PRENSA NÃO!

SÃO PAULO (que frio da peste!) – A história enviada pelo João Vitor Stuchimendes merece ser contada. Porque ilustra bem o descaso das montadoras instaladas no Brasil com seu patrimônio. Vejam só:

No último final de semana de maio aconteceu um evento aqui em São José do Rio Preto, da Renault. Tivemos circo para as crianças, cursos de direção defensiva para os adultos e muitos test-drives. Mas as estrelas desse evento foram dois carrões, um deles o Mégane F1 Team, 2.0T, 225 cv. O segundo carro, um Clio Sport V6, raríssimo por aqui, tem uma história de partir o coração dos apaixonados por supercarros. E tem um herói também.

Ele veio ao Brasil, junto com um segundo carro igual, para participar de eventos e ser o safety-car da Copa Clio. Depois de cumprida sua missão, teve como destino a prensa da fábrica! Isso aí, ia ser destruído, mas um rapaz que trabalha na Renault (infelizmente não tenho o nome dele) que cuida destes eventos o salvou e convenceu o pessoal da marca a disponibilizar o carro para demonstrações. E este espécime raro e caro sobreviveu. Como o mundo não é perfeito, o segundo carro já era, não sobrou nem o cheiro e foi prensado.

Será que você ou um dos muitos leitores sabem mais sobre a história do carro? Será que, com mais sorte ainda, alguém aí poderia confirmar esta história da prensa?

Só para constar, é um Clio V6 legítimo, francês, nunca licenciado. E a frente, que era da antiga, foi trocada pela atual na própria fábrica no Paraná.

Bem que alguém da Renault poderia aparecer aqui para contar o que aconteceu, não? E para se defender… Porque não dá para acreditar que uma fábrica mande um carro desses para a prensa assim, sem mais, nem menos. Essas empresas não têm presidentes? Diretores que gostem de carros? Se é verdade que um Clio V6 igual a esse da foto virou ferro-velho, quem estava à frente da Renault na época merece ser deportado para o Zimbábue. Custava alguma coisa guardá-lo num canto da fábrica? Funcionar o motor de vez em quando? Doar par ao Museu do Automobilismo do Trevisan?

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Heldai Santos
Heldai Santos
12 anos atrás

ola pessoal. eu tenho um clio v6.

na verdadeele ]ev6 so por fora e por dentro, o motor ]e 1.6

comprei as pecas da franca e fiz com base numclio naciona.

muito lindo.

SAlu
SAlu
Reply to  Heldai Santos
9 anos atrás

o seu é um clio prata de 265 cv?
que ja apareceu em algumas materias de blog?

Patrick
Patrick
13 anos atrás

Meu amigo trabalha na Renault (trabalhou aqui, agora está na França); mandei um e-mail com esse post e ele me retornou com o seguinte:

———————————————————————————

Como vai Patrick, tudo certo ? Lembro que tinha um aqui fora esse, mas nao acredito nessa historia. Tenho quase certeza que esta guardado num lugar interno para carros especiais. Sabe como e boatos surgem rapidamente ainda mais para desconhecidos que nao conhecem de uma fabrica de veiculos…

Abraco

De: Patrick Bastos Amaral [[email protected]]
Enviado: quarta-feira, 9 de junho de 2010 21:34
Para: LIMA Marcel
Assunto: É verdade isso?

e ai marcel como vão as coisas? tava lendo um blog de automobilismo que eu sempre visito e lembrei de vc… talvez possa responder ou encaminhar para alguém da empresa…

abraço

Ptrck

05/06/2010 – 18:33 link:http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/06/05/prensa-nao/
PRENSA NÃO!

SÃO PAULO (que frio da peste!) – A história enviada pelo João Vitor Stuchimendes merece ser contada. Porque ilustra bem o descaso das montadoras instaladas no Brasil com seu patrimônio. Vejam só:

Cristiano Gondo
Cristiano Gondo
13 anos atrás

o que o Zimbábue tem de culpa nisso? manda o cara que autorizou isso pra prensa!

Sarpa
13 anos atrás

Como fundador do Renault Clube Brasil, tenho o destino perfeito pra esse carro: MINHA GARAGEM!

Ia adorar fazer “propaganda” pra Renault, aparecendo com ele nos encontros do RJ, nos TrackDays etc!

