PRINCIPADAS (7)

SÃO PAULO (que saco) – E puniram Schumacher. É o que eu achava que ia acontecer desde o primeiro post sobre a corrida, mas baseado numa premissa falsa, a de que não pode passar quando o SC sai da pista antes da linha de chegada/largada. Isso não existe, como eu imaginava. Existe a “safety car line” para esses casos. Aí vêm as minúcias da regra. Ela fala sobre não poder passar ninguém quando a corrida acaba sob SC. Mas acabou?

Por partes: não pode passar, quando o SC sai da pista, antes da “safety car line”. Ela existe, eu não a conhecia, tem um link no post abaixo que mostra, de dentro do carro de Schumacher, onde ela fica. Fica na entrada dos boxes, e Schumacher passou Alonso depois dessa linha, e com bandeiras verdes.

Mas a regra da última volta foi a que pegou Schumacher. Alega-se que ele fez a ultrapassagem ainda sob regime de SC, com a mensagem “safety car deployed” na tela do computador valendo. Só que antes de o SC entrar nos boxes, apareceu “safety car in this lap”. Ou seja, na minha visão, a corrida não acabou sob SC. Os últimos metros foram livres. Foi o entendimento da Mercedes. E dos bandeirinhas, pelo jeito, que encheram a pista de bandeiras verdes. Com “safety car deployed”, mesmo sem o próprio na pista, entrando no pit lane para que a quadriculada seja dada a vencedor, as bandeiras não deveriam ser amarelas?

Por isso mudei de opinião, depois de ver o vídeo com a tal linha, os “frames” congelados que mostram Schumacher passando depois da linha e as bandeiras verdes que Ross Brawn também levou à direção de prova. E afirmei: não vão punir o heptacampeão.

Acho que sacanearam o alemão. Damon Hill era um dos comissários. E a Ferrari tem lá suas mamatas.

Aqui, o item que pescou o piloto da Mercedes:

40.13 If the race ends whilst the safety car is deployed it will enter the pit lane at the end of the last lap and the cars will take the chequered flag as normal without overtaking.

Aí pergunto: apesar da mensagem “safety car in this lap”, a corrida estava sob “safety car deployed”, como pede o artigo acima? Por isso a Mercedes já avisou que vai recorrer.

Subscribe
Notify of
guest

258 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Dantas Fonseca
Paulo Dantas Fonseca
13 anos atrás

Nossa roubaram o shumi, o alemão passou o espanhol (alonso), no braço e na técnica, agora essa de punir, havia bandeira verde em toda Pista, é muita bandidagem era para comemorar a volta do Dom Briatore na F-1

Patrick
Patrick
13 anos atrás

Vi gente citando a punição dada a Ayrton Senna em Suzuka, 1989, comparando a Mônaco-10, porque, segundo tais, em ambos os casos “quem julgou tinha algo contra/a favor dos envolvidos”. Em outras palavras: para estas pessoas, o critério para a punição de Schumacher é o mesmo daquele dado a Senna, pois enquanto Senna tinha contra si o diretor francês Balestre favorecendo seu compatriota (coisa que ele chegou a admitir na polêmica entrevista de 1996) Schumacher tem agora contra si o comissário que quer se vingar do passado: a polêmica batida do GP da Austrália de 1994.

“Um erro não justifica o outro”, dizem.

E além de tornarem Hill uma espécie de promotor de Brasília, os mesmos atentaram para o fato de Alonso estar na Ferrari e que “a Ferrari é sempre beneficiada”, etc.
Será que eles esquecem que Schumacher esteve na Ferrari entre 1996 e 2009 (até 2006 foi piloto, e entre 07 e 09 ficou entre “Piloto de testes de luxo” e “consultor esportivo”)? Será que eles esqueceram do GP do Japão de 1997? Será que eles esqueceram do GP da Malásia de 1999? Será que eles esqueceram do GP dos EUA de 2005? Será que eles esqueceram do GP da Itália de 2006? Será que eles esqueceram da regra dos amortecedores durante 2006? Será que eles esqueceram dos GPs de Valência e da Bélgica de 2008?

