CURTAS TURCAS (6)

SÃO PAULO (vai dar tempo) – E dá para dizer, depois de sete corridas, que são cinco os candidatos ao título e ninguém mais deve entrar nessa briga: Webber (93), Button (88), Hamilton (84), Alonso (79) e Vettel (78). Massa e Kubica, ambos com 67, ficaram para trás. O polonês é protagonista do Mundial, pelas boas atuações com um carro inferior, mas o brasileiro, não. Felipe, embora tenha chegado à frente de seu companheiro, segue apagado. O carro não é grande coisa, mas ele não tem feito nada de especial. E, por isso, a Ferrari aposta suas fichas em Alonso. Que pode até ser campeão, mas será um milagre. O carro vermelho, de novo, é ruim. O que surpreende, porque fez uma boa pré-temporada. Haverá tempo para reagir? Sei não.

O espanhol fez uma corrida interessante hoje, lutando até o fim pelas migalhas que sua posição de largada permitiria. Quando a prova estava acabando, ainda encontrou gás para ir atrás do oitavo lugar numa linda briga com Petrov. Que se defendeu de maneira estoica, até o esbarrão normal que, em seu Lada, resultou num pneu furado. Um pecado. Mas ele fez a melhor volta da prova, a primeira para a galeria de Togliatti. Bravo, bravo! Sibéria adiada. Aliás, a Renault poderia pular fora logo e deixar para os soviéticos a condução desse time daqui em diante. Que tal?

Gostei muito de Kobaysahi, que fez seu primeiro ponto do ano, o primeiro da Sauber também, e de Sutil, outro bom de briga. A dupla da Mercedes não brilhou, mas mostrou solidez e consistência. Schumacher, aos poucos, vai se encontrando. Falta ele na disputa lá na frente, tornaria as corridas ainda mais bonitas. Acho que na segunda metade do campeonato é capaz de isso acontecer. E se Rosberguinho vier na carona, ótimo. Mais gente para disputar posições.

Dos brasileiros, pouco a falar. Barrichello e a Williams se arrastam, cada vez mais perto da turma do fundão. Que tem na Lotus aquela com mais potencial de crescimento. Di Grassi e Bruno fizeram o que dá para fazer. O primeiro-sobrinho chegou a passar Luca. Luca ou Lucas? Ah, é Lucas… Vinha bem, dentro do possível. Mas as nanicas não têm empolgado, infelizmente. Porque também não andam juntas. Se fossem todas igualmente ruins, seria legal. Mas já há um degrau técnico entre elas, também. Paciência. Que aprendam e, quem sabe, se tornem algo no futuro.

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Jorge Silva
Jorge Silva
13 anos atrás

Parece que a Ferrari está andando para trás mesmo, a equipe só é competitiva nas pistas em que o pneu é o macio e supermacio, e são poucas pistas que usam esses compostos, a Mc Laren esta chegando, Hamilton e Button são pilotos fortes mais com características diferentes, fazem corridas diferentes um do outro, para a equipe isso é perfeito porque tem corridas que é melhor ter um piloto mais aguerrido como o Hamilton, já em outras é melhor ter um piloto mais calculista, de pilotagem mais limpa como é a de Button, assim a Mc Laren sempre terá seus pilotos pontuando bem e a prova disso é que hoje eles estão muito próximos entre eles e também do líder Webber. E estariam ainda mais se o pneu do Hamilton não tivesse estourado na Espanha.

André Lima de Almeida
13 anos atrás

O que eu acho que está acontecendo com o Massa é bem o que está acontecendo com o Alonso.

Ambos são ótimos pilotos, com uma vantagem maior para o Alonso, que já possui o cacife de Bicampeão, e de ser um piloto mais ousado mesmo.

O problema está realmente com a Ferrari.

O Domenicalli deu declarações excusando os pilotos, dizendo que o maior problema mesmo está no carro…

O Massa é um piloto ótimo. Um dos melhores do mundo!

Apesar de os pontos mostrarem:

Alonso 79 x 67 Massa (apenas 12 pontos de vantagem),

no desafio interno contra o Alonso, o placar está assim:

Massa 4 x 3 Alonso.

Ou seja, pra quem prega que o Alonso está disparado, ou que o Massa está apático, na verdade, a FERRARI está apática.

Se dessem um carro com o desempenho que o Massa teve em 2008, com certeza ele já teria vencido algumas corridas nesse ano.

Porém…

A Mclaren foi a equipe que melhor reagiu à Red Bull.

