VALENCIANAS (2)

SÃO PAULO (sol e frio) – Red Bull na frente em Valência, essa corrida não deve ser das mais animadas do ano. Vettel tem a chance de recuperar o terreno perdido para Webber, largando na pole. Acho que leva fácil. A briga legal vai ser pelo terceiro lugar no pódio, entre Alonso e Hamilton. Com Kubica correndo por fora. Quem anda meio apagadinho é Button. E loas à Williams, com seus dois carros entre os dez primeiros, e à Renault, idem.

O fiasco do dia foi a Mercedes, que não levou nenhum dos dois ao Q3.

No mais, tudo normal. Engraçado que quase todas as equipes, em Valência, adotaram a rabeta que liga a tomada de ar à asa traseira. Só Mercedes, Lotus e Hispania não adotaram a traquitana aerodinâmica. Os carros ficam feios, meio grosseiros, mas a bagaça funciona. E está uma festa, esse negócio dos dutos frontais. Um monte de piloto tirando a mão do volante para tapar buraco dentro do cockpit.

Pole merecida de Vettel, e pode-se esperar uma largada conservadora da dupla, depois dos problemas que tiveram na Turquia.

Na Ferrari, um pouco mais de equilíbrio entre Alonso e Massa, mas o espanhol segue na frente. 6 x 3 para ele no placar dos grids. Foi a oitava pole da Red Bull em nove corridas, 4 x 4 entre Tião Alemão e Marcos Canguru.

Em tempos de Copa, este blogueiro aqui não tem muito mais tempo para escrever demais. Vamos à luta.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Ferdinando Brito
Roberto Ferdinando Brito
13 anos atrás

Quanto aos F-Duct, não me sinto surpreso se ao invés do punho for um botão discreto no volante, que libera ou não a entrada de ar. Ou melhor, estamos na era do GSP!!! Por que não ser acionado automaticamente de acordo com a localização do piloto na pista? Tipo, o carro entra na reta e de acordo com a velocidade e localização, automaticamente ocorre o acionamento do F-Duct. Poxa Ferrari, atualiza o carro ae….

Mercedes
Mercedes
13 anos atrás

Essa Mercedes chega ser inferior que as Benetton de 92/93 e as Ferrari de 96 e 05 que Schumacher pilotou e olha que aquela Ferrari de 2005 nasceu um lixo, mesmo assim Schumacher chegou em terceiro no campeonato, nem mesmo Nico se entende com o carro! Pode esquecer 2010 e se concentrar para 2011, vai levar umas duas temporadas para Schumacher fazer esse carro disputar o título, mas o alemão tem um ideal e sabe como erguer uma equipe, fez isso 2 vezes com Benetton e Ferrari, coisa que Senna não teve a capacidade na Lotus, aí foi para a melhor equipe da época, logo de cara pegou um carro de outro mundo, a Mclaren em 88/89, DESENVOLVIDA pelo Prost, aí é fácil ser campeão com carro “pronto”, pior, desenvolvida pelo companheiro de equipe. Com a saída do Prost da Mclaren só restou a choradeira de Senna em 92/93 reclamando que não tinha carro para disputar o título (ameaçou até abandonar a F1…tadinho), acabou deixando a Mclaren na mão e foi correr(de novo?) na melhor equipe da época, a Williams, só que dessa vez quebrou a cara, segundo Senna o carro era ruim(D.Hill nunca reclamou) desesperado foi correndo telefonar ao Prost pedindo ajuda (risos), o francês pouco falou como quem diz: “Se vira vc não é o Senna?” Como Schumacher não precisa telefonar para ninguém, já deu sua resposta: “Sei o que estou fazendo”, Schumacher nunca começou em uma equipe com carro “pronto”, ele junto com os engenheiros sempre trabalharam no equipamento para só anos depois dominar a temporada. Questão de tempo para essa Mercedes voltar a andar bem, é apenas o primeiro ano da Mercedes como equipe, aguardem as próximas temporadas, 2010 é somente para tirar a “ferrugem”.
Não nasceu ainda um único piloto para bater todos os recordes de Schumacher na Formula 1, pode até que um ou outro recorde caia(o que é normal, recorde esta lá para ser quebrado um dia) mas um único piloto bater todos os recordes, pode esquecer. Só Fangio e Schumacher conseguiram dominar a Formula 1, lembrando que o argentino também não teve um único adversário a altura, S. Moss? Coitado ele era o Rubinho da época, nem com a saída de Fangio da F1 conseguiu ser campeão, Moss foi vice em 58(de novo?) vencendo 4 Gps , o campeão venceu apenas uma corrida, só apanhava o Moss. Schumacher é um mito vivo e esta feliz da vida (ele sabe que aquele tombo na moto poderia ter ferrado tudo), mas o que importa é que ele esta bem, imagina a vida que o cara leva fora do mundo da Formula 1(isso a oposição deve dar uma dor de cotovelo roxo danada). Se os brasileiros tem Senna, os alemães tem Schumacher!!! E Vettel disse dias atrás: “Na Alemanha Schumacher é intocável”, sabem porque? Porque Schumacher fez história para a Alemanha sendo o primeiro campeão da F1 pelo país, coisa semelhante fez Fittipaldi no Brasil, os outros (Piquet e Senna) vieram atrás como afirmou o próprio Nelson Piquet em uma entrevista. Mas quem vai lembrar que Fittipaldi fez história pelo Brasil, isso pouco interessa, mas na Alemanha isso é intocável…

