AVIS RARA

SÃO PAULO (quase comprei uma) – Clicada pelo blogueiro Italo Drago em Ijuí (RS). As Brasílias 4 portas são raríssimas. A maioria, salvo engano, foi feita para exportação. Mas o modelo foi razoavelmente usado como táxi, também, no Rio.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
peter von wartburg
13 anos atrás

no auge da crise do alcool, la pelos idos de 90 a 92, o motorista lá de casa, seu zé, nos levava e buscava pra cima e pra baixo numa Brasília 4 portas amarela a gasolina, claro.

esse foi o motivo da entrada em acao do carrinho comprado por ele quando ganhou na loto. sim, e deu pra comprar uma casinha bacana onde ele morava na época e mais algumas roupas pra patroa e meninada.

era bao de volante o seu zé!

Rodolfo Essenfelder
Rodolfo Essenfelder
13 anos atrás

Eu tenho uma Brasilia 4 portas que penei para achar e estou reformando (veja a história em http://brasiliaroxa.blogspot.com). E tomei a iniciativa de fundar o Brasilia Clube (http://brasiliaclube.blogspot.com), visto que nunca encontrei um clube para este carro que teve mais de 1 milhão de unidades produzidas (14 mil delas com 4 portas). Flavio, se puder divulgar meus links agradeceria muito! Se precisar de mais fotos ou dados estou à disposição! Abs, Rodolfo Essenfelder

Muller
Muller
13 anos atrás

Meu pai trabalhou no projeto dela, em 75 e 76. NA verdade, ela ficou sendo exportada para países do oriente médio até 79, quando alguém acreditou que os táxis e carros oficiais do governo iriam gostar dela. Não durou nem 1 ano, em 79 mesmo encerraram a produção.
O problema era o acabamento, que era uma porcaria em relação ao luxo do exportação; e o motor, bem mais fraquinho. Nem taxista quis.

Meu pai jura que alguns modelos de exportação (assim como os Passat, mais tarde) “vazaram” para alguns funcionários e donos de concessionárias da VW. Essas sim, raríssimas.

Alvaro
Alvaro
13 anos atrás

No meu trabalho teve um cidadão que tinha uma dessas, e soldou as portas traseiras, e andava desse jeito, absurdo o que fazem

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

Olá, vejam esse video sobre alguns carros bizzaros da vw http://www.youtube.com/watch?v=LLWE1oc9l4k

geraldo nunes
geraldo nunes
13 anos atrás

Lembro do lançamento da Brasília 4p, no Salão do Automóvel, e era na cor laranjão…

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Se quebrar um destes vidros o sujeito tá ferrado.

CUCA SAMPAIO
CUCA SAMPAIO
13 anos atrás

EM 1981 COMPREI UMA 1980 BEGE MOTOR 1300 COM 1 CARBURADOR A ALCOOL, ERA DE UM FUNCIONARIO DA VW COLOQUEI PNEU CN 36 NAO DAVA NEM PARA COLOCAR VIDROS VERDES POR CAUSA DOS VIDROS DS PORTAS. O CARO NAO ANDAVA NADA CURVA ENTAO COM CN 36 PARAVA.. DEPOIS FIZ UM MOTOR COM O LOSSACO COM DUPLA CARBURAÇÃO FICOU CAPETA AI O PNEU FAZIA SUA FUNÇAO. BELO CARRO DEU BASTANTE ALEGRIA E MUITA EMOÇAO . BONS TEMPOS QUE SAO PAULO AINDA DAVA PARA DAR UNS PAUS NOS JARDINS , MORUMBI E PACAEMBU. HOJE SAO PAULO É BOM P/ CARRO MILLLLLLLLLLLL ABRACOS

Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

Quamdo eu tinha 17 anos (1984) e trabalhava na Vila Clementino SP na rua José de Magalhães, tinha uma brasilia 4 portas azul claro que era de um musico do grupo Tarancóm.

Denilson
Denilson
13 anos atrás

Na minha cidade tem um TL 4 portas azul calcinha! e o mais interessante o doido o está vendendo! ha sem demora tem outro louco aqui vendendo um corcel I 4 portas tbm parece que a galera enlouqueceu geral!