Se a Ferrari não reagir, ambos os pilotos e a equipe podem dar adeus às pretensões de títulos esse ano…

Claro que isso passa pela responsabilidade dos pilotos, mas o desempenho da Ferrari esse ano, que no início apontava ser dos melhores, fica cada vez mais parecido com o de 2009, com o F60…

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Mais uma corrida que o Alonso anda atrás do Massa .
Assim o Espanhol vai enlouquecer

Paulo
Paulo
13 anos atrás

O Alonso foi (quase) tão apagado quanto o Massa, não vi grande diferença. A Ferrari é que está uma gracinha. Enquanto a McLaren e a Mercedes andam claramente para a frete, a equipe vermelha fica quaaaase parada!! Mais um pouco vão tomar pau das Force India

Cicero
Cicero
13 anos atrás

FG… é inegavel o domínio do time dos energéticos, mas aquele pneuzinho furado do Hamilton ( – 18 pontos), acho que irá fazer-lhe falta. Mas, carreras são carreras.

Nilton
Nilton
13 anos atrás

Não acredito nesta nota da Red Bull, querem tirar o foco do erro e diminuir a polêmica entre os pilotos.

É sabido que a RBR não tem problema com consumo, tanto que Mr. Webber voltou baixando a bota.

Joao Caldas
Joao Caldas
13 anos atrás

Me desculpem, mas tirando a batida das RBR e a ordem de equipe da McLaren, mandando o Buton ficar na dele, o que teve de emocionante??
Não fosse a batida, o resultado seria o mesmo do grid de largada, salvo o Alonso que conseguiu ganhar algumas posições na parada de box e a ultrapassagem em cima do Petrov. Aproveitando o gancho, a corrida inteira as duas Ferraris atrás a Renault, e o Domenicalli disse que ainda vai melhorar… sinceramente, não sei onde.
Ano passado abandoraram o projeto do carro para fazerem “o carro” de 2010, que até agora não conseguiu sequer andar na frente das Renaults, quem dirá à frente de McLaren, RBR e MB.
Sou um fã do automobilismo, mas se a FIA não fizer alguma coisa que traga de volta as brigas intensas por posições, a tendência é que a popularidade da F1 chegue a níveis preocupantes (reparam na quantidade de lugares vagos na arquibancada da corrida ontem?).
Sobre os pilotos brasileiros…. sem comentários para o Massa (que tá apanhando do carro e dos pneus), Barrichelo sofrendo com a falta de potências… Di Grassi e Senna, queria vê-los numa equipe “mais graduada” para que possam nos mostrar o verdadeiro potencial que possuem.. São exímios pilotos e com um bom equipamento, vão nos fazer deixar de ficar sofrendo toda manhã de domingo, torcendo por um piloto que não consegue “tocar” seu carro…Abraços!

Elmo
Elmo
13 anos atrás

O Pet realmente mandou muito bem na Turquia. Foi até elogiado pelo chefe da Renault.
O Massa esse ano tá parecendo o Kimi ano passado. Guiando com o interruptor desligado.

M. Formaggio
13 anos atrás

Kubica com um carro inferior? É ruim hein Gomes! Petrov andando na frente do Alonso com carro ruim? Há quanto tempo que piloto não ganha mais corridas na F-1 e sim o carro? Acho que a última vez que isso aconteceu foi em 86. Pára com essa babação de ovo pra cima do Kubica. Ele é apenas um piloto normal, muito longe de Hamilton, Button, Alonso, Vettel e outros também…

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Bom dia, Flavio. Erro de principiante de Vettel, linda briga entre Button e Hamilton, pilotagem de gente grande, como também a de Petrov e Kobaiashi. Massa, de novo, burocrático, uma judiação. Abraço.

Very
Very
13 anos atrás

Mais uma corrida maravilhosa, que temporada! Conforme você observa muito bem FG, são 5 candidatos ao título pelo menos, e há espaço p/ um sprint de pelo menos mais três (Massa, Kubica e Rosberg) porqueainda há muitos pontos em aberto.
As duas disputas internas Red Bull e McL foram espetaculares, duas favoritas ao título e quatro pilotos arrojados. Aliás, o Vettel errou, e a manobra milimétrica do Hamilton emparelhando c/ o Button e fechando o ângulo p/ manter a liderança foi linda, épica e merecedora de uma segunda taça pela coragem de fazer aquilo naquele momento em cima do companheiro de equipe.

S.V.
S.V.
13 anos atrás

Vettel teve ordem dos boxes para passar. Vettel não errou!

Guilherme
Guilherme
Reply to  S.V.
13 anos atrás

mas não para passar por cima né

Marcio Almeida
Marcio Almeida
13 anos atrás

Flavio,
Sobre o lance do Vettel com o Webber. A Red Bull soltou nota informando que o Webber tirou o pé pra economizar combustível. E o Vettel tinha uma ordem implicita pra passar. Por isso ele ficou tão irritado com a defesa de posição do Webber. A equipe não deu ordem pro Webber deixar passar, por isso poderia causar problema com os comissários.

