VINICIUS, 30

SÃO PAULO (fumava, bebia, cantava e escrevia) – É claro que tem coisa muito mais marcante, muito mais clássica. Mas o sambinha de Orly eu sabia cantar quando era criança. Tinha uma fita no carro do meu pai. Vinicius de Moraes morreu em 9 de julho de 1980. São 30 anos. Esse vídeo e de 1978. Deem uma olhada no naipe dos que cantam e tocam. Por que é que o Brasil não tem mais ninguém como Vinicius e só aparecem paspalhos na música e na cultura?

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Flavio, só aparecem paspalhos na música, porque a RGT, é quem cria essas merdas…………..

silvana
silvana
13 anos atrás

A-totô-balú-aiê-a totô-ba-lá? “O amor eterno enquanto dure?” A meu ver Vinicius era a-do-rado por aquele bando de casais burgueses frustrados que lotavam seus shows em clubes provincianos do interior. Parecia tão … poeta. Poesia ao alcance da média… Acho que tinha coisa bem melhor para citar, dos anos sessenta/setenta. Quanto a hoje não como discordar da paspalhice generalizada. Quem nos dera, agora, mais uma dúzia de Eduardos Araújos, Silvinhas, Adrianis, Robertos e Erasmos…

tiozão
tiozão
Reply to  silvana
13 anos atrás

Pelo seu gosto musical, faltou você citar Calipso

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
13 anos atrás

Músicos bons existem aos montes como sempre existiram, só que não atendem ao “perfil” dos “investidores”.

Temos a tendência a achar que as décadas de 60, 70 e 80 foram marcadas por excelentes músicos e foram mesmo. Mas também povoaram aquela época figuras como Jerry Adriani, Vanusa, Martinha, Wanderléia, Marcio Greik, Odair José e muitas outras do mesmo naipe.

A diferença é que tanto os bons quanto os outros tinham espaço na mídia, diferentemente de hoje que só os outros têm. É raridade ver Marisa Monte, Chico César, Zeca Baleiro, Vander Lee dentre outros na TV e nos outros meios de comunicação. Sabe como é… o jabá é muito forte e a imprensa se vendeu a ele e isso é público e notório.

Abs.

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Vinícius é insuperável. O mestre dos mestres. Há muito tempo, só temos lixo na nossa cultura. Reflexo do que nos tornamos, infelizmente.

Jeambro
Jeambro
13 anos atrás

Dias atrás vi numa lista de músicas na internet, João Bosco e Vinicius. Pensei, opa! Lá vem coisa boa, e fiquei puxando pela memória qual música tinha sido gravada pelos dois. E não é que pra meu espanto e tristeza, começou a cantar uma dupla sertaneja tosca. Putz, usando esse nome só pode ser falsidade ideológica. Deveriam ser processados.
Tá feia a coisa.

Helio
Helio
13 anos atrás

Em São Paulo, só aparece paspalho, mesmo. Mas e o Chico Science, era paspalho? O B-Negão, o Black Alien, são?…. pra quem consegue deixar de lado a Música Popular Bunda-mole, aquela iniciada por nomes Ivan Lins, e mantida sob a bunda-molice por nomes como Jorge Versílio, aparecem, sim, grandes figuras e grandes obras na música brasileira.

Acarloz
Acarloz
13 anos atrás

MPB atual = LIXO (deve haver algumas exceções, mas não tenho saco de pesquisar, então vou pelo que toca no rádio)

Assisti a um show de Vinicius e Toquinho no Tênis Clube de
Santo André, acho que em 77 ou 78, inesquecível…

Fernandi Phellipe
Fernandi Phellipe
13 anos atrás

Flávio, boa noite.
Sou novato aqui neste blog. Gostaria de gravar essa música em fita K7 (BASF) para ouvir no meu carro. Se você tiver esse LP, me avise.
Um abraço.

EWERTON
13 anos atrás

Meus tempos, no início dos anos 90, quando voltava de férias da Chapada para Salvador. É de fazer chorar.

Marcel
Marcel
13 anos atrás

Concordo com tudo a respeito da nossa queda cultural. Mas… essa música foi uma letra composta por Chico e que Toquinho musicou (ou o inverso). Mas o ponto é que num encontro entre os dois e Vinícius, o poetinha ficou com ciúmes e quis entrar na parceria. Escreveu um verso. Esse verso não passou pela censura. Mas ele não saiu da parceria.

Como Toquinho conta essa história todo show, acredito que os críticos da cultura atual, do sistema, do isso, do aquilo podem pegar a ficha e entrar na fila para receber as devidas lapadas.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Só aparecem paspalhos na música e na cultura porque é isso que o brasileiro consome. Bem como em outros tantos aspectos da malha social. Depois reclamam dos resultados. Nosso país se transformou em um prostíbulo a céu aberto.

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
13 anos atrás

Flávio, tenho certeza de que o Brasil tem muitos talentos, mas infelizmente estão ocultos. Os talentos estão escondidos nos bares das grandes cidades e não nos programas ridículos da televisão. Basta sair na noite para encontrá-los. Infelizmente eles não têm força contra a mídia que está preocupada em divulgar “filinho de Fábio Júnior”.

