ESTORIL, 25 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 21 de abril de 2010 - 1:06F-1

ESTORIL, 25

SÃO PAULO (rápido, muito rápido) – Talvez hoje não haja muito mais a falar. Faz 25 anos que Senna ganhou sua primeira corrida, com uma atuação estupenda numa pista totalmente encharcada, impraticável.

Estoril. Tenho saudades de lá. Muitas.

21 de abril de 1985. Não me importei muito com essa corrida, na época. No mesmo dia, morreu Tancredo Neves. Eu era um garoto de 20 anos, elétrico, sedento por um país melhor. A vida parecia não caber em apenas 24 horas.

Um quarto de século atrás. Parece que foi há 25 anos.

Eu era bem melhor há 25 anos.

149 comentários

  1. Macs Alves disse:

    O Senna foi o maior de todos os tempos porquê enquanto viveu ganharia de qualquer um. E, muito provavelmente, de qualquer outro com equipamento semelhante, em qualquer época. Em qualquer casa de apostas de londres apostariam nele, mesmo com carro inferior. A pesquisa da Autsport foi indiscutível nesse ponto, como todo mundo sabe. Ponto.
    O Shumi merecia uns 4 campeonatos, como o Prost. O Senna, pelo menos 6.

  2. junior disse:

    Realmente eram outros tempos não dá para comparar.
    Claro que foi fácil para o Senna nesta corrida. Todo mundo com pneus para tempo seco e só ele no grid com pneus de chuva. Por isso que ele ultrapassava com extrema facilidade. Colocar uma volta no terceito colocado e o carro dele nem erra o mais rápido do grid. O que eu nao entendo é porque todos os outros carros do grid continuavam com pneu para pista seca.

  3. Emerson disse:

    Pessoal,
    Esta história de comparar pilotos é complicado, pois são de épocas diferentes, regulamento diferentes, mas nesta corrida do Estoril, o Ayrton fez uma das melhores corridas. de F1. Infelizmente naquele ano, a Lotus do Ayrton tinha problemas com o turbo, ora por problemas mecânicos, ora por problemas de consumo. Tanto que quando ele terminou as corridas, sempre ficou entre os 3 primeiros. Agora em Donington Park, falar que o Ayrton usava controle de tração e o Schumacher é uma grande bobagem, pois o carro da Benetton era mais desenvolvido que o Mclaren e a Benetton utilizava um motor da FORD mais atualizado do que o da Mclaren. Fico com as palavras do Alain Prost depois da Corrida. Ayrton utilizava ABS? Reposta, só se for nos pés….hehehe.. Sem contar, as desculpas de Prost após a corridas, Ayrton sugeriu que pintasse a Williams de vermelho a branco e trocassem de carro com ele….
    Abraço a todos!

  4. Franco disse:

    Eu lembro e tenho saudade dessa F1

  5. Emerson disse:

    Pessoal,
    Esta história de comparar pilotos é complicado, pois são de épocas diferentes, regulamento diferentes, mas nesta corrida do Estoril, o Ayrton fez uma das melhores corridas. de F1. Infelizmente naquele ano, a Lotus do Ayrton tinha problemas com o turbo, ora por problemas mecânicos, ora por problemas de consumo. Tanto que quando ele terminou as corridas, sempre ficou entre os 3 primeiros. Agora em Donington Park, falar que o Ayrton usava controle de tração e o Schumacher não é uma grande bobagem, pois o carro da Benetton era mais desenvolvido que o Mclaren e a Benetton utilizava um motor mais atualizado do que a Mclaren. Fico com as palavras do Alain Prost depois da Corrida. Ayrton utilizava ABS? Reposta, só se for nos pés….hehehe.. Sem contar, as desculpas de Prost após a corridas, Ayrton sugeriu que pintasse a Williams de vermelho a branco e trocassem de carro com ele….
    Abraço a todos!

  6. Álvaro disse:

    Olha, de fato os Sennistas são fanáticos, neuróticos. Esbravejam contra tudo e contra todos quando se fala que qualquer outro piloto era ou é melhor do que ele foi.

    Não importa quem é o piloto da vez, se Piquet (esse então….), se Prost, Schumacher, Mansell, etc. Tudo com as viúvas do Senna termina em bate-boca. Isso cansa!

    • Roberto Andrade disse:

      Isso mesmo, Álvaro. Até agora só deu viúva nos xingando, e ainda falam mal de nós, fãs do Schumy, não falamos nada demais!!!!!!!!!!!!

    • Álvaro disse:

      Meu caro Roberto Andrade,

      Não importa de quem sejamos fãs. É só lamúria.

      Pessoalmente, faço parte de um (infelizmente) não tão expressivo grupo de torcedores que admiram Emerson, Piquet e Senna. Tenho preferência pessoal pelo Piquet, mas e daí? Todos tem seus méritos.

      Isso sem esquecer do nosso Felipe Massa, que espero ver ganhar este ano em Interlagos o campeonato e a corrida!!

