BANANEN

SÃO PAULO (faltam 30 segundos) – E a Mercedes retirou o apelo contra a punição sofrida por Schumacher em Mônaco. A interpretação da equipe foi exatamente a minha. “Safety car in this lap” liberaria a pista. Mas em nome da harmonia do esporte e do alinhamento dos planetas, a equipe deu uma de banana e aceitou a punição.

De fato, não vai mudar a história da Mercedes um sexto lugar. No fundo, melhor não arrumar encrenca, mesmo. De bom, nessa história, é que vão estudar o artigo 40.13, aquele do safety car na última volta. Uma prova de que, nesse caso, o regulamento é realmente dúbio e mal escrito.

Estou no ar no Bate-Bola da ESPN Brasil. Volto nos intervalos.

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Myrthes Ann
Myrthes Ann
13 anos atrás

Grande coisa essa ultrapassagem do Schumacher, vai ver o Alonso nem estava se preocupando com isso, sabendo que era a última volta…SC e tals… O alemão deveria ir pescar e dar uns afagos na mulher dele, ganharia mais. F1 pra ele já era! Fez esse circo todo só pra ficar em evidência… se acha o fodão, q coisa triste!

roxxon valdez
roxxon valdez
13 anos atrás

Afinal a ultrapassagem foi uma decisão pessoal do SHUMMY ou uma ordem do box da mercedes?????????????

Istvan
Istvan
13 anos atrás

Não sei porque dizem que sacanearam o kid vigarista, se todos sabem que mesmo com a bandeira verde a ultrapassagem so poderá ser efetuada após a linha de largada / chegada.

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Eles não saíram de mão abanando Flavinho… pode ter certeza… Alguma coisa foi acordada nessa mesa.

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

Quer dizer então que os comissários erram e quem paga o pato é o Schumacher???

E mais uma coisa, da pra perceber claramente pelo clima dos comentários aqui q o pessoal ficou ressentido com aquela ultrapassagem do Alonso sobre o Massa nos box.

Rafael Apache
Rafael Apache
13 anos atrás
Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

O que fica marcado para sempre na historia é o desespero do Alonso (quase batento no guard-rail) ao ser transformado em um “cone” pelo Grande Schumacher… o Alonso é bom… mas não é um Deus das pistas.

Segue o jogo… é assim que se guerrea psicologicamente na F-1… espero que o Massa tenha aprendido algumas lições com essa passagem

Segue o jogo.

Imperador

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Não sei se o regulamento está dubio, porém acredito firmemente no sguinte:
O comisariado da prova errou ao dar luz verde quando safety car saiu da pista. Nocaso deveria ter mantido as luzes amarelas piscando até o final e não ter mudado para verde.
Por isso, o que foi feito foi uma tremenda sacanagem. Punição excessiva para um evento sem maior importância.
Por outro lado tenho certeza que a equipe voltou atrás por conselho do próprio Schumi. Nesse caso, creio que ele está rindo até agora. Toda essa confusão valeu pelo recadinho que o alemão deu ao espanhol….

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

eu escreveria, sozinho e sem consultoria, uma pagina de regulamento absolutamente clara e sem chance de dúvidas.

Como se isso fosse difícil…

Nilton "Boca"
Nilton "Boca"
13 anos atrás

parece aquela piada — olha querido, todo o batalhao esta com o passo errado, so o nosso filho esta com o passo certo …

Max Mosley
Max Mosley
13 anos atrás

Retirou o protesto porque sabe que perderia. O fim da corrida sem saftey car é uma questão puramente protocolar.

Mas que foi legal ver o Schumi espremendo o Alonso no guard-rail, ah isso foi.

