EM ALTA

SÃO PAULO (forever) – Ah, a fumacinha… Vocês, fariseus, que vivem decretando a morte dos motores dois tempos, leiam a mensagem do Luis Albertyn, blogueiro do Rio que manda a grande notícia:

A história é a seguinte: os suecos (sempre eles…) da Husaberg acabam de lançar uma linha de motos 2 tempos de enduro, as TE 250 e TE 300, ambas com injeção eletrônica (não conheço nenhum outro motor 2T injetado…), partida elétrica, ignição programável, freios e embreagens hidráulicas Brembo, suspensões WP, enfim, o fino do fino.

A novidade já seria legal por si só, por ir na contramão dos outros fabricantes, que exceção feita à austríaca KTM, praticamente abandonaram os propulsores com este ciclo. Mas acontece que estas são AS PRIMEIRAS motos 2 tempos NA HISTÓRIA da Husaberg, uma das pioneiras no 4T e que já teve como slogan “the 4-stroke Power”. Isso, sem dúvida alguma, mostra que ao contrário do que muita gente pensa, os 2 tempos não morreram e têm, sim, muito futuro, já que com a tecnologia atual, além de continuarem a ser leves, eficientíssimos e de manutenção descomplicada e barata, podem ser também pouco poluentes.

As motos são lindíssimas como você pode ver na foto da TE 300 em anexo e nesse vídeo aqui dá pra ouvir a deliciosa música das pequenas…

Eu fiquei doido com a sinfonia. Conheço alguns blogueiros aqui que vão ficar também!

Subscribe
Notify of
guest

46 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
moisés sampaio
moisés sampaio
12 anos atrás

Qui droga! porque o Brasil é assim, sou estudante de engenharia eletrônica e no semestre passado fiz um projeto de pesquisa pra implementar injeção eletrônica e turbo compressor em motores 2 tempos, e não sabia que já existia 2 tempos com injeção, agora o que vou fazer com meu projeto..????…..afffzzz

frank
frank
13 anos atrás

amigos… tenho uma Husqvarna 360 leve e com essa usina no motor dois tempos a moto é um canhão!!!! …voces não tem noção do que acelera!!!!!!
……….e fuma bastante ahahaha…

Acarloz
Acarloz
13 anos atrás

Seu velho e chato, moto pra terra prá mim TEM que ser 2 tempos ( e com fumaça!)

Ubirajara Martins
Ubirajara Martins
13 anos atrás

Como voce disse, eu também acredito na volta do 2 tempos.
A atual eletronica, aliada a mecânica moderna, conseguirá um 2T extremamamente eficiente.

Nelson Dantas
Nelson Dantas
13 anos atrás

essas dois tempos sempre aparecem no blog do Fabiano Rosa, fbmmotos, que tem histórias legais das MZs e das Agrales. Agora, essas Husas….parabéns ao Albertyn!!

Lusitano XXX
Lusitano XXX
13 anos atrás

Fala sério !
Quem nunca ficou arrepiado de ouvir uma RD 350 LC, com dois “sarachu”, esticando marchas e “abrindo o gás” ?
E uma Suzuki GT 380, com seus três “musicais” cilindros então ?
Música mesmo, embaralhando na baixa, e gritando na alta …
E o cheirinho do M-50 ?
Saudades do tempo que o dois tempos era sinonimo de emoção .
Acho que estou ficando velho…

Paulo Franco
Reply to  Lusitano XXX
13 anos atrás

Não tá ficando velho, não, Lusitano XXX!
Eu costumo dizer para os nossos alunos na escola de pilotagem que a “limpada” lá pelos 7000 rpm de uma RD 350LC preparadinha, é uma das sensações mais fantásticas que um motociclista pode ter com uma moto de rua.
Mesmo se vc comparar com as mais potentes 1000cc do mercado, a sensação de potencia é algo como um interruptor de energia “on/off”, até parece que escapou uma sexta marcha e entrou uma quarta, empurra de uma vez!
Eu imagino o que era uma TZ 750.
Gostaria MUITO de pilotar uma, seria a realização de um sonho!

Winston
Winston
13 anos atrás

Yamaha XWS

Winston
Winston
13 anos atrás

é 2T bom mesmo é o motor de popa 40HP 701cc, o som lindo um 2 cilindros refrigerado a agua muito bom .

