N’ALEMANHA (4)

SÃO PAULO (ah, a história…) – Não se tira uma vitória de um piloto, a não ser que o campeonato esteja sendo decidido, os pontos sejam fundamentais para resolver quem será o campeão. O que a Ferrari fez hoje em Hockenheim foi exatamente o que fez no GP da Áustria de 2002 com Barrichello e Schumacher: desnecessário e antidesportivo.

E os personagens de 2010 merecem nota zero, todos eles, como há oito anos. A começar pela cúpula do time. É inacreditável que não tenham aprendido com o erro gigantesco do passado. Este Mundial não vai se decidir por sete pontos. Expor seus pilotos a uma patuscada dessas, mais uma, é uma burrice monumental. Zero para Alonso, que mandou um ” é ridículo” pelo rádio quando nada de ridículo havia na sua frente. Apenas um piloto defendendo a liderança da corrida. Zero para Massa, que tem idade e cancha suficiente para se negar a fazer aquilo que não quer.

Se Alonso estava mais rápido que Felipe, e em algum momento da corrida sempre se está, depende dos pneus, do vento, de uma coceirinha no nariz, que fizesse a ultrapassagem. Sem colocar os dois carros em risco, evidente. Algo que não aconteceria, porque ambos são experientes e nada têm de burros.

Massa usou o discurso do “bem da equipe”, que a Ferrari adora. Vai reclamar internamente, é seu estilo. Mas aceitar a ordem o deixa numa posição frágil, ao contrário do que se imagina — de que foi ele o vencedor moral, ganhou pontos no time, essas coisas. Não adianta, a partir de hoje, 25 de julho, diante da opinião pública e principalmente do torcedor brasileiro, tornou-se um segundo Barrichello.

E por que a Ferrari faz essas coisas? Bem, ninguém precisa imaginar que é algo pessoal contra o Brasil, por causa das forças da FEB que ocuparam alguns vilarejos na Segunda Guerra, ou porque a seleção ganhou da Itália duas finais de Copa do Mundo. Não há uma vendetta patriótica. É apenas coincidência que as vítimas da ética toda particular de Maranello tenham sido pilotos brasileiros. Na verdade, primeiro e segundo pilotos é algo natural em qualquer equipe de F-1. O problema ferrarista é que seu modus operandi é desastroso. Vem lá dos tempos de Pironi e Villeneuve.

Nenhum piloto é obrigado a aceitar esse tipo de coisa. Mas, quando aceita, submete-se a um julgamento muitas vezes cruel. Principalmente porque apesar das ordens, dos contratos, do medo de perder o emprego, sempre existe a opção de dizer “não”. Para, depois, aguentar as consequências. Que, desconfio, não podem ser muito piores do que receber um rótulo de banana que pode colar na testa para o resto da vida.

Felipe, hoje, teve a chance de dar uma de Muricy, para ficar numa comparação fresquinha. Ou de peitar todo mundo, como Webber vem fazendo. Mas optou pelo time, pela “famiglia”. Vai receber tapinhas nas costas e agradecimentos. Não vale a pena. É melhor enfrentar umas caras feias, de vez em quando.

Subscribe
Notify of
guest

1.1K Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo - Floripa SC
Paulo - Floripa SC
13 anos atrás

Tomara que o massa desista de correr depois dessa. E não venha mais para Florianópolis promover aquela corrida de kart, como faz todo fim de ano. Senão vou ser obrigado a dar-lhe uma porrada e vou acabar de incomodando (rsrsrsrsrs).
Abraços

Ernesto
Ernesto
13 anos atrás

Não vi a corrida, mas pelos comentários, imagino o que aconteceu…
Massa e Barrichello são apenas pequenos exemplos de um “povo” que se deixa rebaixar a ponto de um idiota como o Stallone falar o que falou… E não mentiu, porque não nos damos ao respeito e não nos valorizamos.
Posso me considerar um felizardo, pois acompanhei – pelo rádio, a Globo ainda não havia descoberto o veio de ouro que é a F1 – a conquista de Emerson em 72. Depois em 74. Vi um Piquet disputando a tapa sua posição dentro da Williams com o Mansel, o vi fazer aquela ultrapassagem histórica sobre o Senna em Hungaroring. Vi Senna ser campeão três vezes e, em Donnington, largar em 5º e concluir a primeira volta em 1º.
Hoje, brasileiro na F1 só para nos aborrecer. Torcia por Barrichello, me decepcionei. Torcia por Massa, me sinto traído.

