BRASÍLIA, 50 (9)

SÃO PAULO (pode?) – Morrendo de vergonha, vou confessar uma coisa… Nunca sei qual é o Palácio do Planalto e qual é o Palácio da Alvorada. E é verdade que o Planalto, oficialmente, se chama Palácio dos Despachos? Afemaria.

Ajudem-me, candangos! Deve ter um truque para diferenciar, de prima, o Planalto da Alvorada.

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro-80
Pedro-80
13 anos atrás

Sem contar os repetidos escândalos de corrupção do povo daqui mesmo. Tais como, esquema de doação ilegal de lotes, cpi dos cemintérios, mensalão do Arruda, Joaquim Roriz. Nem aquela desculpinha idiota de que “quem manda os corruptos pra cá” são os estados cola mais, pq o maior caso de corrupção da historia do pais, o mais bem documentado pelo menos foi aqui.
O povo daqui também não ajuda muito, tenho 7 anos de capital e as melhores amizades que fiz aqui foram todas de pessoas de outros estados. Digo que em Brasilia não há amizades, há interesses.

Pedro-80
Pedro-80
13 anos atrás

Ai, vão me desculpar mas a maioria das obras do niemeyer são uma porcaria. As duas ultimas, a biblioteca nacional e o museu da república são uma verdadeira burrice. O Museu parece um silo de concreto, parece que tem um missel balistico nuclear lá, daqueles que voavam 10 mil km pra acertar o alvo. A Biblioteca Nacional o sujeito teve a ideia de colocar as janelas para o poente, resultado, a biblioteca é um forno, uma sauna gigante, tiveram que entupir de ar condicionado para ela ser suportável.
Fui numas dessa visitas ao Palácio do Planalto (aquele em que o Lula molusculo nunca esta), lindo, chique, etc, mas gigantescos espaços vazios desperdiçados.
Brasilia pra mim é isso, um gigantesco disperdicio, aqui vive-se melhor uma arvore do que pessoas, não se pode mudar nada pq “é patrimonio historico”. Não se pode por exemplo construir predios mais altos ou maiores para fornecer mais moradias à população

Gustavo Mello
Gustavo Mello
Reply to  Pedro-80
13 anos atrás

Discordo em grande parte da sua avaliação pois grande parte da obra dele é muito boa, apesar de alguns problemas funcionais. Quanto às obras atuais eu concordo, acho que ele perdeu a mão (ou a caabeça, segundo alguns). Por aqui apelidamos o Museu Nacional de “cabeça do R2” ou “estrela da morte enterrada”. Eu acho esse museu tão feio, apesar do interior interessante, que estragou a catedral.

Gustavo Mello

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

De qualquer forma, é lindo.

RMTA
RMTA
13 anos atrás

Uma coisa interessante de se notar é que o caminho entre o Palácio da Alvorada e o Palácio do Planalto não tem interrupções, sinais de trânsito, preferenciais, nada! O caminho é todo livre para que a comitiva presidencial não precise parar em momento algum enquanto em trânsito.

Não tem interrupções, mas tem um pardal… hehehehehe

Dynastes Neves Marinho
13 anos atrás

Fala FG,

Algumas curiosidades dessa foto, mas não da “casinha do presidente”
Somos a terceira frota de barcos do Brasil. Temos de tudo: barcos a vela pequeno, médio e grande, até lanches super potentes de 1.000 HP. Esses modelos mais potentes possuem 3 a 4 motores de 250 HP cada, cabine e com todo luxo que uma lancha de quase 1milhão possa proporcionar.
Engraçado falar de potência num lago que foi pensando e construído graças ao estudo hidrografia e uma barragem para conter e criar esse lago tão grande.
Para os velejadores temos ventos fracos de 3 a 10 nots, mas uma velaja bem técnica. Alguns campeões treinam aqui.
Existem várias regatas ou rallies naúticos bem divertidos por aqui.
Com a vantagem de poder ligar para um restaurante e pedir para preparar um bobô de camarão ou um peixe enquanto chegamos com o barco
Coisa de Brasília !!

Abraço

Dynastes N. Marinho
26 anos de Brasília

fernando zimmermann
fernando zimmermann
13 anos atrás

eu mesmo respondo hehhe

O subsolo é composto por: auditório para 30 pessoas, Sala de Jogos, Almoxarifado, Despensa, Cozinha, Lavanderia e a Administração do Palácio

http://www.presidencia.gov.br/palacios/palacio_alvorada/

fernando zimmermann
fernando zimmermann
13 anos atrás

pelo jeito o negocio ai tem uma baita area subterranea…sera que tem alguma coisa secreta ai..tipo pensado para retirar o presidente rapidamente ou algum lugar protegido ultra secreto…ou eu que to viajando mesmo

RODOLFO
RODOLFO
13 anos atrás

O da foto é da Alvorada residência oficial do Presidente da Republica.

