LEGIÃO URBANA

SÃO PAULO (e molhada) – Numa tarde cinza, fria, feia, de muita chuva, alegra os olhos ver um Escortinho Hobby impecável nas mãos de uma senhorinha incólume pelas ruas da cidade. Não sei precisar o ano, nem ousaria dizer que é um modelo muito raro. Mas tem cara ser aqueles carrinhos que nunca mudaram de mãos, e que para alguém dirigir, que não seja a dona, só se pagar um sorvete de casquinha para ela. Com cobertura.

Subscribe
Notify of
guest

107 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
kit martelinho de ouro
8 anos atrás

Olá muito obrigado pela dica estou a procura de um kit de martelinho de ouro completo, vi esta dica aqui no site e achei muito bom, parabens por no iinforma dica tão importante.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
9 anos atrás

Comprei o meu exemplar no último dia 17. Vai ficar comigo pra sempre.

Joca
Joca
13 anos atrás

Prefiro o Golf preto logo na frente.

Muller
Muller
13 anos atrás

De fato louvável carro popular nessas condições, mas vá lá: esse carro com um motor 1.0… que me lembre, não andava nada! Pegar estrada era suicídio…

Sou chato, mesmo.

Angelo
Angelo
Reply to  Muller
13 anos atrás

Mesmo com o motor fraquinho, devido ao ótimo escalonamento do câmbio, podia se pegar estrada numa boa com ele, fiz diversas viagens para litoral e interior com ele e nunca passei sufoco, subia a Anchieta com ele em 3ª ou 4ª, dependendo do embalo. Claro que era um carro pra andar com calma, mas não devia muito aos 1.0 de hoje…Andava a 100 ou 120 kms/h normalmente…

Junior Lobo
Junior Lobo
13 anos atrás

Flavio fica uma dica construtiva….
por favor tente “apagar” os numeros da placas dos veículos!!

Nunca se sabe quem pode ficar curioso além da conta !!!

No resto, parabens pelo blog!!!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Junior Lobo
13 anos atrás

vixe, verdade? Acho que vou camuflar a placa do meu quando andar na rua, vai que alguém copia e faz alguma sacanagem!

Sandro Freitas
Sandro Freitas
13 anos atrás

bateu uma saudade danada!
eu tive um Hobby desta mesma cor e depois um Azul metálico escuro… estes carros me deixaram saudades!

Luiz
Luiz
13 anos atrás

Como é que você sabe que a senhorinha é incolume?Tinha que ter posto vírgula, mané.

Daniel Guedes
13 anos atrás

Sou um grande fã da linha Escort. Começou na minha infância quando eu ficava admirando um XR3 Conversível amarelo 88 que era da filha da minha vizinha, na época era 0Km. Hoje tenho um Conversível 89 que restaurei totalmente.
Tá certo que o Hobby é um popular bem comum de se ver, mas é relativamente raro de ver um ineiro como o da foto. A maioria dos Escort que rodam normalmente pelo trânsito estão todos acabados e mal cuidados.
Eu não coloco de jeito nenhum o meu Conversível para rodar no dia-a-dia, mas como fã do modelo, penso em comprar um Hobby para o uso diário.

Ah, sobre o carro da foto, aparentemente é um 94/95 ou 95/95, devido a cor, as calotas e o emblema. Os 93 só tinha a calota copinho do centro da roda e a mairia possuia o emblema Escort Hobby.

Vi gente brincando que caiu o nível do blog por ter colocado um Hobby. Acho que diriam a mesma coisa se esse blog existisse nos anos 70 e fosse colocada uma foto de Gordini no lugar.

Mário Mesquita
Mário Mesquita
Reply to  Daniel Guedes
13 anos atrás

Lembrando que o motor CHT é um motor de Gordini modernizado, já que a Ford não quis fabricar os CVH ingleses por aqui. Pessoalmente, adoro o carro e o motor.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Tive um 1.0! Era joinha, quase novo! Até cheiro de novo tinha e era a álcool o que aqui no sul não era muito aconselhavel! Mas sempre foi fiel!