Indignado
Indignado
13 anos atrás

Algumas semanas atras a gente assiste dois otimos pilotos da mesma equipe se tocando e brigando por posiçao…e depois, quando um compatriota nosso ta ali ele abre as pernas………tomara que weber seja campeão.
A vida nos leva a caminhos engraçados, onde as nossas escolhas ficarão para sempre na memoria e na historia…um ano depois, exatamente um ano!!, de sobreviver a um acidente tão serio, correntes de orações, preces e a tao esperada volta…..entao vejam…na data em si o destino lhe dá a chance de vencer, de apagar tudo de mal que aconteceu…uma data quase fatidica se transforma numa data alegre…” Massa is back”, teria soado tão bem se o mesmo tivesse, ao menos se não vencido, brigado pela vitoria….
é Massa, como a maioria dos esportista de hoje, se é que assim podemos chama-los, és um hipocrita, assim como o nosso ex-tecnico de futebol…..nao deixarei de ver formula 1 por causa de sua atitude..até pq sou pessoa formada…tenho minha ética, meus conceitos…preocupem-se sim…seus pais…seu filho..imagina que tipo de caráter esse menino terá…a lição de que o dinheiro vem em primeiro lugar???E os que acompanham todo domingo?……quem sao os espectadores?? Nada né,…esses que compram camisas, enchem autodromos…..o que isso significa para o senhor??? Eram milhares senao milhoes de brasileiros assistindo e torcendo por vc…..e o que vc faz??? Sabe Massa, pode nao saber a influencia que tem na vida desse povo..na maioria sofrido…..onde eu estava assistindo a corrida, tinham algumas pessoas a minha volta…sim sr felipe..como o sr eu tb trabalho aos domingos…..quando vc deu passagem ao sr alonso, a maioria deles levantou-se e jurou nunca mais ver formula 1….como disse mais acima, nao deixarei de assistir, ate por ser um dos maiores prazeres que tenho na vida….mas saiba, torcida pelo sr, NUNCA MAIS. p.s. Lembra Sr. Felipe, quando disse uma vez que o Ayrton Senna negou a dar lhe um autografo??? Pois é, até depois de ter nos deixado ele continua nos alegrando com suas atitudes…….

Fabio
Fabio
13 anos atrás

Escrevam para [email protected] e deixe sua opinião, e diga o que faremos com os patrocinadores deles.

joao
joao
13 anos atrás

Para mim, fã deste esporte. BOICOTE A FIAT SANTANDER/REAL e FERRARI!
É essa linguagem que eles entendem.

Xitão
Xitão
13 anos atrás

Acho que os negócios da Formula giram em torno do patrocinador…. A Ferrari tem demonstrar ao patrocinador Santander que estrela dele brilha e o Peão Massa é só um operário para a estrela….meus caros não percam mais tempo com Formula Um, que deixou de ser um evento.

Xandu
Xandu
13 anos atrás

Realmente, sou PALHAÇO.
Acordo de manhã, gasto energia e pago tv por assinatura pra ver como um EMPRESA ganha um GP de F1.
Façam o favor, F1 morreu pra mim….

