
Rogerio Gonçalves
13 anos atrás

Eu tive um 147 C 1985. Carrinho bom de briga. Aguentou viagem de ida e volta a Fortaleza e conheceu todas as capitais do Nordeste.

Lio
Lio
Reply to  Rogerio Gonçalves
13 anos atrás

Deixa Eu contar mais uma conheço um BAITA mecanico que mora em Rondonia são 3.000 kilometros daqui de São Paulo ..Ele me disse uma vez faz uns 10 anos atraz que os unicos carros que ele botava fé em ir para Rondonia com a familia era os 147 e os Opalas..o resto Passat, Brasilia, nenhuma aguentava..quebravam ..os 147 não ..até hoje ele aparece aqui uma vez cada 3 anos para comprar um carro novo Honda Civic essas coisas e se achar um 147 leva na hora embora ..3.000 kilometros…não é para qualquer um não…

Ainnem
Ainnem
13 anos atrás

Vou contar uma história procês: eu e meus amigos moleques, em 1994, andávamos muito de patins pelo Tatuapé, São Paulo. Havia uma rua (Nelo Bini) que havia acabado de ser asfaltada, era um tapete, e era uma ladeira considerável, e bem extensa. Então costumávamos descer a tal rua na maior velocidade até o seu final, onde ela cruzava com outra rua. Era bem sossegada também.

Pois bem, após descer a rua ficávamos la embaixo parados pedindo carona aos carros que iriam SUBIR a tal Nelo Bini, para assim, agarrados nos carros, não termos o esforço de subir a rua para então descer novamente. Parecíamos vendedores ambulantes, cercávamos os carros e pedíamos para nos levar. Quando o motorista aceitava, cada moleque tratava de agarrar em uma fresta e aguentar a subida até o final.

Teve certa vez que paramos uma moça que dirigia um FIAT 147 branco, e ela estava na faixa dos trinta anos. Aparentava ser até bem gentil. “Moça, dá carona!”. Ela, sem reagir, acenou com a cabeça positivamente e sorriso amarelo: esperou a molecada toda agarrar nas partes de seu 147 para depois subir a tal Nelo Bini.

Creio que estávamos em mesmo 10 moleques, e não achei outro lugar para segurar a não ser por aquela peça de plástico que fica nas janelas laterais traseiras imitando uma saída de ar. Como tal peça imitava uma grade, enfiei os dedos ali mesmo. A moça arrancou, e o FIAT 147 lentamente acelerou, levando os moleques de patins rua acima.

Entretanto, a meia subida da rua, a peça que eu segurava SOLTOU-SE da lataria, e eu escapei do carro com a peça na mão, olhando para ela e pensando “puts, ferrou, quebrei o carro da moça”, parado no meio da rua. Quando eu paro de fitar a peça na minha mão e olho para minha frente imediata, vejo meu outro amigo com a MESMA PEÇA na mão, do lado oposto! Ambos olhamos um para o outro sem saber o que falar, mas imediatamente caímos na gargalhada ao perceber o que fizemos. A moça foi-se e nem percebeu.

Como eram bons os anos 90…

Como eram bons os anos 90…

Aléssio Marinho
Aléssio Marinho
Reply to  Ainnem
13 anos atrás

Dei ótimas gargalhadas!!!

Ótimo causo! Parabens!

chico rigo
chico rigo
13 anos atrás

adorooooooooooo (ficou meio gay?)
realmente um carrão pequeno. muito rápido, é dificil andar devagar com ele

Saulo Teixeira
Saulo Teixeira
13 anos atrás

Azul Manteiga.

Desculpem mas não resisti. É uma piada que eu digo desde pequenininho toda vez que alguém me pergunta uma cor que não sei. :D

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
13 anos atrás

Estarei estreando meu FIAT OGGI na 5ª etapa do Paulista na CCC.

Tenho um FIAT igual ao da foto pronto para pista com motor 1.6 a alccol. Consulte : [email protected]

Aléssio Marinho
Aléssio Marinho
Reply to  Alfredo Gehre
13 anos atrás

Alguem tem informações do OGGI CSS?

