PASSA, REPASSA

SÃO PAULO (preciso almoçar) – No day after do GP da Turquia, é interessante notar como são as coisas na F-1. A gente aqui elogiando e achando o máximo Red Bull e McLaren liberarem seus pilotos para a disputa, para depois saber que na verdade o que houve foi uma comédia de erros de pilotos e engenheiros motivada por ordens mal compreendidas.

Ou então são todos mentirosos, querendo explicar o inexplicável…

Na Red Bull, foi o seguinte. Vettel foi avisado por seu engenheiro que era para passar Webber, que por sua vez teria sido avisado que tinha de economizar combustível, e que o alemão estava mais rápido e iria passar, porque senão iria se dar muito mal com Hamilton, que vinha babando. Assim, Vettel foi para a ultrapassagem sem muito medo de errar, porque fora orientado para tal, porque o parceiro iria tirar o pé. Só que o parceiro não tirou o pé, ou porque ficou puto com a ordem para tirar o pé, ou porque não sabia que tinha de tirar o pé, e no fim Vettel bateu e chamou Webber de biruta.

Enfim, todos birutas. Se é para liberar a disputa, que liberem, e depois estabeleçam regras claras para seus pilotos. Não dá é para trabalhar no limite do erro desse jeito. Um engenheiro fala uma coisa, o piloto entende outra, uma zona. Mas, no fim das contas, ainda bem que ainda acontecem tais erros. Se não fosse assim, a Red Bull estaria muito mais à frente do que já está.

Na McLaren, foi o seguinte. Hamilton foi para o pódio depois da vitória com cara de que tinha chupado um limão sem tequila. Porque na liberal McLaren também há ordens de equipe. Foi avisado pelo rádio que era para tirar o pé, porque estava crítico no consumo, e achou que Button saberia disso. Pelo jeito, Button não sabia. Ou deu uma de migué. E como não precisava economizar nada, viu que tinha uma chance e foi para o ataque.

Mesmo caso da Red Bull: informações confusas, ordens e contraordens. Button acabou sendo sensato, me parece. Não insistiu quando viu que Hamilton ficou bravo e resistiu à ultrapassagem. Ficou na dele depois de três curvas lado a lado.

Essa turma tem muito que aprender com a cartilha de Jean Todt e Ross Brawn.

E quer saber? Sorte nossa que são atrapalhados. A Ferrari, naqueles tempos, era bem previsível e a gente sabia que a partir de certo momento na corrida nada mais aconteceria. Com os trapalhões rubrotaurinos e mclarianos, nunca se sabe como será o final.

Subscribe
Notify of
guest

121 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vécio Peixoto
13 anos atrás

Resumindo, Webber é segundo e Vettel é o primeiro piloto da Red Bull Racing. Porém Webber quer ser campeão e não vai perder essa chance, a não ser que a equipe coloque-o de lado, o que pode ser bem provável.

Clécio Luiz de Paiva Costa
Clécio Luiz de Paiva Costa
13 anos atrás

Quer saber? Dane-se o jogo de equipe, a Ferrari é que está errada. Tem que liberar os pilotos para brigarem. Estão todos na briga pelo titulo, não tem sentido ficar segurando os caras. Quem for melhor na pista é que vai prevalecer.

denison
denison
13 anos atrás

Ross Brawn é imbatível nisso, até inventar que o cara precisa trocar o câmbio para perder posições ele faz.

