ENCHE O TANQUE (41) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 17 de maio de 2010 - 13:44Arquitetura & urbanismo

ENCHE O TANQUE (41)

SÃO PAULO (coisa de outro mundo) – O Rafael Tezari mandou várias contribuições para nossa minissérie, e eu escolhi esse aí, um Atlantic de Belo Horizonte. Diz a legenda que é da década de 30. Alguém consegue identificar em que parte de BH fica? E os Ferreira Leite, ainda seriam donos de postos de gasolina?

43 comentários

  1. Cida Sacramento disse:

    Desculpe o atraso…..Este posto é realmente o Posto Atlantic, dos Ferreira Leite e ficava na Av. Afonso Pena com Av. Carandaí. O Prédio ao fundo é o Instituto de Educação.
    Hoje, no lugar, construíram edifícios e um deles é o da FIEMG. Quero datar um documento e preciso da das datas de início e fim da atividade deste comércio. Preciso urgente falar com algum Ferreira Leite que conheça esta história. Abraços!

  2. capu disse:

    Jean,se vc vir então a região sul na divisa com Nova Lima como era há 15 anos atrás e como é hoje…vai ficar espantado ! e eu disse 15 anos atrás ,não mais ! abraços

  3. Rua dos Goitacazes com Rua Santa Catarina, obrigado Jean, sou de BH e não consegui identificar.

    • Jean disse:

      Eu gosto desses desafios de descobrir lugares antigos. Pelas indicações anteriores dos colegas, uma “googlada” e paciência para ver as 12 páginas cheias de fotos antigas de BH no tal site e consegui. Uma pena não ter sido preservado o posto.
      O que mais me espantou é o rápido crescimento em tão pouco tempo. Por outras fotos que vi, a foto postada aqui pelo FG é pós-1939, pois em um postal de 1938/39 da região não havia o posto e a praça era muito “desolada”. Em menos de 50 anos a área central “explodiu”. Ruim por um lado, pois essa explosão acaba com a arquitetura original do local…

  4. capu disse:

    bom,a não ser que esteja coberto ,olhando pelo google earth não existe mais o postinho (um crime derrubar tão bela arquitetura):

    http://img199.imageshack.us/img199/4426/new1qw.jpg

    em frente ,ocupando todo o quarteirão,fica o Mercado Central de BH , que na imagem postada pelo Jean era ainda descoberto.

    Na “Av.Augusto de Lima” ,bem em frente ao mercado central é o MINASCENTRO,uma construção muito bonita também.

    Vejam como é lindíssima a Praça Raul Soares !

    Quem tiver mais curiosidade, mais acima entre Av.Amazonas Timbiras e Guajajaras (não aparece na imagem que eu postei) fica o Edifício JK , obra de Niemeyer , na minha opinião ,sua obra mais feia em BH.

  5. capu disse:

    boa Jean ! Esta é a linda Praça Raul Soares…”suspeitava desde o princípio” rs. Vou tentar passar por lá no final de semana e checar se ainda existe o posto.

  6. Carlos Barbosa disse:

    O posto que existe hoje na Rua Pouso Alegre esquina com Rua Itajubá, é o Posto Boca Branca. No início da Antonio Carlos esquina ou bem próximo da Rua Araxá, existia o Posto Nocchi, e mais à frente existiam mais dois. Um na esquina de Rua Rio Novo e outro na esquina de Rua Formiga. Todos dois desativados para obras da Avenida Antonio Carlos.

  7. Jean disse:

    O posto pode ser visto nestas duas fotos.
    Infelizmente nunca fui a BH, por isso tentarei descrever para encontrá-lo:
    - Nesta foto ele está na esquina da segunda rua à direita com a que “sobe”. Atrás dele há um prédio em contrução e acima desse prédio, a tal contrução antiga que aparece na foto aqui no blog:
    http://img180.imageshack.us/img180/7585/img123o.jpg

    - Nesta foto, mais nítida, ele está na esquina acima da esquina onde há a placa “Beverly”:
    http://img151.imageshack.us/img151/5418/img068h.jpg

    As fotos são do site SkycrapeCity.
    No Google Earth as coordenadas do posto são:
    19°55’18.06″S
    43°56’37.02″O

    Espero ter ajudado.

