ENCHE O TANQUE (26)
SÃO PAULO (era o máximo) – Momento anos 70. Quem enviou a foto foi meu amigo Rogério Gonçalves, que descobriu o Pré-Sal. É daqueles tempos em que havia gasolina azul e amarela. Hoje, seria o equivalente às aditivadas, creio. Não lembro direito, porque na época não tinha carro, e só pedia para meu pai colocar azul porque ele jurava que o carro corria mais.
Corria?
As vezes consigo um tantinho dessas no aeroclube, coisa de uns R$ 4,50 o litro.
a RD 350 agradeçe, só anda na azulzinha
O Fiat group falou!
E só disse bobagens. Quando ele abastece o “paulistinha” (ou Piper) dele e acha que o cheiro da AVGAS é agrádavel, deveria imaginar o trânsito de São Paulo inteiro usando essa gasolina com chumbo. Aí ele veria o que é bom pra tosse,ou melhor para a pele,pulmões e para o resto do corpo…
Falei…147 Group!
Não Sr.Silva..na verdade o meu “Paulistinha” ou (Piper PA-18) é um pouquinho maior e voa alguns Kts a mais e um pouquinho mais alto que isso…transporta confortavelmente até 6 pax e polui um pouquinho mais também pois trata-se de “dois” Lycoming O-540 .Entendeu? Ou quer que eu explique?
Vou pedir uma dica.
Tenho um Civic 2009 que tem consumo muito alto.
Na cidade média de 6,0 à 6,5 usando gasolina comum.
Se passar a usar a podium ou premium será que melhora o consumo ou não adianta nada.
A orientação da revenda é para o uso da gasolina comum ou etanol.
Desde já, obrigado pelas informações,
Walter, tem alguma coisa muito errada com o seu carro, ou com a bateria da sua calculadora . O meu Passat Variant TFSI faz de 8 a 9 em trÂnsito urbano ( 80%) e rodoviário (20%) em SP ! se ando em rodovia bate fácil 12 km/l (andando até 120 km/h) . Em trecho rodovi´rio, mesmo enfiando o pé não faz menos de 8 km/l, mas andando BEM acima do limite. Ouvi dizer que o Civic tem uma válvula de retorno que ‘as vezes entope e faz o motor andar afogado.Verifique isso, ou troque de mecânico.
É o Pelé ?
Não, não! Ele é mais famoso, se trata de Mustapha Cairo. O personagem do jogo de fliperama cadilacs e dinosauros, q todo mundo apelidava de negão da petrobrás! rsrsrsrs
essa foto é do começo da carreira na BR! rsrsrsrsrsrsrsr
Aí ele virou artista de jogo de fliperama, um dos que fez maior sucesso! rsrsrsrsrsr
Flávio,
Tenho muita nostalgia no que diz respeito a este tipo de gasolina.
Os Opalas 6 “canecos” (meu pai tinha um SS 02 portas azul marinho 72) e V8tões (um Landau branco 74) quando era colocado a gasolina amarela no tanque, simplesmente não andavam….é isso mesmo, não há a minima comparação com os dias de hoje que você possui uma central eletronica em praticamente todos os carros.
Além de não andar, batia “pino” na subida da serra, portanto, nesta época, era só azul, com o velho bordão: Enche de Azul!
Bons tempos e uma boa lembrança, como sempre em seu blog.
Abs
A leva de comentários contrapostos ao meu lembro que: Algum dos super preocupados com a saúde publica, o super sábio estudioso e outros que devem adorar serem enganados ao abastecer seus carros, conhecem alguém ou algum caso de morte ou invalidez no país visinho ou na América latina inteira por causa do uso de chumbo na gasolina? Se foi por causa dos usineiros ou por causa da mãe Joana eu não sei, mas existe a maxima de que o que foi bom ficou pra trás. Eu gosto de ao chegar no aeroporto, antes de voar, sentir o cheiro da AVGAS com que abasteci. Vai me causar cancer? Muitos de vocês aqui fumam ou fumavam porque o governo proibiu e porque realmente causa cancer!! Quem tem moral pra vir falar das minhas atitudes?. Na ultima inspeção veicular a que me submeti, ao ser indagado pela autoridade competente sobre os parametros de poluição do meu veículo respondi, ou melhor mostrei a ele que no manual do automovél pedia “gasolina” com 20% de mistura de Alcool e não 25 ou 35 como praticado, sabe o que ele fez, carimbou minha filipeta e me desejou um bom dia. Algo mais? Acho que nãoAcho melhor acordarem pra vida pois sentados atrás de mesas com seus diplominhas na perede só dizendo quem e o que são, parece não estar dando resultado, e o cancer que talves eu desenvolva seja por causa desta socieade imunda a qual infelizmente faço parte. Falei#
Quando os super’s deste blog pedem uma pizza, a Honda CG que as entrega tem catalizador? Quando os super’s compram uma mesa para a sala de jantar que veio do PR ou MT em carretas com 10 ton acima do peso tem preocupação com a “saúde publica”? As super’s dos super’s compram detergente Clean que jura que pra cada embalagem vendida eles plantam uma arvore? Por favor.Parem que eu quero descer.
