CHININHAS (2)

SÃO PAULO (quem cedo madruga fica com sono) – Até que resisti bem. Mas esses treinos de madrugada matam qualquer um. Bem, só deu carro prateado na frente, de novo. Na segunda sessão em Xangai, Hamilton em primeiro, Rosberguinho em segundo, Button em terceiro e Schumacher em quarto. Motores Mercedes dominantes e, depois de dois treinos, já dá para apontá-los como favoritos. Mas a Red Bull deve entrar nessa dança.

Quem parece que não foi convidada foi a Ferrari, com tempos discretíssimos e o velho papo de que está se preparando para a corrida etc e tal. Surpresas? Sutil em sétimo e Alguersuari em oitavo. Sendo honesto, a Force India entre os dez primeiros já está deixando de ser surpresa. Então, fiquemos apenas com Jaiminho como novidade da sessão, ainda mais depois da explosão das suspensões de Buemi no primeiro treino. Os rubro-taurinos estavam testando componentes novos e deu no que deu. Foi a imagem da sexta, e duvido que tenhamos outra tão chocante.

A Ferrari, como eu dizia, não apareceu entre os ponteiros e ficou em décimo e 11º, atrás ainda do Lada de Kubica. Note-se a Sauber andando já na frente da Williams e, lá atrás, a Lotus começando a se desgarrar das outras duas nanicas, Virgin e Hispania. Que tiveram, por sua vez, os brasileiros andando atrás de seus parceiros, tanto Di Grassi quanto Bruno Senna.

Notou-se, também, o entusiasmo do público chinês pela corrida. Num autódromo que comporta 1 milhão de espectadores, se havia cinco mil almas tementes a Confúcio nas tribunas, era muito. Incrível como essa prova e a da Malásia são solenemente desprezadas pelo público local. Ingressos caros, desinteresse, exagero de tribunas, sei lá o que acontece. Só sei que a China anda por baixo na F-1.

Subscribe
Notify of
guest

83 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Douglas
Douglas
13 anos atrás

Normal o Di Grassi tomar pau do Glock, pois o ultimo tem muita experiência na F1. Agora o Bruno tomar pau do KARUN !!! Pelo amor de DEUS, tomar pau desse indiano MEIA BOCA !!!

André Galvão
André Galvão
Reply to  Douglas
13 anos atrás

ué, ao arregaçar o nelsinho, não clamavam pleo Di Grassi?

Tsc, tsc, os anlistas amadores de F1 são piores que os de futebol…..

Cranio
Cranio
Reply to  Douglas
13 anos atrás

Na minha opinião, o Di Grassi é muito piloto mas o equipo não permite mostrar nada. Mesmo o Glock não está fazendo nada com a mesma caranga…

Galvão
Galvão
13 anos atrás

Pq. você não dorme e acorda 5 horas?

Tato
Tato
13 anos atrás

O pessoal tem falado do Alonso enfiando tempo no Massa, mas será que o Massa não está poupando seus motores? Sabendo que o negócio está feio em relação a confiabilidade dos motores é melhor poupar, terminar as corridas, conquistar pontos, pois no fim do campeonato podem fazer a grande diferença como ele mesmo já teve esperiência.
Abraço!

Marcelo ribas
Marcelo ribas
13 anos atrás

E porque o Buemi virou o volante depois de as rodas caírem???

Cranio
Cranio
13 anos atrás

O que eu percebí é que aquela história de velocidade final da McLaren ser maior que os demais é balela!

O Speed Trap registrou a maior velocidade com o Japa Kobayashi (na segunda sessão) e no geral o nosso querido Massa, com 5 Km/h acima do Hamilton (melhor da McLaren)!

Isso não ganha corridas, mas mostra que o medo que o Massa revelou ter no final da reta com a McLaren, não existe (ou os caras estão escondendo o jogo??)

