ALÔ, CONTROLAR

SÃO PAULO (não me surpreende) – Digamos que o post da semana passada sobre a reprovação do meu Gol 82 modelo 83 na inspeção veicular teve uma certa repercussão. Muito obrigado aos que se solidarizam com minha condição de cidadão reprovado pelo Sistema. Mas não sou o único, e recebi várias mensagens interessantes sobre o tema.

Uma delas foi do blogueiro Euclides Bimbatti Filho. Ele permitiu que usasse seu nome, e apenas tive o cuidado de apagar a placa e o Renavam de seu carro, uma Mercedes SLK 2008/2009.Bem mais novinho que meu Gol 82 modelo 83.

A denúncia é grave. E espero que a Controlar, que faz essa papagaiada, se manifeste. Mostra que os equipamentos usados para a inspeção são uma porcaria. E seus resultados, portanto, pouco confiáveis. E a bravata de que “estamos cuidando do meio-ambiente” não passa disso, uma bravata.

Vejam:

Em 13/05/2010, conduzi meu veículo ao posto de vistoria veicular do Jaguaré, o qual foi reprovado por excesso de emissão de COc (% vol.), conforme a imagem ao lado.

O veículo é um Mercedes Benz ano 2008/2009 SLK 200. Esse veículo tem 14.000 km e só é abastecido com gasolina Podium, sempre no Posto Petrobras da Rua Hungria, logo após a Ponte Cidade Jardim.

Remarquei a vistoria para 26/05/2010 .

Não foi feito absolutamente nada no veículo, ou seja, não houve regulagem, limpeza de bicos, troca de velas ou qualquer outra providência. Dessa vez a Controlar mediu 0% de emissão.

Faço esse depoimento, pois entendo que como usuários pagantes de um serviço imposto e punitivo estamos sendo forçados a nos submeter, e a nossos veículos, a equipamentos sem padrão de uniformidade de calibração e a funcionários despreparados, o que leva muitos motoristas a promever em seus veículos revisões e troca de peças desnecessárias, na esperança de serem aprovados na inspeção veicular.

A par disso, continuamos sem iluminação pública, sem sinalização adequada em nossas ruas, sem policiamento preventivo e amigo, sem pavimentação , sem quase tudo o que cabe ao poder público.

Temos, porém, todos os deveres, que na verdade se resumem a: pagar, pagar e pagar — IPVA, IPTU, taxa de iluminação, taxa de lixo, taxa de licença para funcionamento, seguro obrigatório, taxa de licenciamento, taxa de fiscalização e TAXA DE INSPEÇÃO VEICULAR.

Agradeço sua atenção.

Um fraternal abraço

Euclides Bimbatti Filho

Subscribe
Notify of
guest

317 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
celso josé duarte silva
celso josé duarte silva
10 anos atrás

Porque no primeiro ano de inspeção o parâmetro para medição do CO2 era 1,0 e já no segundo ano foi de 0,50!!!! REduziram porque!?

paulo martins
paulo martins
11 anos atrás

O que percebo em relação à Controlar é a falta de conhecimento técnico dos funcionários. Durante o período de 1 ano e 2 meses em que trabalhei em uma oficina mecânica, uma de minhas incumbências era a de levar os veículos dos clientes para a inspeção veicular. O veiculo era previamente analisado (em um equipamento semelhante ao da Controlar), por um funcionário que após verificar os valores de emissão, efetuava a regulagem necessária, para só então agendarmos a inspeção. Não raro, os veículos eram reprovados, e ao retornar para a oficina, novo teste era realizado, e pasmem, o resultado era idêntico ao realizado antes de ser levado para a inspeção. Ou seja, um dos equipamentos estava desregulado, e posso garantir que não era o da nossa oficina, onde semanalmente era feita a manutenção/limpeza/verificação de possíveis problemas. Além disso, em várias oportunidades, veìculos de clientes foram reprovados por razões que sequer o funcionário soube explicar. Como em certa ocasião, um veículo Ford Escort 1.6 1986 foi reprovado porque o funcionário alegou faltar uma mangueira que deveria estar conectada há um parafuso no carburador. Detalhe, o ‘parafuso’ a que o “técnico” se referia, era o ‘parafuso’ onde se faz a regulagem da marcha-lenta (coisas de veículos com carburador). Então a pergunta: Desde quando o parafuso de regulagem da marcha-lenta tem alguma mangueira conectada? Mas adiantou questionar o “técnico”? Em hipótese alguma, pois eles estão sempre certos, mesmo quando estão errados……….

lele
11 anos atrás

ola flavio gomes.
pelo que eu percebi das informaçoes sao infundadas quando vc dis que a controlar nao e uma empresa seria pq ja tive oportunidade de trabalhar nessa empresa e meu marido trabalha ate hoje entao o que eu posso dizer que o criterio de aprovaçao e reprovaçao e um so porem se vc nao acertar o veiculo para nao poluir o bastante sabendo que todos poluem entao isso e incopetencia do seu mecanino de confiança e falta de manutençao vc deveria ver o seus criterio e entender que a controlar mesmo doendo no bolso e um mal nescessario bem nao para o momento em que estiver gastando seu rico dinheiro porem para o futuro agora se estiver dificil acertar o carro trocar peças para que o veiculo ande redondo vc pode tambem voltar para o temp das pedras carro de boi andar a pé assim por diante vc decide o que vc quer ao invez de criticar a empresa consecionaria o cassab meu faça o seu pronto carro foi feito para poliar agora o que a controlar esta tentando fazer e fazer com que pessoas que nao fazem a manutençao nos veiculos nao continuem poluindo ate seus filhos e netos ficarem grandes a controlar nao e nem sera um detran da vida enquanto existirem pessoas como nos trabalhadores trabalhando segunda a sabado sem ganharem um se quer a mas 6:30 da manha ate 19 : 00 horas da noite

