MENU

terça-feira, 13 de julho de 2010 - 13:02F-1

A VOLTA DE NELSINHO

SÃO PAULO (aguardem) – É possível. Via Cypher, mais um grupo misterioso que se apresenta como candidato à vaga aberta na F-1 no ano que vem. O grupo é americano, e por conta do que aconteceu com a USF1 no ano passado, dá para desconfiar de cara. A família Piquet seria o alvo para ajudar a viabilizar a empreitada. Victor Martins e Felipe Paranhos contam essa história aqui.

Mas aproveito para lançar às feras a seguinte questão. Cingapura à parte, Nelsinho foi frequentemente malhado, inclusive por este blog, pelo seu desempenho ruim diante de Alonso no ano e meio de Renault. Agora, com Massa, algo semelhante acontece. Ele vem sendo constantemente mais lento que o mesmo Alonso, só que na Ferrari.

Pergunto a vocês: Nelsinho não foi tão mal quanto os críticos, este blogueiro inclusive, acharam?

205 comentários

  1. sergio mateu disse:

    Quem não erra? Quem não se vende?
    Qtas artistas tiveram que fazer certas coisas para obter sucesso?
    Uma chance seria o ideal para o Nelsinho, ele pilota melhor que muito piloto que está na F1 atual.

  2. Jailson Silva disse:

    Se por um lado Nelsinho teve como iniciante o companheiro de equipe mais competente que um piloto brasileiro encarou, por outro também teve o melhor carro. Além do que nosso compatriota teve batidas (nenhuma ironia quanto ao que foi protagonizado em Cingapura) e rodadas além da conta para um piloto de alto nível. Enfim acho que as críticas, em sua maioria, foram justas. Mas uma segunda chance seria ótimo para o jovem.

  3. Ricardo Bigliazzi disse:

    O Nelson não é um piloto ruim… e acredito que a Toro Rosso seria o melhor caminho de retorno para o menino…

    Segue o jogo… a F-1 é movida a base de muita grana…

    Imperador

  4. Silvio taka disse:

    O Nelsinho merece uma nova chance, mas se isso acontecer em uma equipe pequena, vai ser difícil convencer, pois está mais do que provado que as nanicas estão muito longe das médias.
    Também o Massa merece um pouco mais de crédito, afinal, a Ferrari não possui um carro tão bom assim. Quando isso acontece, é comum a equipe previlegiar apenas um dos pilotos – aquele que estiver melhor – para minimizar o prejuízo.
    Na época da Mclaren, Alonso sofreu com Hamilton porque a equipe tinha um carro muito bom, mais ou menos como a RBR de hoje, que pode colocar os dois pilotos em condições de brigar por vitórias. Ainda sobre os tempos de Mclaren, ficou claro que Alonso não gosta de igualdade entre os pilotos, caso contrário, teria continuado no barco, afinal, o carro era o melhor da F1. Portanto, o baixo desempenho de Massa passa por isso também.

  5. Lusitano XXX disse:

    Flávio, com todo o respeito…
    Caráter, é o que falta a ele.
    Não capacidade de guiar, mas este outro atributo.
    E não vale o argumento de que ele era novo no ramo, o chefe dele era malaco, etc…
    O pai dele estava lá, e de trouxa, não tem nada.
    Pode me chamar de sonhador, mas acho que pelo menos no esporte, deve existir respeito e honestidade.
    Se assim não fosse, não troceria para a Lusa !!!!
    Abs. a todos.

  6. rafael disse:

    Nelsinhoooooooooooooo!

  7. Braulio Gerhardt disse:

    Sempre achei que o nelsinho, embora não seja nenhum gênio, também nunca foi tão ruim quanto deu impressão de ser.
    Ainda quero vê-lo correndo em outra equipe de F1 (desde que não seja uma Hispania da vida, obviamente).

  8. Fernando Lopes disse:

    E de mais a mais, acho até que Nelsinho merece nova chance, mas que tenha mais humildade e seja um pouquinho mais de homem. Não to falando nem de ter jogado o carro propositalmente no muro, mas pelo mais hombridade na hora de conceder uma entrevista.

    Parece que tem medo e que fala pra ninguém ouvir.

    E tá na hora de dizerem que o mais completo desse F1 é Hamilton e pronto (botei fogo nas astúrias agora).