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Mercedes
13 anos atrás

Mercedes, concordando absolutamente com TUDO o que você disse, fica uma dúvida (sério):

Esse carro não seria a evolução natural do Brawn BGP 01 que “fez a festa” ano passado, pelo menos na primeira metade do campeonato?

Os caras então “perderam a mão”?

Aguardo comentários, seus e dos demais blogueiros.

Marcio K
Marcio K
13 anos atrás

Quanto aos F-Duct…na Red Bull dava para ver eles acionando com o punho, mas nas imagens on-board da Ferrari não vi Alonso tirando a mão para tapar o buraco. Mudaram o acionamento ou não estão usando?

Rafael
Rafael
Reply to  Marcio K
13 anos atrás

E aqui vai um agradcimento a Globo que exatamente no momento que a transmissão da F1 mostrava um por um os acionamentos dos F-Duct cortaram para a Africa ao vivo com uma noticia nada importante…

andré frej
andré frej
13 anos atrás

A estratégia da emissora oficial em escalar Babão Bueno para transmitir o GP de Valência é tentar minimizar o efeito negativo causado pelas campanhas “cala a boca, Galvão” e “um dia sem Globo”.
SEGUNDA DE NOVO ! MAIS UM DIA SEM GLOBO !

Wanderson Marçal
Reply to  andré frej
13 anos atrás

Efeito negativo? A Globo e o Galvão tornaram-se assuntos internacionais, e a audiência da emissora só aumentou depois das campanhas supracitadas.

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Já num guento mais Copa! Que bom que tem F1 domani e outras cositas que tais! Congrats ao tião VEttel e a Willians do Barrica! Ahhhh, e cadê a BBB de antigamente?

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Uma pergunta:

CADÊ O ROBERTO ANDRADE???
VIAJOU?? TÁ DOENTE???

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Achei que você ia perguntar “Cadê o Antonio Nunes?” kkk

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Roberto Andrade é o cara que baba o ovo do Schumacher!!!

CADÊ??????

Wilson
Wilson
13 anos atrás

Boa esta: “o Barrica quando empata fica em segundo” KKKKKKKKKKKKKKKKK

João vitor
João vitor
13 anos atrás

FG, a explicação para a Mercedes, Lotus e Hispânia não adotarem a bigorna é simples: A Mercedes não gosta e as outras não têm grana pra mandar fazer.