Flavio Gomes
Admin
Reply to  lele
11 anos atrás

Que idioma é esse?

paulo martins
paulo martins
Reply to  lele
11 anos atrás

O que percebo em relação à Controlar é a falta de conhecimento técnico dos funcionários. Durante o período de 1 ano e 2 meses em que trabalhei em uma oficina mecânica, uma de minhas incumbências era a de levar os veículos dos clientes para a inspeção veicular. O veiculo era previamente analisado (em um equipamento semelhante ao da Controlar), por um funcionário que após verificar os valores de emissão, efetuava a regulagem necessária, para só então agendarmos a inspeção. Não raro, os veículos eram reprovados, e ao retornar para a oficina, novo teste era realizado, e pasmem, o resultado era idêntico ao realizado antes de ser levado para a inspeção. Ou seja, um dos equipamentos estava desregulado, e posso garantir que não era o da nossa oficina, onde semanalmente era feita a manutenção/limpeza/verificação de possíveis problemas. Além disso, em várias oportunidades, veìculos de clientes foram reprovados por razões que sequer o funcionário soube explicar. Como em certa ocasião, um veículo Ford Escort 1.6 1986 foi reprovado porque o funcionário alegou faltar uma mangueira que deveria estar conectada há um parafuso no carburador. Detalhe, o ‘parafuso’ a que o “técnico” se referia, era o ‘parafuso’ onde se faz a regulagem da marcha-lenta (coisas de veículos com carburador). Então a pergunta: Desde quando o parafuso de regulagem da marcha-lenta tem alguma mangueira conectada? Mas adiantou questionar o “técnico”? Em hipótese alguma, pois eles estão sempre certos, mesmo quando estão errados………….As vistorias eram sempre feitas na Controlar Vila Medeiros.

Hiroshi Miyazono
Hiroshi Miyazono
12 anos atrás

Endendo que oa inspeção veicular é muito trabalhoso, entretanto, é um mal necessário. Se pensar individualmente é um saco mas se pensar no coletivo veremos que cuidar dos nossos carros corretamente controla melhor as emissões de gases na atmosfera, que em última análise é o que nós vamos inalar e estragar a nossa saúde, dos nossos filhos e netos. Aqueles que pensam que é somente para arrecadar, se enganam, eu também não gosto de pagar, mas devemos reconhecer que os nossos carros poluem, nos países desenvolvidos a legislação é seguida com mais rigor. me sigam no twitter @hiro_miyazono ; no facebook: Hiroshi Miyazono e acesse também o meu siate http://www.naturalionix.com.br

alexandro oliveira de farias rodrigues
alexandro oliveira de farias rodrigues
12 anos atrás

boa noite!tenho uma parati bola 1997 fiz a inspeção dia 16/09 fui reprovado no coc na alta com 1,21 sendo que o máximo é 1,00 aí blz. troquei apenas a vela e tirei um vazamento de óleo mínimo fiz novamente no dia 31/09 resultado reprovado na alta com 4,24 e na baixa com 4,10 no coc é um absurdo fiz a inspeção da raposo tavares

Junior
Junior
12 anos atrás

Kassab para presidente!!!!

Marco Aurelio T Pastor
Marco Aurelio T Pastor
12 anos atrás

Estou na mesma situação de outros REPROVADOS com esta porcaria de CONTROLAR, pela quarta vez fui reprovado na inspeção, já troquei Filtro de Óleo – FILTRO DE AR – VELAS – CABOS DE VELA AJUSTE DE Injeção – CATALISADOR, Agora já estou pensando ate em botar fogo no meu carro dentro da CONTROLAR pois trabalho duramente todos os dias para sustentar minha família mas ao invés disto tenho que sustentar esta corja de safados e pilantra do GOVERNO ridículo de São Paulo, meu carro é um Fiat SIena 2003/2003 1.0 8V fire, mas estou reprovado por uma maquina que não funciona sem ter alguém manuseando ela e o que Esta merda de GOVERNO me diz sobre este incêndio que ocorreu neste ultimo dia 12/09/2011 na Fernão Dias, será que esta maquina vai dizer que eles correm risco e estão sofrendo com o meio ambiente, pode ate ser se o lixo do nosso PREFEITO criar uma maquina que controle a mortalidade em São Paulo e o refizer este Prefeito que pra mim nem nascendo de novo iria melhorar a ridícula disculpa que ele da para os TROUXAS de paulistano que votaram nele.
A matéria abaixo foi extraída de um link que estou colando aqui. http://www.noticiasautomotivas.com.br/sao-paulo-vem-ai-a-inspecao-mecanica-obrigatoria/

São Paulo: Vem aí a inspeção mecânica obrigatóriaPor RedaçãoEm 10/01/2011

A prefeitura de São Paulo está estudando a implantação da inspeção mecânica obrigatória. A idéia é fazer com que os carros da cidade trafeguem de forma mais segura, para que os índices de acidentes com vítimas fatais caiam 10% este ano. Essa será uma das medidas para reduzir o número de mortes na cidade, que em 2010 levou 1.300 vidas. Um número ainda não fechado.