Brasil de todos NOIS V
Brasil de todos NOIS V
13 anos atrás

respondendo Silva Jr.
peço desculpa se eu entendi errado …mais o mundo muda sempre para melhor e a irritação de tantos telespectadores por Galvão Bueno em relação a L.Hamilton é por comentários com o mesmo tom do seu, e se eu estiver errado que me perdoe mais a exposição de sentimentos e idéias é o que vai nos fazer evoluir..estou falando do seu testo no trecho : ” Ja o Button fez o certo, mas o Hamilton nao deixou barato e revidou a tempo, coisa de piloto que quer mais que o outro”; não entendi pois todo piloto quer mais que o outro.
para isso passo esse texto empretado ótimo para entender o momento real que vivemos hoje na nossa sociedade que para mim cada vez melhora: “RACISMO E PRECONCEITO
FALAR SOBRE RACISMO,PRECONCEITO,NO BRASIL É BASTANTE DIFÍCIL,MAS NECESSÁRIO.
O PRIMEIRO PASSO PARA QUE A DISCUSSÃO POSSA ACONTECER,É ASSUMIRMOS,QUE TRAZEMOS ENRAIZADOS EM NÓS MESMOS:O RACISMO E O PRECONCEITO.MESMO QUE DIGAMOS O CONTRÁRIO,NÃO SOU RACISTA,NÃO TENHO PRECONCEITO,VAMOS PERCEBER QUE INFELIZMENTE,NÃO ESTAMOS LIVRES DE ALGUM TIPO DE PRECONCEITO.ISTO,PORQUE COMO JÁ DISSE,ESTÁ ENRAIZADO,FAZ PARTE DO IMAGINÁRIO COLETIVO,ESTÁ NO NOSSO DIA A DIA E QUASE NÃO NOS DAMOS CONTA DISSO.
TUDO TORNOU-SE TÃO “NATURAL”,QUE NÃO NOS INCOMODAMOS DE VER O NEGRO,SOMENTE EM FUNÇÕES SUBALTERNAS E POBRES.ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER O NEGRO FAZER SUCESSO SEMPRE NAS MESMAS ÁREAS:FUTEBOL,MÚSICA,ESPORTE.
ESTE RACISMO ENRAIZADO,VELADO,DISFARÇADO,MAS SEMPRE VIOLENTO,ACONTECE EM NOSSA SOCIEDADE BRASILEIRA,DEVIDO AO MITO DA DEMOCRACIA RACIAL.SOMOS TODOS MESTIÇOS,COMO PODE HAVER PRECONCEITO?
EXISTE O RACISMO CORDIAL,CONVIVEMOS MUITO BEM BRANCOS E NEGROS,DESDE QUE CADA UM RECONHEÇA O SEU LUGAR,OU SEJA,DESDE QUE O NEGRO NÃO QUEIRA TAMBÉM OCUPAR O LUGAR,QUE ATÉ HOJE SÓ PERTENCE AO BRANCO.
E ESSA REALIDADE,ESSE NOSSO COTIDIANO É MUITO SÉRIO,PORQUE FAZ COM QUE O NEGRO PERCA A SUA IDENTIDADE E FAZ COM QUE O BRANCO TENHA MEDO DA PALAVRA NEGRO.E POR ISSO SEMPRE DIZ AO OUTRO:VOCÊ NÃO É NEGRO,VOCÊ É MULATINHO,MORENO,ETC.
SOMOS FRUTOS DE UMA SOCIEDADE,QUE CLASSIFICA AS PESSOAS PELA COR DA PELE,DESDE A ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO,QUE SER MAIS CLARO,SIGNIFICA GALGAR A ESCALA SOCIAL.
CONCLUINDO:PRECISAMOS TER EM MENTE,QUE O RACISMO,O PRECONCEITO,SÃO UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL,CONSTRUÍDOS PELOS HOMENS AO LONGO DA HISTÓRIA.
PORTANTO,SE FORAM CONSTRUÍDOS,PODEM SER DESCONSTRUÍDOS.É PELO CAMINHO DA DESCONSTRUÇÃO,QUE PODEREMOS AOS POUCOS IR REFAZENDO O NOSSO IMAGINÁRIO BRASILEIRO,E NOS LIBERTANDO DA IDEOLOGIA DO EMBRANQUECIMENTO.
Leana
Publicado no Recanto das Letras em 06/01/2006 e gostaria muito que o Galvão tivesse esse texto também..

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Acho que os engenheiros devem engenhar e deixar aos pilotos a arte de pilotar.

Very
Very
13 anos atrás

Na verdade FG , eu veria de forma um pouco diferente: houve uma tentativa das equipes de direcionar o campeonato (sobretudo no caso da Red Bull) e Hamilton e Weber disseram “não, f.dam-se vocês”. Fazendo isso, construiram um espetáculo esportivo e trouxeram de volta a PERSONALIDADE ao circuito de F1. Chega de robôs. Abraços

luisfernando-rj
luisfernando-rj
13 anos atrás

o negócio vai pegar fogo na red bull não é emoção o que todo mundo espera então que continue assim,corrida a la ferrari nunca mais.achei que a mclaren ia repetir a lambança da red bull,mais acabou tudo bem para o time de woking.

Mauricio
Mauricio
Reply to  luisfernando-rj
13 anos atrás

Por que os pilotos são bons, senão era outra repetição W/V

Cacthos
Cacthos
13 anos atrás

Flavio, o InfoRace foi descontinuado? Só tem as 4 primeiras provas do ano.
O InfoRace é a ferramenta ideal para sabermos se o Webber estava mesmo perdendo desempenho.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Sorte mesmo.
Ross Brawn é o melhor chefe de equipe em atividade. Ele sabe como ninguém administrar esses touros bravos que são os pilotos.
Ambas as equipes estão tentando por panos quentes na situação (a Maclaren não precisava disso, já que a disputa entre seus pupilos ainda é civilizada, apesar da cara de limão azedo do Hamilton). Porém com certeza deram ordens no sentido de um piloto tirar o pé e o outro acelerar… Porém fazer aquela cagada! Nem o Mansel! Vetel se mostrou desequilibrado. É novo e vai aprender. Até o Hamilton já está quase no ponto (ainda erra mas já está bem mais equilibrado).
Quanto ao Massa, volto a reiterar; não o subestime.
O carro da Ferrari está ruim, defasado. E principalmente ele aguarda uma definição de seu contrato. E ainda há o fator da presença do Alonso, tenho certeza de que está sofrendo todo o tipo de pressão contra dentro da escuderia.
Quanto a talento, basta lembrar a disputa de 2008 com o Hamilton.
Por essas e por outras é que considero o Domenicali o pior chefe de escuderia do pedaço. Ele não consegue pensar em dois, só em fila.
Ah! Antes que me esqueça. Com esse tal de Domenicali, o mais importante não é levar algum pilo a ser campeão e sim a Ferrari. Ele gosta do titulo por equipe. Pensamento burocrático de chefe de fábrica não de um manager de equipe de F1. As coisas tem de vir juntas. Nenhum piloto pode ser o favorito antes de metade do campeonato.
Nesse aspecto, a Red Bull também está parecendo casa da mãe joana. Uma zona só.

