ESPANHA BY JUNG

SÃO PAULO (putz, o dia já acabou) – E já no ar a coluna Apex do nosso batera Andre Jung, falando sobre Webber e suas chances de ser campeão no fim da carreira, um patinho feio como foi Mansell. Leiam lá e comentem aqui!

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Luiz Salomao
Luiz Salomao
13 anos atrás

Se o Leao fosse piloto da Red Bull pode ter certeza que teria largado na poli em todas as provas, teria vencido algumas corridas (3 ou 4) e noutras teria quebrado a poucas voltas do final quando liderava e estaria em 1 lugar no campeoanato mundial! Em que pese todo esforco desprendido pelo colunista, mas o Weber, com toda qualidade q tem nao chega nem aos pes do Leao! Se for p comparar excluvivamente o fato dos 2 pilotarem bons carros no final de carreira, tudo bem, mas no resto o Mansell é muito, mas muito melhor! Comparacao infeliz!

Alexandre Garrincha
Alexandre Garrincha
13 anos atrás

É, Mansell e Webber têm suas semelhanças, mas também têm muitas diferenças, como já foi muito escrito aqui. Mansell esteve em muitos carros de ponta até chegar ao título. Webber foi subindo devagarinho, conquistando bons resultados na Minardi (ficou em quinto lugar na corrida de estreia), pela Jaguar, Williams e, agora, a ascendente Red Bull, primeira equipe de ponta que chegou a esse status com ele na equipe. Andou na frente de companheiros de equipe como Pizzonia, Heidfeld, Rosberg e Coulthard, entre outros, ficando atrás de Vettel na última temporada. Só que realmente era muito rápido na classificação, botando carros medianos nas primeiras posições, e fazia corridas discretas. Hoje melhorou no segundo quesito, abrandando o primeiro. Mansell deu um salto colossal ao sair da Lotus após ser batido por De Angelis e ir pra Williams, onde apanhou pro Rosberg pai, ficou na frente mas na temporada seguinte perdeu o título pro Piquet, e venceu Patrese. Na Ferrari, ficou muito à frente de Berger mas muito atrás de Prost. Aí voltou pra Williams e pisoteou de novo Patrese em duas temporadas, sendo finalmente campeão, aos 38 anos, indo pra Indy e vencendo bem lá também. Webber, pelo preparo, tem condições de chegar a uma idade bem avançada na F1. Só que são trajetórias, estilos, adversários, equipes e “eras” diferentes. Ambos sem ser nenhum fenômeno, mas acima da média da F1.

Ron
Ron
13 anos atrás

Esse negócio de “viúvas do Senna” para cá, “mulheres do Schumacher” para lá não acaba nunca não?
Dá muito desgosto ler os tópicos e ainda topar com isso vez ou outra.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Ron
13 anos atrás

Hoje em dia ninguém pode ter um piloto preferido que os que não gostam desse piloto caem em cima com essas bobagens. É aquela famosa bringuinha boba de torcedores que qualquer esporte tem. Coisa de quem não tem a cabeça muito bem recheada.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Mansell acabou tornando-se um bom piloto, ao longo do tempo, mas não chegou a ser ótimo. Foi bacana ver seu pega com Emerson na GP Masters. Os dois sumiram na frente (vitória de Mansell). Acho que Webber está chegando a uma maturidade que pode lhe render o título. Se mantiver a objetividade, a concentração e a atitude mental, pode surpreender. Abraço. Em tempo: detesto rótulos.

Elmo
Elmo
13 anos atrás

Putz, o Webber não tem nada a ver com o Mansell. Nem a questão da idade, visto que o australiano tem 33 anos e o Mansel conquistou seu título mundial com mais de 40. O Mansell era agressivo, impetuoso e nada cerebral. O Webber é calculista, sabe somar pontos valiosos em corridas discretas. O Mansell dava show na pista e já tinha uma legião de fãs – e vitórias – antes de ser campeão. Os números do Webber ainda são bem tímidos, principalmente comparando-os com os do Leão. Webber anulou nos bastidores os seus primeiros companheiros de equipe. Mansell, nesse aspecto, foi anulado pelo Prost na Ferrari e sofreu muita pressão do Piquet na Williams (apesar de que, neste caso, o time pendia mais a favor do inglês). Mas, ao menos, ambos têm Adrian Newey e o motor Renault trabalhando a seu favor.

