MAPLE LEAFS (3)

SÃO PAULO (até que enfim) – Lewis Hamilton vibrou mais na pole de hoje em Montreal do que na vitória de Istambul. Porque foi arrancada a fórceps, mesmo. Eu achava que depois da sua primeira volta rápida nem precisaria mais sair dos boxes. Mas Alonso e Webber conseguiram grandes voltas, e lá foi Lewis para conseguir sua primeira pole no ano e acabar com a sequência da Red Bull.

Bela pole. Quase meio segundo sobre o parceiro Button, apenas quinto no grid. Grid que vê de novo Webber na frente de Vettel, segundo e terceiro, com Alonso se desdobrando para tirar da Ferrari o que dá, e deu um quarto lugar. Massa larga em sétimo, e não brigou pela pole em momento algum.

A grande surpresa do dia foi Liuzzi em sexto. A Force India vai andar bem no Canadá, graças à sua grande reta. E Sutil em nono comprova a tese. Kubica ficou entre os dez primeiros de novo e Rosberguinho fechou o grupo que foi ao Q3. Decepção foi Schumacher, 13º. Barrichello, em 11º, cumpriu com dignidade seu papel, mas a Williams não está tão mal, porque seu parceiro ficou só uma posição atrás.

A turma do fundão não ficou tão longe desta vez, coisa de 3 ou 4 segundos, o que se explica pelo fato de o circuito Gilles Villeneuve ser um dos mais curtos do calendário, pouco mais de 4 mil metros. A Lotus segue sendo a melhor das nanicas, enquanto que Virgin e Hispania vão ficando para trás.

Daqui a pouco eu volto.

Subscribe
Notify of
guest

49 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marc Juano
Marc Juano
13 anos atrás

A folha da foto é de qual planta?
Um abraço e um bom domingo.

Jose Mello Jr
Jose Mello Jr
13 anos atrás

A diferença entre Alonso (4º: 1min15s435) e Massa (7º: 1min15s688) foi de 0,253s. Esta é a diferença entre um piloto genial (Alonso) e um bom piloto (Massa). Simples assim. Não há demérito algum em andar atrás do Alonso. O espanho é melhor e Massa só anda igual a ele nos dias em que está muito inspirado.

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
13 anos atrás

Hamilton não foi punido por problema de combustível ou por ter empurrado o carro. Foi por ter excedido o tempo de volta ao box, pela regra, multa.

A malandragem foi deixar o combustível para o teste, que a punição é maior. E o exemplo fica da coragem de andar no limite.

Como eu digo, espero que a melhor equipe ganhe do melhor carro.

“The race stewards have since handed McLaren a reprimand and a $10,000 fine after pole-sitter Hamilton exceeded the maximum permitted time to make it back to the pits. He had been told by his team to stop out on the circuit, as he was running low on fuel.” Em “Hamilton storms to Montreal pole”
http://www.formula1.com/news/headlines/2010/6/10901.html

Mostro o pau…
http://fia.com/en-GB/mediacentre/f1_media/Documents/can-document-22.pdf

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
Reply to  Alexandre Gomes
13 anos atrás

Ah. o tal de Rato entende mais no mindinho sobre automobilismo que nós, braços-duros, tudo junto.

The Quiet Storm
The Quiet Storm
13 anos atrás

Pois é … A verdade verdadeira é que se tem uma equipe que esta tentando o pulo do gato é a Red Bull …. Todos os demais do TOP 5 fizeram as suas respectivas voltas rápidas com os pneus macios.
E tem mais, o Alonsito, que sai com macios também, estava mais feliz do que pinto no cisco é já conta com um podium … Pelo jeito a RBR não gosta nem um pouco dos macios … Acho que começa a entrar água nas latinhas dos energéticos. Mas carreras son carraras e veremos.

Ron
Ron
13 anos atrás

Hamilton deu show no treino (verdade) mesmo quando o carro “morreu” (mutreta) e ficou sentado, acompanhando a pé e empurrando depois (foi legal).
Lado ruim: Quem ouviu o rádio, não tem qualquer dúvida que foi talvez uma das mutretas mais escancaradas. E a punição, se é que se pode chamar de punição, foi financeira, mas não no grid (mais uma proteção da FIA ao garoto-prodígio).
A McLaren não estava sob observação não há um tempo atrás? Se não tinha levado um cartão amarelo, já está quase chegando no vermelho.
Esse ano está sendo oficializado pelo Hamilton como o ano do “pode tudo”, ele pode fazer o que quiser que não será punido. A minha teoria é de que ele só poderá se dar mal se alguém aprontar alguma primeiro e ele repetir.

