MAIS UM

SÃO PAULO (impecável) – Lembram do Osvaldo Strada, o colecionador de FNMs? Foi tema de matéria no “Limite” alguns meses atrás. Ele acaba de me mandar esta foto. Quando eu estive na sua casa, estava em restauração. Ficou pronto. É 1958. Dá para imaginar alguma coisa mais bonita?

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre
Alexandre
10 anos atrás

F;avio, tive uma conversa fantástica esse fim de semana e gostaria de compratilhar com vc, não sei se isso um dia vai chegar aos seus olhos, tomara que sim. Um abraço.

Que história ! Sr. Raul foi o taxista que me levou até Jurerê esse fim de semana. Quando eu disse que era de SP ele me disse que viajou muito para SP em sua vida de caminhoneiro. Tempos difíceis aqueles, dizia Sr. Raul ..”…Andei o Brasil inteiro. A viagem de Florianópolis para SP era toda feita em estrada de chão batido e levava 3 dias, Florianópolis a Recife 32 dias . A velocidade média era 40KM/h, quando chegava a 60KM é pq o caminhão tinha perdido o freio, o velho FeNeMê”.
Perguntei o que era o FeNemê e ele me explicou que era um caminhão da Alfa-Romeo e de fabricação Brasileira. É um apelido para FNM (Fabrica Nacional de Motores) uma empresa criada para fazer motores aeronáuticos mas que mudou de rumo após o término da guerra. Um pouco dessa história por ser lida aqui http://alfafnm.com/historia-da-fnm/
Os FeNeMês foram pioneiros e desbravadores do território nacional mas sua primeira experiência com o caminhão brasileiro não foi nas estradas de chão Brasileiras mas em um território bem mais hostil.
Sr. Raul foi um dos soldados do Batalhão de Suez, a Força de Emergência das Nações Unidas que foram 20 Contingentes do Exército Brasileiro enviado ao Oriente Médio como parte das Forças de Paz da ONU no conflito existente entre o Estado de Israel, o Egito, e seus vizinhos árabes a partir de 1956. Integrante do 9 contingente, Sr Raul dirigiu o FeNeMê pelo oriente médio, os caminhões foram levados pelo navio Custódio de Melo até lá e faziam o transporte dos militares. Antes de dar baixa do exército com honras, ele ainda serviu na polícia do exército no Rio de Janeiro e fazia parte da guarda do então presidente JK. Hoje, já aposentado, passa seus dias dirigindo seu Taxi na ilha da magia, Florianópolis, cidade onde nasceu.

Depois de ouvir essa fantástica história, perguntei do que ele mais sentia falta na vida. Sem pensar ele disse:
“Dirigir meu velho FeNemê..”

joao felipe
joao felipe
13 anos atrás

ficou lindo essa maquina,eu ja vi de perto e conheço o artesao que faz essas maquinas e tudo na mao o cara e fera parabens MENDONÇA

Gabriel de Amorim
Gabriel de Amorim
13 anos atrás

Sim, a Maria Florencia Onorí, da capa da Playboy do post acima!!!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Impecável. Parabéns.

peter von wartburg
13 anos atrás

se fosse preto e branco ficaria mais belo ainda.

Fernando Matias
Fernando Matias
13 anos atrás

“Boo – Booo – Boooo- 2 Marcha Boo Booo Boooo”
Rsrs

Weiler - Águas Lindas - GO
Weiler - Águas Lindas - GO
13 anos atrás

“Dá para imaginar alguma coisa mais bonita?” Dá sim, a Maria do post lá de cima!

Joca
Joca
13 anos atrás

Pra quem não sabe, o FNM significa fábrica nacional de motores e também fazia JK que sempre é revisto aqui.

ssfernandes
ssfernandes
13 anos atrás

Muito lindo.

Pé de Moleque
Pé de Moleque
13 anos atrás

Lindão! Não sei por aí mas aqui em Santos, S.P., ele tem um apelido carinhoso de João Bobo!!!

Dilor
Dilor
13 anos atrás

Alguém viu o programa do Otávio Mesquita na madrugada do dia 27/07? Ele mostrou a maior coleção de caminhões antigos da américa latina. A maioria GMC e muitos International. Parece que o acervo não é aberto ao público. FG, você podia fazer um trabalhinho lá, igual ao que você fêz com os FNM’s, que tal?

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

Quando eu era criança, meu tio levava eu para vaijar no FNM dele ano 65.

AlvaroMegamix
13 anos atrás

Nossa mais um na coleção de fotos

abraço

Alvaro
Alvaro
13 anos atrás

Belíssimo caminhão, nos ultimos dias andei dando uma pesquisada sobre eles, so agora descobri que os diversos tipos diferentes de cabine eram de fabricantes terceirizados.

Quando era criança, esses caminhões me metiam medo pela sua aparência assustadora, com aquela enorme boca na frente

O câmbio deles é um absurdo

Tiago
Tiago
Reply to  Alvaro
13 anos atrás

Bonito esse FNM da foto.
Eu também tinha medo de FNM quando eu era criança, lá pelo fim dos anos 80 e início dos 90. Mas foi mais por causa de um que tinha um perto da minha casa, que era esquisito, lerdo, barulhento e caindo aos pedaços. Aquele treco era assustador. Eu morria de medo daquela geringonça.

DavidFNMFan
DavidFNMFan
13 anos atrás

Mais bonito que um FNM, só outro FNM, FG!!!

Romeu Nardini
Romeu Nardini
13 anos atrás

Esses FêNêMês de 56 a 60 são os mais bonitos e tinham como padrão esse tipo de pintura que realçavam ainda mais a sua robustez.
No ultimo fim de semana no encontro anual de autos antigos de Santos, tambem tinha um exemplar desses.
Não era do Sr. Strada, mas estava muito bem restaurado tambem.

Fabiano
Fabiano
13 anos atrás

FG, quando o Indiana Gomes volta ????

Lavi
Lavi
13 anos atrás

Olá Flávio, não sei se você já viu isto, mas é uma história ótima para fãs de carros antigos: http://autozine.com.br/inusitados/os-carros-zero-de-27-anos-de-idade

EDUARDO HARRIZ
EDUARDO HARRIZ
13 anos atrás

FIQUEI IMPRESSIONADO COM A MATÉRIA DO LIMITE E DÁ PRA PERCEBER PELO NÍVEL DA RESTAURAÇÃO FEITA EM SUA COLEÇÃO QUE O SR. OSVALDO STRADA NÃO ESTÁ PRA BRINCADEIRA.

A. Coyote
A. Coyote
13 anos atrás

Nussssassinhora… já pensou um carcamano de m.rda desses pedir ao Nelson Piquet para deixar o outro passar? Kkkkkk.

O Nelsão já disse o que faria: “arrancaria o fio do microfone, manteria a posição e ganharia a corrida.”.

Só faltou dizer que partiria para as porradas se alguém viesse lhe encher o saco.

Este é o Nelsão. O Maior de Todos.

Abs.