QUAIS AS NORMAS MESMO?

SÃO PAULO (ridículo) – Com algum atraso, mas não podia passar em branco. A Playboy Entertainment rescindiu o contrato que mantinha com a editora de Portugal que publicava a edição lusa de “Playboy”. Tudo por causa dessa capa aí. Logo depois da morte de José Saramago, a revista resolveu homenageá-lo na capa de julho.

E fê-lo de maneira ousada, retratando uma figura que lembra Jesus Cristo, pois que é a Igreja Católica que o retrata assim, como um superstar de olhos azuis, cabelos longos e barba de astro de cinema — quando se sabe que por aquelas bandas do planeta, cerca de 2000 anos atrás, não era muito fácil encontrar homens com tais características.

Voltando à revista, os portugueses usaram a figura que lembra Jesus ao lado de uma moça nua para ilustrar a referência a um dos livros mais importantes de Saramago, “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”. Nele, o escritor português transforma Jesus em narrador de sua história, com Maria Magdalena ganhando muita importância a partir de um momento de sua vida, como sua mulher e amante. Episódio que os evangelhos oficiais não tratam da mesma maneira.

A Playboy americana alega que a editora portuguesa não respeitou as normas da empresa. Quais as normas que foram tão ofendidas assim neste grupo de vestais? Que trata as mulheres como objetos de consumo e onanismo desde sua criação, lá nos anos 50 do século passado?

Sem moralismo besta, please. A capa da “Playboy” portuguesa é forte, mas criativa e moderna. Melhor do que vestir uma mulher de coelhinha com o rabo arrebitado e dedinho na boca. Que é o que a “Playboy” faz há 50 anos, variando muito pouco sobre o tema.

Subscribe
Notify of
guest

164 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luís Almeida
Luís Almeida
13 anos atrás

Caro Flávio, não sei se o assunto ainda lhe interessa, mas é só para dizer que não acabou. A Playboy portuguesa lançou nova edição, a empresa mãe nos EUA ameaça com tribunais. Eu li aqui: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=181340

Rodrigo
13 anos atrás

Nao acredito em cristo ou Deus, sou Secular Humanista, acho que religiao é apenas uma arma de controle de massa, e arma essa que ja matou muito mais que muita bomba atomica.

Mas acho que desrespeitar religioes é ir pelo mesmo caminho que eles fazem uns com os outros e conosco.

Eu nao tento agredir quem acredita em deus, primeiro porque sei do que eles sao capazes, segundo porque nao vou me rebaixar ao nivel deles nem quero ofender ninguem simplesmente porque acho o que ele acredita ridiculo.

Lamento a playboy ter sido fechada por isso, mas acho que a Capa foi desnecessáriamente agressiva.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
13 anos atrás

Desrespeito gratuíto desta “revista”, poderiam homenagiar o escritor de várias formas, sem desrespeitar nós cristãos…

ULISSES PEREIRA BORGES
ULISSES PEREIRA BORGES
13 anos atrás

ASSINO EMBAIXO NO QUE FOI ESCRITO NO BLOG,FORA O FALSO MORALISMO,´´A TODOS´´

Luis Antonio
Luis Antonio
13 anos atrás

“… Olá Flavio, estou em Portugal e comprei uma que ia pro lixo, agora vou até guardar !…”
PS: aceito encomendas.

matador de hipócritas
matador de hipócritas
13 anos atrás

A norma da revista playboy é não misturar sexualidade com religião,com relação às mulheres,elas são pagas para posarem,isso todo mundo sabe,se aceitam serem desqualificadas é porque no fundo sentem que não tem muito valor,deveria respeitar a igreja católica,pois portugal é um dos maiores países católicos do mundo,na real queriam causar polêmica e foi o que aconteceu,reclamam do fanatismo,mais a capa foi desnecessária,poderia ter colocado qualquer coisa na capa,menos uma representação santa para os católicos.

Jorge Nelson
13 anos atrás

As pessoas religiosas se ofendem muito facilmente, aí está o problema. Não gostou da capa? Ok, não compre a revista e fim de papo. Se alguém se manifesta criticando o ateísmo, eu, que sou ateu, não fico me sentindo agredido ou ofendido. Quem é religioso supervaloriza qualquer manifestação não religiosa, quando deveria apenas ignorar.

