DIA DE FÚRIA
SÃO PAULO (copio mesmo!) – Como de costume, impecável matéria do Jason Vôngoli sobre o Fúria restaurado em Brasília. Está aqui, com álbum de fotos e tudo.
SÃO PAULO (copio mesmo!) – Como de costume, impecável matéria do Jason Vôngoli sobre o Fúria restaurado em Brasília. Está aqui, com álbum de fotos e tudo.
O Furia
O Furia 26 da ” Camional” motor JK ( Alfa Romeo) era fabuloso andava demais nas mão do Jaime Silva , E ainda era um dos carros mais bonitos, já constrido no Brasil.
Fantástico, parabéns a todos os envolvidos. O motor é transversal? Que caixa de câmbio foi usada?
Tá aí, com fotos e tudo mais… Carrinhos de fibra, carrinhos de brinquedo etc… Dizem os caras que querem os v8 ou os seis canecos…
Ali cabe qualquer coisa, é só ter vontade e grana pra montar ..
Há, e, ter um carrinho de brinquedo também…
Eu tenho um, tá bem aqui na minha garagem, não empresto não vendo o meu Bianco…Só pra constar que com o motorzinho dele já deixamos muito maveco e opalão pra trás, só por brincadeira… Ter um Bianco é preservar a história da velocidade no Brasil.. Parabens, pro restaurador desse Fúria, e parabens pra todos os proprietários de Bianco S. Inclusive parabens pra mim também….
Quando vão convidar esse Furia pra andar no Classic Cup? Pode ser já pro próximo regional? O Templo tá só esperando. Nós também….
Belíssimo!!!!
Let the Good times roll…
O pessoal só critica queria ver alguém ter peito e grana pra fazer igual, o dono está de parabéns, muito lindo, espetacular ! Ainda mais com um coração italiano !!! Cuore alfisti
Caracas!
Em tempos de carros cada vez mais feios, que carro lindo!
Parabéns aos responsáveis pela restauração e ao Jason pela matéria, muito bom.
É uma lenda— lindíssimo, demais parabens aos restauradores
História fantástica!!!
Parabéns ao Villas Boas!!!
Pena que alguns detalhes estão bem diferentes dos originais, como por exemplo as tomadas de ar alterais, acima dos paralamas traseiros. Os “vidros” laterais das portas também. Uma restauração tão criteriosa deveria ter cuidado destes detalhes.
O Furia BMW que se encontra no Museu do Automobilismo Brasileiro está bem mais fiel ao original.
De qualquer forma, é louvável, parabéns ao dono.
Antonio
O Jasson só não lembrou que o Bino também foi obra de Tony Bianco.
E você não lembrou de ler a matéria até o fim… :)
FG,,,,,Eu tbm li uma materia no suplemento de automoveis de O GLOBO de onten…e olha as fotos nas sequencias uma das ultimas foto..de uma pessoa que ja partiu pra melhor…e foi uma que me ajudou quando ainda eu tinha idade pra ficar involvido com automoveis.. eu me refiro ao FURIA DE OLAVA PIRES.. e quer saber…o…..o pouco que restou de todos equipamento..incluindo pneus,,,FIRESTONES E RODAS…IMPORTADAS DOS EUA…. em uma pequena sala um saleta…de filho do Olavinho……é..ft…era uma zueira o ronco desse motor….bons tempos….lindo lindo projeto..bela maquina………..tinha que ser ITALIANISSIMAAAAAAAAAA…. Vou fazer uma varredura nos arquivos da familia e quem sabe…volto com alguma coisa para teu blog…abraços…..
Quando eu era mais moleque, era apaixonado pelo Bianco. Mais que pelos Pumas. Pra mim, um dos desenhos mais bonitos do mundo.
E o engraçado é que ficava imaginando transformar o Bianco colocando motor central nele. Mal sabia eu (vim a saber bem depois) que o precursor do Bianco era o Fúria….. e com motor central. Putz, apaixonei de vez.
A traseira era do Furia vermelho, que foi refeito, pós Jaime Silva e pós não sei mais o que, e que vi exibido num shopping em São Paulo e que esteve à venda. A frente é dos Furias primeiros. A traseira do Furia original é mais bonita, mas são apenas detalhes, a restauração é maravilhosa, ainda que concordando – e como poderia não concordar? – com Mestre Joca, sobre o chassis 2, azul do PV. Delamare. Segundo Napoleão Ribeiro, no Carro Etc do Globo de hoje, este é o carro do PV. Delamare, “que depois foi vendido ao Olavo Pires, que botou um motor Dodge V8.”
Já Toni Bianco, pai da fera, diz que “esse foi o último Furia que eu fiz. Já nasceu com motor Dodge V8, para o Olavo Pires.” De qualquer forma, o carro é lindo. Abraços.
As rodas de Alfa “cairam” maravilhosamente bem…. Lindo como convém a uma lenda.
Parabéns para mais uma restauração digna do carro. O automobilismo finalmente esta ganhando memória.
Maravilhoso. E tem o cuore esportivi na frente!
Independente da precisão do restauro, a emoção nos invade:
Reminiscências de que se dividiu entre torcer pro Luizinho (no Bino) ou pelo belíssimo Fúria do Jaime, na tarde de inauguração de Tarumã. Lindo! Como diretor do Museu do Motor da Universidade Federal do RS, posso dizer que existem ocasiões em que nos permitimos fazer recriações históricas, como cruzar elementos do chassis 02 em prol do 01. Apesar das participações do Pedro Vitor com esse carro, a importância do Fúria-FNM se sobrepõe. Basta não esconder o fato e fica plenamente justificado. Parabéns!
Simplesmente lindo.
muito legal o Furia, pena que não foram fieis a restauração, um carro desses mereceria ficar como saiu do construtor, não é qualquer carro, é um legitimo carro de competição nacional, só faltaram falar que usa cambio de Gol GTI 16v, na epoca não sei oque usavam, mas quase certeza VW/Hewland, tenho muitas fotos desses carros.
O Fúria vai andar neste sábado no autódromo aqui em Brasília!!
Sempre que alguém recupera um ícone de nossas pistas, merece os mais sinceros e amplos aplausos. Portanto, meus cumprimentos ao Vilas Boas pela iniciativa. Mas, como sempre, existe o bloco dos eternos palpiteiros, entre os quais me incluo.
No caso, acho que perdeu-se uma excelente chance de restaurar o chasssi numeral 2 com a carroceria e cor que lhe eram típicas, e motor Opala 2500 cc, no caso azul marinho com faixa branca e a traseira cortada a la Porsche 917, da qual só sobrou a lembrança das aletas sobre a traseira que não faziam parte do carro com motor FNM 2150. Historicamente creio que teria mais valor.
A meu ver, do jeito que está, homenageia o primeiro Fúria-FNM com o chassi do segundo. Mas é apenas uma opinião pessoal, no mais temos mesmo é que louvar a iniciativa.