OUTRO MUNDO

SÃO PAULO (quem mandou?) – GP da Alemanha de 1986. Digamos que os pilotos brasileiros da época eram protagonistas mais efetivos que os de hoje. Notem Patrick Head nos boxes quando Piquet chega para trocar pneus. Ficou feliz? Será que ele esperava o Mansell? E o Prost no fim, empurrando o carro? Essas corridas da década de 80 eram, realmente, especiais.

Subscribe
Notify of
guest

141 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
vgilmar@hotmail.com
12 anos atrás

Parabens, historica pra se guardar as palavras do Nelson e a coragem do Regi em não editar para poupar criticas ao se empregador, Rede Globo, pena acontecer pouca vezes.

Gilmar

Leandro
12 anos atrás

Começei a assistir Formula 1 em 1982 quando tinha tres anos ,quando assistia as corridas com meu pai no sofá como todo o garoto na minha época eu tinha sete anos quando assiti a esta corrida como o meu pai e se eu não e engano quando a Formula 1 havia chego a Alemanha Piquet estava em desvantagem na disputa com Mansell que já havia vencido quatro vezes (Bélgica ,Canadá ,França e Inglaterra ) contra apenas uma vitória de Piquet no Brasil ,Piquet utilizando todo o seu talento e mais um pouco buscou a reação na segunda metade do campeonato .
Nesta corrida alem do talento utilizou de toda a sua experiencia e malandragem ,era outro mundo na Formula 1

kado
kado
13 anos atrás

piquet sobrandoo !!

Mailson
Mailson
13 anos atrás

F1 80´s nuff said.

Fernando Zimmermann
Fernando Zimmermann
13 anos atrás

eu queria ver a luta narrada pelo luciano???/ kkkk
bons tempos…lindos tempos….outros tempos

MARCOS
MARCOS
13 anos atrás

…acompanho F1 desde os anos 70…acho que desde o começo dos anos 80 até o inicio dos 90…não dava prá perder corrida…com a aposentadoria do Piquet…a do Prost…a morte do Senna…e a saída do Mansell…a era piloto, acabou…ainda tivemos um fora de série…o Schumacher…mas acho que o melhor anos de todos estes…foi 1986…quando os 4 chegaram disputando…e chegamos a ter em cada tempo da corrida…3 campeões numa só corrida naquele ano…na ultima…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

a viadagem do Senna no final foi incrível, quer dizer que Piquet ganhar não importava, le chegar em segundo era BRASSSIL-SIL caralho, da pra entender essas coisas melhor agora.

J. Alves
J. Alves
13 anos atrás

Nossa, muito bom ver isso… 1986 foi o ano em que comecei a assistir às corridas. Acho que comecei na metade da temporada ou algo assim. Tenho lembranças bem fracas de ver meu pai assistindo às algumas corridas no fim dos anos 70, mas eu era muito novo para me interessar.

Outros tempos, com certeza.

Charlles Ferraro
Charlles Ferraro
13 anos atrás

Outro coisa, outro mundo, outro tudo. Fantastico mesmo.

LUIZ CACONDE
LUIZ CACONDE
13 anos atrás

tem como mandar este video para o massa???? principalmente a fala do PIQUET.

Rafael Martins
Rafael Martins
13 anos atrás

Era o Armando Botelho ali atrás do Ayrton???

Marcelo Bonatto - 24 anos
Marcelo Bonatto - 24 anos
13 anos atrás

Só consegui pegar o finalzinho dessa época, ’90 para frente, mas assisti varios vídeos do pessoal das antigas, Gilles Villeneuve, Mansell, Prost, Piquet esse pesseaol todo.

Como diz o título do post era “outro mundo”, eram corridas entre pilotos e não entre fábricas, além é claro, de não existir um cara chamado Herman Tilke que mutilou o circuito de Hockenheimring.

Abraço.

Willian Ifanger
Willian Ifanger
13 anos atrás

Putz, até me lembro dessa corrida……ainda mais da parte que o Rosberg se perde na curva no final da prova.

Aliás, ver as ultrapassagens no retão interminável, no meio da floresta, aquele monte de faíscas dos assoalhos……que saudades!!! (suspiros)

E o Piquet zuando com o tamanho do Troféu foi hilário…..kkkkkkkkkkk

Paulo
Paulo
13 anos atrás

O $$ acima de tudo hj…..q pena!!