  7. Jose Medeiros disse:

    Schumacher fez corridas melhores? Em que categoria? Só se foi no Playstation 3. Senna, Prost, Lauda, piquet, rosberg e outras lendas não podem ser comparados com o maior de todos, já que eles tinham competidores fortes com carros iguais ou ligeiramente superior ou inferior e não uma equipe com orçamento de 500 milhoes de dólares e um companheiro de equipe que tinha que deixar ele ganhar. Schumacher é o maior de todos os vencedores, mas as melhores corridas nem sempre são as dos vencedores. Um exemplo: Damon Hill de Arrows GP Hungria 1997. Outro: Mauricio Gugelmim de March Silverstone 1988 querem mais?. Ou o moço do playstation vale mais.

  8. Mário Mesquita disse:

    Oh, Deus! Quanta viuva: Do difunto, do alemão vigarista neo-pereba… Vade retro!!

  9. celio disse:

    Sou fã do Schumacher, mas para mim, Senna foi o melhor de todos na pista molhada…não queiram contradizer, é uma realidade, como Schumacher é o maior campeão de todos…

  10. Joao Ribeiro disse:

    Alguem lembra de alguma corrida com chuva que o Senna não ganhou? Só lembro de 1, na austrália, que ele acertou a traseira de um retardatário. Isso sim é hegemonia na chuva!

  11. Rodrigo disse:

    Quem viu essa cara pilotar um carro de f1, não consegue aceitar esses piltos de hoje!! kkkkkkkkkk o Senna com 50 anos dava show nesses pé de chinelo de agora. kkkkk

  12. Flavio Almeida disse:

    O cara era um peixe….
    A 25 anos eramos todos mais humanos, não existia essa tecnologia que hoje nos faz de idiotas….

  13. Antonio disse:

    Senna ganhou no dia em que Tancredo morreu e no dia em que o Brasil foi eliminado na copa de 1986.
    Levando alegria em dias de tristeza.

  14. Antonio disse:

    Primeira Vitória no segundo ano de F1 já na segunda corrida,
    na chuva,
    fazendo a Pole Position,
    fazendo a melhor volta

    Colocando 2 voltas em cima do quinto lugar e
    1 volta em cima do terceiro !

    Quando vimos isso na F1 ?

    De fato , é por essas e muitas outras é considerado por quem dividiu curvas com ele nesse e em outros dias , o melhor piloto de todos os tempos.

    Esse vídeo mostra tudo.

  15. Boszczovski disse:

    Vocês são todos iniciantes! Foram memoráveis p/os amantes da F1 ver o Senna brilhando nesta pista, pela primeira vez !
    Álias, se o carro “prestasse” o Senna teria sido campeão neste ano. Senna sempre foi incomparável!

  16. Alexandre Ferreira disse:

    Senna sempre será o melhor piloto de todos os tempos !!!!!! me lembro do seu primeiro titulo mundial no Japão quando seu carro apagou e ele teve que sair passando todo mundo uma corrida incrivel do nosso herói Senna !!!!!!

  17. kaio Stadler - Curitiba - PR disse:

    Neste video nos temos uma grande noção do que era antes e hoje. Antes o cambio era manual, o cara guiava no peito e na raça mesmo, não tinha esse monte de tecnologia, e o Estefan Bellof naquele temporal todo e sem a metade do bico!!!! Naquela época sim era de arrepiar. Hoje se o cara gospe na pista (desculpa o termo) entra o saftcar. Se risca um pouco o bico tem que trocar.
    Me desculpa os puxas saco do Shumacher mais se ele fosse piloto naquela época, será que ele seria tudo isso???

  18. PROFESSOR disse:

    O MAIS INTERESSANTE NISSO TUDO É A VISÃO GERAL DE QUE O PAPAGAIO GALVÃO BUENO SEMPRE FOI MUITO RUIM E PENA QUE A GLOBO COMPRA TODOS OS DIREITOS , MAS É MUITO BOM VER AS IMAGENS GERADAS PELA GLOBO E OUVIR PELA JOVEM PAN , TÉO JOSE E O VELHO ITALIANO , EU ENTREI EM INTERLAGOS ANTES DE O GRANDE PREMIO TER VALIDADE , ANTIGAMENTE SE FAZIA UMA CORRIDA E SÓ NO ANO SEGUINTE VALIA PONTOS PARA O MUNDIAL.

  19. Lastikas disse:

    Há 25 anos Galvão tinha seu primeiro orgasmo ao gritar Ayrton Senna do Brasil.

  20. Adriano Corrêa disse:

    foi uma corrida boa, até, mas o grande Schumacher já fez iguais ou melhores, várias vezes….

  21. Al disse:

    Muito bacana essa corrida de Estoril em 85, mas eu preferi Monaco em 1984, quando se não terminassem a corrida, Senna passaria a McLaren do Prost com seu Jet-Ski da Toleman.
    Pior pro Prost, que venceu a corrida, mas levou só 4,5 pontos. Se tivesse chegado em segundo levaria 6 e não perderia o título para o Lauda no final…

  22. Bronca disse:

    Isso não é novidade, você sempre fez questão de não dar importância às vitórias do Senna. Azar o seu!