23/04/2010 :) Desenterrando… Nem sei se o senhor morreu!
Mas enfim… Está completamente correto! É o sujo falando do mal lavado.
Agora, Essa da YPÊ foi u Ó! (kkkk) “- Haja espaço para tanta árvore…”
Tosco…
Muito tosco.
Azul de antigamente = Podium de hoje
Pro camarada aí que disse que a retirada do chumbo tetraetila foi uma “desculpa” pra “agradar os usineiros”, te pergunto: o resto do mundo também fez isso pra agradar os usineiros? Acho que não. E o chumbo é cumulativo, entra no corpo e não sai nunca mais, e conforme vai acumulando vai degenerando várias funções do corpo, a começar pelo sistema nervoso.
Aprenda um pouco de Química e Biologia antes de falar besteira.
É isso aí!!!
A retirada do chumbo não, mas a adição de álcool, com certeza!
Desconfio que o motor flex seja um motivo a mais para essa misureba da gasolina com o álcool. Azar de quem tem carro monocombustível.
Em tempo: e aquele álcool aditivado que vendiam há um tempo atrás? Em quê consistia??
Avgas 100/130 ainda tem chumbo!
Pura fantasia. O que corria mais era o motorista que encheu o tanque com azul e aí é que ele resolveu experimentar a performance. Portanto aí ele está “correndo” mais.
A principal diferença entre uma e outra era um consumo ligeriamente menor com azul e, conforme o carro e a situação, a azul não grilava.
Nos carros europeus, construidos e carburados para uma gasolina melhor, a amarela fazia clara diferença no rendimento e a recomendação era andar com azul, pois a nossa amarela era inadequada para esses carros.
A alem disso a diferença de preço não compensava. Em relação ao acrescimo de rendimento, se um fusca chegava a 130 com amarela, com azul no máximo 132. Exagerando, é claro, mas um diferença de rendimento que de fato não se podia perceber. O pé do cabra é que ficava mais pesado com azul.
Existe gasolina premium e podium.
Não achem que é a mesma coisa.
A premium é distribuida pela Ipiranga, e tem 91 octanos, e possui enxofre na composição, ( funciona como um pré-aquecedor ), mas prejudica internamente os cilindros de cromo ( nikasil e outras ligas ).
A Agrale teve imensos problemas com o enxofre,
quando iniciou sua produção de motos aqui no Brasil, ( depois a BMW, também teve o mesmo problema aqui no Brasil,, México e algumas regiões dos EUA , que eram abastecidos com gasolina mexicana ).
A gasolina podium é produzida pela Petrobras ( na verdade, toda a gasolina, e todo o óleo lubrificante, produzidos no Brasil, é a Petrobras que produz ), tem 96 octanos , e não possui enxofre em sua composição.
A gasolina aditivada, é a mesma gasolina comum com 86 octanos, só que o aditivo, não é nada mais que um
detergente e um corante aleatório, para manter os
eletro injetores ( bicos ) limpos , carbonização esta gerada pelo próprio enxofre.
Entenda-se, maior octanagem, maior estabilidade química, ( maior resistência a pré detonação, para motores com
maior taxa de compressão ), que por sua vez se reflete em maior facilidade em partidas a frio.
Motores com maior taxa de compressão ,sofrem menos com pré-detonação, e ainda pela ausência de enxofre, não prejudicam cilindros resvestidos internamente com nikasil.
Todas as gasolinas tem 90 dias de prazo de validade, a podium tem um ano.
Por isso tudo é que a minha CB500 só roda com podium.
O motor das AGRALE não éra o CAGIVA italiano? Lá na Itália se rodava com enxonfre na gasolina.