Sancho
Sancho
Reply to  Mauricio
13 anos atrás

Se não me engano, preferir o Mundial de Construtores ao de Pilotos é postura histórica da Ferrari.

walmir
walmir
13 anos atrás

olha eu so nao entendo essa passividade da ferrari
sempre na frente agora e comparada a uma equipe de varzea
por isso shumacker nao quis ir pra la

Sancho
Sancho
13 anos atrás

As corridas de Fórmula 1 é uma competição entre pilotos E EQUIPES. Não é à toa que há o Mundial de Construtores, que interessa tanto quanto o Mundial de Pilotos. É interessante liberar a disputa entre os pilotos, mas desde que não venha a atrapalhar o desempenho do time.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Sancho
13 anos atrás

Porém alguém deve lembrar a Ferrari que os pilotos também estão competindo, senão vai ser essa pasmaceira até o final do ano.

Sancho
Sancho
Reply to  Sancho
13 anos atrás

A Ferrari prefere definir quem é seu piloto 1 e quem é seu piloto 2 antes do começo da temporada. Sequer se trata de segredo; quem põe a bunda no auto da equipe sabe antes se será primeiro ou segundo piloto. A equipe acha que pode render melhor assim como um todo.

A McLaren com Senna e Berger fazia igual, e pouco se falava porque o brasileiro era o piloto 1. Como na Ferrari, Barrichello e Massa são o piloto 2, fica essa ladainha.

O fato é que se trata de uma posição válida. Tão válida quanto esperar para definir se haverá e quem será o piloto 1 com o decorrer da competição.

Nilton
Nilton
13 anos atrás

A questão é ate simples.
As ordes de equipe estão proibidas, então elas são disfarçadas, mas acaba dando aos pilotos a possibilidde de entender do jeito que quiser, uma baita saia justa para as equipes.
Depois da declaração de Helmut Marko está claro que Vettel é o “escolhido”.
A sorte do Webber é que o campeonato de construtores e de pilotos está apertado senão iam dar lhe um velotrol para terminar o campeonato.
Quanto a Mclarem eles já estão calejados com duplas fortes, só espero que tenham aprendido como não “perder” o Campeonato por causa disso.

Renan Brait
Renan Brait
13 anos atrás

pensa ao contrario…
eles eram tão superiores aos outros que a coisa ficou chata e previsivel!
os caras eram simplesmente geniais… e tranformaram uma equipe bagunçada na maior diferença tecnica entre equipes de todos os tempos…
tem que se criticar pelo que fizeram em 2002… mais nunca desdenhar de um time pentacampeão seguido… o que eles não tinham de noção de etica com o barrichello chororo eles tinham de competencia!

Toni Balbinotti
Toni Balbinotti
13 anos atrás

O que importa é que a Ferrari pós Todt/RB também é presivelmente atrapalhada. kkk

Mas, falando sério, eu já tinha concluído que a única explicação para a Red Bull acusar o Webber pelo acidente seria a ordem para o Vettel ultrapassar. Eu, no lugar do Webber, teria feito a mesma coisa.

Mercedes
Mercedes
13 anos atrás

“O ego de Vettel e Webber foram mais forte que o comando da equipe”

Nos anos 70 era comum ver Cevert na “cola” de Stewart e evitar ataques, na Lotus Emerson se irritou com C. Chapman e saiu da equipe porque no GP da Itália 73 Emerson tinha a chance de disputar o título se Perterson cedesse a vitória ao brasileiro(foi combinado antes), mas não houve a ordem da equipe para a troca de posições, Peterson se fingiu de “morto” e venceu a corrida e Emerson foi para a Mclaren! Gilles Villeneuve teve que deixar a disputa do título de 79 a “pedido”…sei de Enzo Ferrari no grid do GP da Itália de 79! C.Reuttemann recebeu ordem para entregar a vitória a Jones no GP Brasil em 81, mas não aceitou e venceu, mas depois foi boi-coitado…rs o ano todo, mesmo sendo muito melhor que Jones na temporada! Com R. Arnoux aconteceu o mesmo, recebeu ordem para entregar a vitória a A.Prost GP da França 82, também não aceitou e venceu o GP, Arnoux deu uma “banana”para a Renault depois desse GP, acertou contrato com a Ferrari e fez sua melhor temporada na F1 em 83! D.Coulthard(esse foi BOI-COITADO mesmo) na Williams teve que entregar uma vitória a D.Hill no GP Portugal em 94 para o mesmo ter a chance de disputar o título com Schumacher na reta final! O mesmo Coulthard entregou pelo menos duas vitórias a Mikka Hakkinen nos anos de Mclaren, um eu me lembro muito bem foi o GP da AUS 98, isso o mesmo escreveu em um livro! J.Villeneuve teve que entregar uma vitória no último GP de 97, o curioso é que Coulthard era segundo e teve que deixar Mikka assumir sua posição para depois o líder J.Villeneuve fazer o mesmo que Rubinho , entregar a vitória na última curva. O mais curioso é que(isso é ético?) Williams e Mclaren fizeram “jogo de equipe” nesse GP para derrotar a Ferrari, Villeneuve chegou em terceiro entregando uma “dobradinha” a Mclaren!
A.Senna entregou uma vitória a Berger GP do JPN 91 por ordem da equipe, Ron Dennis entrou no rádio e disse a Senna para deixar Berger vencer, Senna fez o mesmo que Rubinho, entregou a vitória na última curva(curioso foi o Galvão dizer que o piloto fez um gesto de gratidão ao Berger pelas DIVERSAS “mãozinhas” que o mesmo deu em todo ano de 91, na verdade ele ajudou Senna durante 3 anos na equipe, então Senna foi favorecido várias vezes, Berger era um capacho declarado para a equipe…isso ninguém lembra. Não teve essa de caridade do Senna nesse GP, ele recebeu a ordem direta de Ron Dennis e deixou Berger vencer, Senna mesmo admitiu que a ordem veio primeiro, essa declaração esta em um especial do Senna em uma edição da revista Racing aqui no Brasil.
Schumacher entregou uma vitória a Irvine GP MAL/99, também por ordem de equipe, isso ninguém lembra! Depois veio essa P… do GP da AUT 02 onde o CHORÃO fala até hoje, Galvão vive lembrando e o R.Leme comentou horas atrás em uma reportagem na Globo após o GP da Turquia, se não estava bom porque Rubinho não fez como Arnoux, o francês saiu da Renault e fez sua melhor temporada no ano seguinte em outra equipe! Piquet caiu fora da Williams porque Mansell era protegido na equipe, Prost declarou que saiu da Mclaren porque R.Dennis e a Honda favoreciam o Senna, Alonso caiu fora da Mclaren porque Hamilton era o queridinho da equipe…o Rubinho chora muito, nunca teve personalidade forte, muito menos ATITUDE, e ainda foi querer dar conselho ao Rosberg para cair fora da Mercedes, que moral o Rubinho tem para dar esse conselho se ele ficou 6 anos na Ferrari? O curioso é que Nico disse recentemente que as pessoas pensam de forma errada quando falam do Schumacher, o mesmo teve vários companheiros de equipe, mas só um ficou na choradeira…