A empresa Controlar, que faz a inspeção ambiental e agora também sonora, deverá fazer também essa nova inspeção, já prevista em contrato. Freios, pneus, direção, entre outros itens mecânicos, serão analisados. Não há uma data para início da nova inspeção e nem como o procedimento será realizado. Além disso, a prefeitura vai criar campanhas para orientação de ciclistas e pedestres, construção de 24 km de ciclovias e 12 km de ciclofaixas.

Haverá também uma padronização das velocidades máximas na capital paulista, para que o motorista saiba de forma intuitiva a “máxima” de cada via. Haverá pontos de redução da velocidade. Ou seja, cada tipo de via terá uma velocidade específica. Exemplos: Marginal (90 km/h), Avenida com quatro faixas (70 km/h), Avenida com três faixas (60 km/h), e por aí vai. Estes números são só exemplos.

Luiz Alberto
Luiz Alberto
12 anos atrás

O que eu acho mais trágico é que os ecofascistas usam a Cidade do México, que está à trocentos mil metros de altitude onde a dispersão dos poluentes é quase nula devido ao ar rarefeito, como parâmetro.
Vamos ficar de olho nas doações partidárias que virão da Controlar (CCR) nas eleições 2012.
Outra dúvida: será que o dinheiro daqueles que são reprovados duas vezes é contabilizado para efeito fiscal? Ou seria, digamos, um caixa dois????? Perguntar não ofende.

Flávio, eu também estou nessa briga para acabar com este estelionato ao contribuinte paulistano.
Twitter – @luizalbertotao

Abraço!

crescio
crescio
12 anos atrás

Esse controlar é uma medida ineficaz, mais da metade dos veiculos que circulam em são Paulo não são daqui, ou fizeram maracutaia para obeter o selo. Tem até motor de aluguel para ir no controlar. Essa idiotice de controlar é fruto da aberração chamada Kassabi que infelizmente é o prefeito. Vamos dar a resposta nas proximas eleições

Paulo Machado
Paulo Machado
12 anos atrás

Neste mês fiz a inspeção em 2 veículos, um 1995 e outro 2005, ambos estão comigo ha muitos anos e sempre foram aprovados, seguramente por conta de adequada manutenção. O terceiro veículo que sempre foi aprovado também, este ano está isento de inspeção pois recebeu placa preta.

Neste blog só a minoria dos que são reprovados postam seus comentários, acho que os aprovados deveriam também comentar, mas vai congestionar o blog.

Mantenham seus carros corretamente, e cuidado com mecânicos curiosos, dificilmente serão reprovados. Agora motor queimando oleo, vazamentos, gambiarras etc, aí não aprova mesmo.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Paulo Machado
12 anos atrás

Valeu, Kassab.

ANTONIO
ANTONIO
12 anos atrás

Hontem estive no controlar com meu veiculo , e o meswmo foi reprovado sem mesmo ,

ter passado pela analise de gases , fui informado que ele tinha fumaça visivel colocaram

um tapetinho preto embaixo do escapamento , só que não vi fumaça alguma foi qdo

pedi para chamar o supervisor , ai sim pois ele olhou olhou e deixou a descisão por cta

do tecnico ou seja manteve , hoje dia 17/08 levei o mesmo veiculo a 02 oficinas com

analisador em ambas o veiculo não apresentra nem fumaça , nem alteração na emissão

de gases e agora mestre pinto o rosto e saio na rua , esrito além de Paulistano sou Brasileiro

ANTONIO

ANTONIO
ANTONIO
12 anos atrás

tive meu veiculo reprovado 16/08/2011

segundo eles o veiculo apresentava fumaça colocaram um tapete preto embaixo do escapamento niguém via a tal chamei o supervisor e ele simplesmente ficou em duvida

mais manteve o que o tecnico segundo ele havia detectado , como se não bastasse
me aconselharam a colocar um tal de oleo 50 grosso

vistoria realizada na vila medeiros

Antonio Martins

ANTONIO
ANTONIO
12 anos atrás

tive meu veiculo reprovado no dia de hoje 16/08/2011 uma FORD PAMPA 1990 1.8
onde segundo os técnicos ela está queimando oleo pedsi para ver a fuma~ça que saia
colocaram um tapete preto embaixo do escapamento e niguém conseguia me mostrar a

tal fumaça chamei o supervisor ele olhou nem disse sim nem não e o idiota aqui o infeliz
proprietário simplesmente teve que vir embora e acabou , saindo de la passei em uma

pré inspeção particular e os indices são muito baixos para o veiculo

marcha lenta COc 0,75 Hcc 431 fator de diluição 0,95
2500 rpm 0,85 Hcc 235 0,89

Valore referencia para o veiculo
marcha lenta Coc 3,50 Hcc 700 fator de diluição 2,50

E ai jogo fora meu veiculo dou de graça

OBS : iNSPEÇÃO FEITA NA v.medeiros

MEU NOME ANTONIO
e-mail [email protected]

wagner g. lins
wagner g. lins
12 anos atrás

sou cidadão não aguento mais pagar pagar e pagar IPVA licenciamento,seguro obrigatório,controlar,e ainda ser maltratado na inspeção,porque os funcionários do mesmo não sabem nem como funciona um motor, resumindo não aguento mais tanta obrigaçoes

lele
Reply to  wagner g. lins
11 anos atrás

pode ate nao saber mas estao la pra fazer o serviço estudaram parte mecanica pelo senai e estudaram o funcionamento do motor e suas partes porem concordo que nao sabem tudo mas sao competentes no que fazem principalmente pelo tipo de atitudes que sao obrigados a tomarem tamto com as inspeçoes tanto com os clientes e se quizer saber mais vc dis que sao maltratados e esculaxados pelos funcionario mas nao sao nao pelo contrario eles sao nao fazem mais porque sao impedidos de falarem com os clientes e de dar detalhes aprofundados de como regularizarem o veiculo isso e coisa de seu mecanico e seu bolso na ora de fazer a regulagem espero ter esclarecido