Ron
Ron
Reply to  Ron
13 anos atrás

Como qual foi a mutreta? Não leu o que todo mundo disse sobre ter o combustível suficiente e a conversa escancarada no rádio?
Eu não sou torcedor no Hamilton, do Alonso, do Schumacher. Torço para os brasileiros sim, mas sem exageros.
A única coisa que eu quero é justiça para todos, porque que o Hamilton apronta e não é punido? Se tem regra, ainda que mal escrita, deve se aplicar a todos sem exceção. Simplesmente isso.

Luis
Luis
13 anos atrás

Como curiosidade, o circuito mais curto no calendário é Interlagos.

Juca Ruivo
Juca Ruivo
13 anos atrás

Hamilton matou a pau hoje, mas não leva a corrida. A estratégia da Red Bull é muito boa e ganha amanhã. Kubica no pódium com uma parada só. E se chover ou for corrida maluca, cheia de Safety Car, dá Button. Palpites… Certeza é que será uma corridaça. Ah, e que amanhã já podem anunciar que é “oficial”: Massa é o novo Rubinho.

DIEGO
DIEGO
13 anos atrás

Acompanho a f1 a muito tempo. A unica coisa que eu não entendo são as punições a Lewis Hamilton. É só em dinheiro suas punições, ele jamais perde posições no grid. Acho uma verdadeira palhaçada. Até quando essa porcaria de puxar saco de Hamilton vai continuar……………

JC Simonassi
JC Simonassi
13 anos atrás

Ops faiô de novo !!!

O que quero escrever é que olhando o que está acontecendo nesta temporada dá pra ver que o Piquet tirava leite de pedra daquela carroça de 2009. A Ferrari atual é muito mais carro que a Renaul tinha no ano passado, e mesmo assim o Massa não consegue acompanhar o f.d.p. do Alonso. Além disso na Renault o espanhol era o Rei enquanto que na Ferrari tem o mesmo trtamento do Massa.
Assim fica claro que o Piquet é um bom piloto e que deu o azar de ir parar na equipe daquele outro f.d.p.

Puta azar dos inferno !!!!

Karkara
Karkara
13 anos atrás

O Alonso tá botando o Massa no bolso! Se errando ele já tava melhor… sem errar agora ferrou… botou 3 décimos, os mesmos 2, 3 décimos que o Alonso botava no Nelsinho e ja sabemos o que aconteceu. Tou começando a achar que o Massa vai ficar pra segundo piloto da Ferrari cara! Ele me parece perdido nesse carro… tá andando atrás da Force India! Ele por muito pouco não passou pro Q3! El Fodon tá fritando o Zaca… foda!

Silvio Roesler
Silvio Roesler
13 anos atrás

Parabens mais uma vez ao brilhante Lewis Hamilton.

douglasf1
douglasf1
13 anos atrás

Bom treino do Hamilton,desde o treino livre, passando pelo q1,q2 e q3… foi sempre dominante… na prova olho no Vettel, larga pra cima do Webber e deve ta com uma fome de vencer… A Ferrari ao menos ficou a frente da Renault e Mercedes…. Mas Massa ta bem aquem de outrora (2008)…Alonso ta detonando ele… E cade o Button? E o Schumi?

paulo vitor
paulo vitor
13 anos atrás

o negocio do hamilton é aparecer mesmo, pra mim disparado o melhor do grid, mas nao precisava disso, poderia ter parado o carro na miúda assim como tantos ja pararam, mas não, ele tem q sentar no carro ainda andando e depois descer e empurrar e fazer como o mansell em 86, pq ele nao impurrou até desmaiar tbm, sera q ele tava querendo aparecer no jornal mais q a seleção inglesa (q fiasco aquele goleiro em )….

Vivinho
Vivinho
13 anos atrás

A mesam turma que elogia o Webber é aquela que o malhava anos atrás. Pizzonia que o diga.

A mesma turma que malha o Massa é aquela que o elogiará anos a frente. Alonso que o diga.