Marlon Maestri
Marlon Maestri
Reply to  Jorge Nelson
13 anos atrás

As pessoas religiosas não se ofendem, Jorge. Elas rezam. Rezam pela misericórdia de todos. Rezam pela proteção. Rezam para ter força suficiente para servidão, para envangelizar, para levar o testemunho. Expressar uma opinião é o mínimo. Uma simples novela desperta quanto coisa ruim. As vontades estão acima de tudo. Esse é o problema. A questão não é ser ateu ou religioso ou isso ou aquilo. A pergunta é: conseguimos pela nossa razão compreender as armadilhas que o mundo nos faz todos os dias? Não. Só estando no caminho certo é que temos uma idéia do que está acontecendo conosco. Por mais intelectual que sejamos, sempre nos faltará alguma coisa. E essa falta é exatamente a nossa conversão, a nossa mudança de rumo. Experimente contemplar essa boa nova. Depois me fale alguma coisa.
Abraços Jorge.

Marlon Maestri
Marlon Maestri
13 anos atrás

Olá Flávio

Tem coisas que realmente só a internet proporiona. Mais uma vez, o Flávio pra medir o ânimo da galera, coloca um post no mínimo estranho. Um blog eclético nos seus assuntos espera-se assuntos diversos, com opiniões diversas, e por ai vai. Mas tem certas coisas que não precisariam nem existir. E essa é uma delas. Primeiro um homem que escreve sobre Jesus. Não conheço o livro, não vou julgar. Depois, uma revista que já é suspeita em relação a vaidades, vem com uma capa pra seduzir dúvidas e aflorar áquele livro citado. Pra que isso? Pra que mexer com as coisas de Deus, por que misturar a figura de Deus encarnado numa coisa mercadológica e de um mau gosto absurdo. Por que tudo isso? Será que o mundo já não tem maldades demais pra ter que tocar naquilo que é sagrado? Discutir as coisas de Deus? Pra que? Quem não crê, problema dele. Mas em nenhum momento, Deus inscita a maldade, a discórdia, a falta de respeiro, o sexo desregrado, ferindo a própria figura humana e por ai vai. Deus é amor e a maior prova foi dar seu filho para a morte humana. Foi com esse gesto, que a a humanidade começou a enterder o seu sentido, foi com essa atitude que começou a vida. Não importaria a figura, importa até hoje a essência divina de Jesus, o seu legado e o seu amor para conosco. Se acreditamos ou não, ele sempre nos espera, pela sua misericórdia, piedade. Maior prova acontece no leito, quando no desespero, pedimos por Ele. Por isso eu falo, respeitemos as coisas de Deus. Ele é nosso Pai e nos quer bem. Não precisemos ser filhos rebeldes. Ele sabe tudo de nós.

Abraços Flávio

Antenor Thomé
13 anos atrás

hahaha
Flávio, vc deve estar se divertindo com os comentários!!!

Um abraço

Kalil
Kalil
13 anos atrás

Muito bem o que o Flavio Gomes falou não tem nada demais sobre a figura superstar de Jesus Cristo que foi criada pela igreja.
Imagine quem iria aceitar como seu salvador uma pessoa de cor negra com uma barba rustica e mãos calejadas de trabalhar como carpinteiro.
Eu acho que com esta imagem Jesus não seria o salvador o filho do pai que veio para tirar o pecado do mundo.
Vamos entender uma coisa Jesus era uma pessoa iluminada igual outras que ja passaram pela terra, só que ele teve uma ajuda do imperio romano que ajudou a aumentar sua popularidade, mais isto ja é outra historia

marco di tulio
marco di tulio
13 anos atrás

Absolutamente desnecessário, esse post

Daniel
Daniel
13 anos atrás

Muitos aqui acreditam em Deus e condenam a capa, incitam a fazer o mesmo com maóme e etc….
Mas se vc perguntar a eles quais leram a biblia a maioria dirá que não leu, ou se leu fez a velha leitura papagaio (apenas repetindo as frases sem refletir sobre elas), até mesmo pergunte pelo menos quem sabe os dez mandamentos,afinal essa é a unica passagem da biblia tao profunda que o criador do universo sentiu necessidade de escrever fisicamente, ele proprio, gravando os mandamentos na pedra e poderiamos esperar que essas fossem as frases mais grandiosas jamais escritas, ainda assim muitos não lembrarao os dez apenas os mais obvios, aqui vai para os que não sabem os dez mandamentos e minha opiniao sobre eles:

A lei de Deus contém dez mandamentos. A Bíblia diz em Êxodo 20:1-1
“Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
1-Não terás outros deuses diante de mim.
-Aqui a maioria da humanidade estaria condenada inclusive os pobres fanaticos do islã, os ateus deveriam ser perdoados pois nao acreditam em deus algum.

2-Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
-Aqui até os pobres catolicos estariam condenados pois essa é umas das premissas dos protestantes de condenar a igreja catolica.

3-Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
-Aqui muitos pastores e padres estariam queimando no inferno, pois muitos(eu disse muitos nao todos), o fazem.

4-Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
-Vixe aqui nem ateus nem cristaos nem islamicos nem seja lá quem for, tirando os adventistas do setimo dia e judeus, estariam salvos todos estariam condenados ao sofrimento eterno.