Fábio
Fábio
13 anos atrás

Fala pessoal, vi que há varios comentários sobre poluição. Ja saiu aqui no blog sobre os 2t OPOC que são limpos, queima perfeita sem oleo 2t, até o Bill Gates entrou na parada. Outra coisa é sobre os motores eletricos, definitivamente eles não são o futuro, são apenas uma opção, esses motores são limpos quanto emissão de fumaça apenas, a cadeia é pior, poluiremos o planeta com baterias (hoje as nossas pilhas e baterias já são um problema), além do que o consumo de enegia eletrica devido a crescente demanda geraria um maior numero de usinas nucleares (lembrem-se que não faz tanto tempo assim, baste uma pequena seca que nossos reservatorios baixam e dá-lhe racionamento). Esse 2t novos com etanol e oleo 2t sinteticos e injeção eletronica, podem sem muito eficientes inclusive frente aos 4t. Abç.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
13 anos atrás

Eu sou fã de 2T. Minhas primeiras motos, ou modelos inesquiciveis (ou não): FBM, DT, RX180…

Hoje, eu tenho uma H6. Estúpida, um canhão. Ando a fim de ter uma RD350.

Maurício MV.
Maurício MV.
13 anos atrás

A sensação de pilotar uma cross/enduro 2Té algo fantástico. Adoro as 2T. Viva a fumacinha!!!

Gabriel de Amorim
Gabriel de Amorim
13 anos atrás

Sim, Flávio….

li no Estado de Minas a respeito destas motos, acho que há uns 3 ou 4 domingos… e a tecnologia da injeção eletrônica, com as novas descobertas da engenharia, parecem fazer os motores dois tempos renascerem!!!

Motorsport in Angola
13 anos atrás

Também gosto muito dos motores dois tempos, mas são mais poluentes que os quatro tempos – basicamente, porque o óleo tem que estar na mistura ar/gasolina para lubrificar o motor. Queimando este óleo 2 tempos, não há como atender índices de poluição.
Estas maravilhosas Husaberg estão sendo fabricadas porque são para uso off-road e não precisam atender as leis de emissões dos EUA, por exemplo.
A revista Race Engine Tecnology de abril de 2010 traz uma reportagem sobre motores 2 tempos da CRP (motos de corrida 125cc). Lá há uma quadro falando sobre as possibilidades evolutivas para os 2 tempos. Já há um motor 125cc de kart, desenvolvido pela Voelkl, com injeção direta e uso de materiais no cilindro que não necessitam lubrificação de óleo.
Se o ethanol for usado, melhor ainda, já que o motor pode trabalhar “mais frio”, além de ser menos poluente.

Rodrigo Pacheco
13 anos atrás

Meu irmão tem uma Gas-Gas (tem hífen?) espanhola,
que também é motor 2T marca famosa por fabricar motos com este motor.
Abraço Flavio

Fabricio Schneider
Fabricio Schneider
13 anos atrás

Ótima notícia, motocross com 2T era muito mais gostoso de assistir, hoje parece corrida de tratores.

Saudades da minha DT-200!

Natal Antonini
Natal Antonini
13 anos atrás

Só para contribuir. Além dos motores de popa injetados, tem alguns scooter italianos, os Aprilia Ditech, que usam o sistema de injeção assistido a ar desenvolvido pela empresa australiana “Orbital”, meu trabalho de conclusão no curso de Eng. Mec. foi em cima desse sistema. Em ambos os casos a injeção é direta, ou seja, com o combustível indo direto para dentro do motor, o que para um 2T é ótimo. Alguém sabe se esses da Husaberg são com injeção direta ou indireta?

Luis Albertyn
Luis Albertyn
Reply to  Natal Antonini
13 anos atrás

Natal, como já respondi em outro cometário, eu me enganei: as Husas, como as KTMs 2T modernas, ainda usam carburador, no caso, um Keihin.

Allan Jurk
Allan Jurk
13 anos atrás

Os que possuem motos de competição com motores 4 tempos e manutenções caríssimas têm saudades das 2 tempos…….

Dú
13 anos atrás
Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

Prefiro a Kawasaki klx 250.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Ah, as Agrales barulhentas e suas fumacinhas. Bons tempos….

Claudio Drummond
Claudio Drummond
13 anos atrás

Parece que mori e cheguei ao “PARAÍSO”…

Carlos F1
Carlos F1
13 anos atrás

Que maravilha!!! Em 1987 tive uma DT-180 Trail da Yamaha (já com o compartimento separado para o óleo), e fazia trilhas todo fim de semana.
Até hoje não entendo a descontinuação dessa fantástica máquina. Um belo torque que nos proporciona uma das maiores emoções em pilotar motos: a arrancada!
Quanto custará uma dessas por aqui???

