QUE ENDURANCE…

SÃO PAULO (por que não me surpreendo?) – O falecido automobilismo brasileiro acaba de perder mais um campeonato, o nacional de Endurance. Bola cantada há dias pelo Américo Teixeira Jr. A SRO, empresa que tomou para si a organização, acaba de devolver o cadáver à CBA, como conta o diligente Rodrigo Mattar.

Que vai enterrá-lo sem honras de Estado, em caixão barato. Essa CBA de Cleyton Pinteiro, a quem não conheço e com quem nunca troquei uma palavra (portanto, não é nada pessoal, nem se deem ao trabalho de reclamar do meu tom), consegue ser pior que a de Paulo Scaglione. Deve haver alguma competição entre essa gente, para saber quem fode mais o automobilismo.

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Jacqueline Marchezzi
Jacqueline Marchezzi
13 anos atrás

Prezado senhor editor, prezado senhor responsável pela CBA e prezado senhor responsável pela organização do brasieiro de endurance: Qual a causa, motivo, razão ou circunstância NINGUÉM se manifesta sobre o que ocorreu com a categoria. Sim, o dono deste site fez a matéria acima… diversos internautas (euzinha, inclusive) fez comentários sobre o assunto. Mas e os responsáveis principais? Seria pedir muito uma palavra oficial, um porque sobre este campeonato ter realmente acabado? Acho que os responsáveis possuem $$$ e tempo para virem aqui postarem opiniões e explicações. As pessoas que gostam de automobilismo sentiriam-se bem se de vez quando vocês (responsáveis pela organização e promoção de provas) usassem os caros computadores que possuem para explicar o que está ocorrendo. Como falei linhas acima: vocês tem mais $$$ e poder do que eu… certamente tem carro na garagem… e não enfrentam dificuldades financeiras. Custa vir aqui e explicar tudo? Valeu pelo espaço…

boosterze
boosterze
13 anos atrás

É fato e vero a passividade deste povo. Infelizmente.

Que venha a Revolução então.
Guilhotina neles. rsrsrsrsr

Renato Vasconcelos
Renato Vasconcelos
13 anos atrás

É triste ver, não só nosso automobilismo na UTI, em estado de coma, mas tbm ver o destino que nossos poucos e precários autodromos, estão tendo… Aqui em Goiânia, vergonhosamente, nosso autodromo serve pra Carnavais fora de época, festas, rachas, tudo!!! Aqui só não acontece provas de automobilismo!!! É vergonhoso…
Lembro de ter conversado um dia na mureta dos boxes, com o Alemão, Ingo Hoffman e ele me dizer:
-Assim não dá!!! O traçado é ótimo, mas as condições da pista, horrorosa! Ano que vem não voltamos mais a correr aqui! Desde então, no maximo, F-Truck e olha lá…
Pra não dizer que o presidente da nossa federação é péssimo, só pensa em si próprio e fica com politicagem, o tempo todo brigando com quem realmente quer levar a sério o automobilismo no estado de Goias!!!

boosterze
boosterze
13 anos atrás

Concordo com o Valentino Rossi e o Torcedor Atento no assunto de formar uma Liga e fazer as grandes provas de Endurance dos respectivos Estados valerem por um Campeonato Brasileiro de Endurance. Ótima idéia, mas…
Um exemplo; A gente participa do Endurance aqui no Sul. Aí uma das provas seria (por exemplo) 1000 Km de Brasília. Transporte,hospedagem,inscrição,pessoal,etc…Vai dinheiro nisto tudo. Vamos correr o risco de ter Equipes que não vão conseguir participar de todas as provas. Seria o caso de discutir com as Ligas Estaduais uma maneira de ajuda de custo (Transporte por exemplo) pra estas Equipes menos favorecida $$$$$$.
E seria a meu ver este um dos empecilhos para a participação de algumas Equipes num Campeonato Brasileiro de Endurance organizado por um pessoal realmente interessado no Automobilismo.

Aqui no Sul parece que Santa Maria já terá um novo Autódromo (oval) para os próximos anos. Será o 5º.
Particularmente tenho inveja dos Argentinos no quesito Automobilismo. Eles possuem mais autódromos que nós e tiveram Fangio. Portanto pessoal, é reunir gente qualificada e discutir esta idéia de uma Liga pra salvar o nosso Automobilismo Brasileiro. Estas Confederações…putz

Opa! Ainda temos a Classic.