Marcio
Marcio
12 anos atrás

Esses funcionários são tão ignorantes que o meu carro (palio fire 2003) foi reprovado pelo mesmo motivo e o cara me falou que foi por outro, perguntei pra ele o que era, e teve que chamar o supervisor dele pra explicar. Por conta de 0,1% COc meu carro não está passando na inspeção, enquanto isso vemos ônibus, caminhões, veículos de municipios vizinhos jorrando fumaça preta e eu correndo o risco de pagar uma multa altissima por imprudência de equipamento. Se algum candidato a prefeito acabar com essa papagaiada, com certeza será eleito na hora. E o Kassab. de R$ 12 mil de salário passou pra R$ 20 mil. Onde está indo meus R$ 61,00 pagos no controlar?

Paulo Machado
Paulo Machado
13 anos atrás

Parabens pelo Gol 94 com 634 HP, realmente “inacreditável” , superando os mais potentes Porsches, Mercedes, Audi, quase um formula 1 , e tudo isso só com 4 cilindros, quase 160 HP por cilindro, e o melhor de tudo, zero de Co

DANILO
DANILO
13 anos atrás

Ae Flávio se deu mal nessa heim!

Um dos carros que tenho é um gol 94 … Sou segundo dono desde 1998 ……uma raridade ….rodado apenas 51.000 km…..sem detalhes …retoques ….ou qualquer ou coisa ….realmente é zero.

Tirei faz alguns anos essa mecânica original e montei uma nova mecânica turbo com 634cv …medidos em dinamômetro ….para participar de provas de arrancadas …

Como o carro é um sonho ….faço questão de dar um role na rua …afinal tenho documentos, IPVA e tudo pago certinho ….

Ai pensei agora ferrou com o controlar …oque vou fazer ? Como vou passar esse motor? Desmontar jamais….colocar novamente a mecânica original guardada …..impossível.

Bom corri atrás ….coloquei um escapamento original flangeado da saída do escape da turbina….modifiquei temporariamente os bicos de injeção …..velas …..e fiz uma dolorosa adaptação de um filtro na boca da turbina com o tal respiro do motor.

Como o carro é um Gol modelo quadrado … o cofre do motor não possui muito espaço…sendo que a turbina é gigante …e não existe filtro que cabe na boca dela ….e o carro possui intercooler na frente do motor …ai veio a mega engenharia para criar uma maneira de adaptar um filtro.

Na primeira tentativa no controlar… Reprovaram logo no visual …pois nessa adaptação liguei o filtro numa mangueira preso a uma tela na boca da turbina ….e ainda tive o cuidado de selar a mangueira dando um acabamento com silicone preto.

Lá eles disseram: Não pode ter silicone …..Respondi: Mas silicone é feito para vedar/selar ….não sai “AR” por aqui …ou vc acha que existe uma mangueira ou filtro original para esse motor?

Reprovado!

Blz ….corri atrás e acabei fazendo a primeira idéia que tive e não fiz…..comprei um tubo de alumínio flexível …tipo aqueles usados em aquecedores elétricos de chuveiro ou em coifas de chaminés.

Na segunda vez …..os caras do Controlar ficaram tão entusiasmados com o carro …que ficaram tirando fotos ….perguntando isso e aquilo …e o carro acabou esfriando o motor …e mais uma vez não passou. Fiquei revoltado ….mas fazer oque….dizer passa logo pra não esfriar o motor?

Ok. Terceira vez ….pensei …vou derreter o motor …mas agora tem que passar.

Lembrando a todos que nesse ano e modelo de carro o máximo permitido são Co2 é 3,00 …e de HCc é 700 o limite.

Resultado Final: Passou com índice ZERO …..Isso mesmo 0,00 (zero) em Co2 …… e HCc 0,003.

Não satisfeitos ….o Controlar veio com uma história que fui sorteado para teste de ruído……pensei Ok …vamos lá ….afinal mudei o escape mesmo.

Passou em tudo ….selo no vidro …e agora só em 2012.

Moral da história: Meu carro medido antes das modificações ..para apenas passar no Controlar foi testado na máquina igual do controlar…e pasmem deu de Co2 10,3 e 1.231 de HCc. Ruído eu nem sei …mas qdo decido guardar ele na garagem do prédio dispara vários alarmes dos carros com o seu ronco.

Segredo da façanha: Injeção Eletrônica Programável, conhecimento técnico, truques de mecânicos ….e PAGOU mais uma TAXA para Prefeitura e está tudo certo! Pode voltar a poluir Cidadão Brasileiro. Tá Pago!

Obs: Não sou mecânico ….e ainda ganho dinheiro alugando os bicos de injeção….ando com o carro com selo no vidro e todo documentado e licenciado certinho!

