Bato uma aposta com quem quiser que essas sapatilhas são do piloto Suiço ” Jo Siffert “. Eu tenho um conjunto de fotos dessa etapa e em outra tomada, o crédito atribuído pelo fotógrafo oficial, indica que o ‘modelo’, pertence ao piloto da Lotus-Ford.
Saudações……
Concordo com o Neanderthal: Vic Elford!!
As aletas do bico da Lotus-Ford do Siffert são maiores, em extensão. Tenho várias fotos da temporada de 1968 e comparando todas elas, não dá fugir da Cooper BRM. Sendo na Itáli, 1968, é mesmo o Vic Elford!
Barba
13 anos atrás
Em 68 o macacões já eram em Nomex, portanto esse aí deve ser a prova de fogo. Depois do acidente do Bandini em MCarlo em 67, forma desenvolvidosos macacões a prova de fogo, prova, mas mais resistente ao fogo.
Em 68 aqui no Brasil os Fittipaldi já usavam estes macacões, parece que representavam a Les Leston, fabricante dos ditos.
Orlando Salomone
13 anos atrás
Mas a pinça antes da manga de eixo diminuia a inércia da roda, na vertical. Tem um emblema bordado do lado externo da sapatilha, ou é impressão minha?
Mark Web
13 anos atrás
Flavio,
Vendo esta foto, queria te dizer que ontem eu me lembrei de você…
E assim que eu me lembrei, vieram alguns elogios.
dr marcos
13 anos atrás
O James Hunt costumava cortar a ponta das sapatilhas para que os dedos não ficassem machucados. Tem uma foto dele no pódio, no mesmo ano em que sagrou-se campeão com o carro da equipe do Lorde gay Hasckt, onde ele aparece com os dedos de fora. Só não se foi em 1968. Alguém sabe dizer o ano que ele foi campeão?
Jim Clark morreu em Abril de 68. O GP da Itália 1968 foi depois, em 8 de Setembro. A última corrida de Clark foi o GP da África do Sul, Kyalami, em Janeiro.
Leonardo Costa - DF
13 anos atrás
Foto manipulada pela Globo para que a marca da sapatilha não apareça.
FES
13 anos atrás
Eu não sabia que já existia Silver Tape em 1968.
Thiago Azevedo
13 anos atrás
Silver tape? Se for, é bem mais antigo do que eu imaginava.
Essa foto está no banco de dados da Corbis. Tenho certeza absoluta porque eu baixei ela há alguns anos na página do banco de imagens. Chuto que é o Graham Hill em 1966 ou 1967. Quem tiver acesso ao site da Corbis poderá confirmar.
concordo contigo, o primeiro nome que me veio a cabeça foi do próprio, não sei se por já ter visto essa foto e não me recordar ou por simples intuição.
Soler
13 anos atrás
A raça sempre foi supersticiosa.
Antigamente era pior. Se o cara ganhava uma corrida com aquela sapatilha …nunca mais tirava.
Admito: Não havia segurança, tecnologia, etc. Mas acho que estes caras se divertiam MUITO.
silveira
13 anos atrás
Foto Poesia nostálgica para os punta taco.
PAULONI
13 anos atrás
British green, com auela asinha branca deve ser o BRM que em Monza correu com Piers Courage, Pedro Rodriguez e um cara chamado Frank Gardner. Lembrando que 68 foi o ano de estréia dos Gold Leaf Lotus e de despedidaa do grande Jim Clark.
Tecnicamnete podemos classificar a não presença do Jim Clark na temporada de 68 como “ausência por motivos que fogem a vontade do próprio” afinal morte não é despedida, morte é morte, a explicação prática da redundância. nada é mais redundante que a morte.
Morreu talvez o primo mais próximo do Hans Staden, aquele que era o maior piloto de todos os tempos segundo a visão do criador, apesar de nunca ter pilotado um carro…. o Jim Clark quase se igualou a ele, virou piloto por acaso, era um fenômeno que dificilmente será igualado, 25 vitórias e se não me engano só dois segundos lugares,,, isso em 52 largadas, era bola ou bulica…..
kaio Stadler - Curitiba - pr
13 anos atrás
E o macacão então, se cair uma fagulha o cara vira o homem toxa ou tocha sei lá eu!!!!!
Heberson Haase Pinheiro
13 anos atrás
Sobre esta época, podemos dizer: Eram corajosos, ou loucos?
Linda foto!
Flavio Costa
13 anos atrás
Seriam do Jackie Stewart?
Jonny'O
13 anos atrás
Com certeza a suspensão é do Cooper , era o unico carro de 68 com esse freio a disco ainda não embutido nas rodas ,meio grosseiro até.
Antonio VK
13 anos atrás
Eu sei quem era o piloto. Era o Bozo!!
