MEA-CULPA
SÃO PAULO (e o preju?) – A FIA admitiu que é confusa a aplicação do item do regulamento que trata da presença do safety-car na última volta de uma corrida. E deve mudar sua redação. O que só reforça minha tese de que a Mercedes poderia, se quisesse, brigar mais pelo sexto lugar de Schumacher. Mas, politicamente, é melhor não mexer no vespeiro. De qualquer forma, não vai mudar a história nem do piloto, nem da equipe neste Mundial. Pode, talvez, mudar para aqueles que brigarão com Alonso pelo título até o fim do campeonato. É bem difícil de acontecer, com o novo sistema de pontuação, mas já imaginaram se Fernandinho ganha o Mundial por dois pontos?
Ao Vagner Caldeira: Alonso, mesmo em sétimo, continuaria em terceiro no campeonato, com uma corrida ganha no ano. O alemão se mantivesse a sexta posição em Monaco continuaria no medíocre nono lugar tendo como melhor resultado um quarto lugar. Alonso teria mais que o dobro de pontos do Schumacher da mesma maneira, o alemão só o ultrapassou em Monte Carlo por uma cagada do espanhol e vc vem dizer que o Schumacher queria mostrar quem manda na bagaça??? Por favor… torcida é torcida, não gosta do piloto ok, mas bom senso deveria prevalecer certo? Vamos deixar os exageros e equívocos com os narradores do Globo
confuso só em monaco porque em outras corridas quando safety car, entra no box a iultrapassagem só é permitido no inicio da proxima volta.
Alonso nao sera campeao este ano!!!!
se existia dúvida eles não poderiam punir o shummy.
a regra tem que ser clara em caso de dúvida a descisão teria que ser pró réu.
Como disse o Galvão: Schumacher deu uma de Schumacher. O homem tá de volta!
Nao sei onde e que a FIA vai meter a cara depois deste descaramento sera que vale a pena.
A verdade é que o Schumacher não queria os dois pontos. O que ele queria mesmo, e conseguiu, era mostrar pro Alonso quem é que manda na bagaça. Ele só queria ultrapassar, e ultrapassou. Tem derrotas que são muito melhores do que vitórias – Senna nem precisou passar por Prost pra provar isso. E ainda escapou de ser ultrapassado por Stefan Bellof, que vinha dois segundos mais rápido, em terceiro, e foi desclassificado porque Ken Tyrrel invadiu a pista para protestar contra o fim da prova. Ou seja, tem derrotas que são derrotas mesmo.
Como assim?
Excelente ponto de vista. Acho que você resumiu toda a história. Penso que são esses momentos que fazem a graça da coisa. Schumacher não precisa dos pontos, mas precisava de demonstrar que ainda é um cara fora de série.
Nem falo nada! Ficou clara que a punição era do Mediocreimon Hill contra Schumacher.
Estão é puxando a brasa para a sardinha da Ferrari e do Alonso… Tá na cara, porque aquela ultrapassagem do Alonso no Massa na entrada do box também é um serviço, não?
Se o regulamento é dúbio, não é motivo de punição para o Schumi. Todos nós vimos que a bandeira verde estava valendo e portanto a FIA deveria devolver os pontos do Schumi. A Mercedes tinha mais era que recorrer mesmo, não pela pontuação, mas pelo lado moral, pois a ultrapassagem foi legal.
E uma pergunta: O BArrichello não será punido pela atitude perigosa de jogar o volante na pista após a batida?
A F1 de hoje é uma piada, está equivalente aos politicos brasileiros…bando de incompetentes, corruptos e com açoes para beneficiar os interesses de amigos ou desinteresses de inimigos, como neste caso beneficiar o Alonso por intermedio do Damon Hill.
Em dúvida, pró réu.
Oi! Gomes. Ao invés de ‘mea culpa’ não seria bom colocar minha culpa? Sabe o que acontece? O Lewis ganhou um campeonato com 1 ponto. Se é roubado ou não, ninguém sabe e nunca vai saber.
Ver o Alemão fazer estas coisas não tem preço. Com ou sem punição, a cara de bunda do Asturiano valeu.
Bullcrap. Schumacher fez uma manobra ilegal e foi punido. Se fosse o Alguersuari, seria punido, ficaria quieto, e regra nenhuma seria mudada.
O certo que o Shumy tinha todo o direito de ficar com o sexto lugar de Monaco, pois o “Simprese das auturas” com o seu fiel empresário, mais uma vez utilizou a estratégia do caso do Nelsinho… Fico na torcida que a familia Piquet ferre estes dois… não é justo ficarem impune… Volta Max… Volta Max… além disto a imprensa, o meio da F1 ninguém cogitou esta estratégia conhecida de todos… a Mercedes fez até bem de não ter apelado, mostrou que não precisa destes artificios… que se ganha é na pista e com talento… aguardem assim que Shumy acertar o carro e a equipe acaba estas palhaçadas…
Vamos parar de puxar o saco do espanhol cara de cavalo!!!!