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Cranio
13 anos atrás

balela p…. nenhuma! O que a McLaren fez foi meter asa no carro pra ter mais pressão aerodinâmica e fazer um ótimo trecho na parte travada do circuito e sacrificar um pouco da sua excepcional velocidade final nas retas obtida com a sua “trapaça habitual” que esse ano chama-se Snorkel e se igualar as outras equipes na velocidade em reta, mesmo com mais asa, graças a ele… Não sei se vc percebeu mas o Zaca quando ficou 5km/h acima da velocidade do Hamiton, foi com pouquissima asa e ai meu amigo o resultado foi que ele fez uma porcaria de trecho travado e ficou apenas na 10° posição no 1° treino livre…

RCRG72
RCRG72
Reply to  Cranio
13 anos atrás

Acho que não é trapaça o SNORKEL não!
A FIA investigou e liberou o aparato da McLaren.
A Mercedes já vai fazer igual, A Ferrari ia testar com o Alonso, mas o motor dele estourou!

Moncho
Moncho
Reply to  Cranio
13 anos atrás

Engraçado alguém achar que inventar e usufruir do que se criou, configure “trapaça”. Honestos seriam os que copiam?…

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Cranio
13 anos atrás

A FIA liberou por questões políticas… Muito provavelmente propina oferecida pelo senhor Ron Dennis! As regras da F1 são claras ao dispor que é proibido ter partes aerodinâmicas móveis nos carros, e só não vê que esse snorkel da McLaren é uma parte móvel quem não quer ou quem torce pro Hamilton ! Agora pra não ficar no prejuizo as outras equipes tem mesmo que correr pra copiar essa pilantragem da McLaren.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Cranio
13 anos atrás

Não torço para o Hamilton não, mas se torcesse, e daí?

Eu acho que o DUTO DE PASSAGEM DE AR que passa por dentro do carro até sair pela barbatana de tubarão ligada na asa traseira é para que justamente a asa traseira fique imóvel proporcionando mais velocidade nas retas.

Me corrijam se eu estiver enganado.

Tenho outra teoria interessante, teve gente levando a sério.
Eu acho que Massa está sendo favorecido pela Ferrari!
Dois motores estourados para o Alonso?
Que sacanagem!!!!

Moncho
Moncho
Reply to  Cranio
13 anos atrás

Ó Ferrarista “trás-os-montes”, veja: só enxerga parte móvel no sistema chamado snorkel, gente tão ancalacrada em teorias conspiratórias que se torna incapaz de perceber a realidade.

Enfim…, vá lá; vosmecê poderia nos esclarecer qual a “parte aerodinâmica móvel” nesse meio de direcionamento de ar?…

Cranio
Cranio
Reply to  Cranio
13 anos atrás

Pois é… Nada de McLaren na ponta… A tal velô no final da reta não chegou a fazer tanto efeito… Tomaram das duas Red Bull e do Alonso

Ferrarista
Ferrarista
Reply to  Cranio
13 anos atrás

O aparato da McLaren funciona assim:
1 – Tudo começa na entrada do ar pelo “snorkel” localizado na parte frontal do carro.
2 – Na reta, o piloto pressiona a abertura no duto com o joelho a fim de permitir que o fluxo de ar vá em direção à bigorna localizada na parte traseira do carro.
3 – Com a finalidade de anular a turbulência causada pelo fluxo externo, que acompanha toda a construção do carro, e reduzir o arrasto nas retas, o ar sai da barbatana e vai diretamente para o flap localizado na asa traseira.
Nas curvas, o piloto pode fechar a abertura para que a asa traseira produza a sua quantidade normal de “downforce”.
Portanto eu ainda acredito que é uma peça móvel de aerodinâmica (o que é proibido pela FIA) porque a configuração aerodinâmica do carro está mudando. Ainda que o piloto esteja fazendo isto com o pé ou não, a aerodinâmica não é a mesma todo o tempo. Então, tem de se uma peça de aerodinâmica móvel.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Chove chuva!

Natã
13 anos atrás

Rosberguinho é demais huahauaua!!!