Harry
13 anos atrás

Tremenda coincidência!
Faz um ano que vendi o meu (mesmo modelo, ano e cor) para comprar o “novo” voyage…
Pergunta se estou arrependido!

Edilson Vieira
Edilson Vieira
13 anos atrás

O do meu pai é ano 1985. Único dono. Absolutamente original. Está melhor do que esse. (Os Hobby, 1.0 eram muito fracos…). O dele é um 1.6 L. Qualquer dia deses ele enche o saco e bota prá vender.

Very
Very
13 anos atrás

Está inteiro aparentemente mas a cor é estranha. Mas sem dúvida nenhuma tem mercado a hora que o(a) dono(a) quiser vender.

marolla
marolla
13 anos atrás

Escort 1.0 94/95
Sem multa, sem nada.
Duas donas apenas. Essa no volante é a segunda.
Imagino como deve estar amarrado esse motor.

Os seus 52 cv eram tristem. O consumo não faz juz a motor 1.0.
Sou louco para ter um 85, do quadrado.

Alexey Karpov - Novo Hamburgo
Alexey Karpov - Novo Hamburgo
13 anos atrás

Faço parte do Escort Clube e simplesmente sou um apaixonado por estes carros. Tenho um, ano 2000. Mas gostaria mesmo era de ter um destes mais antigos com motor CHT. Ja tive dos modelos europeus, do ano 93 e 94 com esta motorização e posso dizer que não há nada mais confiável e econômico. São mesmo exelentes carros.
Pra quem quiser conhecer o clube, o endereço é este aqui:
http://www.escortclube.com.br/ec/
Entre e participe. Abraços!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

O valor destes carros não está na raridade do modelo, mas no estado de conservação e o carinho do dono. O melhor carro do mundo é o que nos pertence. Na foto, até o motoboy está “pagando pau” para o Escortinho. Bacana.

Leonardo
Leonardo
13 anos atrás

Ah… que bom ver que não sou só eu que gosto tanto desse carrinho, meu primeiro escort foi um L 1.6 92, que em dois não incomodou, atualmente tenho um XR3 1985 vermelho sunburst lindo, inclusive vim para o trabalho com ele hj…

Digo Garcia
Reply to  Leonardo
13 anos atrás

vermelho sunburst??????

AHHAHHAHAHAAhh traduzindo: vermelho querosene?

Sunburst, só ficam bem em em Fender e Gibsons =)

Daniel Bronzatti
Daniel Bronzatti
Reply to  Leonardo
13 anos atrás

É isto mesmo, vermelho Sunburst. O Indiana Gomes fez uma matéria com o meu carrinho há um tempinho, só clicar no link.
http://espnbrasil.terra.com.br/escort/video/83250_VIDEO+INDIANA+GOMES+E+O+ESCORT+XR3

E fica muito bem sim em XR3.

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
13 anos atrás

Pelo logotipo, deve ser de 96. Tive um 94 bordô no qual vinha escrito “Escort Hobby”. Creio eu que o nome mudo para não ter semelhança com os novos modelos do Escort que chegarariam logo depois. É a mesma coisa que fizeram com o Mille e o Classic.

Carrinho honesto. Se a Fiat manteve o Mille até hj assim como a GM fez com o Classic, me pergunto pq o Hobby não teve sobrevida, certamente seu projeto estaria muito mais atual que o pequeno italiano, sem contar o espaço interno e porta-malas.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Marcelo Liberatori
13 anos atrás

não dá pra comparar, o Uno tem aproveitamento de espaço em relação a estrutur similar a carros modernos, o Escort não…
Tinha boa aerodinamica, boa visibilidade, mas é um carro enorme para o espaço que oferece.