Abs

Marcio.

Fabio Araújo
Fabio Araújo
13 anos atrás

Concordo em quase tudo FG. Não credencio o Kubica como um protagonista da F-1 porque nessa temporada ele não é. Faz boas corridas ? sim faz e só. nada excepcional, além do que o carro permite, a Renault não é uma RedBull mas está melhor que a Ferrari por exemplo. Alonso e Massa sofrem com um carro que não evoluiu (principalmente o Massa que faz uma temporada apagadissima), o carro parou no tempo. A Mercedes também não tem um carro bom mas tem um motorzão assim como a McLaren melhor concebida aerodinâmicamente falando. RedBull tem um motor Renault e o gênio Adrian Newey. Kubica faz uma temporada muito boa mas nada de fenomenal acredito que se o Petrov tivesse mas experiência estaria na disputa pau a pau com o Kubica.

Nilton
Nilton
13 anos atrás

A Ferrari não enganou ninguem, começou o campeonato com um bom carro mas ficou para trás no desenvolvimento.
Cadê o Espanhol desenvolvedor de carros ??
O Choronso é mais piloto que o Massinha sem dúvidas, nunca vi o Massa reagir vindo de trás, ele é bom quando larga na ponta.
Eu “acho” que a disputa entre Hamilton e Button só aconteceu pois o primeiro tirou o pé quando a equipe mandou economizar. Button espertinho kkkkkkkkkkk.

Eu gostaria que alguem me explicasse por que diabos aquele Canhão que a Mercedes tem e os carros só tem melhor velocidade final do que as Tartarugas ?

Na minha opinião se a Mercedes conseguir botar estes carros para andar na reta vão disputar vitórias.

juliano
juliano
13 anos atrás

A transmissão da F1 pela globo da um ótimo exemplo de como a propaganda nazista era eficaz, o GB repete uma mentira 1 milhão de vezes e ela passa a ser verdade para a maioria do “GADO” que esta assistindo.

Só um exemplo:

Agora o novo inimigo nº 1 da nação é o Alonso, só falo uma coisa se o Alonso é mau caráter o Senna também era, se o cara é brasileiro ele é combativo, guerreiro se for estrangeiro e mau caráter.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

O campeonato desse ano é muito longo, e com tantos pilotos roubando pontos uns dos outros, eu não descartaria nem o Kubica nem o Massa… especialmente o Massa, porque a Ferrari pode se recuperar ainda. E vale lembrar que eles estão apenas a uma vitória de distância para o líder…

Ano passado, você descartaria um piloto 10 pontos atrás do líder assim tão cedo no campeonato?

Paulo César
Paulo César
13 anos atrás

Flávio, por favor né? Tenha santa paciência! A diferença de Massa e Weber é de 26 pontos, o que na pontuação do ano passado significa 12 pontos, pouco mais que uma vitória. O que o Alonso tem feito a mais que o Massa pra você incluí-lo como candidato ao título e o brasileiro não? Ultrapassar um estreiante cabaleante?
Não sei o porque de subestimarem tanto Felipe Massa.

BRUNO CG
BRUNO CG
13 anos atrás

“De qualquer forma, Webber anda numa fase tão boa que nem um toque àquela velocidade o tirou da prova e ele ainda foi ao pódio. É, neste momento, o maior candidato ao título de 2010.” (Flávio Gomes)
Em outro post é falado que o Button é o principal candidato ao título de 2010.
Finalmente, na opinião do blogueiro, quem é o principal e favorito ao título??

Nilton
Nilton
13 anos atrás

Engraçado que Button se tornou um piloto Top, cotado para título no meio das feras.
Engraçado que os mesmo que assim o consideram tambem acham que Schumacher não teve adversários e que agora tudo é diferente, o Alemão é só mais um.
Mais engraçado ainda que este mesmo Button levou “passões” do Schummy de todo jeito possível, por fora, por dentro e não era mais nenhum estreante.

Júlivan
Júlivan
13 anos atrás

rubem rodriguez gonzalez

Parabéns, que comentário primoroso!!! FG, aprenda com esse cara, ele falou tudo.

Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Acho que todos os sete pilotos ainda tem chances matematicas… o Kubica fica um pouco para tras pois teoricamente tem o pior carro do grupo.

A nova sistematica de pontuação permite reviravoltas…

Segue o jogo… fico a imaginar um piloto com 40 pontos de vantagem a duas provas do fim do campeonato… se bobear ainda perde para algum mais sortudo.