Rodrigo Mendes de A. Garcia
Rodrigo Mendes de A. Garcia
13 anos atrás

Uma vez fui piloto de Safety Car em Interlagos, não dirigi o Clio V6, mas dirigi um Clio Coupé Sport 2.0 16v com 174cv, muito bom o carro que ao perguntar o que aconteceu com o carro, me falaram que ele foi para a prensa tambem, uma pena, pois esse era outro bólio, não como o Clio V6, mas era bem rápido e bem divertido…. isso foi em 2003…
Abraços

Joca
Joca
13 anos atrás

Muitos equivocos juntos.
Aqui no Brasil não tem prensa de esmagar carros. Isso é coisa de filme americano. Outra é que esse carro é de plástico. E mais outra é que veículos não são patromônio de uma indústria e sim ativo circulante.

Saloma
Saloma
13 anos atrás

Acabou a agonia…VERDADEIRO!

Luciano Martinelli
Luciano Martinelli
13 anos atrás

Era só vender o carro para algum colecionador e viraria uma relíquia na hora.

Fernando Rettore Júnior
Fernando Rettore Júnior
13 anos atrás

Coisas de montadoras!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Lembram-se do caso do primeiro carro montado pela FIAT no Brasil?????????
Foi pra loja como qualquer carro e levando consigo o chassi 0000000000000001.
Anos depois, ao ver a m… que tinha feito, a montadora correu atrás da dona do famoso carrinho e tentou comprá-lo oferecendo vantagens e mais vantagens à moça.
Hoje não sei se conseguiram dobrá-la ou se abafar a imprensa ficou mais barato, só sei que nunca mais ouví falarem do assunto.
Abraço.
Fernando

Bruno Oliveira
Bruno Oliveira
13 anos atrás

Ah esse Clio V6… conheço pessoalmente, é lindo.
Não me lembro bem agora, mas acho que foi em 2007, foi no ano que lançaram o Logan, enfim.. teve um feirão da Renault no pátio da fábrica, vários carros estavam expostos lá, inclusive esse Clio V6 da foto, que chamava atenção juntamente com um Megane Hatch F1. Acho que ainda tenho algumas fotos dele, se alguém quiser deixa o e-mail, pede aqui, sei lá.

Victor Pimentel
Victor Pimentel
13 anos atrás

Agora que disseram sobre essa lei entendo porque estes carros somem. Mas a Renault parece conseguir regularizar alguns.

Estes dias mesmo vi um Nissan Sylvia branco aqui em São Paulo, ele usava placas azuis de fabricante, assim como o Clio V6 prata de São José dos Pinhais.

É triste, pois esses Clios V6 são numerados e limitados.

JB
JB
Reply to  Victor Pimentel
13 anos atrás

PLACAS azuis de fabricantes?
AZUL é de corpo diplomático!
Bizonho.

FTrack
FTrack
Reply to  Victor Pimentel
13 anos atrás

Bisonho mas real. Até 2007 as placas de fabricante eram azuis. Justamente para evitar mais confusão com placas de corpo consular elas passaram a ser verdes, exatamente como as usadas pelas concessionárias.

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
13 anos atrás

O Ministerio das Relações Exteriores do Zimbabwe lamenta (não muito) INFORMAR QUE NOSSA COTA DE IMCOMPETENTES já está preenchida, mui gentilmente repassamos a oportunidade para outra nação…

Eric
Eric
13 anos atrás

Vão para a prensa porque não tem doctos.

E seria necessário até passar pelo Ibama para poder cadastrar o carro….para ser unico…não vale a pena.

E mais, seria necessário ter um valor venal….coisa que com as importações seria um absurdo, afinal só valeria a pena um valor de mercado com uma certa escala de preço e quantidade importada.

É uma pena, mas….A VW faz isso também….porém alguns são vendidos para alguns “picas”…..mas não podem ser documentados e sendo assim, não andam na rua.

O New Beetle do Fusca Clube é assim….

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
13 anos atrás

Me surpreendem alguns comentários, especialmente aqueles que criticam o Logan. Me parece mais correto pensar que o Logan foi um carro projetado não para ser bonito mas para ser barato. Daí sua carroceria de linhas simples, sem muitas invencionisses, bem como seus vidros quase planos e outros recursos que fazem dele um carro bastante racional, que oferece espaço e conforto por um preço razoável. Beleza não é o seu forte mesmo, mas me parece uma opção muito sensata para quem busca algo na sua faixa de preço e está mais preocupado com sua serventia do que com a estética. E a julgar pela quantidade de Logans que se vê nas ruas, a Renault não está tão enganada. De mais a mais, o design de automóveis não está passando por uma boa fase. Os excessos de frisos cromados, as lanternas e faróis espichados, os vincos exagerados me fazem lembrar dos americanos nos anos 50-60, que adornavam seus carros com frisos e formas das mais estapafúrdias.