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Não deixou saudades

Bosley de La Noy
Bosley de La Noy
Reply to  Roberto
10 anos atrás

Você também não deixará…

Felipe
Felipe
13 anos atrás

não tem nada a ver mas só pra comentar com relação ao massa.

Pra ele ser agora campeão ele tem que administrar a classificação e sempre ficar na frente do Alonso

Leonardo
Leonardo
13 anos atrás

Legal é aquele XR3. Um amigo meu tinha um. De vez em quando a gente saía e eu as vezes dirigia de capota aberta. Quando a gente chegava em algum lugar sempre tinha o pessoal de Golf, Audi e Mercedes olhando e dizendo: “Que carro massa!”

mario aquino
mario aquino
13 anos atrás

Eu tinha um 94 desse com aquele vermelho da Ferrari, era o mais bonito que já houve, fiz a revisão de 30mil na Caltabiano, sai de lá peguei o minhocão com carro nos trinques, mais bonito que zero, tinha perolizado, levei uma fechada de um velhinho num Santana e fiquei de ponta cabeça com o carro bem em cima da Pça Mal.Deodoro, em frente da Globo, por sorte não caí lá de cima.
Com a $ do seguro comprei outro igual a este que já não era tão bom quanto o anterior, uma funcionária do escritório bateu mais que bengala de cego com ele.

Samuel Santos
Samuel Santos
13 anos atrás

Aqui em Santa Luzia região metropolitana de Belo Horizonte (cidade que deveria ter ao menos um autódromo), não é tão difícil assim encontrar Escort Hobby.

abs, Flávio

JULIO DIAZ
JULIO DIAZ
13 anos atrás

tive um branco. bom carro bastante espaço e um pouco barulhento.

Leonardo Azevedo
Leonardo Azevedo
13 anos atrás

Meu pai tinha um Escort L CHT 1.6 a álcool 84. Sempre antes de sair meu pai gritava “Leonardo, vá ligando o carro” rsrsrs. Andava uma barbaridade (quando esquentava, claro). Passamos 15 anos com ele e quando meu pai foi vender implorei pra eu ficar com ele mas não deu. :(

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Esse carrinho era uma porcaria, tive um. Na época, o mecânico estava quase me convidando pra ser padrinho do filho dele, de tanto que eu ia lá.
Como alguém aguenta ficar com ele tanto tempo???

Angelo
Angelo
13 anos atrás

Pedro o 1.6 como vc deve saber, vinha com a inscrição 1.6 no logo traseiro que era se não me falha a memória escrito “Escort Hobby 1,6” com o “hobby” em fonte script (escrita a mão), e esses só existiram em 1993 com a tal faixa cinza na parte inferior lateral, a partir dos modelos 93/94 passou-se a usar o motor 1.0 e pela cor dele, com certeza é 1995. Dizem que esse motor tem o mesmo bloco do 1.6, que passava por algumas modificações para baixar para 1.0 e era fornecido também para os primeiros Gols 1.0 (quadradinhos).

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Angelo
13 anos atrás

O meu é 93, nunca teve o nome “escort” atrás…
Mas realmente, pelo tipo da cor deve ser 1.nada mesmo.

O 10 usava o mesmo bloco sim, era um motor razoável, 50 cv com curso e diâmetro menor, e bielas maiores, então era muito liso. Só que incapaz de fazer o carro andar, daí o consumo maior que o 1.6. O motor bom precisa de um carro adequado pra ele.
Volta e meia vejo anunciado 1.0 como sendo econômico, mas é mentira, o consumo do 1.0 é beeem maior que do 1.6.
O 1.0 faz 10 km/l na idade e 13km/l na estrada, o 1.6 faz 11km/l e 16km/l, com teste da própria 4 rodas da época, e eu mesmo aferi isso no meu.