  23. Carlos Almeida disse:

    eu concordo com roberto andrade, gustavo, affonso, e outros…

    schumacher mataria a pau esse cara, e fezcorridas MUUUUUUUUUUUUITO melhores

  24. Leonardo disse:

    Não me lembro muito bem desse dia. Apesar de querer antes, só consegui nascer em 1985.

    Essa vitória do Senna foi realmente marcante, tanto por ser a primeira quanto pela chuva. E ainda dando volta no terceiro, o que foi facilitado pela chuva, claro. Mas foi demais.

    E o Roberto Andrade voltará para dizer que o Schumacher fez isso em Mônaco 1997 como já falou 5 vezes aqui.

  25. Danilo disse:

    “Estoril. Tenho saudades de lá. Muitas.”

    Poucos jornalistas conseguem se expressar de forma tão simples e lógica ao mesmo tempo..

  26. Batista Lara disse:

    Simply the best !!!

  27. Sanzio disse:

    O Senna tava encapetado nessa corrida. Deu volta no companheiro de equipe, mal passa pela bandeirada e já vai diminuindo e tirando o cinto pra desespero de quem vinha atrás… Realmente uma bela corrida.

  28. Duque disse:

    Tudo era melhor há 25 anos !!! Não havia celular e não havia motoboys !!!

  29. henrique disse:

    é engraçado.. fan do Senna nesse blog é chamado de viúva certo?? mas tem umas três viúvas do Shumacher (sim viúva porque a carreira dele já era) indignadas, só porque o FG lembrou da data… rsrsrs
    nada contra o alemão, mas que é engraçado é…
    o que eu sei dessa corrida é de um documentário e as palavras do Peter Warr sobre a performance do Senna.. alías disseram que a Lotus andava bem na chuva… esqueceram que ele deu volta no De Angelis??

  30. Glailson disse:

    Legal, video pra lembrar os bons tempos. Detalhe: O carro da McLaren de Prost parado até o fim da corrida ali do lado. Se fosse hoje, SC na certa, alguém duvida?

    Valeu pelo FG

    • Vantoil Lima Jr. disse:

      Isso era legal, o circuito depois da corrida parecia uma cidade após uma guerra, carrros batidos e peças espalhados pelos cantos.

      Hoje um carro bate e lá vem o trator tirar da visão (isso se não entrar o SC para o trator entrar na pista).

  31. Manzano disse:

    Será que vc era melhor ha 25 anos meu caro Flavio?

    E a experiencia de vida, as conquistas… Basta saber como usa-las pra ver que, certamente, hoje vc é ainda melhor.

    Em 85 eu tinha 10 anos… assisti essa corrida, mas antes disso, ja era fã do Senna.

    Acredito estar melhor hoje aos quase 35, rs.

  32. Fernando Mozart disse:

    Flávio, desculpa o termo do comentário, mais pior que as viuvas do Senna são os lambe-saco(tem hífen?) do Schumacher, puta merda
    Legal você lembrar de datas importantes, como os 30 anos da vitória do Piquet em outro post.
    As Shumaquetes tão se tornando a nova sensação dos fórums.

  33. emerson neves disse:

    Eu tinha dez anos,depois dessa corrida começei a gostar da f1
    Airton Senna nessa corrida mostrou que mesmo com um carro;
    ruim o braço faz a diferença, so pra lenbrar vetell o ano passado,tambem com um carro ruim ganhou na chuva em monza.
    e esse ano pode ser campeao.

  34. emerson neves disse:

    Eu tinho dez anos,depois dessa corrida começei a gostar da f1
    Airton Senna nessa corrida mostrou que mesmo com um carro;
    ruim o braço faz a diferença, so pra lenbrar vetell o ano passado,tambem com um carro ruim ganhou na chuva em monza.
    e esse ano pode ser campeao.

  35. Joao Eduardo Zeggio disse:

    Bons tempos que tínhamos pilotos que se arriscavam na chuva….se fosse hoje a prova teria safety car com certeza

  36. Thiago Azevedo disse:

    Gostaria que vocês me tirassem uma dúvida. O Bellof corria de Tyrrel, certo? Essa Tyrrel tinha motor aspirado? Alguém confirma isso?

  37. Mário Salustiano disse:

    interessante assistir todo o vídeo e depois abre mais links e tem um muito interessante sobre a globo que não conhecemos, lembra toda a epoca de censura que vivemos antes desse 1985 com o regime militar e a glbo gazendo as cabeças das pessoas na epoca como se vivessemos no paraiso, sobre a vitória de Senna foi muito emocionante até porque já estavamos esperando desde Monaco 84, foi uma epoca aurea para nós brasileiros principalmente se levarmos em conta que entre 81 até 91 Piquet e Senna venceram 6 mundiais,ou seja em 11 temporadas eles juntos venceram mais de 50%, pena que o sonho acabou

  38. Só ele mesmo para fazer isso tudo!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>