BRASÍLIA, 50 (12)

SÃO PAULO (perdendo a cor) – A W3, pelo jeito, é um fetiche dos candangos. Mais uma foto de época, 1977, enviada pelo Clébio Júnior. Já entendi o que é a W3. A foto nem é tão espetacular. Mas é tão cotidiana, que creio despertará lembranças legais dos brasilienses. As lojas, os ônibus, a Kombi…

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
claudio Arruda
claudio Arruda
9 anos atrás

Monobloco MB 0362 – tipo I – primeira versao do 0362. E Marcopolo Veneza Expresso Cummins.

Claudio de Arruda VIana
11 anos atrás

viacaotcb-desenhodeonibus.blogspot.com/

Visitem meu blog,e uma grande memoria do Transporte Urbano de Brasilia da decada de 60.70 e 80. viacaotcb-desenhodeonibus.blogspot.com/
voce vai viajar no tempo. ( Agora acima link correto para acessar o blog )

Os 70 onibus Monoblocos O 362 da TCB entregues em Setembro / 1978 foram pintados de azul e branco e um simbolo grande em tres cores de AZUL ( Azul Claro,Azul Ceu e Azul Escuro ) com uma faixa na diagonal , foram apelidados de “ normalistas “. Eles circulavam nas linhas 105 ( Grande Circular sentido anti – horario ), 106 ( Grande Circular sentido horario ), 114 ( Circular L 2 Sul ), 115 ( Circular L 2 Norte ) 116 ( Circular W 3 Norte ) e a recem – criada 129 ( Paranoa x Aeroporto x Bandeirante ) ; a numeracao variava entre 11 – 48 e 12 – 17 ;
Posteriormente, em Outubro / 1979 eles receberam numeracao de 3 digitos ( entre 393 e 463) e pintados de branco com simbolo azul grande;

Os Monoblocos O 364 / 1980 da TCB tinham pintura inicial branco com simbolo azul grande, numeracao entre 504 e 543 e circulavam nas linhas 107 ( Circular W 3 / L 2 Sul ), 114 ( Circular L 2 / W 3 Sul ), 115 ( Circular L 2 / W 3 Norte ) e 116 ( Circular W 3 / L 2 Norte ) ; posteriormente, vieram um 2 lote com 30 O 364 Turbo pintados com faixa vinho ( para Planaltina ), um 3 lote de 10 com simbolo azul grande para Brazlandia e um 4 lote de 10 pintado com faixa amarela ( tambem para Brazlandia) ;

A TCB recebeu em Setembro de 1983 – 3 lotes de O 364 Turbo – o 1 com 15 pintados com faixa azul para o Plano – Piloto e Paranoa ( Linhas 101, 105 e 106 ), 5 pintados com faixa vinho para Planaltina ( Linha 600 ) e 5 branco com simbolo azul grande para Brazlandia ( Linhas 400, 401, 402 e 404 ) ;

Claudio de Arruda VIana
11 anos atrás

Visitem meu blog,e uma grande memoria do Transporte Urbano de Brasilia da decada de 60.70 e 80.http://www.viacao-tcb.desenhodeonibus.blogspot.com/ , voce vai viajar no tempo.

Os 70 onibus Monoblocos O 362 da TCB entregues em Setembro / 1978 foram pintados de azul e branco e um simbolo grande em tres cores de AZUL ( Azul Claro,Azul Ceu e Azul Escuro ) com uma faixa na diagonal , foram apelidados de “ normalistas “. Eles circulavam nas linhas 105 ( Grande Circular sentido anti – horario ), 106 ( Grande Circular sentido horario ), 114 ( Circular L 2 Sul ), 115 ( Circular L 2 Norte ) 116 ( Circular W 3 Norte ) e a recem – criada 129 ( Paranoa x Aeroporto x Bandeirante ) ; a numeracao variava entre 11 – 48 e 12 – 17 ;
Posteriormente, em Outubro / 1979 eles receberam numeracao de 3 digitos ( entre 393 e 463) e pintados de branco com simbolo azul grande;