A 2 anos achei um no interior do MT, só que estava num estado deplorável, e o infeliz não queria vender. Esse merecia ser restaurado e preservado.

Eduardo Gomes
13 anos atrás

Esse azul eu não conheço. Eu tive uma 86 Verde Taranto. Muita saudade mesmo. ainda vou achar uma pra restaurar!

Alvaro
Alvaro
13 anos atrás

Eu tive um 147GL 1979 e posteriormente um Spazio CL83, ambos motor 1050, sempre gostei e continuo admirando esses carros, nunca consegui entender a aversão que muitos tem por eles. Não tinham mais problemas mecânicos que qualquer outra jerimboca daquele tempo, acho que foram um tanto incompreendidos, visto que o brasileiro tem mania de criticar e desmerecer o que não é conhecido.

Emerson
Emerson
13 anos atrás

Não sei que azul é esse, mas lembra os carros da aéronautica

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Foi com um desses, ano 1980, exatamente o ano em que nasci, que aprendi a dirigir em 1991. Sempre gostei desse carrinho e assim que puder quero comprar um para restaurar.

Ricardo Guerrero -
Ricardo Guerrero -
13 anos atrás

Quero um igual…. só isso!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Divisor de águas.

tomitao
tomitao
13 anos atrás

Eu tive uma Panorama dessa cor, Azul Apeninno. E dois 147, um Spazio e um Oggi ao longo da vida motorizada. Hoje tenho uma City 86, que está sendo 100% restaurada só pra rodar de final de semana…
A propósito, dá uma olhada depois:
http://www.147fiatclube.com.br/viewtopic.php?t=6932

ANTONIO FRANCISCO GONZÁLEZ
13 anos atrás

Assito seu programa na ESPN “Indiana Gomes” simplesmente o melhor programa sobre automóvel da televisão brasileira. O pessoal “tira um sarro” de suas reportagens, é tudo inveja, elas são dez. Como fuscamaniaco gostaria de ver mais reportagens de fuscas. Abraço e parabéns pelo seu trabalho. E a Lusa hein ?

Newton
Newton
13 anos atrás

Eu também aprendi a dirigir em um destes, 1983 á álcool, era do meu pai, estava todo arrumado, tinha som, rodas, bancos altos (não originais), etc…eu tinha 13 anos, me lembro que precisei usar as duas mãos para engatar a 1ª marcha na minha primeira tentativa. Infelizmente este carro foi destruído em um acidente onde um bêbado num Passat 76 cruzou uma importante avenida acertando meu pai e um outro carro, por sorte não houve feridos graves, mas os carros…

sérgio castro
sérgio castro
13 anos atrás

Fiat 147 1977, amarelo (não me lembro do sobrenome), foi meu primeiro carro em 1979, eta carrinho pra quebrar, com meus dezoito anos e nas minhas três viagens inaugurais o bichinho me deixou na mão, e sempre por probleminhas tolos. Apesar dos contratempos, sempre adorei este carrinho, e me lembrei agora de uma passagem que ficou marcada em minha vida, foi o fato de ter rebaixado um dia o carro (corte das molas dianteiras e calços na suspensão trazeira) ao máximo, que derrubava até caixinha de fósforo em pé, e chegando em casa ao tentar entrar na garagem, o carro ficou enroscado no encaixe da trava do portão, e meu pai ajoelhado no chão e serrando a peça e com muita raiva dizia para minha mãe, “nosso filho é um débil mental”. São por estas coisas que gosto muito deste blog, que me faz lembrar de passagens que estão sumidas dentro de minha vida… Valeu.

Batista Lara
Batista Lara
13 anos atrás

Existiu um modelo de para choques mais bonito que esse. Era de plástico e um pouco mais envolvente. Esse modelo da foto, parece ser o mais standard, com esses para choques de ferro (ou aço), e o vidro da tampa traseira um pouco maior que dos modelos anteriores.
Esse está lindasso!!! Não perderei o Limite !!!

