O MAIS BELO DOS BELOS
SÃO PAULO (passará?) – Bom dia, macacada. Para quem não viu, a matéria de ontem no “Limite” sobre o Fissore está neste link aqui. Lá pelas tantas eu falo do motor V6 dois tempos que a Vemag queria usar nele, que estava sendo desenvolvido pela Auto Union na Alemanha. Seria ótimo, para o peso do carro. Mas quando a VW comprou a Auto Union lá, pararam com esse motor.
Na foto abaixo, o famoso V6. Eu fotografei anos atrás na oficina de um amigo perto de Frankfurt. Vi montados em alguns carros num encontro de DKWs há dois anos por aquelas bandas. É o maior barato, e considerado pelos fumacentos uma espécie de Santo Graal.
Flávio,
Vc sabe alguém que possua um V6 destes p/ vender? Este sr. na Alemanha, onde vc tirou a foto, venderia o dele? Eu vou lá buscar (sério) p/ colocar no meu Belcar 64.
Abs,
André
Se eu soubesse, não contaria. Compraria.
já imaginaram, anos 60 e um foguetinho deste, agora põe eletrônica e imagine o foguetão hoje !!!
Bruno, um dos cabos de vela está escondido atrás do cabo da bobina, e a vela do meio está escondida atrás da entrada de água do cabeçote. Mas no cabeçote da direita dá p’ra ver o cachimbo da vela do meio.
O dono da Vemag era o Sr JOSE FERNANDES,dono tambem do BANCO NOVO MUNDO.Ele era padrinho do meu primo irmão Ignacio Salgueiro,figura conhecidissima em São Paulo,alto de Pinheiros.
não conheço.
V6 de 4 tempos?
Parece que o comando de valvulas é no bloco e as velas no meio da tampa do cabeçote. Como antigamente…
Flávio, creio que no Deutsche Museum em München (embora o site só traga um motor 3) existe um DKW seis cilindros, me chamou atenção pois meu pai teve duas Vemaguetes e sabidamente elas aqui eram com motores 3 cilindros. E quando estive lá vi uma com motor 6. Vou procurar nos alfarrabios se tenho foto. Saudações
E por falar em 2T de alta performace, você podia acionar a sucursal autraliana, para uma matéria sobre a Orbital e seus novos 2T.
Gostaria de ter mais informações deste motor. Qual a cilindrada? Qual potencia? Qual o som? qual a performance? Ah se tivesse um na Vemaguet do meu pai, quando eu tinha 16 anos e ” batia uns pegas” por aí!
Gomes, é fora do assunto, mas como não tem nenhum tópico semelhante , resolvo postar aqui, em homenagem ao V6 dois tempos e também aos bons tempos do automobilismo.
Não sei se os leitores do blog sabem desta noticia, que não é tão nova assim, mas eu não vi nenhum post ou comentário por aqui, este ano todas as corridas da Le Mans Series terão uma corrida de apresentação com protótipos clássicos dos anos 80 e 90, como Porsche 962, Mecedes C11 , Jaguar XJR 9 etc.
Segue aqui alguns links para quem quiser se inteirar melhor do assunto:
http://burnoutracing.blogspot.com/2010/05/24h-de-le-mans-grupo-c-novamente.html
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/79218
http://sportprototipos.blogspot.com/2010/05/uma-joia-restaurada.html
Para encerrar, um vídeo do Porsche 917, na verdadeuma homenagem ao carro, uma das mais poeticas que eu já vi:
http://sportprototipos.blogspot.com/2010/05/para-os-fas-do-917.html
Desculpe-me Flavio, mas vejo somente 02 velas em cada bancada e, nos distribuidores 02 cabos de saída. Mais parece um V4.
Ta cego? 3 velas, 3 cabos. Mais parece um Vmenos. kkk
Tão raro quanto o V6 do Democrata ou ainda mais?
Perdoem-me por fugir um pouco do tema mas, aproveitando o tema DKW, eu gostaria de saber quem era o dono da VEMAG?
