PRINCIPADAS (8) – DOCUMENT 33

SÃO PAULO (e agora?) – Vai parecer papo de louco, e é, mas se alguma equipe resolver encarar e arrumar um bom advogado, Webber perde a vitória de hoje em Mônaco. O busílis é o seguinte… Estava eu atrás do papel que descreve a infração cometida por Schumacher, para ver como foi formalizada a punição, e encontrei esse aqui, ó: o temível Document 33.

Trata-se da descrição de uma irregularidade cometida por Webber no pit lane. Às 13h31:24, o australiano foi flagrado pelos implacáveis radares da FIA a 70,9 km/h. Em Mônaco, a velocidade máxima permitida nos boxes é de 60 km/h, tanto nos treinos, quanto na corrida. Nos outros circuitos, a velocidade vai para 100 km/h no dia da prova.

Diz o temível Document 33 que Webber infringiu o Artigo 30.12 do regulamento esportivo da F-1. E meteram uma multa de 2.200 euros nele.

OK.

Mas fui ver de que trata, claro, o ameaçador Artigo 30.12. Ei-lo, com grifos e observações deste que vos bloga:

30.12 A speed limit of 60 km/h will be imposed in the pit lane during all free practice sessions, this will be raised to 100 km/h for the remainder of the Event. However, this limit may be amended by the stewards following a recommendation from the FIA F1 safety delegate. (É o caso de Mônaco)

Except in the race, any driver who exceeds the limit will be fined Euro 200 for each km/h above the limit (this may be increased in the case of a second offence in the same Event).

During the race, the stewards may impose either the penalties under Article 16.3a) or b) on any driver who exceeds the limit.

Oh. Na corrida, então, não vale multa. “Ah, mas foi às 13h31:24, antes da largada!”, dirá alguém. Sim, eu sei. Só estou querendo arrumar confusão. Porque o temível Document 33 especifica a “Sessão” do evento em que a infração foi cometida. E está lá: “Race”.

OK, a corrida começou às 14h locais. Mas se os comissários escreveram que a sessão foi a “Race”… Webber acelerou mais do que devia quando os carros saem dos boxes e se dirigem ao grid. Não teve vantagem nenhuma para ele, claro. Seria uma aberração puni-lo com algo mais que uma multa. Mas é mais ou menos como a história da punição a Schumacher. A letra fria e cruel do regulamento. A corrida estava sob safety car na última volta? Não estava?

Só para constar, no caso de infrações cometidas na “Race” as punições são aquelas previstas pelo Artigo 16.3 em seus itens a) e b). Vamos ver o que diz o inquestionável Artigo 16.3:

16.3 The stewards may impose any of the three penalties on any driver involved in an Incident:

a) A drive-through penalty. The driver must enter the pit lane and re-join the race without stopping.

b) A ten second time penalty. The driver must enter the pit lane, stop at his pit for at least ten seconds and then re-join the race.

c) A drop of any number of grid positions at the driver’s next Event.

Oh. Alguém se lembra de Webber ter recebido um drive-through em Mônaco? Ou um “stop & go”? Alguém falou em perda de posições no grid da próxima corrida? Ainda bem que não.

Claro que não descobri nada misterioso, não sou detetive, o documento com a infração cometida por Webber na corrida está no site da FIA, estava nos escaninhos da sala de imprensa. Ocorre que a punição dada, a multa em euros, cuja cotação, diga-se, está em baixa, não é a prevista no regulamento. Não quando esse tipo de infração acontece na sessão denominada “Race” de um evento, mesmo se a “Race” não tiver começado ainda. Sacaram como essas regras são escritas de forma esquisita?

Bem, deu por hoje. Chega de ler regulamentos. Isso é chato pacas.

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Filhippo Rhoubini Diabassi
Filhippo Rhoubini Diabassi
13 anos atrás

Só corrigindo o comentário anterior: na primeira frase, eu quis escrever a palavra inocente.

Filhippo Rhoubini Diabassi
Filhippo Rhoubini Diabassi
13 anos atrás

A F-1 tem o lado das disputas, mas existe também um lado puro, incente. Logo na primeira curva, a mensagem “peace and, sport” transmitiu para todos o verdadeiro espírito esportivo.
Fiquei tão emocionado que cheguei a chorar.
Um abraço e boa noite.