RODOLFO
RODOLFO
13 anos atrás

Quando você olhar para o palácio que tem as velas completas ( velas são as colunas que adornam as fachadas) que estão compostas de frente verás o Palácio da Alvorada, quando você olhar o prédio e ver as velas pela metade e postas de lado são os Palácio da Justiça ou do Planalto. Espero ter colaborado.

José Brabham
José Brabham
13 anos atrás

O Alvorada não tem “A Rampa…”

Eduardo Caldas
Eduardo Caldas
13 anos atrás

Tem rampa? PLANALTO. Fica perto do Congresso, do Palácio da Justiça, do Mastro da Bandeira…

Não tem rampa? ALVORADA. Tem o lago bem atrás para o sapo lavar o pé….

wagner
wagner
13 anos atrás

O Palácio do Planalto não tem lago ao fundo

Camila
Camila
13 anos atrás

não tem lago perto do palácio do planalto… ^^

Henrique Valverde
Henrique Valverde
13 anos atrás

ixi Flávio, maioria dos brasilienses também não sabem diferenciar também o Palácio da Alvorada do Palácio do Planalto.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Uau! Esta foto comprova a existência da Bras-ilha da fantasia!

Flavio Salles
Flavio Salles
13 anos atrás

é só lembrar… Alvorada, é a hora de acordar, portanto, casa. tenho 40 anos de Brasilia, e nunca o Palácio do Planalto foi chamado de palacio dos despachos.
Abraço

Wesley
Wesley
13 anos atrás

O Palácio da Alvorada é a residência oficial, mas o nosso presidente atual mora lá na Granja do Torto, é mais reservado e ninguém consegue entrar lá. Dá pra fazer seus churrascos à vontade regado à muita cachaça e futebol.

Bruno Mantovanelli
Bruno Mantovanelli
13 anos atrás

As lindas colunas do Palácio do Planalto são na outra direção. Ficam “perpendiculares” ao prédio, as colunas do Palácio da Alvorada são “paralelas” ao prédio.

Mauro Domingos
Mauro Domingos
13 anos atrás

Alvorada é onde o Presidente mora, a residência oficial. Palacio do Planalto é onde ele ‘trabalha’… ( deveria pelo menos né? )

Gustavo Mello
Gustavo Mello
13 anos atrás

15°47’32.92″S 47°49’17.90″W (recortar e colar no Googleearth)

Linda Foto

Danilo Rizzo
13 anos atrás

Queria ter uma garagem desse tamanho.

Fulgêncio S. Jr.
Fulgêncio S. Jr.
Reply to  Danilo Rizzo
13 anos atrás

É só ganhar as eleições
para Presidente que terás.

Aliandro Miranda
13 anos atrás

Sei que o Palácio da Alvorada é a residência oficial do presidente, que tem uma piscina.

Portanto é esse aí, porque não faz sentido ter uma piscina no Palácio do Planalto, que, por eliminação, não é a casa do presidente.

rossano
rossano
13 anos atrás

O presidente acorda na sua residência e tem a sua frente o amanhecer, a alvorada. Então, esse da foto é o Palácio da Alvorada.
Depois, vai ao trabalho, no Palácio do Planalto, na Praça dos Três Poderes.
O vice-presidente também tem o seu Palácio, do Jaburu.
Abraços.

Guerwin
Guerwin
13 anos atrás

Só não entendo uma coisa: se a monarquia acabou, qual o motivo da existência de palácios?

João Carlos
João Carlos
13 anos atrás

O Palácio do Planalto tem uma praça na frente…

E é um dos vértices de um triângulo equilátero. Os outros vértices são o Congresso Nacional e o STF.

Não por acaso a praça é chamada “Praça dos Três Poderes”.

felipe antunis
felipe antunis
13 anos atrás

palacio do planalto tem a rampinha na frente… onde o vampeta deu a cambalhota… o palacio da alvorada não tem… simples assim…

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
13 anos atrás

Caramba, mai suma foto antigaaaaa. Deve ser de 64 mais ou menos, lá atrás depois do lago tá tudo dominado rsrs, tá tudo fatiado ocupado, um tanto de ado. Aqui tem palácio pra tudo que é lado, pena que nao estão bem cuidados. Uma curiosidade, dizem que na época do festival de cinema, todos se hospedavam no Hotel Nacional, isso lá pelos anos 60, e falavá-se que Leila Diniz, não usava calcinha e quando ela apareceu no saguão, a rapaziada deitou no salão pra ver ela passar, e confirmar a veracidade do fato, bom o negócio foi que ninguém soube dizer a verdade, e ela passou foi embora toda sorridente, e tudo ficou numa grande brincadeira. Coisas da Brasilia criança.