5-Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
-Aqui concordo que a maioria deve respeitar o pai e mae mas nao todos pois há pais que que estupram suas filhas e espancam seus filhos esses nao merecem que o honremos.

6-Não matarás.
-Concordo em 99,9%, tirando em casos em que alguem está querendo tirar sua vida e vc sem mais o que fazer é praticamente obrigado a tirar a vida do seu algoz pra preservar a sua, alias pobres homens bomba e inquisidores.

7-Não adulterarás.
-Pobre maioria masculina,e em menor quantidade feminina, mas tenho que concordar há de convir principalmente nos dias de hoje com tantas doenças sendo transmitidas sexualmente, e tb pela honestidade com o parceiro/parceira devemos evitar o conhecido pular a cerca, se nao quer uma mulher só se separe e viva sua vida sem correr o risco de acabar com a do outro, tanto fisicamente(doenças sexualmente transmissiveis). qunto emocionalmente.
8-Não furtarás.
-Ralmente uma otima lei, na qual nossos politicos deveriam saber, pois passarao a eternidade sofrendo por conta de algum miseros milhoes desviados.

9-Não dirás falso testemunho contra o teu proximo.
-Tambem nao tenho o que falar uma otima lei que se implantassemos evitaria muitas injustiças.

10-Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
– Realmente muito boa se quiser uma casa igual ao de outra pessoa devemos é trabalhar muito pra conseguir

Chego a conclusão de que os dez mandamentos não são perfeitos, os quatro primeiros nada tem a ver com a moral tal como sao expressos proibem a pratica de qualquer religiao que nao seja a judaico-cristã(como o hinduismo), a maior parte da arte religiosa, o uso de expressoes com a palavra deus e a execuçao de todo e qualquer trabalho corriqueiro durante o sabado, tudo isso sob pena de morte, entao podemos perguntar até que ponto esses preceitos são vitais para a manutençao da civilizaçao.
os mandamentos de 5 a 9 realmente tratam da moral embora nao se saiba quantas pessoas ja honraram seus pais ou se abstiveram de cometer assassinato,adulterio, roubo ou perjurio por causa desses preceitos, admoestaçoes deste tipo sao encontradas praticamente em todas as culturas em toda a historia humana registrada.
Será que só através da biblia podemos realmente enxergar o que é certo ou errado( alias lá mesmo tem muita coisa errada, que jeová prega), será que só podemos fazer o bem se seguirmos a biblia ou alcorao, acredito que nao, podemos sim ajudar os necessitados, enfermos, e os mais pobres sendo humanos com os nossos irmaos afinal viemos da mesmo ramo da evoluçao e se nao pudermos ser bom com os nossos parentes mais proximos quem dirá com os outros seres que tem tanto direito quanto nós de viver em harmonia nesse planeta tão raro, fazer o bem sem se importar a quem bastaria essa lei pra colocar em terra todas as outras dez.

cleiton
cleiton
Reply to  Daniel
13 anos atrás

Excelente comentário.
Na meu pto de vista, negar ou não cumprir os 10 mandamentos é negar o que você segue (se vc é cristao, claro).É o que acontece com a maioria xiita aqui que não concorda com a liberdade de expressão do sr. FG.

A maioria falha em seguir o que pregam.
Aposto sem exceção que todos que comentam já falharam e vão continuar falhando, em vários destes mandamentos.

Por isso que religião de uma maneira geral me enoja. A maioria prega algo que não segue, nem na consciência.

alucar
alucar
13 anos atrás

o bom mesmo e pedofilia catolica tendo sua divulgaçao acobertada pela propria igreja pagando milhoes e tendo inclusive o atual papa tendo acobertado varios padres e um inclusive que ja rendeu vaaarias horas de noticiarios ha pouco tempo, igrejas evangelicas enricando as custas da desgraça alheia…sem falar das iquisiçoes e guerras em nome de deus…………isso nao rende nada no inferno….mas uma capa com um nordico que nada teria haver fisicamente com um homem que supostamente viveu naquela religiao naquela epoca vale vaga no inferno….ok entao……so nao esqueça que o simples fato de ver pornografia tb vale vaga no inferno entao nao adianta os hipocritas de plantao nao quererem ver essa ediçao por causa da capa e se “auto-profanar” pelas mulheres frutas da vida…como ja diria o sabio “religiao e veneno”

