ABAIXO O MINHOCÃO

SÃO PAULO (quero ver) – Para quem mora fora de SP, “minhocão” quer dizer minhoca grande. Ou uma pequena cobra. Para nós, desta megalópole dos infernos, é o nome do Elevado Costa e Silva, um enorme viaduto que liga as zonas Leste e Oeste, erguido em 1970 por Paulo Maluf, um dos maiores estragadores da cidade de que se tem notícia — para dizer o mínimo.

O Minhocão cortou o Centro, passando sobre a avenida São João. Sem meias palavras, fodeu o bairro e toda a região. Os prédios residenciais passaram a ter, de um dia para o outro, carros passando a metros das janelas. Por baixo do monstrengo de concreto começaram a vagar drogados, miseráveis, mendigos, putas. Gente que não tinha onde morar encontrou abrigo sob o viaduto.

A zona é tão deprimente que muitas locações de “Ensaio sobre a cegueira” foram feitas ali. Sem precisar maquiar nada (veja a foto). Se o Centro pode responsabilizar alguém por sua decadência nos últimos 40 anos, é Maluf e sua insanidade arquitetônica, sua atração por empreiteiros, sua burrice gananciosa.

Hoje o prefeito da cidade, Gilberto Kassab, anunciou que vão demolir o Minhocão. Não sei de detalhes. Se vão fazer uma via expressa subterrânea, por exemplo. Ou se vão criar corredores aéreos para carros com turbinas. Sei lá, e não me interessa. Que coloquem abaixo aquela merda logo para, aí sim, o Centro recomeçar. E que enterrem de vez o general que dá nome àquela aberração. Costa e Silva, aquele do AI-5, ganhou o Minhocão de presente. Como é que alguém teve, um dia, coragem de homenagear essa besta-fera?

Subscribe
Notify of
guest

124 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ricardo lima
ricardo lima
13 anos atrás

eu tenho pra mim assim,se nao agrada ninguem que tenha valor,se nao tem uso e apenas usurpa o local,deve ir ao chao,é que nem aqui na bahia,a fonte nova tem um grupo de imbecis que nao quer que ela seja demolida,so me pergunto por que,a merda ta caindo sozinha,nao tem mais o que fazer a nao ser a demoliçao para que ela dê lugar a algo melhor e que tenha um uso de verdade.

Lio
Lio
13 anos atrás

Acho super ERRADO demolir…ja veio pessoal da Correia do Sul e disse que era bobagem…derrubar..a não ser que os POLITICOS ATUAIS QUEIRAM ENFIAR UMA GRANA NO BOLSO ..OU NA BOLSA DO PROJETO..NOVO…
O PREFEITO KI SABE NÃO VIVE RECLAMANDO QUE NÃO TEM DINHEIRO ?
Por acaso ele ja acabou com a CRACOLANDIA ? ou as CRACOLANDIAS ..é estão se multiplicando…
Eu acho um incompetente .esse Prefeito .como o Serra e como o Lula…será que não da para contratar o PREFEITO da Coreia do Sul ?
Esses caras só sabem aumentar IMPOSTOS e fazer obras initeis para enfiar DINHEIRO no Bolso..ou na Bolsa .dos projetos errados deles..
È só OLHAR os prefeitos .. governadores e presidentes…ENTRAM LA DUROS E FICAM BILIONARIOS….O serra era da Mooca….que virou PALAVRÃO para ele…o Lula metalurgico….que hoje só tem a mão de metalurgico…mora numa cobertura que vale milhoes…o kisab mora num predio que vale uma fortuna atraz do Iguatemi…junto com a familia Matarazo …AONDE CONSEGUIRAM TANTO DINHEIRO ???? e o povo não vê ..essas coisas…É MAS ELEIÇÃO ESTA AI…..

Raphael Bastos
Raphael Bastos
13 anos atrás

Quem esta defendendo torturadores?

Eduardo Britto
Eduardo Britto
13 anos atrás

Seguinte: peguem UM POR CENTO (1%) da grana que querem investir na demolição e abertura de uma via junto à linha do trem na Barra Funda, e invistam totalmente na requalificação da área, com equipes especiais e bem treinadas de limpeza pública, de segurança, de cidadania, de assistência social, de arquitetura e acústica para tratar o minhocão… E deixem ele em paz, cercado por uma expressiva melhoria social e urbana. OS CARAS NÃO FAZEM O BÁSICO, que querem GASTAR BILHÕES com novas obras!!!

