UM É POUCO

SÃO PAULO (dois tá bom) – A Bridgestone não se manifesta, e a FIA está desesperada para acertar logo uma fornecedora de pneus para o ano que vem. A Michelin diz que topa, mas quer concorrência. Nada de desfilar sozinha. E outra: estão pensando em rodas de 18 polegadas no lugar das 13 de hoje, com pneus borrachudos. Uma coisa meio tuning, perfil baixo, sabem como é? E as equipes topam sem maiores problemas.

Difícil prever o que pode acontecer. Pelo jeito, as coreanas podem se apresentar para entrar na brincadeira junto com os franceses. Fato é que uma decisão não pode demorar muito. Daqui a um ou dois meses as equipes começam a trabalhar em seus carros de 2011.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lio
Lio
13 anos atrás

Por mim acho otimo varios FORNECEDORES concorrencia é sempre melhor…isso no mundo todo ..agora quero ver esses pneus novos coreanos vendendo para carros de passeio aqui no Brasil também…

Luiz Leite
Luiz Leite
13 anos atrás

Já estou até imaginando a Ferrari do Massa com
pneus Hankook / Kumho. Dá-lhe Coreia.

RMTA
RMTA
13 anos atrás

Na minha modesta opinião, uma briga entre Michelin e Yokohama seria bem interessante, dado que a japonesa faz excelentes pneus de rua e de competição, e a Michelin é, notadamente, a melhor fábrica de pneus do mundo, hoje.

MSM
MSM
13 anos atrás

Que pepinão esse!!!
Não sou a favor de ter mais de um fornecedor numa categoria. No caso da F1, não trouxe nenhuma mudança qd tinham duas. Essa mudança de tamanho teria que ser muito testada para ver se traria benefício para as corridas. E quanto a entradas de outras fornecedoras, tem que fazer muito investimento, muito teste e não entrar de uma hora para outra, poderá causar sérios acidentes.

Afonso Sousa
Afonso Sousa
13 anos atrás

Roda aro 18″ na F-1????

Da licença que vou vomitar…..

Felipe Hulkenberg
Felipe Hulkenberg
13 anos atrás

Seria o máximo ter rodas de 18 polegadas na F1. Acho ridícula esta história de F1 com rodinha de triciclo. Coisas de Max Mosley.

Bienvenu au Formule 1, Michelin…

Felipe Andrade
Felipe Andrade
13 anos atrás

A Falken Tires é uma que tem muita capacidade pra F1, mas tem que ver interesse. Eles são famosos no ramo de tunning.

edu
edu
13 anos atrás

DO JEITO QUE TA AVACALHADA ESSA F1 VAI ACABAR DE PNEU RUSSO FABRICADO NA CHINA KKKKKKKKKKKKK

André Silva
André Silva
13 anos atrás

O que a Goodyear está esperando pra voltar ? XD

jackie chan
jackie chan
13 anos atrás

No caso da entrada das coreanas, hankook ou kumho, eu não sou da opinião de que levarão surra da michelin. Pelo que conheço da competitividade desse povo, tratarão de arrumar tecnologia, nem que seja “roubando” engenheiros das concorrentes, como a hyundai/kia tem feito, pra não fazer feio. Dinheiro pra isso têm.

André França
André França
13 anos atrás

nada com consultar direto na fonte:
http://www.formula1.com/inside_f1/rules_and_regulations/technical_regulations/8712/fia.html
Item 12.4.4, quarto hífen diz:
“- the tyre mounting widths are 12” (304.8mm +/-0.5mm) front; 13.7” (348.0mm +/-0.5mm) rear ”
ou seja, 12″ na frente, 13.7″ atrás
No sexto hífen:
“- the outer lip diameter is 358mm (+/-1mm) ;”
ou seja, as rodas são de, aproximadamente, 14″ (igual a de um palio =D)
se alguém entender diferente, fala ai =)

RMTA
RMTA
13 anos atrás

Flavio, a referida matéria no site Grande Prêmio cita que a Michelin quer que a largura da banda de rodagem dos pneus passe de 13 para 18 polegadas, e não o diâmetro das rodas.

Favor checar a informação.

Até!

André França
André França
13 anos atrás

Olha, até onde eu li (e entendi) da reportagems, vai aumentar de 13 para 18 polegadas a LARGURA dos pneus…
“Tem sido especulado que a Michelin deseja a ampliação da largura dos pneus de 13 para 18 polegadas. Estes mesmos rumores apontam que, se esta mudança for implementada, Yokohama e Dunlop também teriam interesse. ”
Na minha ignorância, aumentar largura dos pneus é interessante, apesar de que 18″ daria quase 46cm de largura…
Acho que a informação está errada na reportagem: vale a pena checar.

