É AUTOREVERSE?

SÃO PAULO (onde estão as minhas?) – O José Mattioli achou por bem dividir a informação com nosotros. É que a Sony vai lançar em junho um player com tocafitas. Isso mesmo, tocador de fitas cassete. Ou K7, como se escrevia… Acho que boa parte dos blogueiros jovens daqui nunca viu uma de perto. Outro dia catei uma antiga para escutar no Roadstar do meu Lada, não tocou nada. Acho que desmagnetizaram, sei lá.

Só sei que eu gravava dezenas de fitas antigamente, escolhia as melhores músicas dos discos, ou das rádios, e ia montando as trilhas sonoras da minha vida. Batia à máquina a lista de músicas e fazia minhas próprias capas das caixinhas. As melhores fitas eram as Memorex, mas as capinhas destas eram mais difíceis de fazer, porque as caixas eram mais sofisticadas.

Hoje é mais fácil, monta-se uma rádio virtual baixando as músicas pela internet e colocando tudo no MP3. Algo que eu nunca fiz, mas creio que um dia acabarei fazendo. Cabem milhares de músicas, tudo no mesmo memory card, e não desmagnetizam. Carregar fita no carro é algo que, acredito, ninguém mais faz.

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
8 anos atrás

Quem fala que a fita cassette não supera o cd é porque nunca ouviu um Tascam portastudio ou um Akai.Não se grava fita de cd,é muito mais preferivel gravar de um vinil ou outra fita k7.Quando o som fica abafado tem que desmagnetizar o cabeçote nao só limpar,Alem de na hora de gravar usar um bom equalizador de umas 20 bandas para aplicar um ganho nos graves e nos agudos pro som não perder caracteristicas,usar o dolby,gravar a +3 decibeis,e é claro usar um bom tape deck e não um radio portatil ou um som 3 em 1,usar boas caixas ,um bom receiver.Só assim se tem uma qualidade superior a do cd numa fita cassete.Eu ainda ouço e gravo fita cassete,tenho uma do The Animals que gravei de uma fita de rolo,e o som do cd não passa nem perto.não sou nenhum velho tenho 18 anos,e as fitas fazem parte do meu playlist desde meus 10 anos.Ouço cd tambem mas é só pra não desgastar minhas fitas.mas no fim de semana é hora de ouvir The Animals,Bob Dylan e The Rolling Stones no Deck.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Memorex eu não usava, eu gostava das fitas da Basf ou as minhas preferidas, da TDK

Augusto
Augusto
13 anos atrás

Ainda carrego minhas fitas no porta luvas da variant!

Anderson
Anderson
13 anos atrás

Nem sou velho, tenho só 21, mas as saudosas fitas K7 fizeram parte da minha infancia. Eu adorava utilizar o aparelho de som só pra fazer uma bela bagunça com as fitinhas, tirando uma fita e colocando outra, gravando músicas das rádios e as vezes até fazendo minhas próprias gravações (historinhas com efeitos especiais, tipo radionovela hehe).
É incrivel como alguns jovens quase da minha idade sequer viram uma fita k7. Cacete (com o perdão do trocadilho) , o tempo passa mesmo rápido.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
13 anos atrás

( e nem sou velho, apenas 23 ) Que saudades. Acordava todo sábado as 6 da manhã para ouvir e gravar as melhores músicas do “Aloha” na rádio cidade-ES, melhor programa de surf music de todos os tempos. Tem músicas não me saí da cabeça, só que nunca soube o nome das benditas nem os nomes das bandas, o locutor nunca falava, acho que a rádio não tinha autorização parta toca-las. O duro era voltar a música quando se queria ouvir novamente.

Cuidava muito bem das minhas fitas, capinhas e tocador. Comprava produtos de limpeza e tudo mais…

Cristiano
Cristiano
13 anos atrás

Quem do pessoal das antigas nunca foi ao Paraguay comprarm asm famosas caixas de fitas TDK.
o ruim do K7 era que você não tinha como vermo tempo das gravações e corria o risco de ter a fita acabada antes de terminar de gravar a música .

alvaro
alvaro
13 anos atrás

Engraçado que naquele tempo não havia esse terrorismo todo de anti pirataria, a turma emprestava discos normalmente e se gravava os K7, e não ficavam com essa bobeira toda
No forum HT tem uns gatos pingados malucos que gastam horrores em Decks K7 antigos para gravar e ainda acham o som melhor que de CD

luidhi
luidhi
13 anos atrás

Desculpem os saudosistas, mas isso é uma coisa que para mim não dá saudade nenhuma. Aquele som abafado das fitas, ou aquelas nojentas de cromo que acabavam com o cabeçote do tocador. Não faz falta, assim como o platinado. Há coisas que a tecnologia melhorou. Outras não. Mas ainda acho o vinil insubstituível. Fitas cassetes, não.