Raphael Bastos
Raphael Bastos
13 anos atrás

Da mesma maneira que o Brizola teve coragem de homenagear o comunista do João Goulart com a linha vermelha no rio

Marcos Craveiro
13 anos atrás

ahahaha cara, eu já assisto e curto muito seus programas na ESPN, principalmente com o bem humorado “canalha!”.
Fantástico e apoiadíssimo texto, sem meias palavras!
Espero que São Paulo se livre dessa PRAGA. Engraçado que a maioria que não quer a demolição, só passa por ali, está pouco se lixando se a região foi destruída, afinal, não vivem ali.
Fora Minhocão! fora homenagens (absurdas) aos generais que tanto mal fizeram a todos!
Você deveria promover uma passeata de carros antigos a favor da demolição do Minhocão, algo como uma “Desminhocarreata” com vários Gordinis, Karmanguias, Vemaguetes, Opalões, Mavericks etc, no mínimo seria bacana de ver :-)

Abraço e parabéns!

Robson
Robson
13 anos atrás

Sou favorável a demolir o minhocão.Entretanto, é necessário que se criem outras alternativas de transporte público de massa (trem e metrô) para a zona leste antes.Além, do mais o que está sendo proposto como alternativa(criar uma via parque entre a Lapa e o Brás no lugar das linhas de trem que seriam rebaixadas seria mais caro(túnel d e12km), ao meu ver, do que construir um túnel no lugar do minhocão e depois demolí-lo. E como vão fazer com a estação da Luz, a Júilo Prestes,o Teatro da Júlio Prestes, o antigo prédio do Dops? São construções de valor histórico e cultural inestimável.Em suma, sou favorável à demolição, mas o que está sendo proposto no lugar eu não acho razoável.
Porque não fazer esse túnel no lugar do minhocão,depois demolí-lo e criar uma via parque na superfície?

Miguel
Miguel
13 anos atrás

O “pior” disso tudo que o dinheiro que destroi e constroi e do suor de todo trabalhador brasileiro !!!

José Leão
13 anos atrás

Não tô nem ai pro Minhocão, mas como vivi a década de 70, creio que todos as ruas, praças, vielas, corrégos, currutelas, avenidas, rodovias ou qualquer coisa que leve nome de generais deveriam ser mudadas, como por exemplo, escritores famosos, cientistas, músicos. Estes sim, simbolizaram algo util para o mundo.

mario aquino
mario aquino
13 anos atrás

Todo engenheiro, especialmente da Poli que fizesse coisa tão feia, deveria a ser condenado a morar de frente para a sua obra, é caso do Maluf, deveria ser condenado a morar no entroncamento da São João com Minhocão.
Ainda em tempo o CREA, deveria criar um padrão estético mínimo para a execução de obras, tem engenheiro que não tem a menor consciencia neste campo.

fabiano
fabiano
Reply to  mario aquino
13 anos atrás

olha um aiquiterno falando.
mas que o Minhocão é “o lixo” é sim!!!

Fábio Cazzola
Fábio Cazzola
13 anos atrás

Flavinho, acompanho seu blog e parabéns pela maioria de seus textos, mas desculpe.
O transito em São Paulo já é uma m… se tirar aquilo vai piorar.
Moro na região, sofro com os Nóias, mas acredito que demolir aquilo não resolverá os problemas de mendigos, putas, travestis, drogados e afins da região.
Os moradores? Tenho certeza que ja se acostumaram com isso, alias quem mora no centro se acostuma com muitas outras coisas que não são ditas por ai.
Uma politica social voltada para centro sim seria o ideal, pos hoje em dia a policia militar infelizmente só pode ESPANTAR OS NOIAS, DE UM LADO A OUTRO, é isso a madrugada inteira.

Ze Zanine
Ze Zanine
Reply to  Fábio Cazzola
13 anos atrás

Olha ser contra a demolição desta coisa(só pode ser chamada assim) por que de Arqutetura essa merda de elevado não tem nada. É um monte de concreto servindo para esconder a bela arquitetura que ainda existe nos prédios, as sacadas,varandas e detalhes.
A revitalização do dentro de SP é o que afastará esses tipos que ajudam a degradar qualquer cidade, pode ter certeza que no local deste monstro de concreto resurgirá a cidade que conheci.
As grandes cidades que adotaram a revitalização em áreas degradadas hoje tem espaços, onde se percebe uma grande melhora na qualidade de vida.
Já me alonguei demais, TEM MAIS QUE DEMOLIR ESSE LIXO!!!!!!!!