É mole???

ALEX B;
ALEX B;
13 anos atrás

Vininha , o poeta, faz falta Gomov! Agora, quanto ao resto, é o LISARB mesmo!

victorfreire85@gmail.com
13 anos atrás

esse programa da radiotelevizzione svizzera é ótimo. e, de fato, ultimamente não temos gente que produza coisas boas. a cultura musical brasileira muito provavelmente vive seu ocaso.

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
13 anos atrás

Que pena tenho do que apresentam aos nossos filhos, dizendo tratar-se de cultura brasileira.
Que saudade tenho desses tempos, quando era possível ouvir música de qualidade no rádio, sem ser num programa dedicado à músicas antigas…

Jaison
Jaison
13 anos atrás

Boa lembrança Flavinho,

Vinícius sintetiza tudo que lembra a alegria de viver…

Valeuuuu mestre!!!

Nick B.
Nick B.
13 anos atrás

Fla,
Eu sei e você sabe
Já que a vida quis assim
Que nada neste mundo
Levará você de mim

Ah, Vinícius…
O poetinha.
Inigualável.

Obrigado por tudo, Vinícius. Inesquecível.
Sei de cor diversos de seus sonetos, poemas e poesias.
Tenho recortados em uma velha pasta, várias crônicas que escrevia nos jornais.

Vinícius era ímpar.
Inimitável.

Para quantas namoradinhas eu mandei poesias dele, insertas em papel perfumado.

Quantos loves ao som de Vinícius, Toquinho e cia. bela.

Good times, meu velho Fla.

Bons tempos.

Grande lembrança.

Abraços.

Nick B
(lendo deliciosamente pela milionésima vez o Soneto da Separação, escrito pelo Poetinha indo para Oxford, a bordo do Highland Patriot, em 1938).

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
13 anos atrás

Acho que existe um universo de motivos para que isso não aconteça: cultura, interesses econômicos, outros interesses, falta ainda de mais alguns interesses, etc. e etc.
Não me ligava muito nesses caras, ao mesmo tempo que sempre achei o Toquinho legal, Vinicius e mais alguns de sua leva sempre me pareceram um bando de cachaceiros romanticos que atraiam uma legião de iludidos.
Apesar de naquela época ter minhas atenções voltadas mais ao Rock, eu nutria uma enorme admiração a dois personagens que até hoje valorizo pelo que produziram ao longo dos anos sessenta, setenta e oitenta, são eles: Chico Buarque e Milton Nascimento, o resto é apenas figurante da MPB.

Marcel
Marcel
Reply to  Carlos Trivellato
13 anos atrás

Menos, bem menos

Jucabala
Jucabala
13 anos atrás

Sou fã da dupla… essa e tantas outras músicas, embalaram muitas viagens no TKR do Opala do meu velho.
Vocês já repararam que não tem mais música nova?!!??!
Prestem atenção e percebam que o que faz mais sucesso são as regravações de antigos sucessos.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
13 anos atrás

Que é isso, Flavio?
Temos cultura musical sim…
Temos rap, sertanejos, funk, etc… coisa de 1ª linha…
Só não vou citar nomes porquê não os conheço: Não tenho cultura alguma (rsrs) !
(Aqui para nós, será possível piorar ainda mais?)

R/T
R/T
13 anos atrás

A resposta é uma só, Flávio

A classe média, que é quem de fato consome em massa, era um pouquinho intelectualizada, os veiculos de comunicação que ela consumiam ainda não tinham caido pro lado da violencia verbal e intelectual, não haviam se tornado rasteiro, nem nivelado tudo por baixo, não havia revista “Caras” a enaltecer janter de fulano na mansão de um famoso qualquer, existia uma produção cultural, fazia se musica e não barulho feito por molques classe media em “garage band area” de condominio chique

E principalmente, não havia toda uma industria de “entretenimento” a empurrar “ivetinha”, “claudinha”, “luan”, “nx zero” e outras merdas

R/T
R/T
Reply to  R/T
13 anos atrás

E afirmo isso mesmo sendo do meio dos anos 80, porque lembro de algumas coisas quando criança e principalmente porque é possivel notar esse nivelamento por baixo e essa falta de cultura entre o pessoal da minha faixa de idade, que tiram onda de voce se for tentar apresentar a eles musicas que não sejam das porcarias citadas acima

Lio
Lio
13 anos atrás

São 30 anos. Esse vídeo e de 1978. Deem uma olhada no naipe dos que cantam e tocam. Por que é que o Brasil não tem mais ninguém como Vinicius e só aparecem paspalhos na música e na cultura…
SABIAS PALAVRAS Flavio …infelismente …mas ainda bem que tem gente como Vc que mostra o que é arte para essa juventude tão …tão …(rep…) SEM CULTURA….

ed diogo
ed diogo
13 anos atrás

este foi de mais mestre da musica