MEA-CULPA

SÃO PAULO (e o preju?) – A FIA admitiu que é confusa a aplicação do item do regulamento que trata da presença do safety-car na última volta de uma corrida. E deve mudar sua redação. O que só reforça minha tese de que a Mercedes poderia, se quisesse, brigar mais pelo sexto lugar de Schumacher. Mas, politicamente, é melhor não mexer no vespeiro. De qualquer forma, não vai mudar a história nem do piloto, nem da equipe neste Mundial. Pode, talvez, mudar para aqueles que brigarão com Alonso pelo título até o fim do campeonato. É bem difícil de acontecer, com o novo sistema de pontuação, mas já imaginaram se Fernandinho ganha o Mundial por dois pontos?

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Correa
Correa
13 anos atrás

Ao Vagner Caldeira: Alonso, mesmo em sétimo, continuaria em terceiro no campeonato, com uma corrida ganha no ano. O alemão se mantivesse a sexta posição em Monaco continuaria no medíocre nono lugar tendo como melhor resultado um quarto lugar. Alonso teria mais que o dobro de pontos do Schumacher da mesma maneira, o alemão só o ultrapassou em Monte Carlo por uma cagada do espanhol e vc vem dizer que o Schumacher queria mostrar quem manda na bagaça??? Por favor… torcida é torcida, não gosta do piloto ok, mas bom senso deveria prevalecer certo? Vamos deixar os exageros e equívocos com os narradores do Globo

abreu
abreu
13 anos atrás

confuso só em monaco porque em outras corridas quando safety car, entra no box a iultrapassagem só é permitido no inicio da proxima volta.

Jonatas
Jonatas
13 anos atrás

Alonso nao sera campeao este ano!!!!

leonardo sampaio
leonardo sampaio
13 anos atrás

se existia dúvida eles não poderiam punir o shummy.
a regra tem que ser clara em caso de dúvida a descisão teria que ser pró réu.

Dantas
Dantas
13 anos atrás

Como disse o Galvão: Schumacher deu uma de Schumacher. O homem tá de volta!

H;B.
H;B.
13 anos atrás

Nao sei onde e que a FIA vai meter a cara depois deste descaramento sera que vale a pena.

Vagner Caldeira
Vagner Caldeira
13 anos atrás

A verdade é que o Schumacher não queria os dois pontos. O que ele queria mesmo, e conseguiu, era mostrar pro Alonso quem é que manda na bagaça. Ele só queria ultrapassar, e ultrapassou. Tem derrotas que são muito melhores do que vitórias – Senna nem precisou passar por Prost pra provar isso. E ainda escapou de ser ultrapassado por Stefan Bellof, que vinha dois segundos mais rápido, em terceiro, e foi desclassificado porque Ken Tyrrel invadiu a pista para protestar contra o fim da prova. Ou seja, tem derrotas que são derrotas mesmo.

Rodrigo Cesar
Rodrigo Cesar
Reply to  Vagner Caldeira
13 anos atrás

Como assim?

Rafael Nunes
Rafael Nunes
Reply to  Vagner Caldeira
13 anos atrás

Excelente ponto de vista. Acho que você resumiu toda a história. Penso que são esses momentos que fazem a graça da coisa. Schumacher não precisa dos pontos, mas precisava de demonstrar que ainda é um cara fora de série.

José
José
13 anos atrás

Nem falo nada! Ficou clara que a punição era do Mediocreimon Hill contra Schumacher.

Henry Grosskopf
Henry Grosskopf
13 anos atrás

Estão é puxando a brasa para a sardinha da Ferrari e do Alonso… Tá na cara, porque aquela ultrapassagem do Alonso no Massa na entrada do box também é um serviço, não?

MSM
MSM
13 anos atrás

Se o regulamento é dúbio, não é motivo de punição para o Schumi. Todos nós vimos que a bandeira verde estava valendo e portanto a FIA deveria devolver os pontos do Schumi. A Mercedes tinha mais era que recorrer mesmo, não pela pontuação, mas pelo lado moral, pois a ultrapassagem foi legal.
E uma pergunta: O BArrichello não será punido pela atitude perigosa de jogar o volante na pista após a batida?

Trovào
Trovào
13 anos atrás

A F1 de hoje é uma piada, está equivalente aos politicos brasileiros…bando de incompetentes, corruptos e com açoes para beneficiar os interesses de amigos ou desinteresses de inimigos, como neste caso beneficiar o Alonso por intermedio do Damon Hill.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Em dúvida, pró réu.

Alberto Durand
Alberto Durand
13 anos atrás

Oi! Gomes. Ao invés de ‘mea culpa’ não seria bom colocar minha culpa? Sabe o que acontece? O Lewis ganhou um campeonato com 1 ponto. Se é roubado ou não, ninguém sabe e nunca vai saber.

Robinho
Robinho
13 anos atrás

Ver o Alemão fazer estas coisas não tem preço. Com ou sem punição, a cara de bunda do Asturiano valeu.

Pacheco
13 anos atrás

Bullcrap. Schumacher fez uma manobra ilegal e foi punido. Se fosse o Alguersuari, seria punido, ficaria quieto, e regra nenhuma seria mudada.

O PENSADOR
O PENSADOR
13 anos atrás

O certo que o Shumy tinha todo o direito de ficar com o sexto lugar de Monaco, pois o “Simprese das auturas” com o seu fiel empresário, mais uma vez utilizou a estratégia do caso do Nelsinho… Fico na torcida que a familia Piquet ferre estes dois… não é justo ficarem impune… Volta Max… Volta Max… além disto a imprensa, o meio da F1 ninguém cogitou esta estratégia conhecida de todos… a Mercedes fez até bem de não ter apelado, mostrou que não precisa destes artificios… que se ganha é na pista e com talento… aguardem assim que Shumy acertar o carro e a equipe acaba estas palhaçadas…

Julio
Julio
13 anos atrás

Vamos parar de puxar o saco do espanhol cara de cavalo!!!!
Os pontos tinham de ser do alemão e boa!!!
Daqui a pouco vão fazer fila pra ver quem dá o cu primeiro pro espanhol!!!Tenham paciencia!!!!

