MAPLE LEAFS (5) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

domingo, 13 de junho de 2010 - 15:42F-1

MAPLE LEAFS (5)

SÃO PAULO (o que é almoço mesmo?) – Corridão em Montreal, não? Numa pista que comeu borracha com gosto, foram estratégias diferentes de paradas, entra-e-sai na liderança, grandes ultrapassagens, grandes pegas, teve de tudo. E Hamilton levou, guiando o fino. Com Button em segundo, nova dobradinha prateada. Jenson, inteligente como sempre, deu o bote em quem precisava na hora certa e se garantiu. Alonso, tirando leite de pedra, mostrou a combatividade de sempre, mas bobeou com retardatários e perdeu a chance de chegar um pouco mais à frente. Mas foi bem, de novo. Bem melhor que o carro, diga-se.

Massa se enroscou em Liuzzi logo no início, reencontrou o italiano da Force India depois de recuperar posições, passou, mas depois bobeou com Schumacher, que vendeu muito caro as posições que perdeu. E perdeu todas, menos para Felipe. Na última volta, o alemão, que parece estar se divertindo muito, mas sem resultados, ainda foi ultrapassado pela dupla da Force India, numa sequência de bate-bate quase hilariante.

Massa, no fim, ficou fora dos pontos porque quando tentou passar Schumacher quebrou a asa e precisou parar de novo. Não sei se está puto, lerei as declarações mais tarde. Foi a primeira vez no ano que o brasileiro não pontuou. Alonso também estava com cara de maus amigos no pódio. Veremos.

A Red Bull chegou a insinuar um pulo do gato com Webber, que foi o último a fazer a segunda parada. A certa altura da corrida, tinha-se a impressão de que alguns teriam de fazer três pit stops, e isso certamente jogaria o australiano lá para a frente — ele que perdeu cinco posições no grid por trocar o câmbio, caindo de segundo para sétimo. Mas nenhum de seus adversários diretos parou mais do que deveria e ele acabou em quinto, atrás ainda de Vettel.

Kubica mais uma vez colocou a Lada nos pontos, algo que Petrov não consegue, e talvez seja bom para ele, Petrov, uma viagenzinha a alguma colônia de férias no norte da Rússia por uns tempos, não? Queimou a largada e levou outra punição depois. Anda meio atrapalhado. Talvez conversar com nosso pessoal na Sibéria ajude.

Hamilton é o novo líder do Mundial, e é merecidíssimo. Poucos lutam como ele. Foi a 109 pontos, contra 106 de Button, o come-quieto, e 103 de Webber, que perdeu a ponta. Alonso com 94 e Vettel com 90 estão na briga, claro. Mais o alemão que o espanhol, porque tem carro. Fernandinho tem de se virar com uma semi-carroça. A 42 pontos da liderança, Felipe é carta fora do baralho da disputa do título, creio. Menos pela diferença, que nem é monstruosa num Mundial que dá 25 pontos ao vencedor, e mais pelas deficiências do carro e pela fase que atravessa, que não é das melhores.

E aí, gostaram da corrida? Foi melhor que os sete primeiros jogos da Copa juntos. Agora vou sumir por algumas horas. Comentem à vontade. Falem de Schumi x Felipe, Alonso x Hamilton, Button x Alonso… O que não faltou nessa corrida foi assunto.

263 comentários

  1. MSM disse:

    E ainda tiveram a ousadia de tirar esta pista do calendário. Esses chefões da F1 preferem corridas em rua para ganharem bastante dinheiro.
    A largada já foi interessante, com o roça-roça entre Massa e Liuzzi, sem culpa dos dois, apenas disputa de posição sem alívio ddos dois e também a boa largada do Schumi que apareceu em 5º
    As Red BUlls decepcionaram, tanto pela tática, qt pela velocidade dos carros que não conseguiam acompanhar a Mclaren e a Ferrari do Alonso. O Webber ainda tentou o bote, mas os pneus acabaram e Hamilton e Alonso colaram nele.
    As disputas estavam boas e os destaques foram: Buemi em 1º ,seguido por Alonso e Hamilton, o espanhol se atrapalha no grampo e Hamilton entra colado passando na reta antes da chincane e depois o Webber se atrapalha com uma Lotus e o Hamilton dá o bote para cima dele.
    Button também andou bem e passou o Alonso numa bobeira que ele teve com uma Hispania.
    A Ferrari melhorou, mas outra vez o Alonso deu um banho no Massa que se atrapalhou na largada, caiu para último e fez uma corrida de recuperação muito boa, mas quando chegou no Schumi, se complicou de novo (acho que ele forçou demais para dentro tentando fazer a tomada da curva) e tomou o toque do alemão.
    O Nico correu bem, apesar de largar a trás do Schumi, fez uma corrida interessante e conseguiu chegar na frente do Kubica, que teve uma boa disputa com o Sutil e acabou quebrando a asa dianteira (não entendi porque na parada a equipe não trocou o spoiler). Aliás, decepção da corrida foi a Force India, que prometia chegar mais a frente e acabou no final dos pontos, batida na 1ª curva e enrosco do Sutil com Kubica e furo do pneu, pelo menos no final teve uma disputa com o Schumi e os dois acabaram passando-o. Destaque para o Buemi, que andou muito bem, liderou a corrida e teve uma bela disputa com o Schumi.
    Infelizmente, a próxima corrida será nas chatas ruas de Valência (se bem que pelo que eu vi na etapa do DTM no autódromo de Valência, é bem difícil de ter ultrapassagens também).
    Tirando o jogo da Alemanha, essa corrida foi muito melhor que todos os outros jogos.