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
13 anos atrás

Caramba, mai suma foto antigaaaaa. Deve ser de 64 mais ou menos, lá atrás depois do lago tá tudo dominado rsrs, tá tudo fatiado ocupado, um tanto de ado. Aqui tem palácio pra tudo que é lado, pena que nao estão bem cuidados. Uma curiosidade, dizem que na época do festival de cinema, todos se hospedavam no Hotel Nacional, isso lá pelos anos 60, e falavá-se que Leila Diniz, não usava calcinha e quando ela apareceu no saguão, a rapaziada deixou no salçao pra ver ela passar, e confirmar a veracidade do fato, bom o negócio foi que ninguém soube dizer a verdade, e ela passou foi embora toda sorridente, e tudo ficou numa grande brincadeira. Coisas da Brasilia criança.

Fazeoque
Fazeoque
13 anos atrás

o que que aquele fusquinha ta fazendo ali

geraldo nunes
geraldo nunes
Reply to  Fazeoque
13 anos atrás

Desmentindo a lenda da internet que “um Fusca nunca é visto sozinho, sempre tem mais de um perto”…

Ou é o carro do limpador da piscina…

Zé Henrique
Zé Henrique
13 anos atrás

O macete é o seguinte: aposto que ninguém aqui, exceto nadadores e salva vidas e afins, tem piscina no local de trabalho.

Então, se tem piscina é residência, logo é o Alvorada!

Iuri Jacob
Iuri Jacob
13 anos atrás

Esse aí que fica à beira do lago é o alvorada. Pq fica do lado onde nasce o sol na cidade. O do planalto fica na explanada dos ministérios. Se as pilastras são perpendiculares ou não num importa. O que importa é que em ambas os pilantras ficam bem adjacentes e são todos congruentes.

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
Reply to  Iuri Jacob
13 anos atrás

Trigonometricamente perfeita a sua explanação!

Lucca
Lucca
Reply to  Iuri Jacob
13 anos atrás

RARARARARA!!!!
Essa foi ótima!

PedroS
PedroS
13 anos atrás

O da Alvorada é onde mora o Presidente, pelo tamanho da área de lazer e da piscina dá pra fazer um churrasco legal, brincadeiras a parte, atualmente, o acesso ao Palácio da Alvorada é aberto à visitação de estudantes, meu filho foi lá ano passado, muito bonito mesmo a Residência Oficial. O do Planalto é onde fica a rampa e de onde o nosso Presidente trabalha em prol da nação, local que por sinal está em reforma geral, o homi hoje trabalha em um espaço cedido pelo Banco do Brasil, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).

Rafael de Paula
Rafael de Paula
13 anos atrás

O palácio da alvorada, esse aí da foto, fica perto do lago. Só isso.

PAULISDANGO
PAULISDANGO
13 anos atrás

É o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República e sua famosas parábolas…
Foto das antigas! O verde do outro lado do lago não existe mais. Está quase todo tomado por casa do Setor de Mansões do Lago Norte e os famosos “condomínos irregulares”, do Sr. Arruda .
O nosso presidente, amigo do Bob Esponja, mandou reformar tudo logo que tomou posse. Ficou um tempão morando na Granja do Torto (nome sugestivo, após um trago e outro… hehehehe)

Gustavo Mello
Gustavo Mello
Reply to  PAULISDANGO
13 anos atrás

Ótima !!!!! (a do torto). Mas é injusto atribuir apenas ao Arruda os condomínios irregulares. Eles vem de muitos anos sem planejamento e de governos corruptos.

Venax
Venax
Reply to  PAULISDANGO
13 anos atrás

Os condomínios irregulares são bem antigos. Quando Cristovam Buarque era candidato a governador em 1994 eles conseguiram esconder que ele tinha um lote em um destes condomínios irregular bem como outros politicos. Na época isso era um absurdo mas hoje é algo normal.

JP
JP
13 anos atrás

O do Planalto não é onde tem a rampa??

Thiago Shauenberg Pereira
Thiago Shauenberg Pereira
13 anos atrás

Essa diferença até eu consigo perceber, mesmo nunca tendo pisado na capital.

Embora o Palácio da Alvorada seja gigante, o Palácio do Planalto é muito maior. As colunas do Alvorada possuem um desenho bastante característico quando visto de frente. A fachada do Alvorada tem um gramado e um espelho d’água. A fachada do Planalto é toda concretada (seguida de um espelho d’água também) e possuí uma rampa gigante na frente.

Erik
Erik
13 anos atrás

O jeito mais fácil, sem fru-fru, é: OAlvorada está na margem do lago Paranoá. O Planalto na praça dos três poderes

Cleverson
Cleverson
13 anos atrás

Planalto é pra trabalho e fica no centro administrativo (está em grande reforma) é onde se entrega a faixa presidencial, Alvorada é a casa e fica na margem do lago. Mas morar, morar mesmo parece que o presidente não está no Alvorada, lá só tem recebido autoridades. Tem morado em outras residencias oficiais.

