ENCHE O TANQUE (51) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 26 de junho de 2010 - 17:39Arquitetura & urbanismo

ENCHE O TANQUE (51)

SÃO PAULO (Urca?) – Se o Carlos Olivi não dissesse que essa foto foi feita no Rio, será que alguém aqui acertaria? Pois é, apesar da arquitetura alsaciana da casa vizinha. O retrato é de 1938. Cariocas, unidos, localizem o sítio onde esse retrato foi feito!

19 comentários

  1. Como nascido e criado em Laranjeiras, no ano de 1942, digo que este posto, ficava como já foi dito, na rua das Laranjeiras esquina com Euricles de Matos. É claro que, hoje, o posto está bem diferente, se é que ele ainda existe, visto que não moro mais em Laranjeiras, e tem muito tempo que por ali não passo.

  2. Alberto disse:

    Não é um posto de esquina da Pasteur com Portugal na Urca? Agora e Shell (?)

  3. Felipe disse:

    tbm aposto uma grana pesada que é na 13 de maio, em petropolis, como falou nosso colega acima

  4. Roberto Valle disse:

    Se não me engano, é em Petrópolis, na rua 13 de Maio. A casa já foi demolida e virou um supermercado. Ao fundo, mostra a Casa da Princesa Isabel, hoje um museu.

  5. Avante disse:

    Enche o tanque ? Tô no esquema, coloca 10 real….

  6. silvana disse:

    O que me vem à mente com esses postinhos é a sorte que tinham então de usufruir arquitetura tão diversa e de não ter que conviver com os bandos de débeis que infestam esses locais hoje em dia com seus alto-falantes ambulantes disputando qual deles é o mais estúpido.

  7. Andre Decourt disse:

    Mas a casa eclética ali atrás gera outra especulação, no bairro de Larangeiras na esquina da Rua das Larangeiras com a Euricles Matos, esse existe até hoje !

  8. Andre Decourt disse:

    A arquitetura Normanda era moda no Rio nessa época, junto com o neo-colonial e missões e era típica de bairros novos como Copacabana, Ipanema, Leblon e Jardim Botânico e também a Urca.

    Especulo o Texaco da Jardim Botânico como também o da Lagoa, do lado de |panema.

  9. Roberto Ferdinando Brito disse:

    Eu não faço a mínima idéia, mas de fato, o posto parece uma banquinha de jornal. Como será que eram as banquinhas de jornais?

  10. silmara disse:

    Nossa, que lugar mais chique!!!

  11. Roseli Lopes - São Bernardo do Campo disse:

    Retrato. Você escreveu uma palavra quase engolida pelo tempo. Lembrei de quando ia tirar retrato para a identidade, retrato para a carteirinha da escola. Hoje é foto ou fotografia. Mas porta-retrato continua firme e forte. É como Aloe Vera. Palavra bonita para os antigos shampoos de babosa, palavra que também já não existe mais.

  12. Tuty disse:

    concotdo com \fred, parece ser um texaco que existia no rua Jardim Botânico, eaquina com Eurico Cruz. Hoje a bandeira é Ipiranga e o posto bem maior, Compraram a casa ao lado e cresceram…

  13. fred disse:

    Puro chute, mas parece um posto da bandeira Texaco que tem
    na rua Jardim Botânico, pelo menos há casas com arquitetura
    parecida, mas vai saber.

  14. eu chuto que a foto seja no Alto da Boa Vista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>