  2. André disse:

    A melhor corrida do ano sem nenhuma dúvida, quanto ao Schumi x Massa acho q o massa foi no minimo inocente pra não dizer burro… Alonso x Hamilton no box lance normal de corrida e o Button x Alonso bobeada imensa do austuriano que lhe custou pontos importantes no campeonato, e o que será que aconteceu com a Red Bull pois como pode um time tido como imbatível cair tanto de uma prova para outra… abraços

  3. sandro karam disse:

    O dick vigarista está de volta!!!

  4. José Rocha disse:

    Além da excelente corrida quero destacar a melhor transmissão da Globo dos últimos anos. O narrador narrando sem dar maiores pitacos, parando de falar na hora do áudio dos rádios das equipes, a repórter chamando e sendo atendida na hora para fazer entrevistas oportunas com os pilotos, os comentaristas podendo fazer suas inserções na hora certa, sem ter falar depois de uma hora que o fato aconteceu, etc… Todos trabalhando com entusiasmo, motivados e com alegria, num clima excelente. Quando a Globo vai perceber que ninguém agüenta mais o ditador “Gavião” Bueno nas transmissões…

  5. Rogerio disse:

    Quem acompanhou a corrida com o livetiming viu que o Massa andou no ritmo dos primeiros e por vezes até mais rápido. Se não fosse o acidente na largada com certeza teria brigado pelas 3 primeiras posições.

    A corrida foi demais!!!

  6. Alemão disse:

    1-O Barrichello erra muito menos do que o Massa.
    2- O Shumacher ainda vai calar a boca de muita gente, pois o cara é muito bom.
    3- Torço para que a Ferrari se recupere, para as corridas ficarem com 6 carros brigando na frente…lógico que o Massa vai ser o sexto!
    4- Hulk começando a dar canseira no Barrichello.
    5- Gostaria de ver u Kubica numa RedBull

    • mendes,eb disse:

      Alemão discordo completamente sobre o shumi. Infelizmente a idade é cruel com físico e o reflexo do homem. Prova disto é o proprio shumi, o ex-imbativel só apareceu nesta corrida por suas baixarias. Com um passado brilhante , o incomparavel Shumi não precisava disto.
      O fracasso está numa analise fria da tabela. Fora do grupo dos 8 pilotos do G4 (rbr, McLar, Ferr, Braw-mercedes) ele tem apenas a metade do oitavo colocado.

  7. Klaus S. disse:

    Fala Flavio!!
    É possível descobrir quando foi a última vez que um mundial teve a variedade de líderes deste ano, com este número de corridas?
    Abraços.

  8. Williams disse:

    Muda a repertório pagodeiro … só sabe falar isso? tem argumento nao amigo? vou te ajudar em: argumento
    (latim argumentum, -i, prova, justificação, razão)
    s. m.
    1. Raciocínio de que se tira consequência.
    2. Objecção!Objeção.
    3. Razão, prova.
    4. Exposição resumida.

    Eu apresentei os meus argumentos… se você discorda. Parabéns… apresente os seus argumentos e seje feliz! abs

  9. Very disse:

    Mais uma corrida maravilhosa. Ultrapassagens duplas, emoção do começo até literalmente a última volta, mais um show do Hamilton etc. Temporada fenomenal.

  10. rodrigo disse:

    Mas, perae. É o Alonso que está tirando leite de pedra ou o Massa que não está conseguindo nem tirar leite da caixinha da Parmalat? Sempre se compara o piloto com seu companheiro e todos dizem que o carro da Ferrari é ruim. Mas é ruim mesmo ou o Massa anda pra trás e todos dizem que o Alonso é super?