O Fiat tem razão, pelo menos quanto à origem das Agrale. As primeiras SXT eram, na verdade, as Cagiva Aletta Rossa “nacionalizadas”, fruto da parceria da empresa de Caxias do Sul com a casa de Varese em 1983. Portanto os motores deviam estar ajustados à gasolina com enxofre, embora eu não seja capaz de afirmar que as especificações do combustível italiano da época fossem semelhantes às do brasileiro.
As Agrale sofreram mesmo no início foi com a falta de confiabilidade mecânica, baixa qualidade dos materiais empregados em pistões e bielas e especialmente o defeito crônico de vedação de bomba d’água. Mas muitos desses problemas foram corrigidos ao longo do tempo e as 27.5 dos anos seguintes eram excelentes motos, só não conseguiriam mesmo sobreviver ao domínio das 4T no mercado. Infelizmente, porque hoje, se pudesse voltar no tempo, não teria vendido minha Explorer…
Alguem que sabe das coisas!
Lindo o Opalão da foto.
Falando de forma bem amadora, na gasolina aditivada eles misturam uma especie de sabao p manter os bicos da injecao sempre limpos. a gasolina azul nao tem sabao algum e a octanagem e bem maior! Alguns postos ainda vendem gasolina azul, mas o fazem somente em casos permitidos por lei!
A Gas. azul dava muita diferença tambem nas motos japonesas, até a marcha lenta subia sozinha!!!
O VW com motor deitado tb gostavam da azulzinha…não sujava nem o filtro de gasolina…
No início dos 70, meus pais chegavam no posto com o galaxão e uma moeda de 50 centavos de cruzeiro, ou 1 cruzeiro, e entrava gasolina pacas.
É possível tentar reproduzir os resultados da antiga Azul colocando um oxidante muito conhecido pelo pessoal do kart, fabricado pela Bandeirante Química. Na época do lançamento da Gasolina Premium da Shell (alta octanagem ) eu tinha um posto no interior de São Paulo ( Araraquara ) e usava 400 ml desse oxidante para cada tanque. A moçada da região que gostava de acelerar fazia fila no posto nas sextas feiras pra buscar o “veneno”. Existe também um produto usado no aeromodelismo, a base de tolueno que pode aumentar o desempenho. Quem comercializa é a Quel Quimca perto da ponte da João Dias mas o forte mesmo é esse oxidante da Bandeirante. Experimentem e tragam os resultados.
Gasosa da Azul quantas histórias já escutei a respeito. Mandei no teu Twitter o link abaixo de um sonho divulgado a 3 anos e realizado. Parabéns!!!
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2007/04/24/ladaland-terca-11/
Por acaso o “frentista” da foto é o Pelé?
Apesar de não ser do meu tempo… era a famosa gasolina de avião… se bem os aviões atualmente são abastecidos com querosene…
Apenas aeronaves com “motores a reação” são abastecidos com querozene, que não congela a grandes altitudes e baiximas temperaturas a que as aeronaves são submetidas.
Me lembro que, nessa época(anos 60), meu Pai tinha uma SIMCA Verde Metálica(não me lembro o nome da cor) que de tão linda, era chamada de “SOFIA”. Quando íamos para a estrada a SOFIA era alimentada com a “azulzinha” e o nosso prazer aumentava com o ronco gostoso de ouvir daquele V8.
Abraço.
Idem… no dia a dia era gasolina amarela… mas quando o meu Pai ia pegar uma estradinha lá ia gasolina Azul no tanque.
O mundo era mais simples… e o ABC era bom pacas.
Imperador
Já falaram tudo! Apenas para reforçar, a azul era muito, mas muito melhor que a comun (amarela).
Só mais um comentário.
O Muhamed Ali (cassius Clay o boxeador) estava trabalhando de frentista no Brasil?
Uma coisa me chamou atenção na foto:
O Muhamed Ali (Cassius Clay o boxeador) estava trabalhando de frentista em um posto no Brasil?
Antes de alguns criticarem a retirada do chumbo da gasolina, elemento este que realmente elevava a octanagem, mas é cancerigêno. Isso não foi idéia de usineiros ou de politicos de ocasião. O chumbo foi proibido na gasolina em várias partes do mundo, por exemplo na Europa e nos EUA foram nos anos 80! Por lá o pessoal usava,para substiuir o chumbo,um produto chamado MTBE (Metil Terciário Butil Éter), este produto é derivado do petróleo e muito mais caro que o Etanol e apesar de não poluir o ar, em caso de vazamento vai até o lençol freático (acho que se escreve assim) .