Independente do motivo a maioria dos pilotos acima receberam ordens e os companheiros foram beneficiados, então aconteceu “favorecimento” SIM, mas o mundo só sabe lembrar do caso CHORÃO/Ferrari-Satã/Schumacher-Capeta/GP AUT 02, essas ordens existem na Formula 1 desde 1950. Poucos sabem do “jogo de equipe” a favor de Fangio em sua época, essas corridas em “duplas” na década de 50 na verdade era muito diferente do que as pessoas imaginam, nessa época as equipes corriam com vários pilotos e sempre quando Fangio tinha um problema em seu carro o piloto mais próximo era obrigado a ceder seu carro ao argentino, nunca a ordem vinha ao contrário, nunca Fangio teve que parar seu carro para ajudar alguém, sempre Fangio era o beneficiado, isso não é favorecimento? Schumacher “consertou” a besteira enorme da Ferrari em 02 deixando o Rubinho vencer o GP do USA 02, até o Galvão na bandeirada todo XILIQUENTO gritava: ” A dívida do GP da AUT esta paga, Schumacher deixou Rubinho vencer”, mas isso os brasileiros não lembram. Porque o alemão não interviu a favor de Rubinho no GP da AUT 02, porque ele também tinha recebido ordem e não imaginava o tamanho da merd…que ia dar, nem a equipe imaginava, pois outras equipes sempre fizeram o mesmo, mas como o mundo sempre teve muita dor de cotovelo do alemão/Ferrari o mundo preferiu condenar ambos, ou seja: “Rubinho era apenas um brasileirinho com aquele alemão todo”. Schumacher ficou no “muro” e deixou tudo na mão da equipe, foi a equipe quem errou feio na AUT e não o alemão, depois foram sensatos e devolveram a vitória ao Rubinho no GP da USA 02, Schumacher tomou essa iniciativa no final da corrida, mas com certeza avisou a equipe antes.
Concordo com tudo que o Gomes disse, a briga na pista não esta totalmente livre, sempre vai existir primeiro o interesse da equipe, a RBR “abafou” o caso para não ter guerra na equipe, deve ter se lembrado que Williams e Mclaren jogaram campeonatos fora em 81/86/07 por brigas entre seus pilotos. Hamilton também teve que aliviar na corrida a pedido da equipe e demonstrou sua irritação, pois viu Button ameaçar sua vitória, se Button vence o Hamilton ia virar BICHO na equipe. Webber sempre jogou DURO(lembram do chega par lá no Rubinho em 2009?), acho que ele não deu atenção total a equipe, se estava mais lento em reta poderia ter facilitado, mas Vettel também devia ter mais cuidado e não jogar o carro pra cima do companheiro, sempre aconteceu esses casos do líder estar com algum problema e ter que ceder a vitória ao companheiro de equipe. No GP da França 08 onde Kimi liderava fácil, teve problemas com escape rachado e cedeu a vitória ao Massa. Realmente a Ferrari sabe por ordem em casa…as vezes da um tiro no pé! Quando o Massa teve a vida facilitada nesse GP o Galvão preferiu ficar mudo, ninguém reclama, o Kimi podia dificultar, mas não o fez pensou na equipe, pouco se fala dessa corrida que o Schumacher deixou Rubinho vencer 02, pelo menos outras 4 vezes Schumacher chegou “colado” no Rubinho e não atacou o brasileiro, isso ficou bem claro nas duas vitórias em Monza do Rubinho 02/04, nessa pista o que não falta é lugar para ultrapassar, mesmo assim o alemão se manteve atrás até a bandeirada e Rubinho venceu. Acho que o brasileiro CHORA muito e faz isso porque é CHORÃO mesmo, vejo isso direto acontecer no futebol, e no esporte da bola o que não falta é jogo sujo, sempre tem nego dizendo que foi roubado! Todos na RBR tomaram uma grande lição na Turquia, mas será que os pilotos aprenderam?