A Ferrari evoluiu, isso é bom. Mostra a capacidade das equipes em se reagrupar em pouco tempo. A McLaren foi mais ou menos e a Red Bull andou pra cacete de novo. Massa chegou perto, acho que ficar atrás em uma condição destas não é falta de mérito dele, foi pouco. Essa briga, com a Renault no meio, vai ser boa, mas enquanto ela ocorrer a galerinha da Red Bull vai se mandar.

As Williams foram muito bem, chegaram ao lugar aonde eu achava que estariam desde o primeiro GP, acho até que dá pra melhorar, muito bom.

A Mercedes pisou na bola e não achou o caminho, já está com cara de “fica pro ano que vem”, e não é só culpa do Schumacher, o Rosberg também não andou. O alemão (Schumi) não tem o carro que gostaria, e por isso mesmo não anda como sabe, e claro, tem um pouco da idade e do ferrugem aí.

Boa corrida pra nós.

Adriano Reis
Adriano Reis
13 anos atrás

Não estou animado com Massa. Já faz um mês que a imprensa podia dizer que Alonso pôs o piloto brasileiro no bolso. Entendo a relutância da imprensa brasileira em admitir isto, mas é fato: Massa JÁ É o Barrichelo do Alonso, e não é de hoje. A renovação do contrato revelou isto: a Ferrari sabe que Massa será um bom segundo piloto para o bicampeão.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Adriano Reis
13 anos atrás

Adriano, só para organizar, e perceba você como a nossa língua portuguesa é cheia de truques e nuances:

Alonso = Talento
Massa = Tá Lento

Percebes a sutil diferença, a pronúncia é exatamente a mesma, mas a grafia, quanta diferença!!
(Parafraseando aquela propaganda de shampoo do tempo da televisão à lenha!!).

Gustavo Silveira
Gustavo Silveira
13 anos atrás

“A mercedes não conseguiu carros no Q3”

O Schumacher tenta e faz milagre. O carro que é ruim.

Rosberg 7 a 2.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

A Williams, com certeza, evoluiu, mas só um pouquinho. Se Rosberg e Schumacher tivessem andado no ritmo normal, Hulkemberg e Barrichelo estariam em suas posições normais no grid, ou seja, lá pelo meio.

João vitor
João vitor
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Bom, se a Mercedes ficou pra trás e a Williams pra frente, então é inegável o fato de que ela evoluiu certo?

ags
ags
13 anos atrás

Vai dar Hamilton..Alonso…Button.Barrica,,,Webber boy..Kubica..Sutil…Shumiscado….Vettel..Trulli….Camarada….e mis nada.,

Luis
Luis
13 anos atrás

“Engraçado que quase todas as equipes, em Valência, adotaram a rabeta que liga a tomada de ar à asa traseira”

Os engenheiros do Meianov não deveriam também considerar a utilização de tal solução?

Alisson Roberto Campos Moresco
Alisson Roberto Campos Moresco
13 anos atrás

O Barrichello melhorou, mas mesmo quando empata ele fica em segundo. Que sina.

ACG
ACG
13 anos atrás

Vale observar a estratégia do Massa, andou o tempo todo na frente do Alonso mas no fim ficou para trás. Não fez uma boa volta? Sentiu a pressão? Ou está com mais combustível?

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  ACG
13 anos atrás

Meu pai… Mais combustível?

ACG
ACG
Reply to  ACG
13 anos atrás

É verdade deslize meu.

dud
dud
Reply to  ACG
13 anos atrás

calma, estamos só na 9ª corrida, la pela 15ª o pessoal percebe que que não ha mais reabastecimento…

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  ACG
13 anos atrás

AVC, é verdade, ele colocou mais 100 litros. ai ai ai
kkkkkkkkkkkkkk

João vitor
João vitor
Reply to  ACG
13 anos atrás

Deve ser mais combustível, sacou tudo. Ótima observação.
Mas, sinto decepcioná-lo, o reabastecimento está proibido neste ano (que começou em Janeiro, a seis meses) e a notícia da proibição já circula desde meados de 2009.