Valentino Rossi
Valentino Rossi
Reply to  boosterze
13 anos atrás

Amigo Boosterze….. O maior problema do esporte, seja ele qual for, se chama CONSCIENTIZAÇÃO……. Os responsáveis reais pelo crescimento de qualquer modalidade, ou melhor, DE QUALQUER COISA na vida, são os PRATICANTES……. A fórmula truck funciona pois ela está totalmente desvinculada da CBA……. Idem a STOCK…… Os promotores do evento pagam uma “gorjeta” para que a CBA homologue a categoria, para ela ter status de nacional…… Não sei como isso é feito na CBA pois não sou piloto de carros, meu esporte só tem duas rodas……. Na CBM, eu já vi a entidade alugar um ônibus todo FURNICADO por preço exorbitante, que por pura coincidência pertencia ao presidente da CBM…….. Ser “presidente” de uma entidade como esta parece ser muito LUCRATIVO………. A CBM recebe uma verba anual da FIM, além de possuir mais de 5.000 pilotos federados que pagam anualmente suas licensas, ou seja, existe uma receita FIXA e ANUAL, que daria para promover campeonatos, contudo, este dinheiro serve para contratar ônibus de presidente, a cronometragem custa so dobro mas só recebe a metade, e a falta de SERIEDADE e COMPETÊNCIA faz com que os patrocinadores em potencial não queiram realcionar suas marcas a eventos de POUCA ou NENHUMA SERIEDADE. Veja que a F TRUCK não faz tanta mídia, ñão é uma categoria GLOBAL (da globo), mas enche o autódromo em todas as etapas, praticamente todas as fabricantes de caminhões participam do certame com equipes oficiais, e a mais de 15 anos a categoria é um sucesso absoluto. Tem fila de pilotos e equipes querendo alinhar no grid. Só a união de pilotos pode definir o futuro do automobilismo no Brasil. Enquanto ficarmos “chorando a morte da viúva”, nada ira melhorar. Estes campeonatos “paralelos” ao meu ver são uma solução LÓGICA para a estrutura podre das federações regionais e principalmente, da CBM e da CBA. Nas motos temos um campeonato “paralelo”, o SUPERBIKE SERIES, que está a cada corrida crescendo e cada vez mais, colocando mais pilotos na pista. Juntamente com o campeonato do Massa, com apoio da HONDA, o mundo do motociclismo começa a visualizar um horizonte muito melhor fora da gestão da CBM. O que me deixa EMPUTESSIDO é que os pilotos são pessoas muito CRÍTICAS com as coisas de corrida, reclamam do estado das pistas e das estruturas de boxes, cronometragem segurança, ou seja, cobram que é uma beleza…… E na verdade todas as cobranças são LEGÍTIMAS, CORRETAS…… Mas na hora de levantar uma bandeira, na hora de PEITAR os dirigentes, na HORA de criar MOTOCLUBES ou AUTOCLUBES para poderem participar das eleições das federações estaduais, na hora de se unirem para terem voz ativa……. SIMPLESMENTE SE CALAM……. Meu pai sempre de dizia……. ” O povo brasileiro não é pacífico, é PASSIVO”……. E infelizmente, sou obrigado a concordar com ele.

iago villar
iago villar
13 anos atrás

Uma duvida Flavio…
porque os pilotos não protestam, nem reclamam de nada enquanto o automobilismo brasileiro tá sendo enterrado pela CBA? não sofrem nada com isso?

Daniel Mendes
Daniel Mendes
13 anos atrás

Ah Gomes, mas não basta a Stock Car e a Fórmula Truck?! Pra que mais que isso?!

Esse povo tá de brincadeira mesmo… se é pra foder porque não viram prostitutos ao inves de foder com o automobilismo?!

Daqui a pouco nem essa categoria do Massa irá existir!!!

Ronaldo Santos
Ronaldo Santos
13 anos atrás

Já nãobastava o fim da “Copa Renault Clio”, agora também o Endurance, porém verdade seja dita a tal de SRO não fez nada para ajudar a não ser elevar taxas de inscrição e pouca divulgação. Parece o mesmo filme das “Mil Milhas Brasileiras”, que Antonio Herman, dono da SRO quis elitizar tanto que conseguiu acabar com uma das mais tradicionais provas do automobilismo nacional, onde corriam pilotos e carros preparados no fundo de quintal, mas que davam graça a categoria. Concordo com o FG o atual presidente da CBA está sempre sorrindo e resolvendo nada, mas o negócio é esse mesmo centrar tudo na Estoque, Truck e GT3, até que tudo se acabe de uma vez.

Carlos Alberto Petry
Carlos Alberto Petry
13 anos atrás

Vivi grande parte de meus quaze 64 anos envolvido com o automobilismo, reparti curcas, com uns carinhas “bonzinhos” cito como exemplo, Moco, Emerson e Wilson Fittipaldi, Paulão, Ingo, Toninho da Mata Atila Sippos e muitos outros, e digo sem a menor sobra de dúvida, nunca vi um campeonato, sequer parecido, com o que foi o Campeonato Brasileiro de Marcas de 1983, e não é porque eu estava nele, menos ainda porque ganhei uma corridinha naquele ano, as 12 Horas de Goiânia, com o Paulo Hoerlle e o Antonio Fornari, nem pelos nomes que eu referi acima, afora o Moco que já nos tinha deixado, não, nada disso, a razão é uma só, NÃO ERA MONOMARCA, o que hoje só existe na Truck e na GT3, com uma equalização digamos no mínimo “severgonha” (eu escrevi severgonha mensmo). Comparar com o automobilismo argentino é covardia, pois lá as montadoras são convidadas compulsoriamente (por disposição legal) a “contribuir” financeiramente para o automibilismo. Infelizmente se algo desse gênero não for feito no Brasil, o automobilismo tupiniquim não tem solução.
Carlos Alberrto Petry

Thiago Pellegrini
Thiago Pellegrini
13 anos atrás

vcs são loucos. Scaglioni serio? estão de brincadeira…
Flavio Gomes presidente de algo? Para… Como um cara que fala mal de tudo e de todos pode ser gestor de algo.
Fácil falar de estoque pra la e pra ca e ganhar dinheiro a troco disso.
O Sr. Cleyton é muito sério. Acontece que o automobilismo está quebrado e falido há muito anos e o Sr. Scaglioni ajudou a afundar.
A nova administração da CBA tem que ter tempo pra fazer o que precisa, mas infelizmente o tempo nao existe, dado que o automobilismo já morreu por aqui…