Felipe Madsen - Pipe
Reply to  Luiz Eduardo
13 anos atrás

Cara, eu lamento muito por vc ter comprado um “carro”desses…

Rafael Vefago
Rafael Vefago
Reply to  Luiz Eduardo
13 anos atrás

Ah vá…tu comprou um Logan??

Edimar Carlos
Edimar Carlos
Reply to  Luiz Eduardo
13 anos atrás

O q vejo muito nas ruas, são Palio, Gol, Uno, Fiesta e etc… Sabe pq o logam vende? Dependendo da entrada vc pode pagar o resto do carro em até 24x “sem juros”(Tá embutido, ninguem joga p perder). Alias isso é em toda a linha Renault. Facilitam a compra, vc se empolga e quando acorda no outro dia e v a merda q comprou na garagem, já era. Trabalhei em revenda, peças caras e assistência fraquissima. A van master tem um filtro de combustivel q é feito p durar 15000km, mas não pode com o nosso combustivel. O resultado é simples o carro PARA no meio da rua e vc tem q trocar um filtro de combustivel q só rodou 1000km, de um carro com 16000km e 3 meses de uso. Isso é fato! Acontece com varios amigos q tem esse carro desde q esse motor eletronico foi incorporado ao carro, e ainda dizem q o probléma é o nosso combustivel. Só q com as vans da mercedes e da Fiat, isso não ocorre.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
13 anos atrás

Já ouvi falar das prensas da Renault por meio de um funcionário da empresa. Na época ele me contou que alguns Nissan Murano, então novidade, tinham sido prensados e que não era possível salvar nem um botão de rádio. Isto porque os carros eram, ou são, importados isentos de impostos e, cumprida a finalidade para a qual foram trazidos, devem ser descartados sem dó nem piedade, ou melhor dizendo, destruídos para que nada deles possa ser reaproveitado de forma ilegal.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Bom dia, Flávio. Não sei se estou enganado, mas é possível que a culpa não seja da direção da empresa. Me parece que há uma lei de importação temporária que obriga a fábrica a despachar o carro de volta após o vencimento de seu prazo. Ocorre que o custo da remessa não compensa o crime. Me recordo que há muitos anos atrás, a Yamaha do brasil foi obrigada a atear fogo em 11 YZ de motocross, que foram utilizadas para um curso da fábrica para pilotos, pois elas teriam que ser devolvidas ao Japão ou destruídas. De qualquer forma, uma baita estupidez. Abraço.

Luca
Luca
13 anos atrás

….eu acho que essa historia de prensa não é culpa da Renault. O problema é o seguinte: A Renault traz o carro da França por qualquer motivo, ele não tem RENAVAM. Depois de um tempo tem que ser legalizado………..como ??? …………deportado ou destruido. No caso desse carro deve ter sido mais barato destruir………….o pior é que tem que ter um agente da receita presente durante a destruição………..é verdade gente, mais uma do sistema………….se eu estou errado, alguem me diga, mas acho que estou certo.

V. Maghetti
V. Maghetti
13 anos atrás

Lembro de ter ouvido, há vários anos, de um amigo que trabalhou em uma indústria automobilística, que certos modelos de carros que eram trazidos ao Brasil para estudos, testes, ou mesmo para serem expostos em salões, entravam no Brasil com uma espécie de licença temporária de importação. Esta licença tinha um prazo definido para a permanência do veículo no brasil, após o qual o mesmo deveria ser devolvido ao seu país de origem.
Muitas fábricas, após haverem analisado, testado e/ou exposto estes carros, tratavam de destruí-los, porque era mais barato cometer esta barbaridade do que devolvê-los à origem, devido aos altos custos com despachantes, fretes, etc…

Talvez tenha sido este o motivo da destruição do Renault.

Eric Py
Eric Py
Reply to  V. Maghetti
13 anos atrás

Exatamente como disse o V. Maghetti, e ainda o ato de destruição dve ser acompanhada de um fiscal e registrada atrvés de fotografias e td mais.

Pedro Navalha
Pedro Navalha
13 anos atrás

Tudo bem né André, mas um automóvel poderia ter tudo isso que você escreveu e não ter essa aparência bizonha que o Logan tem. Para um carro ser bom, ele não tem que necessariamente ser horrível. Aliás, os melhores carros são os mais belos também…

O Logan é como uma mulher feia, mas que faz de tudo na cama, passa, lava e cozinha muito bem, mas que infelizmente não dá gosto de passear de mãos dadas!

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Pedro Navalha
13 anos atrás

Pô, Pedrão, de novo!!
Lá em cima já tava demais, esse também é o fino!!
Inspirado nos comentários, valeu por ambos!!

