RIO, 1925

SÃO PAULO (inacreditável) – O Jason Vôngoli, d'”O Globo”, é disparado, mas disparado mesmo, o melhor jornalista automobilístico do Brasil. Talvez do mundo. Deem uma lida no material que ele publicou sobre um dos primeiros “salões do automóvel” do Brasil, em 1925 no Rio.

Entre outras coisas, ele revela que a Ford fez uma linha de montagem na exposição e produziu carros diante dos olhos incrédulos da sociedade carioca. Dá para acreditar nisso, há 85 anos? A dica é do Rafael Bruno Pinto.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
13 anos atrás

Corrigindo….onde se le “automobilismo” entenda-se “automobilistico”.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
13 anos atrás

Flavio (não precisa publicar) no caso de reportagens ou algo do genero relativo à produção e sobre carros de passeios usamos “automotivos” e qdo. se fala sobre, especificamente corridas de carro aí sim usamos “automobilismo”. Espero que não se ofenda. Um grande abraço a ti.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
13 anos atrás

Fiz uma galeria de fotos em:

http://tiny.cc/flez4

Não sei quanto tempo ficará no ar.

Alexandre Salvador
Alexandre Salvador
13 anos atrás

O que o Heródoto Barbeiro está fazendo nesse calhambeque? Dá uma olhada de relance…..

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

O evento teve a participação da Ford, General Motors, Chrysler, Gray, Packard, Hudson, Itala, Lancia e Voisin.

Galvão
Galvão
13 anos atrás

Sem cachorras não é Salão do Automóvel.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
13 anos atrás

Agradeço a deferência, Flavio, mas lembre-se que existem o Mahar, o Zé Luiz Vieira, o Bob Sharp, o Nasser, você…
Comparado a essa turma, sou estagiário.

wagner
wagner
13 anos atrás

O motorista parece o Heródoto Barbeiro!

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

E o Herodoto Barbeiro estava lá fazendo a maior pose pra foto.

Emerson Bicalho
Emerson Bicalho
13 anos atrás

Quero enviar uma foto de um posto de gasolina. Como faço????

Paulo Coimbra'
Paulo Coimbra'
13 anos atrás

Flavio, bom dia! Me parece que o arquivo do Jason é enorme, tb, tipo o do Panda.
Vc sabe se ele deu andamento no projeto de escrever um livro ou artigo sobre as revistas de automóveis no Brasil?

Fernando
Fernando
13 anos atrás

E chip foose se acha pioneiro…

Paulo Z
Paulo Z
13 anos atrás

Caro Flavio e amigos

Essa descoberta do J. Vogel (OGLOBO) é S-E-N-S-A-S-I-O-N-A-L!

O mais interessante disso tudo é como houve justificativa econômica e comercial para que a FORD instalasse tal linha de montagem.

É curioso que décadas depois a mesma FORD tenha sido tão refratária a idéia de produzir veículos no nosso país em atenção ao edital do GEIA.

Andre Decourt
Andre Decourt
13 anos atrás

Postarei no site, ao logo do mês de agosto algumas outras fotos relacionadas a matéria do JV, afinal ele me liga alvoraçado as 11 da noite contando da matéria e pedindo para identificar os prédios e seus lugares. Tem muito detalhe interessante em fotos bem insuspeitas….

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Acho q vc se enganou…o nome dele não é Jason Vogel???

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Eduardo
13 anos atrás

Vôngoli.

Leonardo
Leonardo
Reply to  Eduardo
13 anos atrás

No jornal impresso hoje está escrito Vogel realmente.

Zé Rodrigo
Zé Rodrigo
Reply to  Eduardo
13 anos atrás

Jaspion Vôngoli

luis da matta
luis da matta
Reply to  Eduardo
13 anos atrás

Na verdade é Jasão.

Pé de Moleque
Pé de Moleque
13 anos atrás

O pessoal da época tinha muita “raça” mesmo!

Marcaz
Marcaz
13 anos atrás

Grande Ricardo Rossi (Primo Rossi, “pois é”) Seria um dos primeiros carros MONTADOS no Brasil. Artesanalmente já havia outros e até o Fusca foi “montado” aqui em 53. Mas se não contar com o Romi-Iseta, o primeiro a ter sido fabricado com algumas peças produzidas no país foi mesmo o Vemaget. Isto sem falar na Kombi, que, além de pioneira, ainda é produzido. Isto é um caso pro Guinness.

trackback
13 anos atrás

[…] This post was mentioned on Twitter by Paulo Dionísio, Flavio Gomes. Flavio Gomes said: O inacreditável salão do automóvel no Rio em 1925 (matéria de Jason Vogel no Globo): http://tinyurl.com/2fwqrok […]

Remi Rodrigues
Remi Rodrigues
13 anos atrás

O carro da foto é de 1920 para baixo. O modelo T de 1925 é diferente..

Deivison
Deivison
13 anos atrás

Sensacional …
estive em Lisboa esse mês e passei em frente a esse pavilhão, que hoje é um museu do esporte, mas estava fechado pra reformas.
O Ford hein… uma linha de montagem em um salão do automóvel. Muito legal!

Lio
Lio
13 anos atrás

Maravilha Flavio parabéns pela matéria E A FORD NUNCA USOU ISTO COMO PROPAGANDA DE MARKETING….incrível …mas pode usar ainda….repetir uma simulação da linha de montagem em um lugar fixo para todo mundo ver…algo assim…

Ricardo Rossi
Ricardo Rossi
13 anos atrás

Então seria o primeiro carro fabricado no Brasil?

vitão
vitão
Reply to  Ricardo Rossi
13 anos atrás

na verdade o carro vinha desmontado – CKD – e era montado , com dois componentes nacionais – o ar do pneu e a água do radiador. A fábrica da Ford ficava na rua Florencio de Abreu , rua das ferramentas, um pouco para baixo do largo São Bento . O meu avô começou a trabalhar lá em 1.921 , e eu tinha em algum lugar uma foto dele na frente do prédio . Depois foram para a rua Solon , no Bom Retiro.
Acho que vou discordar do JAson, porque teve uma exposição no Palácio das Industrias no PArque Dom PEdro, acho que em 1920 ou 21, com a presença de ~vários fabricantes . Lembro-me claramente de uma foto com o stand da Chevrolet.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
Reply to  Ricardo Rossi
13 anos atrás

Vitão,
A reportagem não diz que é o primeiro salão do automóvel Brasil, mas o primeiro do Rio.

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
13 anos atrás

Eles sabiam que estavam mudando a sociedade.
Uma nova forma de produzir que necessitava de uma nova forma de consumir. Incrível.
Deu no que deu, mas a consciência dos atores no processo ainda me impressiona.