NAS ASAS
SÃO PAULO (canalha) – Recebo e-mail de ex-empresário de piloto cujo nome declinarei e cujo teor segue abaixo, fazendo loas à indústria soviética representada pelo incrível Ekranoplano abandonado no Mar Cáspio (veja mais detalhes aqui). Suspeito que já falamos deste avião no blog, mas não vou procurar, a preguiça é grande. A mensagem do indigitado ex-empresário, atual piloto de corridas clássicas com automóveis de baixa reputação, serviu também para descobrir este interessante site sobre lugares abandonados.
Não reparem no teor sarcástico do emitente. Ele é assim mesmo. E, exatamente por isso, um dos três ou quatro amigos que fiz na F-1.
Estimado expoente da imprensa marrom,
Julguei melhor enviar mais este fenomenal fruto da extraordinariamente avançada tecnologia sovietica pelo e-mail, uma vez que você me agrediu no blog ao ser desnudado no seu preconceituoso julgamento de burguês sulamericano.
Aliás, o saudoso presidente da Polônia experimentou (pela última vez) uma confortável viagem num também espetacular aeroplano soviético.
Saudades chechenas,
F
Post Scriptum – Soube de fonte fidedigna que o senhor teve um ataque de nervos quase Almadovárico (coisa de baitola) durante a competição desportiva do fim de semana em que tomou parte (ou tentou) com seu artefato soviético. Bateu a porta do carro e proferiu uma obscenidade. Isto e’ coisa de Hamilton!
Impagável. Mas a vingança será imediata. Vou leiloar algumas miniaturas que estão sob minha guarda, algumas raríssimas, a preço de banana. Afinal, é essencial socializar o patrimônio.
Soberbo!
Caramba! Fiquei espantado com essas maquinas, realmente impressionantes, principalmente em movimento.
Pelo que lembro, vi um documentario sobre esses aviões, projetados para uma possível invasão aos EUA via Alaska ou coisa parecida (ainda tinha que passar pelo Canadá). Com certeza cairam/acidentaram vários com algumas dezenas de mortes que não foram divulgadas como era praxe na extinta (ainda bem!) URSS.
Muito interessante. Eu nunca tinha ouvido falar desses monstrengos e agora sei que são usados até hoje, mais para fins comerciais e turísticos. No You Tube procurando por Ekranoplanos acha-se uma porrada de vídeos desses montros em ação. Parabéns Flávio.
bem, au achava que não era um avião, mas talvez possa ser visto assim, né, pois voa, só que não voa por sustentação negativa, mas sim por efeito solo.
Dai fui dar uma pesquisada e ouvi a opinião que é um sistema de voo eficiente.
Ora, como pode ser eficiente voando em baixa atitude com grande pressão de ar?
E se é eficiente, por que não se usa ele na aviação comercial?
Pedro, eu não conheço bem estes bichos mas acho o seguinte:
Eles “voam” entre aspas, porque seu vôo é baixo, muito baixo mesmo, tipo raspando a água praticamente todo o tempo.
Eles só podem ser usados sobre águas fechadas, ou seja, grandes lagos ou o Mar Cáspio, como é o caso.
Os russos tem uma criatividade imensa em termos de máquinas civis e máquinas bélicas e esta coisa chamada Ekranoplano é apenas mais uma prova desta capacidade de criação, só que em muitos dos casos, esta criatividade não leva a nenhum lugar, como foi o caso deste bicho grande.
Ele não é nem um barco e nem um avião, e um bom barco ou um bom avião fazem seus serviços muito melhor do que este delírio russo.
O seu estimado amigo checheno ex empresário de piloto cujo nome voce decidiu manter um silêncio respeitoso é o senho F.D.L.N. ?
Se for, conheço ele. Tivemos um grande amigo que já se foi e gostava muito de automóveis.
E esta coleção, como que ela é?
:-))))
Salve,
Muito interessante a matéria no blog sobre os ekranoplanos, este incrível monstro dos gélidos mares,aproveito para enviar 02 links para quem quiser mais detalhes a respeito dos mesmos o primeiro link é mais interessante inclusive com o vídeo mas acho legal incluir os dois.
http://pbrasil.wordpress.com/2010/01/24/curiosidadefabulosos-ekranoplanos/
ou
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2221
Um Grande Abraço.
Askov
Aposto que o F é de Fábio …
Quanto a bagaça…se fosse ruim teria caído e não se aposentado….
abraços
Guilherme Corrêa
Flavio e demais , que tal um blog com as noticias da Russia…http://www.russiablog.org/
Não existe um povo menos “design” que a gente da URSS. Na época, os engenheiros que não conseguiram fazer cursos de design e arquitetura, cheios de ódio e ressentimento, devem ter-se unido para projetar os horrores soviéticos, como uma espécie de vingança contra esse luxo capitalista, que é a boa forma.
Isso parece um avião com furúnculo!!!!! KKKKKK
Fantástico!!!!!! Nunca tinha ouvido falar disso. Pelas imagens a “decolagem” e o “pouso” deviam ser de meter medo em qualquer um….
Gustavo Mello
Que coisa mais sem nexo.Existe algum video disso voando ???? ou navegando???.
Vai no youtube que tem.
Não conhecia essa máquina interessante e receio ter começado a simpatizar com o mundo soviético.
