DESAFIO (FÁCIL) DO DIA

Aproveitando o ensejo da falência da Varig, o Fernando Renault mandou essa foto aí. Sabem quem e quando?

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ruy Turza
Ruy Turza
13 anos atrás

Está corretíssimo o Mário Salustiano quando me corrige com relação à vitória do Scheckter que foi em 1977.

Já o Rodrigo Mattar nos relembra o surgimento da Arrows como dissidência da Shadow, cujo fato já havia esquecido………é isso aí, 32 anos depois a memória falha.

Abraços

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
13 anos atrás

Arrows com Ricardo Patrese, estreando no GP do Brasil em 1978. Seu carro A1 era uma cópia-carbono do Shadow DN9, visto que seus fundadores, Alan Rees e Jackie Oliver, eram da equipe estadunidense, assim como o designer Tony Southgate. Na África do Sul, estrearam o patrocínio da (ótima) cerveja alemã Warsteiner. E no meio do campeonato, foram obrigados a mexer no carro porque a Shadow os acusou – com razão – de plágio.

BraSol
BraSol
13 anos atrás

A Arrows estava em crise. O jeito de pagar a passagem para o Brasil foi esse…

O carro, se não me engano (coisa que acontece muito), só correu essa corrida com esse visual, que consistiu em jogar o logo da companhia no fundo branco e sem querer ficou com as cores do avião, chamou a atenção.

Aquele branco da Brawn com o detalhe “amarelo marcador” tem uma cara ter passado pelo mesmo processo -falta gritante de grana.

Num mundo com o visual super poluído essas exceções acabam virando os tais “cases”. Como a Sauber, e as Hispania com a lateral escrita Bruno e Chandhok. Ninguém esquece!

O caso mais bizarro de marketing, depois do patrocínio do churrascaria Fogo de Chão da Simtek num outro GP Brasil (porque essas coisa só acpontecem aqui?) foi a proibição do código de barras que fazia uma alusão a marca de cigarros, cóf cóf. a mais famosa do mundo. Agora devido às críticas tiraram até a delimitação feita por um retângulo branco vazado e a Ferrari ficou mais vermelha por causa da cóf cóf. O puro vermelho Ferrari virou propaganda subliminar. Fumar só escondido, como o patrocínio.

Ruy Turza
Ruy Turza
13 anos atrás

Fica a dúvida se a Willians (que havia feito de tudo para levar Emerson, e foi considerada ousada demais para um “timesinho’ de terceira categoria) foi pilotada por Regazonni, ou Alan Jones em 1978.

Ruy Turza
Ruy Turza
13 anos atrás

A foto é do Patrese no sétimo GP Brasil no Rio de Janeiro em 1978.

O logo da Varig no carro foi em troca do transporte aéreo Inglaterra x Rio. O carro ficou pronto de última hora e foi o último a chegar ao Rio (os outros tinham vindo da Argentina).

Carlos Reutman de Ferrari venceu, e Emerson segundo de Copersucar.

Outros que também davam os primeiros passos nesse ano foram a Willians/Fly Saudia antes conhecido como Iso Marlboro com Clay Regazoni , e o Merzário F1 do italiano Arturo Merzário, sem falar no Wolf de Jody Sheckter que havia estreado e vencido na Argentina na primeira corrida do ano, feito só igualado 31 anos depois pela Brawn em 2009 com Button.

Mário Salustiano
Mário Salustiano
Reply to  Ruy Turza
13 anos atrás

caro Ruy, o GP Argentina de 78 foi vencido por Mário Andretti numa Lotus , a vitória de Scheckter na Argentina com o Wolf foi no ano de 77 e interessante que ele só venceu essa prova na Argentina porque naquele ano o nosso saudoso Pace numa Brabham BT45 ficou exausto por conta do calor excessivo e acabou cedendo a liderança chegando em segundo lugar, abs

Pagodeiro Bello
Pagodeiro Bello
Reply to  Ruy Turza
13 anos atrás

A Williams tinha como piloto somente o Alan Jones em 1978. Clay Regazzoni corria pela Shadow em dupla com Hans Stuck. O suíço só estrearia na Williams em 1979, inclusive foi ele o responsável pela primeira vitória da equipe, em Silverstone naquele ano.