Quem Pode mais Chora menos!

korina zambel
korina zambel
Reply to  DANILO
12 anos atrás

Oiii me ajuda por favor hj levei meu carro e nao passou no controlar pois estava saindo fumaça do escapamento uma fumaça cor azul o q eu faço???
me ajuda ????rs

Paulo Machado
Paulo Machado
13 anos atrás

José, se você realmente tem certeza que seu carro foi propositalmente sabotado pelo inspetor da Controlar, deveria denunciar formalmente na própria controlar, com cópia para a imprensa , indicando data, hora e placa do carro. Comentar aquí neste site não vai resolver.

José Carlos
José Carlos
13 anos atrás

Segundo reportagem da TV RECORD, existe mesmo corrupção neste controlar e eu foi mais uma vítima, desde da primeira vez , pois desligaram a minha ventoinha e o carro ferveu, digo isto por ter ido até a controlar do Morumbi e o carro não ferveu, mas quando fui reprovado o carro ferveu , verifique a ventuinha e estava desligada, retornei e acharam uma peça que adaptei e que está na entrada dda caixa de ar, me reprovaram e não fizeram a inspeção de gases o que é contra as regra dessa porcaria de controlar, basta ver no tópico , inspeção visual. Meu carro é um gol 98/99, com 64 mil quilometros, comprei com zero km, interessante que na vistoria do Detran passou. O carro está em perfeito funcionamento e conservação, aliás elogiado por muita gente e meu mecânico. Tenhos fotos dele e é uma raridade, todos que veem acham lindo e até querem comprar, mas ainda não quero vender. Tem esquema de corruptos , segundo à rede Record de televisão, com raras exceções talvez.

washington luiz
washington luiz
13 anos atrás

boa tarde

gostaria que o sr. Paulo Carvalho, nos colocassemos a par de sua representatividade no cenario(soh pode ser teatro ) politico do pais, e tambem se e um cidadao, uruguaio, argentino, chileno ou algo afim. afirmo, isto eh discriminacao, ou entao que proibam a entrada de veiculos de outros municipios na cidade, a nao ser que estejam de acordo com a lei do controlar….isto eh uma afronta, abuso de poder sim…

adriano ferreira de frança
adriano ferreira de frança
13 anos atrás

meu carro não realizou a inspenção em 2010 astou minas poso viajar para são paulo para realizar a inspção 2011

chris
chris
13 anos atrás

esse pais ta um verdadeiro lixo e não podemos fazer nada “desabafo!”

Paulo Machado
Paulo Machado
13 anos atrás

Não existe nenhuma inconstitucionalidade na obrigatoriedade da inspeção veicular, que aliás ocorre em 51 países em todos os continentes, sendo que, em muitos deles, há décadas. Na América Latina, já existe Inspeção Veicular no Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Costa Rica e México.

A imprensa divulgou recentemente que em 2010 foi realizada a inspeção em quase 4 milhões de veículos e que o índice de reprovação inicialmente da ordem de 17% atualmente está em 8,5%, grande parte em veículos a diesel, significando que os proprietários estão se preocupando mais com a correta manutenção de seus veículos, porém dificilmente este índice sera inferior a 4% a exemplo do que ocorre em média no resto do mundo.

rogerio
rogerio
13 anos atrás

Se o carro de vcs não passaram é porque não estão regulados só assim para o brasileiro andar com seus veiculos em dia e acabar com mecanicos safados é simples é só mandar regular o motor e colar o selo e pegar o certificado de aprovação não vejo mal nisso.

Junior
Junior
Reply to  rogerio
12 anos atrás

Vc só pode ser parente do safado do Kassab!!!!

Maisa
Maisa
13 anos atrás

Aê, flavio!!!!
é isso aí…
sua fá
Maísa zakzuk

WILIAN CIDADÃO BRASILEIRO
WILIAN CIDADÃO BRASILEIRO
13 anos atrás

me belisquem se eu não estiver sonhando ,ou estou em um pesadelo

http://www.noticiasautomotivas.com.br/sao-paulo-vem-ai-a-inspecao-mecanica-obrigatoria/

marcelo
marcelo
13 anos atrás

infelismente eu estou mais indiguinado e com o povo paulistano aceita de tudo que vem da prefeitura e governo sempre passivo controlar ? oque e isso se nao uma forma de cobrar imposto alias mais um entre muitos, teriamos de nos rebelar contra essa corja que esta ai mais mais imfelismente nao fazem nada para o povo alguem ja parou p analisar o tamanho dos terrenos onde foram montados esses centros quem pagou por eles e essa taxa que e uma vergonha e uma mina de ouro p eles e so somar a quantidade de veiculos e somar povo burro os que moram em sao paulo deveriam nao aceitar e ce rebelar e nimguem ir p essa merd de controlar p isso vou p tranferir o meu carro p outro municipio abçs a todos

Paulo Machado
Paulo Machado
Reply to  marcelo
13 anos atrás

…. infelismente indiguinado é ótimo

Flavio Gomes
Flavio Gomes
13 anos atrás

Teste de comentário

Francisco de Assis Brito
Francisco de Assis Brito
13 anos atrás

gostaria de convidar todas as pessoas que estão (satisfeitas) com essa desgraça de controlar pra se unirem e fazer um protesto contra essa tal controlar e contra esse prefeito que é um governo tirano, que deveria combater o crime, o trafico de drogas e de armas e combater as enchentes, ele gosta de combater é o trabalhador, meu caminhão foi arrumado e nem eu nem o mecanico e nem o bombista ve fumaça so os robos é que vê, ja foi reprovado dez vezes e nem uma vez colocaram o aparelho pra ver se ta bom ou não, reprovam no olho mesmo é uma tremenda injustiça da ate azia e má digestão, por isso meus amigos temos que fazer alguma coisa.