  11. karkara disse:

    Agora fiquei em dúvida: depois de mais essa corrida pífia do Massa, será q a Ferrari se arrependeu de renovar o contrato ou será que confirmou o porque de sua renovação? Afinal de contas, será que eles querem 2 pilotos pra disputar o título de pilotos ou apenas 1?

  12. helio disse:

    Concordo com williams

  13. Fernando disse:

    O Schumacher é muito sujo mesmo. Primeiro cortou a curva com o Kubica, jogando ele no muro, depois alterou o traçado mais de uma vez com o Massa e o jogou para fora e no final cortou duas vezes a chincane para segurar a posição com as Force Indias sem entregar a posição. Não acredito que ele não foi punido, isso é um absurdo, pilotos por muito menos foram punidos. O Massa foi ingênuo e bobo no acidente, poderia ter esperado uma melhor oportunidade, mas bem feito, quem sabe agora ele aprende quem é o Schumacher e para de lamber o s@co dele.

  14. Williams disse:

    Ele é um bom piloto… que tinha o melhor carro. Hoje em dia o piloto que tiver o melhor carro ganha… se não for braço duro – Button q o diga. O Schummi teve a competência junto com um time fantástico de pessoas de montar o melhor carro por quase 10 anos seguidos. Acorde tmb meu: não é o piloto que ganha no braço as corridas não. Se não fosse o Ross Brawn, Todt e todo o staff da Ferrari o Schummi iria ser apenas mais um bom piloto! Do jeito que você e muitos falam : GÊNIO e etc… parece que o cara era quem fabricava os carros… que montava as estratégias de corrida e etc. O Schummi pra mim nada mais é do que um bom piloto que teve um puta time e um puta carro por um bom período de tempo e foi super competente em aproveitar 7 x isso. Mas pera-la.. das 91 corridas que ele ganhou, pelo menos mais da metade foi definida pelo Ross Brawn, e pelo menos uns 80% delas foi definida pelo melhor carro de todo o grid e pela falta de pilotos competitivos. Uns 20% delas foi no braço e no brilhantismo pessoal mesmo. Enfim… cada um vê de um jeito. Eu acho que o cara foi muito mais competente do que genial.

  15. pauloaidar disse:

    Button leva uma desvantagem em relação a Hamilton que é o fato de ser sempre mais lento na classificação o que pode ser deerminante daqui pra frente. A Red Bull parece estar fazendo força para perder o campeonato de pilotos, porque o de cosntrutores acho que ficou na ultima corrida. O resto não existe.

  16. Gostaria de perguntar a todos que falam mal do Rubens Barrichello, se eles são, cada um deles, os melhores do mundo, o tempo todo, em seus trabalhos. Não? Que coisa hein, pelo jeito que pixam, achei que fossem…

  17. Pagodeiro Bello disse:

    Esquece Alberto, a GalvãoBuenisse Sennista degradou o cérebro dessa gente.

  18. Raul disse:

    Massa x Schumacher não deu em nada. Tá lá no site da FIA.

  19. Mauro disse:

    Hamilton deveria ser punido com exclusão juntamente com a MCladra, que burlaram o regulamento (novamente), usando de má-fé desligou o carro para não ser punido com a perda de posição, se não tivesse pelo menos 1litro de combustível. esses fiscais de prova não sabem verificar se houve ou não manipulação no regulamento??

    Ele lesou os demais pilotos no Q3. e deveria ser punido sim, não com multa, que não resolve, mas com segundos.

    Espero que na próxima corrida todos os piltos façam a mesma coisa e parem na pista após a volta rápida, pois não serão punidos mesmo.

    Repetiram como na Australia 2009, se não me engano não deveriam ser excluídos do campeonato?

    • Ron disse:

      Talvez não possam fazer não. Eu não disse que o Hamilton está no ano do “pode tudo”?
      Ele faz a mutreta (que ninguém fez e não se esperava pelo regulamento) e depois quando alguém tenta repetir está proibido. Vai dizer que isso não é protegido?
      Para mim, se há uma brecha em regulamento e alguém se utiliza disso para obter vantagem, já está mal-intencionado. Olha o resultado:
      http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/06/14/brawn+reclama+da+mclaren+por+pane+seca+de+hamilton+na+classificacao+9511582.html

      PS. Não sou torcedor do Hamilton, do Alonso, do Massa, do Vettel, do Webber, não sou “viúva do Senna” nem “mulher do Schumacher”. Só acho que deva haver uma regra igual para todos.

    • André Luiz disse:

      Engula o Hamilton, racista!

