CARROS QUE EU GOSTO: FORD CORTINA

E adoro o nome. Mas não me lembro de ter visto nenhum no Brasil recentemente… Quanto ao modelito da dupla, melhor nem comentar. Foto enviada pela Jackie Della Barba.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maria
Maria
8 anos atrás

Tenho um 1966 e quero vender.

Pecos Kid
Pecos Kid
12 anos atrás

Eu vi o Jim Clark guiar um Lotus Cortina em 1965 em Brands Hatch ficando na frente de Mustangs e chegando em ficar em duas rodas em determinado momentos ate o carro quebrar. Mais tarde eu tive a chance de dar umas voltas num Lotus Cortina ao lado de um piloto profissional (eu guiava e ele me julgava dando nota) numa escola de pilotagem. O carro, com suspensão rebaixada era um espetaculo nas curvas.

Manuel
Manuel
12 anos atrás

Eu tenho um Ford Cortina L MKIII 1972. Há mais alguns Cortinas espalhados pelo Brasil já achei 3 ou 4. tenho um blog com umas fotos e videos do meu cortina. Tá meio desatualizado mas tem material suficiente para ver o carro. http://www.fordcortina.com.br

Claudio Marcucci
Claudio Marcucci
13 anos atrás

Boa noite Flávio.
Belo corcel II o seu!
Estava na avenida ibirapuera por volta de meio dia quando vi um corcel II zerado do outro lado do farol. Quem era? O grande Flavio Gomes de olho no meu carro. ( um PT CRUISER CABRIOLET com rodas foose grafite.) Sem dizer que do meu lado, uma FERRARI F430 SPIDER! rs
Um grande abraço.
Claudio

Diego Neto
Diego Neto
13 anos atrás

E quero um desses! =D

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Porque será?????

Adriano Reis
Adriano Reis
13 anos atrás

Prezado Flávio Gomes,
o título do post correto seria “Carros DE que eu gosto: Ford Cortina”, pois quem gosta, gosta DE alguma coisa ou DE alguém…
Eu, por exemplo, gosto de seu blog! Parabéns!

Rodolfo Essenfelder
Rodolfo Essenfelder
13 anos atrás

Esta é uma nova série? “Carros que Gosto”. Como se fosse o “Mulheres que Amamos” da Playboy? Se for, boa pedida!

drews
drews
13 anos atrás

Você precisa assistir Life On Mars, seriado da BBC: http://www.imcdb.org/movie_478942-Life-on-Mars.html

Bianchini
Bianchini
13 anos atrás

O Cortina só vale na versão Lotus, de resto é um dos carros mais sem graça da década de 60. Carro feioso por carro feioso, acho que preferiria um Citroën ou Renault da época, ao menos não pareciam clone mal feito do Fiat 125.

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
13 anos atrás

Então o Cortina não é um “pai” do Corcel? E o parentesco desse com o Escort que arrepiava nos ralis de outrora? Sempre achei os três muito parecidos.

Luciano
Luciano
13 anos atrás

Carro bom, amado por muitos Brits, Aussies, Kiwis e mesmo Canadenses até hoje com um dos “bons carros britânicos construídos”. Bem que gostaria de dar uma bela volta no Reino Unido e Irlanda e depois importar um desses para o Brasil, com direção no lado direito e tudo (tal qual nosso blogueiro está fazendo – sem admitir oficialmente – com o Gerd).

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Existe um Lotus Cortina também, não? É o mesmo carro montado por outra empresa?

Túlio Parodi
Túlio Parodi
13 anos atrás

Style!!!

Ernesto Longhi
13 anos atrás

Corcel metido a besta.

Homosapiens
Homosapiens
13 anos atrás

Tá mais é pra corcelzinho I mesmo.