Yuri Machado
Yuri Machado
Reply to  ACG
13 anos atrás

Acho que o Massa tá com uma estratégia de parar duas voltas depois do Alonso, hein?
rsrssr

Williams
Williams
Reply to  ACG
13 anos atrás

Exatamente AVG, o Massa não vai fazer reabastecimento nessa corrida. Vejamos os outros.

JRARA
JRARA
Reply to  ACG
13 anos atrás

Aí João Vitor, o campeonato começou “há seis meses”. Essa de “começou em Janeiro, a seis meses” é pior que esperar por reabastecimento.

Silvio Roesler
Silvio Roesler
13 anos atrás

Pequena correcao: A McLaren ainda nao adotou o “sistema de escapamento Red Bull”.

Soh estarah pronto na proxima corrida.

Carlos Carvalho
Carlos Carvalho
13 anos atrás

Não sei onde te mandar, então vai por aqui, viu essa materia sobre a escultura (nos moldes de transformers) desse lada samara?

http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2010/06/lataria-de-carro-russo-e-transformada-em-robo-de-2-metros-de-altura.html

Danilo Hawila
Danilo Hawila
13 anos atrás

Williams também não usa a ‘barbatana’.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Danilo Hawila
13 anos atrás

Usa sim.

João vitor
João vitor
Reply to  Danilo Hawila
13 anos atrás

Usou, pela primeira vez. Mas a pintura disfarçou legal, a parte que “não existia” antes ficou branca, camuflou.

Carlos Jr
Carlos Jr
13 anos atrás

Dar uma atualizada na classificação da motogp faz bem, não tem a pontuação do gp passado e a do gp de hoje na Holanda.

Rafael Santana
Rafael Santana
13 anos atrás

Aí Flávio, um Transformers de verdade:

Lataria de carro russo é transformada em robô de 2 metros de altura
Lada Samara foi usado para criar obra inspirada nos Transformers.
Escultura de artista búlgaro pesa 90 kg

http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2010/06/lataria-de-carro-russo-e-transformada-em-robo-de-2-metros-de-altura.html

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

E o DIck tomando 0.6 do Nico, comendo poeira das duas F-India. Tô gostando disso!

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

A diferença entre Massa e Alonso já diminuiu bastante. Acho que se Felipe não tem nenhum problema emocional ou físico, a minha impressão de que Alonso lidava melhor com os problemas do carro era correta. O carro melhorou, e com um carro melhor Massa se saiu melhor.
O Cleber Machado até que narrou legal, gostaria que fosse ele amanhã, mas o Falastrão Bueno vai voltar, disse o próprio Cléber. Fora as gagueiras e aquele negócio de mencionar o “hoje sim, Hoje não”, que atualmente acho que não tem nada a ver, prefiro ele ao Galvão.
Em circuitos menos travados, as equipes no estágio em que se mostraram hoje, nos dariam um bom espetáculo, acho que as diferenças foram bem pequenas.

Guilherme
Guilherme
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Concordo que o Felipe já foi bem melhor mas, Cleber Machado narrou bem?????? Ele conseguiu errar praticamente todas as vezes que algum piloto passava a primeiro no treino, um exemplo veja o vídeo do Kubica acabando de fazer o 1º lugar e ele estava afirmando que ele ainda não tinha saído do pitlane, esse cara é muito ruim para narrar, para quem acompanha a F1 com o computador ligado no grande premio e no site da formula 1 vê o quão ruim ele é, parece que ele não olha para os monitores a sua frente. Não gosto do Galvão Bueno, prefiro a narração do Sérgio Mauricio do Sportv, mas até hoje o Cleber machado é o pior narrador que já vi na Formula 1 pois ele sempre está alheio ao o que acontece na corrida erra muito nome do piloto, equipe e as gagueiras dele são horríveis pois mostra que ele não está preparado para narrar naquele momento.