Marco Aurélio
Marco Aurélio
Reply to  alucar
13 anos atrás

Eu n ia mais comentar estepost mas devido a ignorância de alguns… O livro do repórter Michael S. Rose, Goodbye, Good Men: How Liberals Brought Corruption into the Catholic Church (Washington DC, Regnery, 2002). Era a história de como organizações ligadas ao movimento gay haviam infiltrado psicólogos nos seminários, durante duas décadas, para que vetassem o ingresso de homens vocacionalmente dotados para o sacerdócio e, em contrapartida, dessem preferência a candidatos homossexuais. Fontes citadas pelo autor: os próprios psicólogos, muitos deles arrependidos de haver colaborado com essa maldade descomunal. A operação havia mudado radicalmente a composição do clero americano, produzindo artificialmente a situação que depois seria imputada à Igreja Católica pelos próprios autores do crime. É claro que esse efeito não depende de um acordo prévio, de uma conspiração entre os planejadores originais e a mídia que anos depois completa a operação. Nesses casos, pode-se contar sempre com aquilo que Willi Munzenberg, o gênio comunista da desinformação midiática, chamava “criação de coelhos”. Basta dar o empurrão inicial, e o resto vem pelo automatismo imitativo – o processo mental mais característico do “proletariado intelectual” que espalha as modas culturais.

Jaime
Jaime
13 anos atrás

Flavio , sou uns dos apreciadores da sua coluna , gosto de suas narrativas sobre automobilismo , mas meu amigo , nessa vc “pisou no tomate ” , e feio . !!!
Um abraço

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Não adianta botar panos quentes Flávio, os caras pegaram pesado e mexeram num vespeiro que pica com força. Com religião não se brinca, haja visto os extremistas mussulmanos que queriam capar o dono do jornal que publicou uma charge sem graça de Maomé.

Duque
Duque
Reply to  Antonio
13 anos atrás

É isso Antonio, já comentei aqui: o que tem de MACHO PRA CARAMBA para profanar e vilipendiar Nosso Senhor Jesus Cristo, é uma grandeza ! Mas esses memsos MACHOS PRA CARAMBA se borram de medo quando o assunto é Maomé e o Islã ! Aí eles ficam quietinhos, se borram nas calças ! Os ateus precisam entender o caráter SAGRADO de Jesus Cristo para os cristãos e de Maomé para o Islã ! Ninguém tem o direito de profanar ou vilipendiar as divindades e os objetos do culto religioso de qualquer religião que seja ! Os ateus que fiquem com o seu ateísmo e não venham ENCHER O NOSSO SACO !!! Ter ou não ter FÉ é uma questão de foro íntimo de cada pessoa ! Agora, o Flavio Gomes achar “criativo e moderno” uma AGRESSÃO VIOLENTA contra a figura sagrada da MAIOR RELIGIÃO DO PLANETA TERRA – O CRISTIANISMO, é simplesmente LAMENTÁVEL !!! Eu ainda vou esperar, nem que seja sentado, que o Falvio Gomes, um cara inteligente, possa se retratar desse INFELIZ post, o mais INFELIZ de sua longa carreira jornalística !!!

Helio
Helio
Reply to  Antonio
13 anos atrás

Duque, a capa, infeliz ou não, foi uma homenagem ao Saramago, e não uma agressão violenta aos crentes no mito de Cristo. Assista ao filme Zeitgeist.

Francisco
Francisco
Reply to  Antonio
13 anos atrás

Maior religião do planeta terra? Se há 1,5 bilhão de muçulmanos e 1,1 bilhão de cristãos, o cristianismo é maior em que? Em nome?

Fé, sim, burrice não. Confira seus argumentos antes de falar. E se for opinião pessoa de dizer que o cristianismo é maior que o islamismo, você cai na mesma vala de todos.

Duque
Duque
Reply to  Antonio
13 anos atrás

Flavio Gomes, eu não queria postar mais nada sobre o assunto, mas tem um IGNORANTE aqui, que atende pelo nome de Francisco, que citou o número de CATÓLICOS no planeta: 1,1 BILHÃO ! É o fim da picada, né ? Segundo o IGNORANTE Francisco, cristãos são só os católicos, né ? Pro Francisco não contam os protestantes, ortodoxos, neopentecostais, Testemunhas de Jeová, Mórmons e outras denominações cristãs !!! Minha fonte é a ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS que diz que o CRISTIANISMO tem 2,2 BILHÕES de seguidores, contra 1,5 BILHÃO de muçulmanos !!! E o cara ainda vem me chamar de burro !!! Haja paciência !!!

Fabio Soares
Fabio Soares
Reply to  Antonio
13 anos atrás

Uau,esse Duque é um babaca infeliz mesmo. Aposto que nem o Todo Poderoso aturaria um semi analfabeto fanático querendo aparecer com esse moralismo medíocre e infantil. Com um recalque desse,duvido que Deus assumiria que criou uma besta dessas,rs.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
13 anos atrás

Já falei, faz uma capa desta com o Maomé para ver a farra.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

“Sem moralismo besta, please. A capa da “Playboy” portuguesa é forte, mas criativa e moderna. Melhor do que vestir uma mulher de coelhinha com o rabo arrebitado e dedinho na boca.” [2]
A coragem dos portugueses é de louvar, não de criticar.
E na real, foi uma baita bofetada de luva branca na hipocrisia.