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
13 anos atrás

ÔO Flavio valeu…valeu mesmo só que o nome não é Renault (quem dera ser herdeiro na familia hein/)) e nem Hesnault (aquele companheiro do Piquet e que pilotou um 3º carro da RENAULT no GP França de 1983??) e sim Kesnault. Em todo caso estou muito feliz e comovido. Obrigado.

Naoum Sail
Naoum Sail
13 anos atrás

Ralf Schumacher, Arrows-Honda. 1984.

Júnior
Júnior
13 anos atrás

Alguém sabe se esse carro foi comprado da Wolf? Parece muito o primeiro modelo da equipe Wolf

Ricardo
Ricardo
Reply to  Júnior
13 anos atrás

Junior
Negativo, esse carro era cópia do Shadow . O Jackie Oliver saiu da Shadow junto com um pessoal técnico e levaram o projeto junto , os carros eram muito parecidos . Deu uma briga danana na justiça por causa disso .

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

A vecchiaia é bruta
Disse 79 porque eu estava em Jacarepagua em 78 e não me lembro desse carro , sabia que foi só no Rio que correram com patrô Varig . Fui pesquisar e vocês estão corretos . Mas continuo não lembrando . rsrs

Mário Salustiano
Mário Salustiano
Reply to  Ricardo
13 anos atrás

Ricardo, só para ajudar, em 79 e 80 o GP Brasil foi disputado em interlagos, ele voltou ao Rio em 81 e ficou até 88, em 89 voltou em definitivo para sampa

Ricardo
Ricardo
Reply to  Ricardo
13 anos atrás

Mário
Você tem razão , mas continuo não me lembrando desse carro no Rio em 78 . rsrsrs
Você se enganou na data da volta do GP para Interlagos , que foi em 90 , não em 89 .

Flavio Perillo
Flavio Perillo
Reply to  Ricardo
13 anos atrás

Amigo Ricardo.
Em 79 e 80 o GP Brasil voltou a ser disputado em Interlagos.
Somente em 1980 ele passou definitivamente para o Rio até 1989.

Georges
Georges
13 anos atrás

Patrese, Arrows A1, GP Brasil 78, primeiro GP da Arrows, com carro branco e patrocínio Varig. No GP seguinte, ja tinha partes em dourado pelo $$ da Warsteiner.

Mauro Rodrigues Junior
Mauro Rodrigues Junior
13 anos atrás

Quase certo, Ricardo.

Esta foto é do Ricardo Patrese em 1978, com um Arrows FA1
Em 1979 ele pilotou uma LINDA Arrows A2:

http://users.telenet.be/aerogi/Racing/Weird/Weird_pics/Arrows%20A2_03.jpg

Bons tempos… letais tempos…

Roberto Martinez
Roberto Martinez
13 anos atrás

Arrows , 1978, Ricardo Patrese, Jacarepagua

Leonardo Tanaka
Leonardo Tanaka
13 anos atrás

o Ricardo Patrese, no GP Brasil de 1978, 1º em Jacarepaguá, de Arrows. No mesmo GP o emerson foi 2º de Coopersucar

Mário Salustiano
Mário Salustiano
13 anos atrás

Arrows , Patrese no Rio em 78, primeiro GP na cidade maravilhosa, esse foi o único GP que a Arrows correu com patrocinio da varig, na corrida sequinte na Africa do Sul eles arrumaram patrocionio de uma cervejaria que durou o restante do campeonato, interessante que esse carro foi bem nascido, tanto que na Africa liderou algumas voltas

Carlão
Carlão
13 anos atrás

Como disse acima o Ricardo, o piloto era o Ricardo Patrese na Arrows, creio que em 1979 mesmo.

Fábio Mandrake
Fábio Mandrake
13 anos atrás

Arrows FA1 no Rio em 1978 pilotado por Riccardo Patrese, largou em 18º e terminou em 10º a 4 voltas do vencedor Reutemann foi a primeira corrida da equipe na F1.

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Arrows – Patrese – Rio – acho que 79