Marcelo Mendez
Marcelo Mendez
13 anos atrás

FG, eu moro na praça Marechal, em frente ao elevado… e TODOS que moram na região querem MUITO a demolição da via elevada, é complicado andar a pé lá… drogados e mendigos que te ASSALTAM mesmo! o pessoal que mora nos prédios de frente passam o maior “perrengue” pq a via é fechada durante a noite, porém, o acesso a pedestres é livre, muitas vezes acontece de pessoas jogarem pedras nas janelas dos apartamentos que ficam mais próximos, até tiro tem por lá…. torço muito pra que o projeto vá pra frente.. quanto ao trânsito? uma solução que os moradores da região sugerem é a construção de uma via expressa que vá “beirando” a linha do trem que tem na Bara Funda… estamos na torcida!

abs

alex
alex
13 anos atrás

o minhocão é abominável mas precisamos considerar que a cidade está à beira do colapso no trânsito. Eliminar vias com o volume de tráfego que tem o minhocão hoje…não se deveria sequer passar pela cabeça essa hipótese! Isso sem contar os transtornos causados pelas obras e os custos que certamente serão algo sem precedentes. Ainda mais em se tratando da duplinha Serra-Kassab.
Por mais difícil que seja, é bem mais aceitável uma ação para revitalizar a região, fazer alterações na estrutura das pontes, enfim, a destruição do minhocão, na situação atual, será (ou seria) uma tragédia ainda pior do que foi sua construção

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Gomes, em primeiro lugar, mau humor ao acordar é sintoma de problemas de sono. Nunca se é normal acordar de mau humor. Procure um especialista.
Sobre o assunto, eu conheço muito pouco Sampa, mas fiquei assustado ao ver minhocões e elevados.
O Kassab, que conheço exclusivamente pelo seu blog, parece ter bom gosto. Isso é legal na direita, as vezes, tem pessoas sensíveis e com senso de urbanização.
Costa e Silva era um criminoso, e o minhocão é um crime. Que vá abaixo, como foi a ditadura. E que o próximo passo seja demolir aquela porcaria de elevado.
Resolver fluxo de trânsito é muito difícil, mas fazer as pessoas amarem seu espaço não tem preço.

Max
Max
13 anos atrás

Há alguns anos, em BH, fizeram a mesma merda na avenida Cristiano Machado próximo ao túnel da Lagoinha. Obra pra empreiteiro rachar de ganhar dinheiro. Aberração total.

Luis Filipe
Luis Filipe
13 anos atrás

uma obra de m… merece um nome que também seja de um grande m…

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
13 anos atrás

Mas e para onde vão os carros que passam por alí todos os dias? Não vai piorar o trânsito em outras vias? Se for demolir, tem que ter um plano para as consequências… o que se faz é demolir para depois ver o que se fará com a merda de trânsito que ficar… vão fazendo uma obra para arrumar a cagada anterior…. sem planejamento não, deixa esse horror lá…

Sandro
Sandro
13 anos atrás

Paulistano merece.. Acredite.. Aliás, merece muito mais.

Se bobear o Maluf ganha a eleição para o que ele quiser. . É só a Veja, FSP e Globo falar que é bom. Que eles acreditam. É só ver quem ganha as eleições por aqui, desde o tempo do Adhemar (rs).

Detalhe. Sou paulistano e não troco este lugar por nenhum outro.

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
13 anos atrás

A demolição do Minhocão está vinculada a uma ligação alternativa da zona oeste com a zona leste. O projeto da prefeitura é dar incentivos para a ocupação dos terrenos e/ou imóveis desocupados da Lapa até o Brás (leia-se arrecadar mais IPTU) e (fiquem sentados) convencer o Estado de SP a fazer um túnel para a ferrovia entre a Lapa e o Brás!!! Vão fazer um túnel para uma ferrovia de 6 vias (4 da linha da antiga Santos-Jundiaí e 2 da antiga Sorocabana) para construir uma avenida por cima e portanto fazer a nova ligação leste-oeste!!! Um novo metrô onde ele já existe. Isso depois que fizeram estações novas, um projeto totalmente novo para a CPTM, etc. Isso sem falar que ninguém pode encostar um dedo na Estação da Luz. Assim, dado o absurdo da proposta da prefeitura, o Minhocão vai continuar por muito tempo entre nós. O máximo que se pode fazer é um movimento para lhe mudar o nome.