Obs.: Sei que a coisa não anda facil… e que o Felipe e a Ferrari tem que achar um algo a mais… mas se o Button quebrar na proxima Etapa e o Felipe vencer a diferença cai para apenas 1 ponto.

Abraços

Imperador

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Não concordo com VC sobre o Massa e o Kubica estejam de fora. Vão dar trabalho sim!
Quanto ao Koba sam, tenho certesa de que estamos vendo um futuro campeão em formação. Tem talento de sobra, falta carro. Lembra o Senna no inicio de carreira. Aguerrido, frio, competitivo até o limite. Não se impressiona com nada e o objetivo é a prova, nada mais.
Já nosso velho amigo Schumi, vem devagarinho, mas vem. Vai ganhar pelo menos uma esse ano e aterrorizar ano que vem, guarde o que digo.
Quanto a Willians, creio que o problema é o motor. Fraco, sem potência. Barrica está a fazer milagres! É o melhor da turma que usa o Cosworth. espero que ano que vem a escuderia consiga o motor Renault, como está sendo divulgado. Vai ser um tremendo salto, marque isso também.

Manoel Jacques
Manoel Jacques
13 anos atrás

Webber deveria pensar na equipe e gentilmente, sair da linha que estava, abrir,porque Vettel estava mais rapido, Webber tinha recebido a comunicação para poupar combustivel, e Vettel liberado pela equipe para acelerar, pois poupou combustivel no inicio da corrida, diferente de Webber que teve acelerar para defender sua posição. Erro de Webber,que pensou somente em si, não na equipe, diferente do procedimento dos pilotos da Ferrari.

Matheus
Matheus
13 anos atrás

FG sei q vc nao tem obrigaçao de responder os questionamentos de seus pobres leitores, q as vezes discordamos de suas opinioes ” afinal e um blog democratico” mas gostaria de entender essa “classificaçao” de INTERESSANTE qdo vc cita a corrida do Alonso. O cara largou em decimo segundo, ficou preso atras do Koba e Sutil, ganhou a posiçao dos dois( logico por ter um carro mais rapido, mais nao foi combativo) no pit, herdou uma posiçao com o abandono do Vettel e disputou uma unica posiçao com o Petrov acabando a corrida em oitavo. Se nao for incomodo a vc me explica o q ha de interessante nisso, seria ter feito 6 pontinhos. Ha FG pelo amor de Deus, o cara tem dois titulos,mas se ele continuar assim nao ganhara mais nada. Nao entendo por q essa babaçao pra cima do espanhol

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

E o carro da Ferrari parece pior que o do ano passado. Nem Massa nem Alonso conseguem arrancar desempenho deles.
Como comentei no inicio da temporada no primeiro momento que vi os carros. A frente parece muito alta, sem aderencia alguma. O carro parece pendcer muito para trás.
Apesar do bom inicio, a medida que as velocidades foram aumentando o desempenho dinâmico desses carros foi piorando muito. Hoje os dois pilotos sequer conseguem correr. Conformam-se em levar os carros ao final burocraticamente. Só o Alonso tem seus momentos brilhantes ao forçar as ultrapassagens em pilotos visivelmente inferiores a ele. Faz o básico. também, se não fizer, não faz juz ao imenso salário que recebe. Por isso pare de endeusá-lo. É um piloto tão comum quanto qualquer outro. Nem melhor, nem pior que o Massa.
Já vamos ao terceiro ano que a Ferrari não faz juz ao seu bom nome. Está uma bagunça só.
Que pena.
Domenicalli é uma anta!

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Só não concordo vc dizer que o Massa é um piloto ruim. Ele é bom. Está cauteloso e guiando uma carroça. O carro não rende. Nessas duas últimas provas mostrou que é melhor que o Alonso, muito melhor.
Nessa prova tanto ele quanto ao Alonso foram pragmáticos, fizeram o que dava.
Quanto ao Vettel… Eu ei! Que cagada!
Se fosse o chefe dele encostava o cara na parede: Mais uma besteira dessas e oho na rua!
Que animal!

Alfredo Aguiar = Orlando, FL USA
Alfredo Aguiar = Orlando, FL USA
13 anos atrás

Mais um pra fuzilar o Massa, quem sabe se ele nascesse russo teria um pouco mais de simpatia de sua parte.
O carro é uma merda, o Felipe, que ganha, vá lá, um quinto do salário do espanhol, larga na frente há duas corridas e tem “guiado de forma apática”.
Uma coisa é ultrapassar um inexperiente Petrov, que vinha 10 segundos atrás do Massa, outra bem diferente é passar o Kubica.
Quando o Felipe chega atrás é porque o espanhol é o fodão das Astúrias, quando chega na frente pilotou sem sal. Se arrisca é um moleque irresponsável, se administra a desvantagem mecânica é um lerdo.