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Não só a brasa era rara como o chevette 4 portas tbm, pois na época o brasileiro não gostava de carros 4 portas, hoje o que se vê é o contrário

Renan
Renan
13 anos atrás

Aqui em Ribeirão Preto tem uma, vejo sempre! É de cor branca, pena que não está 100%, mas é raridade ainda assim.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
13 anos atrás

No Rio tinha sim, pai de um amigo meu teve dessas. Ficou rara como o Chevette 4 portas. Acabaram na praça. Em Niteroi ainda rodam uns 2 zé-do-caixão como taxi…

Rafael
Rafael
13 anos atrás

A Brasilia 4 portas, ou tipo 104, como poucos sabem já vinha sendo produzida no Brasil anos antes do lançamento oficial. Sua produção começou por volta de 1976 para atender a crescente demanda de exportação deste carro (um inegável sucesso da industria nacional), especialmente para satisfazer as exigências de consumidores de alguns países africanos e asiáticos, já acostumados com carros japoneses e europeus pequenos de 4 portas, pela sua praticidade.

A VWB ávida por penetrar neste competitivo mercado, desenvolveu a Brasilia 4 portas primeiro para o mercado externo, e só decidiu lançá-la depois no Brasil, o que ocorreu no Salão do Automóvel de SP de 1978 (já como modelo 79). Porém, aqui, seu mercado alvo era justamente os serviços públicos como taxis, polícias e governos. Por isso o carro começou saindo de fábrica para o mercado brasileiro com acabamento pobre, sem nenhum requinte, escassa lista de opcionais (que já eram poucos na Brasilia normal) e motor 1600 carburação simples, que segundo a VW visava facilitar a manutenção e as regulagens periódicas.

Como era de se esperar, seu desempenho de vendas foi baixo pelo simples motivo da preferência massiva do mercado brasileiro pelos veículos de 2 portas e também pelo fato de ser um modelo inferior em termos de equipamento na linha Brasilia. (a dupla carburação por exemplo só passou a ser oferecida mais tarde).

Presença comum nos táxis do final dos anos 70 e começo dos 80, e prestando serviços de patrulha nas rodovias com as cores da PRF, aos poucos as já poucas Brasilias 4 portas foram sumindo, até se tornarem a raridade que são hoje, a ponto de muita gente ter vivido sem saber que este carro existia. Avis rara, sim senhor!

Abraços à todos!
Rafael Zimmermann – comunidade VW Brasilia – BRASIL (ORKUT)

Thiago
Thiago
13 anos atrás

Foi um desses que o estragador oficial de carros da Globo detonou…. Ao invés de recuperar, simplesmente trocou a carroceria de uma Brasilia 4 portas por uma de 2….. Lamentável.

LBM
LBM
13 anos atrás

Em 1985, um colega de trabalho aqui em Brasília (DF – eheheh) meu tinha uma (verde metálica – acho). Lembro que o cara disse que só teve coragem de comprar uma Brasília porque finalmente tinha o modelo 4 portas. Ele reclamava do alto consumo…

Giba Rossi
Giba Rossi
13 anos atrás

Meu pai teve uma …. Amarela ainda !

Adorava !!! Como sai de traseira essa máquina … SENSACIONAL

Bill
Bill
13 anos atrás

eu não sou e nunca fui mecânico tinha uma 76 com carburação dupla e regulava os dois direitinho, só de ouvido, e desregulava também quando queria que ela desse uns estouros também ehehehe, ah, uma vez um Palio de 1 geração tentou me acompanhar na Imigrantes e o Palio estourou o motor.

Filipe Augustus
Filipe Augustus
13 anos atrás

Um vez vi uma 4 portas vermelha em perfeito estado, mais estava rebaixada e com rodas de Porsche 911 93.
Não estava feia, a customização ficou de bom gosto.
Mais legal mesmo foi uma Brasilia preta com rodas de 911 1978 com motor de Porsche provavelmente e 4 bancos concha individuais vermelhos de couro no interior.

Don Victor
Don Victor
13 anos atrás

Com 2, 4, 5, 10 portas, seja oq for, continua sendo uma brasilia….