Kauê Cereda
Kauê Cereda
13 anos atrás

Bom qdo o cleiton si elegeu ja imaginei que seria isso pois eh só puxarmos o periodo que ele governo no passado, mas agora pessoal si atenten, o CAMPEONATO BRASILEIRO DE FORMULA TUBULAR SERÁ O PROXIMO A ACABAR, esse ano o campeonato está acontecendo pq alguns pilotos teimosos estão tomando a frente, mas o gáz dessa turma tbm está acabando.
Uma pena pois eh uma categoria de formula de velocidade na terra e com boas equipes e pilotos.

moraes
moraes
13 anos atrás

Estamos falando de Camp.nacional??? Calma!!! olha o que a federacao vem fazendo com o campeonato paulista, tudo para ser um grande evento e ate um bom trampolim esta sendo exterminadooooooo!!!!!

Ridiculooooooo !!!

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Flávio, quando falar em automobilismo nacional sempre lembre do termo turismo junto ok???
Monoposto, que é a verdadeira escola de piloto acabou faz tempo…
É só olhar para os Karts de hoje… é tanta carenagem que mais parece um carrinho de turismo de brincadeira…
É o caminho do autobomilismo brasileiro…
Quem viu piloto brasileiro campeão do mundo viu… quem não viu………… é triste a realidade… mas é isso aí…
Só pra ficar no tom do seu comentário: FUDEU!!!!!!!!

Torcedor Atento
Torcedor Atento
13 anos atrás

Como sempre falo, sou profissional do automobilismo, construtor de carros de endurance, tenho materia publicada na RACING com um dos meus carros.
Por mais de 10 vezes já falei com as pessoas envolvidas com a endurance, que uma fórmula possível seria a organização de um Brasileiro de Endurance fazendo valer etapa de provas tradicionais em cada estado, tais como : 6 Horas de Curitiba, 500 Km São Paulo, 1000 Km Brasilia, etc…..assim fariamos 5 ou 6 provas anuais e cada federação seria responsável pela honologação do evento local com peso nacional.
Não dá pra fazer provas somente no sul e suldeste, como o “Brasíleiro” Cascavelense de Marcas e Pilotos. Fancamente ! ! !
Acho que foi ai que o Toninho errou qdo fez somente no sul do pais as provas de endurance, e a questão da SRO isso já era esperado, eles só queriam tirar os GT3 de ação, pois estavam correndo o Brasileiro de Endurance e faltando as provas de GT3. SOMENTE ISSO.
Como diz o comentarista Neto, “BRINCADEIRA”.

wladimir
wladimir
13 anos atrás

o automobilismo brasileiro, ja nao e mais o mesmo ja faz tempo, ha mais de 10 anos nao vemos mais o kartismo como era a 10-15 anos atras, entao nao tem mais pilotos para renovacao, sem renovacao e com altos custos NAO TEM MAIS PILOTOS!! Sem novos pilotos nao tem campeonato entao nao tem mais automobilismo no brasil!!!JA ERA MESMO!!!!!!!!!!!!!!

Diogo
Diogo
13 anos atrás

Infelizmente, o automobilismo brasileiro é igual mulher de malandro: sempre apanha, mas continua de pé e ao lado daqueles que batem…

Lago
Lago
13 anos atrás

primeiro tiraram a organização do toninho, da interlagos eventos, sem nenhuma explicação ou motivo plausível, desferindo o xeque. agora é o mate. qual a surpresa?

Jacqueline Marchezzi
Jacqueline Marchezzi
13 anos atrás

Primeiro: sou fã de automobilismo. Modéstia em partes, o editor (e a comunidade automobilistica do Brasil) terá dificuldade em encontrar uma mulher que goste e CONHEÇA este esporte (leio tudo e guardo tudo… acho que minha casa tem + revistas do que a biblioteca aqui da comunidade rs). Meu lamento é o fato de que sou pobre e, acreditem… aprendi a gostar deste esporte porque um dia, na firma de reciclagem, ainda criança, me deparei com uma pilha imensa de revistas… elas eram sobre o Senna (a morte dele, 1994). Levei para casa, cuidei bem tais reliquias… e já que eu nada tinha para ler e não gostava de revistas de fofocas(que eu também tinha apanhado na reciclagem), comecei a me interessar pelas, digamos… vertentes do esporte que aprendi a gostar.
Ainda estou aprendendo… mas existe algo que a ‘vida’ naum me ensinou: como lidar com fatos proporcionados por pessoas ricas? Explico: ao contrário da autora desta, eu aposto minha coleção de revistas que TODOS os envolvidos com a direção do automobilismo brasileiro tem dinheiro… pessoas que certamente NUNCA enfrentaram frio metro lotado e trens do suburbio aonde morava para ir ao trampo. Ou seja: sao pessoas certamente posicionados financeiramente ou socialmente, caso contrario naum ocupariam cargos de relevancia. Ora, levando em conta que estas pessoas NUNCA passaram fome como eu, que estas pessoas NUNCA tiveram o DESPRAZER de um trem lotado, de pisar no asfalto quente pés descalços, é de esperar que elas tivessem ‘ferramentas’ para resolver problemas SIMPLES. Sim, problemas simples: gerenciar automobilismo é bem mais fácil do que lidar e viverem condições sub-humanas. Portanto… naum consigo entender porque estas pessoas ficam reclamando da vida, tendo carro, dinheiro no bolso e acesso à lugares caros (muitas vezes passei em frente a sede da CBA, olhava e admirava quem entrava e saia).
Naum sei se o editor ira publicar meu recado… mas eu queria que, atraves dele, os dirigentes e pessoas que comandan o esporte soubessem que existem pessoas que ainda tem o direito de sonhar com uma vida melhor e com um automobilismo digno de ser apreciado. Eu estive naquela corrida de 2005 no RJ quando o Xandy capotou o Audi da Medley. Eu estava ali perto da capotagem…no dia seguinte, passei no box dele e perguntei como ele estava. Algum mecanico veio falar comigo, pediu que eu esperasse um pouco… depois o proprio piloto veio falar comigo e ate me deu um bone, tenho até como hoje como trofeu. Mas tal coisa foi excessão: nem todo mundo se digna a falar com uma pessoa pobre…espero que o senhor editor desta pagina de intrnet atenda ao meu humilde apelo de publicar minha carta. Ela é um brado por parte de pessoas que querem apenas entender porque os poderosos não se preocupam com a chamada coletividade do esporte.Ate onde sei, são pessoas de ‘fino trato’, educadas e ricas: não deve ser dificil fazer sentar elas em uma lauta mesa e conversar para achar maneiras de fazer esta categoria que um dia assisti de perto volte a acontecer. Tipo… se as pessoas humildes conseguem resolver problemas, é de se supor que os poderosos e ricos façam ainda melhor! Com a palavra os responsaveis.