Vanderlei Julio
Vanderlei Julio
13 anos atrás

Cara, quanta diferença, os caras fazendo as últimas curvas balançando o carro pra pegar o resto do tanque… Impensável pra quem nasceu na era Schumacher.
Hockenheim com a floresta toda, do que jeito que tinha que ser. Senna fazendo o jabá dele com a bandeira do Brasil. Piquet fazendo uma piada pra descontrair. Grande Era Turbo. Só espero que o Massa não seja um novo Alboreto, quanto à sua trajetória na F1.

Banana Joe
Banana Joe
13 anos atrás

Com relação a corrida: sensacional, emoção de verdade, imprevisível, valia a pena acordar cedo nos domingos aquela época.
Com relação aos brasileiros apenas lembro que naquela época haviam PILOTOS brasileiros na F1.
Desde que Senna morreu temos apenas MOTORISTAS, que bons ou maus são apenas profissionais que são pagos e obedecem ordem de um chefe ou patrão para dirigir da forma que a equipe quer.
O negócio é continuar torcendo para o Hamilton…

Henrique
Henrique
13 anos atrás

Dias atrás estive procurando pelo clipe da música Hot Summer Nights (fez parte da trilha sonora do filme Top Gun, de 1986), do grupo Miami Sound Machine, que tinha a Gloria Estefan nos vocais, e acabei me deparando com esse highlights da temporada de 1986 da Fórmula 1:
http://www.youtube.com/watch?v=vDzNXFJ9AJ0

A qualidade do vídeo é muito boa e a música que toca no vídeo é justamente Hot Summer Nights. E há uma parte em que aparece essa cena do Alain Prost empurrando o carro, há também algumas batidas, muitas ultrapassagens. Acho que vale a pena, o vídeo.

Marcio Premier
Marcio Premier
13 anos atrás

Tempos dourados….

Onde seu companheiro de equipe se quissesse passar que achasse espaço….nas curvas…o cara ainda dizia com o olhar….quer passar? SE VIRA….

Prost chicoteando o carro buscando combustivel foi o máximo….

Marcio Premier
Marcio Premier
13 anos atrás

Gente para quem não acompanhou essa época de ouro, isso era Formula 1, fazia valer a pena acordar cedo, ir na padaria, tomar café rapidinho e sentar na frente da tv….

Hoje não vale a pena nem acordar cedo para ver o bando de boçais que acham que são pilotos….

Eu vibrei vendo esse vídeo….

Bons tempos!!!!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

E o Piquet zoando com o tamanho da taça, foi ótimo.

Ubirajara Martins
Ubirajara Martins
13 anos atrás

De fato. Grande Nelson Piquet.

leonardo sampaio
leonardo sampaio
13 anos atrás

saudade de uma formula 1 com carros e pilotos de verdade.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
13 anos atrás

Saudades do tempo em que nossos pilotos eram protagonista. E sobre o Massa é difícil admitir mais o Alonso está muito a frente.

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Sensacional…bons tempos aqueles, pois quem mandava no carro era o piloto e não a equipe, como na época do senna e prost juntos na mclaren…hoje o esporte é voltado totalmente ao lucro, e não ao espetáculo como antigamente.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Essse Galvao Bueno, é fogo. No final o Prost, desce do carro, e nem tenta empurrar e ele já diz que se acabaram as forças do Prost…….. Quem é ele pra saber se acabaram ou nao ? Todos os narradores esportivos, tem esse costuem de ACHAR alguma coisa.

Juca Vasconcelos
Juca Vasconcelos
13 anos atrás

melhor coisa é ouvir a “música do Senna” com o Piquet ganhando KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Marcelo Migliorini
Marcelo Migliorini
13 anos atrás

interessante notar que isso era o resumo da corrida, que deve ter passado num fantastico da vida e hoje eh uma palhaçada total que nao se entende nada do que aconteceu

João
João
13 anos atrás

O melhor do vídeio é o Piquet fazendo palhaçada para levantar o troféu.

Francis Ian Ulfeldt
Francis Ian Ulfeldt
13 anos atrás

ÔÔÔÔÔÔÔÔÔ SAUDADES!!!!!!

Rodrigo T. Lamonato
Rodrigo T. Lamonato
13 anos atrás

Estão virando uns maricas. Todos, Alonso incluso.

Hélder
Hélder
13 anos atrás

F A N T Á S T I C A… C O R R I D A !!!!!