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
13 anos atrás

Brasília 4 portas??? Puxa, essa é nova pra mim, realmente raríssima, Nao tinha conhecimento até agora.

Fernando Cesar Miranda
Fernando Cesar Miranda
13 anos atrás

Olá FG. Descobri os prazeres da vida universitária e outros prazeres em uma Brasilia branca 4 portas que meu pai tirou zero da concessionária em 1979. Ela ainda está em São Pedro, SP, na mão de um “colecionador”, com a famosa placa amarela SE-9425. Abraços. Fernando.

claudio bassi elias
claudio bassi elias
13 anos atrás

Entre 1976 e 77, trabalhei na programação de peças estampadas da Brasília de 4 portas na VW. Desde o início de sua fabricação ela teve modelo 4 portas para exportação. Em 1979 ela foi lançada no mercado nacional. Foi um fracasso.

Marcelo Migliorini
Marcelo Migliorini
13 anos atrás

nunca tinha visto tb esta japonesa loira

Bruno
Bruno
13 anos atrás

teve um quadro do lata velha que pegaram uma brasilia quatro portas igual a essa (porém em péssimo estado) de uma senhora e devolveram uma de duas…

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
13 anos atrás

Muito bem lembrado, foi sem duvida, o pior veiculo da VW,tem um lote com motor 1300 a alcool,na verdade era uma pura lata de M………..

Vilson Frank, de Maripa-Pr
Vilson Frank, de Maripa-Pr
13 anos atrás

Carro belissimo! Um dos melhores vw ja fabricados!, a brasilia tinha um acabamento muito bom! com 4 portas era ideal, mas naquela epoca os brasileiros nao gostavam de 4 portas (?) Um carro inteligente, de qualidade, para pequenas familias de uso urbano e pequenas viagens, e era uma carro com personalidade! Hoje em dia gol/uno/corsa/etc…. sao todos parecidos e da mesma cor! A brasilia foi extinta para dar lugar ao gol, sendo que o gol nada mais é que uma brasilia com o motor na frente! porem inicialmente , na passagem de brasilia para gol , a vw mexeu um pouco no desenho do carro, deixando-o mais quadrado e mais Hatch, mas o resultado inicial foi pessino, os primeiros gols eram horriveis, agora olha aquela geracao do gol II, coloque ao lado duma btrasilia e voce vera como sao aparecidas!

Carlos E.
Carlos E.
13 anos atrás

é a primeira vez que vejo esse carro.

Freddie Mercury Prateado
Freddie Mercury Prateado
13 anos atrás

Esse tipo de brasília é tão raro que a única vez que a vi, ela num canteiro de trevos de 4 folhas, do lado de um gnomo verde, que me cochichou no ouvido: pare de beber!!!

Luis Fernando - fã de Romi Isetta - º(\*/)º
13 anos atrás

Aqui em São Paulo, capital, várias eram da prefeitura. E como todos os carros públicos, patio, sucata, forno.

Paulo F.
Paulo F.
13 anos atrás

Du e Rodrigo. Havia as duas versões 1300 a álcool e 1600 gasolina. Parece que havia uma sobra de motores do Gol a álcool. Andei em uma 1300, da minha amiga Barbara, era underpowered.

Italo Drago
Italo Drago
13 anos atrás

Valeu por postar minha foto, FG!
Essa foto tirei cedo da manhã no caminho da escola que sou professor, por isso não deu pra tirar mais…

Jayme
Jayme
13 anos atrás

Feia pra cacete, Brasília só duas portas e as mais antigas com parcachoque todo cromado, tive uma bege 77.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Se eu já tinha visto, não me lembro…

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Rapaz, so vi em revista mesmo! Weird!

alex
alex
13 anos atrás

até fim da década de 80 / início da década de 90 o carro de quatro portas não emplacava no Brasil de jeito nenhum. Médios como Monza, Passat, Corcel e até Santana eram, na maioria duas portas. Até o Opala, exceção ao Diplomata, era muito vendido na versão 2 portas…Inacreditável. Eu não sei se por falta de oferta das montadoras ou por conta do gosto “diferenciado” do consumidor brasileiro.