[]’s

Marcelo
Marcelo
Reply to  luidhi
8 anos atrás

Amo os 02, acabo de comprar uma tdk e uma Basf anos 70, virgem e lacradas , fds gravarei uma bela coletânea rocka and roll no meu Akai GXC570D . Som inigualável. Qto ao vinil tenho só uns 5 mil. Aliás não tem o que Eu não tenha em matéria de Blues/Jazz/Rock/Soul?MPB/Bossa Nova/ e até Disco e Black Music! Mp3…Desculpe, não me interessa.

Fabio Bill T. Aggio
Fabio Bill T. Aggio
13 anos atrás

Como assim, ninguém mais faz? :) Eu tenho e uso o tape original do meu Palio

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Já tive até Akai 47. Quem se lembra?

Romeu
Romeu
13 anos atrás

Eu tambem já gravei muito K7 e datilografei a relação de musicas nas capas das caixinhas.
Ainda tenho um Toca-fitas Alpine no meu carro.
E algumas fitas K7 de minha produção.
Tive tambem um toca fitas de catrucho da marca Muntz, e por falar em dino, antes disso tudo, tive um Aero Willys 64, com toca discos Phillips que ficava sob o painel e tocava.
vinis de 33 e 45 rpm.
Sem contar os radios à valvulas, só com AM, ondas médias e curtas.
De som automotivo já vi (quase) de tudo.

Roberto Almeida
Roberto Almeida
13 anos atrás

Eu faço!
Boto pra tocar, no meu Celtinha, uma fita de Lulu Santos que minha namorada me deu, no tocador Sony quando ele se recusa a tocar o rádio com sintonizador digital. Parece que ele se encanta com o som do K7 e aí o rádio volta a funcionar! :-)

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
13 anos atrás

estás enganado…de vez em quando eu ainda ouço Tears for fears no meu toca-fitas, Albatroz IV que saiu no Opala. E a fita é uma Basf Chromo extra II. Abs…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

22 dolares, ou 24 com controle remoto!!!
genial

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Achei!

Olha Gomes, aposto que você vai querer comprar. è pra tocar mp3 nos sons antigos sem precisar estuprar o equipamento!
http://www.sitedomau.com/musica/so-para-nerds-fita-k7-com-mp3-player.html

Fabao
Fabao
13 anos atrás

po, agora lembrei de umas coisas legais!
eu estava começando a aprender a mixar e meus amigos pediam fitas K7 mixadas. o problema e que como eu era muito ruim , eu sempre errava e dava aquela sambada!
tinha que gravar tudo de novo… chegava a ficar o dia todo gravando!

Paulo Dionísio
13 anos atrás

Ê saudades. Ficava horas e horas de tarde gravando as músicas favoritas.

Denis
Denis
13 anos atrás

No meu volvo 960 escuto fitas cassete, pantera, ugly kid joe, steve winwood… e outros!

Willian
Willian
13 anos atrás

tentei ouvir uma fita na semana passada no tocafitas do uno do meu tio. só que ele tá quebrado.

e pra ajudar eu ainda consegui quebrar a tampinha do buraco que a gente coloca a fita! rs…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

anos atrás vi numa revista de tecnologia um K7 com entrada nmini usb, você carregava mp3 nele e tocava em qualquer toca fitas antigo… nunca mais ouvi falar

Dean Winchester
Dean Winchester
13 anos atrás

Eu e meu irmão Sammy ainda carregamos fitas K7 no nosso Impala 67.

Tatiana
Tatiana
13 anos atrás

Que legal! Vou poder ouvir as minhas fitas que ainda tenho guardadas.

Fabio
Fabio
13 anos atrás

“Carregar fita no carro é algo que, acredito, ninguém mais faz.”

É pq vc ainda não viu Dean Winchester colocar um k7 do AC/CD no seu Checy Impala 67 no seriado Supernatural.