Ferrarista
Ferrarista
13 anos atrás

Pois é Massinha, outra vez atrás do Alonsito nos treinos né… a tua batata tá assando viu! Tenho certeza que a temporada 2011 da Stock Car será bem emocionante pra vc Zaca !!

Assis
Assis
13 anos atrás

Xiii , di grassi tomando tempo do chandock ? tá feia a coisa hein ….

Zeuxis
Zeuxis
Reply to  Assis
13 anos atrás

dois pilotinho do meio boca estes senna e di grassi

Leonardo
Leonardo
13 anos atrás

Chinês é trabalhador. Não fica assistindo corridas em dia de semana. Por isso o país cresce. Já que toquei no assunto, estou no trabalho lendo o blog, hehe.

Quanto aos resultados, treinos de sexta acho que sempre são meio bagunçados mesmo, não mostram muito do que vai ser a classificação e a corrida. Mas acho que os prateados vão ficar andando pela frente mesmo.

amsecrets
amsecrets
13 anos atrás

Galera parece que não acompanha F1 e entra aqui prá falar bobagem. Nunca li tanta besteira sobre o Bruno Senna como as escritas aqui. O cara é mágico agora ? Mister M pra fazer aquela carroça andar ? Nem Hamilton, Alonso, Massa ou o krl a 4 ia fazer algo a mais com aquilo. Até o carrinho do FG anda mais.

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
13 anos atrás

Se há uma expressão que diz “nem aqui nem na China”, na F1 ingressos caros tem aqui, na China e em qualquer lugar! Enquanto isso, tio Bernie vai enchendo seus cofres…

chico camargo
chico camargo
13 anos atrás

Calma pessoal, ainda não queimem o Bruno Senna. O cara tá mal e com uma carroça igual o indiano tá andando na frente dele. O Bruno confessou que ainda está se sentindo enferrujado, isso é lamentável e esta declaração barricheliana não pega bem no circo. Mas de qualquer forma vamos aguardar até Monaco, Silverston, atá o meio da temporada para avaliar melhor..

Luiz salomao
Luiz salomao
13 anos atrás

Eu durmo tranquilo pq sei q o pessoal do blog vira a madrugada p nos contar o q aconteceu! eu fiquei acordado ate o boi vermeio se desmanchar, depois disso so vi o despertador tocar avisando q o trampo me esperava! obrigado e boa insonia!

Pedro Costa
Pedro Costa
13 anos atrás

Este é meio “off topic”:
Você tem chamado a Toro Rosso (e não sei se tb a Red Bull) de “os rubro-taurinos” ou a equipe “rubro-taurina”.
Hoje me toquei que um dos componentes do “energético” é justamente a “taurina”!
Será que houve alguma intencionalidade da empresa – ou então sua – no nome ou na expressão?
Abraços!

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
13 anos atrás

Vamos por parte: 1 – o GP China tem um ótimo e belo autodromo, mas público que é bom e que mantém a “coisa” nadica de nada, entonces…; 2 – Como é repugnante esta coisa de proibir as pessoas de acessar internet ou ter notícias fidedignas, não?? Mesmo que se fundamente a resposta em cima de uma questão cultural da civilização sínica, é desprezível e fora de contexto; 3- A Mercedes tá crescendo….; 4 – Creio que a “batata” do Bruno tá a ficar bem assada e duvido que aguenta ficar até o meio da temporada. Puxa, depois a gente fala mais…

André - BH
André - BH
Reply to  Fernando Kesnault
13 anos atrás

Oi? Ótimo e belo autódromo? Mas não é um tilkorama?

fernandofn
fernandofn
13 anos atrás

Pô, o Bruno Senna e o di Grassi tão tomando pau do Karun Chandhok. Desse jeito não pode ficar

fernando candia
13 anos atrás

repare no video do acidente do Buemi, que depois dele perder as duas rodas dianteiras, ele continua com a mão no volante tentando desviar. Dirigindo sem rodas…

Luiz salomao
Luiz salomao
Reply to  fernando candia
13 anos atrás

Instinto humano!