Fabio de deus
Fabio de deus
Reply to  Elmo
13 anos atrás

se eu não me engano, Mansell tinha 38 anos quando venceu em 1992, e não “mais de 40” como foi dito…

Ao Adalberto Santos
Ao Adalberto Santos
13 anos atrás

Várias equipes estavam fora do regulamento em 1994, isso é fato, a própria FIA admitiu que era impossível saber qual equipe estava usando chips turbinados fora do regulamento, tanto que em 1995 voltou a ser liberado muita coisa, poucos sabem que a Williams estava obtendo vantagens no número de jogos de pneus(isso não é trapaça?). A rodada em Interlagos é culpa do Schumacher, era ele quem pilotava a Williams? Senna nunca errava na pista? A má largada de Senna em Aida é culpa do alemão? A rodada sozinha de Senna nos treinos em Imola é culpa do alemão? Vai colocar a culpa da morte do seu “macho” também no alemão? Como chora essas viúvas….e a TRAPAÇA em Mônaco/85, não vai falar nada, vai ficar MUDO? Você se esqueceu que a Benetton quebrou recordes de pista na pré-temporada e isso não tem nada haver com filtro de gasolina(Ahhhhhh o carro era suspeito, tinha controle de tração, mas e aquela Lotus87 de Senna que foi pega fora do regulamento no GP da AUS/87, ele podia correr fora do regulamento e os outros não?). A Benetton bateu recorde na pré-temporada, mesma situação da Brawn GP em 2009, o carro era rápido e ia brigar por vitórias. Tudo que se fala da Benetton cai por terra depois que Schumacher ficou sem correr 2 GPs em 94, a FIA ficou em cima da Benetton e Schumacher voltou a vencer do mesmo jeito, o mesmo aconteceu em 1995, ou seja o carro era muito bom ia brigar pelos títulos de 94/95. Se a Tamburello “aposentou” Senna…paciência!!! Responda, tirando Senna que ficou no muro, porque Prost/Piquet/Mansell não continuaram na F1, ficaram com medo da nova geração? O que Piquet fez em 88/89/90/91? O que Mansell fez em 94/95? Lembrando que Mansellsó foi campeão 12 anos depois com um super carro. Prost depois do fiasco de ser demitido da Ferrari só voltou da aposentadoria (92) porque sabia que o Williams era imbatível, pilotou um carro “pronto” para ser campeão. Tem espaço para todos na Formula 1, tenha paciência por favor! Sai uma geração e entra a outra, a de Piquet/Prost/Senna/Mansell estava saindo e outra entrando, a viuvada tiveram sua chance de festeja, mas…ACABOU!!! Deixem os outros comemorar agora, como chora essas viúvas, tinha que ser da turma daquele chorão insuportavel narrador! Depois de Mansell/Prost/Schumacher agora é a vez do Alonso virar o novo inimigo número 1 do Brasil….como é chata essa turma! Se a Formula 1 não agrada mais, acorda bem cedo aos Domingos e vai ajudar a mãe ou a mulher a fazer uma boa faxina em casa, vai fazer um grande favor… Sua namorada ou mulher sabe que vc é um CHORÃO ? Ela não merece…

rosemeyer
rosemeyer
Reply to  Ao Adalberto Santos
13 anos atrás

Seu comentario e’ parcial e superficial.

