SMOKING PERMITTED | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

terça-feira, 20 de julho de 2010 - 15:23F-1, MotoGP

SMOKING PERMITTED

SÃO PAULO (fumacê) – Me contaram, e não tenho o menor motivo para duvidar. A Philip Morris renovou seus contratos com a Ferrari e com a Ducati até 2013. Mesmo sem poder mostrar a marca Marlboro nos carros e motos. É que F-1 e MotoGP são plataformas muito eficientes de relações públicas, marketing de relacionamento, essas coisas.

A grana continuará pingando fartamente.

29 comentários

  1. Pedro Jungbluth disse:

    Gomes, vc podia publicar essa comapração de imagens entre o código de barras e o símbolo da marlboro:
    http://doladodeforadacaixa.com.br/archives/1176
    queria ver apárecer alguém ainda achando ridícula a idéia de que a Ferrari faz propaganda tabagista, que é ilegal.

    Não sei como os outros times não ficam putos por não receberem a grana do cigarro e a ferrari poder.

  2. Fernando Kesnault disse:

    Aliás este negocio de proibir propagandas decigarros é pura HIPOCRISIA de uma sociedade doente e alienada que acha que tudo que faz é o certo para todos e assim vamos caindo na rede da NOVA ORDEM MUNDIAL.

  3. luiz disse:

    Acho uma baita de uma hipocrisia proibirem a propaganda de cigarros, enquanto de bebida pode. Ninguém fuma e sai por ai dirigindo em alta velocidade matando inocentes, ningíen fuma e sai arrumando briga , ninguém fuma chega em casa e dá um cacete na mulher e nos filhos; 70% dos acidentes de transitos são causados pela bebida, a grande maioria dos assassinatos se originam em brigas causadas por pessoas que usaram bebida alcoócolica. nâo se trata de defender o cigarro que é reconhecidamente nocivo a saúde e sim da hipocrisia da proibição da propaganda.

  4. Orlando Salomone disse:

    É difícil determinar a partir de onde se deve proibir alguma coisa. Creio que o mais importante é a educação e a valorização da família. Educando-se as crianças, não será necessário punir os adultos, ou proibir-lhes nada. Agora, essa conversa de liberar as drogas é uma tremenda estupidez. Alegam que irá diminuir a criminalidade, o que é uma grande mentira. Traficante não vai virar trabalhador da noit para o dia, só porque sua atividade deixou de ser crime. Simplesmente mudará sua atividade criminosa, bem como todos aqueles que participam do tráfico. E essa conversa de que usuário é “doente”, também é conversa p’ra boi dormir. Ninguém escolhe ficar doente. No dia em que o brasileiro deixar de ser condescendente com o crime ou fazer parte dele, este país começa a melhorar.

  5. Vanni Rebonato disse:

    Eu fumo 1 (digo um) cigarro por dia depois do almoço e nao me sinto culpado nem um pouco. Ao contrario saboreio com muito gosto e prazer. Adoro tambem 1 (digo sempre um) copo de vinho e nao me custa nenhum sacrificio nao passar disto. Alias passando disto nao me da mais prazer e entao deixa de me interessar. A minha vida toda foi assim.
    Tem gente que fala com orgulho de quando enxe a cara no final de semana e…outras oportunidades.
    Explicaçao esiste…mas é complicado.
    Libera geral, arrecada impostos para reinvistir em esgotos, saude e educaçao e deixa os patrocinios acontecer. E’ so uma opiniao.

  6. Telo disse:

    FG,

    Boa tarde!
    Eu não fumo e nunca fumei, mas acho essas rstrições politicamente corretas muito chatas !!!
    O mundo esta ficando “eco-chato” demais…

    Hoje o Joelmir Beting disse na rádio Bandeirantes que 27% das moradias brasileiras não tem água encanada e 57% não tem esgoto e que se o governo empregasse R$ 1,00 em saneamento básico economizaria R% 4,50 na saúde pública.
    Isso sim seria cuidar da saúde e do bolso do povo brasileiro e não restringir as propagandas de cigarro e bebidas !!!

    Abraços,

  7. Paulo F. disse:

    Depois que o Anthony Colin Bruce Chapman pintou seus carros com as cores da Gold Leaf, a revolução estava feita.

  8. don disse:

    Eu so fumo lucky strike por causa do Kevin schwantz eterno numero 34.

  9. TOM SEM FREIO disse:

    Como as pessoas sao babacas. Concordo com o Luis Felipe e o Ricardo 74 mg. Ficam ai se preocupando se patrocina ou nao, o que tem de mais.Os caras fumam se quiserem. Agora propaganda de cerveja pode né, ja que o alcoolismo, nao é doença grave, nao destroi tambem a saude, e tambem nao causa problemas de violencia e familiares. Vao deixar de ser hipocritas, la na ………………

  10. Rodrigo disse:

    Flavio ou alguem, por favor me explique porque uma empresa libera grana para NÃO ter sua marca no carro? De boa, eu não consigo entender, mensagem subliminar? onde? Voce diz que são formas muito eficientes de relações publicas, mas porque? Quantos pilotos que ralam um monte pra conseguir um patrocinio para exibir a marca e os caras conseguem, aparentemente, sem muito esforço. Estou perguntando por duvida mesmo, e nao to zuando.