R Thielmann
R Thielmann
13 anos atrás

Já dizia o Emerson… “Para ser campeão mundial, não pode ter saudade da mãe…” O Rubinho passou a ter saudades da mãe após a porrada em 94, e o Massa, após a “molada na cabeça” ano passado. Ambos ficaram bem mais lentos após os acidentes. Como todos sabem, na ferrari sempre existiu 1o e 2o pilotos, e a regra era: “até o meio do campeonato, é tudo igual, depois a preferência é de quem tiver na frente.” Alonso terminou a 1a parte na frente, bem feito ao Massa…. Enfim, para andar no limite não pode ter medo. Hoje acredito que os dois tem medo. Pena.

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Concordo com vc, é ridiculo essa submissão de Massa e Barrichelo na Ferrari. A ética não é uma coisa tão simples assim como mtas imprensas brasileiras colocam por ai. E esses italianos da ferrari e da imprensa são mto cretinos. Basta lembrar onde foi que nasceu Maquiavel, principal influencia da equipe ferrarista.

Francisco Florencio
Francisco Florencio
13 anos atrás

Senhoras e senhores, o Grande CIRCO, esta cada vez mais armado, aguardando os palhaços e macacos do 3ºmundo para nosso proximo numero, e queremos ser aplaudidos de pé. cobramos caro os ingresso, mas voces irão lotar as arquibancadas,

henriique
henriique
13 anos atrás

Hiprocrisia, so isso. Primeiro porque o mundo sobre o qual gira essa atividade economica nada tem de esporte ( portanto , nao tem esse papo de etica, valores morais etc ) . Sao so interesses comerciais e ponto, tudo que se esperar fora desse contexto torna-se infantil a esperança de que algo sera diferente. Neste planeta, o primeiro piloto recebe 10 vezes mais que o segundo, e tambem estava 10 vezes mais rapido. Mesmo que estivesse mais lento , ainda assim o segundo piloto em importancia, talento, velocidade, titulos, salario e principalmente retorno na midia europeia e retorno financeiro sempre tera prioridade no conglomerado que paga os salarios dessa pequena parte que e a Ferrari. Nao sejamos idiotas, isso nao tem nada de esporte e a ferrari fez muito bem em defender seus interesses, pois se nao o fizer, ai sim fica em uma posicao dificil com seus patrocinadores e acionistas….o resto e balela….felipe nao tem nada de diferente em relacao a Rubens, que ate e melhor pilto….

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Somos sempre, de uma forma ou de outra, responsáveis por tudo que nos acontece na vida.

Nadson
Nadson
13 anos atrás

Após receber a informação de que Alonso era o mais rápido, Massa deveria responder: Ok, rapazes. Vou apertar o da direita.

Nilton
Nilton
13 anos atrás

Flávio, imagine a cena: Prost e Senna na mesma equipe. Prost na frente e Senna se aproximando. Vem a bendita ordem no rádio: “Alan, Ayrton está mais rápido que você!” … Pergunto: O que o francês faria? E o brasileiro, quando soubesse? E se fosse o inverso?

Com certeza, pilotos do quilate desses dois mandariam o “engenheiro” ver se eles estavam na esquina, ou responderiam: – “Sim. Recebi a mensagem. Quero ver ele me passar!!!!! kkkkk”

O que hoje ainda confundimos é o Esporte (Automobilismo) com os negócios da Fórmula Um ….

jpena
jpena
13 anos atrás

Nessa história só há um culpado. FELIPE MASSA.
É só lembrar do caso L. H . x F. A.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Para mim, e que me perdoem os puristas, a Ferrari não faria falta nenhuma na F1.

Ricardo Gomes
Ricardo Gomes
13 anos atrás

Gente, vcs ficam discutindo isso tudo a toa… alguem tem duvida que massa sempre foi segundo piloto da Ferrari? Foi sim e ele sabe disso. Basta ver o quanto ganhou ele e seus companheiros de equipe durante todos esses anos. Ele no maximo 5 milhoes por ano e os companheiros mais de 20 milhoes, ou seja, no minimo 4X mais.. entao me respondam? Se são pilotos que teriam hipoteticamente o mesmo tratamento e as mesmas chances e capacidade, pq tanta diferenca no salario? Ele foi para a Ferrari sim sabendo que eh segundo piloto e que esse dia poderia chegar ou nao… e infelizmente chegou.

