MENU

terça-feira, 13 de abril de 2010 - 17:27Arquitetura & urbanismo

ENCHE O TANQUE (21)

SÃO PAULO (acelerando) – Dia cheio, macacada, mas como só termina à meia-noite, vamos nessa. Com mais um postinho para nossa minissérie mais querida. Carlos Maul, de Joinville, mandou e explica:

Bom dia Flavio!

Em anexo lhe envio fotos do posto “Musse & Irmãos”, localizado na cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Ele está em atividade até hoje, e é considerado (pelos donos) o posto mais antigo de Santa Catarina e o terceiro mais antigo do Brasil. Foi inaugurado há 72 anos. Este posto eu já conheço há uns 45 anos. O prédio é o mesmo da inauguração e está localizado bem no centro de “São Chico”.

São Chico onde passei grandes carnavais e, provavelmente, abasteci aí o Golzinho branco que me levou até essa linda região anos atrás.

22 comentários

  1. geraldo nunes disse:

    Já perceberam que a maioria dos postos da série são de bandeira Ipiranga?

    E realmente mereceria uma placa, aqui em SC toda a cidade é a “capital” de alguma coisa, mas São Francisco é (merecidamente) uma das cidades mais antigas do país, e um excelente Carnaval, com certeza!!! Preciso abastecer lá, para tirar uma foto.

  2. Panhoca disse:

    E para completar tem um Troller na foto. Melhor da série até agora.

  3. sérgio castro disse:

    Bela imagem, mas certamente este posto deverá se submeter a algumas reformas e se adaptar às novas leis ambientais, pois agora os postos de combustíveis perto de mar, represa, mangue, mananciais, etc, tem que controlar de maneira eficaz os produtos que são derramados no chão, como combustível, óleo, detergente, etc . Até lavagem de carros nestes locais estão sendo proibidas, a não ser que existam procedimentos e equipamentos que ajudem a impedir a certa contaminação do solo e águas.

  4. A sombrinha apoiada na parede é para o frentista recruta abastecer na bomba descoberta, em dias de chuva. A coberta é só para veteranos.

  5. Marcelo Larsen disse:

    Também já passei por esse posto diversas vezes, mas nunca abastecí ali.

  6. Marcelo Krüger disse:

    Parabéns por mais essa série, FG!!!

    e parabéns também ao “Calinho” pela foto, o posto me veio imediatamente à mente quando vi o início da “série”…

    Krüger.

  7. Dudu disse:

    Tava esperando um carro russo abastecer ali para mandar a foto. Agora já foi.

  8. Sergio Endrigo disse:

    Legal a Ipiranga não ter poluído o visual original com placas enormes.

  9. Rodolfo disse:

    Como faço para mandar a foto de um posto pra vc???

  10. Alexandre - Minas disse:

    Ué, cadê o frentista pra atender? O cliente tem que dar o “Grito do Ipiranga”?

  11. Turista Paulista disse:

    INDIANA GOMES, TUDO BEM AMIGO SEM LIMITE??? QUE SAUDADES DA ILHA DE SÃO FRANCISCO DO SUL, QUE VISITEI ALGUNS ANOS ATRÁS! LINDA LINDA LINDA! ESTE POSTO PODERIA TER PRESERVADO AS BOMBAS DE COMBUSTIVEL DA ÉPOCA COMO ALGUNS POSTOS DE MG. MAS… QUE PROPAGANDA HORROROSA QUE A IPIRANGA VEICULA NA TV HEIN???

  12. Walter Campos - Poa disse:

    Também já passei carnaval em São Francisco do Sul, muito legal, não me lembro se abasteci neste posto

  13. Fernando Guzzo disse:

    Oi pessoal. Gosto quando falam das datas de fundação dos postos. É um dado interressante. Meu avô fundou um posto aqui em São Roque (SP) em 1937 e está em funcionamento até hoje, tambem com a arquitetura original. Antes dele abrir o posto, ele tinha uma barbearia no centro da cidade e então comprou uma bomba de combustivel e instalou-a na frente da mesma, fazendo assim uma “dupla jornada”; quando parava um veículo para abastecer ele dava um tempo com os cortes de cabelo e barbas e atendia aos carros, voltando em seguida para dentro do salão. Se somarmos os dois periodos (barbearia e posto), já se vão mais de 76 anos no ramo de combustiveis. Putz!

  14. gutZ disse:

    Quando a série começou esse posto foi o primeiro a vir a minha mente. São Francisco é uma ilha belíssima, uma pena que o porto cegou os governantes locais. Essa cidade tem tanto potencial turístico quanto Parati no Rio. São Chico é uma das cidades mais antigas do país.

  15. celentano disse:

    Bacana o posto mas os preços sao de doer, nenhum combustivel abaixo de 2,00 Reais.

  16. Abasteci lá no domingo, fica na quase em frente a casa do meu sogro.

    A cidade como um todo é preservada com um centro histórico maravilhoso.

  17. Davi Bosco disse:

    Muito bacana ver minha cidade aí no blog do gomes; e mais bacana ainda saber que o voce já andou por aqui. É uma honra. Grande abraço.

  18. Fábio Amparo disse:

    As fotos desta série dariam um belo livro, com imagens de carros antigos e as paisagens que compunham a época.

    abs

  19. Antonio Vieira disse:

    Passei por lá na semana passada e pensei: “belo posto pra fotografar e mandar pro blog do Flávio…”, mas não tinha uma câmera na hora. A foto do Carlos ficou ótima, dá até pra ver a Baía da Babitonga no fundo.

  20. Very disse:

    Bonito, merece uma demão de tinta e talvez até uma plaquinha comemorativa tipo “Posto mais antigo de SC” ou algo assim. Os paralelepípedos em volta são quase um elemento nostálgico a essa altura. Gosto bastante dessa série Enche o Tanque, aliás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>