Tom
Tom
Reply to  Ao Adalberto Santos
13 anos atrás

ESSA GERAÇÃO QUE VIVE DO VIAGRA É DURO QUEM FOI PIQUET?? AQUELE QUE TOMOU UMA TACA DO SHUMACHER NO ANO DE ESTREIA E DEPOIS FOI PARA INDY BATER BISONHAMENTE E PERDER AS PERNAS.
E O MANSEL FOI PARA LÁ E FOI CAMPEÃO DE CARA

Marcos Araujo
Marcos Araujo
Reply to  Ao Adalberto Santos
13 anos atrás

Disse tudo. Como essas viuvas reclamam dos pilotos que conquistam vitórias e títulos mas não são brasileiros. Parece que só o finado sabia pilotar.

Robert Abe
Robert Abe
13 anos atrás

Na epoca da Jaguar,a propria equipe identificou q o chassis do carro do Pizzonia estava rachado,ocasionando varios problemas,principalmente de trepidacao e de estabilidade,mas somente descobriram isso na decima terceira ou decima segunda etapa,quando todo mundo ja havia metido o pau no brasileiro.e ficou nisso mesmo.o resto todo mundo ja sabe.mas o povo se esquece facil das coisas hein…

Jonny'O
Jonny'O
13 anos atrás

Perfeita a coluna.

Estava achando gozado o fato de a maioria dos comentaristas darem pouco destaque a corrida do Webber ,que tecnicamente foi perfeita , e uma pole marcante.

Fica muito claro que o Webber virou um inimigo nacional por causa do Pizzonia , e não acredito muito naquelas historias todas ,me parece muito chororó.

O rotulo de Leão de treino também foi meio exagerado e Global ,era irritante até a repetição , outro apelido tupiniquim era o de marcketeiro .

No caso Leão de treino começou com as incríveis classificações com a Jaguar ,fez até primeira fila e largou varias vezes entre os seis primeiros ,quem não se lembra do terceiro tempo no Brasil com a Jaguar ,uma façanha !Ah se fosse brasileiro!

Acredito que a F1 vive um grande momento quanto a qualidade dos pilotos ,claro que existem os fora de serie ,mas em termos de velocidade acredito que hoje há pelo menos dez pilotos no top ,no fio da navalha .

Não acho Webber um piloto completo como Hamilton ,Alonso ou potencialmente a gênio como Vettel e Kubica ,mas em termos de velocidade pura não fica atrás de ninguém .

E nem gosto do jeito arrogante de avaliar os pilotos que vejo em muitos comentários , se o cara não é perfeito então ele é um bosta .

O Massa de herói nacional se continuar a perder para Alonso vai virar a maior farsa nacional ,sendo que o que ele fez até agora não fosse nada.

Que se dane tudo isso , adorava os imperfeitos Ragazzoni ,Laffite ,Ickx ,De Cesaris e Damon Hill da vida .

Luis Albertyn
Reply to  Jonny'O
13 anos atrás

Tô contigo, Jonny.

Luiz Sergio
Luiz Sergio
13 anos atrás

Sabe o motivo da Red Bull ser tão mais rápida? É o silencioso.
Na área do paddock de Barcelona no fim de semana a única explicação para a sua velocidade, os engenheiros estimativam que o silencioso da Red Bull seja a solução para cerca de metade a sua vantagem no desempenho.
Os silenciosos tradicional saem na parte superior traseira da carroçaria, enquanto que os da Red Bull tem os localizados em baixo, ao lado da caixa de velocidades e a estrutura colisões traseiras.
Este é o lugar diferente do tradicional não leva somente os gases de exaustão de ar de alimentação para o difusor duplo , dando downforce extra sugando o carro para a pista, mas, sendo posicionado dessa maneira, ajudam a arrumar o fluxo de ar ao redor das rodas traseiras e fora da parte traseira do carro .
Os pneus traseiros são muito grandes, e são prejudiciais ao fluxo de ar saindo do carro.
Os gases limpam a turbulências nos pneus e motor.
Eu sei que é difícil imaginar, mas é uma parte crucial do que faz o Red Bull tão rápido.

paulo
paulo
Reply to  Luiz Sergio
13 anos atrás

Porra, você resolveu todo o problema da F-1. Tá vendo só, todos aqueles engenheiros e você, que nem tá lá, sabia disso o tempo todo !