    E tenho ditooooooooo!

  9. Fernando Lopes disse:

    Não sou lá tão fã assim de Massa, mas vi que o colega LUCAS aí avacalhou.

    As coisas que ajudaram Massa em 2008 você falou, mas não vi você comentar que no Canadá ele poderia tirar a vitória de Kubica, não fosse ter que entrar no box 2 vezes seguidas, não fosse a mangueira no carro, não fosse o motor ir pelos ares quase terminando a corrida…

    Carro bom a Ferrari tinha, mas toda corrida o Kimi largar atrás dele foi normal?

    Outra coisa: todo mundo de Kimi desmotivado, mas lembram do começo da temporada 2008?

    O cara estava guiando o fino, principalmente no GP da Espanha, no qual o próprio Kimi falou ter sido sua melhor corrida.

    O resultado do GP de Spa pode ter sido injusto para o Hamilton, mas Raikkonen foi quem enfiou a Ferrari no muro, e sozinho.

  10. Coelho Voador disse:

    o problema pra mim não era andar atrás do Alonso… mas ele vivia saindo da pista, rodando, batendo mais do que a média atual… andava atrás não só do Alonso, mas de outros pilotos de equipes mais fracas… ficava no Q3 com a Renault… mesmo numa fase ruim da equipe, Q3 eh demais… ficar atras do Alonso pra um estreante nao era problema… problema eh q ele nunca mostrou nada demais, ganhou 1 podium na sorte… e parecia nao estar ligando muito… acho que o Nelsao tinha mais vontade de ter um filho campeao, do que o Nelsinho de vencer…

  11. Wandelcro do Bier disse:

    Gomes, sua kenga veia, sei que vc nunca responde o que perguntam aqui, mas nao to nem ai mesmo….
    o Galvao falou que aposenta em 2014, isso vale para a F1 tb? quem seria um narrador com conhecimento/experiência p/ a categoria?

  12. Alexandre disse:

    Flávio, será que o Massa se recuperou mesmo da mola do Rubens?

  13. Winston disse:

    Acho que o Nelsinho foi fraco assim como o Massa ta sendo, bom mesmo era se eles fossem como o Weber, que não foi diferente do que era Senna e Piquet pai. Podem diser não mas o Massa tinha que ter marcado território naque ultrapassagem na entrata dos boxes, o Weber já mostrou pro Vetel duas veses esse ano que ele pode ser melhor mais vai ter que se virar.

  14. ferrreirinha disse:

    amigo flavio te disse um dia que o moleque não era tão mau assim e agora fala quem é o pior!!!!
    e esse monte gajos que só falam merda que se calem!!!!
    depois desse não mais nos nossos dias o BRASIL vái
    têr um vencedor!!!!!!!!1

  15. Julio Cezar disse:

    Nelsinho era novato e estava sob pressão, tomava entre 0,3 e 0,5 s com um carro bem inferior ao de Alonso. Massa toma 0,5 e ,08 com um carro igual…. Então na minha oipinião Nelsinho e melhor o o Massa. Vamos torcer pela volta dele a f1.

  16. Thiago Barbosa disse:

    Voltar pra F1??? Pra que??? Fica onde está, e inves de fazer aquilo que outros brasileiros já fizeram, faça o que nenhum fez ainda.

  17. alfeu disse:

    O Alonso é que é fera mesmo.

  18. Eudes disse:

    Bem, acho que o nelsinho estava pilotando muito na Renault. De repente com o mesmo equipamento e apoio poderia até andar junto ao Alonso, não sempre, afinal o espanhol é bicampeão. Ele tomava no máximo 0,3s… Massa toma constantemente 0,6s ou 0,7s. A história dos pneus é louvável, mas são iguais para todos. E com certeza alonso não tem os privilégios que tinha na Renault em relação ao companheiro de equipa. Pode até passar a ter agora, face a situação dos dois no campeonato. Mas a diferença já vem da terceira corrida.

    • nando figueiredo disse:

      Só lembrando, na unica vez que teve o mesmo carro com a mesma estrategia o Piquet largou na frente do Alonso. Só não terminou na frente pois seu Flavio mudou a estrategia dele durante a corrida.