Edimar Carlos
Edimar Carlos
Reply to  Pedro Navalha
13 anos atrás

Igualzinho a uma pantufa! Em casa pode até ser gostosinha, mas dá uma vergonha de sair na rua.

ronaldin
ronaldin
13 anos atrás

E mandam mesmo….

sem dó.

poucas pessoas dentro das fábrias hoje gostam de carros.
o negócio é só o quanto vão $ no próximo lançamento…
a fábrica de betim é assim…

Felipe Hulken
Felipe Hulken
13 anos atrás

“…Porque não dá para acreditar que uma fábrica mande um carro desses para a prensa assim, sem mais, nem menos. Essas empresas não têm presidentes? Diretores que gostem de carros? …”

A Renault é um caso estranho, realmente. Tem um presidente nascido no Brasil, família que veio do Líbano e criado na França. Se ele gosta de carros, acho que não. Tanto que ele cumpriu a promessa de extinguir a equipe Renault de F1. Um sacrilégio, devido à tradição dos gauleses na categoria. Sorte que apareceram uns caras sabe-se lá de onde para comprar, dizem, 80%, das ações do time. Mundo besta este, sô.

Rafael Vefago
Rafael Vefago
13 anos atrás

Por essas e outras que tenho a impressão que a Renault parou no tempo. Não entendo, por exemplo, como alguém compra uma coisa bizonha como o Logan.

Andre Decourt
Andre Decourt
Reply to  Rafael Vefago
13 anos atrás

O Logan é a antitesse do carro que o brasileiro gosta, pois afinal por 40 pratas de fábrica vc leva abs, airbag duplo, motor 1.6 e muito espaço além da relativa feiura ( porém simpática). Brasileiro gosta de carro mil com aro 15, farol de milha e “bunitinho” prá vazer vista com o vizinho, depois ele coloca uma caixa de sub empurrada por um booster e um cilindro de gás para matar o porta-malas e um DVD de 300 pratas…

jugger
jugger
Reply to  Rafael Vefago
13 anos atrás

E a 4R diz que o Logan é ‘a melhor compra’… sempre dou risada disto quando vejo um…

Justme
Justme
Reply to  Rafael Vefago
13 anos atrás

Achei que eu era o unico!! mas é muito feio…

Edimar Carlos
Edimar Carlos
Reply to  Rafael Vefago
13 anos atrás

Carro escroto! A mecânica pode até ser boa, mas o carro e muito feio. e por 40 pratas, da para comprar bons carros tbem. Para q ABS ou airbag duplo, parece o vizinho “zoião” Querendo q vc se dane. Compro até um usado, mas esse logan não dá.

Adalberto Piolho
Adalberto Piolho
Reply to  Rafael Vefago
13 anos atrás

Gosto é igual toba: todo mundo tem o seu.
Rídiculo é andar com o joelho prensado no painel como no Novo Uno (Giugiaro deve estar xingando Peter Fassbender pelo insulto de chamar aquela coisa de Uno) e pagar 38 pilas nisso com ar e dh.
Ridículo é pagar 40 mil num Symbol e ficar com torcicolo ao andar no banco de trás, alías o Gol quadrado também era assim, lembram? E esse é o carro mais vendido da história do Brasil…
Tem coisa mais medonha que um Palio? Parece um Crtl+C, Ctrl+V de carro chinês.
Deixa o cara ser feliz com o logan dele. Pelo menos ele dirige folgado, sem que ninguém fique com o joelho cutucando o motorista. E ainda tem o perfil de um dos carros mais bem desenhados já fabricados no Brasil: Fiat Tempra.

Guerwin
Guerwin
13 anos atrás

Ou doar para alguma instituição assistencial.

Mário Salustiano
Mário Salustiano
13 anos atrás

endosso os que apontam o atual presidente do grupo o Sr. Carlos Ghosn como responsável por essas coisas, ele não gosta de automobilismo, só pensa em lucros e consumidores para ele só são necessários para comprar nada mais, enquanto puder não compro carros dessa marca

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Mário Salustiano
13 anos atrás

(01-05-10) – O mês de maio foi de surpresa, com a Hyundai ficando em quinto lugar no ranking, superando a Renault. Na primeira quinzena a montadora coreana já estava na frente, mas havia a expectativa se não era apenas uma questão pontual. Não foi. Agora a Hyundai é a primeira montadora entre as novas com 3,7% de participação do mercado brasileiro.

As vendas do mês passado foram 9,9% menores do que abril e 0,6% abaixo de maio de 2009. No acumulado do ano há um crescimento de 13,1% em relação ao mesmo período do ano passado, ainda acima dos 8% previstos pela Anfavea – Associação dos Fabricantes de Veículos Automotivos, para este ano.