Fábio Amparo
13 anos atrás
Este é o luxo e o glamour da F1 de antigamente.
Esses caras sim sofriam pra levar o carro até o final.
Abs
Reynaldo
13 anos atrás
tempos dificeis mas poeticos e sem estrelismos.
legal demais voltar no tempo
RCRG72
13 anos atrás
As sapatilhas, com certeza chamam a atenção. E o macacão, ainda era de “combustão rápida”? Parece que era!
Homônimo/Ce
13 anos atrás
lemberi do Penalty Futsal todo cheio de esparadrapo!
Mas aqui realmente tem uma galera que conhece cada detalhe de carros e pilotos que fico impressionado.
Marcio
13 anos atrás
Nossa!
Me lembro de remendar meu rainha volley com silver tape para jogar futebol de salão, só q na epoca silver tape era importada e fora da minha realidade, porem eu tinha um amigo q gostava de surf e skate, o pai dele trazia silver tape de EUA para ele remendar a prancha de surf, como ele jogava no mesmo time q eu, ele me “emprestava”, e é claro q ate hj nunca devolvi…rs.
Marcio
Hoje não deve ir silver tape nem em remendo de carenagem, demais a foto.
Flávio Silva
13 anos atrás
Uma sapatilha “austera”, ou seja cumpre bem o papel, nada de luxos. Deve ser de piloto Russo!
Flávio você deveria adotar uma dessas para pilotar o meianov.
neto
13 anos atrás
No minimo o cara tem um LADA, deve ter empurrado tanto que furou a sola do sapato!!!!!!!!!!! A sola do seu ja furou FG?????
Tenho quase certeza absoluta que esse pneus são Firestone e não os Goodyear que a Brabham utilizava em 1968
.
Além disso, as aletas dos Brabhams era da cor amarela – o amarelo australiano – e não brancas; e elas tinham o formato trapezoidal e não meia-lua (ou quase) como a da foto.
Meu palpite (acredito certeiro!) é que o carro seja uma Cooper T86B com motorização BRM, que utilizava os pneus Firestone. Os pilotos mais ‘frequentes’ na condução desses Coopers foram o belga Lucien Bianchi e o britânico(?) Vic Elford…
Agora, saber de qual deles é essa “Lancha” com silver tape, é outra história…
Renato, pesquisei um pouco e parece que você está certo.
De pneus eu não sei nada, mas as aletas da Brabham não são – elas se prolongavam para formar a base com que se encaixavam no desenho da carroceria, independente da cor (as fotos que vi são em PB).
Os Cooper, pelo que vi, tinham desenhos de aleta diferentes conforme as pistas, e não consegui achar uma foto do carro em Monza. Mas uma foto no Nurburgring deu prá ver uma suspensão dianteira muito semelhante à dessa foto aqui.
Em sendo um Cooper, então dá pra afirmar com segurança que os pés são do Vic Elford, pois só ele efetivamente correu em Monza naquele weekend, Bianchi não tendo o carro pronto a tempo de fazer nada.
O melhor (ou pior) da história é que tenho um livro do Elford contando sua carreira, mas com um defeito de edição faltando um caderno de páginas, e o texto é justamente interrompido quando ele começa a contar o acidente que o tirou desse GP na segunda volta – tudo que pude ler é que foi por algum motivo bizarro e engraçado, que poderia ter tido sérias consequências mas felizmente não.
Fico imaginando se não teria sido pela sapatilha se desmanchando e enganchando num pedal.
abs
Batista Lara
13 anos atrás
Os carros dessa época eram tracionados como o dos Flintstones, com os pés? Ou como aqueles (esqueci o nome) da corrida maluca?
imagem me faz recordar a primeira vez que fui assitistir a uma corrida de formula 1 em interlagos .
Vi meus idolos de perto,mas todos com macacões sujos de graxa ,esfiapados, um contraste muito grande com os dias de hoje,bons tempos aqueles.
Não entendi essa “colaboração” !!! Vc nos deu um link de 1973, que começa com o François Cevert se “equipando” para uma corrida, e a foto acima é do GP de MONZA de 1968 !!!
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Phil Hill
Bato uma aposta com quem quiser que essas sapatilhas são do piloto Suiço ” Jo Siffert “. Eu tenho um conjunto de fotos dessa etapa e em outra tomada, o crédito atribuído pelo fotógrafo oficial, indica que o ‘modelo’, pertence ao piloto da Lotus-Ford.
Saudações……
Vic Elford.
Concordo com o Neanderthal: Vic Elford!!
As aletas do bico da Lotus-Ford do Siffert são maiores, em extensão. Tenho várias fotos da temporada de 1968 e comparando todas elas, não dá fugir da Cooper BRM. Sendo na Itáli, 1968, é mesmo o Vic Elford!