Os Monoblocos O 364 / 1980 da TCB tinham pintura inicial branco com simbolo azul grande, numeracao entre 504 e 543 e circulavam nas linhas 107 ( Circular W 3 / L 2 Sul ), 114 ( Circular L 2 / W 3 Sul ), 115 ( Circular L 2 / W 3 Norte ) e 116 ( Circular W 3 / L 2 Norte ) ; posteriormente, vieram um 2 lote com 30 O 364 Turbo pintados com faixa vinho ( para Planaltina ), um 3 lote de 10 com simbolo azul grande para Brazlandia e um 4 lote de 10 pintado com faixa amarela ( tambem para Brazlandia) ;

A TCB recebeu em Setembro de 1983 – 3 lotes de O 364 Turbo – o 1 com 15 pintados com faixa azul para o Plano – Piloto e Paranoa ( Linhas 101, 105 e 106 ), 5 pintados com faixa vinho para Planaltina ( Linha 600 ) e 5 branco com simbolo azul grande para Brazlandia ( Linhas 400, 401, 402 e 404 ) ;

Claudio de Arruda VIana
11 anos atrás

Visitem meu blog,e uma grande memoria do Transporte Urbano de Brasilia da decada de 60.70 e 80.http;//www.viacao-tcb.desenhodeonibus.blogspot.com/ , voce vai viajar no tempo.

Os 70 onibus Monoblocos O 362 da TCB entregues em Setembro / 1978 foram pintados de azul e branco e um simbolo grande em tres cores de AZUL ( Azul Claro,Azul Ceu e Azul Escuro ) com uma faixa na diagonal , foram apelidados de “ normalistas “. Eles circulavam nas linhas 105 ( Grande Circular sentido anti – horario ), 106 ( Grande Circular sentido horario ), 114 ( Circular L 2 Sul ), 115 ( Circular L 2 Norte ) 116 ( Circular W 3 Norte ) e a recem – criada 129 ( Paranoa x Aeroporto x Bandeirante ) ; a numeracao variava entre 11 – 48 e 12 – 17 ;
Posteriormente, em Outubro / 1979 eles receberam numeracao de 3 digitos ( entre 393 e 463) e pintados de branco com simbolo azul grande;

Os Monoblocos O 364 / 1980 da TCB tinham pintura inicial branco com simbolo azul grande, numeracao entre 504 e 543 e circulavam nas linhas 107 ( Circular W 3 / L 2 Sul ), 114 ( Circular L 2 / W 3 Sul ), 115 ( Circular L 2 / W 3 Norte ) e 116 ( Circular W 3 / L 2 Norte ) ; posteriormente, vieram um 2 lote com 30 O 364 Turbo pintados com faixa vinho ( para Planaltina ), um 3 lote de 10 com simbolo azul grande para Brazlandia e um 4 lote de 10 pintado com faixa amarela ( tambem para Brazlandia) ;

A TCB recebeu em Setembro de 1983 – 3 lotes de O 364 Turbo – o 1 com 15 pintados com faixa azul para o Plano – Piloto e Paranoa ( Linhas 101, 105 e 106 ), 5 pintados com faixa vinho para Planaltina ( Linha 600 ) e 5 branco com simbolo azul grande para Brazlandia ( Linhas 400, 401, 402 e 404 ) ;

Claudio de Arruda VIana
11 anos atrás

Os O 362 foram adquiridos pela TCB em Abril / 1977 em um lote unico de 50 e foram pintados de amarelo claro com faixas diagonais em azul, preto e branco e circulavam nas linhas 107 ( Circular Avenida ) , 108 ( Circular Tres Poderes ), 109 ( Circular Buriti), 110 ( Circular UnB), 112 ( Circular Agua Mineral), 114 ( Circular L 2 Sul ), 115 ( Circular L 2 Norte ), 116 ( Circular W 3 Norte ) 401 ( Brazlandia x Taguatinga – DF 8 ) e 402 ( Brazlandia x Nucleo Rural Alexandre Gusmao x Taguatinga); a numeracao variava entre 1001 e 1050;