Daniel Dias
Daniel Dias
13 anos atrás

ACIDENTE DO TRULLI E CHANDHOK PODE TER SIDO PROPOSITAL!! (OFF-TOPIC)
Em tempo… especialmente pra quem adora essas “teorias conspiratórias”, aí vai mais uma… que batizei de “LOTUSGATE”, ou “NANICASGATE”, como preferirem…

Parem de rir e leiam:

Com base em uma reportagem recente em que a Lotus já estava desenvolvendo o carro de 2011, e que tem como meta este ano terminar na “décima posição”, resolvi levantar a classificação atual da “rabeira” da tabela, com os todos os resultados obtidos, na ordem:
9. Sauber (só pra constar): 12o (x2)
10. Lotus:13o, 14o, 15o (x2), 17o (x3)
11. Hispania: 14o (x2), 15o, 16o (x2), 17o
12. Virgin: 14o, 18o, 19o

Que conclusões cheguei:

1) O campeonato 2010, na teoria, já acabou pras três novatas.
A classificação final delas é essa aí acima.
Porque: Pra mexer nessa classificação algum piloto das nanicas precisa terminar acima da 13a posição.
Pra terminar em 13o, considerando que os 18 outros carros do grid são sempre mais rápidos, SEIS desses 18 precisam abandonar ou quebrar. Onde isso podia acontecer? Nas primeiras corridas, que é comum ter muita quebra de motor, e nos GPs da Austrália e Mônaco, que costumam ter muitos acidentes.
Daqui pra frente, a chance é praticamente zero de ter 6 abandonos entre as médias e grandes.

Por isso, a Lotus já está desenvolvendo o carro de 2011. Virgin e Hispania deveriam fazer o mesmo.

2) Como acabei de dizer, a última chance real de subir na classificação pra novatas foi o GP de Mônaco.
E o que aconteceu?
Faltando 8 voltas pro final (com exatamente 90% da prova cumprida), Chandhok estava em 14o e Trulli em 15o.

Se alguém a frente batesse ou abandonasse, pasmem, a Hispania, a mais pobre das novatas, poderia assumir a décima colocação no campeonato – e se isso acontecesse, provavelmente terminaria o ano assim e causaria vexame para a “milionária” Lotus.

Pra não correr esse risco, o que era conveniente para a Lotus? Bater. E melhor, exatamente na volta 70, ao cumprir exatamente os 90% de prova, pra poder contabilizar o resultado. Afinal, passar a Hispania não era possível (talvez pediram pra forçar… se não desse, podia bater sem dó no indiano), e pontuar seria muito improvável, (inclusive, corria até mais risco de ver a Hispania chegar à glória de pontuar… e ficar chupando o dedo em 11o).

E se não batesse, quase que tudo isso vira realidade, pois o Petrov abandonou 3 voltas depois (embora, sem mais nenhum abandono, se o Trulli terminasse atrás do Chandhok, a Lotus ainda ficaria à frente… mas ele podia estar a beira de algum problema que causasse abandono… e isso pesou na decisão da equipe de bater na Hispania… vai saber?).

É maluquice, sim… mas faz sentido… o acidente foi muito bizarro… e o trulli tem muita experiencia pra uma barbeiragem daquela… não é?
Esse assunto é praticamente um furo de reportagem… merecia até um post aí no blog, hein FG…?? rs

Gilmar
13 anos atrás

Alonso faz M. é normal. Se o felipe faz, já arrumam substituto prá ele. Ô povinho sem noção. O Barrichello tem que parar de dar chilique e se concentrar no que sabe fazer. Jogar o volante fora foi grotesco e inconsequente. No GP de Mônaco tinha piloto que perdia até pro meu pai, com seu Gordini endiabrado. Aff!

tauryno zzr
tauryno zzr
13 anos atrás

Acho apenas que o Schumacher achou que poderia passar, o Alonso, no momento, achava que nao podia mas, como o Schumacher foi pra cima, ele tentou defender. Ou seja, o Alonso foi pego de surpresa. Mas que foi injusta a decisao dos comissarios, isso foi. Quanto ao Massa, falta a ele um pouco de agressividade. O Barrica, ele se esqueceu que esta trabalhando. Abraco a todos.

dgs
dgs
13 anos atrás

Ô meu camarada, tu não gosta né ? Não dá pra dizer outra coisa né. Apesar da torcida contra, o Webber MASSACROU pela segunda vez consecutiva. Fez a pole, na largada assumiu a ponta pra nã mais deixar, e venceu ! Pra ruína do Vetel e daqueles que vivem, pichando o australiano. Aliás, o Vetel tava com uma cara triste, com sorriso amarelo … Dá-lhe Webber, e cala a boca deles !!!

adilson liberatori
adilson liberatori
13 anos atrás

O Barrichelo não foi capaz nem de acertar um clube de futebol para torcer, quanto mais acertar um carro de formula 1. Vai se aposentar falando bobagens e dando desculpas idiotas. PS: Se tivessemos nascido na mesma epoca, e cruzace comigo guiando meu querido DKW pela MOOCA, ele teria levado um PAU.

adilson liberatori
adilson liberatori
13 anos atrás

Pelo pouco que entendo, mas nenhum entendido comentou,é que mesmo com a saida do safety car e mesmo com luz verde, uma ultrapassagem só pode ser feita após o local onde se encontra o estérico agitador da bandeira verde, ou a chamada linha de chegada. Portanto a ultrapassagem sobre Alonso foi ILEGUAL.

dgs
dgs
Reply to  adilson liberatori
13 anos atrás

Mas que o Alonso levou uma ultrapassagem no circuito mais difícil do mundo,e de um carro de desempenho semelhante, ha isso levou e nada poderá apagar.

israel
israel
13 anos atrás

tá e aquela regra que só pode passar depois da linha de chegada, assim q o safety car entra no box?