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
13 anos atrás

Podiam ter tirado a música do vídeo para deixar só a música dos 2T.
Interessante que essas 2T modernas mantém o som característico.
E são lindas.

ALEX B;
ALEX B;
13 anos atrás

Ecologicamente, COISORRROROSA (133)

Fernando Zimmermann
Fernando Zimmermann
13 anos atrás

eu tenho duas 2t uma agrale e Uma DT 180….umas naves

rafael pipoca
rafael pipoca
13 anos atrás

Tenho curiosidade de saber se já existiu algum v8 2 tempos?

Marco Nunes
Marco Nunes
13 anos atrás

Flávio

Sou trilheiro das antigas e posso dizer que essa motoca é o sonho de todos aqueles que, como eu, não conseguem esquecer o cheiro e o som das 2T.
Cabe esclarecer que, na Europa, nos “Extreme Enduros” como eles chamam por lá, a quantidade de motos dois tempos é bem maior que as de quatro tempos. Ou seja, a fumacinha por lá vai muito bem, obrigado.

Por fim, preciso dizer que houve uma pequena incorreção no texto do nosso amigo Luis, que é a questão da injeção eletrônica. Estas motos ainda não as têm . Contudo, fontes ligadas à fábrica dizem que já está em testes uma “injeção direta” para estes motores, que os tornarão tão (ou mais) econômicos e poluentes que os quatro tempos.

Grande abraço

Luis Albertyn
Luis Albertyn
Reply to  Marco Nunes
13 anos atrás

Tens razão, Marcio. Estava tão inebriado com a fumacinha que andei vendo coisas…

Elas usam um carburador Keihin e a boa e velha pré-mistura (1:60), assim como as 125, 250 e 300 da KTM. Portanto, pelo que o pessoal falou aí em cima, 2T com injeção só mesmo em motores de popa por enquanto.

Abraço e valeu pela correção.
LA

Fábio
Fábio
13 anos atrás

Linda moto, parece que na Europa, as 2t continuam vendendo bem (não para os profissinais), devido ao baixo custo de manutenção, essas motos da husaberg também tem partida eletrica, moleza.. FG só pra não perder o assunto, dá uma olhada no site na MZ eles não pararam, estão na Moto 2, preparando uma moto para enduro e fabricando um patinete esquisito, tá valendo, poe no google mz motorrad que cai no site alemão.

Vicente
Vicente
13 anos atrás

BOMBA! BOMBA!
Massa está abandonando a F1!!!!
Vejam o furo:
http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/20106/
sei que ñ tem nada haver com o post, mas é importante!!!!!

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Vicente
13 anos atrás

Caraca, igual ao Rubinete… Ah, Felipinho…

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Vicente
13 anos atrás

Eu ouvi essa entrevista e logo depois uma do Rubinho. O Massa não fala nada com nada, não responde às perguntas se faria de novo aquela bandalha. O Rubinho estava falsamente solidário com o Massa, mas percebe-se claramente que ele estava radiante. Óbvio, agora são duas as Genis para carregar o fardo.

E que papo furado do Massa de que “só penso no meu país”.

Seus verdadeiros fãs, os que entendem de automobilismo, e repugnam o ufanismo brega do Galvão e quejandos queriam apenas que ele acelerasse, que tivesse dado as respostas certas ao Alonso e à Ferrari nas horas certas. Enfim, que tivesse tido culhões.

Dois tipos de pessoas misturam automobilismo, futebol, volei etc com pátria: os tolos e os muito espertos.

Abs.

ITALIANO
ITALIANO
13 anos atrás

Escrevo na esperança de ser o primeiro e merecer uma resposta. Você deu pulos de alegria quando Muricy recusou o convite de R.T. exortando todos os técnicos, jogadores e pessoas do esporte a fazerem o mesmo até a queda de RT. Não é o caso de adotarmos uma postura um pouco mais crítica com relação a F1? Vamos fazer uma campanha para ninguém assistir a F1? Vamos fazer um movimento INTERLAGOS VAZIO NO GP BRASIL? QUE TAL? PRECISA SER MACHO NE? PRECISTA TER CULHÕES não é verdade?Comentar o próximo GP, pneus mais adequados, chances de cada piloto COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO, beira o cinismo. Se não é negócio fazer algo desta natureza, pelo menos você e seus colegas, tipo Seixas, Teo José, Capelis da vida poderiam poupar-nos da FALSA INDIGNAÇÃO.
Atenciosamente
Giuseppe D’Aliesio Junior