Wolf
Wolf
13 anos atrás

Em 96 fui pelo litoral de Sp até Fortaleza -ida e volta- em um Hobby 93 básico (1a fornada). Não deu um defeitinho sequer em 7 mil km.. E olha que na ocasião já tinha mais de 90 mil km rodados!

O básico sequer tinha retrovisor direito e ajuste do encosto no banco do passageiro- não reclinava- era fixo! Mas tinha odômetro parcial e acabamento em tecido nas portas e laterais…e pneus 155.

Esse da foto é 95, e completinho (vidros verdes, calotas grandes, limpador e desembaçador traseiro, banco do passageiro reclinável, pneus 175, reloginho digital no teto, radio original, volante do XR3 – isso mesmo, do XR3!, uma GRAÇA!)

Já o 96 além disso descrito acima, tinha para-choques na cor do carro e podia ter rodas de liga aro 14.

E tudo isso com acabamento Ford.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Este aí é 95. Em 94 o nome “Hobby” era escrito com o Escort antes e o Hobby em “letra de mão”.

A partir de 95 (até 96) usava só o nome Hobby. Este aí é 1.0, pois o 1.6 fabricou até 94 e havia uma faixa abaixo do friso lateral, parecendo uma tinta fundo cinza fosca.

Eu tive um 96 1.0 azul perolizado. Lindo… o carro mais bonito que eu já andei (pena que era pelado e com motorzinho de dentista). O acabamento era bom (cinza) e de bom gosto e o volante original era do XR-3 que tinha uma pegada melhor.

Bom carro! Xôxo, mas bom!

Estevão, de Curitiba
Estevão, de Curitiba
13 anos atrás

Na minha cidade, Colombo/PR, tem uns três que vejo todo dia. Inclusive o do meu primo que ainda temas calotinhas originais e é da mesma cor que esse aí da foto.
Meu irmão também teve um, mas marrom.
Não é um carro difícil de se encontrar inteirinho, não.
Abs.

Renan Veronezzi
Renan Veronezzi
13 anos atrás

Quando minha mãe comprou um desses, prateado e com o motorzinho CHT extremamente fraco, nós fomos direto pra intanhaém. Garanto que o acabamento é melhor que o do Gol da família, ano 2009. Além de ser simpático, esse aí está inteirão mesmo. Agora…sorvete de casquinha????

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

=((( poxa FG, baixou o nível hein… entro no site pra ver raridades e você posta a foto de um escort?????????????? vou começar a procurar outro blog, uhauhauhauha

João Vitor
João Vitor
Reply to  Rodrigo
13 anos atrás

acho que falo por muitos aqui… então vá!

Fabio Bill Tognolo Aggio
Fabio Bill Tognolo Aggio
13 anos atrás

Quase impecável. Se vê um “ovinho” perto de uma das letras “B” do logo

Fabio Bill Tognolo Aggio
Fabio Bill Tognolo Aggio
Reply to  Fabio Bill Tognolo Aggio
13 anos atrás

Em tempo: é um detalhe sem importância alguma, é raro ver um desses bem conservado

Aléssio Marinho
Aléssio Marinho
13 anos atrás

Meu primeiro carro foi um Escort Hobby 1.6 Alcool 1993 prata. Em 1996.
Em 2005 a vida me levou a comprar outro Hobbynho, só que vermelho. Foi carinhosamente apelidado de “Batom” por um querido amigo. Trabalhávamos juntos e viajamos muito com ele por nosso país. Em 3 anos rodei 130 mil km com ele, e o vendi para um cliente no MT, pois não tinha onde guardá-lo… Arrependimento matasse…
Fiz longas viagens com ele na Belém-Brasilia, e dei muito “coro” em carro grande com ele nessas viagens.
Conseguia manter médias de 140/150 Km/h direto nas retas do Tocantins com ele, principalmente nas estaduais.