Hebert
Hebert
13 anos atrás

Quando Massa tem problemas de pneu ele é chorão. Quando ele bota 0,5s no Alonso, não..não.. tem alguma coisa errada com o carro do Alonso. O próprio Alonso admitiu que a batida, que o deixou fora do treino, foi pura barberagem. O Felipe Massa é o verdadeiro campeão de 2008 em cima do Show Man que no ano anterior desbancou nada mais nada menos que Fernado Alonso.

José Guilhermo
José Guilhermo
Reply to  Hebert
13 anos atrás

Verdadeiro campeão de 2008, como assim? eu juro que era o HAMILTON

roxxon valdez
roxxon valdez
13 anos atrás

tem muito tempo que a f-1 ficou mais avacalhada do que campeonato de futebol brasileiro. as regras são uma merda, os dirigentes são uns mafiosos e a enganação é o espetáculo. e ainda somos obrigados a aturar a transmissão de sempre. e esse barichello jogando volante na pista feito uma criança mimada. chega desse enganador tb, o “acertador de carros”. quase acertou a tartaruga da hispania.

MASSA
MASSA
13 anos atrás

O Alonso bate o carro num simples treino, dando um PT geral… coisa que nem os pilotos das novatas fizeram… chora um monte pq não conseguiu passar o Di Grassi… toma uma ultrapassagem boba na ÚLTIMA VOLTA… e eu é que sou Fracassado? Eu vou busca-lo… mas tenho que por pneu de chuva pq ele chora demais…

Tadeu
13 anos atrás

Teria como o Eric Bernard voltar pra F1… ele era o melhor piloto que já vi.

Marcio Rogério
Marcio Rogério
Reply to  Tadeu
13 anos atrás

PREFIRO O TAKUMA SATO

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Quanto ao volante do Rubinho… Bem. Esse foi ao meu ver o único fato que deveria ter merecido uma punição um pouco mais dura. A do Schumi foi exagerada. Deveriam ter devolvido as posições corretas e ponto.
No caso do Rubens, ele colocou em risco a vida de outros pilotos ao jogar o volante no meio da pista. O uqe menos importa se ele o fez por pressa, desespero ou raiva. Foi uma atitude perigosa e de consequências imprevisiveis.
Do angulo que a cena foi mostrada na TV, a coisa me pareceu mesmo um xilique. Desafogo pelo susto que ele deve ter tomado com a pancada subita devido a quebra da suspensão.

ROBERTO
ROBERTO
13 anos atrás

FICO TRISTE EM DIZER MAS O ALONSO E MUIIIITO SUPERIOR AO FELIPE MASSA.

Marcio Rogério
Marcio Rogério
Reply to  ROBERTO
13 anos atrás

AGORA Q VC DESCOBRIU AVISA TB AO GALVÃO, POIS EM TODA TRANSMISSÃO ELE INSITE EM DIZER QUE A PILOTAGEM DO MASSA É DO MESMO NIVEL DA DO ALOSO, MESMO QUANDO O ESPANHOL BRINCA DE COLOCAR 0,6 SEGUNDOS NO TEMPO DE VOLTA NA CLASSIFICAÇÃO ELE AINDA INSISTE E COLACA A CULPA NA COITADA DA BRIGESTONE.

dgs
dgs
Reply to  ROBERTO
13 anos atrás

É normal que o cara que é fã de algum competidor se feche para a verdade. É o caso dos fãs do Alonso. Pô, o cara fez uma tremenda barbeiragem no treino classificatório, o que era previsível, pois só vinha andando de lado o tempo todo. Enfiou o carro no muro e largou do box! Depois, na corrida, teve a sorte de, logo no início, acontercer da entrada do SC, trocou pneus e pressionou e ultrapassou apenas, apenas, os competidores das equipes mais fracas da F-1 (mais fracas até que as equipes de ponta da GP-2), mas levadando uma conseira do Di Grassi (chegou até ser engraçado ver ele reclamando). Daí em diante Alonso não ultrapassou mais ninguém (claro que ganhou algumas posições nas paradas de box, pois ele parou primeiro e teve pista livre). Ainda, na relargada com a saida do SC na última volta, quase tornou a enfiar o carro no muro num erro grosseiro, quando o Schummi fez a ultrapassagem (e o Nico quase conseguiu também), que diga-se, foi legal, pois foi dado a bandeira verde, mas que foi impugnada com punição do alemão em decisão suspeitíssima do sortudo D. Hill (um cara como Hill ser ex-capeão do mundo, só com muita sorte amigos, pois o cara nunca pilotou nada, só mesmo com aquela Willians …) e por que foi a Ferrari. “In fine”, o Alonso só fez merda, o que provocou criticas do patrão Montezemolo. Quanto ao Massa, ele fez a corrida certa, apesar de monótona, pois não dava para ultrapassar, ele não conseguiu ganhar nenhuma posição na largada. Ficou na espera de algum problema nos carros da frente o que não aconteceu Aliás, as RB fiseram os melhores tempos nos pit stop. Também não se deixou pressionar. Melhor garantir os pontos, pois o campeonato é longo.