    • Fernando disse:

      Olha eu achei errado mesmo o que ele fez. Mas foi porque ele arriscou tudo em uma volta que nem eles mesmo esperavam fazer. Ele errou na anterior e foi para o tudo ou nada. Talvez tivesse sido mais esperto ter simulado uma quebra e parado na pista.
      Mas para falar de sujeira vc vai implicar com o Hamilton? Ele não é santo e já fez suas sujeiras, mas e o alemão ali atrás que ficou jogando todo mundo no muro? Aquele encostão no Massa poderia ter decolado o carro do Zaca e ele teria ido literalmente para a Galera!
      Enfim, aí depois morre um, e foi um incidente de corrida. O cara fez e faz isso em todas as corridas da carreira dele, mas ninguém nunca o pune. Torço para que um dia isso mude.

    • Ron disse:

      Primeiro, ao André Luiz: não sei se o xingamento foi comigo, mas acho que você não deveria sair chamando as pessoas disso ou daquilo antes de conhecê-las (não é o meu caso aqui, mas vai que alguém se irrita e te processa). É no mínimo ridículo achar que quem não morre de amores pelo Hamilton é racista. Não sou racista, sou “branco” e tenho muitos amigos negros, inclusive atualmente um colega de universidade que veio da Guiné-Bissau estudar aqui no Brasil. Arrume um argumento mais inteligente porque esse não cola.
      Fernando: todas as vezes em que acho que o Hamilton deveria ter sido punido, também valeria para qualquer outro que fizesse o mesmo. Não tenho nada contra ele, só que tem aprontado junto com a McLaren e a FIA não diz nada porque é o homem-show. Simplesmente isso. Quanto ao regulamento, se ele quer manchar a carreira ganhando porque é “esperto”…

    • Matheus disse:

      Q regulamento eles burlaram, vc tem em suas maos, e pode nos apomtar qual paragrafo? Q babaquice, eles foram multados pq ele demorou para chegar nos boxes, nao é nada disso q v6 q nao gostam do Negro Lewis tao falando
      morram de raiva, o cara é simplesmente o melhor. Ah sim
      vc deve torcer pro Massa né, meia boca

  20. Matheus disse:

    Desde a corrida da Australia de 2007 (estreia) pra mim, o Lewis ja era o melhor piloto. Ainda q a midia nao queira adimitir isso ( inclusive deram o titulo de melhor piloto do ano 07 p o Haikkonem) nao sei pq, mas o cara deu show em 07,08 qdo acertaram o carro em 09 tb e agora ta se consagrando definitivamenteq é o Melhor piloto do mundo.

  21. Carlos disse:

    Button o come quieto . . . . . . . ??????

    Eu não apostaria nisso . . . . . . . !!!!!

    Talvez o Richard Bronson tenha algo a dizer sobre isso . . . ?!?!?!

  22. Mário disse:

    É em corridas como esta que os melhores pilotos aparecem, falo de Hamilton e Alonso. Hamilton tem o melhor carro, é rápido e abusado, Alonso além de rápido é guerreiro. Dêem uma Ferrari no nível das Mc Larens que esta briga vai pegar fogo!!! Button, Massa são meros coadjuvantes nesta briga.

  23. bruno disse:

    EU FALO QUE O SCHUMACHER NÃO É ISSO TD, SEM UM CARRO FORTE ELE É UM PILOTO COMUM DIFERENTE DO SENNA QUE FAZIA MILAGRE E SE TIVESSE COMPETINDO NESSA EPOCA IA SER O MAIOR DE TODOS EM TITULOS. TD BEM QUE OS CARROS DE HJ NÃO FACILITAM MAIS O SCHUMI TA DEIXANDO A DESEJAR . O QUE TA ACONTECENDO COM O MASSA TA TOMANDO MEIO SEGUNDO EM TODAS AS CLASSIFICAÇÕES PARA O ALONSO ASSIM TA COMPLICADO.

  24. RicSimon disse:

    O Massa hoje entrou para o Guiness Book. Em 100 metros conseguiu bater 3 vezes no Liuzzi. Parabéns Massa!!!

    Fora a barberagem em cima do Schummy. Perdeu o tempo da freada e tocou no alemão..

    Parabéns Luiz Roberto (Globo), foi o único que comentou isso. CLaro, perderá o emprego por isso.

  25. George Dias disse:

    Quanto ao Schumacher, BEM FEITO!!!! Anda muito afobado, ciscando bastante sem sair do lugar. Na última volta, perdeu posições para os dois carros da Force India e ficou de fora dos pontos.

  26. Ricardo de interlagos disse:

    para mim esse ano poderá ser um ANO CLÁSSICO da F1, na altura de “1982″, talvez o mais competitivo de todas as épocas; para isso eu só adicionaria uma melhora do MASSA para ele chegar forte como em 2008, e o Shummy renascendo das cinzas aí teriamos a tão proclamada “F1 dos PILOTOS”, para um torcedor fanático da F1 seria ver PELÉ X MARADONA X ZIDANE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>