L.O.
L.O.
13 anos atrás

Putz… Tirei umas 4 fitas do porta-luvas da viatura na semana passada…

Mário Buzian
13 anos atrás

Ah, bons tempos das fitas Cassette…Eu tenho uma boa coleção por aqui, e quando vc. vier ao Sul nos visitar vai levar uma caixinha sob medida com boas seleções pra ouvir no Rio de Janeiro do Gol GT, no teu Lada e até no Gerd !!!
Brinde da casa…

Pé de Moleque
Pé de Moleque
13 anos atrás

Eu tinha no meu Monza até o ano passado um toca fitas Pioneer . Eu mesmo gravava minhas fitas e a qualidade era ótima. O CD Player só tem mais potencia. Não volto pra fita nunca mais, hehehehehe

Anarquista
Anarquista
13 anos atrás

Se as fitas K-7 são velhas, alguém aí ainda se lembra dos famigerados “cartuchos” (os sem-fim), ou “8-track tape cartridge”? Estes foram os precursores dos K-7 e tinham uma qualidade de som excelente, comparável às fitas de rolos (na velocidade de 1´ (polegada) e 7/8 por segundo). Me recordo de um catálogo Sanyo, onde constava um tocador deste tipo para carros.
Aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/8-track_tape

Putz! Depois dessa acho que ganhei o troféu “dino”…

Fabio J
Fabio J
Reply to  Anarquista
13 anos atrás

Meu tio tinha no fusca dele um “toca cartucho” desse, nossa parecia fita pra video-cassete rsrsrsr eu na época achava o maximo…

Cláudio - SP
Cláudio - SP
13 anos atrás

No meu Uno tem um TF Pioneer de uns 10 anos, já com saída para CD-changer. Hackeei a entrada do CD-changer e passei um fio até dentro do cinzeiro, onde fica o iPod (cabe até um iPod Touch lá).

Quando acaba a bateria do iPod eu passo para o tape, e ouço meu Pink Floyd; e o melhor de tudo é que posso ficar despreocupado, ninguém quer roubar esse som, pois só se vê um tape “velho”…

Claudinei
Claudinei
13 anos atrás

Meu pai ainda tem toca fitas no carro dele…só que a brincadeira está acabando: 1) É raro achar fitas k7 p/ vender por ai 2) Qdo se acha são poucas e o preço é 3x ou mais que um DVD virgem 3) Os decks para gravação já pifaram. Mas o velho não desiste do rádio dele…

rosta
rosta
13 anos atrás

Eu continuo ouvindo as fitas K7 (sou dino). Boas eram as TDK, de 30′, 60′, 90′ e…120′. Ah, tinha de ferro e cromo…

Luis Albertyn
Luis Albertyn
Reply to  rosta
13 anos atrás

Meu tape deck Kenwood tinha um seletor entre fita normal, cromo ou metal (mas nunca tive uma fita metal, lembro que eram muito mais caras). Também batia à máquina as “playlists”, ridiculamente pequenas se comparadas aos tocadores de Mp3 de hoje. É um troço bacana de lembrar, dá saudade, mas o que temos hoje é muito mais prático e de melhor qualidade. Nada de limpar cabeçote, desmagnetizar, levar caixas e caixas de fitas para uma viagem, enfim, teve seu tempo, mas foi pro museu (com todas as honras…).

Abs!
LA

rafael bruno
rafael bruno
13 anos atrás

no meu chevette que roubaram e vc postou aqui , Flavio, eu usava ainda..hehe

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

TDK MA-XG. A melhor fita K7 já feita. Ainda tenho algumas virgens aqui.

Alexandre das Neves
Alexandre das Neves
13 anos atrás

Acredite se quiser, mas o carro M-100 0KM da Effa (chinesa) que é vendido como “completo” com ar + v.e. + t.v., motor 1.0 da suzuki de 47 cv, vem com o sistema de som de série com um TOCA-FITAS! Eu constatei pessoalmente há dois meses atrás quando meu irmão quase comprou um…

João vitor
João vitor
Reply to  Alexandre das Neves
13 anos atrás

Ainda bem que foi quase!

Dois atrasos: o K7 e a Fita!

jugger
jugger
Reply to  Alexandre das Neves
13 anos atrás

E tem louco que compra carro chinês… e ainda fica contando vantagem, que é mais barato que os nacionais… por que será???

Eliano Sérgio
Eliano Sérgio
13 anos atrás

eu ainda tenho um três-em-um da Sony, com toca fita duplo (grava de uma fita K7 para outra) e toca-disco (“bolacha” de 78 rpm), além de rádio AM e FM.
Bacana, não?