RCRG72
RCRG72
Reply to  Mercedes
13 anos atrás

Jogo de equipe é ridículo e antidesportivo! Não gosto, mas as equipes só enxergam o lado financeiro.

E o Rubinho é mesmo um babaca! Incrível ainda ter gente aqui que o defenda. Baita chorão, por mim podia tirar a bandeira do Brasil do uniforme!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mercedes
13 anos atrás

Nunca é demais lembrar os fatos… Parabéns.
Formidável.
Sem retoques.

Manoel Jacques
Manoel Jacques
13 anos atrás

Eu continuo com a opinião de que Webber deveria facilitar a ultrapassagem do Vettel, por estar mais rapido e lutando pela liderança, tomaria maior distancia dos carros da Mclaren deixando a encrenca para Webber, este sim deveria dificultar a ultrapassagem dos carros da Mclaren, jogo de equipe camaradas, assim estaria fazendo jogo para a equipe.

JONAS
JONAS
13 anos atrás

Isso mostra que se pode controlar o resultado da corrida a partir de ordem dos boxes, sem que o piloto saiba muito sobre isso. Basta falar pro Webber que ele tem pouco combustível e pro Vettel atacar, que muda-se o resultado da corrida. Não seria o caso de os pilotos terem a mesma informação sobre o combustível dentro do cockpit?? Assim cada um administraria sua corrida e não daria margem para o resultado ser fabricado “indiretamente” dos boxes.

Paulo F.
Paulo F.
13 anos atrás

Devia voltar no tempo do John Cooper: tudo na plaquinha, sem rádio, que dá margem a essa coisas absurdas e outras mais como tira o pé Rubinho que o Alemão vem ai!
Tem que ser no braço!

gilles
gilles
13 anos atrás

Nao sei para que as ordens pelo radio ,era melho no tempo das placas os pilotos falavam: NAO VI A PLACA!!!!

As brigas EMERSON X PETERSON, VILLENEUVE X PIRONI,
PIQUET X MANSELL, PROST X ARNOUX, SENNA X PROST, a formula 1 sempre foi assim.

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
13 anos atrás

Na boa, mesmo com as (des)ordens de equipe, o Webber está certo, pois piloto que quer ser campeão não pode aliviar para ninguém. No entanto, acho que ele estava com problema de combustivel, sim, já que, faltando menos de vinte voltas, optou, quando parou para trocar a asa, por colocar pneus duros em vez dos macios – talvez conseguisse, com os macios, tirar mais de um segundo por volta, vide o que fizeram Petrov e Alguersuari. Isso, portanto, indica que não poderia andar forte para alcançar os carros da McLaren, sob pena de ficar a pé. Quanto ao Hamilton, acho que ele não tem razão de reclamar, pois, como já foi dito, se o Button tinha combustível sobrando, tinha mais é que ir para cima e tentar a vitória.

Neto
Neto
13 anos atrás

Acredito que a ordem para o Weber economizar, era p o Vettel passar e a ordem para o Hamilton economizar era p o Buton tb passar. Apenas posicionamento no campeonato.

Thiago lima
Thiago lima
13 anos atrás

esse Rubinho só pode estar de brincadeira,serio mesmo…dei muita risada aqui em casa…
Continuo achando as respostas do Gomes do cassete

Eduardo (PE)
Eduardo (PE)
13 anos atrás

Ainda continuo achando que foi uma manobra em que Vettel tentou mostrar “quem era melhor”. E se deu mal.

Em 2008, Kimi Raikkonnen fez a mesma manobra intimidadora em cima de Felipe Massa em Spa Francorchamps. E se deu bem, pois Massa recolheu o carro e evitou o impacto.

GERSON TEIXEIRA
GERSON TEIXEIRA
13 anos atrás

vão se catar! é tudo mão mole! não sabem nem o que é embreagem!!!

Moncho
Moncho
13 anos atrás

Incrível achar desejável que ocorram trapalhadas. Melhor seria ir ver palhaços no circo…

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
13 anos atrás

Pra falar a verdade, a Fórmula 1 ficou uma bosta com esta parafernalia de rádio pra lá e pra cá. Sujeito chega pro piloto e fala que ele tem que economizar a gasolina se não, não chega no fim. Pô, vai enganar outro, chega desta história! Começo a acreditar que somos todos muié de malandro que sabe que tá sendo enganado, mas ainda gosta de apanhar. Na F-1 ganha quem o engenheiro quer. Veja a Mercedes, pioraram o carro só pro Schumacher “andar” mais que o Rosberg. Agora essa na Red Bull. O Webber passará a ser um estorvo e coisas estranhas passarão a acontecer com ele. Só o Hamilton que não é trouxa não aceitou o circo com o Button. Palhaçada!