Flavio, existe um site que mostra dentre tantas coisas, diversas materias fotograficas (a exemplo desta acima) sobre os gloriosos artefatos tecnológicos da Rodina. Muito interessante:
http://www.englishrussia.com/
Um abraço.
esse modelo aí chama-se LUN e foi obra de um engenheiro chamado Alekseiev. podia disparar até 6 misseis balísticos ou antinavio simultaneamente e à toda velocidade, voava a apenas 3 metros acima do solo ou da água ( era um anfíbio)
Aqui tem um vídeo com algumas dessas máquinas em ação:
http://obviousmag.org/archives/2009/07/ekranoplanos.html
Só vou dizer uma coisa, isso aí voando rente à água a 500 km/h é era de meter medo.
É A FAMOSA FOICE AQUATICA
Os soviéticos deviam contratar um estagiário italiano, prá melhorar o design por lá. Acho que colocam engenheiros químicos para projetar tudo !!!
Quando os loucos construiram essa banheira ai da foto, pretendiam que ela alcancasse a costa leste do EUA em duas horas voando quase ao nivel do mar carregado de tropas e armas, e mole? Coisa de maluco mesmo, deu no que deu, e imagina quantos neguinhos nao foram enviados para a Siberia por conta do atraso e falhas no projeto? Aposto que boa parte dos idealizadores dessa encrenca hoje trabalham na fabrica da Lada, vide os carros que os caras fazem.
Abs,
Mario
isso aí não foi pra frente pq a URSS acabou..não era por incompetência técnica ;)
A URSS também acabou por incompetência técnica.
Engraçado que o cara atualizou o site agora, nesta série de lugares abandonados (usina nuclear) e dedicou o post pra vc!
Show esse avião aí, a 500km/h deve ser algo incrível de se ver. Inimaginável!
o discovery chanel mostrou um documentario de recuperação destas aeronaves,,e dos Atonov,,,,já tem coisa voando por aí ( lá)
é , eles funcionavam perfeitamente,só não conseguiam transpor os urais,ai a otan só usou para arrancar mais verbas. vendo esse disperdicio de cérebros e musculos , fica facil entender porque o imperio sovietico desabou.
ISTO PARECE BRIGA DE COSTUREIROS.
Complementando, esse aí especificamente é um ecranoplano de ataque – reparem nas torretas de defesa e a redoma do radar sobre a estrutura do leme e os tubos lança-foguetes sobre a fuselagem.
Na verdade, é um tipo de hidro-avião, projetado para voar baixo e rápido (500km/h), aproveitando o chamado efeito-solo, em alta velocidade. Se esse projeto tivesse ido em frente, seria realmente o terror do Báltico, como definiram os analistas ocidentais.
Quando a URSS quebrou, o projeto foi abandonado. Mas, existem empresas na Rússia fabricando ecranoplanos pequenos para uso civil, extremamente adequados a países com grandes extensões de rios e mares como é o nosso caso.
Flávio, não sei se é sua intenção mas dou muita risada com seu blog.
Por favor continue assim.
Kkkkkkkkkkkkkkkkk eu tbém.
É um primor!!!!
Estimado bolchevique tropical (tipo/modelo Zé Dirceu),
Requeri hoje junto a Comarca de São Paulo, um mandado de busca e apreensão de miniaturas em seu local de trabalho.
Infiel depositário!Sepulcro caiado!Belzebu vermelho!
Abs,F
Receio que é tarde. Material foi levado ao Jardim Pantanal e doado a creche municipal.
já foi comentado aqui, inclusive com relatório técnico do VHP. a viatura em vista era o terror da Otan, porque movia-se em alta velocidade no mar Cáspio, e podia lançar um ataque nuclear antes de ser detectado.
Quanto ao incidente de domingo , posso garantir que o piloto da encrenca russa não bateu a porta ( se não ela caia, apesar da montagem primorosa da Triskle , kkkk) e nem proferiu palavras de baixo calão, apenas disse : ” pelas vodkas de Boris, o fresador, o que terá acontecido com as entranhas do aparato de 4 Tempos instalado no meu carro” . O resto é intriga.
Ver esse bicho voando a 500 km/h deve ser fantástico.
Rachei de rir com o texto de “F”. Humor ácido de primeira!
Ele não navegava. Os ecranoplanos são aviões que voam pelo efeito solo. Voam baixo pra nao serem rastreados.
Esse texto explica um pouco http://www.jalopnik.com.br/galeria/ecranoplano-sensacional-maquina-voadora-projetada-para-invasoes-sovieticas
Nada me surpreende, pois esta ” trapizonga ” , que não sabe se é barco; avião ou hidro- avião, deve ter complexo de pato ,ou seja : sabe nadar mas voa muito mal
Em resumo : seríssimo conflito de identidade a ” la Karl Marx ” com sindrome Feudiana…. ( Nada que um bom Spa na Sibéria não possa resolver)
Também pudera.: Quem faz Lada ; Priora e outras
” querelas ” podia fazer o que mesmo …..
Retifico : é ” ……..síndrome Freudiana …. “
Esse é o famoso monstro do mar cáspio. Clássico!
Que veículo fantástico! Vou ver se acho um vídeo dele funcionando. Será que algum deles ainda funciona por aí e a gente não saiba?
Do jeito que está na foto é cruel!
Se fosse USA seria a oitava maravilha do mundo!
Sou ignorante nesse assunto, mas acho que esse monstrengo deve ter matado muita baleia pelo mares gelados daqueles lados….
Piadinha de mau gosto da porra….respeito que é bom, nada, né? Ai ai ai….
Sugiro uma visita ao VocêTubo com a palavra-chave “ekranoplan”. Uau.
Que planeta eu habitava até hoje às 16:02?
Santa ignorância.