Rogerio
Rogerio
13 anos atrás

Flavio!
Não concordo contigo, nesse momento a RBR, Maclaren, Mercedes e Renaut hoje, estão à frente da Ferrari, os vermelinhos são hoje a quinta força da F1, uma pena porque eles tem dinheiro para investir, estão sendo incompetentes!!

Emerson Neves
13 anos atrás

Galvao falou na trasmiçao,que felipe massa ja ta tudo certo com
a ferrari so falta assinar.
Eu acho que e verdade mesmo massa e um otimo segundo piloto
e alonso nao queria um companheiro melhor.
Massa ta devendo mais uma prova pivia nao sei se e o carro ou massa que esta numa fase horroroza, nao passou ninquem,herdou uma posiçao e ponto final.

Eudemar
Eudemar
13 anos atrás

Não gostei da fechada do Alonso no garoto Petrov! Além disso danificou o bico do carro e ele foi obrigado a trocar, perdendo muitos pontos neste gp!
É a Ferrari tá ferrada com este carrinho, que nem o Alonso consegue pilota-lo, quanto mais o Massa!
Schumacher seria o quinto se o Vettel não fizesse aquela burrada, tem vez que é melhor ser o segundo colocado, marcando pontos e esperando a próxima para dar o troco no Webber. Não, ele quer vencer a qualquer custo e se dá mal. Campeonato se ganha com paciência e boa cabeça, esses erros serão fatais ao final.
A disputa hoje ficou mais no pelotão da frente, os do meio foram mais ou menos, e os do fundão comeram poeria mais uma vez. Pobres coitados, dirigir estes patinetes até o fim do campeonato vai ser de lascar!
O Button quis dar uma de espertinho, em cima do Hamilton e se deu mal. Foi boa a vitoria do Hamilton, assim o campeonato, não fica chato.

Alvaro Junior
Alvaro Junior
Reply to  Eudemar
13 anos atrás

Realmente, a Ferrari não é um carro de ponta.
Então, quando o GRANDE ALONSO não consegue pilotá-lo, ele fica atrás do PEQUENO MASSA. Cara, o Alonso até agora deu uma sorte danada e fez uma trairagem na China, pois os pneus colocados no grid eram para o Massa e não para ele e o Massa acabou perdendo em torno de uns 40 a 50 segundos no tempo total de parada (23,7s da parada do Alonso + 29,7s da parada dele), arruinando a corrida dele, aliás essa parada só foi mais rápida que a do Chandok, senão Lloronso não estaria com 12 pontos de vantagem nem a pau.

Fabio Jorge
Fabio Jorge
13 anos atrás

Os Carros da RBR tem pintado um Touro vermelho ou é
um cavalo paraguaio……

milton
milton
13 anos atrás

Acho que o Massa esta fazendo a coisa certa até o momento na temporada, pilotando com mais cautela, pois na situação de pressão que está quanto a renovação de contrato, expôr a erros certamente irá prejudica-lo. Entendo que vai ser um piloto mais aguerrido após o preto no branco.

rafael pipoca
rafael pipoca
13 anos atrás

Gomes, gargalhando muito, concordo com as pequenas empolgando se andarem juntas. O pequeno degrau técnico existente (vc diz, eu sei bulhufas), tira qualquer empolgação em disputas.
Boa semana pra você.

PAULO MOREIRA
PAULO MOREIRA
13 anos atrás

Duro foi ver o GBT chamando o Carabante (Hispania) de Mallya (Force India). O excelente comentarista Burti, verificou a tempo e o GBT sem graça…

Antonio Neto
Antonio Neto
13 anos atrás

Flávio, você notou a profusão de bandeiras da Rússia agitadas na arquibancada que ficava por trás do grid, bem na hora da largada?

Gilmar
13 anos atrás

Alonso candidato ao título? Fala sério! Ele tá entre os cinco primeiros por sorte, ou uma conspiração bruxólica, sei lá. Para um campeão, faz cagadas demais. Eu não disse que o Hamilton ia levar o caneco dessa prova? O Seninha também quase cumpriu minha profecia. Arrancou bem e passou um monte de tartarugas. Só faltaram os outros 18. Hehehehe. Minha bola de cristal diz que a Willians vai correr de motor Vigorelli no próximo ano. Aquele que caseia, prega botão e costura em zig-zag. Se não der certo, o Barrichello vai se tornar costureiro em sociedade com a Danusa Leão.