Quando no inicio dos anos noventa proibiu-se o chumbo em nossa gasolina (medida tomada com certo atraso), nossos “cientistas” utilizaram o Etanol como elevador de octanagem,é um produto bem mais barato que o MTBE. No resto do mundo essa medida não foi tomada por que lá o clima não favorece a plantação de cana de açúcar!
Quando o “mercado” esta com falta de “álcool”, a refinaria do Rio Grande do Sul usa um pouco de MTBE na composição de sua gasolina, eventualmente “Metanol” (álcool de madeira).
Para quem viaja para os paises do sul (Argentina,Paraguay,Uruguai…), existem alguns lugares onde se vende gasolina com chumbo.pensem bem antes de abastecer, pois o chumbo entope o catalisador e aí fim de viagem, ou melhor do catalisador.
Alguém chegou ver colocar da gasolina VERDE nos veiculos? eu me lembro que tinha, mas não sei se era so para aviões, como agora….
Que eu lembre era só para aviões, não tinha em postos de gasolina.
Já o meu pai dizia que não adiantava abastecer com a azul porque nosso carro (não sei se era um Fusca ou uma Brasília na época) tinha baixa compressão. Eu não fazia a menor idéia do que era “compressão” mas vejo hj que ele estava certíssimo.
Meu primeiro Macacão de Kartista foi esse que o Frentista estava usando, só que eu coloquei mangas compridas e mandei bordar meu nome e sangue nele….naquela época tava sem grana até pra comprar um Macacão…imaginem meu orçamento por prova…
Bela foto.
Abraços
Curiosidade: a gasolina Podium tem chumbo, já que mencionam aqui que é a equivalente a azul?
Abs.
A Gasolina Podium não contém chumbo.
O frentista tava precisando de um par de óculos para enxergar a bomba!
Quando acabaram com a azul, acabaram com boa parte do automobilismo brasileiro! Os motores muito preparados não aguentavam a amarela de anemia, como dizia o Joelmir Beting.
Alguém reparou que o frentista usava capacete de segurança? Porque?
A gasolina com chumbo só foi proibida no Brasil?
Foi proibido no mundo inteiro, e o Brasil foi um dos últimos países a retirar esse aditivo de sua gasolina, ao longo dos anos 70. Tem função anti-detonante, mas causa câncer…
Aditivadas atuais não chegam perto da antiga azul. Seria a Podium.
Lembro dos Dodges, Galaxies e as “sete-galo” da época usarem a azul.
Meu pai só colocava meio a meio quando subia a serra de Santos , para o carro não “bater pino”
Bons tempos.
O cara que tá abastecendo é o Pelé?
Com o grau de idoneidade dos nossos postos de gasolina, acho que em muitos deles a diferença era só na cor mesmo.
Se bem me lembro, o chumbo tetraetila estava presente nas duas gasolinas (amarela e azul). O que diferenciava a octanagem era a qualidade do petróleo usado (a maior parte era importado de qualquer forma) e a técnica de destilação. A amarela também tinha componentes que geravam a conhecida “goma” nas partes mecânicas que ela entrava em contato.
O chumbo foi substituído no mundo todo por outros aditivos (sintéticos) por ser agente cancerígeno.
Este opalão falta as rodas de MAGNESIA, buzina FIACAM,carburador RECO-RECO, e manopla de cambio com ESCORPIÃO plastificado, rs, era moda na época
Opalão 71, motor 153, placa DI 5094…brincadeira!!! Honestamente, não sei se o carro corria mais. Mas reza a lenda, que um dia desses um amigo meu foi comprar um Honda Cívico, e escolheu a cor vermelha porque diz ele que corre mais…Nessa época de Avigas, meu pai tinha um Opala Envemo. Esse sim, difícil de achar!!!
A gasolina azul era aditivada com chumbo tetra-etila, que aumenta o poder anti-detonante do combustível, evitando a famosa batida de pinos nos motores de alta taxa de compressão, que entram em combustão expontânea, antes da faísca da vela. Mas também melhorava o rendimento de motores com média ou baixa compressão. De fato, andava mais. Bons tempos. Opalão 71 ou 72.
Os entendidos e estudados no assunto, juram que as gasolinas de maior octanagem de nada adianta em pequenos motores de baixa combustão, mas eu posso jurar que o meu carro melhora em uns 30 % quando eu utilizo gasolina de alta octanagem.
O bonito da foto é a traseira do Opalão!