Diego
Diego
Reply to  Patrick
13 anos atrás

e Senna jogando o carro em Prost em 1996? e Senna andando a 20 km/hora para atrapalhar a classificação dos outros?

viúva detected

Bruno Ribeiro
Bruno Ribeiro
13 anos atrás

O Alonso não pegou leve. Ele errou na aceleração do carro e perdeu a posição. Sorte dele que era a última volta, caso não fosse, Schummy não teria sido punido e ele seria sim ultrapassado.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Regras não podem dar margens a interpretações. Isso abre portas para injustiças e interesses. Elas tem que valer para todos.

Takoakara Nomuro
Takoakara Nomuro
13 anos atrás

punir o pilotopor causa de uma ultrapassagem dessas é igual punir um jogador de futebol que tira a camisa na hora de comemorar o gol … é ridículo!

VanderSJ
VanderSJ
13 anos atrás

O Flávio reclama tanto dos Sennistas por serem parciais demais e perde, como ele mesmo diz, um domingo inteiro re-lendo documentos técnicos e regras da Fórmula1 para explicar uma ultrapassagem do seu “defasado” Schumacher que não valia nada mais que um sexto lugar!

Sexto lugar esse que Alonso mereceu! Vinha andando mais que os outros nos treinos; mais até que o próprio carro como se viu e fez uma bela corrida de recuperação!

Em tempo… Rosberg 5 x 1 Schumacher! Vai Schummi… rs!

Diego
Diego
Reply to  VanderSJ
13 anos atrás

em tempo: Schumacher! 8 x Senna 3 campeonatos

Penelope Charmosa
Penelope Charmosa
13 anos atrás

A ultrapassagem foi linda…O melhor momento da corrida chata de mônaco…Valendo ou não, o justo seria que o Schumacher terminasse aonde esta va em 7o, tomar 20s é sacanagem.

o pulguento
13 anos atrás

apos a saida do safety car as ultrapassagens so sao validas apos os carros passarem pela linha de chegada,como era a ultima volta nenhuma ultrapassagem seria permitida mesmo com bandeira verde nao eh?

Renato F
Renato F
13 anos atrás

Eu nem sabia dessa história de “in/deployed”
Para mim a ultrapassagem tava valendo.
E achei até bom ver o Alonso toma uma dessas.
E que venham outras, melhor ainda se for nor boxes.

Rosangela
Rosangela
13 anos atrás

Cá em entre nós, você adora o Schumi, certo ???? Lembra-se dele, parando no treino, simulando uma batida pro Alonso não fazer a pole ???? Justiça seja feita e se o intuito do Schumi era APARECER, como sempre, ele conseguiu.

Marcio Cordeiro
Marcio Cordeiro
13 anos atrás

Nao sei porque tanto espanto,e tanta vontade de se provar o certo,com alguem que nao mede esforços pra sacanear alguem.

VanderSJ
VanderSJ
Reply to  Marcio Cordeiro
13 anos atrás

Perfeito!!!

roxxon valdez
roxxon valdez
13 anos atrás

foi a única ultrapassagem que ocorreu na corrida e foi invalidada. ainda vão criar uma regra que não é possivel ultrapassar na formula 1, com ou sem safety car. para saber quem ganhou a corrida faz uma pesquisa pela web. e a ferrari que andou por fora do traçado?. aquela não era dirigida pelo “dick vigarista’? era pelo rabujento? além de monótonas chatérrimas.

Rodrigo Lyrio
Rodrigo Lyrio
13 anos atrás

schumi é FODA
só tenho isso a dizer.. ahahah

alonso falou.. “passar schumacher tem um prazer a mais”
um corrida dps.. schumi deu um passadão nele.. q ele nao entendeu até agora.. AEHUAhueaU

Jean-Marie Balestre
Jean-Marie Balestre
13 anos atrás

A manobra foi genial e, se foi inadequada do ponto de vista do regulamento, acho que o mais “justo” a ser feito seria voltar o Schumacher à posição dele, atrás do Alonso, e não tirar 20 segundos do tempo dele, o que, com safety car na pista e todo mundo andando junto, é um crime, uma p*ta sacanagem.