Ajean Santos
Ajean Santos
13 anos atrás

Automobilismo Nacional morreu a décadas… como disse o arrogante Sr. Cacá Bueno – “saio da stock car pq se tornou uma competição varzeana”…. esta que é considerada a “principal” categoria do automobilismo nacional, salvando-se a boa organização da Formula Truck (descendentes de Aurelio Felix), não funciona em nada o automobilismo nacional.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Isso só acontece aqui no Brasil.PURA VERGONHA

Valentino Rossi
Valentino Rossi
13 anos atrás

Poxa…… Que os nossos dirigentes são muito pouco competentes, isso sempre foi assim e é assim desde os primórdios tanto do automabilismo quanto do motociclismo……. Vá dar uma olhada na gestão da CBM, que vocês acharão que este PINTEIRO é na verdade o Bill Gates…….. Muito pior do que ser o executor da MERDA é ser o patrocinador dela….. Falando a verdade verdadeira, a pior raça que existe não são os dirigentes, são os PILOTOS, e principalmente, os PILOTOS de ponta…….. Todos nós que somos pilotos patrocinamos este PICADEIRO, pois todos os anos vamos correr em autódromos HORRÍVEIS, totalmente sem segurança…… Ou voce acha que Tarumã e seus muros colados na pista é bacana? Ou Cascavel com seu “bacião”? Ou Goiania que está ABANDONADO? Se ficar falando de condições para a prática de esportes automotores, no Brasil só tem duas pistas bacanas…. Interlagos e Santa Cruz do Sul…… O resto….. Vixi…….. Mas mesmo assim, a força que uma CBA pode ter é vinda dos seus asssociados, ou seja, PILOTOS…. Só os pilotos podem resolver estas questões de COMPETÊNCIA…….Usando as palavras contra estes dirigentes, e se a razão não persuadi-los, usando o BOICOTE…….. Se os pilotos fossem unidos, tivessem uma associação FORTE, eles poderiam montar uma liga, organizar corridas, E MANDAR PARA A PUTA QUE O PARIU a federação……. E aí fazer FORÇADAMENTE a renovação das federações estaduais, assim como a CBA……. Mas infelizmente no Brasil os pilotos quase todos sofrem da “SÍNDROME DE GERSON” também, afinal, ninguém quer dar a cara para bater, ninguém põe o BUNDÃO na reta, e TODOS os preparadores e equipes tem MEDO de se rebelar contra a CBA…….. Mesmo assim contribuem todos os pilotos e equipes com o fortalecimento do Sr. PINTEIRO quando nas datas de campeonatos nacionais, estes alinham seus carros e pilotos…… Portanto, FÁCIL é CRITICAR……. O “Pinteiro isso…….” O Pinteiro aquilo…….” O difícil é TOMAR POSIÇÃO……… Os pilotos e equipes no Brasil tem os Líderes que merecem…….. INFELIZMENTE…

Sil
Sil
13 anos atrás

Uma pena mesmo que um campeonato tão empolgante seja tratado desta maneira. Só no Brasil isso acontece….Interesses politicos e economicos sempre
terão prioridade…Enquanto isso o automobilismo de base vai morrendo aos poucos….

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Concordo com o Joaquim. Tinha (tenho) planos de participar do Brasileiro de Endurance, se conseguir patrocínio. Se ninguém organiza, que as equipes e pilotos chamem para si a responsabilidade e o façam.

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

É realmente tão grande o descaso com o automobilismo, vejam só na argentina, uma país muito menor e mais fraco financeiramente, e lá existem entre várias categorias 2 de carros de turismo a TC 2000 e a TOP Race V6, com lindos carros e participação de várias montadoras, inclusive algumas participam das 2 categorias (Ford e Chevrolet)……..aliás a Top Race V6 vai correr esse domingo e interlagos junto com a fórmula truck, sabe como eu descobri isso?? no site da categoria pois aqui no Brasil nem se comenta sobre o assunto, no site do autodromo de interlagos no setor de programação para a data consta apenas a F.Truck, hauhauhau, so rindo mesmo…..