Leonardo
Leonardo
13 anos atrás

Na minha opinião criou-se uma celeuma exagerada em torno do que aconteceu. O Alonso foi claramente mais rápido que o Massa durante todo o final de semana, estava próximo ao Massa durante toda a corrida e precisava passar. Todos sabem também que com pneus duros o Massa rende ainda pior que o Alonso. Teoricamente , era questão de tempo essa ultrapassagem. Por que não facilitá-la? para que se arriscar numa briga pela posição, podendo tocar uma asa e ir parar nos boxe para troca ? desnecessário….ainda mais com a Ferrari sem um carro tão competitivo e necessitando aproveitar toda e qualquer oportunidade de marcar pontos. Para mim foi normal, somente a maneira escolhida não foi uma coisa boa de se ver.

E.Martinez
E.Martinez
13 anos atrás

Afe maria tá cheio de brasileirinhos hoje aqui…Como o FG disse e eu complemento com uma velha frase: “Manda quem pode obedece quem tem juizo”

Pena que patriotismo no Brasil só sirva para essas manifestações pachecóides à la Babão Bueno, pena que muitos destes na sua vida cotidiana não exerçam e não cobrem tanta ética. Sem vitória brasileira no esporte não há hemorragia de bandeiras verde-amarelas. Somente o velho ranço ufanista.

Embora o primeiro responsável seja o próprio Massa, a patriotada adotará o caminho da vitimização e do coitadismo tipicos nesses casos.

Um homem é definido por suas escolhas e caminhos que toma, Felipe Massa manchou sua própria carreira ele é o principal culpado, ele não perdeu a corrida para Alonso, perdeu pra ele mesmo.

Culpa da Ferrari??? Não acuse a raposa de devorar suas galinhas se foi você mesmo que lhe cedeu o passo ao galinheiro…

Manoel Barros
Manoel Barros
13 anos atrás

Todo mundo está achando que o meio do campeonato é muito cedo pra uma ordem dessas. Se esquecem, que na primeira corrida do ano o mesmo Massa foi instruido a não atacar Alonso, que era o primeiro. Massa, é sim, o segundo piloto da Ferrari, e o Bancoi Santander deve ter deixado isso bem claro pra Ferrari. Esportivamente, Massa morreu no dia do seu renascimento.

Jar
Jar
13 anos atrás

F1 Never more…
Interlagos boicote, Santander boicote já.

Carioca
Carioca
13 anos atrás

Somos PALHAÇOS de um circo chamado F1…patrocinadores é que correm na pista…o Santander paga mais…logo!! VERGONHA!! Comprem FIAT e patrocinem Alonso e a marmelada que é esta coisa!

laerson quaresma
laerson quaresma
13 anos atrás

Meu falecido e saudoso pai nos dizia (e “nós” somos só 13 filhos): ” – Tudo vai bem quando muito dinheiro não se tem!” Não dá mais para ver essas palhaçadas automobilísticas. Tudo é farinha do mesmo saco: a GLOBO anuncia as corridas da Stock Car durante as semanas e passa, nos domingos, uns lances. Falta de competência e respeito!
Quando não são as Emissoras, são os dirigentes e pilotos!Essa MELADA do Felipe Massa nesse domingo é digna de dó (ele é mendigo, mora debaixo de pontes, vasculha o lixo e cata papelão/latinhas para sobreviver — e ofende a si, aos demais pilotos, aos brasileiros todos e muitíssimo a esses dignos “catadores de recicláveis”, que batalham pelo pão de cada dia e são capazes de adotar esse incompetente!…
Mandasse o Fernando Alonso às favas, seu engenheiro e mesmo a Ferrari (vão se “ferrari” todos, pô!) e aguardasse o chumbo que viesse, se é que viria… Mas pesou a GRANA solta que ganha, pensou na mordomia que tem, pesou tudo e nada assumiu. E ainda fez uma “carinha de bebê chorão” contando, lógico, com a gorda conta corrente e os “milhão”…
Finalizando: a BAND passou o video tape da F/INDY (após a vitória do nosso Vôlei Masculino contra a Rússia, na Liga Mundial, sagrando-se Campeão, ali na Argentina!), do piloto Hélio Castroneves. Esse é que é o cara, pois lá no Canadá, ontem também, o Diretor da prova garfou a vitória dele e o mineiro “rodou a baiana”. Atitude de homem, de piloto, de brasileiro! Não deu moleza mesmo — e doa a quem doer!!!