Fabrizio Cozzetti
Fabrizio Cozzetti
13 anos atrás

Valendo ou não foi uma bela “carimbada” no espanhol, principalmente depois do que ele fez ao Felipe na entrada dos boxes na outra corrida. Ele se julgou muito esperto e tomou essa… Esse papo dele de que havia sido avisado que ninguém poderia ultrapassar é balela pq qdo ele viu o Schummi passando ele quase rodou de tanto que apertou o pé no acelerador pra não deixar!!! hahaha

Gleyson
13 anos atrás

Schumacher apenas demonstrou porque tem quase todos os recordes da F1. Alonso vacilou na frente dele e ele fez o que qualquer piloto com gana pelas ultrapassagens e pelas vitórias faria, passou-o. O regulamento é o de menos, isso fica pro pessoal da equipe defendê-lo.

Marc Bonhomme
Marc Bonhomme
13 anos atrás

Quando tiverem uma outra situação parecida onde tem o SC na pista faltando 3 ou 4 voltas… que este passe a LINHA DE CHEGADA…. E AI acaba toda e qualquer discução se pode ou não pode passar… como era em Mônaco não teria nada de mais, na formula indy, acabam corridas debaixo de bandeira amarela… pq não na formula 1… ???? O probelma é que foi o Shumi encima do bebê corrão do Alonso… só isto… O mais engraçado mesmo é que como o Shumi ganhou quase tudo com a Ferrari esta não admitui ou engoliu que o mesmo voltou guiando um Mercedes e não uma Ferrari, e este aidna era consultor da mesma… Levando as informações privilegiadas que ele tinha para esta nova equipe (Mercedes)..Vamos ver o que vai dar o recurso da Mercedes… Foi divertido !!! risos

Fernando Gomes
Fernando Gomes
13 anos atrás

Não tem nem o que discutir. A punição foi justa. Inocente da Mercedes se mandou Schumacher ultrapassar antes da bandeira verde da linha de chegada. Para um parâmetro, aconteceu a mesma coisa entre Barrichello ( Stewart ) e Schumacher ( Ferrari ) no GP da Austrália de 1999. Barrichello passou Schumacher poucos metros antes da linha de chegada. Foi punido. Tbém tem-se a dúvida no GP de 2004 nos EUA se Schumacher passou ou não Barrichello antes da linha de chegada. Sem chororô, punido e pronto. Sobre a linha do safety car, eles podem acelerar a partir dela, mas, ultrapassar somente após a linha de chegada.