Luciano Martinelli
Luciano Martinelli
13 anos atrás

Tô achando que a Renault está arrependida de ter vendido a sua participação na equipe, esse Petrov tem pinta de campeão e o Kubica é bom prá caramba.

Marcelo Ramos
Marcelo Ramos
13 anos atrás

Massa não corre direito porque está pensando nos dólares que ganhará no contrato como a Ferrari.

Falta sangue nos olhos do brasileiro.

Até concordo que o carro da Ferrari e uma bost*, mas o espanhol está tirando leite de pedra, temos que dar o braço a torcer.

Infelizmente tudo indica que Massa será uma espécie de Barrica II.

Quisera que Massa tivesse 10% da coragem do Vettel ou Hamilton e ate mesmo o Fodon das Lamurias.

Se um dos três acima fosse brasileiro ninguém estaria falando nada, estariam babando e tecendo elogios a seus estilos de pilotagem

Está para nascer um novo Emerson, Piquet, Pace ou Senna.

Marcus
Marcus
Reply to  Marcelo Ramos
13 anos atrás

É, falar..é fácil…Duro é estar pleiteando na pele de cada piloto. O “Webber”, está sentindo que o carro nasceu para ele, digo dominou a máquina. O Vetel, Hum esse aí…vai ter que buscar paciência…O Massa tá certo, não participou do desenvolvimento do carro, “Diretamente”. O carro tem a cara do Alonso, que não está conseguindo ir além, “alem do muro, além da grama, além da paciência etc. Parece o Massa, antigamente (risos). Sabe o que é? Acharam que Alonso era acertador de carros! O Massa, bem o limite já chegou ali. Às vezes vendo por este “prisma”, quem sabe ele, Massa esteja correto? Aliás, tem dar uma de Raikonem…(risos).

roberto castro
roberto castro
Reply to  Marcelo Ramos
13 anos atrás

Tambem concorco amigão

lucas
lucas
13 anos atrás

Até concordo que o Felipe Massa não está muito bem no campeonato, mas discordo quando o FG dá a entender que o carro da Renault é inferior ao da Ferrari. Pelos tempos classificatórios do gp da Turquia, onde os dois carros da Renault foram melhores do que os da Ferrari, fica claro que a Ferrari está atrás da Red Bull, Mclaren, Renault e Mercedes.

Roger
Roger
13 anos atrás

Realmente, Massa está burocrático, enquanto Alonso consegue “brigar” e ultrapassar melhor. Das duas uma: Massa não tem competência para guiar mais rápido e melhor ou está desmotivado com a supremacia das duas outras equipes. Talvez as duas razões sejam corretas. Quando larga atrás da 3 fila, Massa não luta para galgar posições, como Alonso, Hamilton e Vettel. É conformado, não tenta ou não sabe dar “algo mais.

Alfredo Aguiar = Orlando, FL USA
Alfredo Aguiar = Orlando, FL USA
Reply to  Roger
13 anos atrás

Alonso “brigou” com quem? Kobaiaxi? Passou um Petrov sem pneus! As outras posições ganhou nos boxes.
Lá na frente estão as feras, passar ;é mais difícil, o Vettel queridinho da imprensa que o diga.
Com aquela Ferrari ele nem ninguém passa o Kubica

Vinibene
Vinibene
Reply to  Roger
13 anos atrás

Eu não vi Alonso ser tão combativo assim quando chega perto do 7o ou 6o colocado. Como alguém disse ai acima, ultrapassar Toro Rosso, Williams (neste momento), Sauber e as nanicas é uma coisa. O Felipe pode não estar fazendo muita coisa, mas ele está brigando com os melhores e com equipes grandes.

jhan
jhan
13 anos atrás

Quando o principe das lamurias vence um gp é porque é o melhor piloto da f1. Quando faz besteiras e comente erros é porque o carro é ruim. Cadê o espanhol mestre em acerta carros? Alguém pode me responder? Eu acho que o carro de f1 é atualmente, mais importante que o piloto. Ou seja, o sucesso na f1 é 99% carro e 1% piloto. Só isso e nada mais.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  jhan
13 anos atrás

O Kubica está no mesmo barco, o ano passado não andou chongas porque o carro não deixou, com carro bom é candidato a qualquer título, como o Massa, como o Alonso, como o Button e o Webber que até o outro dia eram os dois maiores candidatos a comentaristas esportivos…….

