PANAIR NO AR

SÃO PAULO (não perca) – Reproduzo a valiosa dica do Beto Traballi, porque a gente andou falando da Panair por aqui, semanas atrás:

O Canal Brasil exibe no sábado, dia 3 de abril, às 21h, o documentário inédito “Panair do Brasil”, na faixa “É Tudo Verdade”, com apresentação e curadoria do crítico de cinema Amir Labaki. Dirigido por Marco Altberg, o documentário resgata a história da empresa pioneira na aviação comercial do país. Depoimentos de passageiros ilustres, como o jornalista Artur da Távola, o músico Milton Nascimento, a atriz Norma Bengell e o senador Eduardo Suplicy; além de testemunhos de ex-funcionários e dos herdeiros da companhia – as famílias Rocha Miranda e Simonsen – enriquecem a obra.

Narrado por Paulo Betti, o filme relata a trajetória de pioneirismo e glamour daquela que foi, durante décadas, a maior e mais querida empresa aérea – imortalizada por Elis Regina na música “Conversando no Bar”. A produção relembra também o drástico fechamento da companhia por ordem do governo militar e a luta de seus antigos funcionários e representantes por reparação moral.

Fundada como subsidiária da norte-americana NYRBA em 1929 e incorporada pela Pan American no ano seguinte, teve seu nome modificado de NYRBA do Brasil para Panair do Brasil. Responsável por toda a infraestrutura de telecomunicações aeronáuticas do país, construiu e equipou, com recursos próprios, boa parte dos aeroportos do Norte e do Nordeste. Em abril de 1946, ligou pela primeira vez a América do Sul à Europa, África e ao Oriente Médio. Após reinar durante décadas como a marca brasileira mais conhecida internacionalmente, encerrou suas atividades abruptamente, em 1965, por determinação do governo militar.

Panair do Brasil foi exibido no Festival do Rio, em 2007. No ano seguinte, participou da mostra competitiva do Festival de Belém e da Retrospectiva do Cinema Brasileiro no CineSesc, em São Paulo.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Therezinha Fernandes de Almeida
Therezinha Fernandes de Almeida
10 anos atrás

Olá para todos. Hoje(13/05/2013) assisti um excelente documentário sobre a “Panair do Brasil”. Foi transmitido pelo canal fechado, 118, com nome de Cine Play Brasil.
Parabéns para Familia Panair do Brasil.
Ñ conhecia a historia, verdadeira, de vcs. Fiquei muito tocada, emocionada e extremamente feliz e + q tudo, muito, muito mesmo, orgulhosa desta Familia de Guerreiros.
Isso é ser Brasileiro.
Gde abç e q a paz do Senhor esteja, sempre, convosco.
Therezinha

luiz admyr
luiz admyr
12 anos atrás

pode enviar-me as fotos em P e B da aviação civil brasileira para o seguinte email
[email protected]

luiz admyr
luiz admyr
12 anos atrás

Também gostaria de receber fotos de viação antiga.

Raimundo Souza
Raimundo Souza
13 anos atrás

Pelo amor de Deus, me arranje um link para o documentario “Panair do Brasil”, de Marco Altberg

Obrigado

Thereza
Thereza
13 anos atrás

Tambem gostaria de obter uma copia deste filme e agradeço se voce puder dar-me informaçao de onde encontrar.

walrus
walrus
Reply to  Thereza
13 anos atrás

Já procurei esse filme em várias locadoras e não encontro. Se alguem encontrou esse filme disponível para abaixar por favor nos informe!

Fred
Fred
14 anos atrás

Flávio, como faço para assistir o documentário da Panair??
Tentei encontrar em locadoras e não encontro. Existe algum site em que eu possa baixar o filme?
Quero muito ver esse filme.

Tom Semfreio
Tom Semfreio
14 anos atrás

Olá Flavio. Tenho algumas fotos (em P&B) da aviação civil brasileira. Anos 50 e 60. Se tiver interesse, me diga o e-mail para onde eu deva enviar, com os créditos e o histórico.

Kelly
Reply to  Tom Semfreio
13 anos atrás

Olá, tenho interesse em receber fotos sobre aviação comercial entre as décadas de 50 e 60, li no website que vc as possui… se encomodaria de me enviar algum material?
Obrigada!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
14 anos atrás

Se tem alguém que merece receber indenização por esta enorme cagada do regime militar, sem dúvida é o pessoal da PanAir. Mas hoje, estou muito mais triste pela morte do piloto da Esquadrilha da Fumaça. Meus sentimentos aos colegas, a toda a Força Aérea Brasileira e aos familiares. Merda.

Michel
Michel
14 anos atrás

A pioneira da aviação comercial Brasileira realmente foi a VARIG fundada em 05 de Maio de 1927…mas esse termo patriótico usado pelo Jardel merece uma pequena nota…a VARIG surgiu do CONDOR SYNDIKAT sob a batuta de Otto E.Mayer e como Piloto Rudolf C. Von Clausbruch portanto não ” Nasceu tão Brasileira assim” mas que é a mais antiga não tem dúvida!!!

Fernando
14 anos atrás

Caro Flávio, bom dia. O PP-PDO não traz boas lembranças, pois foi um dos três DC-7C acidentados com perda total, porém o único com morte de seus tripulantes e passageiros, quando em procedimento de pouso em Recife, se chocou com um morro. 1º/11/1961. Os DC-7C faziam a rota Rio- Lisboa em conjunto com a TAP.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
14 anos atrás

Eu não vivi nessa época (nasci em 1978), mas contam os mais antigos que até 1960, quando foi aberta a rodovia Cuiabá-Porto Velho, a Panair era a única coisa que ligava Porto Velho ao resto do Brasil e do mundo (além das águas do Rio Madeira, obviamente).
Hoje existe um bairro chamado Panair em Porto Velho. Fica próximo ao antigo aeroporto da cidade, onde hoje se erguem os edifícios do bairro Olaria, o mais verticalizado da cidade.

arnaldo
arnaldo
14 anos atrás

estou lendo sobre a panair bastante entristesido ,por ela e pelo piloto da esquadrilha da fumaça que caiu hoje com aeronave e veio a falecer.

Vaaalney
14 anos atrás

Meio off topic, hoje teve um acidente com um avião do EDA
Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=FALi1z0Ci5E

Hoje tá sendo um dia muito triste!

Jardel de Borba Cunha
Jardel de Borba Cunha
14 anos atrás

A pioneira na aviação comercial foi a VARIG, fundada em 1927 e que já nasceu brasileira.

Bianchini
Bianchini
14 anos atrás

Enfim outra coisa boa (além do Vigilante Rodoviário) para assistir nesse canal! Não perderei.

Rovilson Portela
Rovilson Portela
14 anos atrás

Bota o link pra ilustrar…

http://www.youtube.com/watch?v=VKHFXDAY7TI

Abraços