  19. L Matheus disse:

    Só fala pra mim meu caro, onde esse tal piloto ta e pq ele naocontinuouna f1. Acredito nao ter visto mesmo,nunca olhei pra ele como um idolo e nem como filho de um Tricampeao. Vcs misturam as coisas, sobrenome nao ganha nada uhahuahuahuhau

  20. fredy disse:

    Pergunta interessante flávio. De fato alonso enterrou a carreira de outros companheiros como fisichela e agora massa.
    Mas o que dizer de hamilton? Dizer que piquet não era tao ruim é a mesma coisa de dizer que hamilton é de outro mundo.
    O fato é que independentemente das comparações com alonso piquet teve um desempenho muito abaixo da espectativa, assim como massa esse ano.

    Não acho que piquet deva voltar a categoria. Aquela marmelada em singapura ainda está atravessada nao só na minha garganta mais a de todos que amam esse esporte magnífico.

    • Paulo Renato disse:

      Fredy,

      Então eu acho que Voce deveria parar de ver F1, pois essas armações acontecem desde Silverstone, 1950.

    • Pagodeiro Bello disse:

      Concordo, Paulo.

    • Ricardo Bigliazzi disse:

      A questão era que o Hamilton estava em sua “casa”… enquanto o Nelson estava na “casa” do espanhol.

      Tanto é que o Alonso percebeu logo que o buraco seria mais embaixo.

      Não discuto a categoria do Alonso… ele é muito bom piloto… e tem a capacidade de fazer com os seus parceiros aquilo que o Piquet e o Senna normalmente fizeram com os seus quando corriam na F-1. A categoria é assim… uma briga incessante por espaço e pela dominancia dentro da Equipe.

      Segue o jogo… o Massa tem que colocar o espanhol para fora da pista sempre que tiver condições… acabar com a hegemonia do mesmo e cagar e andar pelo asturiano… se não fizer isso é um piloto morto dentro da Ferrari.

      Imperador

  21. Sempre desejamos punição àqueles que cometem atos reprováveis. É necessário apenas o cuidado para que, paga a pena, aprendida a lição por parte do autor e demonstrado o arrependimento, não continuemos a barrar-lhe o caminho, pois aí já seria vingança, e não justiça.

  22. Alan Ruggero disse:

    Nos acostumamos a levantar cedo nos domingos e ver 1h30min de corrida. Um final de semana de Grande Prêmio é muito mais do que isso…

    Sempre acreditei nas “desculpas” do Nelsinho sobre seu desempenho abaixo do Alonso. É lógico que na Renault, quem mandava era o piloto das Astúrias; e não foi apenas com o Nelsinho, devemos lembrar que desde o Trulli (esse saiu todo bravo da equipe por isso) a Renault não consegue colocar dois pilotos com as mesmas condições na pista. De duas, uma: ou só possuem grana para apenas um carro veloz ou o Alonso mandava mais nessa equipe do que imaginávamos.

    Voltando ao Nelsinho, ninguém é campeão da F3 Inglesa por acaso e que por muito pouco não conseguiu também um título na GP2 em 2006, temporada essa com o Hamilton na pista (para mim, a melhor revelação da F1 na última década).

    Talento o piloto brasileiro tem. Certamente não está, ainda, no nível de boa parte do grid na F1, mas se o Petrov está fazendo bom trabalho, qualquer outro também pode conseguir…

  23. Lucas disse:

    Não é o Piquet que é “menos ruim” do que se pensa. O Massa é que é muitíssimo “menos bom” do que se pensa. Sinceramente, nunca me convenceu. Alguém seria capaz de lembrar de um único grande feito na carreira do Massa? Andou bem quando teve carro bom, ganhou corridas quando tinha um carro espetacular e largava na frente, e só isso. Teve a enorme sorte de estar na Ferrari numa temporada em que o Kimi teve um monte de problemas (e ainda contou com várias “boas ações” pra entrar na briga pelo título, aquela sua “vitória” em Spa cheira mal até hoje), mas, francamente, 2008 é a exceção que confirma a regra. É mais uma prova de que a Ferrari está sem rumo, o Alonso deve tar começando a achar que entrou numa barca furada – essa da última corrida foi dose, o cara assim que passou o Kubica perguntou pra equipe se precisava devolver, o Charlie Whiting falou três vezes que precisava, e cadê o Domenicalli pra repassar a informação pro Alonso? Preferiram “ver se colava” e deu no que deu, Alonso lá pro fim da fila de novo quando poderia ir pro pódio.