Cid Moreira
Cid Moreira
13 anos atrás

Acho que foi uma rara corrida em que o Rosberg andou bem com a McLaren, na frente do Prost… Que eu me lembre, ele tomou um passeio tão grande do francês que resolveu se aposentar…

Thiago Sabino
13 anos atrás

Acho legal a exumação de vídeos assim. Tenho o album de figurinhas da época, e a GRID, que fazia um compêndio do ano de 1986 inteirinho…. Tão guardadinhos!

Agora, o ridículo disso tudo é ver gente ( e um bocado deles) que diz: ” …. não acordo cedo mais pra ver essa vergonha, etc, blablablabla…
” e depois linhas abaixo, fica opinando da polêmica massa X alonso…

hahahahaha como tem gente patética aqui…

Entretanto, tem muita gente boa, a acrescentar o espaço. Valer a pena perder uns minutos pra ler boas opiniões….

Nelsão, Senna, ambos muito fodas. Só babaquinha fica de nhenhenhem, e mimimi defendendo esse segregacionismo pachequista babaca.

Mauro Andres
Mauro Andres
13 anos atrás

Cara… hoje fiquei numa discussão quase filosófica a respeito do porque da frustração de tanta gente com o Massa…

Enfim, eu gosto disso aí! Ultrapassagens, disputa, etc… E pra quem pensa que esporte, competição e negócios não podem andar juntos, perguntem aos chefes da Yamaha na MotoGP que tem o Jorge Lorenzo e o Valentino se pegando nas curvas dos autodromos volta e meia….

Paulo Franco
Paulo Franco
Reply to  Mauro Andres
13 anos atrás

Exatamente, MotoGp é muuuiiitto melhor que a F-1, porque lá não tem enrolação de equipamento.
Aliás, qquer corrida de moto!
Ou o piloto é bom ou nem termina a temporada.

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
13 anos atrás

Legal é o final que o apresentador do Fantastico diz “agora vamos viver os ultimos momentos da luta narrada pelo Lu…”, e corta. Quem será que lutou? Bons tempos esses que até boxe passava na Globo…

José Fernandes
José Fernandes
13 anos atrás

Caramba.. como era bom a F-1.. Emoção do começo ao fim..

Felipe Antunis
Felipe Antunis
13 anos atrás

Piquet, Rosberg, Senna, Prost… se o nelsinho e o nicolas fossem um pouco mais competentes, os quatro nomes estariam na F1 hoje…

marcio
marcio
13 anos atrás

Que corrida! Saudades…..

Com os bunda moles de hoje fica impossivel esperar algo igual.

Handerson
13 anos atrás

Sobre a pergunta em post anterior, foi Mansell, com Lotus, no GP do EUA Oeste, Dallas, 1984.

Diogo
Diogo
13 anos atrás

Se Schumacher estivesse aí, nenhum desses fracassados teria a mínima chance, convenhamos.

Vão dormir, viúvas e pensionistas.

Hector
Hector
Reply to  Diogo
13 anos atrás

Ué? O Schumacher não está na F-1?

Está e levando um pau que só do garoto Rosberg.

Fernando Mozart
Fernando Mozart
Reply to  Diogo
13 anos atrás

E também do Vettel, do Hamilton, do Alonso, do Webber, do Kubica, do Button. É so lembrar o Gp da China deste ano.

Eduardo (PE)
Eduardo (PE)
13 anos atrás

Sobre a irritação de Patrick Head, Piquet disse que ele deveria estar com “dor de barriga”.

E sobre a afirmação de Piquet de que agora ele “corria para si mesmo”, isso revela como o ambiente interno da equipe Williams estava desfavorável a ele, onde o preferido era Nigel Mansel.

julio Cesar Gaudioso
julio Cesar Gaudioso
Reply to  Eduardo (PE)
13 anos atrás

Pessoal, reabastecimento e troca de pneus foram algumas das (re)invenções do Gordon Murray. Cobertores elétricos (diferentes desses usados desde o final dos anos 90) já eram usados no final dos anos 70, assim como os reguladores de barras estabilizadoras e da distribuição do freio. Quanto a suspensão ativa, a Williams só tocou o projeto pra frente, mesmo com o voto contrário do Mansell, por que o Piquet, vendo as vitórias do Senna com a Lotus 99T em Mônaco e Detroit, assumiu fazer sozinho o árduo trabalho de fazer todo o desenvolvimento de pista de um sistema baseado no modelo hidropneumático de rua da Citroën, pois o Nigel negou-se (ou sentiu que não tinha competência). Um trabalho cansativo de pista-boxe-pista-fábrica que rendeu a vitória em Monza e o título 87, mas não teve um envolvimento maior com a criação do sistema, só com a afinação, coisa muito difícil por lidar com conceitos e parâmetros desconhecidos até para a maioria dos engenheiros da F1 da época, Só a sensibilidade de um Piquet ou de um Senna para poder transmitir aos engenheiros e técnicos responsáveis por tais equipamentos as reais condições dos mesmos.
Ele foi um dos maiores de todos os tempos, pela perícia, arrojo e irreverência. Confesso que curti e vibrei com todas as suas vitórias, incluindo Hungria 86, onde demonstrou as três qualidades ao mesmo tempo. Aliás, há alguns anos ao ser entrevistado pelo jornal Zero Hora de Porto Alegre, disse que sua maior frustração era não ter concluído o curso de engenheiro mecânico.