Mercedes
Mercedes
13 anos atrás

Só sei de uma coisa, o Galvão no meio da corrida atiçou os contra e a favores de Schumacher sobre uma possível ultrapassagem em cima do espanhol(na hora até lembrei Rubinho em 2005) se o piloto bobear Schumacher esta ali na “cola” e passa mesmo, mas depois acabei deixando pra lá, só que o Burt antes do safet-car entrar para o boxe e conhecendo bem Schumacher ficou esperando uma ultrapassagem, aí fiquei na expectativa, quando vi Schumacher em sexto e Galvão todo perplexo(risos), logo no replay a luz estava verde, bem diferente do GP AUS 2009 como citaram aqui em outro comentário. O regulamento escrito deixa dúvidas, na pista o erro foi deixarem a luz verde que induziu as equipes a pensarem que a pista estava liberada, Schumacher não fez nada de errado agiu por instinto de um grande piloto que é, punição pesada esses 20 segundos! Mas tudo bem Schumacher não deve estar preocupado, bateu Nico na corrida desde a bandeirada e com carro antigo que muitos criticaram que o alemão não conseguia pilotar tão bem quanto Nico, “DEU” no Alonso na última volta(o espanhol ficou contente de ser ultrapassado, claro que não). Para quem gosta realmente de automobilismo de competição sem (patriotada), com Schumacher na pista a Formula 1 só ganha, esses lances espetaculares de “segurar” o atual Campeão no GP Espanha com carro inferior e fazer essa ultrapassagem no melhor piloto da F1 atual é lance para poucos, Schumacher tem muito a mostrar, aos poucos a “ferrugem” esta indo embora e o grande piloto retorna, o hilário é que o alemão agrada a todos, fez corridas ruins para delírio dos que torcem contra, depois deu show nas duas últimas corridas para alegria do seus torcedores, pra quem ficou parado 3 anos e é o único piloto no grid com mais de 40 anos até que Schumacher mostrou grande reação, e por favor não me venham com papo furado que ele tem toda atenção da equipe, o A.Senna mandava na Toleman, Lotus e Mclaren(quando não teve Prost) e Williams, tirando o Prost o que os outros companheiros ganharam com Senna na equipe? NADA…eles nem existiam na equipe! Tirando o Senna que foi “aposentado” pela Tamburello, porque Prost/Piquet e Mansell não continuaram na F1, ficaram com medo da nova geração? Mansell bem que tentou, mas sua volta foi um fiasco, tomava pau até do D.Hill em 94 com carro igual(lembrando que o carro de 94 que Mansell pilotou era o mesmo que Prost disse a Senna(foi desenvolvido para o próprio Mansell pilotar em 92). A Mercedes em poucos anos com Schumacher é a próxima equipe a ser batida na F1, o alemão deve ficar no circo até os 45 anos, tempo suficiente para conquistar o título pela equipe.

duda
duda
13 anos atrás

triste mesmo são as arquibancadas, “cheias”de lugares “vazios” em monaco.

Paulo Mina
Paulo Mina
13 anos atrás

A manobra do Shummy foi perfeita, mas deveria voltar o reabastecimento, e em caso de bandeira amarela no final da corrida utilizar o sistema da NASCAR de “Green-White-Checker” seria bem mais legal.

felipe siqueira
felipe siqueira
13 anos atrás

Além de mal-escrita é uma regra imbecil. A F1 reclama que não tem ultrapassagens e tem uma regra as proibindo na última volta quando sai o safety car. Logo em um momento que pode proporcionar momentos antologicos!

Não só a regra, mas toda a F1 é paradoxal!!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
Reply to  felipe siqueira
13 anos atrás

concordo!

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

O Alonso pode comprometer a segurança forçando uma ultrapassagem na entrada dos boxes. Muitos vão dizer que é frescura minha. Mas pode sim comprometer a segurança. Só fez a ultrapassagem por que era o próprio companheiro de equipe, se fosse com Hamilton, duvido. Infelizmente os jogos políticos / comerciais da F1 aparecem de forma bem notória.
Vide o comentário acima feito por rosemeyer, concordo plenamente.

Gustavo
Gustavo
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Concordo. Esse babaca do alonso se deu bem, novamente.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
13 anos atrás

Um bando de bananas mesmo. Como lembrou um amigo noutro post, o GP da Austrália do ano passado terminou sob SC, e foi totalmente diferente de Monaco. Daquela vez, o SC saiu da pista, sim, mas as bandeiras amarelas com as placas SC continuaram sendo agitadas. Desta vez, deram bandeira verde. Vejam o final de Austrália 2009 no vocêtubo e comprovem.

Felipe Marcos
Felipe Marcos
13 anos atrás

Pra que então toda aquela ceninha de sair o safety car e agitar as bandeiras verdes, né?