Francisco
Francisco
13 anos atrás

Não vejo mal na capa, que é bonita, bem como as fotos interiores. Procurem e tirem suas conclusões. Não há um desrespeito com a figura de Jesus e com o manto de Cristo. Digo porque costumo separar o homem Jesus do Ungido, do Enviado, do personagem que deixou ensinamentos sensacionais e se tornaram uma religião.

Mesmo assim, meu lado religioso não se sentiu agredido com as fotos, às quais achou muito bonitas, mas pensou se era preciso fazer ess tipo de polêmica e qual a razão de tudo isso. Se era provocar polêmica, conseguiram. Mais uma vez irritaram a Igreja. Mas a Igreja também se irrita por coisa pouca e, enquanto instituição, não difere muito da Playboy como exemplo de candura e pureza.

Mas a pergunta se gue. Pra que isso? Saramago escreveu um livro sensacional e, muito antes de Dan Brown dessantizou o Cristo nos mostrando um Jesus como qualquer um de nós, carne e osso e afeito a paixões. Isso irritou MUITO a Igreja, mas levou a uma reflexão, a do Jesus que a Bíblia não conta. Ou até contou, mas que teve todo e qualquer registro extirpado dela e apagado para evitar contestações. Isso custou caro ao escritor Saramago que, consciente e resignado, de forma socrática aceitou sua punição, mas não voltou atrás. Manteve-se fiel à sua idéia.

Diferente, essa capa da Playboy não chegará a quase vinte anos com a lembrança válida e a polêmica sadia. Será lembrada, sim, pelos fartos seios encartados e pelo “Cristo” que acolheu sua dona. Além disso nada. Não será clássica, não será eternizada, não terá razão de ser nenhuma.

A rescisão é exagerada. A hipocrisia é latente. A Playboy matriz é tão suja quanto a filial lusa e não tem moral para questionar o que seja. Mas tudo isso poderia ser evitado. É apenas mais uma capa de revista de mulher pelada para embalar desejos dos onanistas e deixar outra instituição hipócrita furiosa. Desnecessárias tanto a atitude quanto a rescisão quanto a irritação. Há coisas mais importante.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
13 anos atrás

Existe e não é de hoje um complô contra a igreja católica, a KGB na década de 30 infiltou 11 mil agentes na instituição, imaginem quantos n tem hoje. Gransci escreveu que para implantr o comunismo no ocidente deveria primeiro acabar com a moral judaico cristã, e chamou isto de Marxismo cultural, ou seja um modelo a ser implantado no seio da sociedade deturpando a moral, e maneira mais fácil embora lenta e constante atrav´s dos jovens.
Quer uma prova disto que acabei de escrever? veja se alguem faz chacota do Islã e de seu profeta Maomé, se fizer eles matam, uer outra ? em Londres o islamismo esta cada vez mais forte ao ponto de servir de base para a Jihad, lá eles chegam ao ponto de fazer passeatas com cartazes imflamando para a guerra santa, agora se vc disser que é cristão em alguma repatição pública vc pode ser preso e perder o emprego.
Nos EUA também esta assim através do Obama.

Judge David Hamilton ruled that prayers in Jesus Name at the Indiana House of Representatives was unconstitutional, but prayers to Allah were not.
Traditional Values Organization reported, via LGF:
True to his campaign promises, President Barack Hussein Obama has picked a rabid judicial activist as his first federal court pick. Judge David Hamilton has been chosen by Obama to serve on the U.S. Court of Appeals for the 7th Circuit.

Hamilton is precisely what Obama wants in a judge: Someone who ignores the Constitution and imposes his own liberal ideas on each case. Hamilton will have what Obama calls “empathy” for the poor, child molesters, abortionists, murderers, etc.

Não sou católico sou espírita

Antonio VK
Antonio VK
13 anos atrás

Saramago ia gostar da censura, ele era chegado nesses autoritarismos.

Leonardo
13 anos atrás

Que dedo na ferida, hein?
Essa não é fácil!!!
As críticas à playboy e às igrejas cristãs estão muito bem colocadas. A diametral hipocrisia, a banalização ou coisificação da mulher e etc…
Mas há de ver que , com todas as críticas pertinentes, devemos respeitar a fé alheia.
Foi pesada a capa e mexe com a fé de milhões.
Podemos discorrer horas sobre as malezas do pensamento religioso, todavia a capa acaba desrespeitando os cristãos.
É f…

Guto Martins
Guto Martins
13 anos atrás

No plano teórico, sou contra esse senso comum de que “religião, política e futebol não se discute”, como se as pessoas não pudessem discutir estes temas relevantes de uma forma civilizada e racional e adulta.