Duque
Duque
Reply to  laerson quaresma
13 anos atrás

Mineiro ??? Nada contra os mineiros, muito pelo contrário, adoro Minas Gerais, mas o Hélio Castro Neves nasceu e cresceu em Ribeirão Preto, a California Paulista !!!

DENILSON BRAZ
DENILSON BRAZ
13 anos atrás

“Eu …sou brasileiro…, com muito orgulho…, com muito amor…”
Bem senhores, não sei se posso cantar essa vinheta com toda força do meu coração… O fato é que, a partir de hoje continuarei assistindo ao Campeonato de F1 sim…, mas por outro ângulo…, pois até a manhã do último domingo (25/07/10) vivi a ilusão de ver todo trabalho construído pelos nossos ex-pilotos “Campeões de Verdade”, tais como: EMERSON FITIPALDI, NELSON PIQUET e AIRTON SENA “DO BRASIL”, que abriram as portas da F1, e mantiveram-nas abertas para que os holofotes do mundo pudessem enxergar que aqui, no país que SILVESTER STALLONE diz ser um lugar que todos acham graça de tudo, pois somos verdadeiros “MACACOS”, não somos apenas o país do futebol, mas que poderíamos ser também uma das forças da Fórmula 1. Lamentável é dizer que todo trabalho que tiveram foi em vão… A atitude da FERRARI foi covarde… a do ALONSO não me surpreende, basta ver o quanto ele é bem relacionado com os demais pilotos…, mas a do MASSA me envergonhou… me envergonhou porque eu, assim como MILHÕES DE BRASILEIROS, e tenho certeza de que outros milhões de torcedores de outras nações torcíamos pelo seu restabelecimento, torcíamos pela sua “liderança”…. torcíamos por um piloto oriundo do 3º mundo e que estava lá, brigando de igual para igual… Essa atitude “a do MASSA” nos remete a uma condição de submissão…
A partir de agora faço parte da torcida “LEWIS HAMILTON”.

Paulo
Paulo
Reply to  DENILSON BRAZ
13 anos atrás

Cê bem que podia ter pulado o primeiro paragrafo de seu comentário, hein !

Fabio Lopes
Fabio Lopes
13 anos atrás

Síndrome de vira-latas.
É bem de sua classe.
Felipe Massa Feckal.
OOOhhh, Italia, Ferrari, Tradizione…
Vai timbora carniça !!!

Sergio
Sergio
13 anos atrás

Tivemos a oportunidade de ver ao vivo o assédio moral do empregador em cima de seu empregado. Lamentável ver o Massa submeter-se à esse assédio moral.

Humberto Corradi
Humberto Corradi
Reply to  Sergio
13 anos atrás

Como me falou um conhecido parece “teste do sofá”. E foi aprovado!

M. Gomes
M. Gomes
13 anos atrás

É Flavio, realmente ficar com o rotulo de BANANA estampado na testa o resta da vida não é para qualquer um …tem que ter agua nas veias e não se importar em ser segundo…lamentavel.