Karkara
Karkara
Reply to  Vivinho
13 anos atrás

E você não muda suas opiniões não? eu mudo… e digo: Webber era um piloto muito meia boca e que agora tá vivendo seu grande momento. E o Massa… creio que viveu o seu grande momento em 2008 e agora ta meio perdido com um carro que não é o melhor do grid. E até que ele me prove ao contrário na pista, eu acho que o Alonso tá botando ele no bolso.

dud
dud
Reply to  Vivinho
13 anos atrás

ele nunca foi pilot meia boca, só tinha carros meia boca… ou o Shummy no ano que não ganhou nada era piloto meia boca???

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Montreal sempre tem um safety-car que poderá derrubar qualquer teoria de que Hamilton e Alonso partindo com pneus macios estão em desvantagem, isso se não chover o que seria muito bom.
P.S.- Rubinho na frente do alemão pô!!!!!!!

dud
dud
13 anos atrás

Até quando vai essa proteção da FIA com o Hamilton, todo corrida ele faz uma cagada e toma sempre advertencia e multa, quando ele vai ser punido em alguma coisa que valha???

Mirax
Mirax
13 anos atrás

Só tá estranho essa contante falta de combustível no carro de Hamilton. Será que a McLaren está pondo menos combustível pra poder acompanhar as RedBull?. Ou será que a o motor Mercedes, por ser mais potente que o Renault, gasta mais, óbvio e somado ao duto frontal da McLaren, em pistas velozes como Istambul e Canadá está deixando a McLaren sem gasosa?.

O q vc acha Gomes?.

Antonio
Antonio
Reply to  Mirax
13 anos atrás

Ele fez 3 voltas, quase… ao ritmo que ele pilota não me surpreendo que o consumo tenha sido maior.
Grande tempo de Alonso, se chove amanhã teremos emoção, ainda mais sem galvão huuhuh
P.S- no speed-trap a Mclaren não foi a mais veloz… estranho..

çabe tudo
çabe tudo
13 anos atrás

O que é fórceps ?

André Pessoa
André Pessoa
Reply to  çabe tudo
13 anos atrás

Fórceps é um instrumento cirúgico de metal que ajuda a retirar bebês em partos difíceis.

Jean
Jean
Reply to  çabe tudo
13 anos atrás

Google.

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
13 anos atrás

Hamilton foi punido!!

10000 dólares, até o Gomes paga para ele…

Um tal de Emerson era o chefe dos fiscais, num entende nada… Nadinha…

A conversa é ter duas paradas, mas de pneu duro a McLaren andariam no mesmo ritmo das RBRs, resta ver a média de diferença entre os pneus.

E quero Alonso para cima do protegido da RBR.

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
13 anos atrás

Hamilton é o melhor…!!! Eu confirmo minha aposta, Hamilton campeão de 2010! Oldschool style.

Nardo
Nardo
13 anos atrás

Belissimo treino… Pessoal da frente com estartegias diferentes… Que bom, vamos ver no que da. Nesta pista sempre existem boas chances de safety car!

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Na classificação a Force India mostra um bom crescimento, mas na corrida será que vai dar trabalho? O mundial deste ano, na minha opinião vai ficar restrito aos carros e pilotos da Red Bull e MacLaren se as outras equipes estagnarem seus desenvolvimentos, a Ferrari já admitiu ter se atrasado. Vale lembrar que a Red Bull tem guardada na manga o desenvolvimento do duto frontal. Que até agora não precisou usar.
Consegui ver uma coisa boa para a torcida brasileira no resultado final, Massa ficou 0,253 atrás de Alonso. A diferença já foi pelo menos o dobro em corridas passadas. Será que Massa voltará a disputar os melhores tempos com a frequencia que vimos em 2008?
Mas, na minha opinião, a Ferrari vai ter que esperar pelas atualizações, não vejo a Ferrari ganhando corridas ainda, a não ser que seja por muita sorte.

Karkara
Karkara
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

RCRG72… essa diferença na minha opinião só não foi maior porque o circuito é bem curto e todo mundo anda mais próximo mesmo… e pelas grandes retas que tem …. enfim… quanto maior o circuito maior a diferença. O Alonso tá mordido tambem pelos erros que cometeu… e o Massa ta Ferrado cara. E tem mais 2 anos ainda de peia cara. Temo ver mais um Barrichelo… serio mesmo.