Cristiano, o ruivo
13 anos atrás

Lembro particularmente de dois 147 azuis, sendo uma Panorama do vizinho da casa da frente onde morávamos, e a mãe de um amigo tinha um 147 “Europa” com teto solar. Inclusive o teto emperrou fechado e ela não conseguia consertar em lugar algum.

Luiz Salomao
Luiz Salomao
13 anos atrás

Meu pai tinha um 78 (modelo antigo), 1.050, branquinho c o interior azul escuro. A marcha ré nem mecanico conseguia engatar so eu e meu pai conseguiamos! O maior perigo desses carros era o modo como o banco levantava inteiro p que as pessoas pudessem entrar atras, como ele saia inteirinho do trilho se alguem esquecesse o pe por ali poderia ficar sem um dedo!

João Carlos Bifulco
João Carlos Bifulco
13 anos atrás

Realmente saudades!
No Brasil, o 147 foi uma revolução em se tratando de carros pequenos.
Motor transversal, tração dianteira, pequeno por fora, grande por dentro, estepe no vão do motor, pneus radiais, econômico, leve, motor esperto!
Pagou um alto preço na sua imagem pela dificuldade de engate da 1ª e 2ª marchas em função do uso de aneis sincronizadores não adequados ao seu câmbio.
Mesmo com este problema, impôs-se no mercado e serviu de base para outro best-seller, o Uno.
Lembro do Bob Sharp “ziguezagueando” pela Anchieta, “lambendo” todo mundo, com 35 libras nos pneus, dirigindo-se para o escritória da Fiat em SBC.
Bons tempos!.
O modelo da foto é um Fiat 147 C, C de versão “Confort”, frente “Europa” na cor Azul Apenino.
Vale lembrar que a frente Europa foi o primeiro Face-Lift ocorrido no 147. O 2º foi o Spazio.
Aliás, esse modelo era para ser identificado como Fiat Europa, chegando mesmo a serem produzidos logotipos com essa denominação aplicados nas pré-séries do seu lançamento comercial.
Todavia, às vésperas do lançamento, descobriu-se que a marca “Europa” era propriedade de outra empresa do ramo automotivo, motivo pelo qual a Fiat teve que abandonar essa identificação na carroceria. Restou a denominação, não oficial, conhecida até hoje.
O pára-choque da linha Europa era totalmente de plástico, utilizado pela primeira vez num veículo nacional, salvo engano meu. O pára-choque metálico foi uma “redução de custo” promovida na versão 147C e estendida até a versão do modelo Spazio.
Um abraço a todos aficionados pelo “carrinho”.

ferreirovitch
ferreirovitch
13 anos atrás

Uma grande merda. Dei de presente um l980 para minha mulher. A 1ª marcha entrava somente na porrada. A ré muito menos. Chovia o carro apagava. Quase deu divórcio.
Foi uma grande alegria quando me livrei dele.
Fiat nunca mais desde aquele ano.

Lio
Lio
Reply to  ferreirovitch
13 anos atrás

Cara se Vc deu um carro para sua mulher com mais de 20 anos de uso que passou na mão de mil caras sem grana para arrumar …AI NÃO FUNCIONA MESMO ..Eu tive varios 1977…1978..1979 1980 1981 ..varios …O CAMBIO PRECISAVA DAR TEMPO para trocar ..IGUAL AS ALFAS Italianas …ou o Xantia da Citroen…O 147 ensinava o peão à DIRIGIR BEM …só dirigia 147 quem era BOM …cara ruim de volante não conseguia …dirgir os velhos…agora carro novinho com 1 ano ,2,3 anos qualquer um dirigia…eram otimos…mas ai tinha uns grossos que estragavam o cambio e vendiam para outros mais ruins e sim iam destruindo TUDO…

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Nossa, que saudades. Meu pai tinha um igualzinho ao da foto porém bege, ano 1980. Peguei muita menina nele. Porque tinha uma enorme vantagem, na hora dos “amassos mais quentes”: O mecanismo de reclinar o banco o fazia descer todo de uma vez através de uma alavanca que ficava em baixo. Aí como se diz, já era…

