MINARDI, 25

SÃO PAULO (boa lembrança) – O blogueiro Pedro Medeiros não deixou a data passar em branco. Na semana passada, dia 7, fez 25 anos da estreia da querida Minardi na F-1. Foi no GP do Brasil de 1985 com um único carro, de Pierluigi Martini. “Éramos 10 pessoas em Jacarepaguá”, lembra Gian Carlo Minardi em texto publicado neste site aqui, em italiano. “A Lotus estreou na F-1 neste ano com 68 pessoas nos boxes”, compara o simpático dono de revenda de caminhões que tem no automobilismo sua grande paixão.

A Minardi existiu com esse nome até a temporada de 2005, quando foi vendida para a Red Bull e virou Toro Rosso. Foram 340 GPs disputados e 38 pontinhos marcados, suados e muito comemorados. O melhor ano foi em 1991, sétima colocada no Mundial.

Nos seus últimos tempos, o time foi conduzido pelo australiano Paul Stoddart, que comprou a esquadra de Faenza no começo de 2001. E manteve o nome, numa justíssima homenagem à história minardiana.

Nesses anos todos, lembro de uma passagem ótima, num GP da França, acho que em 2003. Chovia, e naquele ano o treino de sexta valia para a formação do grid — um sistema meio complicado que previa que o primeiro treino determinava ordem de entrada na pista no dia seguinte, algo assim. No fim da sessão a pista secou e os pilotos da Minardi, Jos Verstappen e Justin Wilson, conseguiram aproveitar os últimos segundos da sessão para virar tempos melhores do que todos, com pneus “secos”.

Ficaram em primeiro e segundo, mas Wilson perdeu seu tempo porque o carro estava 2,5 kg abaixo do peso, já que os pneus de chuva pesavam mais, e com os secos a equipe esqueceu de colocar um pequeno lastro. Foi um dia de cinderela para a Minardi, de qualquer forma, que fechou a sexta com o primeiro lugar, de Verstappen.

Foi uma festa nos boxes. De todas as equipes, diga-se.

A foto abaixo é de Martini em 1985, em Spa. Não encontrei nenhuma do Rio naquele ano. Mas o blogueiro Felipe Antunis achou, e está aqui. Fica a homenagem a um dos times mais legais de todos os tempos. Aquele que, como dizia Stoddart, garantia o salário de todo mundo das outras equipes. “Alguém precisa ficar em último”, ele me disse num almoço na Alemanha. “E se não formos nós, o que esses caras da Toyota vão dizer aos seus chefes, gastando o que gastam?”

Era a mais pura verdade.

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
NORBERTO SALVADOR MINARDI
NORBERTO SALVADOR MINARDI
13 anos atrás

GOSTARIA DE RELEMBRAR SE POSSIÍVEL , POR MEIO DE FOTOS , MOMENTOS INESQUECÍVEIS DA MINARDI NA FORMULA 1.

Antony O'Rilley
Antony O'Rilley
13 anos atrás

com a minardi morreu o romantismo da F1. depois dela tudo virou comércio.

Luiz Leite
Luiz Leite
13 anos atrás

Foi lá que o Alonso começou.

Rodrigo Vilela
13 anos atrás

Ver o Montoya vibrando e o Fisichella socando o ar foi uma das cenas que mais me marcaram na F-1!!!

R.CASAGRANDE
R.CASAGRANDE
13 anos atrás

Sim, foi na França, em 2003. Adorei ver aquilo. A Minardi foi, sim, uma equipe muito simpática, que eu gostava demais. Por mim ela estaria na F1 até hoje

abay
abay
13 anos atrás

bah gostava muito da Minardi! pra quem se quizer, tem um tributo à Minardi no Youtube…são 3 partes.

Ó o link da 1ª parte ae… http://www.youtube.com/watch?v=tfmyI9-taD4

André
André
13 anos atrás

Saudosa Minardi!
Faz falta!
Corriam pela paixão de correr e não pelo business q assolou a categoria nos ultimos anos…
Best F1 underdog team ever!
Minardi forever!

RAFAEL
RAFAEL
13 anos atrás

A minardi é a equipe mais querida de toda historia da F1.
lembro que em meados de 2002 a 2004 a segunda equipe com menos investimento gastava quase o dobro da minardi ( que era a equipe com menos recursos financeiros), mas muitas vezes a minardi andava colada ou até mesmo na frente de equipes com mais recursos que ela.
Uma vez Paul Stodart falou que todos ficam de olho na minardi, quando ela tem um profissional fora de serie as equipes acabam roubando eles.
a minardi fez milagre na F1, tomar em média só 3 voltas do lider com recursos escasos é uma façanha.
força minardi

Marcelo Pakes
Marcelo Pakes
13 anos atrás

Pessoal, vou caprichar no meu comentário.
O acidente do Christian foi em Monza em 1993 e o carro em que ele bate é a outra Minardi de Pierluiggi Martini, e lembrando que ambos saem ilesos do acidente.