Marc Bonhomme
Marc Bonhomme
13 anos atrás

O que vejo que a corrida de mônca foi muito monotona, Fora a largada e utilização do REGULAMENTO pelo Alonso, para fazer a sua torca de peneu e ganhar várias posições, o que valeu mesmo foi o que o Shumi fez, de passar o Alonso que se acha o rei da cocada preta. Li o artigo várias vezes, e os acima tb. 1 item a ser comentado. O SC entrou nos box, esete ao entrar nos box indica que a pista esta livre, portanto é uma nova largada, o que na minha humilde opinião vale passar. Se o Alonso estava tão seguro do regulamento, porque o mesmo tentou fechar a porta para o Shumi ? Os comissários colocaram as bandeiras verdes, = pista livre. e não amarelas, pista com SC. Tinha tb a luz verde, indicando que estava livre pista… No regulamento 4013 não fala nada de luz verde e bandeira verde. Acho que ai tem uma brecha. Mas, vamos ver um outro caso, o Alonso passando o Massa quando estvva vindo para os box o Massa, e o Alonso passou num lugar que nunca vi passar. DIsseram que era uma vontde de quem quer ganhar, não vejo assim. Se vale este argumento vale tb p/ o Shumi que queria ter um lugar a mais e onde o Alonso, perdeu a concentração tentou fechar a porta e perdeu o Lugar. Portanto acho que ele tem que chorrar na cama que é lugar quente. Quanto aos comissários, por eles terem dado sinal verde e agitado as bandeiras verdes podem ter indusido ou levou o Shumi a fazer a últrapassagem. O erro deles, não poderia penalizar o Shumi. Agora outro ponto a ser levantado, vc já imaginaram o Shumi, tentar passar o Alonso e o mesmo bate no carro do Shumi, como seria a história ???? O regulamento não esta claro o que permiter fazer outra interpretação. E acho que o piloto não poderia sofre a penalidade. Se não vamos levantar algumas corridas atrás onde Hamilton tinha passdo o Petrov, e este gficou na traseira dele. E o Hamilton, deviou mais de UMA VEZ A TRAGETORIA durante a reta, e o regulamento é MUITO CLARO A ESTE respeito… e nada foi feito, não sofreu nenhum punição… Dequalquer forma, minha opinião não vão mudar os fatos…. num mundo onde a F1 é algo EXTREMENTE competitiva… a regra é usada para quem interessa, acho deveria ser mais imparcial… Tanto que acho tb que o Damon Hill não poderia julgar o assunto, por guardar rancor… No meu entender vale fazer apelação da decisão por não estar muito claro o rugulamento. Uma outra cosia que poderia ser feito, era uma votaçao via internete ou pelos fã de formula um sobre o que acharam da manobra do Shumi…??? Algo que sei que impossivel de ser feito… Mas, com todo mundo que conversei foi oque deu uma APIMENTADA nesta corrida monotona…. e vimos que o Alonso chorra e quando faz as deles emcima do Massa… ele não vê nada de mais… Abraços a todos !!!

Assis
Assis
13 anos atrás

Cade a curva da antiga estação no mapinha ?? é a mais famosa ! ela tem de estar no mapa, é a curva da antiga estação oras !!!!!

dias
dias
13 anos atrás

qdo o alonso passo o massa no box valeu agora ta de chororo

JONAS MONTANARO
JONAS MONTANARO
13 anos atrás

Regras a parte, o bonito foi quando esse Espanhol chorao se deu conta, o Alemao já tinha enfiado o carro por dentro. E depois tambem reclamou do Di Grassi, dizendo que ele parecia que estava defendendo o titulo mundial, ao nao dar passagem a ele. Bem fez o Di Grassi, que apesar do carro mediocre que tem, dizer que pra ele nao importa se é Ferrari, Mclaren ou qualquer outra, ele sempre vai birgar pelas posiçoes.

CMag
CMag
13 anos atrás

Pode invadir a linha amarela na saída do box depois da troca de pneus?
O Felipe Massa invadiu essa linha, inclusive saindo dela ontem em Mônaco?
Não deveria ter voltado para o o Box como punição, ou mudaram o regulamento?

k2
k2
13 anos atrás

Como diria Boris Casoy: Isto é uma vergonha!!
1- Devem ter punido o alemão, mais uma vez, pela história daquela classificação em que ele parou na pista. Usando de artifícios pra puni-lo em Monaco como a dizer: ” Não gostamos de vc. Vc já venceu demais aqui e já aprontou demais por aqui.’
2- Se não pode disputar e ultrapassar na última volta na entrada da última curva, então nem precisava relargar…Vai todo mundo atrás do safety car, se assume a versão F-Indy e fim…Agora, se pode, não tem com o que se punir o alemão..
3- Se colocasse o alemão em sétimo já seria inaceitável, mas poder-se-ia dizer que a situação era controversa e, segundo os comissários, houve precipitação e ele deveria ter se mantido na posição até o final. O que já não seria fático, como as imagens mostraram. Mas, jogar o cara 20 segundos pra trás…Aí já é mais que demais..Absurdo!! Vergonhoso pra quem dirige a prova.
3- Por falar nisso, o diretor ainda é o Jack Ickx?? O mesmo que encerrou aquela prova na chuva em que o Ayrton Senna ia passar o Prost e, pra mim, o Stefan Bellof ( in memoriam) ia passar os dois e vencer??
4- Ou será que o Jean Todt é que recomendou a punição, já assumindo uma versão à Balestre ou Mosley? Pra quem não sabe houve uma divergência séria entre Todt e Schumacher a respeito de um pretenso programa de formação de pilotos para a Ferrari. Todt queria que seu filho comandasse o programa, mas outra corrente queria que fosse Michael…
4- O alemão devolveu ao Alonso na pista o q o espanhol fez com o Massa na entrada do box. No box pode, é legal, na pista não, é assim que funciona???
Seja como for, parabéns ao Michael Schumacher por ter acrescentado brilhantismo e oportunismo à F-1.
O que o Alonso fez sobre um monte de “capengas” nem chegou perto do que o Schumacher fez contra ele, um bicampeão com um carro mais rápido…
Os dirigentes, realmente, devem estar querendo aparecer e desprestigiar quem acrescenta algo a mais à categoria. Enfim, tem que andar nos circuitinhos travados do Sr. Tilke ou em Monaco que é pra todo mundo “andar bonitinho!”…Ridícula situação!! Espero que revertam essa vergonha!