CLAUDIO PALMA
CLAUDIO PALMA
13 anos atrás

É UMA VERGONHA PARA O BRASIL, PARA NÓS, PALHAÇOS BRASILEIROS QUE PERDÍAMOS TEMPO PRESTIGIANDO E TORCENDO POR PILOTOS VENDIDOS COMO MASSA QUE DEPOIS DE CRITICAR SEQUE A LINHA DE BARRICHELO. VENDIDOS PORQUE OBEDECEM A UMA ORDEM IMORAL E ANTI-ESPORTIVA SÓ PENSANDO NOS SEUS “CONTRATOS”, NA GRANA – E OS TORCEDORES QUE VÃO SE FERRAR.
CONCITO A TODOS A NÃO MAIS ASSISTIR ESTA PORCARIA E FRAUDE QUE É A FORMULA UM – OS DIRIGENTES SÓ PERMITEM ESTA VERGONHA PORQUE TEM PÚBLICO BOBO PAR FICAR VENDO OS ANÚNCIOS DOS PATROCINADORES.
PARA MORALIZAR SÓ DESCLASSIFICANDO ALONSO E A FERRARI, TIRANDO OS PONTOS TODOS DE AMBOS OS PILOTOS E DA EQUIPE DESTE TRISTE FIM DE SEMANA.
Claudio Palma

wilson nogueira
wilson nogueira
13 anos atrás

RIDICULO. SIMPLESMENTE RIDICULO O QUE ACONTECEU ONTEM NA CORRIDA.FALTA DE RESPEITO COM OS AMANTES DA F 1 COMO EU.NÃO ASSISTO MAIS NUNCA.
FELIPE MASSA BABACA.

Carlos Rocha
Carlos Rocha
13 anos atrás

Me parece mais “Dom Alonso Vigarista”, filho do famoso Dick vigarista

Clarindo
Clarindo
13 anos atrás

Alonso na Ferrari ultrapassa por que mandam, na Renault o segundo piloto bate para beneficiá-lo. E seus títulos foram realmente conquistados por ele é mais um filhinho de papai que tudo o que quer alguém coloca em seu colo?

W.CAMILO
W.CAMILO
13 anos atrás

BOM ACHEI QUE TINHAMOS NO FELIPE MASSA A CHANCE DE TER UM PILOTO DE CARATER NA F-1, MAIS DEPOIS DESSA DA ALEMANHA NÃO ACREDITO MAIS, DIFICILMENTE VOLTAREI A ASSISTIR UMA CORRIDA, PQ O CARA TINHA QUE SER HOMEM PRA ENCARAR E GANHAR.

brazuca
brazuca
13 anos atrás

Infelizmente depois do grande Ayrton Senna, o Brasil nunca mais teve um piloto que possa ser chamado de campeão. A fórmula um é um grande e sujo negócio.

J Otavio
J Otavio
13 anos atrás

Realmente saudades de Airton Senna, mas esta não será a última que veremos, em todos os setores haverá aqueles que mandam e aqueles que simplesmente abaixam a cabeça. Que nós BRASILEIROS possamos pegar este vergonhoso exemplo da F1 e tomemos uma atitude em relação à nossa Nação Brasileira, no que se refere a estarmos sempre abaixando nossas cabeças, seja no esporte, na vida profissional e principalmente na vida politica. Povo Brasileiro avaliem se vale ou não a pena sermos omissos, por algumas migalhas ou fazer valer a nossa dignidade com cidadãos Brasileiros???

maury
maury
13 anos atrás

Me supreende mais ainda as próprias equipes não incentivarem a competição, o esporte vive da competição.

Luis Vieira
Luis Vieira
13 anos atrás

Sei que a posição do Massa na hora de decidir se deixa o Alonso passar ou não é das mais dificieis e fica muito facil nos aqui sentados darmos mil opiniões. Mas de modo geral concordo com o artigo do Flavio Gomes sobre o alto preço que Massa pode ter de pegar ( pro restante de sua vida) por tal decisão. Sei também que talvez com um sonoro “não” nós estaríamos sorrindo pra ele mas ele estaria triste pois perderia o emprego em 2011 e talvez até qualquer chance futura de vitorias na F1.