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Nosso automobilismo acabou. O atual presidente simplesmente largou tudo….uma vergonha sem tamanho.

Pedro Adolfo Ambros Warpechowski
Pedro Adolfo Ambros Warpechowski
13 anos atrás

É só automobilismo para milionário, GT3, Stock, Mini Cooper, Porsche Cup, etc… Nem precisa passar na TV, eles mesmo filmam para assistir depois.
Cadê as corridas de estreantes e novatos ?
Vamos correr de Classic !

Pedrão

Rodrigo Henrique
13 anos atrás

São interesse financeiro (direitos de transmissão) falando alto…. Que pena!

Joaquim
13 anos atrás

Estão chutando o defunto errado por falta de conhecimento. A responsabilidade pela organização da Endurance nacional era da SRO Latin America, empresa cujo sócio é o Sr. Antonio Hermann, conforme contrato firmado com a CBA.

Como a SRO estava mais interessada em promover a GT3/GT4, deixou de lado a Endurance, proibindo até a participação de carros da GT3 no campeonato de resistência nacional, esvaziando assima categoria.

Foi um tiro no pé. Desestimulados inclusive com o novo regulamento, equipes e pilotos nacionais que disputaram com regularidade o Endurance nos últimos anos, recolheram-se aos certames estaduais (leia-se RS), esvaziando o campeonato Brasileiro.

Agora, na cara de pau, a SRO devolve a bomba para a CBA que havia terceirizado a organização da Endurance e fez muito bem, a CBA não está aí para organizar nada. A função dela é regulamentar, normatizar, e fiscalizar, não organizar corridas.

Isso é tarefa para clubes e promotores profissionais.E tem gente séria promovendo corridas no Brasil. Existe o mau hábito de se projetar uma situação regional (entenda-se SP) como regra geral para o Brasil inteiro. Não é verdade, tem quem saiba fazer e faz direitinho.

A culpa do atual estágio do automobilismo nacional não é só de CBA, federações ou organizadores. Pilotos e equipes, só sabem chorar, se fazerem de vítimas e não se organizam como classe. Quando são chamados a colaborar, se fecham em copas. Haja vista o que ocorreu em algumas etapas da Endurance no ano passado quando o organizador Toninho de Souza quase teve que implorar a equipes e pilotos para fechar grids de 20 carros.

Exceção feita novamente ao RS – que hoje faz o melhor automobilismo regional do país – onde a associação de pilotos e preparadores se envolve com as corridas, sugerem e preparam os regulamentos técnicos, auxiliam os organizadores na gestão das categorias.

O Endurnce nacional já vinha na UTI há bastante tempo, só sobrevivendo por obra de alguns poucos abnegados que faziam o campeonato acontecer. Para sobreviver, se é que vai, a fórmula tem que ser totalmente repensada.

Como produto é uma lástima, não motiva ninguém a investir na categoria como patrocinador. Há mais de dez anos que correm praticamente os mesmos carros, com exceção de uma ou duas novidades que tendem a se perpetuar por falta de renovação, dando reinício ao círculo vicioso.

Dá pra salvar a Endurance nacional? Claro que sim e há váras maneiras para que isso ocorra. Mas tem que ser feito com seriedade, planejamento a médio prazo (no mínimo) e muita dedicação e trabalho, requisitos que não vejo na CBA neste momento como organizador.

pauloaidar
pauloaidar
Reply to  Joaquim
13 anos atrás

Mestre Joca dizendo tudo como de praxe.

weider carvalho
weider carvalho
13 anos atrás

*(para saber quem fode mais o automobilismo BRASILEIRO .)
boa colocaçâo !!!

Isac
Isac
13 anos atrás

É impressionante como a gestão da CBA é mal avaliada.
Que m*rd* é esta !!

Marcelo Afornali
13 anos atrás

Boa noite Flávio, boa noite a todos os que estão aqui lendo os desabafos e que assumo também, são legítimos. O automobilismo brasileiro, em todas as categorias, é uma verdadeira vergonha. Não só o automobilismo, como o motociclismo também, a exemplo, a federação paranaense que faz corridas do estadual, em pistas que nem ao menos condição de suportar o evento, tem.
É muito triste isso, pois para a gente que gosta da brincadeira, curte e ao mesmo tempo vive dela, é deprimente.
No meio do kartismo então, não sei mais o que se passa: não existem mais corridas simpáticas, somente grandes eventos, milionários ao volante e filhotes de medalhões “evoluindo” no kartismo. Pilotos de verdade? São poucos! Muitos pararam pelo exagerados preços, pela roubalheira, pelas taxas, enfim, por toda a sacanagem que cerca as pistas. Culpa de quem? De todos, inclusive de nós mesmos, que acabamos por avalisar esta sacanagem toda, pagando as taxas regionais, estaduais e também, nacionais. É uma pena, o coração está fibrilando e a parada cardíaca é inevitável… Triste fim ao automobilismo brasileiro, triste fim.

Flavio Manfredini
Flavio Manfredini
13 anos atrás

Reproduzo aqui, o comentario que fiz no blog do Rodrigo Mattar sobre o termino do campeonato de endurance.