julio Cesar Gaudioso
julio Cesar Gaudioso
Reply to  Eduardo (PE)
13 anos atrás

Ah, ia esquecendo: Reabastecimento e troca de pneus eram comuns nos anos cinqüenta. A maior vitória do Fangio, Nurburg ring 57, foi com essa jogada; largou mais leve, com meio tanque, parou no meio da prova e os mecânicos da Maserati demoraram demais, deixando o argentino muito atrás das Ferrari, só que os pneus novos renderam o que o mestre precisava para dar seu show inesquecível.

julio Cesar Gaudioso
julio Cesar Gaudioso
13 anos atrás

Naquela época, o sistema de rádio era comum aos dois pilotos e o Piquet, já cansado com a preferência da equipe sem o Frank Williams (convalescendo) pelo Mansell, ouviu a ordem para o inglês entrar e que o Nelson seria na volta seguinte. Sabendo que os melhores tempos de troca e os melhores pneus sempre ficavam com o Nigel, aproveitou a posição na pista, entrou e recebeu o super tratamento preparado pelos mecânicos para o carro nº 5. Desmontou a armação do Patrick Head na pura malandragem de quem ralou prá chegar onde estava. Não inventou nada daquelas coisas ditas acima, na área técnica só entortou o ponteiro do calibrador de pneus para não revelar as regulagens de seu fórmula 3. Mas dentro do carro, era um gênio que sempre adorei ver a habilidade e precisão na tocada. Dos pilotos de ponta da sua geração era o que mais me lembrava o Môco, seja pelo empenho em desenvolver seu trabalho com a equipe, seja pelo amor pelo automobilismo.

Luis Fernando
Luis Fernando
Reply to  julio Cesar Gaudioso
13 anos atrás

Julio, acho que vc devia se informar melhor, pq foram sim criações com total contribuição do Piquet. Reabastecimento, troca de pneus, cobertores eletricos, suspensão ativa…

Rodrigo Zielk
Rodrigo Zielk
13 anos atrás

Cara, sensacional este vídeo… é de ficar arrepiado…

Não vale nem fazer comentários com os dias atuais…

DESILUDIDO
DESILUDIDO
13 anos atrás

Oi Flávio, fui eu quem mandou o de Hockenhein.
Mas para mim o melhor de todos os pegas é esse
Abraço
Flávio

http://www.youtube.com/watch?v=kl2tIFxSEGA

Eds
Eds
13 anos atrás

O Piquet era bom piloto, nao era genio como mtos dizem ( alias nao mtos ), mas claro q essa epoca era mto boa, pois eramos mais jovens e as coisas parecem ser melhores q os tempos atuais, em tdo. Tempos q marcaram a minha vida, tempo q eu aprendi a gostar da F1 , isso dois anos antes dessa corrida. Começei a acompanhar a F1 com o Senna, vi a carreira toda dele, e confesso q nao da mais graça mesmo. Nos videos do youtube da pra ver corridas do Senna e outros de agora. Nossa, os carros de outrora eram mais dificeis de pilotor comparando com os de agora. Uma vibraçao total e marchas com alavancas. Vejam os videos de Senna em monaco fazendo suas varias poles e vencendo so 6 vezes ( obs. O Piquet nao venceu em monaco ). Era puro talento e nao tinha esse negocio q hj tem e o q vale mesmo é o $$$$. Claro q antes tbem era, mas se dava mais valor ao esporte em si. O Senna jamais aceitaria ficar atras do Prost por $$$, duvido!!!! O Massa com certeza renovou o contrato milionario mas tem q aceitar fazer essas coisas, pois o Alonso e o Santander mandam na Ferrari. O Massa é o enconomicamente mais fraco e assim se sujeitou ao esquema ou entao sairia da Ferrari. Agora a culpa de tdo isso é o proprio Massa q aceitou. Entao nao adianta ficar nervosinho. Alias eu vendo a corrida, parecia imaginar q algo ia acontecer. Acho ate q o Massa deveria levar uma bronca por ter deixado tao claro a ultrapassagem, poderia ser mais ator e isso talvez seria menos notado. Ele fez de proposito, pela forma q deixou o Alonso passar. Qto ao Alonso, esse é mais piloto, ate pq tem mais pontos no campeonato e era na corrida o mais veloz. Acho q nao foi tao feio assim, a equipe da preferencia pelo alonso pois tem mais pontos pra ser campeao.

