ENCHE O TANQUE (35)

SÃO PAULO (e as bombas?) – Segundo o blogueiro Warlei Dionísio, esse posto ficava, ou fica, em Apiaí, interior de São Paulo. Onde fica Apiaí? O instantâneo parece ser da década de 30, na inauguração do estabelecimento. Cidadãos apiaienses, manifestem-se!

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo F.
Paulo F.
13 anos atrás

Que carro é esse?

Juliana
Juliana
13 anos atrás

Olá, tenho duas fotos de postos em Santa Bárbara d´Oeste, interior de SP, da década de 40. Como posso fazer para te enviar. Meu e-mail é [email protected]. Obrigada!

gleitef
gleitef
13 anos atrás

Posto no estilo art-deco, talvez a construção mais importante
de Apiaí.

marcelo battistuzzi
marcelo battistuzzi
13 anos atrás

A uns 5 anos resolvi fazer um passeio alternativo com minha esposa (que até hoje é traumatisada com minha mania de caminhos alternativos….) e o meu Polo quebrou na estrada de terra entre Iporanga e Apiai… (problema na bomba de gasolina) tivemos que andar um bocado a pé naquela região montanhosa a usn 40 graus…. e para piorar era feriado! Mas o lugar é bonito vale a pena passear por lá.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Meu sogro vai a Apiaí pelo menos uma vez por mes, e fica isolado no meio do mato, na casa de amigos. Povo simples, carente, muito gente boa. Linda região.

Martinho
Martinho
13 anos atrás

Como faço pra enviar uma foto pra vc? Não consigo achar o link.

Germanno
Germanno
13 anos atrás

Muito bacana essa foto.

Eu morava em Capão Bonito (próximo de Apiaí) e fui diversas vezes para o PETAR a bordo de um Jeep Willys com motor de Opala 4 canecos do meu irmão mais velho.

Aliás, a última vez que passei por Apiaí, em direção a Itajaí-SC, na parte da serra tive uma das visões mais fantásticas da minha vida, ao pôr do sol entre as cadeias de montanhas da região.

Sensacional.

Outro fato marcante foi em uma das vezes que fui acampar, visitamos a gruta Temimina, dentro do PETAR porém tinha uma caminhada de aproximadamente duas horas em trilha no meio da mata atlântica, muitas vezes semi-fechada.

Ao chegar a entrada da gruta, então um moleque de 13 anos, fiquei simplesmente estupefado com a lindíssima paisagem a minha frente e ao alto, já que a boca da gruta tem cerca de 100 metros de altura (não tenho plena certeza desse número)

É lindo demais.

Aqui uma animação em flash com visão 360° de uma parte da gruta:
http://www.feres.fot.br/360/temimina_boca/temimina_boca_flash.htm

É emocionamente saber ver isso presencialmente.

Aqui um relato de uma visita no site do estadão:
http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,folego-extra-para-a-selvagem-temimina,453390,0.htm

Feliz de quem já teve oportunidade de visitar o PETAR.

Até rimou.

Apiaí foi palco das duas cenas mais lindas que meus olhos viram, e se tem uma coisa que certamente vou fazer na minha vida antes de morrer é voltar à Temimina acompanhado de meu filhos (que ainda nem foram gerados).

Mas podem ter certeza disto.

Fábio Aguilera
13 anos atrás

O post mais bonito da série, na minha humilde opinião.

Fernando Guzzo
Fernando Guzzo
13 anos atrás

Apiaí foi a cidade onde meu pai foi trabalhar pela primeira vez como diretor escolar, no fim dos anos 80. Ele adorou a cidade, dizia ser muito tranquila. Passava a semana lá e no fim de semana ele voltava para S. Roque. Sempre tinha boas histórias sobre a cidade.

Ciro
Ciro
13 anos atrás

Também tenho uns dois anos que não vou a Apiai, mas o posto está lá até hoje e com a mesma estrutura / arquitetura.

Luis Nunez
Luis Nunez
13 anos atrás

Antes de existir a Régis Bittencourt a ligação entre São Paulo e Curitiba era feita através da atual SP250 (que começa em Vargem Grande Pta. na Raposo Tavares KM 45 + OU -) e BR 476, passando por Ibiuna, Piedade, Pilar do Sul, São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, chegando em Apiaí,depois Ribeira, atravessando para o PR e seguindo rumo a Curitiba. É uma belo passeio, mas atravessa uma região muito bonita, onde existe parques com ecossistemas preservados, mas população extremamente carente.