É infelizmente é assim que o nosso automobilismo é tratado.
Tiram de quem entende e tenta fazer algo, e passam para quem acha que vai ganhar muitos $$$$$$$$$$$$$$$$
O Toninho de Souza, promoveu algum tempo, o Campeonato Paulista de Super Stock.
Era otimo ir para Interlagos correr, as vezes gastava mais do que podia, mas era muiot bom, as arquibancadas cheias.
Convites eram distribuidos de graça em faculdades e escolas, em shooping center, eu mesmo distribuia muitos convites na empresa que trabalhava, e o pessoal ia. ( ta certo que na segunda aguentava o pessoal reclamando que eu só andava no pelotão de traz), mas era muito bom.
Agora acabou o Brasileiro de Endurance, o Paulista ta capenga, não acaba pq tem muita gente que segura na unha ( pilotos e preparadores), porque se depender da CBA, FASP, e clubs já tinha ido para o vinagre a muito tempo.
É simples, vá a um domingo de corrida em Interlagos, que vai ver mais gente nos box do que nas arquibancadas…
São Paulo tinha tudo para ter o melhor, mais forte e bonito campeonato regional. afinal a maioria das montadoras de veiculos, e seus fornecedores estão localizados por aqui.
Mas com esse pessoal tomando conta, fica agonizando ano, após ano.
Sem contar o tempo que fica fechado por causa da Formula 1, todo ano tem reforma…e é claro com o dinheiro publico.
É dificil……

Thiago Sabino
Thiago Sabino
13 anos atrás

perdão, espetaram o Maria Lenk na SUL……

Thiago Sabino
Thiago Sabino
13 anos atrás

The hole, is more deeper, já diria o gringo…..

A coisa funciona estilo CBF mesmo (no mau, no sentido mais pejorativo) : federações subservientes, que trocam o voto pelo presidente, por uma sacola de chuteiras, uma porção de bolas, e um punhado de jogos de camisa. Óbvio que , no automobilismo, a permuta se dá por algum favorecimento bem escuso, visto que, os autódromos mesmo estáo caindo aos pedaços.

Aí alguém poderá dizer: Mas os autódromos são de manutenção dos órgãos públicos locais. Oras, perfeito. E onde tá a CBA pra garantir o funcionamento mais básico disso? Dentre lá os princípios (a entidade sim pode ter, os ocupantes do cargo, não) da CBA não constam “fomentar, desenvolver, e disseminar o esporte a motor”?

NAONDE que Scaglione, Pinteiro, et caterva , promoveram a fomentação do esporte? Sob sua barriga, foi visto o funeral da F-Renault, a morte cerebral da F-3 nessas plagas, noves fora outras em que as montadoras deram um flato , e viraram as costas para as corridas.

E onde estavam os senhores? Sentados sobre o belo RABO que os acompanham, e apenas comendo coxinha + Fanta Laranja nos HCs da Truck, estoque, e…….

acabou! Simples.

Pra um país que, a 15 anos atrás, tinha várias categorias MONOPOSTO de formação, tinha um Kart forte (e não retaliador, chantagista….caso de polícia, lembram? Suspensões por parte da CBA…..aquela baixaria que é a cara deles), algumas categorias Turismo…..é desolador

Américo, respeito muito a tua opinião, és uma referência em termos de cobertura automotor, mas convenhamos, pra um país que em 1995 , tinha várias categorias para correr aqui, tinha autódromos ainda em funcionamento, hoje em dia, dizer que Scaglione ainda é uma pessoa de caráter acima da dúvida…..enfim……fica difícil acreditar….Ver alguém completamente inepto para tocar uma confederação moribunda, que nada mais é do que um valhacouto de interesses de federações estaduais que tão pouco se lixando com o andamento do automobilismo nacional.

O Flavio acaba de escrever a lápide de mais uma categoria, e aí , ainda temos de ter respeito por gente que viu a coisa morrer à míngua, e nada fez?

Tá aí Jacarepaguá! Fizeram aquele karaokê todo, com liminar na justiça, etc. Conclusão? Veio o nuzman e seus tratores cariocas e lá espetaram o “Maria Lenk” em plena curva Norte, terminando de dar uma pancada no que restava do automobilismo carioca….

E eu ainda tenho de achar que o Scaglione é gente boa?

Eu é que não compraria um carro usado dele…..muito menos desse dissimulado desse presidente da CBA. Já disse aqui N vezes: Quem leu a entrevista dele na RACING quando da sua infausta assunção ao cargo, percebeu o SHOW de enrolation que ele deu na entrevista…

E ainda foi passear em Indy 500 com o dinheiro da CBA né?

Fazer o que?

Apenas ler o réquiem, e acompanhar o cortejo…

Niltão Amaral
Niltão Amaral
13 anos atrás

É a verdadeira politicagem. Cada um só pensa no seu umbigo e no dos comparsas (no mau sentido).

Ninguém soma, apenas subtraem. A gestão anterior fala mal da atual, que falará mal da próxima quando sair, e assim vamos…

Por essa lamentável sucessão de descaso com o esporte é que a coisa só vai ladeira abaixo. No dia que todos atuarem com o verdadeiro tesão pelo esporte em si, talvez tenha-se um fio de esperança.

Só na base da paixão mesmo pra manter um carro na pista, no país da M%$&a do futebol.