Viúva do Senna
Viúva do Senna
13 anos atrás

A FIA faz d tudo para ajudar a Ferrari…

Mariana
Mariana
13 anos atrás

Palhaçada mesmo, como é que admitem que o erro foi deles e continuam com a punição pro piloto?? É como quando descobriram que a McLaren tava espionando a Ferrari e só deram uma multa, dizendo que punição mesmo ia vir se percebessem que eles tavam usando alguma coisa que descobriram! A única explicação que eu consigo imaginar pra Mercedes ter desistido de apelar é ter achado melhor “guardar” um protesto pra alguma possível situação mais vantajosa, já que essa de fato não altera grande coisa, seria só questão de justiça mesmo. Bem, o que fica é a moral do Schumi fazendo o Alonso de besta.

Fabio
Fabio
13 anos atrás

O Alonso tá com uma sorte fora do comum esse ano,
será que o Nicko Hulkenberg levou uma graninha do Briatore ?

Ronald Wolff
Ronald Wolff
13 anos atrás

O que deve-se repensar, nessa situacão, é quanto às bandeiras verdes agitadas antes da linha de chegada, na saída do carro de seguranca…coisa simples de se resolver, mas que até agora, só causou prejuizo à Mercedes…..
Ou que se respeite a tal linha de seguranca, anterior à entrada dos boxes, como sendo parmetro para ultrapassagens….

Blackbird
Blackbird
13 anos atrás

Já que a própria FIA admitiu que a regra é confusa, o mais justo seria anular a punição do Schummy e publicar o resultado oficial da corrida sem considerar a ultrapassagem do alemão sobre o espanhol.

No fim das contas, o alemão perdeu os pontos que ganharia, independentemente da ultrapassagem.

Muito estranho a Mercedes ser frouxa assim…

Alexandre Garrincha
Alexandre Garrincha
13 anos atrás

Pois é, jogar volante na pista e acertar outro carro, pode… Se bem que, vendo as notas que vocês deram pro Barrichello e a justificativa pra baixa nota pro novato Hülkenberg (que tomou pouco mais de 0,2s do companheiro veterano no Q2), percebe-se que o grandepremio mudou a postura em relação a Rubinho, acobertando-o. Lamentável!

Vaaalney
13 anos atrás

Eles podiam ao menos retirar a punição que deram ao Alemão.

Danilo
Danilo
13 anos atrás

Já que a própria FIA admite que o regulamento é confuso, ela deveria atenuar a punição a Schumacher. Em vez dos 20 segundos de punição, a inversão de posições com Alonso. Assim ele ficaria em 7º e somaria alguns pontinhos.

Marlos Bonato
Marlos Bonato
13 anos atrás

Mantendo-se o regulamento atual é só acabar com bandeira amarela. Porque bandeira verde sem poder ultrapassar, só em Marte.

Alexandre Alves Andrade
13 anos atrás

Não ia mudar nada na Fórmula 1, mas iria mudar o resultado do meu bolão… Vou ligar para o tio Ross quebrar o meu galho e pentelhar a FIA mais um pouco.

Neto Guido
13 anos atrás

…ou perde por 2 pontos??

geraldo nunes
geraldo nunes
Reply to  Neto Guido
13 anos atrás

Lembrei de quando Prost perdeu um campeonato para Piquet, por meio ponto. E devido à “bandeira amiga” em Mônaco, quando terminaram a prova, antes de Senna o ultrapassar. Se tivesse deixado rolar, e ficasse em segundo lugar, com 6 pts., aos invés dos 4,5 pts., ele seria o camp~eao naquele ano.

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Neto Guido
13 anos atrás

Prost perdeu pra Lauda,em 1984,amigo

Very
Very
13 anos atrás

Não só admitiu que é confusa como tb persistiu na confusão.

Se o regulamento é ambíguo e malfeito, não deveria haver punição ao Schumacher. No máximo, mantinha-se a posição dele atrás do Alonso.

O fato é que há uma conveniência em manter o Alonso na briga pelo campeonato e sob os holofotes da mídia.

Os critérios para aplicação do regulamento estão muito abaixo do que se espera da F1, que tem que ser imparcial e sobretudo de fácil entendimento, sem regras excessivas.

Iceman
Iceman
Reply to  Very
13 anos atrás

Isto significa que “facilitar” a vida de Don Fernendon é “dificultar” a vida de Hamilton, Button, McLaren e demais desafetos!! Para a Mercedes faz sentido. Os alemães não vão mesmo ganhar o campeonato (talvez uma prova ou outra e eles não estão lá para isto) e não tem o menor interesse (nem comercial) em ver a rival McLaren brilhar. Para a FIA, o mais interessante é manter o campeonato em aberto até a última prova. Portanto, dá-le Don Fernandon. Outras provas, outros pilotos. Manipulation na cara dura, não?

Alex Teixeira
Alex Teixeira
13 anos atrás

Ganha por dois pontos e com uma vitória mais. E aí?

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Mas então o Dick vai bailar ou não? Haja paciencia!

Moncho
Moncho
13 anos atrás

Brigar pelo sexto lugar, eu não diria, mas para manter, ao menos, o sétimo; condição anterior ao mal entendido…