Venax
Venax
13 anos atrás

O Palácio do Planalto fica na Praça dos Três Poderes e bem longe do lago. Já o Palácio da Alvorada (da foto) fica ao lado do lago e em determinadas épocas sofre com o odor desagradável que este exala. É muito bonito mas como várias obras de Niemayer é uma bomba para o morador, a maioria dos presientes prefere a Granja do Torto que não tem o mesmo glamour mas é muito melhor como residência. Este Lago é interessante pois foi criado para amenizar a baixa humidade do ar que nos meses de julho e agosto causa sérios problemas a população principalmente crianças.

DOUTORMARIN
DOUTORMARIN
13 anos atrás

Camarada Gomes

Um tem rampa na frente (Planalto) e o outro nao (Alvorada)

Luis
Luis
13 anos atrás

O Palácio do Planalto possui uma rampa…

Very
Very
13 anos atrás

Bonita foto.

Mayara
Mayara
13 anos atrás

É fácil FG,
o Palácio da Alvorada é aquele cujas colunas causaram tão forte impressão em André Malraux que ele comparou sua contribuição à arquitetura a das colunas gregas. O troféu da F1 também teve suas formas numa corrida em SP . Eu particularmente acho o Alvorada um dos mais belos projetos da história da humanidade.

adriano
adriano
13 anos atrás

essa é fácil. o alvorada fica do lado do lago, no meio de jardins. as colunas têm um alargamento para os lados. no planalto, que é menor, as colunas têm um alargamento pra trás. (pra dentro, sei lá). e o planalto fica num concretão, a praça dos 3 poderes.

Aléssio Marinho
Aléssio Marinho
13 anos atrás

Curiosidades:

Os Palácios do Planalto e Alvorada não possuem cerca. Pode-se ir a frente do Alvorada e contemplar a sua beleza a qualquer hora, separado apenas por um fosso, ao lado da portaria. Tem até estacionamento. A noite, com suas luzes acessas, parece flutuar sobre o gramado.
Já no Palácio do Planalto, não se pode passar pela calçada. Os Dragões da Indepêdencia, não permitem e pedem gentilmente que se afaste, por motivos de segurança.
Contemplá-lo, só apartir da Praça dos Três Poderes.

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
13 anos atrás

O do Planalto é o que tem a rampa, onde sobem os presidentes.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Este é o Palacio da Alvorada, residencia oficial do Presidente da Republica. Acaba de passar por uma bela reforma.

O Outro é o Palacio do Planalto, este é uma das tres peças que compõe a Praço dos Tres Poderes, com o Planalto sediando o Executivo, o Palacio da Justiça com o Judiciario e o predio do Congresso com as Camaras do Senado e e dos Deputados Federais – Poder Legislativo.

Muito perto tem o Itamaraty, disposição inteligente, pois é um órgão eminentemente de apoio aos tres poderes. Os demais predios compões a Esplanada dos Ministérios… que por sinal são tantos ministérios que falta prédios para os mesmos.

Adora Brasilia, não existe uma unica vez que ao pernoitar em Brasilia eu não vá dar uma passeadinha pela Esplanada dos Ministérios, a iluminação faz essas maravilhas ganharem outro brilho.

Abraços

Imperador

LBM
LBM
13 anos atrás

O meu macete é que o Alvorada é o mais a leste (capisco?)

Clébio Júnior
Reply to  LBM
13 anos atrás

Precisamente.

HC
HC
Reply to  LBM
13 anos atrás

sem dúvida, esse é o ponto.
O da alvorada é onde o sol nasce “primeiro”, fica na beira do lago. Indo para a esplanada, vai-se para o oeste.

Luis Albertyn
13 anos atrás

Tá lá na Tia Wiki:

Palácio do Planalto é o nome não oficial do Palácio dos Despachos. É o local onde está localizado o Gabinete do Presidente do Brasil.

É um enorme terreiro de macumba e não sabíamos. Saravá.

Fulgêncio S. Jr.
Fulgêncio S. Jr.
Reply to  Luis Albertyn
13 anos atrás

Tô dizendo …

André da Costa
André da Costa
13 anos atrás

Palácio do Planalto é onde o Presidente trabalha, que por sinal está sendo reformado à um bom e longo tempo gastando milhões de reais. O Palácio da Alvorada -o da foto – é a residência oficial do dito cujo.

lculucas
lculucas
Reply to  André da Costa
13 anos atrás

Gastando dinheiro privado que fique claro

Fulgêncio S. Jr.
Fulgêncio S. Jr.
Reply to  André da Costa
13 anos atrás

As viúvas do fhc vão ficar
aqui destilando seu veneno por
no mínimo mais 12 anos.
Rsrsrsrs…