Marcelo Pakes
Marcelo Pakes
13 anos atrás

Não me lembro dos detalhes (corrida, ano, etc) mas não me esqueço do “espetacular” acidente do Christian Fittipaldi com uma Minardi em que ele bate com a sua roda dianteira na roda traseira de outro carro no final da prova e dá um rodopio inteiro no ar e depois o carro segue se arrastando na pista por vários metros. Aquela imagem é fantástica. Curiosamente não me lembro de nenhuma das vitórias do Rubinho. rsrsrs.

Alexandre Quintão
Alexandre Quintão
13 anos atrás

É , realmente, com o grid atual, só nos resta sentir saudades de uma Minard…

MSM
MSM
13 anos atrás

Enquanto esteve na ativa, deu oportunidade a muitos pilotos, bons e ruins, uns com mais sucessos e outros que caíram no esquecimento. Foi uma das poucas pequenas que tiveram compromisso com o esporte e levou até onde podia dar. Mas ainda acho que se o Stodart fosse um cara mais sério e conhecedor do assunto, a equipe ainda poderia estar na ativa.

Thales
Thales
13 anos atrás

Equipe muito legal, e apesar de ser do fundão, quando tinha um piloto mais arrojado de vez em quando aparecia ali nas posições intermediárias cutucando equipes bem mais estruturadas. Eu gostava dela.

Renzo
13 anos atrás

A Minardi de 1991 também é linda. Vale a pena postar uma foto dela também.
Andava razoavelmente, de vez em quando fazia uma graça.
Lembro-me bem: motor Ferrari, com a dupla Pierluigi Martini/Gianni Morbidelli.
Abs;

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Verdade, a gente gosta de torcer pelos pequenos. E a Minardi, sem dúvida, era uma unanimidade. Lembro-me de assistir uma prova no Templo, onde a Minardi pilotada por Christian Fittipaldi, ao entrar no retão, fazia o barulho mais lindo que eu já ouvi em um F1, com motor Ferrari V12, se não me engano.

gustavo
gustavo
13 anos atrás

Alguém sabe por onde andam os engenheiros brasileiros que começaram a telemetria da Minardi?? Lembro das colunas do Octavio Guazelli contando a saga mas acho que infelizmente elas se perderam em algum canto da net…

Jean-Marie Balestre
Jean-Marie Balestre
13 anos atrás

Minardi nas pistas e América no futebol do Rio. Mitos incomparáveis no quesito simpatia.

Daniel
Daniel
13 anos atrás

De alguma forma, a história da Minardi continua com Toro Rosso, já que compraram praticamente toda a estrutura que já existia na Minardi. Mas F1 = Busine$$… Fazer o que.

Essa dobradinha no treino de 2003 em Magny-Cours aconteceu graças a habilidade e esperteza da turma de Faenza e também devido a uma aposta errada do pessoal da Jaguar, que mandou o Antonio Pizzonia para pista com pneus de chuva, sendo que ela estava praticamente seca.

Tá certo que a Jaguar não era um carro sensacional, mas era mais rápido que a Minardi.

Outra: Imaginem só que sensacional, aquela vitória do Sebastien Vettel em Monza (em Monza!!) com um Minardi com motor Ferrari? Esse dia certamente seria considerado feriado em Faenza!

gustavo giroti
gustavo giroti
13 anos atrás

en~tão , são 10….2 intrometidos como papagaios de pirata não contam pois não dá pra ver direito se são mesmo da equipe…

o barbudo é o giancarlo, e o piloto não contam….hehehe são as estrelas

o desenhista do deste M185 foi o giacomo caliri que desenhou o copersucar f-5A, sua mehor colocação naquele foi um 8º lugar!

- IGOR! -
13 anos atrás

minardi… mito das pistas!!!
sempre foi (e ainda é) a minha equipe favorita…

Leo OS
Leo OS
13 anos atrás

foi bom a Red Bull continuar com a idéia de formação de pilotos, na era Toro Rosso já passou Liuzzi e Vettel (que venceu o GP da Italia de 2008 pela equipe) e o Buemi é bom piloto.

Tadeu
13 anos atrás

aessa equipe está até hoje em meu inconsciente. Lembro-me bem de quando fui a Interlagos e vi o Nakano rodar na minha frente no S do Senna, com uma Minardi prata e azul, em 98.

Tom Semfreio
Tom Semfreio
13 anos atrás

Falou e disse.

Vaaalney
Vaaalney
13 anos atrás

Legal demais a história da Minardi FG
Parabéns para os Italianos.

João Luiz
João Luiz
13 anos atrás

Acompanhei os últimos anos da Minardi, e realmente algo nela que nunca vi nas outras equipes era a vontade de fazer, mesmo fosse para chegar em último, mas a vontade fazer, a vontade de trabalho, a alegria que eles tinham em conseguir um ponto, uma bela ultrapassagem. Aquele 5º lugar de Webber (acho que foi em casa ainda por cima, Australia 2002) foi algo que muita gente classificou como surreal. E era!! Mas para a Minardi, faltou apenas uma coisa: sair com os devidos aplausos merecidos. Lembro bem da despedida, onde Stoddart dirigiu pela última vez o bólido italiano, e se emocionou. Para mim, uma das mais marcantes…

Marinho
Marinho
13 anos atrás

Eu sempre achei e disse que ela era a verdadeira equipe de Formula 1 nos seu ultimos anos de competição, e também acho que o Stodart deveria ter feito uma clausula no contrato de não mudança de nome.