ROBERTO
ROBERTO
13 anos atrás

O MASSA E UM FRACASSSSSSSSSSSSSSSSSO INFELIZMENTE.

Odilon
Odilon
13 anos atrás

sobre o volante do Barrichello, os caras aí estão se esquecendo de que o carro do cara quebrou a suspensão e bateu a mais de 200 no muro , sem falar que deve ter ficado atordoado e de frente pra galera, portanto não estva como vcs de pernas p cima e falando bobagens. sobre quem correu com o Shumi, se esquecem que o contrato dele beneficiava ele antes de qualquer companheiro. foi assim com o Rubinho e com o Massa. comecem a acompanhar a fórmula 1 com seriedade que logo logo vão parar de falar asneiras desse tipo.

ROBERTO
ROBERTO
Reply to  Odilon
13 anos atrás

FALAR E UMA COISA, ENTENDER SOBRE O QUE ESTA FALANDO E OUTRA

ROBERTO
ROBERTO
Reply to  Odilon
13 anos atrás

MANDA ELES TROCAREM DE LIGAR COM O RUBINHO , E FICAR DE FRENTE COM O PEREGO !!! A 200KM P/HORA. PRA VER SE ELES IRIAM SE PREOCULPAR COM VOLANTE OU COM AS SUAS PROPRIAS PERNAS???

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Cadê meus dois últimos comentários?
Vc rifou?
Recapitulando:
O que falei de mais?
Que o Schumi está se lixando com o fato de ter sido punido?
Que este ano ele sabe que tudo que vier é lucro e que está se divertindo com toda essa situação risivel?
Que o regulamento nessa situação é realmente apenas uma arma politica?
Que realmente está fazendo falta a ele (ao Massa também) aquelas longas seções de treinos que ele realisava entre as provas e que duravam até 12 horas por dia?
Realmente tudo indica que Schumi fez o que fez apenas para ver no que ia dar e ao mesmo tempo mandar um recado para o Alonso (e acho que não preciso detalhar o recado).
Ambos são pilotos muito competitivos, o que muita gente aqui confunde com mau carataer. Não é verdade.
No mais, como disse, esse fim de semana foi divertidissimo por conta de tudo isso, inclusive esse seu artigo acima, que continuo achando que é zoação. Ninguém leva um regulamento assim, tão ao pé da letra.
O Damon não o fez na prova toda. Pelo contrário, ignorou muitas regras por saber que iriam perturbar e não ajudar em nada, ele já foi piloto. Uma das regras que ignorou a prova toda foi a tal que cuida de rodar sobre a linha de saida dos boxes. Muitos pilotos fizeram isso, rodaram encima da linha com uma roda (ou as duas no caso de Massa), mas nehum deles ultarapassou a linha. Nenhum deles levou perigo nessa manobra.
Já o tal artigo que voce ocmenta acima, provavelmente ele resolveu apenas multar o piloto e esquecer o resto. NO caso, era o que bastava para lembrar que existia uma regra que foi violada. Foi para o bem do esporte.
Continuo achando seu blog um dos melhores desse site.
Mesmo que não me devolva os dois posts, e rife esse também, continuarei lendo e me divertindo muito por aqui.
Seus levantamentos da memória do esporte, das fotos de postos antigos, carros antigos (e as garotas também) são bem sacados. até suas aventuras comentadas em outros esportes o são.
Tenha um bom dia… E paciência com todos os loucos como eu que as vezes escorregamos nos teclados e escrevemos abobrinhas. Isso até vc faz as vezes… (isso é para rir!)

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
13 anos atrás

Sed Lex, Dura Lex. Pau no Capitão Gancho Webber!