Paulo Machado
Paulo Machado
Reply to  Francisco de Assis Brito
13 anos atrás

10 vezes reprovado. Segundo a regulamentação o veículo reprovado deve obrigatoriamente receber um relatório indicando o motivo da reprovação.

WILIAN CIDADÃO BRASILEIRO
WILIAN CIDADÃO BRASILEIRO
13 anos atrás

ué o que ouve flavio ?

desde o mês 06/2010 não é mais publicado os comentários da galera …!

espero que não seja nada ligado as forças (ocultas) um abraço amigo.

claudino
claudino
13 anos atrás

Gente que malandragem essa lei é uma merda meu veiculo é um uno 93 ja paguei pela a terceira vez e nada não tenho nem palavras sem comentarios

Paulo Machado
Paulo Machado
Reply to  claudino
13 anos atrás

Se o seu veículo estiver com a manutenção em dia, regulado, e sem vazamentos não ha motivos para não passar. Passei sem problemas com meus 1980 e 1995

Paulo Machado
Paulo Machado
13 anos atrás

É lamentável estas ocorrências, mas podem ter certeza que são excessão, pois a maioria é aprovada.

Seguramente pode ocorrer algum equipamento descalibrado e profissionais despreparados, mas não devemos condenar todo o processo só por estes motivos isolados.

Qualquer carro passa na inspeção se estiver com a manutenção correta e perfeitamente em dia, agora carro cheio de gambiarra, adaptações, peças piratas etc não passa mesmo, este é o objetivo, e centenas de sucatas são retiradas de circulação, ou continuam a rodar irregularmente.

Nos próximosanos a inspeção vai incluir teste de ruido de escape, e parte mecânica tais como freios, amortecedores bem como farois etc, com vistas a assegurar carros seguros, a exemplo do que ocorre ha décadas na Europa e Estados Unidos,

Marcos
Marcos
Reply to  Paulo Machado
12 anos atrás

Até concordo com seu comentário, porém o custo para manter um veículo acaba aumentando pois sabendo disso, as concessionárias e auto peças elevam os preços sabendo que haverá demanda, com isso vai ser mais barato andar de taxi ou tranporte público do que ter um carro. Porém o transporte público é precário e taxi muito caro. O jeito é burlar o sistema e emplacar o carro com placa de outro município.

wilian cidadão brasileiro
wilian cidadão brasileiro
13 anos atrás

acontece o seguinte.,o kassab governa por decretos,simplesmente quando ele quer ferrar o povo ele tem maioria na cãmara municipal.(DEM)

é só criar uma forma nova de meter a mão no bolso de todos e os caras votam a favor simplesmente isso.

Paulo Machado
Paulo Machado
Reply to  wilian cidadão brasileiro
13 anos atrás

Cada povo tem o governo que merece, já que é o povo que elege seus governantes.

Cidadania, alguem sabe o que é isso ? Resposta: 90% NÃO, por isso nosso pais ainda é subdesenvolvido e o grande lider do terceiro mundo.

Mas agora podemos por exemplo reclamar com o Tiririca não é mano.

wills
wills
13 anos atrás

taí,caros amigos brasileiros,na maldita ditadura,tinhamos a maioria dos hospitais atendendo pelo INPS,as escolas publicas eram ate melhores que as particulares,segurança para a população honesta,trabalho não faltava,tinhamos o direito de ter nossos carros antigos, a industria de multas não existia,São Paulo onde nasci era um cartão postal e o centro era lugar de passeio,tinhamos o direito de se aposentar no tempo devido,sem pedagios, longevidade imaginaria e tudo o que usam pra roubar o trabalhador,alias a maioria começava a trabalhar cedo,eu comecei tarde com 15 anos,meu pai com 7.e eramos de classe media viu,Quem trouxe a industria e todos esses direitos pra população foram esses ditadores.hoje perderam tudo isso e fazem que estão correndo atras não e mesmo.os cassados eram FHC,SERRA,LULA e etc.porque eram ruins para o pais.mas a população queria a liberdade com todos esses de volta . agora sejam felizes.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  wills
13 anos atrás

Interna.

ALVARO MACHADO
13 anos atrás

CARO AMIGO SÓ TENHO UM COISA A DIZER TENHO UM FUSCA 82 E PAGUEI 600.000 REAIS PARA FAZER UMA PREVENTIVA. FUI APROVADO! MAS A QUE PREÇO!!!!!!!!!!!

Paulo Machado
Paulo Machado
Reply to  ALVARO MACHADO
13 anos atrás

Parabens, seguramente se você não tivesse feito uma revisão seu carro seria reprovado. Este é o objetivo da inspeção, manter a frota regulada evitando poluição

Marcão
Marcão
13 anos atrás

Prezados,,,estive lendo os comentarios postados, realmente é com grande indignação que venho tambem fazer meu protesto, é uma verdadeira roubalheira, muitos mecanicos da zona sul, confessam que existe esquema com o pessoal da inspeção, muitas oficinas estão cobrando taxas de 250,00 para levarem nossos carros para a tal inspeção e os trazem com os selos,,”Aprovados”, segundo alguns estão dizendo, passam-se dois carros juntos,,um zerado e outro basicão, o teste do zerado, aprovado vai para o basicão,,,depois volta o processo, gostaria de saber porque nestas guerrinhas de denuncias antes de eleiçoes, nenhum canditato da oposiçção ou da situação, mexeu nesta questão, Está na hora do ministerio publico exercer seu papel, fiscalizar e punir estes saqueadores. Parabens ao mecanico Anselmo que denunciou e deu todas as explicações. se todos denunciarem alguem terá que tomar providencias.