Vládesk
Vládesk
13 anos atrás

Existem i30 de outras cores sim. É que a Hyundai traz para o Brasil apenas o preto e o prata. Muito aliás, por culpa nossa, já que brasileiro só parece gostar de carros destas duas cores.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Vládesk
13 anos atrás

quê? não era sobre pneus?

Tohmé
13 anos atrás

Atualmente, as Coreanas têm tecnologia para fazer pneus de F1. Principalmente a Hancook

Flavio Perillo
Flavio Perillo
13 anos atrás

Neste caso dos pneus de perfil baixo e que as equipes terão que trabalhar mais com a suspensão do que com os pneus.

Aliandro Miranda
13 anos atrás

Esperta, a Michelin.

Quer concorrência, para provavelmente entrarem os coreanos e dar uma surra neles.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Mas não foram eles mesmos que saíram pq a concorrencia com a Bridgestone depois que foi abortado um jogo de pneus para a corrida toda seria desleal?

Eles tinham cacife para fazer um excelente pneu para durar a vida toda e aderente… imagine se isto não fosse mais necessário.

A verdade é que pneu faz toda a diferença.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
13 anos atrás

Onde está “Acorda”, leia-se ” A cor da”. Onde está ” desconecessem “, Leia-se “Desconhecessem”.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
13 anos atrás

Falando em coreanas. Qume sabe até a Hyundai não decide vir para a Fórmula1 devido ao sucesso de seu i 30 que vem com “rodões”. KKKK.

Acorda Hyundai deve ser preta, pois prata já é da Mercedes e eles desconecessem outras cores. Seus carros quando muito são “Champanhe” (Tucson), pois nunca vi i30 ou Azera que não fosse preto ou prata. Por isso prefiro a linha dos anos 70 da VW Brasília, que tinha mais cores, como demonstrado em um tópico recente aqui neste maravilhoso blog.

luidhi
luidhi
Reply to  Zé Dirceu
13 anos atrás

Já vi azul também, mas concordo que umas cores mais vivas seriam legais.
Sobre as 18″ apenas deixariam os carros mais bonitos, nada mais. Talvez para vender um formato semelhante no varejo a Michelin esteja forçando a troca de aros.

Luis Albertyn
Reply to  Zé Dirceu
13 anos atrás

A coreana seria a Hankook?

Hoje, não existe nenhum modelo da linha Hyundai que não seja prata ou preto. Simplesmente não há outra opção, portanto não há i30 azul. É quase uma volta aos tempos de Henry Ford. Se alguém achar um Hyundai de outra cor, das duas, uma: ou o cara pintou ou é um Kia…

Banana Joe
Banana Joe
Reply to  Zé Dirceu
13 anos atrás

No exterior tem Hyundai de outras cores sim.
E também GM, Ford, VW, etc… o problema é o mercado brasileiro que só compra em esmagadora maioria carros branco-preto-prata.

Adriano Santi
Adriano Santi
Reply to  Zé Dirceu
13 anos atrás

Aqui nos EUA tem Hyundai de várias cores. Eu inclusive já tive um Tiburón 2006 amarelo…

Luis Albertyn
Reply to  Zé Dirceu
13 anos atrás

Aqui pro Brasil só trazem prata e preto, pra “girar mais rápido”, segundo um vendedor que me atendeu quando fui ver um i30. E realmente o pátio era aquele mar negro e prata, um tédio só. E em todas as outras concessionárias, a mesma coisa.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Rodas de aro 18″? Que eu saiba, os pneus de perfil alto, hoje utilizados, fazem parte da suspensão e da transferência de energia centrífuga, no aponte das curvas, por flexionarem lateralmente. Pneus de perfil baixo não prejudicariam esta relação? Os carros não sairiam quicando nas curvas?

André - BH
André - BH
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Eu quero disso que você tomou.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

já li bastante sobre isso e, até então, essa era a explicação para manter as rodas de 13″.

Mas, os carros vão ficar mais invocados…

LBM
LBM
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

O sistema de suspençao deveria ser totalmente revisto, porque passaria a necessitar maior curso e menor resistência (mais mole). Acho que seria uma grande revolução nos projetos dos carros. O problema é se o diâmetro dos discos dos freios forem aumentados também. Vão freiar de 300 a 60 em 35 metros: aí ninguém passa ninguém…

Alexey Karpov - Novo Hamburgo
Alexey Karpov - Novo Hamburgo
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Eu entendi, na matéria do GP que é a largura que muda. Pelo menos é o que está escrito lá. E se for mesmo, com pneus mais largos e mais aderência, com certeza haverá um aumento nas ultrapassagens.

Gustavo Mello
Gustavo Mello
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Também já vi essa informação. Acho que eles quicariam nas curvas e nas retas também…. Mas eles podem compensar a troca com um ajuste de supensão mais macio – apenas para o carro não quicar; é claro que o comportamento ainda mudaria.