Entretanto, na prática, esse conselho, que recebemos desde criancinhas, ajuda a manter as amizades, porque, de fato, as pessoas de fé perdem o controle da razão e costumam ter chiliques infantis por qualquer crítica ou comentários irônicos sobre sua religião. Imagem um mundo sem religião, já dizia o João Lennon. Seria bacana.

Por fim, deixo o link para esse excelente vídeo, que consegue juntar todas as piadas irônicas e sarcásticas sobre todas as religiões em um mesmo lugar. (espero não queimar no mármore do inferno por disseminar esse vídeo).

http://www.youtube.com/watch?v=J8vp7ku47Qs&feature=player_embedded

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Puta hipocrisia.

O neto
O neto
13 anos atrás

Como dizia meu avô, “Tudo é uma questão de fé: Ou fé demais ou fe de menos” Desculpem errei: “Tudo é uma questão de fé: Ou fede mais ou fede menos”.

Edson Souza
Edson Souza
13 anos atrás

Flavio, você e os “gajos” lá de Portugal perderam uma grande chance de permanecerem quietos, não alimentando mais essas discusôes entre religiosos e quem não tem crença em um Deus ou Jesus Cristo. A capa da Playboy é inoportuna e sem espaço em um mundo que busca a paz.
Eu não sou católico, mas jamais eu os provocaria seja la por qual motivo porque eu os respeito. O que a revista fez foi uma agressão.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Edson Souza
13 anos atrás

Toda vez que eu vejo uma cruz no tribunal, ou nos bens públicos de São Paulo, ou no prólogo da Constituição acho uma provocação desnecessária. E especialmente nas comemorações do Kaká. Porque só quem não acredita tem que ficar quieto? A capa não tem nada demais. Humaniza um homem que passou por aqui, e que tinha todos os instintos dos outros.

Wilder
Wilder
13 anos atrás

Quem compra Playboy quer ver belas mulheres, se querem homenagear Saramago deve haver outras centenas de maneiras de se fazer isto. Se a Playboy americana tem moral ou não p/ condenar a editora portuguesa, isto é outro assunto, mas com certeza tiveram bom senso, o que faltou aos imbecís portuguesese aos que acham esta capa apenas uma homenagem justa !!!!!!!!!!

edu
edu
13 anos atrás

ai o fg ignorante vc sabe o que é linha editorial???? deveria saber ja que é do meio deve estar mesmo se fazendo de morto
pq nao diz logo que nao gosta de religiao que tem pavor das instituicoes que tem regras cara cada um tem o seu modo de ver o mundo deixa de ser censor de porta de butequim ao inves de criticar a diretoria da revista que tem regras claras de ediçao

Renato Soares
Renato Soares
13 anos atrás

Brilhante, como sempre.

Jô Rodrigues
Jô Rodrigues
13 anos atrás

O Comentário da Playboy Americana, lembra muito o das Igrejas: “Faça o que eu Falo, não o que eu Faço”.
Belíssima Capa e Ótima Observação!!!

José Mario
José Mario
13 anos atrás

Adorei a maneira que a capa foi mostrada, não tenho nada contra religião, mas tem horas que hipocresias tem limites!!
Flavio Gomes tem razão, naquela época um homem com essa caracteristica nem existia!! E as verdades venham a tona e que os seres humanos cresçam!! O livro que ainda não li teve um grande interesse meu em adquiri-lo, pois acredito mais na contradição!!! E a Playboy, só pode querer estar fazendo um agrado a igreja, camuflando as santas da Playboy!!!!Ah , tenho certeza que se Jesus estivesse vivo, quantas Playboys ele já não teria visto e dito “Santa maria Madalena” .

Alexandre Werner
Alexandre Werner
13 anos atrás

Putz mas é uma baita capa. Mereciam um prêmio ao invés da rescisão contratual.

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
13 anos atrás

Eu acredito no Peter Griffin, e ele acredita no Black Jesus…enfim, não vi nada demais.

boosterze
boosterze
13 anos atrás

Interesantissimo o assunto!
Vou ler Max Webber, Dawkins e reler Saramago.

Mais dicas por favor!

Gerrard
Gerrard
Reply to  boosterze
13 anos atrás

Leia também William Grant e Johnnie Walker.

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
13 anos atrás

Só que para criticar tal rescisão há de ver sob dois angulos:

No âmbito do direito: provavelmnte havia uma cláusula no contrato que a editora de Portugal desrespeitou e, daí tal rescisão.