Dúvido que exista um piloto que podendo realizar uma ultrapassagem e com uma bandeira verde sendo agitado na sua cara não a faça. Ainda sendo o Michael.

Achei uma bola fora esse regulamento, principalmente porque se aquela não fosse a última volta aí sim a ultrapassagem teria valido. Deixa a porcaria do safety car cruzar a bandeirada ué… ou então recolhe pro box mas não agita a #$!$ das bandeiras verdes na frente dos pilotos.

J MAURÍCIO
J MAURÍCIO
13 anos atrás

FG: Eu também acho que pelo regulamento a Mecedes ia dançar de qualquer jeito, então recuou para não se desgastar com a FIA, já que os pontos perdidos a meu ver não farão falta nenhuma. Mas fico frustrado de ver que o melhor momento da corrida (a ultrapassagem de Shumi) foi irregular e não valeu nada. Dia 30/05 tem mais e vamos ver se o Massa reage, senão vai ser segundão. Abraços!

Alemão
Alemão
13 anos atrás

Desculpe Gomes, mas não concordo que o regulamento é dúbio. Ficou claríssimo em todas as imagens que mostram o momento da entrada do SC nos boxes quando as luzes de pista passam do amarelo piscante para o verde. E só aí o Schummi ultrapassa o baixinho, portanto, bandeira verde é legal. Puta falta de sacanagem prá cima do Alemão!

Jorge Ferrari
Jorge Ferrari
Reply to  Alemão
13 anos atrás

Tá verde porque o safety car saiu, mas como é a ultima volta e a ultrapassagem pode ser feita somente após a linha de chegada. Onde tem dúvida e onde o Shumacher tem razão?

luizteske-sc
luizteske-sc
13 anos atrás

Puniram, mas cada vez que o
Alonso encontrar o alemão ele lembrará da ultrapassagem. Dá-lhe Schumi.

Marcos
Marcos
13 anos atrás

O que me mata é essa passividade em relaçao a tudo q acontece na F1! O pilotos inclusive! “ha, belo bem do esporte, vou ficar aqui atras desse ai, pq se eu tentar passar, posso bater, etc etc.. aqui ta bom p todo mundo” é so um exemplo. Ou seja, parece (?) politica.. todo mundo com um rabo preso em algum lugar, entao melhor nao entrar em conflito e ficar la… dando as voltinhas..
bando de frouxos esses pilotos e essa galera..

Neto
Neto
13 anos atrás

Agora, fico tentando imaginar a cara de mané que o Alonso fez ao ver o carro do Schumacher passando por ele.

Um abraço.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Neto
13 anos atrás

Deve ter tomado um susto, pois a manobra foi igualsinha àquela que ele fez encima do Massa na entrada do box. Bobeou, tomou!

Diego Camargo - Floripa/SC
Diego Camargo - Floripa/SC
13 anos atrás

Para variar a FIA sempre patética com os seus regulamentos com multiplas interpretações. O Bate-Bola estava ótimo hoje com o trio do Limite. Abraço.

Evandro Silva
Evandro Silva
13 anos atrás

SC no box, bandeiras e luzes verdes para todo mundo ver.Ué? Tá valendo.
Então que a bandeira quadriculada estivesse junto com a amarela.

luisfernando-rj
luisfernando-rj
13 anos atrás

deram uma pernada no schumacher,é a fiarrari em ação.

Blackbird
Blackbird
13 anos atrás

É… Ross Brawn e Schummy já foram melhores.

Lamentável, achei a manobra correta. Devolveria a posição ao Schummy.

Além do mais, se o Alonso tivesse batido no guardrail qdo patinou, ngm poderia ultrapassá-lo? Seria um mega-engavetamento…

Mauricio
Mauricio
Reply to  Blackbird
13 anos atrás

A manobra foi correta, a situação é que foi mal sinalisada. A diretoria de prova errou e o Schumi pagou o pato.
Tenho certeza de que o alemão sabia que ia ser punido, porém não resistiui em fazer graça para cima do Alonso, já que ele se colocou na mesma posição que o Massa na entrada do box. Patinou, saiu de lado…

rosemeyer
rosemeyer
13 anos atrás

Imaginem a conversinha no pe’ de orelha com o Norbert.Tipo ,fica quietinho ai,e não enche o saco.O Santander e o Eclestone são donos da F1 e eles querem que o Alonso seja o cara por muitos anos.O Schumi foi assim na epoca dele e agora e’ a vez do Principe das Astucias.Estão proibidas as ultrapassagens sobre ele.