Wanderson D' Oliveira
Wanderson D' Oliveira
13 anos atrás

Deixa isso queito…. O Cara (Webber) foi implacavel no domingo… quem em otima faculdade mental vai mexer com isso.
Isso e Igual mexer em bosta; vai so feder.
Isso nao importa.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Agora falando de outro assunto.
A proibição de treinar que hoje impera na F1 é a principal causa das dificuldades que tanto Schumi quanto o Massa estão enfrentando para adaptar seus carros e correr bem.
E não é só eles que estão sofrendo.
Falo nos dois pois os estilos são próximos e muito dependentes de treino.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Nossa!
Flavio, como vc aquenta tanta pataquada?
Tem coisa aqui demorrer de rir. Fiz o mesmo quando vi seu texto. Primorosa zoação.
Quanto ao fato em si, a ultrapassagem do Schumi sobre o alonso, como já comentei antes, foi com certeza algo apenas para provocar. Nunca havia notado antes essa veia de humor no alemão.
Ele sabe que esse ano é apenas adaptação, então não está nem aí para o resto.
Está patente na declaração dele sobre o assunto, feita a´pós a corrida.
“Vi a luz verde, disseram que a pista estava livre, então fui.”
Vou me lembrar por anos esse fato, o mais engraçado e interessante da F1 nos últimos cinco anos.
Quanto as regras….
Ora, as regras, que se F….!

Carlini do Linux
Carlini do Linux
13 anos atrás

Gomes,
vc viu que interessante:
1º M. Webber (AUS) Red Bull 1h50min00s000
olha o tempo total de prova…

Thales
13 anos atrás

Excelente!!!!!!

Marcio Henrique
Marcio Henrique
13 anos atrás

Foi erro material, e, salvo engano, pode ser corrigido a qualquer hora e até mesmo de ofício. E também não preclui. Mas também pode ser que o horário esteja incorreto, e não a sessão. Você lembra se o Webber parou às 14:30 na corrida?

Tonho
Tonho
13 anos atrás

Deve ser dificil para você ver seu grande idolo comentendo um erro tão patetico.

Quem sabe Alonso fez de proposito e o Alemão foi tão ingenuo quanto uma criança que aceita bala de um estranho.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Para os amigos as benesses, para os inimigos, o rigor da lei.

Bianchini
Bianchini
13 anos atrás

Hahahaha, adorei esse mapinha do transporte de Monaco (são linhas de ônibus?) e de saber que, próximo à Place du Casino tem o Spelugue! É a espelunca em frente ao Casino?
Quanto aos regulamentos, nada de diferente: seja lá como cá, são feitos de propósito para dar margem a mais de uma interpretação.

Felipe Trench
Felipe Trench
13 anos atrás

Só falta o Zveiter agora…

oziel caleb
oziel caleb
13 anos atrás

Pessoal, às vezes torcedor é um bicho ingênuo… se liguem!! Algumas coisas para pensar:
1. Presidente da FIA = Jean Todd (era chefe de qual equipe mesmo?);
2, Fernando Alonso: novo queridinho da Ferrari;
3. Fernandinho passa o Massinha na entrada dos boxes, nada acontece;
4. Schumacher quando andava de Ferrari fazia coisa muito pior e nada acontecia, o que mudou?
5. Schumacher era “consultor de assuntos aleatórios” da Ferrari, mas de repente virou a casaca e foi correr na Mercedez;
6. Fernandinho Alonso levou um coco do Schumi com essa ultrapassagem, mas infelizmente se esqueceu que seu carro agora é prata e não vermelho;
7. Dizem por aí, que um dos comissários da prova era o ex-piloto Damom Hill, lembram? Aquele que o Schumi ganhou o campeonato jogando o carro em cima dele?
8. Agora só falta a FIA proibir as ultrapassagens, porque o resto ela já conseguiu acabar…. Já notaram que a F1 é um esporte em que não se pode treinar?
9. A única coisa que prestou nessa “corrida” foi a ultrapassagem do Schumi no Fernandinho, mas a FIA acha que ultrapassagem na F1 é só um detalhe secundário;
10. Rubinho joga volante de US 15.000 no meio da pista, quase quebra a cabeça de outro piloto, e ninguém fala nada;
11. Briatore já tá tirando onda na F1… tanto barulho por nada… é mais um playboy a rir da sua cara;
12. A corrida de Mônaco é um porre, já passou de hora de virar história… não obstante, é uma boate a céu aberto que a playboyzada da F1 não abre mão de jeito nenhum, azar o seu, pobre torcedor, que fica só na vontade e ainda é obrigado a assistir um monte de carro andando em filinha, e quando um Schumi resolve ultrapassar, é punido… que negócio é esse de ultrapassar, dizem eles!!! Isso aqui é F1, não pode passar, só pode mudar de posição, mesmo que for a 10 metros da linha de chegada (lembram de Schumi e Rubinho?) Assim pode, mas no braço não pode!!!
13. Enfim, cidadão que pensa um pouquinho já viu que F1 não passa de um circo montado para um bando de playboy se divertir às custas do torcedor… melhor mesmo é deixar essa bobagem de lado e ir ler um livro, pelo menos vc vai agregar alguma coisa de valor ao invés de ficar perdendo tempo com essas disputinhas de playboy milionário. Ganhando ou perdendo, tão se divertindo adoidado e vc aí, perdendo seu tempo com o vidão deles e se esquecendo da sua vidinha… Nesse banquete, só quem não come é vc, torcedor…

Cleiton
Cleiton
Reply to  oziel caleb
13 anos atrás

Parou no 13? dá azar

Due Fratelli
Due Fratelli
Reply to  oziel caleb
13 anos atrás

meu caro, vc escreveu bem pkralho!!!
parabens!