Bráulio Costa
Bráulio Costa
13 anos atrás

Se nao pode ultrapassar ate a linha de chegada, entao ALONSO tem que ser punido tambem, pois ele passou o companheiro do bruno senna antes de completar a volta. PODEM OLHAR NO REPLAY DA CORRIDA QUEM TIVER, QUANDO O SAFETY CAR SAI DA PISTA, E A CORRIDA É REINICIADA, O ALONSO PASSA O KARUM NO MESMO LUGAR QUE O SHUMACHER PASSOU ELE. ENTAO ELE TAMBEM DEVE SER PUNIDO.

Sandro
Sandro
13 anos atrás

Conversa no radio do schummy.

Ross braw: “schummy a corrida acabou”

Schmmy:
“escuta aqui, hoje e Domingão,
Eu fiz um corridao,
esse ano eu ainda não fiz nenhuma trapalhada não ,
Alem do mais vc esqueceu q eu sou o alemão ?”

E passou alonso qdo não  podia.

E ross braw encerrou a conversa no radio dizendo:

Schumacaooooo, Homaooooo , vacilãooooo !
 

afa
afa
13 anos atrás

Infelizmente a F1 se tornou mais cmércio do que corrida. Ron Denis já voltou, Briatore está voltando, Alonso e Hamilton fazem o que querem e os outros que se explodam. Por isso eu afirmo que o Massa já está fora da Ferrari, e já que está fora mela o espanhol senão se torna um Rubinho que só chorava contra o alemão.

Edina de AR
Edina de AR
13 anos atrás

Não sou fã do shume. Independente se estava certo ou errado. Adorei o que ele fez. Isso é para o senhor Alonso descer do salto alto e ver que não é só ele pode agir como quer, sem respeita os outros.
Se o pessoal passava mal na cabeça do shume atingamente. O Alonso acha que com ele deve ser a mesma coisa.
Ele é um bom piloto. Mas não é grandioso. Para falar a verdade não tem nenhum piloto grandioso e sim pro gasto. Se o Alonso fosse otimo, ele teria vencido todas as corridas na Renualt e Na Maclarem independente de carro bom ou favorecimento da equipe.
Hoje, os pilotos se acham tanto, se for analisar quantos sabe carregar um carro no braço, sem tecnologia.
Como comparar as seleções de futebol de hoje, cheio de dinheiro e pouca qualidade com a de antigamente sem dinheiro e muita qualidade.

Trovâo
Trovâo
13 anos atrás

Não importa os pontos que retiraram do Schumacher e sim, essa ultrapassagem lindissima que ficará na história das grande cenas da F1!
Foi brilhante ao ponto do Alonso tentar de tudo para n]ão perder a posição!
Se é tão clara a regra, porque então ele lutou para não perder a posição para o Schumacher e em seguida acelerou tudo para não perder tambem para o Rosberg?
A Ferrari já começou com as suas maracutaias…e agora tem em sua equipe o maior dos safados da F1 – o Alonso das AstuCIAS!!!