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
13 anos atrás

E a revitalização dos prédios? Quem fará? Tem algumas contruções antigas e com personalidade, coisa dificil de se ver hoje em dia, que merecem se preservadas. Sou a favor da demolição também, assim como a a lei das fachadas que trouxe o lado belo do centro velho,

eduardo
eduardo
13 anos atrás

Só um fato a ser destacado: se demolir o trem, por onde vai fluir o transito que passa ali em ciima????

marcão
marcão
13 anos atrás

Já era pra ter ido ao chão faz tempo!
Não por ser o minhocão, mas sim, por elogiar milicos.
Os grandes valentões da época.. Mais um simbolo da ditadura militar que vai se evaporar. Já vai tarde. Até nunca mais. Que volte a Av são João. Um dos simbolos da luta pela democracia….

Luis Nunez
Luis Nunez
13 anos atrás

Pode ficar tranquilo, que não vai acontecer nada. Ele (o prefeito) não vai demolir o minhocão, do mesmo jeito que não vai construir o monotrilho entre a estação São Judas do Metro e o aeroporto de Congonhas, o fura fila entre a Vila Prudente e Cidade Tiradentes, o monotrilho na Celso Garcia, acabar com as enchentes do jardim Pantanal, a construção de Ceus, entre outras falácias/bravatas. Para não ser injusto, e dizer que ele não fez nada, ele embolsa agora a taxa da inspeção veicular, proibiu a circulação de fretados, aumentando ainda mais a circulação de automóveis e consequentemente congestionamentos inclusive no elevado.

alcides
alcides
13 anos atrás

Ah!
Tem aquela do caipira que, chegando em São Paulo ainda na antiga rodoviária, pega um taxi com destino à Barra Funda.
O chauffer todo solicito pergunta:
-Quer que pegue o minhocão!…
O caipira tinhoso responde com aquele sotaque faceiro:
-Depende!…. Se o senhor souber dirigir com uma mão!……

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
Reply to  alcides
13 anos atrás

Essa é boa!

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Uma das pontes de Brasília leva o nome do general em questão. Outra leva o nome do Castello Branco e a terceira, do JK.

Coincidência ou não, todos aqui se referem às pontes dos generais como primeira e segunda pontes (por ordem de construção). A JK é a única chamada pelo nome.

PAULISDANGO
PAULISDANGO
13 anos atrás

…acho que agora nem VIAGRA levanta mais a moral dessa via expressa depois do sonoro ABAIXO “O” MINHOCÃO!.
Agora sério, sou contra a demolição. Deveriam reaproveitar a construção para uma bela praça com jardins, parques e equipamento de ginástica e pista de jogging, escolas, creches ou coisa parecida.

Alexandre Werner
Alexandre Werner
13 anos atrás

O Kassab não acabou de falar que SP nunca vai dar conta de pagar suas dívidas? Pra comemorar vai trocar uma obra feita por outra por fazer? Sei lá, os paulistas que se entendam. Talvez o dinheiro fosse melhor aplicado de outra forma (pelo menos por enquanto).

Felipe Foresti
Felipe Foresti
13 anos atrás

Sabe Flávio, não que eu discorde de você, mas seu eu pudesse retirar todos os nomes dos asseclas da ditadura de logradouros públicos e congêneres o único que eu deixaria ficar é o Minhocão. Acho que ele sintetiza bem o período: é uma construção feia, opressiva, feita de forma autoritária, pouco se f… para o que fez com a vida de quem vivia ao redor. Como a grande maioria das obras do período, serviu para ajudar aqueles setores empresariais que tinham dado suporte ao golpe (e a ditadura em si) e que se fartaram com o dinheiro público. Além disso, ele foi lavado a cabo pelo senhor Paulo Maluf, um dos mais longevos “filhotes da ditadura”.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Eu passo no minhocão 4 vezes por dia. Faz parte do meu caminho desde o dia da inauguração. E mesmo assim, sabendo que meu caminho ficará muito pior do que já é, sou a favor da demolição do monstrengo. E de quebra, que levem a Praça Roosevelt junto. Tem que fazer o serviço completo. Mas como essa prefeitura é totalmente desprovida de planejamento – vai dar outra besteira. Como a ponte no Morumbi e as marginais, grandes estacionamentos a céu aberto.

geraldo nunes
geraldo nunes
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Bem lembrado, aquilo é uma MIJE (Monumental Idéia de JErico), dos maiores que já vi neste mundo… Os “homemageados” (Teddy ou FDR?) devem se revolver no túmulo até hj!!!