Mário Mesquita
Mário Mesquita
13 anos atrás

Muito legal a lembrança e até pra ser último, tinha que ter estilo. O carro é lindão… guardei a foto.

Piquet é o cara ...
Piquet é o cara ...
13 anos atrás

Como diria o Grande Piquet: Bad team, Good food !!!
A melhor macarronada na F1 de todos os tempos !!!

Dall Sanches
13 anos atrás

Saudades da Minardi… bons tempos quando eu ficava feliz ao ver que ela conseguia um bom resultado, isto é, quando não ficava em último. Quando marcava pontos? Tinha tanto valor quanto uma vitória. Mas, não podemos nos esquecer, que a Minardi contribuiu para a F1 muito mais do que algumas grandes equipes de montadoras como a BMW, Honda e Toyota, que com seus infinitos recursos vieram e passaram desapercebidas e sem deixar nehum legado. A Minardi, ao contrário, foi um grande celeiro de jovens e talentosos pilotos que não encontravam oportunidades em equipes maiores. Muitos dos pilotos atuais, surgiram na saudosa Minardi. O maior exemplo, certamente, é Fernando Alonso que lá iniciou sua brilhante carreira. Mas, outros grandes pilotos surgiram por lá também, como os italianos Giancarlo Fisichella e Jarno Trulli, e o australiano Mark Webber. Há muitos outros jovens pilotos que tiveram sua primeira chance na F1 a bordo de um cockpit Minardi como os holandeses Christijan Albers e Robert Doornbos, e o espanhol Marc Genè que, em minha opinião, não receberam melhores oportunidades em outras equipes apesar de demonstrarem talento pilotando um Minardi. E não podemos esquecer de Christian Fittipaldi e Tarso Marques que estrearam lá, além de Roberto Pupo Moreno. Nomes como Andrea de Cesaris, Michele Alboreto, Alessandro Naninni, Pierluigi Martini entre outros, certamente, serão lembrados na posteridade não porque correram e passarm por grandes equipes, mas porque aprenderam a pilotar um F1 em um Minardi.

Mário Mesquita
Mário Mesquita
Reply to  Dall Sanches
13 anos atrás

Mandou bem…

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
Reply to  Dall Sanches
13 anos atrás

Òtimo, respondeu todas as minhas perguntas antes q eu as fizesse.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Flavio,

Será que alguns dos integrantes da Minardi – que aparecem na foto do GP do Brasil – ainda estão na F-1 nos dias de hoje??

E aí FG, voce lembra do nome de alguém da foto?

Abraços

Imperador

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Poderia ter uma séria das escuderias trash que passaram pela F1. Tô lembrando da “Andrea Moda”, que quando passou por Interlagos, alugou uma kombi da “Mecânica Pavão” para transportar as peças.

Opaleiro
Opaleiro
13 anos atrás

Em uma visita ao autódromo de Monza em 2007 vi um caminhão da Minardi estacionado. Na pista, corria um monoposto da equipe (me pareceu um Fórmula 3). A Minardi ainda está na ativa e com a mesma paixão.

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Era ruim mas carismática, tinha a F1 no sangue, levava como um esporte no sentido mais amplo, uma verdadeira equipe de F1. A falta aguda de dinheiro e de grandes nomes levaram as chances de vitórias pra longe, mas era tradicional. Sentimos falta da Minardi.

Aliandro Miranda
13 anos atrás

Salve a Minardi. Lembro bem deste treino em 2003, em especial.

Felipe Antunis
Felipe Antunis
13 anos atrás

Giancarlo Minardi mentiroso! nessa foto de Jacarepaguá dá pra ver 13 pessoas… mais o Martini no carro… hehehe…
http://img180.imageshack.us/img180/1293/minardirio1985.jpg

plow king
plow king
13 anos atrás

o dito time revelou grandes pilotos…..entre eles um carinha que he o mais jovem bicampeao do mundo. em nome dos pequenos viticultores, pequenos empresarios, e demais pequenos mundo afora eu celebro muito o que virou a minardi. parece que sem tutu nao vai mesmo…. nem o mais talentoso dos talentosos…..

JONAS
JONAS
13 anos atrás

Que belo carro esse da foto…

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
13 anos atrás

Muito boa a declaração de Stodart. A equipe continuou depois de 2005, na F3000 Euro e até na GP2, aliada a Piquet Sports, mas e hoje, ainda existe?

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Que bom que ele levava isto com muito bom humor… este “brinquedinho” custava bem caro a ele.

petrafan
petrafan
13 anos atrás

Justin Wilson, da Indy?
desconhecia isto.
legal.

F. Scavone
F. Scavone
13 anos atrás

Flavio, muita bacana a lembrança dessa equipe simpaticíssima. Essa declaração do Stoddart foi legal demais. Adorei!