Em maio o mercado brasileiro vendeu 235.893 carros e comerciais leves, conforme números preliminares do Renavan, e já acumula 1.248.369 no ano. Apesar da queda, maio volta à realidade do mercado, depois da corrida pelas compras antes de acabar o incentivo fiscal, com o desconto do IPI. Março foi o último mês com IPI reduzido e vendeu 337.488 unidades, um recorde histórico. No mês seguinte ainda houve rescaldo das vendas e foram comercializados 261.916 carros e comerciais leves.

As vendas diárias tiveram uma queda de 14,2% em relação ao mês anterior. Em maio a média de vendas foi de 11.233 unidades por dia, com 21 dias úteis. Abril teve média de 13.096 unidades e 20 dias úteis. Se compararmos a média de vendas diárias do ano passado, houve uma queda de 6,3%, já que em 2009 foram vendidos, em média, 11.988 carros e comerciais leves por dia.

A Fiat manteve a liderança no mês com 23,3% do mercado e 54.952 carros e comerciais leves vendidos, seguida pela Volkswagen, que vendeu 54.384 unidades e tendo 23,1% da fatia do mercado. A GM vem em terceiro lugar com 46.532 unidades e 19,7% enquanto a Ford aparece em quarto com 19.974 vendas e 8,5% de participação. O destaque é a Volks que começa a se aproximar da Fiat e já pensa na disputa pela liderança.

Fernando Matias
Fernando Matias
13 anos atrás

Lembro-me do Pedro Paulo Diniz fazendo volta de reconhecimento num desses mais antigo.
Era prata e foi no autodromo de rua aqui de Vitoria em 2002.

Pedro Navalha
Pedro Navalha
13 anos atrás

Nesse país de botocudos, sem memória nenhuma, a atitude de TODOS os fabricantes de automóveis é essa mesmo, estão cagando e andando para os carros que fizeram no passado. O que vale é só lucro, lucro e mais lucro. Mas merecemos tudo isso podem ter certeza.

O brasileiro típico não liga para a história e preservação da memória., e é por isso mesmo que seremos eternamente o País do Futuro, futuro esse que nunca chegará…

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Pedro Navalha
13 anos atrás

Pedro Navalha, simplesmente irretocável seu comentário!
Não é preciso dizer mais nada!

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

…Falando sobre o carro, é uma tremenda máquina, um convite a mandar o pé na tábua, o ronco é lindo, encorpado, grave. Ele é baixo, se não tomar cuidado pega o para-choque no chão, é inacreditávelmente largo e, em suma, lindo.

Hoje tem uma aposentadoria de rei, é muito bem tratado pelo pessoal que organiza estes eventos, assim como o Mégane. Muito provavelmente a decisão de mandar carros assim para a prensa se deve ao custo, de manter, de legalizar ou devolver o carro. Isso então, acaba sendo culpa da carga tributária, ou coisa que o valha. Acredito até, amigo Flavio Gomes, que mesmo pra doar para algum museu, teríamos um custo alto e alguma burocracia.

Mandei o post pelo sentimento de ver uma jóia destas sendo destruida, tirando de muitos mortais como eu a chance de ver, ouvir e sentir tal máquina, chamo a atenção aqui da Renault sim, mas também dos deputados eleitos por nós, daqueles para quem passamos o poder, para que criem mecanismos para que peças como estas fiquem aqui, continuem servindo em eventos ou nos autódromos, até mesmo nas ruas, senão mais com as fábricas, cumprindo o objetivo original, depois nas mãos de particulares. Os entusiastas automobilistas merecem.
Todos merecemos.

Igor kardush
Igor kardush
Reply to  João Vitor
13 anos atrás

Acredito que a decisão de se inutilizar um carro desses se deva realmente à alta burocracia e custo elevado de se dar outro fim mais digno ao carro.

Lembro de trabalhar para uma grande fábrica de telecomunicações que recebia enormes equipamentos para servir de testes e demonstrações e depois disso, mesmo estando bem atuais (aliás, normalmente eram de última tecnologia), eles eram mandados de navio para virar “coral artificial”, apenas porque oficializar a importação seria mais complciado que mandar vir outro.

FTrack
FTrack
13 anos atrás

Interessante ver o carro com a frente atualizada e pintado de amarelo. Ficou muito bonito e impossível passar despercebido.

Trabalhei na fábrica da Renault em S. José dos Pinhais e tive a oportunidade de conhecer em detalhes esse Clio V6 em 2001, ainda prata e com a frente antiga. Anos depois, ele reapareceu inesperadamente no setor onde então trabalhava (e era colega do Rodrigo West se é quem imagino), tendo o prazer de sentar ao volante, acelerar e sentir o V6 roncando no banco de trás (infelizmente sem poder andar com o carro).