Renato
A família Toledo Pisa, entre outros, mas haviam muitos outros com participações acionarias diversas. Até a Auto-Union recebeu ações na cessão da tecnologia.
Eu só queria ouvir o ronco desse motor, deve ser uma “música” linda…
ACH MEIN GOTT!!! Existe algum vídeo dessa kleine Wunder funcionando??
obrigado.
uau! colocaria no meu puminha com certeza.
o motor ficava na transversal?
lendo os links disponibilizados acima pelos amigos, vê-se que ficava na longitudinal.
Uma guerra acabou com uma empresa, vc tem notícia de algum desses motores no Brasil?
Uau! Deve ter uma pressão…
seria 6 = 12, duas vezes 3 =6 ou seja 120hp, com muito muito torque….
com dois distribuidores,,,,muito interessante
O Link do Anísio que tem um pouco mais da história:
http://tinyurl.com/246usyh
Parabens pelo Fissore! Pena esta porcaria de Copa nos deixar sem Indy Gomov!
Já pensou um desse no 96?????
No youtube tem um dois tempos de 2 litros. Ano passado eu estava com uma viuva negra 74, muito bom o som do 2T.
Dá até raiva ver um lance desses e saber que não foi pra frente…
Meu pai teve um igualzinho, azul tramandaí também. O Manual do proprietário dele estava aqui em casa até pouco tempo atrás, intacto, e meu pai deu de presente pra um colecionador de DKWs aqui de S.Bernardo.
Acabei de mostrar a reportagem pra ele, ficou até emocionado! É realmente um carro belíssimo! E eu tenho essa edição da Quatro Rodas com a viagem pela Europa. Matéria sensacional, diga-se de passagem!
Alemães sempre inovando.
Abs
Como você costuma dizer , a esmo selecionei esta foto ! Tirando a sua , esta pra mim pelo menos é novidade …….
http://www.dkw-autounion.de/meine_DKW_Autos/Ausstellung/DKW_Muller-Andernach_2_2.jpg
Espetacular.
Acho até que é o mesmo motor. Até a fita adesiva sobre a boca dos carburadores parece ser a mesma.
Flávio, será que a adaptação de um motor desses é muito complicada? e pra trazer um motor desses será que é bucha também? Tudo bem que o Fissore é um carro raro e tirar a originalidade colocando um motor desses seria um sacrilégio até… Mas seria um pecado bom de cometer não?!?!? :-)
Grande abraço!
Como é pequeno!!! Adoraria escutar o som dele em alta com escape dimensionado
Parece ser um motor bem simples.
Boa tarde! Rapaz, que motor bacana. Qual seria a potência desse Motor?
Abraços!!
o v-6 2t tinha 100HP’s e podia levar o carro até 170 km/h ia de 0-100 em 12sec
Este motor na brasa do meu amigo que vai levar no caixão
seria otimo, pensou uma brasa 75 com um motor V6?
Tinha que ser tú oh Brutus…. Será que cabe…?
http://www.obvio.ind.br/O%20DKW%20nas%20pistas%20e%20o%20motor%20V6%20dois%20tempos.htm
Nesse link tem uma matéria bem eluciadativa…
PS. As matérias que me refiro são as do Indiana Gomes.
FG seria possível V.Sa. adicionar um link com todas as reportagens exibidas do Limite? Peço em especial as mais antigas que não tive oportunidade de assistir, pois no site da ESPN e no Youtube não tem muita coisa.
Se possível, obrigado.
Fernando;
Na lateral do site, abaixo do campo de busca, tem uma seção chamada “categorias”. Selecione ali a categoria ESPN Brasil, você vai conseguir ver a grande maioria, senão todas as matérias.
Espero ter ajudado, um abraço!
Curiosidade Flavio.
Seria um 6=12?
Abraço
“…e considerado pelos fumacentos uma espécie de Santo Graal”
assim como o 454 hemi para os v8teiros….
É. Ou como o C20XE para os Kadetteiros, haha!