Italo
Italo
Reply to  alex
13 anos atrás

Era burrice mesmo, medo de sair do “senso” comum, o mesmo que leva as pessoas a comprarem Tuc-Tucson e preto-e-prata hoje.

Todos os carros que você citou (exceção ao Corcel II) sempre tiveram opção de 4 portas.

Dionisio Pastore
13 anos atrás

Assim como quase todas as Brasas, elas foram pro desmanche.

claude bes
claude bes
13 anos atrás

aqui em PARANAGUA tem uma cujo dono tem 102 (cento e dois) anos e tem desde zero km. não vende de jeito nenhum e ainda dirige.

Marcelo Faé Ferreira
Marcelo Faé Ferreira
13 anos atrás

Essa eu nem sabia que existia !

E nem imaginava também ! rsrs

Esse blog é demais !

Marco Nunes
Marco Nunes
13 anos atrás

Em Taquaritinga, interior de SP, há uma branca, completamente original (não restaurada), em excelente estado e que roda todos os dias com a família que é sua proprietária.

Coisa linda de ver. Vou ver se consigo tirar uma foto.

abraços

Armando junior
Armando junior
13 anos atrás

Sou fanatico por Brasilias, meu pai teve varias de diversos anos a que tenho mais saudades era de uma 79 LS beje jamaica que ele comprou 0KM era linda.

tiozão
tiozão
Reply to  Armando junior
13 anos atrás

Brasilia linda? menos, menos

fred
fred
13 anos atrás

Nunca vi uma Brasilia 4 portas como taxi no Rio. Zé do Caixão vi muitos. Aliás nunca vi ao vivo esta 4 portas. Abraços.

Dú
13 anos atrás

Nossa, e eram 1.300 a álcool…

Rodrigo Monassa
Rodrigo Monassa
Reply to 
13 anos atrás

Du, acho que tu tá enganado..eram 1600 bi-carburada.

vitão
vitão
Reply to 
13 anos atrás

era não, no meu primeiro emprego tivemos uma 4 portas de uso geral , a alcool que era 1.300 . O motor era tão fraco que pra subir as ruas do bairro de Perdizes a gente ia de ré ! uma vez fomos almoçar no Pacaembu , e na volta os 3 passageiros, mais pesados , tinham que descer e empurrar para ela subir de ré ( acho que era a rua Caiowa) . Como motorista eu me divertia paca , até que alguém capotou no acesso da ponte do Jaguaré para a marginal Pinheiros .

edu
edu
13 anos atrás

a maioria foram para portugal

Edilson Vieira
Edilson Vieira
13 anos atrás

Essa da foto precisa ser resgatada urgente!

Italo
Italo
13 anos atrás

Creio que iam pra Venezuela, mesmo destino dos Chevettes com 4 portas.

Juca Azevedo
Juca Azevedo
13 anos atrás

Meu pai tinha um consórcio de uma Variant II. O carro saiu de linha e quando meu pai foi contemplado, teve que pegar uma Brasília 4 portas (acho que LS). Mas vendeu imediatamente e continou com a Variant velha que tinha…

Tiago
Tiago
13 anos atrás

Aqui pelas bandas onde moro tem um tiozinho que tem uma Brasília 4 portas marrom, mas ela já está toda arrebentada.

Bruno Laporta
Bruno Laporta
13 anos atrás

Tempos atrás, naquele programa “Lata Velha” do Luciano Huck, o mesmo reformou uma Brasilia 4 portas, acabando completamente com essas portas em nome da adaptação do carro para o gosto do cliente. Meu pai ficou revoltado com a mudança… Acabaram com uma peça rara…

Filipe Augustus
Filipe Augustus
Reply to  Bruno Laporta
13 anos atrás

Eu lembro disso, se não estou enganado a Brasilia ficou verde escuro e 3 portas, achei ridículo aquilo, era muito mais legal e barato(Talvez) restaurar ela com o padrão original.

Jonatas
Jonatas
Reply to  Bruno Laporta
13 anos atrás

É o que fazer naquele lixo de programa…. Destroem coisas históricas…

Pedro Migão
Pedro Migão
13 anos atrás

Me lembro que quando era criança (tenho 35) havia vários táxis com esta configuração. À época carro quatro portas era praticamente só táxi.