Luis Albertyn
Reply to  Luiz Sergio
13 anos atrás

Alguém tem o telefone de Maranello? Dá pro nosso Divila aí…

Rodrigo Rocha
Rodrigo Rocha
13 anos atrás

Mansell não era patinho feio, longe disso. Webber não tem 5% dos fãs que o Mansell tinha… o Mansell de 91 já tinha “somente” 22 vitórias na F1, contra as 3 do Webber (que eram duas há 4 dias).

Adalberto Santos
Adalberto Santos
13 anos atrás

Gostaria de comentar a Revista Warm Up deste mês.
Em específico a parte sobre o grandes momentos e os fiascos do Ayrton Senna.
O GP Brasil de 94 foi citado como um grande fiasco na matéria.
Ao meu ponto de vista o grande fiasco foi de Michael Schumacher e sua Benetton.
O Ayrton só estava andando naquele limite extremo, pois o “Hepta-campeão” tinha uma grande vantagem com um controle de tração no seu carro (Banido em 1994) e uma irregularidade absurda na mangueira de reabastecimento, assim colocando um volume muito maior de combustível em um tempo muito menor em relação à Williams do Ayrton.
Caso contrário, não seria necessário ele ter aquele ritmo naquela altura da corrida.
O que, com certeza, lhe renderia a vitória.

Um Abraço

Wilson
Wilson
13 anos atrás

E quando vai chegar o dia do Barrica ?
Resposta: Nunca.

plow king
plow king
13 anos atrás

Comparar Webber com o Nigel?? Ate pode, mas nao pode colocar os dois no mesmo nivel. Nao mesmo. Nigel deu muito show, era muito mais macho, louco, veloz ate.

hulken_felipe@yahoo.de
13 anos atrás

Nunca tive boa impressão do Webber, principalmente quando Antonio Pizzonia revelou que tipo de conduta o australiano tinha na Jaguar. Para piorar as coisas, os chefes da ex-Jaguar ( Tony Purnell & Cia ) eram uns tremendo picaretas, mas o “elan” do australiano provou não ser dos mais puros.
Acho um pouco precipitado apontar o Webber como postulante real ao título, já que Vettel teve apenas um final de semana ruim, nada mais. Mas vai querer dar o troco em Monaco. O cara sabe que foi batido claramente pelo companheiro de equipe e está “mordido” em torno da badalação em torno do australiano, coisa que Webber ama, afinal marketing é com ele mesmo…

Maxwell Barbosa Medeiros
Maxwell Barbosa Medeiros
13 anos atrás

Fim de carreira? O cara deve ter uns 33 anos, ou 34 no máximo, e já falam que a carreira dele na fórmula 1 vai acabar?
O De la Rosa está aí com quase 40 anos, Barrichello idem, e o Webber é que tem que se aposentar?

Com todo o respeito ao De La Rosa e ao Barrica.

rosemeyer
rosemeyer
13 anos atrás

A coluna do Jung essa semana foi singela.Webber e’ um piloto que calcula muito e não arrisca tanto,tem um bom carro e uma tecnica razoavel.Mansell era descerebrado,mas do naipe dos “loucos” e temerarios.Bota ensandecido com muito talento natural.A unica semelhança e’ que apareceram mais tarde,ja bem maduros.Em velocidade nem Piquet nem Emerson eram pareos,mas como pilotos mais completos e inteligentes fizeram frente.Ja com Senna não,esse era melhor em tudo,e talvez pareo para ele,outros 5 ou 6 na historia toda.

Felipe Moreira
Felipe Moreira
13 anos atrás

Patinho feio mas muito rápido, não Flávio?
Cometia as suas trapalhadas, mas tinha momentos de muito brilho.
Acho que foi o Galvão que disse: “com ele na pista, sempre havia espetáculo. Para o bem ou para o mal”.
Entendo a comparação, mas deve ser dito que o Mansell era muito melhor que Weber. Só lembrar do número de vitórias.
Gostava muito do Leão!