Marcos Andrade
Marcos Andrade
13 anos atrás

Flavio, shoooowwww ! Sou da terrinha !
Apiaí é uma pequena cidade na serra do alto vale do ribeira, fica a aprox. 30km da divisa do Estado do Paraná e a aproximadamente 140km de curitiba. Durante muito tempo, a riqueza do Estado de São Paulo escoava pela estrada de apiaí, visto que a Rodovia Regis Bittencourt ainda não existia.
Tem muito a comentar de lá, bom e ruim, mas para os amantes de jeep’s, saibam que lá ficam as melhores trilhas de Jeep do Brasil e todo ano tem varios encontros de jeepeiros para saborear tais trilhas.
Tem também o pastel de milho, o morro do ouro (morro atraz do posto da foto), inumeras cachoeiras, e tem um mirante na serra que segundo os ufólogos de plantão, é um ponto de comunicação com os ET’s.
Enfim, só conhecendo Apiai pra saber o que tem de bom e ruim. Apesar de fazer 9 anos que moro em são paulo, vou pra lá umas 4 vezes ao ano pra descansar. Quem bebe da agua de apiai sempre acaba voltando pra lá ! heheheh
Ja mandei a foto para meu sconterraneos e assim que tiver infos. do Posto, vou colocar pra vocês !
Obrigado pessoassss

Att:
Marcos Andrade

Roberto Borges
Roberto Borges
Reply to  Marcos Andrade
13 anos atrás

Marcos, fiquei com saudades de lá só pelo seu comentário!
Faz tempo que não vou para lá.
Respondendo à pergunta do Fowler, o posto era Shell até 1996, não sei se ainda é.

Fowler
Fowler
13 anos atrás

Pô Gomes tem duas bombas, logo na frente ladeando as colunas principais. Possuem uma espécie de globo no alto, com o nome da “bandeira”.

Thiago Teixeira
Thiago Teixeira
Reply to  Fowler
13 anos atrás

A Bandeira no alto da marquise e das bombas são as conchas da Shell.

luis da matta
luis da matta
13 anos atrás

O interessante dessas fotos antigas , é que as pessoas não sorriam, mas faziam pose de sérias, o que sempre nos dá impressão que antigamente as pessoas ´não eram felizes. Mas era só uma forma de tirar fotografia, já que era um momento solene para se guardar para o resto da vida.
Quanto ao postinho, só maravilhoso com sua arquitetura art deco em grande estilo. Não encerre esta seção meu caro FG, pelo contrário, tente pedir autorização de cada foto aqui postada e publique um livro como sugeriu um blogueiro aí em cima. Vai ser um sucesso com certeza absoluta.
Receba meu abraço.

LHC
LHC
13 anos atrás

Vale a pena conhecer o PETAR. Tem muitos passeios, do light ao profissional.. os Gominhos vão gostar!

Inacio
Inacio
13 anos atrás

Será que alguma alma viva em Apiaí acesa a internet…..???

Caso afirmativo, navegam neste bloq???/

Tenho mihas dúvidas….kkkkk

Mas mesmo assim otima foto….

Roberto Borges
Roberto Borges
Reply to  Inacio
13 anos atrás

Caríssimo
Apesar de ser um lugar pobre, é lindíssimo e é no Estado de São Paulo! Logo, acessam a internet!
Morei lá no início da década de 1990. O posto foi desfigurado, mas ainda está lá, na beira da estrada que antigamente era a única ligação de São Paulo para Curitiba.
Detalhe: o asfalto foi tão bem feito que o que havia nos anos 90 era o original!
Todo geólogo conhece o local, devido à riqueza de minerais e a certas peculiaridades geológicas. Exploram cimento até hoje.

vitão
vitão
Reply to  Inacio
13 anos atrás

a fábrica é da Camargo Correa, não é ? pensei que a cidade fosse melhor estruturada, com a receita de impostos que deve ter . Sei que a jazida tem calcario para mais de 100 anos.

petrafan
petrafan
13 anos atrás

totalmente art deco. show de bola.

1V3N
1V3N
13 anos atrás

Povo de Apiaí…
E aí?

Mateus Stürmer Daitx
Mateus Stürmer Daitx
13 anos atrás

Apiaí fica no sul de São Paulo, bem perto da divisa com o Paraná. Parada obrigatória pra quem está se dirigindo ao Bairro da Serra para visitar o Parque Estadual Turistico do Alto Ribeira, com várias cavernas. Cidade pra lá de simpática essa, saudades de lá! Quanto ao posto, não tenho como afirmar se ainda existe, faz uns dois anos que não apareço por lá e se ele existe ainda deve estar bem modificado.

Hugo
Hugo
13 anos atrás

Apiaí é portal para uma das maiores e mais belas reservas ambientais do país, o PETAR – Parque Estadual Turístico Alto do Ribeira. Localizado no sul do estado de São Paulo. Infelizmente, a cidade em sí é péssima, um dos piores IDH´s do país, uma população extremamente carente. Quanto ao posto, fantástico.

Aliandro Miranda
13 anos atrás

São muito legais estas fotos antigas, onde multidões, entre famílias inteiras e cidadãos ilustres, se ajuntavam para uma única foto.

Foto era coisa chique.

Elmo
Elmo
13 anos atrás

Já sou fã da seção Enche o tanque. Que registros magníficos da história do Brasil que ela tem rendido!

Na boa, você poderia seriamente cogitar publicar essas fotos. Eu compraria o livro.

No mais, parabéns pela ideia da seção. Torço para que dure bastante tempo por aqui.

Humberto Corradi
Humberto Corradi
Reply to  Elmo
13 anos atrás

Boa!

Opaleiro MG
Opaleiro MG
Reply to  Elmo
13 anos atrás

Excelente idéia!