Os pontos tinham de ser do alemão e boa!!!
Daqui a pouco vão fazer fila pra ver quem dá o cu primeiro pro espanhol!!!Tenham paciencia!!!!
A FIA faz d tudo para ajudar a Ferrari…
Palhaçada mesmo, como é que admitem que o erro foi deles e continuam com a punição pro piloto?? É como quando descobriram que a McLaren tava espionando a Ferrari e só deram uma multa, dizendo que punição mesmo ia vir se percebessem que eles tavam usando alguma coisa que descobriram! A única explicação que eu consigo imaginar pra Mercedes ter desistido de apelar é ter achado melhor “guardar” um protesto pra alguma possível situação mais vantajosa, já que essa de fato não altera grande coisa, seria só questão de justiça mesmo. Bem, o que fica é a moral do Schumi fazendo o Alonso de besta.
O Alonso tá com uma sorte fora do comum esse ano,
será que o Nicko Hulkenberg levou uma graninha do Briatore ?
O que deve-se repensar, nessa situacão, é quanto às bandeiras verdes agitadas antes da linha de chegada, na saída do carro de seguranca…coisa simples de se resolver, mas que até agora, só causou prejuizo à Mercedes…..
Ou que se respeite a tal linha de seguranca, anterior à entrada dos boxes, como sendo parmetro para ultrapassagens….
Já que a própria FIA admitiu que a regra é confusa, o mais justo seria anular a punição do Schummy e publicar o resultado oficial da corrida sem considerar a ultrapassagem do alemão sobre o espanhol.
No fim das contas, o alemão perdeu os pontos que ganharia, independentemente da ultrapassagem.
Muito estranho a Mercedes ser frouxa assim…
Pois é, jogar volante na pista e acertar outro carro, pode… Se bem que, vendo as notas que vocês deram pro Barrichello e a justificativa pra baixa nota pro novato Hülkenberg (que tomou pouco mais de 0,2s do companheiro veterano no Q2), percebe-se que o grandepremio mudou a postura em relação a Rubinho, acobertando-o. Lamentável!
Eles podiam ao menos retirar a punição que deram ao Alemão.
Já que a própria FIA admite que o regulamento é confuso, ela deveria atenuar a punição a Schumacher. Em vez dos 20 segundos de punição, a inversão de posições com Alonso. Assim ele ficaria em 7º e somaria alguns pontinhos.
Mantendo-se o regulamento atual é só acabar com bandeira amarela. Porque bandeira verde sem poder ultrapassar, só em Marte.
Não ia mudar nada na Fórmula 1, mas iria mudar o resultado do meu bolão… Vou ligar para o tio Ross quebrar o meu galho e pentelhar a FIA mais um pouco.
…ou perde por 2 pontos??
Lembrei de quando Prost perdeu um campeonato para Piquet, por meio ponto. E devido à “bandeira amiga” em Mônaco, quando terminaram a prova, antes de Senna o ultrapassar. Se tivesse deixado rolar, e ficasse em segundo lugar, com 6 pts., aos invés dos 4,5 pts., ele seria o camp~eao naquele ano.
Prost perdeu pra Lauda,em 1984,amigo
Não só admitiu que é confusa como tb persistiu na confusão.
Se o regulamento é ambíguo e malfeito, não deveria haver punição ao Schumacher. No máximo, mantinha-se a posição dele atrás do Alonso.
O fato é que há uma conveniência em manter o Alonso na briga pelo campeonato e sob os holofotes da mídia.
Os critérios para aplicação do regulamento estão muito abaixo do que se espera da F1, que tem que ser imparcial e sobretudo de fácil entendimento, sem regras excessivas.
Isto significa que “facilitar” a vida de Don Fernendon é “dificultar” a vida de Hamilton, Button, McLaren e demais desafetos!! Para a Mercedes faz sentido. Os alemães não vão mesmo ganhar o campeonato (talvez uma prova ou outra e eles não estão lá para isto) e não tem o menor interesse (nem comercial) em ver a rival McLaren brilhar. Para a FIA, o mais interessante é manter o campeonato em aberto até a última prova. Portanto, dá-le Don Fernandon. Outras provas, outros pilotos. Manipulation na cara dura, não?
Ganha por dois pontos e com uma vitória mais. E aí?
Mas então o Dick vai bailar ou não? Haja paciencia!
Brigar pelo sexto lugar, eu não diria, mas para manter, ao menos, o sétimo; condição anterior ao mal entendido…