EM DEFESA DE SCHUMACHER

SÃO PAULO (corre, rapaz!) – Acho que merece vossa apreciação a análise de Jenson Button sobre o mau ano de Michael Schumacher. Em resumo, ele diz que como o carro da Brawn estava sendo feito para o estilo dele, Button, de pilotagem, o alemão acabou pegando uma bucha irremediável: um carro que se comporta ao contrário daquilo que ele sempre gostou.

Sendo assim, está apanhando que nem cachorro viralata (tem hífen?). Porque Button foi para a McLaren quando a Brawn já tinha projetado o automóvel para seu gosto e estilo e Schumacher pegou a máquina pronta, sem tempo de mexer no seu conceito. A Mercedes comprou o time e tocaram o projeto do jeito que ele nasceu.

É uma explicação razoável. E Button acha que, no ano que vem, com um carro mais adequado ao estilo dele, Schumacher, o heptacampeão vai dar trabalho. Faz sentido.

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HIDERALDO
HIDERALDO
7 anos atrás

Na verdade, tudo é uma questão contratual que envolve milhões e muitos interesses (quase todos financeiros). Quando o Barrichello estava na Ferrari e passava sendo “podado” pela equipe, inclusive uma vez sendo deixado em cima do cavalete em uma largada, ele falava que a Ferrari era “uma grande família”, anos depois na globo, junto do Galvão ele disse “não… não é meu amigo” (referindo-se a Schumacher). É claro que na verdade, o alemão É MELHOR que o Barrica, mas mesmo assim a equipe FERRARI, NUNCA deixou haver uma competição, pois precisava do alemão “sozinho”, para com o melhor carro que já foi feito,(Ferrari 2000 até 2004) empilhar os títulos que precisava para ser “o melhor de todos os tempos”… assim eles afastaram o “fantasma” de um argentino ter o maior número de títulos…

HIDERALDO
HIDERALDO
7 anos atrás

Esse Schumacher foi a maior “armação” dos europeus na história da Formula 1. Porque? Simples. Antes de Schumacher quem era o maior vendedor??? FANGIO com 5 titulos…vocês acham que os europeus iriam engolir por muito tempo um sul americano (argentino) maior vencedor de uma categoria totalmente EUROPEIA??? o Schumacher, claro, sempre foi muito rápido e eles só precisavam lhe dar o melhor carro e “punir” quando algum adversário chegasse perto dele (Juan Pablo Montoya que o diga). Os anos de ferrari falam por si só. O Barrichello preso a um contrato, não podia ser adversário. Além do que o Barrichello passava quebrando, o Schumacher não…E, para completar quando alguém ultrapassasse o alemão era punido como o Montoya… Eu acompanho F1 a 40 anos e esse Schumacher, só chegou aonde chegou pela ajuda que teve dentro e fora das pistas…

Mauricio Lessa
Mauricio Lessa
13 anos atrás

Ele não é o maior de todos na sua opinião, Flávio? Aqui cabe um velho e bom enigma. Ele foi bom porque tinha um carro imbativel, ou tinha um carro imbativel e por isso era bom? Sempre achei que a sua volta a F1 seria cascata e iria queimar sua carreira. Duvido que ano que vem faça algo melhor.

Will
Will
13 anos atrás

Muito elegante, o Button!

rossano
rossano
13 anos atrás

Viralata não tem hífen pois não se deve usá-lo em certas palavras que perderam a noção de composição. Exemplos:
girassol , madressilva, mandachuva, paraquedas, paraquedista, pontapé.
Abraços.

Ricardo Silva
Ricardo Silva
13 anos atrás

Em algum momento no passado, eu li que o Schumacher sabia tirar o maximo de um carro. Me parece que o Nico esta tirando mais do carro e nao o Schumacher. Quer dizer que o carro tem que estar preparado ao estilo do piloto para ele tirar o maximo?

Adalton Moura
13 anos atrás

é sem hífen mesmo.