Fabio J
Fabio J
13 anos atrás

Sobre o Massa, eu fiquei pensando durante a corrida que o Felipe tem problemas no “emocional”, pois quando ele larga na frente e se ve em condições de brigar por boas posições ele vira o “bicho”, agora quanto esta muito atras é aquele desanimo, alguem aqui lembra de uma corrida onde o Massa faz uma corrida de recuperação fantastica para eu mudar essa teoria?

WITHOUT OVERTAKING!!!!
WITHOUT OVERTAKING!!!!
13 anos atrás

…WITHOUT OVERTAKING!!!!

O RECURSO DA MERCEDES VAI DAR EM NADA, POR ÓBVIO.

SCHUMACHER, O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS (ISSO É UM ELOGIO), DEU MAIS UMA “SCHUMACADA” (O QUE NÃO É UM ELOGIO!).

Alexandre Garrincha
Alexandre Garrincha
13 anos atrás

Que irônico! Hoje Rubinho tem que agradecer, e muito, o alemão! Não fosse aquela ultrapassagem que monopolizou os comentários (na minha opinião, válida), o assunto pós-corrida seria o brasileiro jogando o volante na pista…

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

Putz! Puniram a única ultrapassagem na pista valendo pontos… Assim é duro… duro de manter o interesse…

Henrique
Henrique
13 anos atrás

Acredito que a ultrapassagem foi legal e a Mercedes deve recorrer da decisão. Assim explico:
1. No regulamento diz que na ultima volta o safty car deve entrar para os boxs para que a corrida não termine com ele na frente, não permitindo ultrapassagens uma vez que a bandeira amarela continua, mesmo com a saida do carro de segurança.
2. No caso do Shume X Alonso, a pista já estava limpa, permitindo a saida do safty car, o que ocorreu, e assim agitaram a bandeira verde, e não amarela, dando a entender que as ultrapassagens estavam liberadas.

Se a organização da prova não queria ultrapassagens na ultima curva, que mantivessem a bandeira amarela agitada.
O que parece é que ninguem esperava que um dos pilotos tentassem alguma coisa na última curva, mas estamos falando do Shume.

Achei a punição injusta e espero que a Mercedes recorra da decisão.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

É dificil, mas as vezes dou o braço a torcer. Pela primeira vez ouvio o Galvão falar algo que faz sentido no caso dessa ultrapassagem.
Fez só de sacanagem, para irritar.
Estou morrendo de rir até agora ao lembrar a sena.
Foi o que valeu.
feito apenas para ver no que vai dar.
Foi o máximo, valeu por toda prova que foi um saco!

Mauricio
Mauricio
Reply to  Mauricio
13 anos atrás

Desculpe os erros de digitação.
É dificil, mas as vezes dou o braço a torcer. Pela primeira vez ouvi o o Galvão falar algo que faz sentido no caso dessa ultrapassagem.
Fez só de sacanagem, para irritar.
Estou morrendo de rir até agora ao lembrar a cena.
Foi o que valeu.
Foi feito apenas para ver no que vai dar.
Foi o máximo! Valeu por toda prova que foi um saco!

villickx
villickx
13 anos atrás

Em resposta á pergunta do Flávio.
Sim, pois se ainda faltassem mais voltas o safety car continuaria em pista (pelo menos mais uma volta) pois o carro do Chandock continuava estacionado dentro da pista.
A saida do SC naquele momento foi simplesmente uma benesse de imagem para que a corrida não acabasse com os carros a 80 á hora.
sds

Humberto Corradi
Humberto Corradi
13 anos atrás

Só achei a punição desproporcional. Podia apenas ter devolvido a posição ao espanhol.
Se tivesse enroscado e batido em Alonso, então, teria perdido os 7 títulos mundiais + multa de 10 milhões de Euros + 5 meses de trabalho comunitário (varrer o box, ajudar na colocação de barreiras de pneus, etc).