Eric
Eric
13 anos atrás

Nem CD eu carrego mais…só o Ipod e o Iphone….

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Credo! Gira Mondo, gira!

João vitor
João vitor
13 anos atrás

Não sou tão velho, tenho 27. mas me lembro das fitas e tive várias, gravava muitas também, tinha CD player em casa mas não no carro do meu pai, então gravava fitas dos CDs pra ouvir no carro, principalmente do Elvis (sim, do Elvis). Faz tempo mesmo isso, mas o que eu quero comentar é, você se lembra, no auge da modernidade, aqueles carros que tinham um porta k7? No painel, e tinham uma tampinha que ficava vermelha quando estava ocupado. O Diplomata, Santana, Gol Gti, nossa, muitos tinham. O Escort, pós 87, tinha só um encaixe, meu pai encheu o console dele de fitas uma vez e ficou ridículo, e barulhento…
Neste caso, os tempos antigos não trazem assim tanta saudade.

vitão
vitão
Reply to  João vitor
13 anos atrás

no XR-3 , de 83 a 86, tinha 4 cartucheiras individuais para as fitas. O Del Rey Ouro também !

Samuel Contin
Samuel Contin
13 anos atrás

Eu faço!!!
Só escuto k7 no meu Gol S 1985 que uso diariamente. Toca Fitas CCE que foi instalado na época pelo 1º dono. Sem adaptações de Mp3, etc… E as fitas ficam no porta luvas… Raul Seixas, Dire Straits, Elis Regina, Chico Buarque, Dave Matthews, entre outros… outro nível!!!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
13 anos atrás

eu ainda curto os vinis! são até faceis de achar, o problema é achar k7!!!
não se vê por ai facilmente.

eu cheguei a gravar, ficava ouvindo Joven Pan no caso (que não era de todo ruim ainda) pra gravar a música favorita

Leonardo Costa
Leonardo Costa
13 anos atrás

Não sou tão velho nem tão novo, nasci em 1985, mas essas fitas já estiveram presentes em uma parte da minha vida. Quando tinha por volta de 9 ou 10 anos fazia aula de música e era nelas que gravava as músicas tocando com o professor. Elas ainda tocam hoje e de vez em quando eu coloco pra ouvir.

Ricardo Sacco
Ricardo Sacco
13 anos atrás

Não é propaganda não. Veja bem. Comprei um daqueles aparelhinhos que se encaixa um pen-drive com músicas e, ao modular o dial de qualquer rádio FM com a mesma frequência do aparelho ouve-se as músicas com incrível qualidade. Ele se liga a qualquer acendedor de cigarros automotivo e vem até com controle remoto. Teste no meu Motoradio com antena externa e funcionou que foi uma beleza. Paguei injustos R$12.

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Flavio no meu Xantia 95 eu tenho um radio com toca fita k7 , com uma fita do freddie mercury lá q ouço as vezes , o probelma é q ela sai d lá , então não consigo trocar por outra . O bom é q esse msmo radio tem uma entrada pra mp3 (na epoca era pra encaichar um diskman) então posso variar entre o a fita k7 e o ipod .

Jeambro
Jeambro
13 anos atrás

Flávio, as fitas quando guardadas por muito tempo, além da desmagnetização, que é bem lenta, ocorre a oxidação da camada exterior da mesma. Quando eu quero escutar alguma em especial, eu puxo um pouco da fita pra fora da caixinha e passo-a por entre um algodão para limpá-la, rodando a fita com uma caneta Bic. Dá um trabalho danado, mas vale a pena, pois não suja o cabeçote.

Bruno Oliveira
Bruno Oliveira
13 anos atrás

Outro dia achei aqui em casa uma fita novinha, embalada no plástico ainda. Obviamente guardei-a, no futuro certamente vai ser uma raridade ver uma K7.

Realmente é uma maravilha essa era do MP3, gravo meus CDs com minhas musicas preferidas e ouço até cansar, dai é só gravar um novo CD.

Adal Avin
Adal Avin
13 anos atrás

Gerson disse:
21/05/2010 às 15:48

Me mostre alguém que ainda ouve um K7 e eu te mostro um dinossauro.

Então sou um dinossauro! Ouço fitas K7 no carro (tenho mais de 600 fitas K-7 que, obviamente, não vou jogar fora!), Cds e rádio em casa.