Adoro o espaço e gosto muito da maneira “anarquica” e sem frescuras que o FG toca o blog, mas tenho que admitir que ele olha para o Massa de forma inviesada e dando ao mesmo um valor menor do que realmente o zacarias tem, o carro é ruim e não dá no estágio atual para fazer alguma coisa, pode ser até que melhore, mas no momento é uma merda e em declínio.
O Massa é um operário da equipe que fala pouco e trabalha como poucos, é combativo, consistente e além de ter que se adaptar a carroça com acabamento e desevolvimento made in asturias está pensando no longuíssimo campeonato, já o Alonso está afoito e quer mostrar serviço e provar para todos -inclusive ele próprio – que ele é o fodão do bairro peixoto, daí a quantidade de erros e vai vivendo o seu drama.

Ora venhamos e convenhamos e o FG sabe disso muiito mais do que todos nós juntos: a pontuação do Alonso é fruto de muuuuuuita sortee seu desempenho na pista tem deixado a desejar, ou qual tolo pode afirmar que essa corrida meia boca é algum exemplo de botar pra fuder? o Massa não passou ninguém porque não dava mesmo, e o Alonso passou três mulas mancas nos boxes e ficou 90% da corrida decorando o numero de série da caixa de cambio do Petrov que pode ser chamado de tudo -promessa, bom piloto, combativo, etc – menos de um piloto de primeira linha a ser batido.

Para quem é isso tudo e tem de vantagem depois de toda a sua dose de sorte uma diferença atual que pelo regulamento do ano anterior corresponde a no maximo 4 pontos devemos concluir duas coisas:

OU O MASSA É TÃO BOM QUANTO O ALONSO , OU O ALONSO É TÃO RUIM QUANTO MASSA. NÃO EXISTE MARGEM PARA OUTRA CONCLUSÃO, NA PISTA A ÚNICA ULTRAPASSAGEM QUE VI DO ASTURIANO NO MASSA QUE SEGUNDO A IDÉIA GENERALIZADA NESTE BLOG É INFINITAMENTE INFERIOR, FOI AQUELA NA ENTRADA DOS BOXES DA CHINA QUE NO MEU ENTENDER FOI UMA VERDAEIRA TRAIRAGEM, MAS PARA OS DEFENSORES DO ALONSO ISSO SE JUSTIFICA PLENAMENTE, ISSO SÓ VIRA IMORAL QUANDO QUEM TOMA O BOTE É O MALA DAS ASTÚRIAS…….

Alfredo Aguiar = Orlando, FL USA
Alfredo Aguiar = Orlando, FL USA
Reply to  jhan
13 anos atrás

90% dos jornalistas vem com a mesma ladainha de piloto + completo do grid.
ÀÀÀÀ se fossse o Massa que tivesse pintado os Guard Rails de Mônaco de vermelho, Segura o coração se fosse o Felipe quem tivesse morrido no Q2.
Mas a moda é ser anti Galvào, como se o Massa fosse acionista da Globo

roberto castro
roberto castro
Reply to  jhan
13 anos atrás

O cara ta fazendo besteira pq tá tentando tirar o maximo da carro,
com um carro ruim deste pode ser o melhor acertador de carro quele não vai conseguir acertar.
Vc fala isso por que não tem simpatia pelo espanhol
Fala serio meu!!!!
e não adia defender esses pilotos brasileiro porque nenhum tem qualidade de piloto, como tinha antigamente que valorizava o pais e tinha gana por vitorias.
hoje correm por dinheiro.

jose sandro
jose sandro
13 anos atrás

Prezado Flávio, não há como ignorar seus comentários enviezados em relação ao piloto Felipe Massa. Alonso tem sido combativo na medida em que ganha posições em virtude de quebras alheias e outras situações. Está a frente de massa com uma vantagem pequena, considerando a pontuação atual. Com o desempenho mostrado pela Ferrari, concordo que a disputa resume-se, pelos resultados apresentados, a quatro pilotos e Alonso nao está entre estes.

leandro tullii
leandro tullii
13 anos atrás

LUCA É DO KDABRA!

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

você esta sendo agradavel só né?!

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Bravo amigo! pura verdade.