O PENSADOR
O PENSADOR
13 anos atrás

Bem todos da Mercedes já disseram que o carro tem problema de projeto. Se for reparar o carro da Mercedes com o da RedBull, nota-se que o desenho da Mercedes é totalmente diferente dos carros de ponta…. O bico do carro da Mercedes é muito baixo em comparação aos demais carros de ponta….agora os brasileiros ao invés de preocupar em detornar o Alonso que levou vantagem sobre o Massa fica preocupado com o Shumacher, aguardem que o cara vai voltar e calar a boca destes dispeitados… viuvas apaixonadas….

Marcio Ferreira
Marcio Ferreira
13 anos atrás

o Barrica correu com o Button e com o Schumi. Com o Button ficou muito mais perto de ser campeão do que nunca em sua carreira, não fosse o problema com os freios, Acho que teríamos um Barrichello campeão na Williams.
Aí vem a pergunta, durante o tempo que estava na Ferrari os carros eram feitos pro estilo do schumi. Na Brawn o dono da bola era o Butão. E Barrica andou bem tanto na Ferrari quanto na Brawn.
Apenas um pensamento.

Joao
Joao
Reply to  Marcio Ferreira
13 anos atrás

e tomou pau dos dois.. andou bem, mas nunca o suficiente.

marcio cordeiro
marcio cordeiro
13 anos atrás

É sempre assim,quando vamos mal, se da desculpas pra todos os erros.Quando vencemos somos os fodas,principalmente se vir em serie.Sera que é tao dificil de aceitar que pode existir alguem no mundo que faça algo melhor que voce?

Schumacher achou que ia sentar num foguete,e encontrou uma ancora tedesca.Sera que Rubens esta fazendo falta?

Carlos
Carlos
13 anos atrás

É a opinião do campeão do mundo, mas deve ser relativizada. Por dois motivos. Primeiro, na atual F1, com toda a eletrônica embarcada que existe nos carros, os engenheiros e projetistas valem-se mais dos dados obtidos pelos sensores, e posteriormente por simulações em tunel de vento e simulações em computadores, do que necessariamente da opinião do piloto. Acredito mesmo que, os mais jovens pilotos não têm o conhecimento necessário para opinar sobre o desenvolvimento do carro, como, acontecia por exemplo com Prost e Piquet. Por isso acredito que o carro da Mercedes, não necessariamente foi desenvolvido para Button. Rosberg tem apresentado um desempenho melhor, e não tem o mesmo estilo de pilotagem de Button. Se o raciocínio de Button estivesse correto, ele próprio não estaria conseguindo extrair um bom desempenho do seu carro, pois o mesmo, teria sido desenvolvido para o estilo de pilotagem de Hamilton, radicalmente diferente do estilo de Button.
Segundo, schumacher pode ser o mesmo. Mas a F1, e os pilotos que nela estão, não. As coisas mudaram e schumacher parece que não tinha percebido isso. Como um grande campeão que foi, seru conhecimento seria valioso para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do carro dessa temporada. Vejamos o que tem ocorrido com a Willians e Barrichelo. Mas pelo contrário, não se vê nada disso. Será uma aposta de risco para Mercedes mantê-lo mais um ano.

selvagem
selvagem
13 anos atrás

Eu acho muito bacana ler depoimentos como esse que mostram que cada piloto tem um estilo diferente de pilotar, mostrando que um que se dá bem com um carro, outro pode se dar mal e vice-versa.

Mostra pors bobos que acham que só carro bom vence corrida.

celio ferreira
celio ferreira
13 anos atrás

Gente quando o Piquet se acidentou em Imola, disse que voltou 1 segundo mais lento, e que levaria 1 ano para tirar esse segundo.Massa esta mais lento, depois do acidente, Shumi parou 3 anos,Acho que ano que vem volta tudo ao normal. Porque para agravar a situação, nâo pode treinar mais.

luizao
13 anos atrás

Na verdade meu caro fg o Dick Vigarista tem o carro feito para ele. Lembra que a mercedes elaborou um novo chassis deixando de competir pelos primeiros lugares com o Rosberg?
hein, hein?
O atual carro é feito para o estilo Dick de ser.
Não tem desculpa.
Fica vc e outros dando desculpas quando o óbvio é ululante: não tem ninguém para acertar o carro para ele.
Agora, cá entre nós, duro mesmo é aguentar o bueno dizer que ele está se divertindo. O bueno é um torcedor de futebol…..