Ivã Reis
Ivã Reis
13 anos atrás

Eu estudo perto do Minhocão, e eu sei o quanto o centro está degradado por conta deste viaduto. E eu concordo que, se não forem demolir, pelo menos mudem de nome. Um homem que instituiu a censura total (e consequentemente limitou a cultura do Brasil na época) não merece ser homenageado.

alex
alex
13 anos atrás

Flávio, sem levar em conta se a demolição do minhocão, nessa altura do campeonato, ajudará ou prejudicará a cidade, isso tem cheiro de marketing puro. Soa tão falso quanto o que o Serra tá mandando fazer nas obras do metrô: mexer só na superfície, fazer o saguãozinho de entrada, colocar os postes e as plaquinhas com nome da estação para dar a impressão de que vai inaugurar logo, quando na real, a estação de verdade, lá embaixo, tá totalmente crua e vai demorar uns bons anos para ficar pronta.

Moncho
Moncho
13 anos atrás

O Elevado Costa e Silva foi uma solução à sua época. Como a canalização do Tiete também ocorreu aos poucos, como forma de a cidade ganhar terreno. Vamos devolver ao Tiete as suas várzeas?…

Acho ridículo julgar o passado com olhos do presente. Fácil achar defeito em tudo que se foi sem levar em conta o contexto do momento histórico.

Achar que aquela região da cidade é degradada só em razão do Minhocão é uma falácia – muito daquela zona, já era uma “zona” nos anos 60’s.

Já quanto ao nome do General, é tudo uma questão de ponto de vista. Tem gente que ia preferir um Elevado Josef Stalin, ou uma Avenida Vladimir Lenin. Quiçá um “Buraco do Chê” alí na Rebouças… Isso se tivesse vingado a luta “democrática” dos terroristas que tentaram inslalar aqui uma ditadura do proletariado, sob os auspícios da URSS, em plena Guerra Fria. Como ocorreu com Cuba…

De minha parte, louvas aos Marechais do contra-golpe que nos livraram desse pesadelo vermelho e acabaram por restituir o país ao bom senso e à democracia. Democracia onde até se permite que celerados míopes façam homenagens à bandidos assassinos do calibre de um Carlos Lamarca, também nome de rua nesta paulicéia multi-facetada.

Paulo
Paulo
Reply to  Moncho
13 anos atrás

Fala sério…

Beto Almeida
Beto Almeida
Reply to  Moncho
13 anos atrás

Se hoje o país é democrático, não é devido aos marechais que instalaram uma ditadura e um regime de terror e tortura de Estado. Vá estudar história!

sergio
sergio
Reply to  Moncho
13 anos atrás

quem não tem argumentos,mesmo falando pouco,fala m.. besteiras

luis da matta
luis da matta
Reply to  Moncho
13 anos atrás

PQP, vai ser escrotinho assim lá no Texas. Quanta besteira de uma mente distorcida e ignorante.
Antes de falar esse monte de m…, leia e se instrua .
FG, não sei como vc aguenta essa gente horrorosa aqui.
Eu não tenho essa paciencia não.

Jeff Nobre
Jeff Nobre
Reply to  Moncho
13 anos atrás

“Marechais do contra-golpe” porque não sentas e lê um pouco da história do país? para que te informe os militares “democraticos” depuseram um presidente eleito por voto, eu disse VOTO aquilo que eles suprimiram, assim como fizeram julgamentos sumários, cassaram mandatos de adversários políticos, baniram partidos e direitos legais como habeas-corpus, censuraram a imprensa, proibiram organizações perigosas como grupos de oração, organização de bairro, etc. Então não cometa novamente a asneira de atribuir aos militares qualquer nicho de democracia pois a herança que o regime deixou foram a dívida externa e as polícias militares
Mais uma coisa a Revolução Cubana foi campesina e não socialista, embora depois de consumada tenha se aliado a URSS como meio de sobrevivência pois era preciso um aliado forte tal qual o adversário, no caso, os EUA.
E na esteira do contexto histórico não havia a menor intensão democrática em nenhum dos lados que se confrontaram durante as ditaduras instaladas no cone sul, lembre-se que o mundo estava sob a influência da guerra-fria e da bipolaridade, de um lado estavam os militares apoiados pelos EUA e as ditaduras de direita e do outro os guerrilheiros sob orientação da URSS.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Moncho
13 anos atrás

Se morasse lá, desde os anos 60, o que você diria? Com o minhocão ficou melhor?