Em 68 o macacões já eram em Nomex, portanto esse aí deve ser a prova de fogo. Depois do acidente do Bandini em MCarlo em 67, forma desenvolvidosos macacões a prova de fogo, prova, mas mais resistente ao fogo.
Em 68 aqui no Brasil os Fittipaldi já usavam estes macacões, parece que representavam a Les Leston, fabricante dos ditos.
Mas a pinça antes da manga de eixo diminuia a inércia da roda, na vertical. Tem um emblema bordado do lado externo da sapatilha, ou é impressão minha?
Flavio,
Vendo esta foto, queria te dizer que ontem eu me lembrei de você…
E assim que eu me lembrei, vieram alguns elogios.
O James Hunt costumava cortar a ponta das sapatilhas para que os dedos não ficassem machucados. Tem uma foto dele no pódio, no mesmo ano em que sagrou-se campeão com o carro da equipe do Lorde gay Hasckt, onde ele aparece com os dedos de fora. Só não se foi em 1968. Alguém sabe dizer o ano que ele foi campeão?
Viajastes na maionese !!! O James Hunt foi campeão em 1976 !!!
com certeza Jim Clark, o verdadeiro escocês voador não o Jackie.
Jim Clark morreu em Abril de 68. O GP da Itália 1968 foi depois, em 8 de Setembro. A última corrida de Clark foi o GP da África do Sul, Kyalami, em Janeiro.
Foto manipulada pela Globo para que a marca da sapatilha não apareça.
Eu não sabia que já existia Silver Tape em 1968.
Silver tape? Se for, é bem mais antigo do que eu imaginava.
Silver Tape nada!!! É esparadrapo sujo mesmo.
Essa foto está no banco de dados da Corbis. Tenho certeza absoluta porque eu baixei ela há alguns anos na página do banco de imagens. Chuto que é o Graham Hill em 1966 ou 1967. Quem tiver acesso ao site da Corbis poderá confirmar.
concordo contigo, o primeiro nome que me veio a cabeça foi do próprio, não sei se por já ter visto essa foto e não me recordar ou por simples intuição.
A raça sempre foi supersticiosa.
Antigamente era pior. Se o cara ganhava uma corrida com aquela sapatilha …nunca mais tirava.
Admito: Não havia segurança, tecnologia, etc. Mas acho que estes caras se divertiam MUITO.
Foto Poesia nostálgica para os punta taco.
British green, com auela asinha branca deve ser o BRM que em Monza correu com Piers Courage, Pedro Rodriguez e um cara chamado Frank Gardner. Lembrando que 68 foi o ano de estréia dos Gold Leaf Lotus e de despedidaa do grande Jim Clark.
Tecnicamnete podemos classificar a não presença do Jim Clark na temporada de 68 como “ausência por motivos que fogem a vontade do próprio” afinal morte não é despedida, morte é morte, a explicação prática da redundância. nada é mais redundante que a morte.
Morreu talvez o primo mais próximo do Hans Staden, aquele que era o maior piloto de todos os tempos segundo a visão do criador, apesar de nunca ter pilotado um carro…. o Jim Clark quase se igualou a ele, virou piloto por acaso, era um fenômeno que dificilmente será igualado, 25 vitórias e se não me engano só dois segundos lugares,,, isso em 52 largadas, era bola ou bulica…..
E o macacão então, se cair uma fagulha o cara vira o homem toxa ou tocha sei lá eu!!!!!
Sobre esta época, podemos dizer: Eram corajosos, ou loucos?
Linda foto!
Seriam do Jackie Stewart?
Com certeza a suspensão é do Cooper , era o unico carro de 68 com esse freio a disco ainda não embutido nas rodas ,meio grosseiro até.
Eu sei quem era o piloto. Era o Bozo!!
Este é o luxo e o glamour da F1 de antigamente.
Esses caras sim sofriam pra levar o carro até o final.
Abs
tempos dificeis mas poeticos e sem estrelismos.
legal demais voltar no tempo
As sapatilhas, com certeza chamam a atenção. E o macacão, ainda era de “combustão rápida”? Parece que era!
lemberi do Penalty Futsal todo cheio de esparadrapo!
pelo tamanho do joanete é o Jochen Rindt .
CARAMBA CONHECER O CARA PELOS PÉS,VOCE É PODOLOTRA,,,,,
Mas aqui realmente tem uma galera que conhece cada detalhe de carros e pilotos que fico impressionado.
Nossa!