Flávio
Flávio
13 anos atrás

Claro FG, faz todo o sentido…

Essas desculpas só não fazem sentido quando são dadas pelo Barrichello…

Que tal essa: Schumacher voltou à F-1 e encontrou piloto e não marionetes. Por isso agora se dá tão mal. Hããã??? Boa essa??? Não? Pois é, essa do Button é tão estapafúrdia qto…

Beto
Beto
13 anos atrás

Se tem algum piloto entre os blogueiros, ou o próprio FG, gostaria de fazer uma pergunta: Existe algum piloto no mundo que goste de carro de “saia de frente”??? Entendo que possa existir preferencia de carro mais firme, menos firme de traseira, certo??? ou estou errado??? Alguem andando a 250km/h pede para o engenheiro: quero que a frente do meu carro fique mais solta???

Marcos T.
Marcos T.
13 anos atrás

Considerando que, de todas as diferenças de estilo de pilotagem que possam existir, ter um carro que se comporta do modo oposto ao que você espera numa briga com pilotos que possuem os carros setados conforme o gosto de cada um, aonde a luta é por milésimos de segundo, faz sentido sim essa diferença de tempo, somado ao aprendizado em guiar um carro bem diferente daqueles que ele guiava quando parou. Para quem anda a mais de 300km\h e freia dentro da curva, recebe uma carga de força G absurda no contorno das curvas e precisa ter reações instantâneas e, quando você espera que o carro saia de frente ele faz o contrário e sai de traseira, já são décimos de segundo, ou segundos, que se perde até acertar o carro ou, dentro do cockpit, se acertar com o carro. Caso semelhante era quanto ao freio, de quem usa o pé esquerdo pilotar o carro do outro que freia usando o pé direito. Enfim… só existe uma maneira de se tirar isso a limpo. Esperar até 2011 e ver o que o alemão faz com um carro feito para ele, e também após um ano de “treinos ao vivo” durante as corridas desse ano.

Galvão
Galvão
13 anos atrás

As viúvas são muito organizadas. Sempre que sai eleição em algum jornal aberto ao público, enche de brasileiro votando. A última foi no Gazzeta dello Sport.

Rodrigo T. Lamonato
13 anos atrás

FG: isso me fez lembrar de uma historinha acontecida em 1996, quando Berger e Alesi foram contratados pela Benneton.

Nos testes da pré-temporada, ao andar com o carro do ano anterior, que deu o bi a Schumacher, os dois detestaram o bicho.

Dá uma passadinha no meu blog que eu escrevi sobre isso.

http://splashandgo.wordpress.com

Emerson Saboia
Emerson Saboia
13 anos atrás

Se fosse o Rubens tu já tinha atirado um caminhão de pedras nele. Como é o bostífero do Dick Vigarista…

Mário Sérgio
Mário Sérgio
13 anos atrás

[Viralata…( devidamente anotado)].
Eu não gosto do Cepacol, porém, é indiscutível as suas qualidades e os 7 títulos que carrega na bagagem, portanto creio que vá correr até enjoar e nem dar ouvidos aos que criticam.
Próxima temporada talvez ele brigue com mais igualdade com o Rosberguinho.

Barrica é o cara
Barrica é o cara
13 anos atrás

Pra provar que o Barrichello é melhor que o Schumacher basta comparar o número de posts de cada um.

Qualquer assunto relacionado ao Barrichello “bomba”.

Qualquer assunto relacionado ao Schumacher não chega a 100 posts.

Ahahahaha…

Nilton
Nilton
13 anos atrás

Meu como existem memórias curtas !!!
Este fantástico Button da nova geração tomou várias ultrapassagens humilhantes do Alemão, então em que esta nova Geração é superior a do Schummy ??
O Rubinho continua muito bem.
Ele toma 02 décimos, cara o que são 02 décimos para nós ?? pou uma conjunção de fatores, idade, treinos, muito tempo parado, carro não adaptado, os pneus que estão lhe incomodando bastante.