pablo
pablo
13 anos atrás

É ASSIM QUE TEMQUE SER MESMO, NEM QUE HAJA BATIDAS E O QUE MAIS FOR TEM QUE MOSTRAR QUEM É QUEM O MASSA TAMBÉM TEM QUE PEGAR E CHEGAR JUNTO COM AQUELE FANFARRÃO DAQUELE ALONSO E MOSTRAR QUEM QUE MANDA.
O ALONSO PODE FAZER O QUE QUER, DAE QUANDO O SCHUMY ULTRAPASSA ELE ELE FICA TODO BRABINHO E TROVA OS OME PRA PUNIR O SCHUMY, E NO CASO ALI DO DI GRASSI ELE DIZENDO QUE O DI GRASSI TAVA DEFENDENDO TITULO E NÃO SEI MAIS O QUE, MAS O PROPRIO ALONDO FEZ A MESMA COISA NA ENTRADA DO BOXE COM O MASSA E NINGUEM FALOU ANDA, A OUTRA VEZ QUE ELE TB FEZ ISSO COM O MASSA NINGUEM DISSE NADA
ENTÃO TA NA HORA DO MASSA TOMAR ATITUDES DRASTICAS OU SENÃO VAI ACABA VIRANDO O NOVO RUBINHU
VAMOS MASSA

LUIZ CACONDE
LUIZ CACONDE
13 anos atrás

AINDA BEM Q É ASSIM. CHEGA DE NEGO ABRINDO AS PERNAS NA ULTIMA VOLTA PARA O OUTRO GANHAR. VIDE ZALTWEG, QUER PASSAR PASSA. OU TENTE, ALIAS,SÃO MUITO BEM PAGOS PARA CORRER. Q FALTA FAZ PIQUET,JONES, HUNT, MANSSEL E OUTROS PILOTOS Q CORRIAM PAR SI.

Reinaldo "ro4die"
13 anos atrás

Concordo! A Ferrari manipula resultados e isso devia ser punido com no mínimo banimento do esporte! “Equipezinha” de merda! Quanto as explicações da Red Bull, se eles queriam mesmo dar a vitória a Vettel e Webber não acatou a ordem, o australiano se tornou meu novo ídolo na F1… juntamente com Hamilton, que com certeza nunca ia aceitar essa palhaçada!

Sérgio Castro
Sérgio Castro
13 anos atrás

Mas pelo menos a McLaren e a Red Bull, apesar das “trapalhadas” deixam a corrida com cara de corrida, são justos com os pilotos e com os que amam corridas, diferentemente dos normalmente babacas dirigentes da Ferrari que manipulam resultados fazendo o público passar por otários.

Moncho
Moncho
Reply to  Sérgio Castro
13 anos atrás

Ora, mas não foi da tentativa de manipular o resultado que resultou a trapalhada na Red Bull?…

vitão
vitão
13 anos atrás

só posso concluir que a Red Bull fez um curso intensivo de comunicação com a Turma do Chaves ( Seo MAdruga, Kiko, dna. Florinda, etc) .

Rogério
Rogério
13 anos atrás

Estranho : ninguem falou sobre os tempos do Massa sobre o Alonso nas duas últimas corridas.Teria sido coisa do Moderador ?
Abraços pra geral.

Renan Brait
Renan Brait
Reply to  Rogério
13 anos atrás

Qual?? o que coloca as mensagens que o comentario vai ser aprovado??
sahuhsaiuhsaiuhsaiushisahihsi
cada uma que lemos!!

Alexandre Werner
Alexandre Werner
13 anos atrás

Verdade. Por mim o rádio seria proibido…

Guna
Guna
Reply to  Alexandre Werner
13 anos atrás

tá ai… uma sugestão bastante interessante… mas nunca a F1 vai aceitar isso.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Pois é.
Se eu fosse o Vettel, nessas circunstâncias que o FG relata, eu sairia do carro fazendo exatamente o mesmo gesto que ele fez.

ZACA
ZACA
13 anos atrás

Quando é que a maioria vai entender que quem é “Dono da Bola” começa e acaba com o jogo a hora que quer…e que coloca pra jogar quem também quer ou não?
Infelizmente grande parte do esporte hoje é definido por quem manda no jogo, quem negocia contratos e tem a grana, e não por quem tem condições de ganhá-lo…
Na F1 isso já acontece há muito tempo…e quem não cumpre ordens fica a pé…
O Barichello teve a coragem de mostrar isso para o mundo todo, mesmo não sendo compreendido por muitos que ainda se iludem com certos campeões e campeonatos…
Elementar meu “Caro Watson”…

Renato
13 anos atrás

Os pilotos de hoje são umas moças, que se dane se é seu companheiro de equipe se tiver carro pra tentar passar tem mais é que tentar…se conseguir ótimo senão pelo menos fica com a fama de um piloto combativo, tipo Mansell….que errava mais arriscava sempre, por isso tinha o apelido de Leão e é lembrado como um dos melhores pilotos da F1. O Hamilton foi ridículo em não comemorar a vitória, ficou puto porque seu companheiro tentou passá-lo….quando ele era o segundo piloto, e apertava o Alonso e conseguia ultrapassá-lo era legal, agora quando é o contrário fica putinho….tem mais é que se fu…!!!!

Zalex
Zalex
Reply to  Renato
13 anos atrás

O Hamilton fica puto mas vai lá e repassa!!! O Alonso ficava puto e batia… hahaha
Chora viuva!!

Guna
Guna
Reply to  Renato
13 anos atrás

Eh isso mesmo Renato… Hj todo mundo fica com medo de fazer qualquer coisa um pouco mais arriscada, nem parece que ganham fortunas justamente por causa do risco. Até um sistema de dutos que força tirar a mão do volante é condenado… e no tempo que o cambio não era borboleta?