Realmente, a TCB adquiriu em 1976 / 77, entre 42 Marcopollo Veneza Expresso que marcaram época – entretanto – ele teve vida curta – ele só circulou entre nós entre 1976 – 1979 – numeracao de serie dos carros variava entre 2.000 ate 2.040.
O Marcopolo Veneza Expresso da TCB ( 1976 / 77 ) teve duas lanternas – uma horizontal no pára –choque – e outra vertical dos dois lados da tampa do motor traseiro. Ele foi usado pela TCB ( com motor traseiro ) e pela VIPLAN ( como motor Mercedes –Benz dianteiro ) .
Os Marcopolo Veneza Expresso da TCB circulavam nas linhas 107 ( Circular Avenida ), 114 ( Circular L 2 Sul ) , 115 ( Circular L 2 Norte ), 116 ( Circular W 3 Norte ) e na linha 109 E ( Rodoviária x Estádio ) – nos dias de eventos especiais no Ginásio Nilson Nelson e no Mané Garrincha ) ; os da VIPLAN circulavam normalmente nas linhas 205 ( Gama x Taguatinga ) e 206 ( Gama x Fazenda Tamanduá x Taguatinga ) .

SINVAL-DF
SINVAL-DF
13 anos atrás

ALGUÉ DISSE QUE NÃO SABIA QUE O 0362 , RODOU EM BSB/ ESSE ERA UMDOS TESOUROS DA TCB, A MAIOE EMPRESA DE TRANSP. DO DF ATÉ OS ANOS 90. ERA ELA QUEM FAZIA AS PRINCIPAIS LINHAS DE BRASILIA. DESDE QUASE TODOS OS CIRCULARES DO PLANO PILOTO, ATÉ AS LINHA PARA AS CIDADES SATÉLITES COMO BRAZLÂNDIA PLANALTINA E CEILÂNDIA. QUASE TODA CIDADE TINHA UMA GARAGEM DA TCB INCLUSIVE PERTO DE CSA NA CEILÂNDIA .

Adel Moreira
Adel Moreira
13 anos atrás

Tenho um bichinho desses!! eu o amo, to fasendo um Motor home e mesmo cem pintura onde paça todos virão o pescoço! veneza espresso.

kaio Stadler - Curitiba - PR
kaio Stadler - Curitiba - PR
13 anos atrás

Meu pai tinha uma Veraneio igualzinha que comprou de uma funeraria. Dava medo de andar…..

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
13 anos atrás

Caramba COTELB, puxa fui longe, peguei pesado, , desculpe aí, COTELB é para os antigões, para a garotada chmava-se TELEBRASÍLIA, desculpem.rs

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
13 anos atrás

Quanto as pichações, acho que não é um privilégio só de Brasília, acho que é global. A nao se que morem numa vila de 1 morador. Este ônibu aí eu achava muito bonito, e a Kombi, era da COTELB, cia telefônica de Brasília. Pela placa da Casa Massom ali atrás a quadra é a 504, mais pra baixo ficava a BMC, que já escrevi aqui, a primeira pista de autorama de Brasília. Dos irmãos Miguel e Teje, os japas.

Very
Very
13 anos atrás

A W3 está tomada por pichações. Fiquei impressionado, é preciso melhorar os padrões civilizatórios de certos moradores do DF.

Aléssio Marinho
Aléssio Marinho
13 anos atrás

MB O-362 carroceria monobloco e suspensão dianteira com molas helicoidais. Super confortável. com bancos estofados, piso com passadeira e travessas de aluminio. Mas o mais legal era andar em cima do motor…hehehe
Esse Marcopolo eu não sabia que havia rodado em Bsb, só o Veneza mais moderno, da TCB.
Sobre a Veraneio, o Senado tinha muitas delas, pintadas de azul, com motor 6 canecos e cambio em cima de 3 marchas. Meu vizinho comprou uma no leilão, e cantava pneu de 2a…hehehe
A Kombi da Telebrasília é única. Tanto que é a única sobrevivente desta foto. No SIA tem uma loja de compressores de água que tem – tinha até antes de me mudar de Bsb – uma furgão do vidro partido pintada de preto e com letras amarelas. A minha garagem sonha com uma dessas….