Luis Silva
Luis Silva
13 anos atrás

Na verdade até hoje não teve um presidente mesmo que fizesse alguma coisa pelo automobilismo nacional,na verdade só querem e aparecer e sair nas capas das revistas.

o nosso automobilismo é amador temos muito que aprender ,mais temos que começar a escolher bem quem representa não adianta colocar aventureiros ou marketeiros que só olham pro seus pés ….

focacruz
13 anos atrás

ate politico gosta de carros e corridas, veja o prefeito-mauricinho beto richa daqui de curitiba, corre vez ou outra de porsche. inclusive o maluf tem um belo jaguar!

focacruz
13 anos atrás

por acaso alguem sabe se esses caras tem carro? sera que gostam de carros?…sera que sabem dirigir? meu deus, que bizarro.

moacir
13 anos atrás

É duro, hein? Vamos chamar uma AT Kearney da vida, contratada sem licitação com verba do governo, para auditar quem, nas palavras do digníssimo blogueiro, fode mais o automobilismo nacional.

Não que a informação seja relevante: como entra um atrás do outro em sequência, daqui a pouco todos nós desistimos e nos contentamos com Nascar e F1 pela TV mesmo.

Luis
Luis
13 anos atrás

Se continuar nessa queda, o próximo presidente da CBA será o Saulo Gouveia, o da novela das nove da Globo…

EISTEN
EISTEN
13 anos atrás

Quem paga os eventuais investimentos das equipes? Coisas que eu vi e jamais aconteceram de novo, Péle jogando,Piquet, Senna Emerson correndo ,pista velha de Interlagos, Mil milhas com dezenas de competidores. Sou um cara feliz,tudo isto esta na minha memoria quem viu viu, quem não viu perdeu o que de melhor este pais produziu.

A. Prost
A. Prost
13 anos atrás

Cleyton o que?

Americo Teixeira Jr.
13 anos atrás

Sou obrigado a não concordar com meu querido amigo Flávio Gomes, embora respeite 100% cada palavra sua, quando ele fala do ex-presidente Paulo Scaglione. Entendo e respeito a opinião do Flávio sobre ele, mas foi muito legal ter participado da gestão porque foi possível fazer muitas coisas interessantes, a revista, inclusive. Além disso, Scaglione é uma dos melhores pessoas que conheci na vida.

Acarloz
Acarloz
Reply to  Americo Teixeira Jr.
13 anos atrás

Não creio que estejamos falando da pessoa do Sr. Paulo, mas sim do Dirigente de uma entifdade.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Americo Teixeira Jr.
13 anos atrás

Américo, sorry mas é ditado popular, ok:

“Diga-me com quem andas que te direi quem és”!!

O fato de ter conseguido fazer a revista não significa que tudo tenha sido uma beleza, não é mesmo?

Eduardo Miler
Eduardo Miler
Reply to  Americo Teixeira Jr.
13 anos atrás

Sou obrigado a não concordar com o Americo Teixeira Jr., embora o respeite 100% cada palavra sua…Pra cada “coisa interessante” que o sr. diz que foi feito, creio de podemos elencar umas dez “coisas” que não foram feitas e/ou mal feitas pela CBA nessa sua gestão…Mas parabens pro Sr. e os da sua gestão…Conseguiram ser melhores que a atual…Isso não é um merito??? Se a gestão do Sr. Pinteiro é uma MERDA, a sua foi só uma MERDINHA…FG, vê se aparece aqui no Sul na Classic do dia 01/08/10…Abs

Alberto S.
Alberto S.
Reply to  Americo Teixeira Jr.
13 anos atrás

Ok. Muito legal, muito bacana mas….. e o automobilismo ?

Talvez seja falta de informação nossa, mas que tal listar então as coisas “interessantes” que ele fez para o esporte a motor nacional ?

Abraço.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

O Brasil vive de sorte no esporte. Até que o Brasil aparece bem em esportes mundo a fora. E é inexplicável, a não ser pelo argumento da sorte, que apareçam tantos pilotos brasileiros por aí. São mais de 50 atando lá fora por exemplo. Pelo menos até pouco tempo.

Mas o que fazer.

Mandar milhões de e-mails para CBA reclamando?
Ou para o ministério dos esportes?

??????

JP
JP
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Se preparem, porque em tempos de copa e olimpíadas, ninguém do governo ou da iniciativa privada vai querer saber de automobilismo.

Se bobear, interlagos será o ÚNICO autódromo do Brasil.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Boa noite! Pois é amigo RCRG72, do jeito que anda as coisas aqui no Brasil, vamos assistir corrida de Opalas, Fiat uno, Palio. Uma vergonha essa Federação. Se você vai em Interlagos na F1, você tem que ver de perto o Paddock como fica cheio desses Chefes de federações, tudo puxando saco e fazendo cada vez menos, altas taxas, campeonatos mau administrados, preços de tudo um absurdo, esse é o Brasil, indo pra lugar algum.
Abraços!

Alexandre Lourenço
Alexandre Lourenço
13 anos atrás

Politicos, todos iguais, que se fodam !!!!!!

Frank Castle
Frank Castle
Reply to  Alexandre Lourenço
13 anos atrás

Generalizar também é ruim Alexandre.
Sei que é revoltante, mas essa não é a solução.

Americo Teixeira Jr.
13 anos atrás

Na verdade, Fabrício, uma eventual candidatura do Flávio Gomes só poderia ocorrer com a indicação de um determinado número de federações, dentre aquelas com direito a voto.
Esse número é algo em torno de três federações. Vale dizer que quem elege o presidente da CBA são justamente os dirigentes estaduais.

marcão
marcão
13 anos atrás

Pois é!!!