Era ruim antes, então dane-se se piorou! Não mora lá mesmo!

Não moro em São Paulo, mas imagino que ter carros passando perto das janelas deve ser horrível. E pagando os impostos em cascata do Brasil, ter seu imóvel muito desvalorizado também deve ser horrível.
Tomara que, se for mesmo derrubado, o atual prefeito tenha uma solução eficiente.

Defender generais de ditadura, é o fim!!!

No final, ainda bem, tem partido de esquerda no poder pelo voto. E ainda bem, poderá ser retirado do poder pelo voto também! Sem golpes e sem tirar a nossa liberdade!

Walter - Poa RS
Walter - Poa RS
Reply to  Moncho
13 anos atrás

Eu concordo com o Moncho, existia realmente um perigo eminente de uma ditatura de esquerda, quem viveu na época sabe.

A intenção primeira era de ser uma passagem dos militares, como apregoava co Gen. Castelo Branco.

Existe um documentário sobre Carlos Prestes onde o Brizola fala que eles eram muito jovens há época e por esse motivo deixaram escapar oportunidades (melhor não souberam aproveitá-las).

E como o Moncho falou, na época do minhocão foi aplaudido como uma solução necessária para desafogar o trânsito.

Morei em São Paulo em 73 e anos seguintes e nunca ouvi críticas a obra, a não ser, lógico, dos proprietários dos edifícios vizinhos, mas em grandes cidades em algum momento alguém vai sair prejudicado e outro vai levar vantagem por conta de construções.

eduardo
eduardo
Reply to  Moncho
13 anos atrás

Mandou bem!!

Manolo
Manolo
Reply to  Moncho
13 anos atrás

Moncho, volta pra Espanha e vai lamber as bolas de outro generalzinho ou melhor Generalissimo Franco (no caixão dele) que foi outro calhorda igual aos nossos dessa época.

geraldo nunes
geraldo nunes
Reply to  Moncho
13 anos atrás

Queria saber se ele gostaria de morar num prédio de alto padrão, que em um ano (o Minhocão foi feito em 11 meses), virou vitrine para os carros que passavam ao lado da janela (tinha amigos que moravam a cinco metros da pista… Um estupro à cidade!!!

Andre Decourt
Reply to  Moncho
13 anos atrás

Na realidade os “vermelhos” da época não eram tão melhores que os milicos. Todps queriam ditadura, censura e porrada.

Mas a ditadura fez muito mal ao país, se há robalheira hoje é uma das consequências de mais de 20 anos de imprensa amarrada e políticos biônicos

Zabarov
Zabarov
Reply to  Moncho
13 anos atrás

Minha avó morava na esquina de S. João x Al. Glete.
A região era agradável e relativamente tranquila no trânsito. Cheguei a acompanhar da janela a passagem de corsos carnavalescos.

Com o construção do Aleijão a região degradou e muito. O preço dos imóveis despencou. O entorno foi jogado numa espécie de feiolândia social.

Não chuta q de corturno fica difícil acertar o gol.

Felipe
13 anos atrás

O prefeito de Seul fez algo semelhante ao derrubar o viaduto que ficava em cima do rio Cheonggyecheon. A área hoje é um grande parque e o rio foi limpo.

Sei que não há rio nenhum embaixo do Minhocão, mas qualquer tentativa de humanizar a cidade é válida.

alexandre Souza Maringa
alexandre Souza Maringa
13 anos atrás

E vão acabar com a piadinha do português que pega táxi em Sampa, quando o chofer pergunta se pode “pegar o minhocão”, o portuga responde : – “Se consegues guiar só com uma das mãos”… hauahauahauahauaha

Sandro Alves
Sandro Alves
13 anos atrás

He he he… O Kassab quer ver o Minhocão derrubado… pode ser a última piada de duplo sentido sobre essa obra do mal gosto.