Me lembro de remendar meu rainha volley com silver tape para jogar futebol de salão, só q na epoca silver tape era importada e fora da minha realidade, porem eu tinha um amigo q gostava de surf e skate, o pai dele trazia silver tape de EUA para ele remendar a prancha de surf, como ele jogava no mesmo time q eu, ele me “emprestava”, e é claro q ate hj nunca devolvi…rs.
Marcio
Parece um daqueles sapatos de jogar boliche. E finalmente identificado o avô do silver tape…
Na minha opinião o cabra aplicou a fita silvertape para dar melhor aderencia nos pedais, uma vez que o solado parece ser de couro, confere???
Hoje não deve ir silver tape nem em remendo de carenagem, demais a foto.
Uma sapatilha “austera”, ou seja cumpre bem o papel, nada de luxos. Deve ser de piloto Russo!
Flávio você deveria adotar uma dessas para pilotar o meianov.
No minimo o cara tem um LADA, deve ter empurrado tanto que furou a sola do sapato!!!!!!!!!!! A sola do seu ja furou FG?????
Não, a maninha empurra…
O carro eu palpito que é um Brabham, da equipe oficial, verde escuro com aletas brancas no bico (canto superior esquerdo da foto).
Acredito não ser a Brabham!!
Tenho quase certeza absoluta que esse pneus são Firestone e não os Goodyear que a Brabham utilizava em 1968
.
Além disso, as aletas dos Brabhams era da cor amarela – o amarelo australiano – e não brancas; e elas tinham o formato trapezoidal e não meia-lua (ou quase) como a da foto.
Meu palpite (acredito certeiro!) é que o carro seja uma Cooper T86B com motorização BRM, que utilizava os pneus Firestone. Os pilotos mais ‘frequentes’ na condução desses Coopers foram o belga Lucien Bianchi e o britânico(?) Vic Elford…
Agora, saber de qual deles é essa “Lancha” com silver tape, é outra história…
um abraço
Renato, pesquisei um pouco e parece que você está certo.
De pneus eu não sei nada, mas as aletas da Brabham não são – elas se prolongavam para formar a base com que se encaixavam no desenho da carroceria, independente da cor (as fotos que vi são em PB).
Os Cooper, pelo que vi, tinham desenhos de aleta diferentes conforme as pistas, e não consegui achar uma foto do carro em Monza. Mas uma foto no Nurburgring deu prá ver uma suspensão dianteira muito semelhante à dessa foto aqui.
Em sendo um Cooper, então dá pra afirmar com segurança que os pés são do Vic Elford, pois só ele efetivamente correu em Monza naquele weekend, Bianchi não tendo o carro pronto a tempo de fazer nada.
O melhor (ou pior) da história é que tenho um livro do Elford contando sua carreira, mas com um defeito de edição faltando um caderno de páginas, e o texto é justamente interrompido quando ele começa a contar o acidente que o tirou desse GP na segunda volta – tudo que pude ler é que foi por algum motivo bizarro e engraçado, que poderia ter tido sérias consequências mas felizmente não.
Fico imaginando se não teria sido pela sapatilha se desmanchando e enganchando num pedal.
abs
Os carros dessa época eram tracionados como o dos Flintstones, com os pés? Ou como aqueles (esqueci o nome) da corrida maluca?
Uma foto poética, se é que me entendem.
imagem me faz recordar a primeira vez que fui assitistir a uma corrida de formula 1 em interlagos .
Vi meus idolos de perto,mas todos com macacões sujos de graxa ,esfiapados, um contraste muito grande com os dias de hoje,bons tempos aqueles.
Amanhã, dirão o mesmo dos de hoje…
POR ISSO ACREDITO QUE O IMPORTANTE É O PRESENTE PRECIOSO,,,
Viva e guarde bem este presente que lá na frente você terá muitas boas lembranças. Mas não se esqueça de viver também o presente lá do futuro.
E viva a silver tape!
Que tal a sapatilha?!
Que tal o pneu?? Era de chuva ou era o único?
Eram único, nesta época dava para treinar e correr com um jogo de pneus (duros pacas!).
Legal a fita crepe nas “sapatilhas” o os pneus com ranhuras.
Piloto grande sempre sofreu nesse meio . Provavelmente é um remendo para caber o pé do grandão ! Eu suponho que a “culpa” disso tudo foi do Colin Chapman , construindo um carro especialmente para estatura de Jim Clark : A Lotus 25 ! Aqui http://lh3.ggpht.com/_eyGFti_LmKw/R0OinEzb3OI/AAAAAAAABUs/-S72tneZ1Xs/Various173.jpg
Colaborando: http://www.youtube.com/CanalDoZeBedeu#p/u/5/a8nf3VOkX-o
Não entendi essa “colaboração” !!! Vc nos deu um link de 1973, que começa com o François Cevert se “equipando” para uma corrida, e a foto acima é do GP de MONZA de 1968 !!!