Liviana
Liviana
13 anos atrás

Ao andar de carro e a pé por Sampa, somos bombardedos com calçadas e ruas esburacadas, sujas e já até rasqguei 2 pneus na Marginal em dia de chuva, com uma cratera coberta por água e sem sinalização à noite. Fiquei com o prejuízo, além de correr o risco de ser assaltada, enquanto esperava pelo SEGURO da Sul América, porque não há na Marginal nenhum socorro aos pagadores de IPVA, licenciamento e seguro obrigatório.
Sabe o que temos que fazer? Filmar os carros oficiais, os ônibus e motos dos marronzinhos, para mostrar na tv a isenção que eles tem, porque, quem realmente polui a cidade são os ônibus e caminhões e as fábricas, do tipo que há em Cubatão. Tá na hora de colocar no Youtube essas imagens, para comprovar a palhaçada.
QUEM CONTROLA A CONTROLAR? Alguém tem que ficar de olho, porque é possível que eles manobrem a máquina para reprovar alguns carros mais do que 2, 3 e até 4 vezes, objetivando arrecadar mais.
Além disso, como comprovar que houve baixa na poluição em 2009 e 2010? Será a mesma Controlar que o fará?
Haverá eleições para Prefeito em 2012, infelizmente, o povo de Sampa votou na continuidade do PSDB para governo, então, caros, logo mais esta taxa se espalhará pela Grande SP. Aguardem!

Diego
Diego
13 anos atrás

ISTO É UMA VERGONHA JÁ NÃO BASTA TERMOS QUE PAGAR (IPVA- SEGURO OBRIGATORIO) AINDA TEMOS QUE FAZER INPEÇÃO AMBIENTAL COMO SE A PREFEITURA ESTIVESSE SE PREOCUPANDO COM O MEIO AMBIENTE.
BASTA GAROAR PARA SÃO PAULO FICAR DEBAIXO D’ AGUA LIMPESA NAS BOCAS DE LOBO ISTO SIM E PREOCUPAÇÃO AMBIENTAL, POREM FAZENDO A LIMPEZA ELES NÃO GANHAM DINHEIRO COMO NESTA ” iNPEÇÃO””

GOVERNANTES DE SÃO PAULO ESTÃO DE SACANAGEM COM O POVO,AGORA R$ 3 REAIS A CONDUÇÃO DE TRANPORTE PUBLICO (TRANSPORTE DO QUAL ATÉ ANIMAL E TRANPORTADO COM MAIS RESPEITO)

Surfistaweb3D
Surfistaweb3D
13 anos atrás

Os equipamento SO 64.7624 e SO 71.638, aferiram valores diferentes. Inexiste a HOMOLOGAÇÃO da CONCESSIONARIA de certificação 19001 em auditoria ambiental, e a mesma continua operando.
.
O não esclarecimento a População, e a imediata REVOGAÇÃO do CONTRATO de LICITAÇÃO desta concessionaria não habilitada pela ISO 19001, ensejará imediato pedido de CPI no CONGRESSO, nos termos do artigo 37 e 225 da Constituição.
.
O caso está sendo reportado a ONU, visando defender o meio ambiente, nos termos do artigo 225, da Constituição, exigindo que quem emita relatórios, o faça com respaldo do organismo certificador francês AFAQ, representando o ISO/TC 176/SC 3, e alemão, representando o ISO/TC 207/SC 2.
.
Legitimidade da ONU, paragraph 31 of General Assembly resolution 64/238, after A/HRC/13/48
.
SEMPER FI

silvio bagestero
silvio bagestero
13 anos atrás

como é que pode um carro ser reprovado pelo fato da marcha lenta estar irregular?! a controlar existe prá que? não é prá inspecionar veicúlos que poluem o meio ambiente? ou é prá sacanear propietários de todo tipo de carros! fica aqui o meu protesto a esta maracutáia que está fazendo o povo paulista de otários, até quando vamos ter que aturar este tipo, e outros, de safadeza por parte da controlar e pmsp

sm
sm
13 anos atrás

é inaceitavel isso ,esse kassab trabalha para o sionismo, o povo paulista deve reagir a mais um assalto imposto por uma quadrilha organizada governamental, os parlamentares aumentaram seus salarios em 60 por cento, se fosse em um país de povo civilizado, esses canalhas estariam, na cadeia ou mortos, esses sionistas querem roubar o mundo com suas empresas mortiferas.

gilson
gilson
13 anos atrás

TA REALMENTE UMA PALHAÇADA TODO MUNDO ESTA GANHANDO AUTOPEÇAS, EMPRESA CONTROLAR E PREFEITURA E O POVO ESTA QUASE PASSANDO FOME GASTANDO TODO SEU DINHEIRINHO NO CARRO .

wilian cidadão brasileiro
wilian cidadão brasileiro
Reply to  gilson
13 anos atrás

ééé´ e olha o aumento da taxa da inspeção aiiiiii jeeente!

inskindô.,inskindô.,inskindô.,inskindô.,inskindô.,inskindô…

trá trá trá.trá tá. tá…

Fabio domi da rocha
Fabio domi da rocha
13 anos atrás

Será que não vai aparecer nenhum promotor publico. OAB ou outro orgão que defende os direitos da população, para verificar a inconstituicionalidade da obrigação de fazer a inspeção ambiental. Porque somente os veículos do município de São Paulo serão punidos com proibição de licenciamento e multas absurdas. Até Quando vamos suportar tudo isto?