Jeambro
Jeambro
13 anos atrás

– Meu amigo tem um FIAT 149.
– Ué, não é 147?
– É que ele achou mais dois defeitos…..
– kkkkkkk

Mas falando sério agora.. Meu pai já teve três 147. O último, Spazio 84, comprado em 85 e está com ele até hoje. Está com pouco mais de 150 mil km, mas o que a criança já trocou de peças, acho que dava prá montar outro.
Apesar de que eu sempre gostei deles pelo espaço interno (cabe até geladeira) e pela carinha simpática.

Jonatas
Jonatas
13 anos atrás

Nossa a mulher que corta o meu cabelo tem um 147, 1982, bege… ta só o poh o coitado… mas ela não vende e num abre mão do mesmo por nada… E pior que a infeliz tem 2 Gols na garagem (G3 e G4) e diz que vai de 147 para sair de Artur Nogueira – SP (40 km de Campinas) até Palestina-SP!!!! (próximo a São José do Rio Preto)!!!!

Dá pelo menos 400 km de distância entre uma cidade e outra.!!!

Sei lá, as vezes acho que ela é um pouco “gogó”, ainda mais considerando o estado atual do carro dela….

Humberto Corradi
Humberto Corradi
13 anos atrás

Errei. Corrigindo o segundo link:
http://www.youtube.com/watch?v=JrmqJXd6Rww

Edilson Vieira
Edilson Vieira
13 anos atrás

Vcs lembram que existia o 147 com motor 1050 cc? Era um camelo em consumo.. Lembro de um amigo que tinha um amarelo, mas que ia vender porque o carro não tinha força para subir a rampa do prédio dele e o carro acabava pernoitando na rua. Depois descobrimos que ele é que não sabia dirigir direito…

Humberto Corradi
Humberto Corradi
13 anos atrás
Humberto Corradi
Humberto Corradi
13 anos atrás
Marco Antonio Garcez
Marco Antonio Garcez
13 anos atrás

Flávio, bom dia! – É a primeira vez que comento seu excelente blog. Sou leitor já há um bom tempo, mas só agora me senti estimulado. Trabalhei na FIAT Automíveis de 86 à 89 e, salvo engano, este é o Azul Florença. Posso estar enganado, mas como trabalhava na área de Vendas atendendo concessionários da marca em SP e PR, acho que aceritei. Por favor fale dos Torneios / Festival de Regularidade… Abs.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
13 anos atrás

Aqui na frente da empresa onde eu trabalho tem um senhorzinho que tem um dos primeiros 147, aquele dos faróis quadrados, muito mais charmoso que esse Europa. É exatamente azul como esse aí. Algumas vezes o flagrei saindo com o o 147 lépido e fagueiro rumo a algum clube de dominó, imagino. Já cheguei a abordar o vizinho do proprietário, á cata de alguam informação valiosa sobre a viatura. Tudo que eu consegui saber foi que seu eu indagar sobre a possibilidade de venda do 147 ouvirei impropérios do século passado.

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Dentro do Ministério da Fazenda no RJ têm um Fiat 147, Preto e motor a álcool. Parece que foi o primeiro carro a alcool. Quem quiser fotografálo é só ir lá. Está novinho em folha.

Eduardo Baldi
Eduardo Baldi
13 anos atrás

1 pra dirigir
4 pra empurrar
7 pra catar os pedaços

Gustavo Araujo
13 anos atrás

Excelente FG! Não Perco essa matéria por nada.
Tenho um Brio 1979, mas que não roda mais nas ruas, virou um carro da Copa Classicos de Competição (#64). Esperamos estrear na 3a. ou 4a. etapa deste ano!
Ah! E só pra ajudar a confirmar a cor é realmente Azul Apennino.

Bill
Bill
13 anos atrás

Aprendi a dirigir em um exatamente igual a esse, mesma cor, mesmo ano, mas a gasolina, adorava ele… e a cor…. “Azul Que Desbota”