Segundo reza a lenda, a Renault trouxe dois carros idênticos diretamente da França para o setor de marketing. Nunca foram emplacados. Andavam com gasolina argentina, pois os V6 não eram calibrados pra utilizar a brasileira com 25% de álcool, e pouquíssimas pessoas dentro da fábrica tinham autorização para dirigi-los. Sim, pelo menos um foi usado como pace car nas provas de F-Renault e Copa Clio, e seu destino depois foi incerto. Não acredito que algum tenha sido prensado: um deles está aí na foto e o outro, reza outra lenda, foi desmontado e teve o seu motor, caixa e suspensão traseira usados no protótipo do que seria a categoria Super Mégane. Esse protótipo foi testado algumas vezes pelo Tarso Marques no autódromo de Curitiba, nunca mais foi visto e a categoria nunca existiu (isso não é lenda).

Coelho Voador
Reply to  FTrack
13 anos atrás

eu trabalhava em outra equipe e vi esse carro na pista em Curitiba, com o Tarso Marques em 2003… era medonho… o Super Megane… conseguia ser mais feio que os Stock Car…

Carlos E.
Carlos E.
13 anos atrás

Quando o carrinho soube que uma tal de Lada virou patrocinador na Renault F1, ele tratou logo de se matar na prensa … antes prensado que ter um adesivo Lada

Andre Decourt
Andre Decourt
13 anos atrás

Nos anos 70 a quantidade de carros americanos e europeus que jaziam em garagens do Rio, abandonados há tempos e que foram retalhados a machadadas fazem essa história do post parecer foto-novela. O Vôngoli tem alguns exemplares de massacre da serra elétrica nos seus alfarrábios….

Alessio Marinho
Alessio Marinho
Reply to  Andre Decourt
13 anos atrás

Então você precisa dar uma volta num desmanche, como no setor H no DF, ou na Saída do Guapó em Goiânia.
Até hoje os caras metem o machado pra cortar carroceria de carro. As Caixas de Ar do meu Uno foram separadas do assoalho assim.
Fiquei horrorizado.

Levi Davet
Levi Davet
13 anos atrás

Considerando que o presidente do grupo Renault-Nissan é um certo Carlos Ghosn, que nutre ojeriza pelo automobilismo e só se importa com o volume de lucros no final do mês, não me surpreende.

Digo Garcia
Reply to  Levi Davet
13 anos atrás

pois é.

Klaus
Klaus
Reply to  Levi Davet
13 anos atrás

O que esperar de um brasileiro ( tá, só meio brasileiro) com podere$$$ nas mãos? Só daria cagada mesmo…

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Levi Davet
13 anos atrás

Além do que, é uma figura muito estranha esse tal de Carlos Não Sei O Quê!!
Fisionomia de ET, me perdôe Spielberg, com os olhos meio amendoados e cheio de tiques e toques, tem uma matéria no Discovery Channel sobre o desenvolvimento do novo esportivo da Nissan onde essa figura bizarra aparecia de montão.

Rodrigo West
Rodrigo West
13 anos atrás

Trabalhei lá… Lembro que tinha um prata do modelo antigo que ficava guardado lá, e outro ficava com o pessoal que cuidava da Copa Clio. Por dentro parece um cliozinho normal (fora o motor no meio), mas por fora é um absurdo de largo e baixo, muito bonito! Isso era em 2006 ainda…

Depois que acabou a Copa Clio, fiquei sabendo que um deles ia ser destruído. Então muito provavelmente é real a história. Admira-me que esse daí tenha sido salvo. Mas isso não é exclusividade da Renault. Em 2002 visitei com a turma da faculdade a fábrica da VW, época do lançamento do Polo. Fizemos um test drive, depois fomos almoçar e eu peguei carona com um dos engenheiros num Golf GTI daqueles pra exportação, série comemorativa, com rodas 18″, câmbio de 6 marchas, e o escambau. No caminho o cara falou que o futuro do auto era a prensa também.

C’est la vie, na frieza dos número$, as paixões vão para a prensa, infelizmente.

Não sei se tem alguém da Renault que acompanha o blog, mas com certeza tem um pessoal altamente entusiasta.

Stroker
Stroker
13 anos atrás

Esse carro estava em Interlagos no último evento Quatro Rodas Xtreme… Estava andando forte na mão de alguns pilotos… Muito bom o carro, mas não tinha muito chão! Quem sabe estará de novo neste próximo evento!

Leonel Ameixieira
Leonel Ameixieira
13 anos atrás

Cada um faz o que bem entender com o que é seu. Cada um com seus problemas.