Alexandre Bento
Alexandre Bento
13 anos atrás

78 voltas e estamos discutindo um volante atirado, uma amarela pisada e uma…UMA ultrapassagem… quando vamos voltar a discutir corridas com ultrapassagens de tirar o fôlego e chegadas com meio bico de diferença????

Carlos Eduardo Del Valle
Carlos Eduardo Del Valle
13 anos atrás

Nossa, o FG tem uma fé tão cega no Schumacher que nem o mais fanático advogado de Ross Brawn teria. Até buscar uma forçação de barra dessas conta o Webber.

Kaue
Kaue
13 anos atrás

Flavio Gomes acho que você esta tomando muito café. Cuidado.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Já que o assunto são regras, e o volante do Barrichello? Ele não deveria sofrer uma punição por não recolocá-lo no carro? ou o Massa que pegou a linha de saída dos boxes?

Alexandre Garrincha
Alexandre Garrincha
13 anos atrás

E o volante jogado na pista? Ninguém fala nada não?

Cleiton
Cleiton
Reply to  Alexandre Garrincha
13 anos atrás

Cara, eu ia dizer o mesmo. O Rubinho dá chilique e joga fora um volante de US$15.000 que acho q um orient passa em cima e ninguém fala nada?

Não ia rolar multa?A willians n falou nada?
rpz… com esses 15 ai eu deixava meu 1.8T 180cv um brinco.

Jorge
Jorge
Reply to  Alexandre Garrincha
13 anos atrás

Do mesmo jeito que o Zacarias passar sobre a linha na saída dos boxes não deu em nada.

BOTAFOGO285
BOTAFOGO285
13 anos atrás

AOS DEFENSORES DE Alonso que ele é imbatível e está massacrando o FELIPE MASSA os números não dizem isso.
Ou seja: até agora foram concluídas e disputadas seis provas: MASSA CHEGOU NA FRENTE EM TRÊS DELAS E ALONSO CHEGOU NA FRENTE NAS OUTRAS TRÊS.
MASSA EU ACREDITO!

RCRG72
RCRG72
Reply to  BOTAFOGO285
13 anos atrás

Mas temos que reconhecer que Alonso resolve melhor os problemas do carro. Espero que Massa volte a evoluir e que evolua com mais força daqui para frente. Alonso bateu por estar sendo pressionado pela performance de Massa em Mônaco. Alonso X9 estava mesmo merecendo o que ocorreu com ele na última corrida, mas garfaram Schumacher. Espero que Felipe faça isso com ele também em breve, e que não seja punido.

Falcao Neto
Falcao Neto
Reply to  BOTAFOGO285
13 anos atrás

O problema nao é so esse ano. É pelo que Massa ja fez (ou deixou de fazer) na Ferrari. Nao vou nem falar do couro que levou do Schumi. Levou peia no primeiro ano do Kimi e vai levar peia de Alonso tambem no seu primeiro ano. Enquanto Massa ja ta la a 5 anos. Massa é do time do Button, Weber e melhor do que Barrichelo. Mas ta longe de um Hamilton ou Alonso.

Armando
Armando
Reply to  BOTAFOGO285
13 anos atrás

voce nao esta sendo justo. Massa so chegou na frente de Alonso por conta de problemas com o espanhol. Em uma prova levou um toque e caiu para ultimo, em outra o motor quebrou e agora nem pode lutar pela pole. Massa eh uma boa merda comparado a ele…

José Guilhermo
José Guilhermo
Reply to  BOTAFOGO285
13 anos atrás

VC e o Galvao Bueno, nos treinos oficiais, q1, q2 e q3, tá 14 x 4 pro Alonso, e olha que em Monaco o felipe descontou porque o alonso não participou, senão a Vergonha seria maior

Mercedes
Mercedes
13 anos atrás

“Só o alemão é vilão Gomes, o resto é santinho”