Eu de novo...
Eu de novo...
13 anos atrás

Na verdade achei engraçado ele ter sido punido. Há alguns anos atrás se fosse o inverso claro que quem o ultrapassasse seria punido também! Pois é acho que realmente acabou a era Schumi …

Tambaqui
Tambaqui
13 anos atrás

Contratam qualquer mané pra ser comissário de pista…. O cara que apertou o botão pra acender luz verde nas laterais da pista deve ser o mesmo do pirulito eletrônico do Massa.

Tambaqui
Tambaqui
13 anos atrás

Reclamam que na F1 atual não tem ultrapassagens, quando tem na última volta, tiram no tapetão. Quem são os comissários que agitam bandeira verde? Quem foi o responsável que apertou o botão pra acender luz verde pra dar relargada? Todas luzes nas laterais da pista já estavam verdes antes de cruzarem a linha de chegada. Fizeram uma baita sacanagem. Mercedes vai recorrer com razão.

Maximus
Maximus
13 anos atrás

Como vem ocorrendo nos últimos anos, mais uma corrida chatíssima, em que os carros ficam apenas enfileirados, apenas andando um atrás dos outros. Uma porcaria de corrida que nem ultrapassagem acontece e quando Schumacher faz a única ultrapassagem que valia alguma coisa, em um único momento de emoção, simplesmente punem o piloto. Regras demais, diversão de menos.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Achei a manobra dúbia: linda pelo lado da percebção do Schumacher, e feia pela bobeada do Alonso.
E acredito que a argumentação da Mercedes deve pelo menos mudar a punião, pois se existia espaço real para outra interpretação (e claramente há) o Schumacher não teve ma fé, portanto deve-se no máximo anular a ultrapassagem, não acabar com o resultado dele.

Jose Medeiros
Jose Medeiros
13 anos atrás

F…-se todos. O Hamiton foi punido umas seis vezes na temporada 2008 e ninguem falava nada só que ele é mascarado e coisa e tal. Daquelas punições vou citar a absurda que deu a vitória da Belgica ao Massa (ele passou o Raikkonen legalmente e depois mudaram o regulamento), a da Malasya quando foi acusado de atrapalhar o heidfeld (o Massa nao atrapalhou o Button na classificação?) e a única justa a do canadá quando estampou a traseira o Kimi. Não se se concordo ou discordo desta punição, mas sei que isto é um saco.

Alex F
Alex F
13 anos atrás

To sentindo um certo ressentimento do pessoal quanto ao Alonso, brasileiro é soda, ta na cara que o espanhol está melhor que o Massa Amoeba que os caras já falam em conspiração da Ferrari do patrocinador que é espanhol, mas se esquece que esse mesmo patrocinador é um dos maiores do Brasil tambem … O Massa Amoeba é um bom piloto e ponto nunca será um campeão, acho o Rubinho muito mais piloto com a boca fechada é claro … E contra fatos não há argumentos …

Bruno Ribeiro
Bruno Ribeiro
Reply to  Alex F
13 anos atrás

Concordo com vc cara. O Massa começou o ano bem, mas com pneus mais duros não faz nem sombra pra o espanhol. Também acho o Barrichello melhor que o Massa, apesar de que em 2008 o Massa quase foi campeão pq conseguiu fazer uma coisa que o Rubens nunca fez durante um ano inteiro, vencer 6 corridas e ser consistente. Talvez suas únicas falhas tenham sido no início do ano, e que custaram o título, além dos problemas da Ferrari.

Roberto Borges
Roberto Borges
13 anos atrás

Fim de papo nada!
Dancei no meu comentário, mas acho que os caras estão pegando pesado com o alemão.
Para aqueles que falaram que o amigo anão iria quebrar todas para ele, pois é…
O povo tem que falar menos bobagem, fantasiar menos.