Hector
Hector
Reply to  Eds
13 anos atrás

Sério. Vê se dá para tirar o luto cara. Os dois nunca estiveram com carros semelhantes para saber quem foi melhor. O Piquet sempre “fazia” o carro vencedor, enquanto o Senna “pegava” o carro vencedor, e só por isso, o Piquet foi melhor que o Senna. E quando ambos tiveram carro para andar na frente, Williams e Lotus, o Piquet deu umas lições de pilotagem para o Senna, além da mais bela ultrapassagen de todos os tempos, quando Piquet fez de um carro de trocentos mil HPs um Kart e deslizar nas quatro. Nenhum outro piloto JAMAIS repetiu a manobra.

Enfim, tira o luto e vê se enxerga além das lágrimas.

Eduardo Miler
Eduardo Miler
Reply to  Eds
13 anos atrás

Hector,
Menos…bem menos…

zé mané
zé mané
Reply to  Eds
13 anos atrás

Então quem era gênio pra vc ???????

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
Reply to  Eds
13 anos atrás

Eds, para com isso cara. O Piquet literalmente fez seus três títulos, dois deles diante de concorrência ferrenha com Williams, Mclaren, Lotus, Tyrrell – A turma dos aspirados que hora ou outra beliscavam vitórias. Sem contar Renault, Ferrari, com seus turbos, e a Alfa Romeo ( com o V12 e posterior V8 turbo ). As consideráveis 23 vitórias de Piquet foram conquistadas através de esforço, talento e sim genialidade. Sem desmerecer o Senna, sinto muito te dizer que só foi campeão quando teve o carro pronto e concorrência a distância.

Mansur
Mansur
Reply to  Eds
13 anos atrás

A lotus 98T podia até ser carro pra andar na frente, mas tinha 10% da confiabilidade da Williams do Piquet, então eles nunca tiveram realmente uma temporada com carros em pé de igualdade, não tem como comparar o dois nesse sentido…
Agora dizer que Senna foi campeão com carro pronto e concorrência à distância é uma brincadeira! Prost em 1988 era o que? um zé ninguém né…

PedroS
PedroS
13 anos atrás

Nada melhor que um pouco de nostalgia… Realmente a década de 80 foi uma das melhores que se tem notícia em matéria de emoção e grandes pilotos. Agora o que não vale é execrar um cara que é funcionário em uma época que a grana fala muito mais alto. Ou a turma acha que se o Massa não atendesse ou entendesse o recado ele iria continuar a pilotar o carrinho vermelho ano que vem? Com certeza não, então vamos acabar logo com essa lamúria e continuar a acordar cedo e curtir as corridas.

Dudi
Dudi
13 anos atrás

Agora lembrei porque eu gostei de F1…

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Mas Gomes… ha tanta tecnologia como, radio, telemetria, etc e tal, que eu acho até que eles teem um programa de computador que prevê quem vai ganhar a corrida antes dela começar :P

Brincadeirinha, mas é meio verdade… eles sabem quando um pneu está perdendo pressão e mandam o cara pro box. Prevem que o carro está gastando demais e mandam o cara diminuir a mistura para chegar ao final OU avisam no rádio “teremos que diminuir o giro do seu motor”.

Como é que alguem empurra o carro no final de uma corrida nos dias de hoje?

Roberto Martinez
Roberto Martinez
13 anos atrás

Nada como a F1 dos anos 70 e 80 , principalmente a segunda metade dos 80.
Ah audades do Nelson Piquet, o de antes do acidente de 87 em Imola…
Agora ficou pasteurizado, normalizado, engessado, sem a mesma graça, mas ainda sou um teimoso que não perde uma.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
13 anos atrás

Tempo bom que piloto brasileiro era respeitado e apreciado. Segundo piloto era coisa pra japones…

Assite e aprende, Felipe!