Aléssio Marinho
Aléssio Marinho
13 anos atrás

O Corcel I é derivado do Renault 5. O pessoal da Willis trabalhava em cima da carroceria do Renault, quando a Ford a adquiriu. Impressiona a semelhança do parabrisas, do perfil do teto e do formato das portas do Cortina com o Corcel I. Bati o olho e reconheci imediatamente, afinal já prestei consultoria na reforma de um 71, quase cor de mel…
Benditos Cds da 4rodas…

vitão
vitão
Reply to  Aléssio Marinho
13 anos atrás

o Corcel deriva do REnault R-12 . Quando a Ford comprou a Willys o desenho e estamparia do carro já estavam prontos. OS estampos foram feitos pela Chasson na França. O Cortina era uma opção mas doi descartado para ser feito no Brasil porque o Crocel estava pronto. O Corcel II foi feito em conjunto pelo Brasil + Inglaterra .
Veja mais mais no excelente livro do Claudio Habara

http://blogdoquadriculada.blogspot.com/2009/11/biografia-do-automovel-brasileiro.html

Ari Rocha
Ari Rocha
Reply to  vitão
10 anos atrás

Vitão, em complemento ao que disse antes, também não foi o Renault R-12 que serviu de base para o Corcel, mas ao contrário ele se ‘inspirou’ no projeto brasileiro, lançado em 1968, um ano antes de sua apresentação.
O Roberto Araújo, que era chefe do Design da Willys e depois da Ford, foi promovido a Diretor, por causa desse projeto, a partir de uma sugestão do jornalista Mauro Salles, ao presidente da empresa, Max Pearce.
Ele foi à França para negociar a aquisição dessa tecnologia já em 1965/66, em seguida ao lançamento do inovador R-16.
Fez um excelente trabalho, o que lhe valeu o convite para permanecer no grupo, no cargo de Diretor de Design, quando o controle acionário foi adquirido pela Ford.

Ari Rocha
Ari Rocha
Reply to  Aléssio Marinho
10 anos atrás

O Corcel não derivou do Renault R-5.
A base de referência foi a do Renault R-16, ainda no tempo da Willys.
Quem coordenou os trabalhos foi o Roberto Araújo e foi uma bela história…

André Grigorevski
13 anos atrás

Carro simpático, existe um site brasileiro sobre ele: http://www.fordcortina.com.br/

geraldo nunes
geraldo nunes
13 anos atrás

Kamarada Gomes, mas a roupa é “style”, ir assim em Interlagos seria um barato…

Batista Lara
Batista Lara
13 anos atrás

Grande mesmo a semelhança entre ele e o Corcel I. O interessante é que o corcelzinho não é um projeto da Ford. Foi desenvolvido numa parceria da antiga Willys e Renault. Será mera coincidência a semelhança de ambos?

Fábio Amparo
Fábio Amparo
Reply to  Batista Lara
13 anos atrás

Creio que deve ser compartilhamento de projetos mesmo.

Naquela época Lee Yacoca não havia escrito seu livro sobre a Chrysler ainda, mas muitos projetos já eram reaproveitados ao redor do mundo.

Os Renault 12 (primos portenhos do Corcel I) ainda rodam em grande quantidade pela Argentina.

Aliás, há uma belíssima matéria sobre a história do Corcel I na Revista Classic Show deste mês. Recomendo aos interessados.

Abraços

Diogo
Diogo
Reply to  Batista Lara
13 anos atrás

Não Fábio. O Corcel foi desenvolvido a partir do Renault 12. A Willys havia comprado o projeto francês para desenvolver um novo carro par substituir o Gordini. Quando a Ford comprou a Willys, o projeto veio junto. Como forma de aproveitar, meteram outra casca em cima do Renault e venderam como Corcel. A semelhança entre o Corcel e o Cortina está no estilo.

FES
FES
13 anos atrás

Bonito pacacete!!!

Me lembra o Corcelzinho (que na minha opinião, é o Ford mais bonito de todos).