Carlos Lins
Carlos Lins
13 anos atrás

Eu queria que aqui em BH os carros tbem tivesse placas CAM… ia vender na hora no meu HCL pra ter uma dessas

Edmilson Fidelis
Edmilson Fidelis
Reply to  Carlos Lins
13 anos atrás

Eu também queria uma para mim…

Raphael
Raphael
13 anos atrás

Tenho um XR3 85 espero que fique novinho igual a esse quando eu for reformar.

FLAVIO por favor quando publicar uma foto de um auto apague a placa do veículo.

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
13 anos atrás

Comprei um destes, ano 1995 para minha irmã. Era um bege-champagne, muito bonito mas muito fraco devido ao motor CHT 1000. Eu tinha um GOL 1994 com este mesmo motor. Já era ruim, imaginem o Escort, muito mais pesado…
mas foi o começo ! Hoje os motores 1000 já chegam quase aos 80 HP. O suficiente para andar numa cidade como São Paulo. ANDAR…?

Bianchini
Bianchini
Reply to  Alfredo Gehre
13 anos atrás

Desculpe, caro Alfredo, mas sempre tive a sensação do Escort andar melhor que o Gol 1000 com o mesmo motor. Não sei se devido às 3 primeiras marchas bem curtas, se a posição transversal do motor ajudava na “respiração” do motor, o fato é que, andando com os dois carros na mesma subida, o Escort me parecia enfrentar o desafio com maior galhardia.
Mudando de assunto, o Dodginho vai correr esse fim de semana?

Digo Garcia
13 anos atrás

Esses carros tem uma lance interessante: pega -se o motor 1.0 CHT e coloca-se o kit Mahle do CHT 1.6. ele vira praticamente um 1.3, andando mais e bebendo menos.

é uma ótima solução, visto que o kit custo benefício é bem agradável.

Fábio Amparo
Fábio Amparo
Reply to  Digo Garcia
13 anos atrás

Neste caso, não basta apenas a troca do conjunto Camisa/Pistão/Anel. É necessário ajustar a taxa de compressão, uma vez que o volume da mistura ar/combustível será consideravelmente maior.

Só assim o desempenho será otimizado corretamente.

Abs

Saulo Weber
Saulo Weber
13 anos atrás

Esse é 1.0, tenho um 96 prata com parachoque pintado, ele faz 11 na cidade, mas o ruim dele sao as relações de marcha muito curtas, mas dentro da cidade é um carro muito bom em comparção aos carros da epoca, era o unico com disco ventilado na dianteira e tem a suspenção traseira independente, poucos tinham. A retomada dele também era um dos melhores, claro por causa da relação, e tinha um senhor porta malas, em comparação aos 1.0 da epoca.

Eric
Eric
13 anos atrás

Se não for placa escolhida a CAM é de 1995.

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Que carro,

sim, um brinde ao melhor design dos anos 80, o lindo Escort. As linhas versáteis que ficaram ótimas no modesto Hobby e no esportivo XR3, com seu estofado especial, volante, rodas, faróis de neblina e todos os adereços esportivos como o famoso aérofólio. Um design moderno e limpo, coisa de gente fina. Trago sempre na memória os antigos XR3 ainda novos andando forte pelas estradas, praticamente absolutos… Meus sonhos de infância, um gol GT 84 e um XR3 da mesma época, quem sabe conversível… Sim Mestre dos Magos, hoje é praticamente impossível encontrar um (mesmo que seja um Hobby dos mais recentes) em estado de 0Km, uma pena e uma injustiça para com aquele carro que ja foi dos mais bonitos, elegantes e esportivos do nosso país, simplesmente saudade.