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
13 anos atrás

Assim como não me desfiz dos LPs, não abri mão das fitas K-7. Está tudo funcionando ainda, afinal ainda tenho um sistema de som da Telefunken anos 70, com alguns “penduricalhos” da Cygnus e Technics.

Eder Casagrande
Eder Casagrande
Reply to  Sergio Luis dos Santos
13 anos atrás

cara… fiquei com inveja (não a inveja ruim, aquela boa, sabe???) dos penduricalhos….

Diego Camargo - Floripa/SC
Diego Camargo - Floripa/SC
13 anos atrás

Eu também tinha uma coleção memorável, até que um amigo meu me contou que existia um tal de mp3, aquilo foi bom, porque guardar as fitas estava ficando difícil. Eu tinha até o capricho de achar nas revistas de rock uma foto da capa para colar na capinha da fita.

Já meu pai não faz muito tempo que largou as fitas, ainda tenho muitas, mas devem ter acontecido o que aconteceu com a sua.

Abraço

Gerson
Gerson
13 anos atrás

Me mostre alguém que ainda ouve um K7 e eu te mostro um dinossauro.

Jeambro
Jeambro
Reply to  Gerson
13 anos atrás

Eu ouço. Aqui em casa, além das fitas que eu mesmo gravava, ainda tem dezenas de fitas originais (das gravadoras). Não dá pra jogar fora. Dias atrás comprei um rádio-gravador da Toshiba, no Wall Mart, pela bagatela de 40 reais, com ondas-curtas ainda.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
Reply to  Gerson
13 anos atrás
RobertoJP
RobertoJP
Reply to  Gerson
13 anos atrás

De vez em quando escuto umas fitas e uns vinis no meu Gradiente Roxy Plus, comprado em 08/12/1986 e que milagrosamente nunca visitou uma loja de assistência técnica até hoje…

João vitor
João vitor
Reply to  Gerson
13 anos atrás

Comentário infeliz esse não?
Mostra o T-Rex agora…

Marcelo Mendez
Marcelo Mendez
Reply to  Gerson
13 anos atrás

Que mania que esse povo tem de querer ser saudosista… só faltam falar que K7 é melhor que CD…

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
Reply to  Gerson
13 anos atrás

Cassete, não. Mas o vinil…

vitão
vitão
Reply to  Gerson
13 anos atrás

acho o MP-3 ruim, o som é chapado, porque ele comprime as parte baixa e alta ad banda sonora ( não sei ao certo a zona de corte, mas digamos que seria abaixo de 200 hz e acima de 4.000 hz, algum engenheiro confirme aí) . o som não tem “peso” do grave nem a “estridencia” do agudo.

Jonas Martins
Jonas Martins
Reply to  Gerson
13 anos atrás

Melhor que CD não é, aliás ninguém quer que seja melhor… quem ouve faz por curtição, faz para lembrar de como era quando eramos crianças ou adolescentes… É bom, traz memórias boas, acompanhados de um bom vinho então…

Marcos vale
Marcos vale
13 anos atrás

Ei tio Flavio, hoje eu baixo tudo no youtube, as minhas favoritas . Gravo em dvd (sony) ou deixo no pen drive ( kingston) .o som do carro tm duas opções .
A tela do dvd e torch , vou ouvindo quando dirigindo e assisto quando trânsito esta parado . Legal e pegar as gatinhas dentro do carro assisitindo uns videozinhos elas se amarram.
Aina faço algumas animações , e coloco na abertura dos clips.
E o Máximo.
Mas ja estou sabendo que esta saindo um Gps com tv digital, a google esta lancando internet na tv, ja estou pensando em aposentar este dispositivo que tenho. afinal ja esta se tornando arcaico.

A este negócio de K7 (cassete) ai tio , nunca mexi com isso não !

Walter Terra Campos - Poa/Rs
Walter Terra Campos - Poa/Rs
13 anos atrás

Eu fazia a mesma coisa.
Aos sábados, quando não tinha nada para fazer, pegava os discos e ia gravando conforme o meu gosto. Cheguei a ter uma monte de fitas.
A trilha eu escrivia a mão , no verso do papel que vinha com a fita, já era feito para isto.

MP3 eu já fiz alguns cds porém é dificil para botar na ordem que eu quero (pelo menos para mim) e depois não tem como relacionar as musicas já que cabem +/- 170 por CD.

Porém como o toca CDs do carro tem a posição alternadas, as músicas vão tocando sem estarem agrupadas como foram gravadas.