Ever Rupel
Ever Rupel
13 anos atrás

esse ônibus branco é uma das minhas paixões…onde encontro mais sobre ele??

abs!

claudio Arruda
claudio Arruda
Reply to  Ever Rupel
9 anos atrás

Caro amigo me envie um email sei onde encontrar fotos dos Veneza Expresso da TCB – DF.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Qualquer foto com carros antigos é espetacular. Por falar nisso, notícia triste. Anteontem, aqui em Sorocaba, pegou fogo um galpão onde estavam oito carros antigos, aguardando restauração, e todos foram destruídos. Um Corcel, uma Brasília, um Opala, três Fuscas, um TL, uma Variant. Judiação.

Gustavo Mello
Gustavo Mello
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Judiação é pouco, é um desastre. Meu pai teve um TL que ele usou até o assoalho furar; e depois também. Lembro de andar nele vendo o asfalto passando por baixo.

ssfernandes
ssfernandes
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Morei em Sorocaba com minha família na década de 90 , na rua Visconde do Rio Branco .Cidade bonita e gostosa de se viver. Fizemos boas amizades , sinto saudades da cidade e dos amigos , se pudesse voltava . Quanto aos carros destruídos pelo incêndio, realmente é uma judiação.
Silmara-Cps

Leonardo-DF
Leonardo-DF
13 anos atrás

As fachadas dos prédios da W3 eram muito bonitas, hoje em dia é um lixo, totalmente abandonadas, os prédios estão cheio de “puxadinhos”, parece mais um cortiço. E a Riachuelo continua lá.

RMTA
RMTA
13 anos atrás

Nossa! Essa Riachuelo existe até hoje! Acho que o pessoal mantém ela em pé mais por insistência e nostalgia do que qualquer outra coisa, visto que o movimento das lojas nos Shoppings hoje é muito maior do que nessa loja da W3.

Bela foto FG!

Paulo Renato Arantes
13 anos atrás

FG, olha a minha veraneio ai na foto! heheh
Igualzinha!
Quem quiser ver a minha vera…
http://picasaweb.google.com.br/116359653061747993484/

Fábio Amparo
Fábio Amparo
13 anos atrás

O melhor da foto é a Veraneio.

Me lembro com saudosismo de um modelo 1977 que meu pai teve.

Abraços

Clébio Júnior
13 anos atrás

Era meu caro gomes, era.

Sou suspeito pra falar mas cresci nesta avenida, assim como já vi em relatos de outros colegas que também nutrem este saudosismo.

Vai lá hoje pra você ver o aspecto tétrico em que a avenida se encontra. Em fotos antigas é claro que só vai dar W3, pois era lá que pulsava a economia e a vida social da cidade.

Em tempo, esta é a 504S.

William Gimenes
William Gimenes
13 anos atrás

Essa Riachuelo está lá até hoje, passei por ela no mês passado…
A W3 está bem caída, infelizmente…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
13 anos atrás

Como que não é uma foto espetacular, FG? Só pelos onibus em si já é espetacular. Fica ainda mais por conta de ter, ao lado de um mítico O-362 da Mercedes-Benz, um Marcopolo Veneza Expresso, que apareceu primeiro pelas ruas de Curitiba nos primórdios do sistema de transportes que viraria modelo nacional e, pelo jeito, deu as caras também pela Capital Federal. Só não dá para dizer ao certo se, na traseira, seria também um motorzão MB a impulsioná-lo ou um Cummins V8, como eram os curitibanos. Cheiro de década de 1970 essa foto, meados da década, vai ver até no ano que nasci, 1976…

Aliás, tem um Veneza Expresso Cummins pelo jeito inteiro mantido pelas bandas sulinas, Santo Google que me “disse”, hehehehe…:
http://galeria.portalinterbuss.net/displayimage.php?album=31&pos=0

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
Reply to  Rogério Magalhães
13 anos atrás
Mr. Fernandes
Mr. Fernandes
Reply to  Rogério Magalhães
13 anos atrás

Putz, como andei nesse Marcopolo Veneza ali pelos idos de 87/88 quando ainda haviam alguns remanescentes que faziam a linha Santa Cândida/Capão Raso, o legal que internamente o teto era mais baixo que os outros modelos que faziam a mesma linha, assim ficava bem mais fácil alcançar aquelas travessas/pegadores, sei lá como chama aquilo onde a gente se segura no busão. Bons tempos aqueles!