Aparecido
Aparecido
13 anos atrás

Boa noite Flavio, esse Escort é ano 95 pois 93 somente 1.6 e não tinha como opcional limpador e desembaçador trazeiro. Essa cor saiu nos modelos 95 e 96. O 96 os parachoques são da cor do veiculo. É um carro de um tempo que não volta na qual os modelos tinham personalidades e você quando mudava de categoria realmente sentia que tinha mudado, não hoje que com a padronização das plataformas não se diferencia o jeito e a maneira de dirigir e de sentir o carro. Somente sabe-se que mudou de categoria devido ao tamanho. Um abraço e parabêns pelo seu trabalho junto ao automobilismo em geral

Marcos Malfatti
Marcos Malfatti
13 anos atrás

Muitas saudades do meu XR3 CHT álcool da mesma cor e geração. Melhor carro que tive (considerando que na época eu era um moleque).

Mas como sabes que a “senhorinha é incólume”?

Bianchini
Bianchini
13 anos atrás

Eu não botava fé nos Escort Hobby 1.0 até o belo dia, em 1996, que minha tia comprou um Hobby 1.0 1994. Conhecedor do fato que minha tia só faz manutenção quando o carro dá problema, achei que o carro não teria um futuro muito longo. Ledo engano. O carrinho está na mão dela até hoje, mesmo usando por um tempo razoável o famigerado óleo Lubrax MG-1 (sim, aquele monoviscoso; o dia que descobrí, dei uma bronca na minha tia que ela até assustou e passou a usar óleo decente), o motor só precisou de retífica com cerca de 130 mil km (mesmo com esses maus tratos todos), o carrinho já fez “mudança” de São Paulo para a casa alugada no litoral e vice versa, enfim, é quase um tanquinho de guerra. De quebra, devido a um câmbio melhor escalonado, tem desempenho um pouco melhor que o mais leve Gol 1000 “quadrado”, que usa rigorosamente o mesmo motor. Se eu tivesse que comprar um carro com motor 1.nada para trabalhar, ele seria uma opção.

Odilon Silva Henrique Junior
Odilon Silva Henrique Junior
13 anos atrás

Flavio,

Se me permite lhe chamar assim? Acompanho seu blog há um certo tempo e gostaria de parabenizar vc, seus comentários, suas palavras, principalmente contra a exclusividade de transmissão da F1, a falta de concorrência é uma M. O Brasil é um país todo errado nesse sentido, se espn passasse em canal aberto, melhorariamos bastante! A muito gostaria de escrever e agora fiz esse comentário sem ter a ver com a foto e/ou mensagem do blog. De um abraço ao João e ao Mauro, vcs são D+!

marcio felomeno
marcio felomeno
13 anos atrás

Eu tive um escort Hobby, o meu era um xr3 1.8, belo carro.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  marcio felomeno
13 anos atrás

então não era hobby, né amigo…

JP
JP
13 anos atrás

Por aqui na minha cidade, ainda vejo muito desses, conservado.

E o motorzinho CHT… dispensa comentários. Um dos melhores já fabricados. Mesmo carburado consegue ser mais econômico que muito motor pós-moderno de hoje.

pasquale
pasquale
13 anos atrás

Olhos sensíveis de uma pessoa sensível. Parabéns!

Luiz Felipe
Luiz Felipe
13 anos atrás

Pedro,esse aí é 95,o 94 tinha calotas oriundas do Verona e o 96 tinha parachoques na cor do carro e outras calotas.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  Luiz Felipe
13 anos atrás

como disse, o meu é 93, tem essas calotas, esse emblem, só que aquela lateral cinza que indica o motor 1.6. Como esse carro aí é cinza, não consigo ver se se a lateral é fosca ou não.
Mas acho mais provável que seja 95 mesmo…

Joel_RS
Joel_RS
13 anos atrás

Difícil ver um desses, ainda mais inteiro desse jeito.

Pegaria um pra enfiar um Duratec nele.

Luiz Felipe
Luiz Felipe
13 anos atrás

Papai já teve um desses,exatamente o mesmo modelo,mesmas calotas,só que era azul,foi o primeiro 0Km de casa.Não andava muito,mas tinha um acabamento exemplar,melhor do que o de muitos “pseudos-premium” de hoje.