Abrax
Nem aditivada. Seria pódium e a comum.
Minha RD 50 só usava Azul. Octanagem maior. Mais chumbo. Tudo isso substituido (com vantagem) com uso do álcool anidro como anti-detonante. Nossa gasolina hoje é tão boa como qualquer outra do planeta. Avgas 100/130 é 10, mas esta com os dias contados devido a pressões ambientais. De mais era a “roxinha”. Avgas 130/150. Usada nos Grumman Trackert da FAB.
A Gasolina nossa não é tão boa quanto qualquer outra não. Viajei por um mês entre Chile e Argentina (14.400 km), onde existem três tipos de gasolina (Argentina, 93, 95, 97 octanas – Chile: 93, 95, 98 octanas) e o rendimento do carro é completamente diferente. Anda bem mais, bem mais econômico (não só porque não tem alcool, pois o comparativo foi feito com a nossa melhor agsolina – Podium – cheguei a fazer 3 km a mais por litro) e o motor fica até com menos ruído com um som muito mais harmônico. Além do preço, pois na argentina é praticamente 50% e no chile é 75% do nosso preço.
Rodolfo, a diferença esta regulagem da injeção do seu veículo. Otimizada para gasolina brasileira com 20 a 25 % de álcool anidro. Quando abastecido com gasolina aditivada com chumbo ou MTBE a performance vai ser ligeiramente melhor. Simplificando, é como se o motor fosse regulado para uma mistura mais rica. Quanto ao rendimento, se vc rodou em regiões com altitude maior, como esta presente nos dois paises vizinhos, a central electronica do seu motor compensa a altitude com uma mistura mais pobre, = consumo menor, não só o combustível mas as condições e situações de uso explicam, bem como um longo preconceito quanto a gasolina vendida no Brasil. Que em muitos casos, principalmente nos últimos anos é culpa dos postos inescrupolosos que misturam de tudo, que vai da barata água no álcool, ao solvente de borracha na gasolina ( quem tem carro de origem francesa sofre mais que os outros). Agora gasolina barata é na Venezuela. U$ 0,02 o litro!
Sds
Paulo
Andava mais, sim, Flávio.
Eu tinha um fusca, em 1968 meio que preparado pra estilingar melhor. Pneus importados, volante de madeira feito pelo Fittipaldi, alavanca do câmbio pouco maior que a mão fechada, barra de torção traseira, cambagem nos trinques – e azulinha no tanque.
Eu zunia na estrada entre Londrina e Apucarana, lá no meu velho Paraná. Quando não achava a azul, ia de amarelona mesmo – e ai o azul calcinha claudicava…
Era mais cara, quase o dobro. Mas valia cada centavo de cruzeiro.
Não sei se a gasolina azul tinha chumbo. Era gasolina com mais octagem própria para motores v8 ou de maior potência.
O Galaxie sem azul batia pino.
Nos DKW não adiantava usar.
acredito que equivaleria a premium de hoje.
No manual do Galaxie 67 (provavelmente nos outros também) tem as indicações para o avanço do motor, e eles especificam diferentes para gasolina azul e amarela. Esses dias mesmo lendo com o meu tio, demos risadas… bons tempos.
Era muito legal este tempo, colocando gasolina neste dójão. Entendo muito de opalas, abraços.
Corria bem mais…
…risco de desenvolver câncer rs…
FG;
Saberia informar onde fica esse posto? Já tenho um palpite…
No tempo em que a gasolina era de qualidade.
Lembro q meu pai guardava em casa (naquelas garagens tipicas dos anos 70) uns galões de 200 litros de gasolina amarela, azul, e diesel. Uma bomba relógio.. Tinhas ainda caixas e caixas de óleo Valvoline, tínner e muita tralha. A oficina era em casa.
A gasolina azul tb servia de “tira-graxa”. Roupa, mão, panos, qq coisa… ela saia arrastando toda a graxa. hehehe
Anda mais pq tem maior octanagem (mais de 100) enquanto a comum tem 70/80. Quanto mais octanas maior a taxa de compressão. Dexia menos resíduo e é menos poluente. Mas tem chumbo e é cancerígena.
A gasolina azul tinha maior octanagem que a comum (amarela). O equivalente atual dela seria a gasolina Podium, da BR.
Bons tempos.Saudades do tempo em que todos os sábados à noite,ia com meu patrão abastecer seu Charger R/T 1974 com a azulzinha num posto que existe até hoje,próximo à ponte do Socorro.
e o opalão ?