O MAIS BELO DOS BELOS

SÃO PAULO (passará?) – Bom dia, macacada. Para quem não viu, a matéria de ontem no “Limite” sobre o Fissore está neste link aqui. Lá pelas tantas eu falo do motor V6 dois tempos que a Vemag queria usar nele, que estava sendo desenvolvido pela Auto Union na Alemanha. Seria ótimo, para o peso do carro. Mas quando a VW comprou a Auto Union lá, pararam com esse motor.

Na foto abaixo, o famoso V6. Eu fotografei anos atrás na oficina de um amigo perto de Frankfurt. Vi montados em alguns carros num encontro de DKWs há dois anos por aquelas bandas. É o maior barato, e considerado pelos fumacentos uma espécie de Santo Graal.

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
andre ferreira
andre ferreira
10 anos atrás

Flávio,
Vc sabe alguém que possua um V6 destes p/ vender? Este sr. na Alemanha, onde vc tirou a foto, venderia o dele? Eu vou lá buscar (sério) p/ colocar no meu Belcar 64.
Abs,
André

Flavio Gomes
Admin
Reply to  andre ferreira
10 anos atrás

Se eu soubesse, não contaria. Compraria.

Nilton "Boca"
Nilton "Boca"
13 anos atrás

já imaginaram, anos 60 e um foguetinho deste, agora põe eletrônica e imagine o foguetão hoje !!!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Bruno, um dos cabos de vela está escondido atrás do cabo da bobina, e a vela do meio está escondida atrás da entrada de água do cabeçote. Mas no cabeçote da direita dá p’ra ver o cachimbo da vela do meio.

dado andrade
dado andrade
13 anos atrás

O dono da Vemag era o Sr JOSE FERNANDES,dono tambem do BANCO NOVO MUNDO.Ele era padrinho do meu primo irmão Ignacio Salgueiro,figura conhecidissima em São Paulo,alto de Pinheiros.

petrafan
petrafan
Reply to  dado andrade
13 anos atrás

não conheço.

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
13 anos atrás

V6 de 4 tempos?

Parece que o comando de valvulas é no bloco e as velas no meio da tampa do cabeçote. Como antigamente…

Maugham Zaze
Maugham Zaze
13 anos atrás

Flávio, creio que no Deutsche Museum em München (embora o site só traga um motor 3) existe um DKW seis cilindros, me chamou atenção pois meu pai teve duas Vemaguetes e sabidamente elas aqui eram com motores 3 cilindros. E quando estive lá vi uma com motor 6. Vou procurar nos alfarrabios se tenho foto. Saudações

Cristiano Mendonça
13 anos atrás

E por falar em 2T de alta performace, você podia acionar a sucursal autraliana, para uma matéria sobre a Orbital e seus novos 2T.

Cristiano Mendonça
13 anos atrás

Gostaria de ter mais informações deste motor. Qual a cilindrada? Qual potencia? Qual o som? qual a performance? Ah se tivesse um na Vemaguet do meu pai, quando eu tinha 16 anos e ” batia uns pegas” por aí!

Rodolfo Machado
13 anos atrás

Gomes, é fora do assunto, mas como não tem nenhum tópico semelhante , resolvo postar aqui, em homenagem ao V6 dois tempos e também aos bons tempos do automobilismo.

Não sei se os leitores do blog sabem desta noticia, que não é tão nova assim, mas eu não vi nenhum post ou comentário por aqui, este ano todas as corridas da Le Mans Series terão uma corrida de apresentação com protótipos clássicos dos anos 80 e 90, como Porsche 962, Mecedes C11 , Jaguar XJR 9 etc.

Segue aqui alguns links para quem quiser se inteirar melhor do assunto:

http://burnoutracing.blogspot.com/2010/05/24h-de-le-mans-grupo-c-novamente.html

http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/79218

http://sportprototipos.blogspot.com/2010/05/uma-joia-restaurada.html

Para encerrar, um vídeo do Porsche 917, na verdadeuma homenagem ao carro, uma das mais poeticas que eu já vi:

http://sportprototipos.blogspot.com/2010/05/para-os-fas-do-917.html

bruno taddei
bruno taddei
13 anos atrás

Desculpe-me Flavio, mas vejo somente 02 velas em cada bancada e, nos distribuidores 02 cabos de saída. Mais parece um V4.

dig
dig
Reply to  bruno taddei
13 anos atrás

Ta cego? 3 velas, 3 cabos. Mais parece um Vmenos. kkk

Alexandre - Minas
Alexandre - Minas
13 anos atrás

Tão raro quanto o V6 do Democrata ou ainda mais?

Renato
Renato
13 anos atrás

Perdoem-me por fugir um pouco do tema mas, aproveitando o tema DKW, eu gostaria de saber quem era o dono da VEMAG?

Renato

julio Cesar Gaudioso
julio Cesar Gaudioso
Reply to  Renato
13 anos atrás

A família Toledo Pisa, entre outros, mas haviam muitos outros com participações acionarias diversas. Até a Auto-Union recebeu ações na cessão da tecnologia.