No âmbito da moral: aí cada um tem a sua. Eu não vejo na demais! Nem fiquei curioso para saber o conteúdo (e olha que gosto de mulher!!!). Mas não são todos que vão concordar e ficaram p. da vida.

e agora??

Guto Martins
Guto Martins
13 anos atrás

“No hell below us Above us only Sky”.

ERNESTO SANCHEZ
ERNESTO SANCHEZ
13 anos atrás

FLAVIO, VOCE FAZ BOMS COMENTARIOS SOBRE AUTOMOVEIS, ETC….., MAS SOBRE O ASSUNTO JESUS CRISTO VOCE É UM FRACASSO, CONHEÇA A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARA! NEM TO DEFENDENDO A REVISTA PLAYBOY, POIS PRA MIM REVISTA DE MULHER PELADA É COISA DE MOLEQUE OU PERVERTIDO, HOMEM DE VERDADE NAO FOLEIA UMA REVISTA DESSE TIPO! E NAO CONFUNDA CATOLICISMO COM CRISTIANISMO, POIS NAO TEM NADA A VER!
NAO SE ESCANDALIZE COMIGO, POIS: MELHOR AMIGO É O QUE DIZ A VERDADE, E NAO O BAJULADOR!

PORTANTO, MY FRIEND, CONHEÇA MELHOR A JESUS CRISTO, E PORENQUANTO COMENTE AUTOS, ETC….
BYE/BYE…..

RCRG72
RCRG72
Reply to  ERNESTO SANCHEZ
13 anos atrás

Lavagem cerebral detected!

fabiano
fabiano
Reply to  ERNESTO SANCHEZ
13 anos atrás

E vc Esnesto, não precisa “gritar”. Caixa alta é algo muito chato de ler.

Brown
Brown
Reply to  ERNESTO SANCHEZ
13 anos atrás

Dawkins nele!

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  ERNESTO SANCHEZ
13 anos atrás

Taí, eu folheio. E periga levar pro banheiro…

Jesus está acimas das nossas mesquinharias.

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
Reply to  ERNESTO SANCHEZ
13 anos atrás

Ex-neto deve ser amigo do Peter Griffin…

Francisco
Francisco
Reply to  ERNESTO SANCHEZ
13 anos atrás

Catolicismo e cristianismo não tem nada a ver? Ora, os católicos deixaram de acreditar no Cristo? Poxa vida, eu, como católico estou acreditando na pessoa errada. Alguém aí me fala em quem os católicos estão acreditando agora pra eu me atualizar, por favor?

André
André
13 anos atrás

Antes q me falem algo, sou agnóstico.
A biblia é um ótimo livro de metáforas, factoides e histórias, q a principio deveriam servir para nos orientar somente, embora eu conteste e questione muitas coisas nela.
O problema é a interpretação q as religiões dão a ela, além de tudo o q vc já citou.
O grande problema é esse!
As pessoas tomam tudo o q esta na Biblia como verdade absoluta, qdo ela é apenas mais um livro!
O tal do “Duque” falou em Maomé.
Seus seguidores podem até ser fundamentalistas, porém a igreja católica tb é com os inumeros crimes e atrocidades do Vaticano ao longo dos séculos!
Aliás e pela primeira vez em publico eu pergunto: Jesus existiu mesmo?
Ou é só um factóide?
O Santo sudário prova o q?
Sabem aquele ditado de q uma mentira contada muitas vezes e por muito tempo se torna verdade?
Talvez estejamos discutindo uma mentira.
Alguem já parou pra pensar nisso?

Nilton "Boca"
Nilton "Boca"
13 anos atrás

conveniências norte americana$$$ …

Neto Guido
13 anos atrás

Fantastica a Capa. Sou crente em Deus, mas como tudo é figurativo, a começar pela própria Bilbia.
Achei muito legal.
Também gostaria de ve-la.

Verde
13 anos atrás

Sabe aquela capa cuidadosamente feita para que atraia a polêmica de milhões ao redor do mundo, de modo a atrair a simpatia ou o ódio de todos e, quem sabe, algumas vendas a mais? Pois é.

Essa capa, de certa forma, me lembra uma feita pela Veja no ano passado, mais ou menos assim: “por que a direita republicana americana está errada ao chamar o presidente de CAMARADA OBAMA”. Ao lado disso, havia uma foto com Obama e algumas firulas comunistas. É o típico caso em que a capa ultrapassa a intenção do conteúdo.

No caso da Playboy, havia uma intenção de homenagear José Saramago. No fim das contas, o responsável pela capa acabou criando algo que só servirá para promoção pessoal e para criar polêmica. E o próprio Saramago acaba esquecido.

O negócio foge da discussão chatíssima entre ateus/agnósticos e cristãos. É uma questão de respeito, mesmo. E a capa, gostem ou não, seja ela artística ou não, desrespeita um grupo considerável de pessoas. Acho que dava para haver maneiras melhores de homenagem.