Osmar Cassão
Osmar Cassão
13 anos atrás

Hamilton não será punido?
Já pensou se fazem isso no final do Q2? 10 carros sendo empurrados pela pista.
Ridículo, trapaça.

dud
dud
Reply to  Osmar Cassão
13 anos atrás

a fia continua passando a mão na cabeça do Hamilton… a se fosse o Petrov…

Karkara
Karkara
Reply to  Osmar Cassão
13 anos atrás

Carai véi… tudo pra vocês é trapaça! engraçado. Esse cena me lembrou a do Senna pegando carona com o Mansel… mas a do Senna foi muito mais comédia. Se fosse uma década antes o Hamilton teria q empurrar até os boxes… só achei isso paia… deixa o cara levar o carro uai… não botaram pouco combustível… então se vire! hehehehe. Essas cenas tão cada dia mais raras… e ainda quando tem, nego quer que role punição! Tudo que vem do Hamilton pra alguns é trapaça… sai fora dessa

dud
dud
Reply to  Osmar Cassão
13 anos atrás

E como é que o Sr. chama isso??? fatalidade??? esperteza????

rafael pipoca
rafael pipoca
13 anos atrás

Hamilton e alonso param cedo: gas na reserva. Minha aposta vai no webber.

Mirax
Mirax
Reply to  rafael pipoca
13 anos atrás

Rafael, eu tbm acho que a McLaren está com menos combustível, assim como a Ferrari, ou pelo menos no limite extremo, de fazer a volta de classificação, completar a corrida e ainda a volta final. Ao contrário das outras que estão com tanque cheio.

Em Istambul foi a mesma coisa.

dud
dud
Reply to  rafael pipoca
13 anos atrás

ja te contaram que esse ano não reabastecimento???????

zeuxis
zeuxis
Reply to  rafael pipoca
13 anos atrás

Vcs estão viajando o ano é 2010 garotada.

André Pessoa
André Pessoa
Reply to  rafael pipoca
13 anos atrás

Voltamos numa máquina do tempo a 2009… :/

rafael pipoca
rafael pipoca
Reply to  rafael pipoca
13 anos atrás

Hahahahaha. É mesmo, hahahahaha. Não tem reabasecimento.

rafael pipoca
rafael pipoca
Reply to  rafael pipoca
13 anos atrás

A culpa é do Gomes.

Mirax
Mirax
Reply to  rafael pipoca
13 anos atrás

Sim gênios inteligentes. Só q a McLaren pode ter colocado uma volta de combustível a menos e portanto estar mais leve. Tanto pode ter acontecido isso, que a equipe mandou q ele desligasse o carro, pq teria que sobra no mínimo 1 litro de gasosa, como manda o regulamento.

Ronaldo
Ronaldo
13 anos atrás

Dá gosto ver Webber, Hamilton e Alonso. Webber está dando um baile no Vettel. Mas Vettel vem prá cima na corrida. Hamilton é muito mais rápido que Button. Button deve estar maquinando omo engolir o Hamilton na corrida. O Alonso mostra para este povo todo que a Ferrari não está morta. O espanhol está tirando leite de pedra. Dá gosto ver Webber, Hamilton e Alonso na tomada de tempo. E dá gosto ver Webber, Vettel, Hamilton, Button e Alonso na corrida. um destes será o campeão mundial.

Jean
Jean
Reply to  Ronaldo
13 anos atrás

Desculpe, mas Alonso mostra que quem está morto é o enceradeira companheiro de equipe dele. A Ferrari e a mesma para os dois, mas o enceradeira… tsc tsc tsc…

Felipe Passos
Felipe Passos
13 anos atrás

Foi sensacional o Hamilton ao fim do treino saindo do carro e empurrando pra não gastar o combustível! Com certeza é show man do ano!

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
Reply to  Felipe Passos
13 anos atrás

Gostei da tapinha no dorso prateado da MP4-25.

E ela chora, mas vai dizer que foi cisco na câmera.

http://www.youtube.com/watch?v=JWbSp3rvDcs

Assistam logo que a fia vem aí…

Mirax
Mirax
Reply to  Felipe Passos
13 anos atrás

Empurrando e feliz. Mais hilário foi ele sentado em cima do carro como se estivesse desfilando na Sapucaí.

Só faltou ser na Inglaterra…hauhauhahuhaua…

Artur Craft
Artur Craft
13 anos atrás

Webber, Vettel, Kubica e Sutil fizeram suas voltas com pneu duro e portanto VÃO LARGAR COM PNEU DURO e provavelmente vão para uma parada só, enquanto quem larga com pneu macio vai ter que fazer a 1ª parada muito cedo e provavelmente fazer uma segunda parada.

PS: Hamilton talvez seja punido por falta de combustivel suficiente.