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Para quem não conhece, vai a dica.. Dêem uma procurada no motor Evinrude E-TEC (www.evinrude.com)… Leve, tamanho reduzido, muita potência.. É a volta do motor 2 tempos, agora ecologicamente correto…

Paulo Franco
13 anos atrás

Eu tinha lido essa notícia no site http://www.mundomoto.com.br do Fausto Maciera e uma ótima notícia.
Sobretudo, porque um motor dois tempos, especialmente em motos de pequena cilindrada e por conta da forma de entrega de potencia, faz com que se aprenda a pilotar melhor, respeitando a faixa entre torque e potencia do motor, a gerenciar trajetórias em função dessa faixa de trabalho do motor, em suma, forma pilotos mais completos.
Por isso que eu me preocupo com as mudanças que a Dorna quer fazer na categoria 125cc do Mundial de protótipos.
Á guisa de respeitar o meio ambiente, os cartolas mundiais querem achar um jeito de tirar os motores dois tempos dessa categoria, trocando-os por motores quatro tempos que teoricamente são menos poluentes.
Deveriam simplesmente estabelecer valores de emissão de gases e deixar o pau comer.
E, baratear, regulamentando o uso de materiais com um custo mais acessível, favorecendo o renascimento desta categoria em diversos países para formar bons pilotos.
Assim as pequenas fábricas teriam um incentivo para continuar a competir, pois do jeito que eles estão querendo só beneficia as gigantes japonesas, especialmente a Honda.
Longa vida aos 2T.

Rodrigo Nunes
Rodrigo Nunes
13 anos atrás

Motores de popa 2T já têm, há tempos, injeção eletrônica.

Dú
13 anos atrás

A KTM está fazendo isso faz tempo, mas pitacos depois, Adrenado, pois amanhã a esta hora estaremos com o TWO STROKE FOREVER do 96 ligado…

Marcelo Krüger
Marcelo Krüger
13 anos atrás

Com relação ao comentário de que são desconhececidos outros motores 2 tempos injetados, há a linha náutica de motores de popa da Evinrude/BRM que são a útlima tecnologia em motores de popa, mais econômicos, mais silenciosos e menos poluentes que os motores 4 tempos dessa linha, esta lançada há nem tanto tempo… Inicialmente, lançaram os 4 tempos em razão do alto índice de poulição etc dos 2 tempo, porém o desenvolvimento das tecnologias para os 2T mostrou-se tão eficiente que os 4T estão um tento desprestigiados.
Abraço a todos.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Marcelo Krüger
13 anos atrás

Olha aí… eu pensava que isso (menos poluente que os 4T) não fosse possível. Que bom que é, porque adoro 2T.
Obrigado.
Abs.

Julio Cezar Kronbauer
Julio Cezar Kronbauer
13 anos atrás

Fim dos dois tempos? Mas tá maluco! Achei um pecado acabar com os dois tempos no Motocross, agora, esta notícia só anima.

Motocicleta para terra sem barulho de dois tempos não é a mesma coisa…

Minoru
Minoru
13 anos atrás

Me lembro que a Honda tinha um protótipo para o Dakar (quando este era ainda feito na África) que era 2T e que além da leveza e potência era praticamente “smoke-free”.

E pensar que a própria Honda nunca foi muito fã dos 2T, pois sempre acreditaram que um 4T poderia em tese fazer a mesma coisa, vide a fabulosa NR500 de 32 valvulas criada para fazer frente aos 2T mas que não deu certo; em dois anos ela criou a NS500 tricilindrica e um campeão chamado Freddie Spencer.

Cacá
Cacá
13 anos atrás

Sou praticante do off road (enduro fim) A Husaberg é da KTM e funciona como um laboratorio,Podem ter certeza que jaja a KTM sera lançada com esse motor tambem,Show de bola,inclusive falando em manutenção que é bem mais em conta que a dos motores 4 T .

Minoru
Minoru
13 anos atrás

Me lembro que a Honda tinha um protótipo para o Dakar (quando este era ainda feito na África) que era 2T e que além da leveza e potência era praticamente “smoke-free”.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
13 anos atrás

Motores quatro tempo pouco poluentes?… Bom, deve ter jeito de melhorá-los, obviamente, mas não creio que algum dia venham ser menos que os de 4 tempos.

E tem mais. Estamos partindo a passos largos para os motores elétricos com emissão zero de poluentes.

PS. Tive 11 motocicletas – 3 de 4T e 8 de 2T. Para andar e para a manutenção nada melhor que as de 2T. Eu as adorava.

Abs.