FES
FES
13 anos atrás

Concordo com o Thiago Azevedo! O Safety Car saiu antes. Se o fim da corrida fosse com Safety Car, ele teria cruzado a linha de chegada e dado mais uma volta.

Bom… fazer o que? Schumacher não está concorrendo ao título (ainda).

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
13 anos atrás

Também concordo que o bom da história é que vão rever o artigo 40.13. Episódio parecido aconteceu em Silvestone, 1998, quando o Schummy deixou para cumprir um Stop & Go após a bandeirada, já que a referida penalidade saiu faltando 3 voltas para o fim e ele, na liderança, ‘pagou’ com a corrida já ganha. Naquele GP, o alemão levou! Mas hoje ele não está mais na Ferrari! Alonso, em Monza 2006, soube o que significava a força da equipe de Maranello. Desta vez, os mesmos ventos sopraram a seu favor…

Gustavo
Gustavo
Reply to  Romeo Nogueira
13 anos atrás

Vc tem toda razão. Estar na Ferrari faz toda a diferença do mundo. Se o Schimi ainda estivesse lá, tudo seria diferença. A ferrari manda e pronto. Todos obedecem.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Formula um é isso ai!! cada vez ficando mais complicada para o ponto de vista dos torcedores!!
É só olhar as arquibancadas de anguns GPS ai vcs vão ver como os torcedores tão de bem com a F1.. Punição do Shumi? ridiculaaaaaaaa..

fe
fe
13 anos atrás

Adorei a ultrapassagem do Schumy. Uma coisa é ser correto com o companheiro de equipe, outra, com adversário.
Pilotos são tão audaciósos que, às vezes, é preciso de alguém para brecá-los e mantê-los num código de ética mínimo.
Mas posso lembrar de eventos que marcaram a história do automobilismo e não foram assim tão éticos: a parada do Schumy interrompendo o treino de classificação e atrapalhando o Alonso, a vitória de Senna jogando o carro no adversário, a ultrapassagem de Alonso no reabastecimento, et… Causam celeuma, mas são divertidos de se ver.

Guerwin
Guerwin
13 anos atrás

Importa apenas que o alemão não está dormindo, como muitos querem.

Very
Very
13 anos atrás

Patética a punição ao Schumi. Aquela ultrapassagem foi um dos pontos altos do campeonato até agora.

ricardo
ricardo
13 anos atrás

Não achei justa a punição, mas enfim… e se o webber por exemplo parasse o carro, os demais tb teriam de parar?

Zezinho
Zezinho
Reply to  ricardo
13 anos atrás

Concordo….O Alonso escapou, errou…..quer dizer que o pelotão tem que esperar a madame se recompor…….Igual ao caso do Hamilton, quando ele não precisava devolver a posição para o Trulli e fez a cagada de devolvê-la, quando percebeu resolver contar uma “mentirinha”…..

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

“A Regra é clara!” diria certo comentarista!

Sérgio Castro
Sérgio Castro
Reply to  ALEX B.
13 anos atrás

Comentarista xarope vamos deixar claro…

Luizguima
Luizguima
Reply to  ALEX B.
13 anos atrás

E anti-corintiano! (tem hífen?)

Alexandre Alves Andrade
13 anos atrás

E eu todo esperançoso pela devolução da posição para o Alemão… Assim eu acertaria ele e o Sutil no bolão da empresa, hehe.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Ridícula a punição. Então, porque o safety car saiu da pista? Porque é feio que ele receba a bandeirada?

J.Augusto
J.Augusto
Reply to  Thiago Azevedo
13 anos atrás

Saiu porque é a regra, pela enésima vez.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Thiago Azevedo
13 anos atrás

Foi exatamente o que eu pensei!

vitão
vitão
13 anos atrás

quando o segundo sol chegar tudo se resolve. Cassia Eller .