Do lado da Ferrari e Alonso não tenho muito o que comentar, foram ridiculos, sujos e caras de pau. Açoes como essa só prejudicam a imagem do esporte a motor.

Paulo
Paulo
Reply to  Luis Vieira
13 anos atrás

Foram tão ridículos e sujos quanto o próprio Massa, que participou da mutreta !

max
max
13 anos atrás

Felipe Massa, agora por favor use um nariz vermelho bem na pontinha, aquela bolinha de palhaço, medroso, voce é competente, manda esses caras às favas, juntamente com o dom alonso, Voce não precisa deles qualquer equipe o contrata e tem melhores que a ferrari. Pessoal vamos mandar tambem às favas o grande premio do brasil, que deve ser outro circo.

Duque
Duque
Reply to  max
13 anos atrás

Mandar os caras às favas, AGORA ??? Agora já era, max, já era !!! 25 de julho de 2010, Hockeinheim, Alemanha, AQUI JAZ UM PILOTO BRASILEIRO DE FÓRMULA 1 !!!

helio
helio
Reply to  max
13 anos atrás

aqui jaz mais um piloto brasileiro

Roberto Silveira
Roberto Silveira
13 anos atrás

Tantas críticas ao comportamento do Massa, que de fato foi vergonhoso, mas o espanhol, como o Contador na Tour de França, mostra a gana de vitória de um povo custe o custar, mesmo resvalando na indecência.

Luciano Augusto
Luciano Augusto
13 anos atrás

Como fala José Trajano-” PAREI” e João Carlos-“CANALHA”

Luis
Luis
13 anos atrás

Um piloto corre na sexta, no sábado e no domingo correndo o risco de morrer na próxima curva ou sofrer um acidente fatal devido as condições do tempo e no momento maior, no momento da consagração total ele toma uma atitude sem nome dessas, um ser desse não tem valor nem para o próprio espelho, o que o filho dele vai ouvir no futuro? seu pai conseguiu ser um piloto arrojado e frouxo ao mesmo tempo!!! Inacreditável!!! Será que Stallone está longe da verdade?

Yelmo
Yelmo
13 anos atrás

Parabéns Flávio pelo comentário, concordo 100% e só queria acrescentar um ponto não destacado: uma alegação da Ferrari pra patuscada foi a de que Vettel poderia ameaçar a posição de Alonso. Ora bolas! Se o alemão nem ameaçou o “lento” Massa, como chegaria ao “mais rápido” espanhol? A Ferrari é nojenta, antiética e deveria levar uma punição pesada, pois 100 mil merrecas pra ela não faz nem cócegas. Massa deveria “quebar o pau” agora ou se calar pra sempre e ser mais um lacaio do 1º piloto.

Reinaldo Chiarelli
Reinaldo Chiarelli
13 anos atrás

Lamentável, e eu que pensei que o MASSA não tinha o RABO PRESO com a FERRARI.
Me enganei , aliás, com certeza, vai ser difícil aparecer:
OUTRO FITTIPALDI, OUTRO PIQUET E OUTRO SENNA.
FÓRMULA 1, NUNCA MAIS E QUE INTERLAGOS DE O TROCO NÃO INDO MAIS QUE NO MÁXIMO 5000 IDIOTAS PARA VER O CIRCO DA F1.

Guilherme Bauru-SP
Guilherme Bauru-SP
Reply to  Reinaldo Chiarelli
13 anos atrás

Só estou na espera do meu ingresso, comprado desde janeiro para quebrar esta merda, não dá para aceitar, nem para dormir na fila, passar frio, para que???? E o pior é que nesse contrato, com todos nós brasileiros ele não pensou e nem pesou, e vem me dizer que não existia a tal “Cáusula Barrichello”, faça-me o favor seu Massa puta decepção!!!!!!