EDUARDO ARAUJO.
EDUARDO ARAUJO.
13 anos atrás

PARECE QUE MUITOS AQUI ESTÃO REALMENTE INDGUINADO COM ESSA EMPRESA CHAMADA ENROLAR, ONDE NOSSO PREFEITO DEU A CONCESSÃO PARA CCR PODER EXPLORAR SP SERÁ QUE NÃO HÁ NADA DE PODRE NESSE NEGÓCIO TÃO LUCRATIVO ALGUEM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA POIS ASSIM NÃO DÁ MAIS ……SOCORROOOOOOO!!!!!!

Tynho
Tynho
13 anos atrás

GILBERTO KASSAB + CCR (CONTROLAR) = DINHEIRO DO POVO PAULISTA
Fala sério vcs paulistanos acreditam que essa empresa privada que tem uma divida com o PSDB do Kassab estão mesmo preocupados com a poluição da cidade ?
Eu tbm me preocupo com a poluição mas não esta vindo dinheiro pro meu bolso entende ?
Se a preocupação é exclusivamente o MEIO AMBIENTE porque a prefeitura do Kassib ( nossa da noxo só de escrever esse nome ) não isenta o povo paulista da TAXA hein ? QUE EM 2011 SERÁ MAIS CARA, pois sera inspecionado emissão de gases e ruidos.

PESSOAL O POVO PAULISTA TEM QUE PARAR DE APANHAR NA CARA !!!
1º Votando com conciencia (Coisa que muita gente não faz e depois reclama)
2º Já que “supostamente” estamos em um pais democrático, então devemos divulgar esse site e lutar pela isenção dessa fabrica de dinheiro. Lembrando do IPVA, SEGURO OBRIGATÓRIO , LICENCIAMENTO , 10 TIPOS DE IMPOSTOS DIFERENTES NO COMBUSTIVÉL , PEDAGIOS E ETC

SEM MAIS,

André
André
13 anos atrás

Criam-se dificulades para vender-se facilidades. Prefeitinho sem vergonha que vcs votaram.

vanderley ribeiroda silva
vanderley ribeiroda silva
13 anos atrás

lamentavel mas muitos carros novos tambem nao passam , o sr kassab foi eleito com nossos votos,e retribui a nossa confiança gerando dificuldades para o povo que nele confiou,nao se resolve o problemas de saude,cheias, transito,nossas vias sao um caos, buracos ,insegurança, mas para balancear ; temos imposto altos ,taxas , e dificuldades ,sete milhoes de carros x R$56,00,,,,,,,,,,,,,,isso nao e serio,,,,,,,,,nao resolveu nem os prolemas basicos e continuos e que revolver os impossiveis, assim fica dificil. Voltando novamente a controlar , nao sei se seus aparelhos sao devidamente aferidos,para um calculo tao cientificamente correto,lamento por todos que estao sendo injustiçados e espero que tenhao sorte na proximo inspeçao ,vrs propietario de um carro velho (ano87) ,em ordem que consegiu a façanha de ser aprovado pela CONTROLAR.

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Pensei q. fosse só eu, tenho um Logan 2008 ja fiz controlar 3 vezes e não consigo passar na marcha lenta, ja levei em um mecanico passamos pela maquina 3 vezes de fato a uma variação, mas pela maquina do mecanico passei nas 3 e cheguei hj no controlar da Barra funda não consegui passar, pois deu uma diferença brutal no coc:
no mecanico : 0,14 no controlar : 0,40, realmente não sei mais o q. fazer!!!!!

ivan chchc
ivan chchc
13 anos atrás

amigos tenho uma titan 150 2006 na cor fantasia no ano passado passou sem poblemas , ja este ano a moto marca cor fantasia fui ate o detran passar na vistoria para transferencia para o meu nome sem problemas passou bonitinhu a moto realmente esta impecavel , ai o tonto aq1ui foi fazer a controlar hahahhaa….o chefe da controlar sr pedor reprovou pq a moto esta com cor prat segundo ele nao é cor fantasia e que eu teria que adesivar a moto ….ok mas de que cor entao seria a fantasia pra ele …. me ajudem nao posso rodar com a motopois nao fiz ocontrolar
pois o policial do detran aprovou a vistoria ….mas o controlar nao por causa desta cor fantasia …. quem é o orgao competente detran ou controlar ….ou eu quem estou errado em pagar todos meus impostos e querer andar certinhu rsrsrrs dificil né

washington luiz
washington luiz
13 anos atrás

como cidadao paulistano me sinto discriminado, tenho um escort 95 e nao posso circular pela minha cidade, onde moro , trabalho, pago impostos e contribuo para seu crescimento, porem , se vc, caro leitor, for da bahia, de maranguape ou de quibrobo da serra, pode vir, andar a vontade, com seu carro totalmente desregulado, fumando a vontade, que ninguem vai te impedir, afinal voce nao eh daqui….divirta-se …use e abuse….pq eu, eu, cidadao paulistano, estou impedido de circular, sera que alguem pode fazer algo por nos…..KI ABSURDO