Jonas Martins
Jonas Martins
Reply to  fernando candia
13 anos atrás

Hehehe… reparei nisso também…

João Galdino
João Galdino
Reply to  fernando candia
13 anos atrás

Só uma coisa pode explicar esse comportamento: INSTINTO de sobrevivência…

Cranio
Cranio
Reply to  fernando candia
13 anos atrás

Hahaha… Eu ví… Sem roda da frente e querendo virar o carro… Também, deve ter sido puro reflexo, sem nem pensar que já tinha perdido as rodas…

Jeffer
Jeffer
13 anos atrás

Alguém sabe dizer quais são as “novidades” que o barrichelo disse que ficaram presas no aeroporto. Ele deu uma declaração que ia testar algumas coisa novas no carro, mas não foram liberadas.
Acho que deve ser espelhos retrovisores com ultra-mega plus aerodinamica.

Silvio Taka
Silvio Taka
Reply to  Jeffer
13 anos atrás

Foi um laptop, pois ele queria atualizar seu tweter durante os treinos.

Marcelo Araujo
Marcelo Araujo
13 anos atrás

Senna e Di Grassi podem ser considerados o grande fisco desse início de temporada.

Performance pífia de ambos.

chico camargo
chico camargo
13 anos atrás

FG, tinha pouco público no treino na China porque eram almas tementes a Confúcio mas quando vierem as almas tementes a Mao, aí sim o autódromo ficará lotado.

Quanto ao treino, tá na hora do Bruno Senna mostrar a que veio, acelar o que der e parar de tomar pau do companheiro de equipe.

Nilson
Nilson
13 anos atrás

Flávio, depois você poderia escrever sobre os maralhivosos motores da equipe Ferrari, parece que Lonsinho anda esmerilhando demais seus motores, agora são apenas 6 para as 15 corridas restantes, com um agravante, domingo irá utilizar o mesmo motor que ganhou no barhein e apresentou problemas de super aquecimento e tals…. vai que domingo esse motor fuma!!!, sérios problemas, quero ver até quando Lonsinho vai ficar caladinho paz e amor.
Agora fala sério, já pensou 3 motores quebrados em 4 corridas? abursademente ridículo.

Renan Brait
Renan Brait
Reply to  Nilson
13 anos atrás

Se eu não me engano li em algum lugar que o motor de sexta feira nao conta pra lista
continua sendo 7

valter
valter
13 anos atrás

Os carros da F1 não deveriam ter aquele cabo de aço(?) para prender as rodas em caso de um acidente para evitar que desprendam e sejam lançadas ??

Ernesto Longhi
Reply to  valter
13 anos atrás

Esse ítem ainda é obrigatório. Mas no caso do Bastião Buemi, não funcionaram. O cenazinha bem feia, cruzes.

Cranio
Cranio
Reply to  valter
13 anos atrás

Justamente rompeu o local onde são fixadas as correntes (ou cabos) nas rodas e por isso saiu tudo voando.

Ernesto Longhi
13 anos atrás

Os chineses tem coisas muito mais importantes do que ir a uma pista de corrida ver 20epoucos carros de US$2 mi explodindo.

André - BH
André - BH
Reply to  Ernesto Longhi
13 anos atrás

Alguém tem que fabricar nossos laptops, não é verdade?

RMTA
RMTA
13 anos atrás

Realmente Flávio, uma corrida em um país com 1 bilhão e 300 milhões de habitantes, contar com pouco menos de 10 mil espectadores, é mais ou menos como ter uma corrida de F-1 aqui no Brasil com o mesmo público que assiste às notáveis performances da Classic Cup.

Até!

plow king
plow king
13 anos atrás

Nossa…….esse Bruno Senna (ele he Senna na certidao??? Creio que nao) ta tomando pau do indiano…. as viuvas devem estar desesperadas.

Michel
Michel
Reply to  plow king
13 anos atrás

Você costuma ser chato assim sempre ou só está fazendo tipo? PS: não sou Sennista.

Jose Elano Martins
Jose Elano Martins
Reply to  plow king
13 anos atrás

Pelo menos ESSE não reclama…..