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

PQP! Jogo de equipe é ridículo. A Red Bull tenta livrar a cara do Vettel naquela malfadada tentativa de ultrapassagem, ou, tenta por panos quentes na disputa dos dois?
Em relação a McLaren a pergunta é identica.
O Webber não voltou acelerando à beça depois do acidente?

Mauricio
Mauricio
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Perdeu o controle dos nervos isso sim.
Agiu como um adolescente tendo um piti.
O sangue subiu a cabeça e ficou cego por alguns segundos… O resto é história!

Gilmar
13 anos atrás

Inda bem que tem os patetas nesse “campeonato”. Sem as trapalhadas e o imprevisível não dá prá aguentar o Galvão Bueno. Por falar nisso, ele bem que poderia sair da Grobo e assinar com o SBTelha. Aquele chato devia é narrar campeonato de arremesso de bituca em Quixeramobim.

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
13 anos atrás

A partir de certo momento da corrida? Na cartilha de Todt e Brawn só havia uma única cláusula de parágrafo único: Barrichello, você foi contratado para ser segundo! Ponto final.

nilton thomaz firmo junior
nilton thomaz firmo junior
13 anos atrás

É o seguinte: Bem que poderíam acabar de vez com esta história de rádio de comunicação entre equipes e pilotos, já imaginaram os chauffers terem que decidir que hora param para troca de pneus e acertos aqui e alí? se poderíam ou não ultrapassarem seus “amigos” de escuderia? sería uma zorra total e uma corrida totalmente diferente com brigas pra valer e sem ninguém saber o que iría acontecer durante as corridas, enfim sería o renascimento da F1.

Renan Brait
Renan Brait
Reply to  nilton thomaz firmo junior
13 anos atrás

Genial sua ideia!!!!!!
até porque hoje o piloto entende muito menos que deveria de carro… tem um engenheiro para falar para ela quando ele deve diminuir a asa, economizar combustivel… essas coisas!!
so colocaria um botão no volante para boxe…
e o radio continuaria… mas apenas para os diretores de prova darem comunicados de segurança… tipo SC, ou Bandeira amarela no setor X

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Meu, pasmem, mas isso não muda nada nem uma situação e nem a outra.

O Vettel fez merda de qualquer jeito e o Button tentou aquilo que tinha que tentar. A única coisa que fica óbvia a partir de agora é imaginar a choradeira do Hamilton se ele tivesse perdido.

João Vitor
João Vitor
Reply to  João Vitor
13 anos atrás

Não acredito! No meu post também está aparecendo aquela mensagem “seu comentário está aguardando moderação”!

Mas o moderador é gente fina! É só não pegar pesado demais!!!

Tô rindo sózinho aqui, o cara ainda chamou de imbecil!!

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
13 anos atrás

E são essas coisas que deixam a F1 com cara da verdadeixa F1!

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
13 anos atrás

Sinceramente, prefiro uma equipe organizada com mão de ferro e vencedora, onde ninguém discute o que a diretoria manda do este bando de patetas fazendo patetada com a cara dos outros.

Prefiro a Ferrari com Todt-Brawn-Byrne-Schumacher-Barrichello do que esta turma que está ai, principalmente na Ferrari.

Se a equipe é minha, eu tenho domínio do campeonato eu faço o que eu quiser, os outros que me alcancem.

Quero ver a cara do Dietrich Mateschitz se a sua equipe perder o campeonato por causa desta batida, ai ele fica muito fulo da vida e fecha as suas duas equipes de uma só vez ai as viúvas vão ficar chorando.

Quem não gostar das ordens de equipe que vá assistir Stock-car, Nascar, Indy ou qualquer outro campeonato fake que tem por ai (ah, mas elas também ocorrem lá), ou então faça melhor, junte seus amigos e vá correr num kartódromo.

Ué a super-probe McLaren não deixa seus pilotos disputarem? Mentira! O Alonso saiu de lá e foi correr de Lada porque ficou puto com a proteção que davam ao namorado daquela mocinha simpática.

Além do mais acho simplesmente imbecil um regulamento onde eu não posso treinar, não posso desenvolver, não tem competição de pneus, combustíveis, como é outra imbecilidade esta centralina padrão McLaren – Microsoft.

Quero ver as equipes rodando 24 x 365 para ver quem faz o melhor carro na pista, não no simulador ou no tunel de vento.

Fim a este regulamento imbecil que favorece os mambembes e a falta de competitividade.

E tenho dito.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Christian - Do Niva
13 anos atrás

Quanto rancor nesse seu coraçãozinho… quer dizer que a Ferrari dar ordens de equipe para beneficiar um dos seus pilotos é uma coisa maravilhosa e quando a Mclaren faz e uma coisa ruim? Talvez você tenha se esquecido que o piloto #1 de Wokin era o bi-campeao Alonso e não e estreiante Lewis, se eles tivessem feito com o Alonso como a Ferrari fez com o Schumi ele teria sido campeao com certeza e por esse motovo que Alonso saiu ele não queria uma equipe que deixasse seu companheiro disputar diretamente com ele e sim uma equipe com um outro piloto só pra ajudá-lo, vide Cingapura 2008.