Archimedes Storelli Junior
Archimedes Storelli Junior
13 anos atrás

Um “Vencedor” se faz com :
Seriedade= S
Entusiasmo= E
Naturalidade= N
Atitude= A
Abraços a todos ,
Archimedes Storelli Jr.

Neto Guido
13 anos atrás

Flávio, concordo com tudo e com os poucos comentários que li.

tudo, foi muito bem lemnbrado por você e pelos blogueiros que opinaram.

Massa ganhou prestigio com a equipe, mas perdeu toda a torcida brasileira. fazer boicote ao GP do Brasil seria a resposta exata para o que aconteceu.

O que aconteceu ontem na Indy é o oposto de tudo o que a ferrari fez.

Essa canalhice não pode ficar impune, nós brasileiros temos que fazer algo para desmonstrar que não somo palhaço.

Juscelino Oliveira
Juscelino Oliveira
13 anos atrás

De onde mais se esperava, veio a resposta mediocre, absurda e covarde! de um ex idolo sem titulo e agora sem moral e sem ética. Onde meses atrás sucumbia numa sala de cirurgia e todos nós brasileiros unidos implorava-nos à Deus pela sua recuperação. Felipe Massa acabou de sepultar as esperanças que o Brasil tinha nele de ser o novo idolo brasileiro no esporte mundial. Que pena! nossos filhos e inclusive o dele jamais poderá espelhar-se nesse comportamento mercenário. Ao diabo formula M…….

valtemí florencio da costa
valtemí florencio da costa
13 anos atrás

Adeus corrida de F 1, os repórteres brasileiros, OS JORNAIS, REVISTA deveriam fazer o mesmo e todos os amantes do esporte. Isto é simplemente UMA GRANDE PALHAÇADA.
MUITO MELHOR É ASSISTIR BERNARDINHO DO VOLEY E SEUS COMANDADOS, ELES REPRESENTAM O SENTIMENTO DOS BRASILEIROS.

Fulgêncio S. Jr.
Fulgêncio S. Jr.
13 anos atrás

Tenho 48 anos, uma das primeira corridas de F1 que
assisti foi no clube dos Previdenciarios aqui em Brasiia,
na época estava Emerson Fitipaldi pra ser campeão, e foi.
De lá pra cá, devo ter assistido mais ou menos 90% das
corridas de F1, mas confesso que agora parei.
Não é atoa que esse Mala (digo Massa) não foi campeão
na última volta em 2008, vai ser sempre segundo piloto.
Um ano depois do grave acidente, ele, podendo completar
o aniversário daquilo com chave de ouro, me faz uma palhaçada dessas.
Adeus Formula 1, vou agora só assistir corridas de Kart
aqui no Guará ou talvez uma Indy.

Marco
Marco
13 anos atrás

¿POR QUÈ NO TE CALLAS? SANTANDER, FERRARI E ALONSO.
Sou acionista do Santander, aprtir de hoje estou me desfazendo das ações, não compro mais carro Fiat e não vou a corrida de Formula 1 no Brasil. E se Eclestone quiser tirar a corrida do Brasil que tire, EUA e Europa esão falidas mesmo. Vamos ser patriota, vamos defender o nosso orgulha já que os nossos representantes não fazem isto.

Guerwin
Guerwin
13 anos atrás

Cada um aceita as ordens que quer. Que os pilotos pensem duas vezes antes de assinar com a Ferrari. O Kimi, com certeza, se mandou por causa dessas marmeladas.

sidnei
sidnei
13 anos atrás

Covarde, Medroso, Moleque, não se brinca com os sentimentos do povo brasileiro. Para quem teve Moco,Emerson,Senna, Piquet…etc., não basta o que fez o Nelsinho..,
Depois dessa não perco mais tempo em assistir a F1, para não passar mais por esta vergonha…
Massa, podre.