Raposão
Raposão
13 anos atrás

A Ferrari terá carro para acompanhar Mc Laren, Redbull e a Mercedes? será que essa briga interna massa x Alonso não entornará o caldo de vez?

hugo
hugo
13 anos atrás

Que material esses caras usam pra fazer esses carros? Na hora da frenagem, estouram as pontas de eixo…Incrivel!

Sem falar no tanque do Senna que desmancha durante a corrida…

Silvio Taka
Silvio Taka
Reply to  hugo
13 anos atrás

A suspensão diantera para o GP da China foi toda feita em bambu, pois há bastante matéria prima naquela parte do globo. Já o tanque foi todo construído em papel machê, por ser fácil de modelar e tb para evitar pane seca, pois quando acaba o líquido, um equipamento ultra sofisticado passa a consumir as paredes do tanque. Na China, é utilizado o papel de arroz.

hugo
hugo
Reply to  hugo
13 anos atrás

pelo jeito no Brasil eles vão utilizar feixes de cana-de-açucar pra promover o etanol…

Marcelo Ranaudo
Marcelo Ranaudo
13 anos atrás

Tem que tomar cuidado e colocar mais segurança nox boxes, porque senão entra um china la e na prova seguinte ja vai ter uma “Merxedes” (clonada) inscrita.

Silvio Taka
Silvio Taka
Reply to  Marcelo Ranaudo
13 anos atrás

Se houver apenas uma, td bem, o problema é que eles fazem milhões de cópias…

Marcelo Mk
Marcelo Mk
Reply to  Marcelo Ranaudo
13 anos atrás

Essa foi boa… uma das melhores sacadas….kkkk

Daniel Gomes
Daniel Gomes
13 anos atrás

Na verdade a F1 que anda por baixo na China.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Os motores Mercedes são espetaculares… ainda bem que a Red Bull não esta equipada com eles… se assim fosse teriamos que torcer para um Campeonato de 2011 mais equilibrado.

Robert Abe
Robert Abe
13 anos atrás

Vc quer dizer q a formula um anda por baixo na china…

jean
13 anos atrás

Dá-lhe Flechas de Prata!!!

Hugo Faria
Hugo Faria
13 anos atrás

e o Schumi continua tomando pau!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Rubro-taurinos é ótimo. Acho que a República Popular da China ainda não popularizou a F1. É burguês demais para chinês.

LBM
LBM
13 anos atrás

Como este é o último ano de contrato com a F1, acho que no próximo ano não haverá corrida na China.

Cranio
Cranio
Reply to  LBM
13 anos atrás

Já confirmaram a etapa no ano que vem de novo… =/

Mike
Mike
13 anos atrás

Impressionante o pau que o primeiro-sobrinho está levando do Chandhok, tão estreante quanto ele…
E o DiGrassi também, em que pese a experiência do Glock, mas tomar mais de um segundo é complicado!

TH
TH
13 anos atrás

Não sei se a China anda em baixa na F1 – mas com certeza a F1 anda em baixa na China.

Quanto ao primeiro sobrinho – decepção …. – atrás até do indiano ……

Di Grassi – esse parece porta voz da equipe – só elogios; mas carro que é bom …..

Gustavo Terra
Gustavo Terra
13 anos atrás

O massa atrás de novo do alonso. Vamos esperar o treino classificatório de sábado, se der m*&%# aí é melhor o massa começar a se preocupar com o ritimo do alonso.
Engraçado que na marcação de veleocidade do site da F1 o massa geralmente está a frente do alonso, mas nãlo se traduz em melhores tempo.
Acontecia o mesmo com o Nelsinho, e vendo um vídeo no youtube comparondo Alonso X Piquet, dá pra notar o piquet era muito mais agressivo nas entradas de curva e alonso “contornava cada uma delas. O resultado todo mundo conhece.

Vamo Massa!