Spada
Spada
13 anos atrás

Vivi por lá antes e depois…..ainda bem que o depois foi por um curto período, pois esta obra acabou com toda aquela região que era muito bonita.

Sou plenamente a favor da demolição.

João Paulo Caldeira
João Paulo Caldeira
13 anos atrás

O pessoal andou falando da viabilidade da demolição, pra onde iria o trânsito todo, etecetera. Na matéria da Folha Online, diz que a prefeitura vai analisar tudo isso e mais umas outras coisas, e daí o demolição só vai acontecer de fato nos idos de 2025.

Pensando na cidade, sempre achei o Minhocão um troço medonho. Pensando no meu umbigo, adorava dirigir lá de manhãzinha, pouco antes da sete, com poucos carros. A vista de lá de cima é fantástica.

E isso vai dar uma briga no Sírio que eu nem quero ver…

JT
JT
13 anos atrás

Espero que a discussão sobre a derrubada do elevado fique num nível… elevado.

Aylton Hoenen
Aylton Hoenen
13 anos atrás

Os carros que passam em cima,ou será encima,mais os que passam por baixo,e mais os ônibus,onde vão por tudo isso?

Abraços

Sofia
Sofia
13 anos atrás

Quebra tudo!!

Leonidas
Leonidas
13 anos atrás

This is maddnesss!!!!!!!

Fábio
Fábio
13 anos atrás

Maluf foi indicado por costa e silva como governador, amigos & amigos…

O que maluf fez no passado é pouco pra são paulo hoje, mas custou muito além do necessário… o mais todo brasileiro sabe… mas ele ainda se tornou deputado.

Max Mosley
Max Mosley
13 anos atrás

Se o Maluf (vade retro) tinha atração por empreiteiros, Kubitschek e Niemeyer os amaram loucamente.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

André Decourt, grato pelas ótimas referências.
Aos que acham que o Maluf construiu esse monstro por algum motivo que deve ser seriamente analisado, eu comento:

Motivo 1 – Ele é um tecnocráta arcaico que só fez obras sem um pingo de qualidade humana, fora da dimensão do pedestre, do entorno paisagístico. É o tipo do cara que nunca deve ter andado de bicicleta na vida ou sequer caminhado pela cidade. Só deve andar no seu Porsche por detrás de insulfilmes…

Motivo 2 – Para ele quanto mais cara a obra melhor, como todos já sabemos, pois devem ser os mais caros os seus Porsches e alguns juízes…

Jader
Jader
13 anos atrás

Kassab vai construir um monotrilho, igual no desenho dos Simpons, que vai ligar toda a cidade e não será superfaturado porque no DEM não há desonestidade.

ironia mode off

FES
FES
13 anos atrás

É… o Maluf tinha que puxar o saco em plena ditadura, senão não conseguiria fazer metade das coisas na época.

Hoje ele chama todo esse monte de concreto e ferro, de “visão de futuro”.

RMTA
RMTA
13 anos atrás

Aqui em Brasília, há 3 pontes que ligam o Lago Sul (bairro nobre) ao Plano Piloto. A segunda delas também se chama Ponte Costa e Silva.

Só que aqui ninguém quer demolir nada não…

AM
AM
13 anos atrás

Pode jogar na conta do Dr. Paulo a degradação da Luz também!!!
Afinal em 1982 ele mudou a rodoviária da Luz para o Tiete e se preocupou picas como ficaria a região.
Não estou dizendo que a mudança foi errada, mas o resultado foi deixar um lugar, que já era problematico, da noite para o dia com um monte de hoteis e bares baratos sem nenhum cliente, está feito o ambiente propício para virar a b… que ficou.
Drogados, vagabundos, pessoas abandonadas, desamparados, alcoolatras, prostitutas em fim de carreira… Verdadeiro ralo da cidade!
O centro de SP tem história e belas construções, merece mais cuidado. Tomara que o projeto que estao fazendo no lugar da antiga rodoviária dê certo, de fato, parece que a quantidade de “zumbis” diminuiu nos ultimos meses. Vamos aguardar.

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Onde o kassab vai enfiar o minhocão?

Eric
Eric
13 anos atrás

Infelizmente é um mal necessário.

E não acho que o centro estaria muito melhor sem ele…ali é um antro de todos os tipos de gente, raça, etc…

Sergio
Sergio
Reply to  Eric
13 anos atrás

Raça?? Qual é a tua “raça”?