Rogério
Rogério
Reply to  Leonel Ameixieira
13 anos atrás

Pessoas como você fazem um mundo melhor.Você é “gente que faz”.Sem dúvida seu comentário é racional,só não acredito que você é tão racional e insensível assim.

Rogério
Rogério
13 anos atrás

Realmente eles poderiam fazer um bingo,um leilão com o arrecadado convertido em benefício de instituição de caridade,um sorteio ou sei lá.Agora prensa.Muito excroto.Poderia,até,vender a idéia desses carrões turbinados para a polícia e fazer o marketing,seria legal para eles e satisfação para quem usa carros desta marca,como eu.Esta notícia deveria ser mais divulgada,quero ver se aparece retorno de alguém da Renault.Estou com nojo.

Hamilton Seccadio
Hamilton Seccadio
13 anos atrás

FG, eu acredito sim que eles iriam para a prensa!
Há alguns bons anos atrás, quando competiamos no Motocross, a Yamaha importava um lote de YZ 125 e 250 ( especiais de competição) e repassava para os pilotos. No final do contrato de dois anos, erámos obrigados a devolver as motos para a Yamaha e elas tinham que dá fim…..
Era mais barato destruir na prensa que devolver para o Japão…
Mas, como sabe, brasileiro é malandro, quando chegava no prazo de devolução, nós trocavamos quase que a moto inteira por sucata!!! Motor de DT 180, suspensão de CG, etc….
No caso do Clio, acredito que seja pelo mesmo motivo…é mais barato destruir do que devolver para a frança…

Andre Decourt
Andre Decourt
Reply to  Hamilton Seccadio
13 anos atrás

Eles ou prensavam ou tacavam fogo nas motos….

Julio Cezar
Julio Cezar
13 anos atrás

Flavio,sera que o carro que esta atrás dele também foi para a prensa um Renault Megane, e se não me engano é da série Alonso?O primeiro carro V6 era um prata e foi substituido por Renault Clio 2.0 nos outros anos da Formula Renault.

João Vitor
João Vitor
Reply to  Julio Cezar
13 anos atrás

O carro que está atrás dele é um Mégane F1 team, não sei se foi salvo da prensa também…

Alex
Alex
13 anos atrás

Infelizmente, é isso que acontece quando montadoras são passadas para administradores que só olham os lucros e não têm qualquer noção de automobilismo.

Daniel Sanchez
13 anos atrás

Nos anos 60 a Chrysler fez o mesmo com um protótipo que foi distribuído ao público e era movido a turbina. Depois de um tempo os carros foram recolhidos e para evitar que a empresa pagasse os impostos de um carro normal, quase todos modelos foram pra prensa. Restaram 2, um está com o Jay Leno.

Destruição: http://www.youtube.com/watch?v=WKumqcKuv1g&feature=related

O exemplar sobrevivendo do Jay Leno: http://www.youtube.com/watch?v=rSBpd1GFUP0

Heberson Haase Pinheiro
Heberson Haase Pinheiro
13 anos atrás

A uns cinco anos, trabalhava em uma Concessionária Renault aqui de Curitiba. Na Autovesa, que virou Globo veículos, volta e meia aparecia um Clio V6, prata, primeira frente deste modelo e pouquíssimo rodado já que não era licenciado. Vinha na plataforma, ficava um tempo e voltava pra casa do dono. Isso mesmo, tinha um dono.
Este tenho certeza, está lindo!

Agora por favor, esqueçam esta história de prensa….

Douglas
Douglas
13 anos atrás

Isso me fez lembrar aquela história da Volks mandando o blog Irmão do Décio parar de fazer releitura dos seus carros. As empresas são comandadas por um monte de almofadinhas sem emoções, sem amor por esporte, pela história, por nada, apenas por números.

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Bem, pois é…

Mas, como contei no post, existem pessoas amigas da preservação dentro das montadoras, que deu um destino digno pra esse carrão aí.

Uma tremenda máquina, tive o privilégio de estar nele…

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
13 anos atrás

Tem um prata com placas azuis (que hoje seriam das verdes), da frota da Renault, que circulava em Curitiba, era do dono de uma concessionária da marca. A história é meio confusa, porque dizem que foi o próprio que importou, e a Renault teria trazido mais dois. Do Renault Clube: http://forum.renaultclube.com/viewtopic.php?f=9&t=1877&p=27788&hilit=+clio+v6+#p27788

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
Reply to  Cristiano, o ruivo
13 anos atrás

Aliás, meu texto ficou um horror, desculpem.

claude bes
claude bes
13 anos atrás

em 1984 a GM prensou os dois chevettes campeos s vice de rali de velocidade, um costume aqui do brasil, pais sem memoria….