MSM
MSM
13 anos atrás

Com essa pontuação, não dá para descartar ninguém ainda. A cada corrida e´um na frente, e isso está bem interessante, além das inúmeras possibilidades na pista, ainda temos que fazer as contas para vem quem é o piloto da vez em 1º.
A Mercedes mudou o carro para ajudar o Schumi, e ele está se dando bem, o problema é que acabaram com o campeonato do Rosberg, que desde que a equipe fez isso caiu o desempenho.
A Ferrari está lamentável, o Massa se arrasta na pista, pois também não consegue pilotar bem e aí sobra para o Alonso, que é muito mais piloto que o brasileiro. O problema é que Alonso está comentendo erros (até por tentar tirar melhor proveito do fraco carro) e aí tem que partir para cima na corrida. Hoje até acho que ele não fez nada de excepcional, o bom momento foi a disputa com o Petrov que vinha constante na prova e deu mais trabalho ao espanhol. Ele até que não tem medo de partir para disputas com carros e pilotos masi fortes (lembram da disputa com o Hamilton na Malásia?). Kubica é outro que vem fazendo um ótimo campeonato com essa surpresa que é a Renault. O engraçado foi ouvir o Gavião Bueno dizer que o Massa estava limitado pelo polônes. Ora a Ferrari não tinha condições de chegar perto da Renault, qt mais perder tempo.
Sutil fez uma corrida apagada e Kobayashi chegou nos pontos com a Sauber (se não me engano o Alguersuari estava na frente dele e do Dela Rosa a 2 votas do final, mas passou atrás dos dois).
A Williams teve o erro de aceitar o motor Cosworth e se arrasta na pista.
O Bruno até que fazia uma corrida honesta, mas não dá para torcer por ele e para o Di Grassi, são equipes sem condições de estarem na categoria

Zé Mané
Zé Mané
13 anos atrás

3 momentos bons nesta corrida: Vetel e Weber, Hamilton e Button e finalizando Petrov e Alonso. Fora esses momentos a F1 mantém a mesma m… de sempre as novas regras deveria ser revisada pois deixou a F1 sem a emoção de uma boa estratégia e as emoções que ocorrem é por um ou outro piloto mais combativo ou alguma oportunidade que aparece. O Massa realmente voltou apagado igual a F10 mas dizer que o Alonso esta muito melhor do que ele já é bem questionavel essa afirmação o Alonso tem se especializado em ultrapassar carros muito ruins mas quando chega em um carro mais ou menos igual ou superior a sua ferrari ai já encontra uma grande dificuldade como a apresentada hoje quando o Petrov deu muito mas muito mesmo trabalho para o espanhol. E para encerrar ainda aposto em Webber – campeão, Button – vice e Vettel em terceiro. Abraços a todos que postam aqui !!!

Enio bicalho.
Enio bicalho.
Reply to  Zé Mané
13 anos atrás

Não é a primeiravez que a ferrari anda atrás da Renaut, em 2005 e 2006 tambem apanhou muito.

MSM
MSM
13 anos atrás

Com essa pontuação, não dá para descartar ninguém ainda. A cada corrida e´um na frente, e isso está bem interessante, além das inúmeras possibilidades na pista, ainda temos que fazer as contas para vem quem é o piloto da vez em 1º.
A Mercedes mudou o carro para ajudar o Schumi, e ele está se dando bem, o problema é que acabaram com o campeonato do Rosberg, que desde que a equipe fez isso caiu o desempenho.
A Ferrari está lamentável, o Massa se arrasta na pista, pois também não consegue pilotar bem e aí sobra para o Alonso, que é muito mais piloto que o brasileiro. O problema é que Alonso está comentendo erros (até por tentar tirar melhor proveito do fraco carro) e aí tem que partir para cima na corrida. Hoje até acho que ele não fez nada de excepcional, o bom momento foi a disputa com o Petrov que vinha constante na prova e deu mais trabalho ao espanhol. Ele até que não tem medo de partir para disputas com carros e pilotos masi fortes (lembram da disputa com o Hamilton na Malásia?). Kubica é outro que vem fazendo um ótimo campeonato com essa surpresa que é a Renault. O engraçado foi ouvir o Gavião Bueno dizer que o Massa estava limitado pelo polônes. Ora a Ferrari não tinha condições de chegar perto da Renault, qt mais perder tempo.
Sutil fez uma corrida apagada e Kobayashi chegou nos pontos com a Sauber (se não me engano o Alguersuari estava na frente dele e do Dela Rosa a 2 votas do final, mas passou atrás dos dois).
A Williams teve o erro de aceitar o motor Cosworth e se arrasta na pista.
O Bruno até que fazia uma corrida honesta, mas não dá para torcer por ele e para o Di Grassi, são equipes sem condições de estarem na categoria.

Yukio Abe
Yukio Abe
13 anos atrás

Fala ae Flaviao, gostei tbm do Koba marcar seu 1o. ponto da Sauber, mas meu desejo maior é ver as Williams entre as grandes, ouve um boato de que Sam Michael nao estaria contente com os propulsores da Cowsworth (nao sei se ta escrito certo) e que a Williams estaria conversando com seu antigo parceiro que é a RENAULT, depois ele diz a imprensa que os motores tao sendo desenvolvidos e que vao continuar com eles em 2011, qual é a verdade?