  24. jo siffert disse:

    Nelsinho , inexperiente, sob pressão, tomava 0,5 s com um carro bem inferior ao de Alonso. Massa toma isso com um carro igual.. Daí conclui-se que …………

    • Paulo leo disse:

      Nelsinho gomava 0,1 ou 0,2 com carro inferior enquanto massa toma quase um segundo com carro igual.
      Vamos lembrar que piquezinho so perdeu o titulo da GP2 do Hamilton por excesso de quebras

  25. Paulo Penna disse:

    Não consigo entender o pq de entrar numa categoria para andar no fundão…. a cho que Bruno ta se queimando…. assim como mo Nap vai se queimar definitivamente se entrar nestas equipes…

  26. Luiz Salomao disse:

    Para os brasileiros ou o cara é o bam bam bam ou entao é um bosta, mediocre!!!!quem viu ele pilotando a montana e fazendo a poli no desafio das estrelas sabe q é um grande piloto e merece voltar a F1! O epsodio envolvendo o Briatore e o Alonso(gostosao da bala chita) deve ter servido de licao e provavelmente nao vai se repetir! Tb temos que anlisar, qualo piloto, melhor q ele, pode representar o BR na F1, ou devemos torcer p q todos os pilotos brasileiros abandonem a F1 pq sao incompetentes?

  27. Érico BSB disse:

    Realmente o Piquinho não foi bem na F1 o que achei estranho pois acompanho sua carreira desde que entrou na F3 sulamericana, o muleque arrebentou, vérias foram as vezes que seu carro morreu na largada e ele buscou todos, dizem até que ele fazia de sacanagem para ter emoção. tem outra lenda em BSB que o Pai falava para os engenheiros ora abaixar a pressão de um dos pneus, ora amolecer a suspensão, ora mexer na asa sem que o filho soubesse para que aprendesse sobre as reações do carro.
    Nao sei o que aconteceu mas ele teve ESCOLA DE AUTOMOBILISMO

  28. Batista Lara disse:

    Eu também descia o bambu no Nelsinho, mas após saber dos números, foi o brasileiro que fez a melhor campanha como estreante na F1. Gosto dos Piquet, e gostaria de ver o Nelsinho de volta à F1.

  29. Celso Guzella disse:

    Acho eu que ele deveria tentar voltar para resgatar a m… que ele fez.

  30. Luciano Martinelli disse:

    Nelsinho, caso você volte prá F1, entra numa equipe ao menos intermediária, veja o Senninha, só tá se ferrando o coitado.
    Esses dois merecem carros bons.

  31. italo disse:

    Acredito que não, taí o Massa que não deixa mentir.
    Alonso é muito bom e pronto, pena ter pego a Ferrari nos seus dias ruins.
    Acredito que Nelsinho é um bom piloto, tem talento e poderia mesmo voltar para a F1, afinal, se De la Rosa Voltou, porque não Nelsinho?
    O cara errou? Errou, mas já pagou caro ficando de fora.
    Não pode é fazer merdas novamente. Se vier que venha para mostrar a que veio.
    Talento ele tem, mas é preciso mostrar.

  32. Paulo César disse:

    ô povo da memória curta.
    Escrevam aí: é só Felipe Massa andar na frente do Alonso em 3 ou 4 corridas que a conversa fiada vai mudar.
    O problema de Massa são os pneus. Mas aí podem perguntar: mais o Alonso não tem os mesmos carro e pneus? Sim, tem. Porém o estilo de pilotagem dele beneficia o aquecimento dos pneus.

  33. Gustavo disse:

    Nelsinho tomava só 0,3 s do Alonso, c/ a equipe trabalhando INTEIRAMENTE pro espanhol (inclusive carro melhor). O Massa tem tomado constantemente 0,5 , 0,6 s andando de FERRARI. Acho que as desculpas do Massa já estão ficando escassas…e depois o Nelsinho que era ruim…o que não pode é dar 1 de Bruno Senna e Di Grassi…pagar 1 fortuna e correr de velocípede…

  34. TOM SEM FREIO disse:

    Primeiro a que ter muito cuidado com essas equipes americanas. Eles em questao de formula um sao meio ruins. Eu acredito que Nelson Piquet, (pai ), nao entraria em uma barca furada. Só entraria para ganhar, porque nao quer por o nome do filho ao ridiculo de novo. Agora se for uma equipe seria e der certo, eu espero que eles tenham sucesso.