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Enfim a Mercedes… Bem o motor é o segredo, o carro Brawn de 2009 era bom mas o motor era o melhor, nesse ano continua sendo. Que bom ver a Mercedes brigando pela ponta, aquela retona só vai ser deles mesmo. A Ferrari ta capenga, e quando anda corre o risco de quebrar, tem um bom carro mas sinto que não conseguem extrair dele o máximo por conta de limitações do motor. A Red Bull tem o mesmo problema, acho que na China não veremos nenhuma das duas na ponta, ficará para as (quatro) flechas prateadas (será?). a Force India aprendeu e virou uma equipe cujos assentos devem ser dos mais disputados, a velocidade deles tem tudo a ver com o bom trabalho e também com o motor… Mercedes! Com certeza o grande da F1. A Williams sempre faz igual, começa até bem e depois desanda…

Chuto que a largada vai ter McLaren/Mercedes nas primeiras duas filas (assim como hoje) e Red Bull e Ferrari na sequencia, intercaladas com Massa e Vettel (não necessáriamente nesta ordem) e Alonso e Webber…

Eles não se empolgam com a F1 na China? tem muito lugar querendo sediar uma corrida por aí…

boa corrida noturna para nós!

Tevez
Tevez
13 anos atrás

Que achas de falar dos motores gomides?

Será que a ferrari vai ter problemas la pelo final do campeonato?

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Será que esse tal de “duto frontal” faz tanta diferença assim mesmo? A ver.
Gostei do “almas tementes a Confúcio”.

Glauco Porciuncula
Glauco Porciuncula
13 anos atrás

Muito interessante o sistema de ejeção de rodas da Toro Rosso. Numa disputa de posição próximo a linha de chegada na última volta pode ser útil pra eliminar um adversário.

Jonas Martins
Jonas Martins
Reply to  Glauco Porciuncula
13 anos atrás

Ouvi dizer que meu avô, Yuri Yirkanov, está trabalhando para a Toro Rosso e desenvolveu este método…

Jose Elano Martins
Jose Elano Martins
Reply to  Glauco Porciuncula
13 anos atrás

Boa demais. Ri quase meia hora…. e estou rindo ainda!!!!!!

Aliandro Miranda
13 anos atrás

Seria saudável se pelo menos dois destes autódromos faraônicos deixassem o calendário.

Fábio Amparo
Fábio Amparo
13 anos atrás

Esse fds vai dar Mercedes.

Mau palpite é Schummy, Rosberg e Massa.

Abs

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Posso estar enganado, mas Max Mosley deu um xeque-mate na Ferrari, quando resolveu adiantar o final do prazo para atualização dos motores antes do congelamento de desenvolvimento.

A Mercedes conseguiu atualizar e está a um bom tempo com o melhor motor da categoria.

A Ferrari reclamou muito na época.

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

A grandes chances do Senninha não passar do primeiro ano de F1.

Com esse estranho contrato de 3 anos na verdade o Shummy quer é bater o recorde de largadas do Barrica e o de vitórias de Senna em Mônaco.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Alexandre
13 anos atrás

Pois eu aposto um dedo que ele será campeão de novo…

Jonas Martins
Jonas Martins
Reply to  Alexandre
13 anos atrás

Uau!! Então quem está correndo é o personagem de história em quadrinhos Senninha!! Isso estava me cheirando a piada mesmo…

EduardoRS
EduardoRS
13 anos atrás

Como que os chineses vão assistir a uma corrida de F1 ganhando 30 dólares por mês? Sobre o treino, a Ferrari tá perdida no espaço de novo. Boa chance para a Mercedes fisgar a primeira vitória.

Cranio
Cranio
Reply to  EduardoRS
13 anos atrás

Depois metem o pau em Cuba…

Abelardo Sampaio
Abelardo Sampaio
13 anos atrás

Flávio,

O desempenho da Sauber à frente da williams não teria mais a ver com o pífio desempenho do motor cosworth? O motor ferrari tah dando problema mas ainda anda muito mais que o cosworth não?

Elmo
Elmo
13 anos atrás

“rubro-taurinos” Ótima, rs!