É impressionante como os seus pneus tem se desgastado rápido, isso está acabando com ele, reparem, isso é fruto de não adaptação ao carro e aos pneus.

Prestem atenção nas voltas lançadas, ele faz a primeira volta melhor que o Rosberge, a segunda que é para valer com menos combustível os pneus dele já foram embora.

O desafio dele é grande, com os problemas deste ano mas com regulamento de pneus novos para o ano que vem o Alemão vai estar em pé de igualdade e mostrar a sua real condição.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

bobagem, o rosberg sentou no mesmo carro, acelerou e andou mais do que o compatriota.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
13 anos atrás

Pífio desempenho em 1994? O cara fez só três corridas! E fez a pole nas três! Na primeira, liderou até a Benetton fazer aquela maracutaia no reabastecimento (que culminou com o incêndio no carro do Verstappen na Alemanha) e colocar o Schumacher na frente. Depois rodou tentando alcançar o alemão (única bobagem nas três corridas). Na segunda, leva um toque por trás na largada (do Hakinen), roda e leva uma bordoada do Larini (que substituía o Alesi na Ferrari). E na terceira, liderou até a barra de direção quebrar e jogá-lo no muro da Tamburello.

O Schumacher, ao contrário, fez mais de 10 corridas este ano, completou a maioria delas, mas não fez uma única pole (passou bem longe disso), nem liderou uma volta sequer (passou longe disso também).

Tem certeza que quer comparar? Tirando a rodada em Interlagos, não houve nada de pífio no desempenho do Senna em 1994. Pífio foi esse comentário típico de quem não assistiu as corridas e depois vem comentar as estatísticas.

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Sim, isso explica a situação. Ao mesmo tempo que mostra claramente que aquela história de que “o Schumacher é um gênio pois consegue se adaptar a qualquer situação e mudança de regulamento” é pura balela. Sem um carro exatamente do jeito que ele quer, ele é apenas um bom piloto. O grande talento do Schumacher era pegar um carro assim fazer voltas voadoras antes das paradas e voltar na frente. Logo, o fato de que o Schumacher é o piloto mais bem-sucedido da história da F1 é a conjunção dos fatores 1) carro superior à concorrência e perfeitamente construído ao seu estilo 2) a “era do reabastecimento com troca de pneus”, que permitia a ele fazer aquelas voltas voadoras, destruindo os pneus, para voltar na frente com pneus novos e 3) um gênio da estratégia que sempre encontrasse o melhor momento da corrida para ele fazer o que está no item 2 sem encontrar tráfego. Como atualmente todo mundo para praticamente ao mesmo tempo (e aí estratégia não influi tanto) e o carro não está “do jeito que ele gosta”, dá nisso: surra espetacular do Rosberg em cima dele em praticamente todas as corridas. O que é mais irônico é que o Schumacher, tido até dia desses como esse cara que “consegue se adaptar a qualquer carro, pneu ou regulamento” começou o ano apanhando do Rosberg, e aí quando a equipe mexeu no carro pra deixar mais do jeito que ele gosta ele momentaneamente fez algumas corridas melhores que o Rosberg e em seguida foi justamente o Rosberg que se adaptou à situação e voltou a bater o Schumacher sistematicamente.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

Tomara que o alemão volte como todos esperamos.

Imaginem o duelo pelo titulo Red Bull/Ferrari/Mc Laren / Mercedes?

Seria um ano sensacional.

Alvaro Junior
Alvaro Junior
13 anos atrás

Interessante, o Schumacher não está tendo um bom desempenho porque o carro não foi construido para o seu estilo de pilotagem.
Agora, imaginem o Barrichello na época da Ferrari, pegando um carro feito especialmente para o Schumacher, e façam uma analise. O estilo de pilotagem e o ajuste para o Barrichello não é muito parecido com o do Schumy, mas eles são recordistas de dobradinhas – 24 – no período em que pilotaram juntos, de 2000 a 2005.
Bom, se o carro não está como gosta, ele deveria adaptar-se, a exemplo de outros, e ver se consegue chegar mais junto do companheiro de equipe, seja atrás ou na frente, capacidade ele tem com certeza, não tem é muita vontade de se adaptar, coitado do Rosberg no ano que vem.