Pra mim aquilo que Rubinho fez de jogar o volante na pista foi imperdoável, Galvão foi bem claro, disse que ele jogou de raiva, só que Rubinho cometeu sim uma irregularidade(volante tem que ficar no lugar, Rubinho disse que estava com pressa, então ele não ia voltar para colocar o volante, mesmo porque me parece que o mesmo saiu voando quando um carro passou por cima). E a punição a Rubinho? Nada aconteceu, e se o volante provoca um acidente, com um estouro de pneu? A FIA ficou muda! O Alonso passou Karun em bandeira amarela no acidente de Huck no túnel e nada aconteceu, tem imagem de vídeo no youtube e nada de punição, Nico bate e depois Alonso faz a ultrapassagem no Karun, logo a frente tem bandeira amarela, então Alonso sabia da “amarela” e mesmo assim fez a ultrapassagem! O que me deixa puto é o safet-car sair e a direção autorizar a luz verde, depois vem com essa palhaçada de punição, como disse o Nilton em seu comentário “Devolvam o sexto para o Alonso e deixa o Schummy com o sétimo, a menor das injustiças.” Depois reclamam que equipes grandes abandonam a categoria, mas se vc ultrapassa acaba punido…essa ridícula punição inibe novas tentativas de ultrapassagem, acompanho a F1 a 3 décadas e vi coisas muito piores dentro e fora da pista com pilotos já consagrados e sequer eles eram punidos! Essa punição vai contra o “espírito” da Formula 1, queremos ver na pista um lance genial e foi justamente isso que Schumacher fez! Essa F1 politicamente correta é uma merda, mas o Hamilton pode fazer zigue-zague na pista que ninguém liga, Kubica pode “cortar” fila em treinos e nada acontece, fora a trapaça comprovada de Alonso nos e-mails no escândalo da Mclaren de 2007, a FIA não deu nenhuma punição ao piloto, também o mesmo foi beneficiado com a trapaça de Singapura e nada aconteceu, no mínimo a vitória teria que ser anulada(Schumacher não perdeu o vice em 1997 e ficou com as vitórias? Então que tire a vitória de Alonso e mantenham o título de Hamilton em 2008). E o que dizer de Briatore que foi perdoado no caso Singapura, então ele não foi punido porra nenhuma! O Schumacher devia ter metido o pé no freio, deixado todos baterem atrás e sair com essa: ” Se eu fizesse a ultrapassagem ia ser punido”… mas se ultrapassa também é punido, barbaridade! Schumacher não ia escapar, tudo é motivo para punir o alemão(depois falam que os números não significam nada, mas que provocam uma dor de cotovelo….ahhh, como dói). Da vontade de mandar tomar naquele lugar o cara que elaborou esse regulamento confuso, a punição foi pesada, se não valia mais nada então nem punição deveria ter, Alonso fica em sexto e Schumacher em sétimo! Ficamos quem nem trouxas esperando algo que não valia(Burt chutou uma possível tentativa de Schumacher em cima Alonso na relargada e muitos ficaram esperando) pra mim corrida só termina na bandeirada! Fica o lance genial de Shumacher em cima de Alonso, que o espanhol “tomou” do alemão em Mônaco isso ele “tomou”, o mesmo só não evitou a ultrapassagem porque já era tarde.

Afonso Sousa
Afonso Sousa
13 anos atrás

Pô, não vamos complicar.

Se for última volta o pace-car entra para os boxes só para não “sair na foto”, mas e a mesma coisa dele estar na pista, e com pace-car na pista não pode ultrapassar.

Se quiser reclamem de terem acionado a bandeira verde, “iludindo” o Shumi. Mas como no Direito não saber a regra não te exime de cumpri-la, e a regra diz que se for última volta o pace-car entra e não pode passar.

Gleidson
Gleidson
13 anos atrás

E a ultrapassagem do Alonso no Chandhok assim que o Nico bateu com a Williams no túnel e a bandeira amarela foi acionada? o Chandhok estava na frente como mostra a imagem, apareceu a amarela e o Alonso faz a ultrapassagem e continua na frente e nada acontece… Essa FIA tbm é uma brincadeira, parece a nossa CBF.

Savio
Savio
13 anos atrás

Flavio, cresce na rede a idéia de que a punição ao Shumi foi vingança do Hill. Será?

Cranio
Cranio
13 anos atrás

Gomes, o safety car estava até a última volta. Na verdade, foram alguns metros (entre o box e a linha de chegada) em bandeira verde.

E o vídeo do Schumacher ultrapassando o Alonso foi retirado do ar, infelizmente.

André Giordano
André Giordano
13 anos atrás

Foi muito bem lembrado por um colega aí em um post anterior.
O GB disse que o EXTINTOR do Button tinha estourado!!! kkkkk.
Demais esse cara! Pq o Hamilton não pegou o estepe dentro do porta-malas quando o pneu dele estourou na semana passada hein?? rsrsr…

Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Poderiamos colocar um fim nessa questão punindo o Alonso em 10 pontos… apenas por ser babaca… LOL!!!

Segue o jogo… o mais engraçado é o Alonso dizer que estava certo da punição do Schummy… pois a Equipe havia lhe dito que não poderia haver ultrapassagens… mas o engraçado é que ele tomou um susto da porra… e até tentou acelerar tudo o que podia na saida da curva (quase batendo e jogando a corrida fora)…

Gostava do Alonso… mas ultimamente esta muito babacão pro meu gosto… a gota d´agua foi a “ironia” ao falar do De Grassi…

Abraços

Imperador

moacir
13 anos atrás

Che, tu és mau e entendes de recôncavos de regulamento.