Quantas vezes nesse e em outros blogs infelismente falei mal dessa adm.
Falei até coisas de baixo calão!!!
Fui censurado, diversas vezes inclusive…
Mas esse assunto é muito sério e precisa urgentemente de solução. Assim do jeito que está todos vão perder mais cedo ou mais tarde.
Ano passado culparam a crise! Ê esse ano?
O fato está ai pra todo mundo ver…
Hoje essa confederação virou uma bandalheira, sem controle nenhum e de nada…
Só serve pra pagar despesas sem propósito e favorecer alguns amigos mais chegados . “Os auxiliares de pintor de zebra”
O esporte que se dane, o que importa é quanto vão faturar em cima dos pilotos e donos de equipes..

Bem faz a porsche que nem o “selinho da cba” coloca em seus carros. Eo melhor ainda é que os senhores endinheirados dessa categoria, escolhem os circuitos que desejam correr, alugam tudo por alguns dias e pronto. Está feita a festa. Sem carteirada, sem federação ou confederação pra meter o bedelho no brinquedo dos caras…
Pensando bem eles estão certos mesmo.. Pra que sustentar esse elefante branco?
Qual beneficio trouxe pro automobilismo nesses ultimos anos esses administradores? A resposta é curta e grossa. “”NENHUM””
Serve pra que?
E o pior de tudo é que a administração atual da CBA, está lá hoje unicamente pra se vingar das pessoas que dedicaram suas vidas em prol do automobilismo.
Essas pessoas sim, merecem nosso apoio e credibilidade.
Pois. Se hoje temos grandes competições, todas, Eu disse todas foram criadas antes dessa adm. e sobrevivem graças a essas pessoas. Que com 30 40 50 ou 60 anos de atividades unicamente voltadas pras corridas.. Vivem financeiramente do automobilismo? Sim, grande parte, são profissionais no que fazem.E merecem ganhar o que ganham. Elas trabalham!
Enquanto esse monte de gente que está hoje lá na CBA fez o que em pról do automobilismo?Nada x Nada e mais um pouco de muito nada!
Pra não me alongar muito aqui, só uma pergunta.. Alguem desse Brasilsão sabe o que o SR. Dr. Elmo C. Piteiro foi fazer em indianapolis por ocasião das quinhentas milhas?
Outra pergunta. Será que o conselho mundial de automobilismo em Paris já deu pelo menos um banquinho pra essa pessoa na reunião anual dos conselheiros?Ele achava que a cadeira da Fia era da CBA, esquecendo que a CBA não é uma celebridade!
Coitado!
Deixa ele daqui a pouco esse mandato passa igual a tempestade. Vem o vento a chuva forte, causa alguns estragos, mas são todos recuperados, vem o sol e seca tudo e pronto, começa-sse tudo de novo..
Um dia isso passa.. Enquanto isso deixa o “pintor” mandar nos bandeirinhas.. Nós não temos rabo preso com ninguem, não devemos nada pra ninguem e nem votamos também..Se por um motivo ou outro não tiver nehum bandeirinha por perto deixa ele ir pintando as zebras do autodromos brasileiros.. Uma hora ou outra só vai sobrar mesmo o pincel, pois as mordomias o salário astronomico vai acabar, um dia acaba…Oxalá que fosse hoje ou amanhã , mais tardar depois de amanhã…
Desculpem o desabafo, mas também tem muito culpado por ai por essa situação . Os coniventes “politicos”, que veem as coisas ficarem cada vez pior sem fazer nada também!
Que pena, ou melhor da pena de ver tudo ruindo um pouco mais a cada dia…
Fiquei muito triste com mais essa noticia, as corridas de longa duração são sempre as melhores e nelas que as equipes pequenas fazem seus melhores carros..
E triste….!!!!!!!!!!!

Rodrigo Mattar
Reply to  marcão
13 anos atrás

Marcão, seu desabafo é perfeito, mas permita-me uma correção: a Porsche GT3 Cup Challenge tem sim, desde o início do ano, o selinho da CBA em seus carros.
Abraço!

Fabricio
Fabricio
13 anos atrás

Como é que se faz para ser candidato a presidente da CBA? Pode ser qualquer um? Se puder vc poderia se candidatar Flavio, afinal tem paixão por automóveis, o que, no meu entender, deveria ser o mínimo para ocupar o cargo. Sendo assim já seria melhor do que estas gestões, afinal eles parecem que não gostam nada de carros e automobilismo.

Am
Am
Reply to  Fabricio
13 anos atrás

Na verdade, Fabrício, uma eventual candidatura do Flávio Gomes só poderia ocorrer com a indicação de um determinado número de federações, dentre aquelas com direito a voto.

Esse número é algo em torno de três federações. Vale dizer que quem elege o presidente da CBA são justamente os dirigentes estaduais.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
Reply to  Fabricio
13 anos atrás

Endosso.

Acarloz
Acarloz
Reply to  Fabricio
13 anos atrás

Caro Fabricio, para ser candidato não pode ser “qualquer um”, como você questiona, tem que ser um sujeito preparado, comprometido, interessado no crescimento do esporte, etc, infelizmente a vários anos, as pessoas que teriam essas condições e qualidades não são os preteridos pelos cartolas nojentos que se apoderaram da entidade, esses trocam posições entre si, para que todos possam tirar algum proveito desse automobilismo infame que temos aqui, e phodam-se os amantes da coisa como nós, sacou?? abraço.