Justme
Justme
Reply to  claude bes
13 anos atrás

Não concordo que seja sem memória, é muito sem organização e respeito, mas não sem memória.

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
13 anos atrás

A culpa não é da Renault ou de qualquer outra montadora ou empresa estabelecida aqui nesse fim de mundo sub-desenvolvido,ocorre que é muito mais barato destruir o bem do que pagar os impostos absurdos de importação ou então devolver o bem para o lugar de origem.É isso ai, enquanto o feudalismo brasileiro deita e rola o povo se lasca,e mais uma vez tirando a fauna e a flora nada sobra.

Ripax
Ripax
13 anos atrás

Provavelmente o carro teve de ser destruido por questões legais. No início dos anos 70 a Telebrasilia que era a cia telefônica de Brasília pertendente a Telebras trocou os aparelhos antigos de baquelite preto (Ericsson em sua maioria) pelos mais modernos em plástico cinza e outras cores também das marcas Ericsson e GTE. Sabe o que fizeram com estes telefones de baquelite? Passaram o rolo compressor e destruiram milhares. Hoje cada telefone deste vale em torno de R$ 200,00 ou ate mais dependendo do modelo o conservação valor suficiente para comprar 6 ou mais aparelhos telefônicos comuns. É depois tem fente que reclama da privatização das telecomunicações.

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
Reply to  Ripax
13 anos atrás

Concordo, até porque deve ter vindo sem quarta via ou algo que o valha, e levar de volta sairia mais caro. Mas daí concordo com o Gomezzz: usa o carro para outra coisa, não precisa ir pra rua. E acho que tem quem gastasse fundos para legalizar um carro tão raro…

Edu
Edu
Reply to  Ripax
13 anos atrás

OOOpaaa.. muita calma aí… privatização lesiva não. Olha direito o serviço que está sendo prestado pra você.

Lima
Lima
Reply to  Ripax
13 anos atrás

Edu:
Melhor que o anterior, quando a linha (só a linha) custava mais de mil reais, depois de ficar na lista de espera, e a gente ainda declarava no Imposto de Renda porque era um baita bem.

Bianchini
Bianchini
13 anos atrás

Desculpe, FG, mas acho que tem de ir para a prensa sim. Pega esse mentecapto engravatado, prende ele dentro de um Renault 19 sedã e manda pra prensa!!! Duas tranqueiras a menos na face da Terra!!!
Brincadeiras à parte, eu diria que esse tipo de atitude é previsível diante do tipo medíocre de administrador que as fábricas têm no Brasil. O administrador de fábrica de automóveis, hoje em dia, é um contador que odeia automóveis e não vê o menor sentido em investir um nada de dinheiro para preservar seja lá o que for. Preservação só a dos lucros abusivos da fábrica.

Renan Garcez
Renan Garcez
13 anos atrás

Por estes motivos.. que eu adoooro a FIAT

Justme
Justme
Reply to  Renan Garcez
13 anos atrás

Eu também!! adoro ver FIATs na rua e refletir sobre eles são feios ahuhauah Doble, Idea, Novo Uno… ahuahaua

Zuera, respeito o gosto de todos, até dos que compram o Logan!

João Cesar Colatello
João Cesar Colatello
13 anos atrás

Tipo de Historia, que faz qualquer um amante de carro, fique inojado.

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
13 anos atrás

Não me surpreende uma atitude destas por parte da Renault. O presidente mundial deles, que por sinal é meio brasileiro, já mostrou que não tem muitos escrupulos e apegos ao repassar a equipe de F1 para um grupo que sabe-se lá de onde é. Ao menos este grupo encontrou o apoio da Lada para se manter. A Renault também conseguiu matar o Clio, que é um ótimo carro (já tive um) mas que graças ao marketing vergonhoso da Renault, vende uma ninharia.

André Scudeller
André Scudeller
Reply to  Alexandre Ozorio
13 anos atrás

Para nós são carros antigos / raros, para outros são apenas carros velhos.

Eric
Eric
Reply to  Alexandre Ozorio
13 anos atrás

Quanto a destruir o carro, acredito fortemente junto com os colegas, que ficava mais barato do que legalizar. Porém se ficaram com um, por que nao manter os dois?

E eu tive um também. E o carro não é tão bom assim. Mas opinião é muito particular. Hj eu tenho um Corsa Sedan, 1.0 também. A diferença é absurda para a mesma motorização, fora a manutenção que é bem mais barata no Corsa. E o mito de que o Clio não é roubado só depende da sorte do dono. O meu foi levado e nunca mais vi a cara. Na Fradique Coutinho em Pinheiros.