    • Pedro Jungbluth disse:

      a propaganda subliminar gera resultados, independente de ser provada ou não. A indústria sabe disso e por iso gasta dinheiro nisso. Se a Phillips Morris não tivesse resultados com suas propagandas na Ferrari, não estaria gastando nisso.

  11. roger V. disse:

    Baixem impostos de automoveis e aumentem o dos cigarros!

  12. Luis Filipe disse:

    não sou mais fumante, mas acho uma baita duma hipocrisia esse tipo de proibição …
    estou de total acordo com o ricardo74mg

    daqui a pouco vão proibir até de poder tomar uma c0ca c0la …

  13. Luis Filipe disse:

    não sou mais fumante, mas acho uma baita duma hipocrisia esse tipo de proibição …
    estou de total acordo com o ricardo74mg

    daqui a pouco vão proibir até a c0ca c0la …

  14. Rodrigo disse:

    A nova logo da Ferrari não deixava a menor dúvida quanto à continuidade da parceria…

  15. Neto Guido disse:

    Por mim liberava geral, única forma de acabar com o tráfico de drogas armado , corrupto e organizado é a liberação.
    Assim o governo ganha mais impostos, teremos mais patrocinadores para os eventos esportivos, culturais etc…
    E cada cuida do que é seu, meu filho!!!

  16. Gilberto H disse:

    Inclusive o logo novo da Ferrari é mais parecido com um maço de Marlboro do que antes…

  17. Fábio Peres disse:

    Chegará o dia
    em que fumar e beber
    será proibido completamente.


    nos restará apenas
    beber Gatorade
    e comer brócolis.

    Cozidos.

    No vapor.

  18. ricardo74mg disse:

    Acho uma estupidez essa proibição de propaganda de cigarros ou de bebidas alcoólicas. Não bebo nem fumo, tampouco me sinto atraído para tais vícios apenas porque, em uma corrida de carros aparece o nome de uma marca de cigarros. Já passou da hora dos países preocuparem menos com essa postura paternalista e tomarem uma atitude verdadeira!

    Cigarro faz mal à saúde? Então proíbe essa m*rda de uma vez e acaba com esse joguinho ridículo de “vou cuidar da saúde pública”, mas Estado algum abre mão do dinheiro dos tributos que esse malefício gera!

    Pura hipocrisia. Deixa patrocinar a Ferrari, McLaren e quem mais quiser!

    • Pedro Jungbluth disse:

      é ricardo, idiotas são as empresas que gastam em propagandas, já que pelo seu exelente raciocínio propaganda ed nada adianta.

      Atrelar markenting a consumo deve ser apenas erro estatístico, não? Deve ser coincidência que quem mais faz propaganda vende mais…

      Esperto você, hein?

  19. Vinicius Master disse:

    Vou acender um pra comemorar.

  20. Zeca disse:

    podiam fazer o mesmo por aqui com Stock, Truck, GT, Classic, Rally, moto, etc…. Se funciona lá funciona aqui.

  21. Mauro Rodrigues Junior disse:

    Por mais que a sociedade tente eliminar este vício, as pessoas ainda vão buscar refúgio em certas drogas. O cigarro é uma dos principais responsáveis pela morte de milhares de pessoas no mundo, mas essa informação não impede que elas mantenham o vício.
    A mensagem subliminar está consolidada na Fórmula 1, onde a Ferrari atualmente é seu “carro chefe” literalmente e dispensando a presença do logotipo em sua carenagem.
    Quando o problema supera o nível “educacional” e passa para o nível “cultural”, temos certeza que vai demorar alguma gerações até que o cigarro seja definitivamente extinto do meio social.

    Uma pena.

    • Fernando C disse:

      Ser fumante ou não é uma opção das pessoas. Não se vão algumas gerações para o uso do cigarro sumir, é uma droga muito barata e de fácil acesso.

    • Williams disse:

      Na boa cara… todo mundo morre um dia e se o cara sabe que o cigarro vai acelerar sua morte… então deixem os fumantes fumarem o quanto quiserem… carne faz mal, bebidas fazem mal… sal, açúcar… e não é por isso que deixamos de fazer. Se uma pessoa se sente bem fumando… quem é alguem pra dizer o contrario? eu não fumo, mas daria alguns anos da minha vida pra continuar comendo um belo dum churrasco toda semana, bebendo minha cerva e tudo mais. Agora, que o cigarro dá um prejuízo violento nos hospitais… isso dá… tinham era que aumentar a taxa dos impostos sobre eles pra cobrir isso e ta massa. Cada um faz da sua vida o que bem intender… e as drogas fazem parte do mundo e da vidas dos animais desse planeta.

  22. Pedro Jungbluth disse:

    mais propaganda subliminar.Eles se apóiam em não existir provas sobre propaganda subliminar, mas mesmo que o conceito de conhecimento público esteja errado, é inegável a má intenção da empresa ao usar logos inspirados na Marlboro.
    Enquanto não prender um, isso não para.
    Como sempre, a Ferrari é sempre o time numero 1 em desonestidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>