  35. Marco Antonio disse:

    Bom dia!
    Eu sempre achei isso tb,o Nelsinho ñ ia pro Q2 ou Q3 com uma diferença minima do Alonso,diferente do massa q já esta um tempo na ferrari e teve sempre apoio,o Nelsinho alem disso sempre sofreu uma enorme pressão.
    Acho que tem que voltar pra F1,apesar do que falam alguns,ele tem muito potencial! Abraços!!

  36. Francisco Freire disse:

    Foi muito mal, ele definitivamente não é um bom piloto. Desde as categorias de base (se assim podemos chamar), teve o apoio financeiro do pai. O Nelson chegou a montar uma equipe para o filho correr! O cara pode ser mediano e Nelsinho é mediano, sempre em um ótimo carro não tem como não obter bons resultados. Pior do que isso ele demonstrou ter um péssimo caráter com o episódio de Cingapura.

  37. Sandro disse:

    Acho que o Massa vem decepcionado e provando que é um piloto mediano. Vejo isto desde os tempos da Sauber. Nelsinho foi até pior do que Massa e acho que depois de Senna o Brasil não teve mais um piloto que dignificasse a história de nosso país neste esporte. E esta história de que piloto precisa de equipe de ponta com carro vencedor também não cola haja vista o que se passou com Barrichello e Massa. No momento o melhor piloto é Hamilton que embora se comparado aos grandes do passado se torne um piloto comum é o que mais arrisca em arrojo e velocidade.

  38. Para mim é claro uma coisa, se o Massa é tão ruim mesmo, o Raikkonen também é, pois os dois sempre andaram próximos. Como acho Raikkonem e MAssa bons pilotos, creio que o problema é com o Massa atualmente. Nao sei se algo relacionado ao acidente. Sobre o Nelsinho, ele pareceu ser fraco mesmo. Andou em um carro médio e nunca fez nada perto do que faz o Kubica atualmente em um carro parecido, por exemplo. Aquele segundo lugar na Alemanha foi mais circunstancial por conta do Safety Car do que uma grande corrida de.e

  39. FES disse:

    Maldita pressão de piloto e dinheiro!!!

  40. Setúbal disse:

    Comparar Kova com Nelsinho? Oras, se querem fingir q entendem de auto postem no Orkut, mas nao cometam tal atrocidade…

  41. Douglas disse:

    Acho que o Nelsinho merece uma segunda chance. É um rapaz jovem, que cometeu um ato vergonhoso, mas que se arrependeu e teve muita coragem de assumir pro mundo inteiro tudo que fez. Acho que ele não teve poucas chances de mostrar seu talento na Renault. E o peso enorme do sobrenome Piquet, que facilitou sua entrada na F1, passou a pesar muito em suas costas depois disso.

  42. Ricardo disse:

    O Nelsinho sempre disse isso.

  43. Deco - SEP disse:

    O Massa é ruim mesmo !!! Ele perdeu para TODOS os seus companheiros de equipe desde que entrou na Formula 1 pela Sauber, conseguiu perder até para o Villeneve (que segundo as vozes do plim plim que o chamavam de chincane ambulante, quanto a ruimdade do Massa não se tem dúvidas.
    Já quanto ao Nelsinho ele quando teve a chance dele não soube mostrar a velocidade necessária. O Hamiltom por exemplo já na sua estreia boutou o Alonso (dique Vigarista) no chinelo….

  44. Marcelo Pé disse:

    Se ajguêm daqui fizesse diferente do que ele fez, com tudo que ele estava carregando nas costas, que atire a 1º pedra.
    Diariamente fazemos pequenas coisas piores que ele fez por mil conto por mês.
    É sempre muito fácil falar sem saber da verdade e sem estar dentro do assunto..
    Nelsinho, torcemos por você de volta na F1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>