Mirax
Mirax
Reply to  Rogério Magalhães
13 anos atrás

Isso mesmo Rogério…,é um Veneza Expresso. Lá em cima eu até comentei que seria um San Remo, mas é um legítimo Veneza Expresso.

Só que quanto ao motor, o Cummins era um 6 cilindros em linha. V8 aqui no Brasil, só os dos caminhões Scania cara chata, com 450 cv, que é aquele modelo do Pedro e Bino de Carga Pesada.

Esse da foto, eu acredito ser chassi OH-1517.

nelson
nelson
13 anos atrás

Essa kombi pertencia a antiga companhia de telefones de Brasília (Telebrasília). A loja Riachuelo continua no mesmo lugar W 3 sul – quadra 504.

JONAS
JONAS
13 anos atrás

…o ônibus da direita era a sensação do início da década de 70…por ter a frente com vidro…

Venax
Venax
13 anos atrás

A W3 que na verdade deveria se chamar O3 foi a avenida símbolo da cidade nos anos 70. Ate hoje tem o transito bem movimentado mas comercialmente acabou. Esta foto é das quadras iniciais e foi tirada no canteiro central, a Riachuelo ainda está por lá. Os carros se dirigem para o centro da cidade. Este ônibus atrás da Kombi na época era uma revolução pois tinha três portas para facilitar o desembarque dos passageiros e eram portas bem largas. Mas como o pessoal dava calote tiveram de desativar a porta central.

Gustavo Mello
Gustavo Mello
13 anos atrás

Para a série “carro da empresa”: Eu acho que essa Kombi era da Telebrasília!! E eu acho que a foto é da 504, se não me engano a riachuelo era lá….

15°48’17.86″S 47°53’51.58″W – recortar e colar no googleearth, para quem quiser conhecer melhor….

Fulgêncio S. Jr.
Fulgêncio S. Jr.
Reply to  Gustavo Mello
13 anos atrás

Isso mesmo, a Kombi era da Telebrasilia,
e esse onibus atras dela era a sensação.

Clébio Júnior
Reply to  Gustavo Mello
13 anos atrás

Era não, ainda é.

E ali no fundo só vi depois, tem a Loja Masson, se eu não me engano era uma joalheria.

Ruy
Ruy
13 anos atrás

… a Veraneio à direita da foto…

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
Reply to  Ruy
13 anos atrás

Carrão, também achei a melhor!
Eu era apaixonado em ir à escola pois minha “van” era uma veraneio.
Parecia imensa na época!

Cresci passando férias na 706.
Hoje meus tios estão no sudoeste!
Mais cimento e menos gente/vizinho!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

BSB é o máximo. Repito… gosto pacas da Cidade.

Imperador

rogerio201060
rogerio201060
13 anos atrás

Marcopolo da Lashuck (projetista/desenhista)…

Léo Engelmann
13 anos atrás

Ah, esses 352, hein…

Clébio Júnior
Reply to  Léo Engelmann
13 anos atrás

Esse aí já é 355, ou 362, sei lá.

Mirax
Mirax
Reply to  Léo Engelmann
13 anos atrás

São O-362 Léo.

Gideone
Gideone
13 anos atrás

Anteriomente, não existiam shoppings em Brasília. O centro comercial da cidade era a W3 Sul.

Ivan Alves
Ivan Alves
13 anos atrás

E a lindissima Veraneio, tambem conheceda como C14…

Mirax
Mirax
Reply to  Ivan Alves
13 anos atrás

Mais bonito é o lendário monobloco O-362 ao lado do OH-1517 com carroceria San Remo, se não me engano.

Nissin Miojou
Nissin Miojou
13 anos atrás

Nessa época, a repressão militar era muito forte aqui. Crianças, mulheres e idosos apanhavam nas ruas. Era comum ver corpos de pessoas ensanguentados no chão, ou pessoas decepadas nas calçadas.
Um abraço.

Fulgêncio S. Jr.
Fulgêncio S. Jr.
Reply to  Nissin Miojou
13 anos atrás

Gostei da ironia.

Guerwin
Guerwin
Reply to  Nissin Miojou
13 anos atrás

Que viagem!!!