Scooby
Scooby
Reply to  Alvaro Junior
13 anos atrás

Alvaro, o carro do Barrichello era desenvolvido para o estilo dele, Barrichello, de pilotar.
Em todas as equipes funciona desta forma! O problema, como mencionou o Button, é que ele gosta de carro “traseiro”, equanto Michael gosta de carro “dianteiro”, embora o carro continue sendo modificado ao longo da temporada, o projeto não é mudado, permanecendo o mesmo.

Felipe Neto
Felipe Neto
13 anos atrás

Ah, Flávio !!! Vai plantar babatas…. Cara fanático pelo Schummerda… O cara tá apanhando SIM do carro, e não é porque ele sai de traseira não… é porque esse alemão só ganhou 7 mundiais porque tinha companheiros como o rubinho pé-de-chinelo, adversários como o maconheiro do Villeneuve, Hill e outras criaturas do tipo. Hoje o buraco é mais embaixo, amigo. Tem gente como Lewis Hamilton, que tenho coragem de comparar a Ayrton Senna, Button, Vettel, o marido do massinha (Alonso), Weber, Kubica, até o Sutil. O nobre alemão deveria enfiar o rabinho entre as pernas e voltar a pilotar F1 no video game, se possível nos jogos fabricados em 1995. kkkkkk

Scooby
Scooby
Reply to  Felipe Neto
13 anos atrás

Nossa Felipe, como vc entende de F-1!!!!

Flávio
Flávio
Reply to  Felipe Neto
13 anos atrás

Não sei se ele entende Scooby…

Mas a teoria dele sobre o Schummy é mais plausível do que dizer que o cara num tá bem pq o carro agora tem o retrovisor mais pra cima…

Acho mais fácil acreditar que agora temos pilotos fantásticos na F-1, como Hamilton, Vettel e Kubica….e não só os bunda-moles da entresafra em que viveu Schumacher…

P.S – não estou dizendo nada. Admiro o alemão. Só não o acho o superpiloto que seus números dizem…

Carlos
Carlos
13 anos atrás

Está muito divertido ver as pessoas tentando achar desculpas para o PÍFIO desempenho do Shumacher. Mesmo com carro “desenvolvido para o Button”, ele deveria estar fazendo BEM melhor.

E lembrem-se: os carros mudam muito durante a temporada, mas o Schumacher não está melhorando nada.

Scooby
Scooby
Reply to  Carlos
13 anos atrás

É verdade Carlos, assim como Senna mostrou o seu PÍFIO desempneho em 1994!!!

lubbi
lubbi
13 anos atrás

Concordo tambem.

A f1 é extremamente competitiva e o cara tá tomando em torno de 2 décimos do Rosberg. Agora voltar a ser o queixudo de antigamente acho dificil.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Desculpa de aleijado é muleta………………

Mário Salustiano
Mário Salustiano
13 anos atrás

pois é, queiramos ou não, defendendo ou malhando a performance do Schumacher esse ano acho que tem um ponto importante sobre esa opinião do Button, primeiro ele pilota F1 e nós meros espectadores só temos nossos “achismos”, segundo para ele vir a tona como outros já o fizeram pelo menos demonstra que ou alguns pilotos sabem que de fato o Schumacher pode incomodar e muito se esse carro acertar ou pelo menos demonstram respeito a quem conquistou “apenas” 91 vitórias, sim por que se tirarmos todas as vitórias “polemicas” ainda sobra um caminhão na frente dos demais

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Sendo válido esse raciocínio, podemos entender porque nenhum companheiro do Schumacher teve chance contra ele na sua história na Ferrari, uma vez que Irvine, Barrichello e Massa foram obrigados a dirigir carros projetados para o “gosto” do alemão.