Arthur Cavalcante
Arthur Cavalcante
13 anos atrás

Categoria de merda… pista de merda onde ninguem passa ninguem. E ai de quem tentar ultrapassar… acaba punido kkkkkk. Nem perco mais meu tempo acordando cedo pra isso, prefiro ver a NASCAR com os carinhas virando pra esquerda e se matando feito loucos :P

Marcelo Rezende
Marcelo Rezende
13 anos atrás

O alemão fez com o Alonso o mesmo que o Alonso fez com o Massa…fez de palhaço…o Alonso sem controle do carro diz que ainda pensou..”não vale”…naquele apuro todo para controlar o carro ainda deu para pensar isso??? ele é muito orgulhoso para admitir que o alemão o jantou…

Moroz
Moroz
13 anos atrás

Para nós brasileiros o fato não é relevante. Agora, dizer que o Shumacher foi beneficiado nos sete títulos é maldade…seria melhor falar da incompetência do Barrichello!! Aliás, dizem que para a atualização do dicionário ilustrado da europa, já está em negociação a colocação da cara do Barrichello para a palavra loser (perdedor).

Bruno Ribeiro
Bruno Ribeiro
Reply to  Moroz
13 anos atrás

O Barrichello perdeu para o Schumacher, isso é indiscutível, porém, daí a passar a rotular o brasileiro como perdedor é estupidez. O Rubens venceu em todas as categorias que participou e foi vice campeão na F1. Quantos pilotos no mundo conseguiram fazer isso? Brasileiro é ingrato e mal acostumado. “Bom é só quem ganha”, mas todos devem lembrar que o Schumacher é acima da média.

Marcio Henrique
Marcio Henrique
13 anos atrás

Damon Hill punindo o Schumacher (revanche). E Johnny Herbert passando a mão na cabeça do Hamilton (patriotismo).

Melhor colocar de volta os comissários amigos do diretor da prova e do Ecclestone do que continuar com essa pataquada de ex-pilotos completamente parciais. Ou então criar um conselho de não-pilotos ou de amigos do alto comando da F1/FIA para julgar os recursos das punições ridículas.

E a F1 não tem ultrapassagens. E quando tem, essas são repreendidas imediatamente. Do jeito que a coisa anda, até a Stock parece mais interessante.

lili schummi
lili schummi
13 anos atrás

COM PUNIÇÃO OU NÃO, A MANOBRA FOI LINDA, O ESPANHOL COMEU POEIRA, E FOI A PARTE MAIS EMOCIONANTE DESSE GP SEM GRAÇA, QUASE SEM ULTRAPASSAGENS….DAI VEM O SCHUMMI, DÁ UM SHOW DE COMPETITIVIDADE, E QUEREM PUNIÇAO…PORQUE SERÁ??? SERÁ QUE O JEAN TODD E A FERRARI JA ESTAO VENDO O PESSIMO NEGOCIO QUE FIZERAM EM CONTRATAR O MAU CARATER DO ALONSO, TIPINHO INSUPORTÁVEL E ARROGANTE, E JA ESTAO TENTANDO FAZER MUTRETA PRA ELE GANHAR UMAS, IGUAL FIZERAM COM O PIQUEZINHO????? FORA ALONSOOOOOOO…VC É RIDICULO, CHORÃO….SE PREPARA, QUE ISSO SÓ FOI UM AVISO DO ALEMÃO…..ADIOS MUCHACHO

Roberto Castro
Roberto Castro
Reply to  lili schummi
13 anos atrás

PELO MENOS O ESPANHOL NÃO JOGA O CARRO PARA CIMA DOS ADVERSARIOS PARA SER CAMPEÃO.

lili schummi
lili schummi
Reply to  lili schummi
13 anos atrás

O ALONSO NÃO JOGA PORQUE ELE NÃO TEM CORAGEM, MANDA O BRAZUCA DO PIQUEZINHO JOGAR..HEUEHEUHEUHEU…AINDA PREFIRO OS CORAJOSOS QUE OS COVARDES….E NÃO APAGUEM MINHA RESPOSTA, PORQUE ISSO É A VERDADE….

Diego
Diego
Reply to  lili schummi
13 anos atrás

O Roberto Castro tem razão. O espanhol não faz como o Senna fez com o prost em 1990: jogou o carro prá cima para ser campeão.