Luciano Martinelli
Luciano Martinelli
13 anos atrás

Eu só queria ouvir o ronco desse motor, deve ser uma “música” linda…

Rodrigo West
Rodrigo West
13 anos atrás

ACH MEIN GOTT!!! Existe algum vídeo dessa kleine Wunder funcionando??

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

obrigado.

foca
13 anos atrás

uau! colocaria no meu puminha com certeza.

petrafan
petrafan
13 anos atrás

o motor ficava na transversal?

petrafan
petrafan
Reply to  petrafan
13 anos atrás

lendo os links disponibilizados acima pelos amigos, vê-se que ficava na longitudinal.

www.fbmmotos.blogspot.com
13 anos atrás

Uma guerra acabou com uma empresa, vc tem notícia de algum desses motores no Brasil?

Mário Mesquita
Mário Mesquita
13 anos atrás

Uau! Deve ter uma pressão…

claude bes
claude bes
13 anos atrás

seria 6 = 12, duas vezes 3 =6 ou seja 120hp, com muito muito torque….

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

com dois distribuidores,,,,muito interessante

Dú
13 anos atrás

O Link do Anísio que tem um pouco mais da história:
http://tinyurl.com/246usyh

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Parabens pelo Fissore! Pena esta porcaria de Copa nos deixar sem Indy Gomov!

Paulo Renato Arantes
13 anos atrás

Já pensou um desse no 96?????

Avante
Avante
13 anos atrás

No youtube tem um dois tempos de 2 litros. Ano passado eu estava com uma viuva negra 74, muito bom o som do 2T.

YPVS
YPVS
13 anos atrás

Dá até raiva ver um lance desses e saber que não foi pra frente…

Thiago Teixeira
Thiago Teixeira
13 anos atrás

Meu pai teve um igualzinho, azul tramandaí também. O Manual do proprietário dele estava aqui em casa até pouco tempo atrás, intacto, e meu pai deu de presente pra um colecionador de DKWs aqui de S.Bernardo.

Acabei de mostrar a reportagem pra ele, ficou até emocionado! É realmente um carro belíssimo! E eu tenho essa edição da Quatro Rodas com a viagem pela Europa. Matéria sensacional, diga-se de passagem!

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

Alemães sempre inovando.

Abs

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás

Como você costuma dizer , a esmo selecionei esta foto ! Tirando a sua , esta pra mim pelo menos é novidade …….
http://www.dkw-autounion.de/meine_DKW_Autos/Ausstellung/DKW_Muller-Andernach_2_2.jpg

Luciano Martinelli
Luciano Martinelli
Reply to  GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás

Espetacular.

Flavio Perillo
Flavio Perillo
Reply to  GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás

Acho até que é o mesmo motor. Até a fita adesiva sobre a boca dos carburadores parece ser a mesma.

Pablo S;oria Pereira
Pablo S;oria Pereira
13 anos atrás

Flávio, será que a adaptação de um motor desses é muito complicada? e pra trazer um motor desses será que é bucha também? Tudo bem que o Fissore é um carro raro e tirar a originalidade colocando um motor desses seria um sacrilégio até… Mas seria um pecado bom de cometer não?!?!? :-)

Grande abraço!

Pé de Moleque
Pé de Moleque
13 anos atrás

Como é pequeno!!! Adoraria escutar o som dele em alta com escape dimensionado

Machinist
Machinist
13 anos atrás

Parece ser um motor bem simples.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa tarde! Rapaz, que motor bacana. Qual seria a potência desse Motor?
Abraços!!

ingo
ingo
Reply to  Rodrigo
13 anos atrás

o v-6 2t tinha 100HP’s e podia levar o carro até 170 km/h ia de 0-100 em 12sec

Carlos
Carlos
13 anos atrás

Este motor na brasa do meu amigo que vai levar no caixão
seria otimo, pensou uma brasa 75 com um motor V6?

Ademir
Ademir
Reply to  Carlos
13 anos atrás

Tinha que ser tú oh Brutus…. Será que cabe…?

André Galvão
André Galvão
13 anos atrás
Fernando Dalla Palma
Fernando Dalla Palma
13 anos atrás

PS. As matérias que me refiro são as do Indiana Gomes.

Fernando Dalla Palma
Fernando Dalla Palma
13 anos atrás

FG seria possível V.Sa. adicionar um link com todas as reportagens exibidas do Limite? Peço em especial as mais antigas que não tive oportunidade de assistir, pois no site da ESPN e no Youtube não tem muita coisa.
Se possível, obrigado.

Thiago Teixeira
Thiago Teixeira
Reply to  Fernando Dalla Palma
13 anos atrás

Fernando;

Na lateral do site, abaixo do campo de busca, tem uma seção chamada “categorias”. Selecione ali a categoria ESPN Brasil, você vai conseguir ver a grande maioria, senão todas as matérias.

Espero ter ajudado, um abraço!

Enio
Enio
13 anos atrás

Curiosidade Flavio.
Seria um 6=12?
Abraço

Gustavo Mello
Gustavo Mello
13 anos atrás

“…e considerado pelos fumacentos uma espécie de Santo Graal”

assim como o 454 hemi para os v8teiros….

Lucas Carioli
Reply to  Gustavo Mello
13 anos atrás

É. Ou como o C20XE para os Kadetteiros, haha!