Blackbird
Blackbird
13 anos atrás

Tem um abandonado, perto do aeroporto de Congonhas, no caminho para o restaurante Mister Tango, logo depois de virar no antigo galpão da VASP.

geraldo nunes
geraldo nunes
Reply to  Blackbird
13 anos atrás

Ainda não rebocaram? Mandem a mesma empresa que “asfaltou” a rua em Campinas, em volta do Maverick, que em minutos terá a Globo mostrando o carro, rsrsrs…

Very
Very
13 anos atrás

Cara, eu adorei essa foto.

Raphael
Raphael
13 anos atrás

FG,aqui em Natal tem um Ford Cortina dessa mesma cor,mas é um modelo Mark III,acho que é modelo 74,mais ou menos.E com direito até a volante do lado direito,um charme só!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
13 anos atrás

Carrinho simpático, claramente um “irmão mais velho” do Corcel I, de tão parecido… e essa grade dianteira tem um quê daqueles primeiros Opalas…

Do modelito fashion das pessoas da foto, como diria minha mãe, pelo menos estão “ornando”, hehehehe…

Diogo
Diogo
13 anos atrás

O antecessor do Escort na Europa.

E aqui vai um excelente texto do Best Cars sobre o Lotus Cortina citado pelo Leo:
http://www2.uol.com.br/bestcars/ph/117b.htm

Victor
Victor
13 anos atrás

Tinha muito desses em Portugal

Leo
Leo
13 anos atrás

Ford Cortina que virou Lotus Cortina.
Foi desse carro o primeiro motor Ford Kent que a Cosworth preparou, dando início a histórica e vitoriosa parceria Ford-Cosworth.

alex
alex
Reply to  Leo
13 anos atrás

era nisso que eu estava pensando. Já ouvi isso em alguns documentários, mas não ficou claro: o famoso Ford-Cosworth DFV da F-1 deriva de qual motor?

Neanderthal
Neanderthal
Reply to  Leo
13 anos atrás

Não sei ao certo, mas acho que foi projetado especialmente para a F1 – a não ser que tenha origem nalgum Ford V8 norteamericano.
Ao mesmo tempo desenvolveram um DF-alguma coisa para F2, mas esse era um 4 cilindros em linha, provavelmente o mesmo que equipava os Cortina (que é um nome com referência a Cortina D’Ampezzo, estação de inverno na Itália).
Talvez tenham começado da junção de dois 4 cilindros.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
Reply to  Leo
13 anos atrás
vitão
vitão
Reply to  Leo
13 anos atrás

não o desenho do Cosworth é único e reza a lenda que ele tinha a mesma disância dos centros dos pistôes do Cortina para dar um caráter de motor de fabricação” . a Ford comprou o projeto e financiou a construção. não de nada a vercm motores americanos .

alex
alex
Reply to  Leo
13 anos atrás

Pelo que li da explicação da wikipedia, o motor do Cortina serviu de base para o motor FVA da F-2 e, por sua vez, o DFV da F-1 tem diversas semelhanças com o FVA (embora este último seja um 4 cilindros). Se isso é verdadeiro, em última análise pode-se dizer que o motor do Cortina serviu de base para o motor da F-1.

Moncho
Moncho
13 anos atrás

Nas roupas, a Op Art, dos gloriosos 60’s, pô… Recentemente emulada pela dupla do White Stripes.

Coisa chic…

Luis Albertyn
Reply to  Moncho
13 anos atrás

Podicrê… White Stripes total!

Weber
Weber
13 anos atrás

Tem certeza de que não um ‘Corcelzinho”?? Muito parecido.

FES
FES
Reply to  Weber
13 anos atrás

O Corcelzinho é decendente do Renault R12.

Rodrigo Font
Rodrigo Font
13 anos atrás

é o CORCEL I….e, o Corcel II, é chupado do VW PASSAT I

Renato Schmeling
Renato Schmeling
13 anos atrás

Outro belo carro e de nome bonito, e outro Ford. Ford capri. Inglesinho marrento no rally