E o chilique da Playboy é ridículo. Só falta colocar a Sarah Palin pelada.

Gerrard
Gerrard
13 anos atrás

Os americanos são hipócritas e a capa é de mau gosto. Preferia uma coelhinha pelada.

Guto Martins
Guto Martins
13 anos atrás

O mais importante ninguém falou: que seios lindos a rapariga têm!

Mario Mesquita
Mario Mesquita
13 anos atrás

Podiam ter posto o namorado da Madonna no lugar do JC. Ia dar menos polemica…

Eu gostava da Playboy, qdo era novo. Tenho umas antigas até hoje. Hoje, pra ver mulher pelada, a internet tá cheia. Disso e de coisa que o capeta duvida…

Daniel Sanchez
13 anos atrás

Como explicar isso para o seu filho:

Existem pessoas que acreditam em um zumbi cósmico judeu, que pode fazer você viver para sempre se você comer de sua carne simbolicamente. Para isso acontecer, basta dizer a ele, telepáticamente, que o aceita como seu mestre e, a partir disso, ele remove uma força do mal em sua alma.

Esse mal está presente na humanidade só porque uma mulher da pré-história foi convencida por uma cobra falante a comer uma maçã de uma árvore mágica.

Agora, porque um cara numa foto – que lembra o tal zumbi cósmico – está ao lado de uma bela mulher nua (não a da maçã, uma outra – eles parecem ter problemas com mulheres), a revista teve que ser fechada.

Entendeu filhão?

karkara
karkara
Reply to  Daniel Sanchez
13 anos atrás

Hilário! Muito bom!

ALEX B;
ALEX B;
13 anos atrás

Polemico! Estranho e de mau gosto! Não se ironiza a religiao dos outros! No final… burrice

Daniel
Daniel
13 anos atrás

ja percebi nos comentarios anteriores que a maioria não acredita em Deus e nem em Jesus Cristo, Percebi que nao acreditam tb em thor, odin, zeus, mitra, alá, baal, enfim todos os deuses egipcios, gregos, maia, asteca,
viking, de interminaveis povos e epocas, alias quando morrer nao se sabe em qual desses se dirigir, derrepente acredito em jeová e me deparo com baal e ele entao diz como pode vc acreditar no terrivel jeová mandarei-te pro inferno ou sei-la pra onde ou vice-versa ou uma combinaçao de qualquer outro, ah os que defendem a biblia com unhas e dentes deveriam ler o antigo testamento e ficar chocados com tanta morte, destruiçao que jeová prega, ou ler o alcorão e ficar ainda mais chocado e entender porque há tantos homens bomba, morrendo em nome de alá, receberao recompensas inimaginaveis por toda a eternidade, escolherao 40 entes queridos pra acompanha-los assim que esses se forem tb .
entao chega de deuses e arcanjos podemos levar uma vida digna sem eles ou ter noçao de moral sem eles tb, alias existem livros melhores que a biblia ou o alcorao por exemplo a doutrina jainista. Devemos mesmo é agradecer a grandes homens que enfrentaram tantos deuses em busca da verdade numa epoca em que corriam imenso risco de perder a vida só porque discordavam de alguma questao que pregava a biblia, obrigado galileu-galilei, newtow, feynman, albert einstein, planck, carl sagan, marie curie e a imensa quantidade de homens e mulheres que dedicaram suas vidas em busca do conhecimento.

karkara
karkara
Reply to  Daniel
13 anos atrás

Brilhante!

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
Reply to  Daniel
13 anos atrás

Ótimo comentário…parabéns!!! Religião é muuuuuuito mais do que isso. Sempre tive comigo que religião é da porta pra fora e por trás de um efeito inteligente há sempre uma causa inteligente.

Muchiba
Muchiba
13 anos atrás

Quando o cartunista norueguês fez a charge do Maomé e os Aitolas e muculmanos em geral chiaram e pediram a cabeça do cara, um monte de gente aí clamou pela liberdade de imprensa, mas hoje são os mesmos que estão pedindo a cabeça dos editores da playboy portuguesa vai entender.
Só sei que a religião, ao meu ver, é claro, mais afasta as pessoas do que aproxima embora todas venham com esse papo de irmandade, solidariedade e o escambau e no fim vc vê que é só isso mesmo… papo prá boi dormir !

MSM
MSM
13 anos atrás

A Playboy e outras do ramo são exemplos de moralidade, e mais ainda, as mulheres que lá se expôem para ganhar muito dinheiro fácil.

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

sorry!!!!!!!!! conceitos

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

os dogmas da igreja continuam a fazer suas vitimas,Atualizar alguns conseitos nem pensar