Isso nos remete à Ferrari em 2010 e 2011. Parece claro que os estilos de pilotagem do Alonso e do Massa são bastante diferentes. Pode-se deduzir, também, que o carro para 2011 será preparado para atender, prioritariamente, a forma de conduzir do espanhol. Será que o Massa fez um bom negócio em renovar com a Ferrari?

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

Então se pode concluir que Rubinho é melhor que schumacher, porque na Ferrari o carro era do jeito dele e mesmo assim, por algumas vezes, o Rubinho chegou na frente do alemão, agora o alemão nao chega na frente do Rosberg, e mesmo o carro não sendo do jeito do Rosberg.

Em suma, Schumacher perdeu pontos com a volta, porque se conclui que ele só foi o melhor porque a equipe trabalhava somente para ele, o que poderia acontecer com rubinho ou qualquer outro

Ricardo Silva
Ricardo Silva
13 anos atrás

Ano que vem acho que leremos neste Blog outra desculpa que tambem fara sentido.

Beto
Beto
13 anos atrás

Claro… ótima explicação… por exemplo, o carro da hispania não é do estilo de tocada do bruno senna, agora, a red bull é… se ele estivesse na red bull talvez ganhasse algumas provas…

Guzz
Guzz
13 anos atrás

É provável que ano vem ele continue tomando pau e ai joguem a culpa no novo fornecedor de pneus ou em outro fator qualquer!
O cara passou do tempo, não devia ter voltado, ele é uma lenda, devia ter ficado como tal.
Ninguém pega um “carro de coleção” e coloca para andar no transito de São Paulo, sujeito a batidas, sujeito a roubos, ele fica guardado, preservando sua integridade, sua história.
Schumacher voltou, todos acharam que ia ganhar corridas e não ganhou, ponto.

Dias
Dias
13 anos atrás

Alguém ainda duvida de que para um piloto correr bem precisa que o carro seja projetado para ele? Alguém ainda duvida que isto foi um dos motivos do Schumacher ter superado o Rubens durante os anos da Ferrari?

walter
walter
13 anos atrás

COM TODO RESPEITO AO HISTORICO DO ALEMÃO, PORQUE ELE NÃO CONTRATA O RUBINHO OU O MASSA PARA FAZER AQUILO QUE ELE NÃO SABE, COMO ANTES ELE JÁ FEZ. rsrsrsr

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

O grande fato é que grandes pilotos não tem desculpa, são vistos pelo que fazem. E Schumacher não faz mais nada, não é mais grande piloto.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

Barrichello penou muito quando foi para a Honda, lembram? Na época, dizer que o carro era de um estilo próprio do Button e que ele estava tendo dificuldade em se adpatar era “desculpa esfarrapada”, Já com Schumacher a coisa é outra.

Barrica é o cara...!
Barrica é o cara...!
13 anos atrás

Não sei quem foi que escreveu isso aqui, mas parece ser a grande verdade, dada a necessidade de muitos virem a público defender o Schumacher.

“O Schumacher virou o Rubinho…”

Vai ter desculpas assim lá na Alemanha, tá loco! Se o cara era incontestável, pra que armarem as barricadas pra defender o cara?

Uma hora é o carro, depois o freio. Agora é a moldagem do carro. Quer dizer, se uns reclamam, dão mil explicações vira choradeira. Se é o Schumacher, existem explicações cientifícas e todos abraçam?

Claro que há verdade no que se diz. Pra tudo sempre há uma explicação. No entanto, a forma como isso é tratada com um não serve pro outro.

Vai lá Michael Barrichello, pilota e pronto.