Aprende a mentir sem ficar vermelho, vira advogado, larga o jornalismo e fica rico!

(Se é para advogados ganharem dinheiro sugando todo mundo, que pelo menos haja um que goste de carro antigo!)

Monier
Monier
Reply to  moacir
13 anos atrás

Dois. Cheguei primeiro e fui criado dentro de um TL 72. O painel de madeira mais bonito e elegante da história. Formato gota d´água e dupla carburação. Combina com terno e com tênis.

E advogado não mente. Interpreta o regulamento a favor. Muito melhor do que o Schumacher e o Alonso. Só não melhor que o Kubica, depois daquela furada de fila marota nos boxes.

Aliás, podia ter uma homenagem ao polonês por aqui. Pilota tudo aquilo, interpreta regulamento como ninguém, parece o ídolo Noel Rosa, e ainda coloca um Lada no pódio. Esse monte de virtudes em uma única pessoa não se vê desde a Grécia Antiga.

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Engraçado mudando um pouco de assunto eu vi o Galvão se queixando outro dia desses da imprensa espanhola que compra briga pelo Alonso e etc… Mas a imprensa brasileira não fazia o mesmo com o Senna?

ucá
ucá
13 anos atrás

A FIA é ridícula ao aplicar punição neste caso. É só fazer valer as posições sob bandeira amarela, e pronto.
Schumacher não deveria ser punido pois foi induzido ao erro.
Aliás, se a direção de prova já sabia que não haveria última volta com bandeira verde, por que não mostraram a quadriculada no final da penúltima?

Fabio Soares
Fabio Soares
13 anos atrás

Existe regras e regras na F1. Esta batida do Hunquemberger esta me cheirando o estilo de Nelsinho Piquet de bater. Ninguem consegue explicar a batida, foi em um trecho onde não existe acidentes e o maior beneficiado foi Fernando Alonso. Novamente Fernando Alonso o beneficiado. Seria uma nova Teoria da Conspiração !!!

Filipe Augustus
Reply to  Fabio Soares
13 anos atrás

Poderia ser em qualquer pista…
Menos em Mônaco.
Ali qualquer ponto é ponto de batida.
(Risos)

Ricardo Hilgenberg
Ricardo Hilgenberg
Reply to  Fabio Soares
13 anos atrás

Saiu de frente, entrou na sujeira, bateu no muro. Aconteceu com Alonso tb…

Felipe "Hupiscratch" Andrade
13 anos atrás

Os eventos de um grande prêmio são delimitados pela abertura e encerramento de cada sessão. Se estava escrito race no documento 33, deve ser somente porque era preparação para a corrida, mas como não era a corrida em si, sem problemas além da multinha. Quanto ao Schumy, aquela linha de safety car que mostrou no vídeo é pra o piloto não ultrapassar o safety car somente, ou seja, o piloto só pode arrancar e ultrapassar o safety car se o próprio safety car tiver ultrapassado a linha. Quanto a ultrapassar os outros carros, ainda vale ter que passar a linha de chegada antes de recomeçar a disputa. Pra quem achava que essa regra de safety car apareceu ontem, teve uma corrida de GP2 em Monza (acho que 2009) que uns 2 ou 3 carros foram punidos por ultrapassarem o safety car antes dessa linha.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
13 anos atrás

Quanto mais detalhado o regulamento “tenta” ser, mais espaços para várias interpretações vão se abrindo.

Monier
Monier
Reply to  Leonardo Costa
13 anos atrás

Exatamente. Estão violando a regra 1 do automobilismo:

Regra 1 – Tomou passão, perdeu.
Parágrafo único. Exceto em situações que comprometam a segurança além dos limites esperados no esporte.

Trovâo
Trovâo
13 anos atrás

Não importa os pontos que retiraram do Schumacher e sim, essa ultrapassagem lindissima que ficará na história das grande cenas da F1!
Foi brilhante ao ponto do Alonso tentar de tudo para não perder a posição!
Se é tão clara a regra, porque então ele lutou para não perder a posição para o Schumacher e em seguida acelerou tudo para não perder tambem para o Rosberg?
A Ferrari já começou com as suas maracutaias…e agora tem em sua equipe o maior dos safados da F1 – o Alonso das AstuCIAS!!!

Cranio
Cranio
Reply to  Trovâo
13 anos atrás

Alguém pensou que poderia ser essa uma jogada do próprio Alonso a fim de ver se tiraria o Schumacher da jogada, dando o troco do fatídico estacionamento na pista (no mesmo ponto inclusive)??

Leo santos
Leo santos
Reply to  Trovâo
13 anos atrás

Acho o Alonso um chato, não achei a ultrapassagem grandes coisas, afinal o Alonso ERROU feio, o Schummy (trapacinha), somente aproveitou a chance.