Luiz Salomao
13 anos atrás

Mas nao tem uma regra na F1 dizendo q nao e permitido a equipe mandar um piloto deixar o companheiro passar. As conversas de radio sao monitoradas justamente p q essas coisas nao ocorram!!!! O Pavao Bueno disse na transmissao q o Hamilton havia recebido uma ordem para economizar combustivel e q o Button tb havia recebido a mesma ordem!!! So falta agora proibirem a briga por posicoes entre companheiros de equipe!!!!! Tava muito bom p ser verdade!!!!!!!!

Barrica é o cara
Barrica é o cara
13 anos atrás

O mais curioso disso tudo é que no dia 13 de junho, data do GP do Canadá, acontece o jogo entre Alemanha x Austrália, pela primeira rodada da Copa do Mundo.

Essas coincidências são um grande barato.

Abraços

RUBINHO
RUBINHO
13 anos atrás

PORQUE ALGUM IMBECIL ,RESPONDE MEUS COMENTARIOS ,DIZENDO “SEU COMENTARIO ESTA AGUARDANDO MODERACAO.”

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  RUBINHO
13 anos atrás

Desculpe-nos, isso não vai mais acontecer. Seus comentários, a partir de agora, serão automaticamente apagados.

Atenciosamente,

O Moderador

João Vitor
João Vitor
Reply to  RUBINHO
13 anos atrás

Hahahahahaha, não acredito que eu li isso.
Sério Mestre dos Magos, não bloqueia ele, com certeza vão aparecer mais pérolas como essa!

Esse blog além de informativo é também muito divertido.
Mandou bem Rubinho! Use os acentos da próxima vez, pra ficar melhor ainda!

Gilberto
Gilberto
Reply to  RUBINHO
13 anos atrás

Eu ri alto aqui…

Leonardo
Leonardo
Reply to  RUBINHO
13 anos atrás

Pois eh, tem coisas que a gente acha que nunca vai ver…. muito comédia foi essa, ahahahahaha imbecil foi ótima. Maluco demais esse cara.

plow king
plow king
Reply to  RUBINHO
13 anos atrás

Nao bloqueia. Nos temos que rir desses tontos.

Diogo Sorocaba
Diogo Sorocaba
Reply to  RUBINHO
13 anos atrás

A melhor de todas as manifestações bloguísticas até hoje!
Muito, muito, MUITO engraçada!!!

rosemeyer
rosemeyer
Reply to  RUBINHO
13 anos atrás

Não bloqueia Flavio,como disse o outro amigo ,vai ser uma usina de divertimento.

André Silva
André Silva
Reply to  RUBINHO
13 anos atrás

HAHAHAHA. Como tem gente tonta na internet. pelamordedeus.

Essa é a inclusão digital do BraZil…

fernando zimmermann
fernando zimmermann
Reply to  RUBINHO
13 anos atrás

imagine o salário do cara que fica respondendo isso toda a vez que nós postamos uma mensagem…ganha bem gomes?

faria
faria
Reply to  RUBINHO
13 anos atrás

Hehe… lembrei daquele caso do cara que entrou no cinema 3D, desdenhou aqueles oculos estranhos e quando o filme pintou na tela, começou a reclamar: Olha o foco! Olha o foco!

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  RUBINHO
13 anos atrás

Realmente aqui a gente ensina, aprende e principalmente se diverte muito!

Quando nós achamos que já vimos de tudo, vem alguém e nos surpreende mais uma vez.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
13 anos atrás

O problema é que quando coisas parecidas que mudam o resultado da corrida em seu final acontecem em categorias estadunidenses que correm em ovais, muitos dizem que aquilo não é automobilismo.

RUBINHO
RUBINHO
13 anos atrás

prefiro corrida de jegue em pernanbuco,e da hora!!!

Franco
Franco
13 anos atrás

A turma que se esquece que antes de ser uma competição entre pilotos, a F1 é uma competição entre carros, máquinas. Se não fosse, colocasse os caras correndo à pé na pista, de velotrol, tartaruga, camelo… E os carros são construídos por equipes que querem vencer e contratam pilotos a peso de ouro para isso. Os pilotos correm para as equipes. Então não há nada de errado nas ordens de equipe. Melhor fazer o que a Ferrari fazia do que essa cagada homérica da Red Bull. Ou a estupidez da Willians em 1981. Imagine se a Ferrari perdesse o campeonato de 2007 porque o Massa não iria deixar o Raikkonen passar? Bobagem!

Rafael
Rafael
Reply to  Franco
13 anos atrás

Perfeito, olhando pelo lado mercadologico da coisa.
Mas somos aqui todos torcedores e acredito que como eu, a maioria quer é ver o circo pegar fogo.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Franco
13 anos atrás

Eu prefiro uma corrida de velotrol que tenha disputa e emoções do que uma de F1 ou Fqualquercoisa que seja uma chatisse com equipes que não deixam seus pilotos brigarem pela vitória. Go RedBull, Go Mclaren, que vcs não sejam chatos como a Ferrari e sigam pensando no show e no público .

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Franco
13 anos atrás

Audiência zero nada. O povo reclama,chora,mas continua sintonizando todas as manhãs pra acompanhar a “F1 chata,sem emoções e mimimi”. Puro 171. Isso só acaba no dia em que doer no bolso dos caras.

Fabricio Martins
13 anos atrás

Engraçado, acho que num é só o rádio do Rubinho que está com problemas, MacLaren e Red Bull, também precisam de um Motoradio novo.