  8. Carlos Lins disse:

    Decada de 30 a Antonia Carlos nem existia direito, nem o IAPI ainda tinha sido criado… como o capu disse, pelo predio ao fundo tinha que ser no centro, bem, da contorno pra dentro ao menos..rs

  9. capu disse:

    Carlos Barbosa, este posto existe até hoje ,não ? em frente aquele shoppingzinho…mas se minha memória não me trai ,era amarelo,ipiranga talvez?
    ao amigo que disse antônio carlos, nesta época não existiam prédios como aquele ao fundo da foto na av.antônio carlos, que era praticamente deserta…continuo achando ,por este motivo, que este posto é (era) no centro.

  10. lucasgf disse:

    É na Av. do Contorno um pouco para frente do hospital Felicio Roxo, do outro lado,com direção a Av. Amazonas

  11. Rodrigo Duarte disse:

    Se pelo menos tivesse um barzinho ao lado do posto, o pessoal de BH mataria na hora, capital dos botecos hehehe

  12. Rodrigo Duarte disse:

    Já morei em BH, mas essa foto não dã nem um indício de onde poderia estar. Vou chutar, Avenida Antônio Carlos.

  13. Carlos Barbosa disse:

    Fui criado no bairro Floresta em Belo Horizonte. Existia um posto dos Ferreira Leite na Rua Curvelo com Rua Pouso Alegre. A bandeira, acho que era Atlantic, não tenho certeza. Em frente a minha casa na Rua Salinas, tinha um posto Shell na esquina com Rua D. Maria Inês. O último proprietário foi o Sr. Flavio Oliveira Lima.

  14. capu disse:

    Mário, tenho a mesma impressão…o problema é que eu não passo regularmente por lá, até porque o trânsito é horrível ali…mas se alguém tiver a oportunidade poderia checar.

  15. capu disse:

    poderia ser na praça raul soares?

  16. Mário de BH disse:

    É so chute, mas poderia ser o Posto da Av. Algusto de Lima com Praça Raul Soares.

  17. Rafael Tezari disse:

    Valeu Flávio por publicar a foto que te enviei.

    Sou um grande fã seu e frequentador assíduo do site e espero que você consiga manter esta série com a mesma frequência de “Cars & Girls”,

    Pode contar com a minha ajuda para encontrar mais fotos.

    Abraços!!!

  18. Eduardo Pelosi disse:

    Flavio, como faço para te enviar uma foto de um posto de gasolina? abraço

  19. Alexandre C disse:

    não aguento mais essa “minissérie”.

    Já virou novelão.

  20. Flávio sou de BH, também não idéia de onde seja o posto, acredito ser na área central, mais plana, estou tentando identificar o local.

  21. Carlos Lins disse:

    Sou de BH, mas a foto não dá a muita pista de onde poderia estar esse posto, aquele predio ao fundo tem cara de Av. do contorno, até hj ainda com sorte vc vês uns com arquitetura parecida, na base do chute digo que ele ficava onde hj em dia é a ROTAM… saindo do viaduto do Santa Tereza

  22. luis da matta disse:

    O carro ao fundo parece um Packard 38 ou 39, e o posto pode ter sido um que tinha na esquina de Guajajaras com Afonso Pena. Nesta época eram poucos os postos, daí esta suposição.
    A dica é de meu velho amigo Omar Moura, que nesta época era um guri, e hoje ostenta belos 80 anos.Mas ainda bate um bolão.

  23. capu disse:

    acabo de perguntar para o meu pai (que tem 60 anos só,é verdade). Não tem a menor idéia de onde seja.
    Pelo prédio ao fundo deve ser na região central de BH ,que à época ainda era uma criança…Talvez a foto maior ajude a identificar a edificação.
    Falando da minha área (estruturas) : que posto lindo e arrojado para a época, um “balanço” bastante arrojado para os materiais de então.
    Um abraço

  24. Renato Passos disse:

    Se for mesmo na Contorno com Amazonas, logo ao fundo é o Colégio Monte Calvário? Se for, ainda funciona um posto de bandeira Esso no mesmo local

  25. Felipe disse:

    Não me lembro desse posto aqui em BH. Infelizmente em BH, 90% das coisas com mais de 50 anos e menos de dois andares são derrubadas. É possível que esse tenha sido o fim.

  26. Luizinho Gruber disse:

    tenho fotos de postos antigos, para qual email devo enviar???

  27. In Velho We Trust disse:

    Recebeu de uma bomba de rua em Santos, Flavio?

  28. gleitef disse:

    av. Amazonas esquina de av. Contorno. Se não engano.

  29. ALEX B. disse:

    Com este monte de concreto armado, deve ser inspirado no camarada Niemeyer, da?

  30. Rodrigo disse:

    Rapaz, boa pergunta em!? sou de B.H ja olhei com muita gente aqui e nada!! caramba!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>