MS7
MS7
13 anos atrás

Pera lá… ok que Shummy foi gênio (é gênio), mas me espanta uma defesa tão emocional dele por parte de alguns (e não me refiro ao autor do blog) e/ou um ataque tão ferrenho a outros pilotos (especialmente Senna – esse negócio de ficar obcecado por uma comparação entre os dois é um pé no saco…) contrastando que o piloto “x” fo campeão com carro preparado pelo “y” e tal…
Ora, se Shumacher vai mal porque está num carro desenvolvido para Button, logo eset Button deve ser fora de série, pois dirige um carro feito para Hamilton e vaik bem no campeonato. Barrichello é outro “fenômeno” pois dirige um carro feito sei lá pra quem, já que nem ele nem Hulkenberg estavam na Williams em 2009. Alonso é outro “monstro”, pois o projeto da Ferrari deve ter começado antes da contratação do Asturiano, e por aí vai… Há incontáveis casos de pilotos que acertam com uma equipe depois do projeto desta já ter sido feito. Button, claramente, é o maior exemplo disso, pois como o próprio Grande Prêmio revelou foi contratado tardiamente para a Mclaren, depois das recusas de Massa e Barrichello. Será que a Mclaren esperou até final de novembro de 2009 pra começar seu projeto 2010? Claro que não. Então, me desculpem, mas essa desculpa não faz sentido mesmo… Até porque poderia servir também para Rosberg… É melhor acreditar que o período de 3 anos afastado das pistas seria cruel para qualquer um, mesmo para um supercampeão. E, assim, pegando cada dia mais a manha desta “nova” F1, mais rodagem, Shummy poderá, de fato, ter uma temporada melhor em 2011.

Thiago Brasil
Thiago Brasil
13 anos atrás

Não sei se lembram, mas o Schumacher reclama dessa característica do carro desde os primeiros testes dele com a Mercedes lá no começo do ano. Só fazer uma retrospectiva das notícias que isso aparece pra refrescar a memória.

Se isso é um problema, podem ter certeza que não apareceu depois dos maus resultados.

Não, ele não é o meu piloto favorito, rs. Mas é um dos grandes, sem dúvidas.

Marcog
13 anos atrás

Schumacher sempre gostou de carro traseiro.

Tanto que Berger e Alesi se lascaram na Benetton depois que ele saiu de lá, e Barrichello no primeiro teste de Ferrari comentou que tem gosto parecido, e tinha ficado feliz que o padrão de acerto dos dois era parecido….

Alemão
Alemão
13 anos atrás

Acho que o Shumacher não tem chance de disputar com caras como Hamilton, Alonso , Vettel e Kubica…ficou para trás! Essa geração está muito forte! na época ele disputava com Hakinenn (excelente piloto) e só, pois Couthard, Barrichello, Berger, Villeneuve estão bem abaixo desta nova geração!

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Engraçado … no início do ano passado, quando o Button ganhou várias corridas com o carro adaptado para ele, todo mundo descia a lenha no Rubinho. Agora serve de desculpa pro alemão, vejam só … Flávio, eu achava que a sua idolatria pelo alemão tinha acabado depois dessa volta fracassada dele.

Guto
Guto
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Concordo com tudo …. desculpinha que vale pra Schumacher, mas não vale para os outros

fico mais com a opnião de Tarso Marques, se piloto estreante tem que mostrar serviço com o carro que tem, piloto experiente não tem que ficar culpando o carro que não tem seu ‘estilo’ por maus resultados

Peterson Ferraz
Peterson Ferraz
13 anos atrás

Sobre o caso do G.P.da Alemanha o melhor comentario saiu de um comentarista sim de esporte mas nada a ver com a F1, o Paulo Cleto do tennis conseguiu definir esta situação melhor do que qualquer outro comentarista especializado em F1!!!
Seria interessante ler o post dele e ver que foi o mais sensato e correto de todos que vi até agora.
Acho que precisamos repensar as analises

Luciano Martinelli
Luciano Martinelli
13 anos atrás

O pior de tudo isso, é que o pessoal da Globo que estava transmitindo a última corrida, continua dizendo que o alemão está se “divertindo” nas corridas. Isso é idiotice. Como já escrevi neste blog, ele vai encerrar a carreira de forma vergonhosa.

Eduardo - SP
Eduardo - SP
Reply to  Luciano Martinelli
13 anos atrás

vergonhosa também não. Menos, bem menos. Serviu para sabermos que nem o maior de todos é capaz de voltar a pilotar um F1 após anos parado. E não é a idade apenas e, sim, principalmente, a diferença do carro.